Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Vicunha Têxtil se une à plataforma 'A Moda Pela Água'

Após percorrer o Brasil com o Movimento ECOERA em uma jornada para mapear o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans através do projeto “Pegada Hídrica Vicunha”, a Vicunha Têxtil se une à plataforma “A Moda pela Água”. O apoio ao movimento tem como objetivo reforçar o compromisso da fabricante com a gestão sustentável dos recursos hídricos, compartilhar com o mercado suas práticas positivas pautadas pela redução do impacto ambiental e fortalecer a defesa da cadeia por uma moda mais responsável.

Idealizada pelo ECOERA e com sua curadoria, a nova plataforma dá continuidade ao projeto “Pegada Hídrica Vicunha”, que revelou de forma inédita no país um consumo hídrico de 5.196 l/calça jeans. Referência na indústria têxtil, a fabricante é a primeira tecelagem brasileira a integrar o movimento e a anunciar para o setor suas iniciativas e ações com foco na gestão hídrica. Agora, a Vicunha se torna uma “Guardiã da Água” e passa a publicar através da plataforma, de forma contínua, suas condutas em prol da causa, a gestão do recurso hídrico em sua cadeia de valor e, principalmente, de que forma se dispõe a ser um vetor de mudança no cenário atual.

“A preocupação com o uso responsável da água sempre fez parte da nossa estratégia, que engloba uma ampla plataforma de negócios sustentáveis e é pautada pelo compromisso com a gestão de recursos escassos. Ao apoiarmos a causa defendida pela ‘A Moda pela Água’, queremos colaborar para a troca de informações e para a transformação do setor, com transparência, ética e responsabilidade”, afirma Marcel Imaizumi, diretor executivo Operações, Supply Chain e Novos Negócios da Vicunha.

“A Moda Pela Água” também será um espaço para que os principais players do setor se unam e potencializem suas ações em prol de um interesse coletivo, através de um ambiente de negócios pautado pela transparência e pelo consumo consciente de recursos, o que possibilita a criação de parcerias que ofertem ao mercado da moda soluções práticas com impacto ambiental reduzido e menor desperdício de água.

Os consumidores finais também poderão participar da causa por meio de um manifesto, onde cada indivíduo se torna um agente responsável pela mudança. Por meio de newsletter e reports os consumidores cadastrados na plataforma terão acesso às informações em torno do tema e poderão participar com questionamentos, ideias e até críticas e denúncias às empresas do setor. A missão do projeto é criar um espaço de interação entre o público, de forma que todos se tornem Guardiões da Água.  

“Estamos falando de um recurso vital para nossa sobrevivência. Se de um lado temos uma crise, de outro temos o excesso. Trata-se de uma responsabilidade compartilhada e cada um de nós pode colaborar para que a moda se responsabilize pelo seu consumo de água”, afirma Chiara Gadaleta, expert em sustentabilidade na moda e fundadora do ECOERA.  

A sustentabilidade na cadeia de valor da Vicunha

Com unidades fabris instaladas no Nordeste - região de alta vulnerabilidade social, com escassez de recursos hídricos - a fabricante é pioneira em empregar práticas positivas na indústria do jeanswear, tendo como premissa a otimização de processos e a minimização de impacto ambiental e social. Tendo a gestão hídrica como um dos principais pilares de suas práticas sustentáveis, a Vicunha possuí um plano diretor que inclui desde a pesquisa industrial em desenvolvimento de processos, produtos e equipamentos inovadores até a sensibilização sobre o uso racional em toda a cadeia e o reuso de água de seu efluente.

“A moda está sendo cobrada por sua responsabilidade na cadeia produtiva e o consumidor está cada vez mais engajado e informado e quer uma roupa que conte a história de seus impactos. O jeans é uma peça icônica, presente no guarda-roupa de todo brasileiro e nada melhor do que usarmos esse item democrático e versátil para falar de um tema urgente que é a sustentabilidade”, afirma German Alejandro, diretor executivo Comercial, Marketing e Produto da Vicunha.

