Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Vicunha Têxtil se une à plataforma 'A Moda Pela Água'

Após percorrer o Brasil com o Movimento ECOERA em uma jornada para mapear o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans através do projeto “Pegada Hídrica Vicunha”, a Vicunha Têxtil se une à plataforma “A Moda pela Água”. O apoio ao movimento tem como objetivo reforçar o compromisso da fabricante com a gestão sustentável dos recursos hídricos, compartilhar com o mercado suas práticas positivas pautadas pela redução do impacto ambiental e fortalecer a defesa da cadeia por uma moda mais responsável.

Idealizada pelo ECOERA e com sua curadoria, a nova plataforma dá continuidade ao projeto “Pegada Hídrica Vicunha”, que revelou de forma inédita no país um consumo hídrico de 5.196 l/calça jeans. Referência na indústria têxtil, a fabricante é a primeira tecelagem brasileira a integrar o movimento e a anunciar para o setor suas iniciativas e ações com foco na gestão hídrica. Agora, a Vicunha se torna uma “Guardiã da Água” e passa a publicar através da plataforma, de forma contínua, suas condutas em prol da causa, a gestão do recurso hídrico em sua cadeia de valor e, principalmente, de que forma se dispõe a ser um vetor de mudança no cenário atual.

“A preocupação com o uso responsável da água sempre fez parte da nossa estratégia, que engloba uma ampla plataforma de negócios sustentáveis e é pautada pelo compromisso com a gestão de recursos escassos. Ao apoiarmos a causa defendida pela ‘A Moda pela Água’, queremos colaborar para a troca de informações e para a transformação do setor, com transparência, ética e responsabilidade”, afirma Marcel Imaizumi, diretor executivo Operações, Supply Chain e Novos Negócios da Vicunha.

“A Moda Pela Água” também será um espaço para que os principais players do setor se unam e potencializem suas ações em prol de um interesse coletivo, através de um ambiente de negócios pautado pela transparência e pelo consumo consciente de recursos, o que possibilita a criação de parcerias que ofertem ao mercado da moda soluções práticas com impacto ambiental reduzido e menor desperdício de água.

Os consumidores finais também poderão participar da causa por meio de um manifesto, onde cada indivíduo se torna um agente responsável pela mudança. Por meio de newsletter e reports os consumidores cadastrados na plataforma terão acesso às informações em torno do tema e poderão participar com questionamentos, ideias e até críticas e denúncias às empresas do setor. A missão do projeto é criar um espaço de interação entre o público, de forma que todos se tornem Guardiões da Água.  

“Estamos falando de um recurso vital para nossa sobrevivência. Se de um lado temos uma crise, de outro temos o excesso. Trata-se de uma responsabilidade compartilhada e cada um de nós pode colaborar para que a moda se responsabilize pelo seu consumo de água”, afirma Chiara Gadaleta, expert em sustentabilidade na moda e fundadora do ECOERA.  

A sustentabilidade na cadeia de valor da Vicunha

Com unidades fabris instaladas no Nordeste - região de alta vulnerabilidade social, com escassez de recursos hídricos - a fabricante é pioneira em empregar práticas positivas na indústria do jeanswear, tendo como premissa a otimização de processos e a minimização de impacto ambiental e social. Tendo a gestão hídrica como um dos principais pilares de suas práticas sustentáveis, a Vicunha possuí um plano diretor que inclui desde a pesquisa industrial em desenvolvimento de processos, produtos e equipamentos inovadores até a sensibilização sobre o uso racional em toda a cadeia e o reuso de água de seu efluente.

“A moda está sendo cobrada por sua responsabilidade na cadeia produtiva e o consumidor está cada vez mais engajado e informado e quer uma roupa que conte a história de seus impactos. O jeans é uma peça icônica, presente no guarda-roupa de todo brasileiro e nada melhor do que usarmos esse item democrático e versátil para falar de um tema urgente que é a sustentabilidade”, afirma German Alejandro, diretor executivo Comercial, Marketing e Produto da Vicunha.