Como a maior produtora mundial de índigos e brins, a Vicunha se destaca pela inovação têxtil com foco em sustentabilidade. Em seu portfólio de produtos, por exemplo, artigos com selo Eco Cycle são criados com foco na redução dos recursos necessários para sua produção. Seu desenvolvimento inclui práticas e aplicação de novas tecnologias como a reciclagem de resíduos têxteis e processos produtivos mais curtos que economizam água e energia. Classificações como Less Water e Recycle, que estão presentes em diversos artigos, utilizam técnicas que vão da economia de até 95% de água nos processos de acabamento à menor utilização de matéria-prima virgem com o uso de fibras recicladas.

“Estamos nos unindo aos players da cadeia para criar coleções jeanswear com menor impacto ambiental - oferecendo produtos que reforcem o compromisso da indústria com uma moda mais responsável - e participar de ações coletivas para disseminar informações para o mercado, conscientizar o consumidor final e reforçar a responsabilidade compartilhada do setor na causa pela água”, afirma German Alejandro.

Conheça algumas das práticas da empresa pautadas pelo uso responsável da água:

•Por ano, são captados e aproveitados 140 milhões de litros de água da chuva nas unidades do Nordeste

•2,1 milhões de litros de água são poupados por mês com a reutilização do efluente doméstico tratado;

•700 mil litros de água são recuperados por mês na otimização dos processos de lavagem dos filtros das ETAS;

•A tecnologia de osmose reversa é utilizada na produção de água para as caldeiras, reduzindo o desperdício deste recurso em 1,5 milhão de litros por mês;

•6,3 milhões de litros de água são reutilizados por mês no processo de recuperação de soda cáustica voltado para a preparação dos brins;

•Além disso, a Vicunha é a única empresa têxtil do mundo a conseguir recuperar soda cáustica no processo de fabricação do índigo. Todo mês, 30 toneladas de soda deixam de ser enviadas para a estação de tratamento de efluente da empresa e 600 mil litros de água são recuperados.

 

Sobre o projeto “Pegada Hídrica Vicunha”

Além de seus produtos e práticas internas, a Vicunha Têxtil investiu no projeto “Pegada Hídrica Vicunha”, que mediu o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans – desde o plantio do algodão até o consumidor final, com base na metodologia “Water Footprint Network”. Em parceria com o Movimento ECOERA, o trabalho teve como objetivo medir o impacto ambiental da cadeia de moda e promover transparência no setor, unindo os principais players em prol da criação de indicadores brasileiros na gestão sustentável da água, a partir de uma peça tão icônica e democrática como a calça jeans.   

Em maio de 2019, o resultado foi compartilhado com toda a indústria, que agora possui dados reais da cadeia produtiva do jeans brasileira, tornando possível que cada elo reflita e crie metas de redução e compensação dos recursos hídricos.

Assista ao vídeo do projeto na íntegra pelo Youtube e acompanhe os próximos passos através das plataformas @pegadahidrica e @vicunhatextil.  Acesse a plataforma A Moda pela Água para saber mais sobre o movimento.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Press Pass
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 24/06/2019

Conteúdo relacionado


Lacoste inaugura loja no Shopping RioMar em Recife
No início do ano, a Lacoste, marca francesa de estilo de vida conhecida por seu logo de crocodilo, suas camisas polo emblemáticas e casualwear premium inspirado no estilo esportivo, apresentou um novo conceito em suas lojas, o LE CLUB.  2019-09-16 - Tags: lacoste le club riomar shopping loja inauguraçao conceito

EcoSimple participa da feira Première Vision em Paris
A Première Vision Paris é uma das plataformas de negócios mais importantes do mundo. A tradicional feira reúne representantes, compradores e empresários do globo todo, criando um ambiente repleto de oportunidades, inclusive para as companhias brasileiras.  2019-09-16 - Tags: ecosimples premiere vision paris pet claudio rocha marisa ferragutt aparas texteis

Clube de Costura vence o Prêmio Abrasce 2019 na categoria campanhas institucionais
O Mega Moda Shopping, com o Clube de Costura, projeto institucional com foco em profissionalizar e desenvolver a moda, foi o grande vencedor do Prêmio Abrasce 2019, na categoria Campanhas Institucionais – Shoppings com ABL menor que 30 mil. O Prêmio foi entregue ontem, dia 09 de setembro, em evento realizado no Tom Brasil, em São Paulo.  2019-09-13 - Tags: mega moda shopping clube de costura projeto institucional abrasce campanhas institucionais abl

Vicunha destaca algodão brasileiro na última Munich Fabric Start
A Vicunha, líder na produção de índigos e brins, reafirmou sua presença na Munich Fabric Start, principal evento do setor de denim e sarjas em uma das maiores feiras têxteis do mundo. O evento, sediado em Munique, na Alemanha, aconteceu entre os dias 3 e 5 de setembro e contou com mais de 20 mil visitantes, além da participação de empresas de mais de 40 países.  2019-09-12 - Tags: vicunha munich fabric start denim alemanha textil

Pernambucanas participa da Semana do Brasil
Marca varejista nacional pioneira em inovações, a Pernambucanas participará da Semana do Brasil, idealizada pelo Governo Federal, com o principal objetivo de fortalecer o varejo e a economia brasileira. A Semana do Brasil, que ocorrerá entre os dias 6 e 15 de setembro, funcionará como uma espécie de Black Friday.  2019-09-11 - Tags: semana do brasil pernambucanas black friday sergio borriello

Alexandre Herchcovitch lança novas coleções com todo o maquinário Sansei
O estilista Alexandre Herchcovitch lançará novas coleções das marcas À La Garçonne e ÀLG a partir de 7 de setembro (sábado) em São Paulo. As roupas, desenhadas por um dos maiores nomes da moda brasileira e mundial, foram desenvolvidas utilizando máquinas de costura industriais Sansei® e Japsew®, distribuídas exclusivamente pela Andrade Máquinas, referência no país.  2019-09-09 - Tags: alexandre herchcovitch japsew andrade maquinas sansei conceiçao ruiz

Vicunha e Marisa se unem em parceria sustentável
Neste mês, a Vicunha, líder mundial na produção de índigos e brins, e a marca feminina Marisa lançam ao mercado uma coleção composta por denim de fabricação sustentável da gigante têxtil. O lançamento reforça o posicionamento das empresas como Guardiãs da Água, após se unirem à plataforma A Moda pela Água no primeiro semestre do ano.  2019-09-06 - Tags: ecoera vicunha moda pela agua pegada hidrica textil eco cycle marisa

Marca Lycra® patrocina a primeira edição do Novo Brás
A marca Lycra® é a patrocinadora oficial do evento Novo Brás, projeto que vai movimentar a capital paulista e o mercado fashion, entre os dias 10 e 12 de setembro. O evento lançará as coleções Primavera/Verão 2020 de 45 fabricantes dos principais pólos atacadistas da região, que apresentarão suas novidades com desfiles para os lojistas.  2019-09-04 - Tags: lycra novo brás primavera verao 2020 canatiba cedro santanense vicunha lycra company roby spatti augusto rezende

Especialista explica as diferenças entre agulhas para costura doméstica
A agulha é uma das partes mais importantes para que se tenha uma costura perfeita. Considerando que cada modelo tem a sua aplicação, existem cuidados que contribuem para o sucesso do trabalho final, como utilizar a agulha apropriada para cada tipo de tecido, evitando quebra de linha e resultando assim em pontos perfeitos.  2019-09-03 - Tags: agulha costura modelo cuidado sucesso tecido linha pontos marcelo santos

Sesc Avenida Paulista promove evento com Ronaldo Fraga e Meninas da Barra
No dia 11 de setembro, quarta, o estilista Ronaldo Fraga e o grupo de bordadeiras "Meninas da Barra" se encontram no Sesc Avenida Paulista para o bate-papo "Fazendo Moda e (Re) Criando Direitos". O encontro, que conta também com a presença do designer-artesão Gustavo Silvestre e a doutora em história Maria Claudia Bonadio.  2019-09-03 - Tags: ronaldo fraga meninas da barra sesc avenida paulista maria claudia bonadio gustavo silvestre

Empresa traz software Simple Color para o Brasil
A EcoSimple traz com exclusividade ao Brasil o software espanhol que permite aos seus clientes diversas simulações de tecidos. A marca que produz tecidos eco friendly, através do uso de matéria prima reciclada, inova e oferece ao mercado um software que possibilita a simulação de diversas cores em tecidos.  2019-09-02 - Tags: ecosimple brasil software tecidos cores eco friendly simple color