Como a maior produtora mundial de índigos e brins, a Vicunha se destaca pela inovação têxtil com foco em sustentabilidade. Em seu portfólio de produtos, por exemplo, artigos com selo Eco Cycle são criados com foco na redução dos recursos necessários para sua produção. Seu desenvolvimento inclui práticas e aplicação de novas tecnologias como a reciclagem de resíduos têxteis e processos produtivos mais curtos que economizam água e energia. Classificações como Less Water e Recycle, que estão presentes em diversos artigos, utilizam técnicas que vão da economia de até 95% de água nos processos de acabamento à menor utilização de matéria-prima virgem com o uso de fibras recicladas.

“Estamos nos unindo aos players da cadeia para criar coleções jeanswear com menor impacto ambiental - oferecendo produtos que reforcem o compromisso da indústria com uma moda mais responsável - e participar de ações coletivas para disseminar informações para o mercado, conscientizar o consumidor final e reforçar a responsabilidade compartilhada do setor na causa pela água”, afirma German Alejandro.

Conheça algumas das práticas da empresa pautadas pelo uso responsável da água:

•Por ano, são captados e aproveitados 140 milhões de litros de água da chuva nas unidades do Nordeste

•2,1 milhões de litros de água são poupados por mês com a reutilização do efluente doméstico tratado;

•700 mil litros de água são recuperados por mês na otimização dos processos de lavagem dos filtros das ETAS;

•A tecnologia de osmose reversa é utilizada na produção de água para as caldeiras, reduzindo o desperdício deste recurso em 1,5 milhão de litros por mês;

•6,3 milhões de litros de água são reutilizados por mês no processo de recuperação de soda cáustica voltado para a preparação dos brins;

•Além disso, a Vicunha é a única empresa têxtil do mundo a conseguir recuperar soda cáustica no processo de fabricação do índigo. Todo mês, 30 toneladas de soda deixam de ser enviadas para a estação de tratamento de efluente da empresa e 600 mil litros de água são recuperados.

 

Sobre o projeto “Pegada Hídrica Vicunha”

Além de seus produtos e práticas internas, a Vicunha Têxtil investiu no projeto “Pegada Hídrica Vicunha”, que mediu o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans – desde o plantio do algodão até o consumidor final, com base na metodologia “Water Footprint Network”. Em parceria com o Movimento ECOERA, o trabalho teve como objetivo medir o impacto ambiental da cadeia de moda e promover transparência no setor, unindo os principais players em prol da criação de indicadores brasileiros na gestão sustentável da água, a partir de uma peça tão icônica e democrática como a calça jeans.   

Em maio de 2019, o resultado foi compartilhado com toda a indústria, que agora possui dados reais da cadeia produtiva do jeans brasileira, tornando possível que cada elo reflita e crie metas de redução e compensação dos recursos hídricos.

Assista ao vídeo do projeto na íntegra pelo Youtube e acompanhe os próximos passos através das plataformas @pegadahidrica e @vicunhatextil.  Acesse a plataforma A Moda pela Água para saber mais sobre o movimento.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Press Pass
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 24/06/2019

Conteúdo relacionado


Sebrae e Grupo Malwee lançam 'Programa Malwee Abraça o Varejo'
O diretor comercial do Grupo Malwee, Gustavo Viana, explica que o programa Malwee Abraça o Varejo está baseado na ideia de sustentabilidade do negócio. “Nosso mantra é ser o melhor parceiro de negócio dos nossos clientes. Vamos oferecer melhores formas de negociação e benefícios comerciais para ajudá-los por meio de suporte na gestão de suas empresas".  2019-11-22 - Tags: malwee brasil sebrae programa encadeiamento produtivo moda

Osklen apresenta seu novo conceito de loja interativa
A Osklen lança sua primeira loja com foco em experiência e tecnologia, reforçando sua vocação para a inovação, o design e a conectividade. A marca, que é pioneira e benchmark na sustentabilidade, com 20 anos de desenvolvimento de projetos socioambientais no Brasil, oferece aos seus clientes uma nova experiência de compra.  2019-11-21 - Tags: osklen brasil vitrine inovaçao tecnologia roberto funari alpargatas havaianas