Nível de emprego e PIB estão aquém da meta para aumento do patamar de renda
O crescimento do PIB, de 0,4% no segundo trimestre, em relação ao imediatamente anterior, foi uma boa notícia, em especial porque superou as expectativas, salienta Pimentel. "No entanto, o resultado reflete uma conjuntura muita anêmica de crescimento, apesar de fatores positivos que vêm ocorrendo, como a reforma previdenciária, o trabalho em favor da tributária, a MP da Liberdade Econômica e desburocratização".  2019-08-30 - Tags: fernando pimentel abit ponto de vista

O caminho para a produtividade tecnológica da Indústria 4.0
Você já deve saber que o conceito de Indústria 4.0 envolve novas tecnologias e modelo de negócios. O termo não se refere apenas a uma tecnologia específica, mas há uma base que reflete em várias mudanças que acontecem na indústria e tudo isso é capaz de fazer uma grande diferença na operação das empresas.  2019-08-30 - Tags: ponto de vista angela gheller telles totvs

Ressignificação do uniforme
Os modernos conceitos de marketing a respeito da importância de agregar valor à marca apresentam estratégias eficientes que, também, impõem múltiplos desafios. Um dos principais refere-se ao posicionamento da marca no mercado.  2019-08-30 - Tags: uniformes ponto de vista kamille cunha styl uniformes

Nova solução reduz tempo na remoção de etiquetas no varejo
Furtos e roubos estão entre as principais causas de perdas no varejo brasileiro e as lojas de departamento e redes de moda são as que apresentam o maior índice dessas ocorrências. Para facilitar o trabalho dos colaboradores e proteger mercadorias de furtos e estragos, a Sensormatic Global Shrink Index acaba de lançar no Brasil as etiquetas InFuzion.  2019-08-30 - Tags: infuzion sensormatic global shrink index brasil etiquetas

Marisa cria iniciativa para combater violência doméstica
A Marisa, uma das maiores redes de moda feminina e lingerie do Brasil, criou ações internas para enfrentar a violência doméstica, tendo como principal iniciativa a criação do Canal de Acolhimento. Idealizado pelo Comitê de Combate à Violência Contra a Mulher da Marisa, o Canal tem por objetivo oferecer apoio, orientação e auxílio no encaminhamento aos órgãos de apoio às colaboradoras que se encontrem em situação de risco.  2019-08-30 - Tags: marisa violencia mulher colaboradoras orientacao apoio mental clean

Marca de moda feminina comemora 30 anos de tradição
A Aramodu, uma das mais importantes empresas de moda feminina do Bom Retiro, comemorou 30 anos de história em agosto. Com loja e fábrica própria no maior polo da moda de São Paulo, onde são produzidos cerca de 200 mil peças por ano, a marca também revende seus produtos para boutiques de todo o país.  2019-08-29 - Tags: boutiques aramodu moda feminina bom retiro sao paulo multimarcas mira lee

Empreendedora investe no ramo da moda com sucesso
Com o "boom" das redes sociais nos últimos tempos, as vendas de roupas femininas têm ganhado bastante espaço, pois criou-se uma forma de maior visibilidades dos produtos, com a ajuda do Instagram, por exemplo. Para de ter uma ideia, de acordo com Marcelo Prado,em uma reunião do Comtextil, juntamente com o Diretor Titular Elias Miguel Haddad, em 2017, estima-se que o mercado de moda deve crescer 3,1% ao ano até 2021.  2019-08-28 - Tags: moda online marcelo prado elias miguel haddad comtextil

Senai Cetiq e Castanhal se unem para promover concurso de moda sustentável
A Castanhal Companhia Têxtil está promovendo, em parceira com o Senai Cetiqt, o Concurso de Moda Sustentável Juta Castanhal, que tem como objetivos principais promover o aprimoramento técnico de alunos do Senai Cetiqt, propiciando aos participantes conhecimento e inovação na utilização da juta como matéria-prima principal no desenvolvimento das coleções.  2019-08-27 - Tags: castanhal textil senai cetiqt moda sustentavel juta castanhal tecnologia vestuario artes colecoes

Levi's® inaugura primeira loja conceito no Brasil
A partir de 24 de agosto, os fãs da Levi's® passaram a contar com uma novidade: a Levi's® do Morumbi Shopping está prestes a se tornar a maior loja da marca no país e a primeira com uma área de experiência física, a qual será um espaço totalmente dedicado à customização e personalização dos produtos da marca.  2019-08-26 - Tags: levis nova loja conceiro prataleira infinita morumbi shopping rui araujo silva apolo torres