MOB apresenta primeira assistente virtual de estilo do Brasil
A MOB, tradicional marca de moda feminina, prepara o lançamento de uma inovação tecnológica no mercado brasileiro da moda. A marca se uniu à start up de tecnologia Catwalk e apresenta a primeira Assistente Virtual de estilo do Brasil, que vai sugerir em tempo real combinações de looks através de um clique.  2019-11-18 - Tags: mob assistente virtual brasil styling moda catwalk

Grupo Lunelli traz para o Brasil embalagens biodegradáveis
O material usado nas embalagens é feito de álcool polivinílico e é solúvel em água quente e compostável, com isso, o processo de decomposição da matéria plástica se torna muito mais rápido e eficiente, reduzindo impactos ambientais.  2019-11-18 - Tags: embalagem plastico alcool polivinilico lez lez grupo lunelli

Oskar Metsavaht participa do Milan Fashion Film Festival
Oskar Metsavaht, diretor criativo da Osklen, integrou o júri do Milan Fashion Film Festival ao lado de grandes nomes da moda internacional, como o estilista italiano Giorgio Armani, presidente do júri.  2019-11-12 - Tags: oskar metsavaht osklen milan fashion film festival expert hakan karaosman

Designer utiliza folhas e raízes para tingir naturalmente
Cultivada em um sítio de permacultura, no interior do Rio Grande do Sul, a marca gaúcha de roupas Brisa germinou, em 2016, em território frutífero. Sustentada por pilares envoltos ao consumo consciente, a marca imerge suas peças em molde minimalista, sustentável, atemporal e feitas com matéria-prima nacional em produção local.  2019-11-11 - Tags: fapa fibra folhas raizes tingimento natural universidades

Denim Première Vision retorna a Londres com inovações para brim contemporâneo
Seguindo o sucesso de sua primeira edição na capital do Reino Unido, em dezembro passado, e após a festejada edição de Milão, em maio desse ano, o Salão Denim Première Vision voltará a Londres, em 3 e 4 de dezembro, para apresentar as tendências de moda primavera/verão 2021.  2019-11-08 - Tags: denim premium advance denim berto calik denim kilim naveena

Riachuelo passa a comercializar peças da marca Levi's®
A partir de novembro, os modelos mais icônicos e contemporâneos da Levi's® também estarão à venda na Riachuelo. A parceria partiu do desejo da rede varejista de moda em ampliar a colaboração com novas marcas de relevância no mercado brasileiro.  2019-11-07 - Tags: riachuelo rui araujo silva levis levi strauss roupa america latina

Instituto Lojas Renner capacita refugiadas venezuelanas em Roraima
O Instituto Lojas Renner, braço social da maior varejista de moda do Brasil, levou a Roraima seu projeto de capacitação de mulheres refugiadas. Formada por 20 venezuelanas, a turma da cidade de Boa Vista conclui nesta quarta-feira, 6, a capacitação na modalidade de Atendimento e Vendas para o Varejo, que durou quatro semanas e teve carga horária de 80 horas/aula.  2019-11-07 - Tags: renner lojas refugiadas mulher intituto onu pacto global empoderamento

Malwee convida consumidores para uma grande corrente de #AtitudesdoBem
Com a assinatura ‘Bonito não é o que a gente veste, bonito é o que a gente faz’, a marca Malwee lança a campanha ‘#AtitudesdoBem 2019’. A proposta é fazer o consumidor protagonista de uma grande corrente do bem.  2019-11-06 - Tags: malwee grupo malwee movimento arredondar ong abraci

Wacom patrocina concurso de estúdio criativo argentino Jopo
A Wacom , em parceria com a Tyvek e com a Rewilding CLT Foundation (The Conservation Land Trust of Argentina) está patrocinando o terceiro concurso da Jopo, estúdio criativo de Buenos Aires, Argentina, dedicado a divulgar o trabalho de artistas e ilustradores por meio de artigos de moda.  2019-11-06 - Tags: concurso design animais extinçao premios cintiq 22

Finalistas do Concurso Juta - Fibra Sustentável na Moda
A Castanhal Companhia Têxtil, maior fabricante de fios e telas de fibra de juta das Américas, está promovendo, em parceira com o Senai Cetiqt, o Concurso Juta – Fibra Sustentável na Moda e as sete duplas selecionadas estão finalizando dois looks comerciais completos de vestuário com acessórios.  2019-11-04 - Tags: juta concurso finalistas fibra sustentavel moda senai cetiqt

Fashion Resort apresenta marcas e artistas brasileiros ao mercado internacional
No mês de outubro, o paradisíaco Sul da Bahia recebe a primeira edição do Fashion Resort, evento idealizado pela diretora criativa da Dreamakers, Carla Wolff. O projeto Made in Brazil tem o propósito de gerar visibilidade de marcas e artistas brasileiros para o cenário internacional da moda e do design, com a modelo Carol Ribeiro e o estilista Dudu Bertholini compondo o time de embaixadores.  2019-10-29 - Tags: vogue eyewear xavier neto carol ribeiro dudu betholini fashion talk dreamakers

Nova marca brasileira plus size destaca o sentimento das consumidoras
O mercado têxtil está em constante evolução, mas uma parcela da população ainda não se sente totalmente acolhida quando o assunto é comprar roupas. Esse é o público plus size feminino que, conforme relato de muitas mulheres, tem dificuldade de encontrar nas lojas peças modernas e estilosas para tamanhos grandes.  2019-10-22 - Tags: grupo elian plus size mulher lojas maelle

Cedro: das passarelas ao salão de negócios do Minas Trend Preview
A fabricante mineira de denins e sarjas, Cedro Têxtil, nunca esteve tão presente em uma das semanas de moda mais relevantes do Brasil, considerada o maior salão de negócios de moda da América Latina.  2019-10-21 - Tags: cedro textil jeanswear minas trend eduardo paixão senai modatec

Milano Unica: as tendências primavera/verão 2021
GEN Z _ GEN FUTURE: CULTURE TRIBE 5.0 - A Geração Z, abreviação de “Generazione Z”, é o nome que antropólogos, sociólogos e psicólogos deram aos pós-Millenials, composta por indivíduos nascidos desde 1997 até os atuais adolescentes.  2019-10-18 - Tags: milano unica gen future geraçao z tecnologia 5.0 tropical rave in mexico city indian chill out in la british clubbing in papua

Instituto Tomie Ohtake apresenta ‘Vestindo o tempo – 70 anos de moda italiana’
A exposição Vestindo o Tempo – 70 Anos de Moda Italiana percorre as rotas que levaram a produção da Itália a ganhar identidade e notoriedade internacional. As 45 peças selecionadas pertencem aos colecionadores Enrico Quinto e Paolo Tinarelli, detentores de um arquivo com seis mil itens, entre vestimentas e acessórios, atualmente fonte de inspiração para numerosas casas de moda.  2019-10-18 - Tags: joao braga giovanni battista giorgini moda italiana 70 anos

Arezzo lança podcast em parceria com Instituto Dona de Si
Dando continuidade a parceria com o instituto Dona da Si, idealizado pela atriz e empreendedora social Suzi Pires, a Arezzo anuncia o lançamento da sua primeira série de podcast. Reforçando o conceito #ArezzoJuntas, a marca e o instituto unem idéias e ideais que objetivam reforçar os laços femininos de troca, afeto e crescimento.  2019-10-14 - Tags: arezzo podcast instituto dona de si susi pires parceria

Hering apresenta campanha de Alto Verão “Juntinhos”, com IZA
A Hering, uma das marcas mais amadas do Brasil, apresentou sua nova campanha, “Juntinhos com IZA”, no dia 1 de outubro. A campanha possui três fases e é focada em memórias de um verão – mostradas em photoboth, nas escolhas da Iza – com curadoria de produtos e nas festas de Natal.  2019-10-14 - Tags: iza hering roupas colecao verao 2020

Levi's® Kids retorna para ficar de vez
A Primavera/Verão, estação mais colorida do ano, finalmente chegou. Isso significa brincadeiras ao ar livre e passeios com os amigos da escola nos finais de semana. E para aproveitar a temporada, a partir do dia 10 de outubro a Levi's® Kids, linha infantojuvenil da marca, volta de vez ao Brasil.  2019-10-11 - Tags: levis kids infantojuvenil primavera verao batwing