Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Varejo de tecidos se rende ao delivery

Voltado a clientes de toda a cidade de São Paulo, loja paulista A Gaivotinha inaugura o primeiro serviço de vendas virtuais e entrega a domicílio do segmento; estratégia de comércio online é essencial para que comércios tradicionais sigam vivos também no pós-covid. O serviço de delivery nunca esteve tão em alta. Impulsionado pela pandemia, com as pessoas cada vez mais dentro de casa por conta da contaminação, fazer suas compras sem sair de casa tornou-se mais do que uma comodidade - hoje já é um hábito. E o leque de produtos que estão sendo incorporados nessa cesta de opções não para de crescer. Uma das novidades que está chegando ao mercado é o delivery de tecidos. A loja especializada A Gaivotinha, está dando o primeiro passo para inaugurar essa tendência no país.

Localizada no bairro do Brás, em São Paulo (SP), uma das regiões mais importantes de venda do produto na cidade, a loja tem cerca de 70 anos de atuação e comercializa atualmente mais de 200 tipos de tecidos. Segundo o proprietário Ulisses Tadeu Giorgi, ele encontrou essa alternativa para suprir o atendimento a clientes que não estão circulando pela cidade por conta do coronavírus. "Implantar o delivery foi a alternativa que encontramos para resolver o problema dos nossos clientes que estão com medo de sair de casa e precisam do tecido com urgência".

Antes de colocar o projeto em ação, contudo, foi preciso estudar formas de viabilizar as entregas dos sem danificar os produtos. Para isso, contou com o suporte de fornecedores de longa data para que fosse possível colocar a iniciativa em prática. Uma das parceiras nessa empreitada foi a indústria têxtil Delfim, fabricante nacional responsável por diferentes tipos de tecidos - entre eles o primeiro produto 100% brasileiro com capacidade de inativação da COVID-19 em 1 minuto, entre outros vírus, bactérias e fungos.

"Desenvolver soluções adequadas às necessidades dos nossos clientes e contribuir com nosso conhecimento para promover melhorias ao setor sempre fez parte do DNA da Delfim nesses mais de 60 anos de história. A Gaivotinha nos procurou para entender quais seriam as formas de delivery seguras para os tecidos que fabricamos e que são revendidos em larga escala pela loja, bem como as demandas que mais ouvimos em nosso canal de relacionamento com o cliente. Poder apoiar e acompanhar de perto essa inovação na forma como esta marca tão tradicional do comércio de rua se relaciona com seus clientes é motivo de grande orgulho para nós", afirma David Deutsch, diretor Comercial e de Marketing da Delfim Tecidos.

Para ele, o olhar para a sustentabilidade da economia passa em grande parte pela atenção aos pequenos empreendedores. "A pandemia nos trouxe a oportunidade de exercitarmos um olhar de lupa para cada integrante da cadeia produtiva que movimenta o nosso segmento. Não é simples desenvolver uma estratégia que englobe o delivery de itens como metros e rolos de tecidos, delicados por sua própria natureza, mas a pandemia gerou uma demanda do público consumidor deste tipo de matéria prima para a confecção de itens de vestuário e artesanato que precisava ser solucionada. Por isso, a equipe da Delfim se manteve ativa junto à A Gaivotinha para que fosse possível ajudá-los nas etapas de entendimento do processo de transporte e assim validar o modelo de entregas. Esperamos que o exemplo ecoe e se torne uma prática de mercado entre as lojas de tecidos e armarinhos de todo o país", reforça.

David lembra ainda que a indústria têxtil, que atua exclusivamente com vendas B2B, já havia adotado um padrão de embalagens mais compacto para seus tecidos, antecipando-se à iminente tendência de vendas à distância entre essa parcela de revendas focadas no consumidor final - uma importante fatia de sua rede de clientes. Esse movimento facilitador para a prática do delivery por parceiros de pequeno e médio portes, todavia, ainda é uma praxe que engatinha entre os lojistas do segmento. "Acredito que em breve outros players da área também irão rever suas formas de embalar os tecidos que vão para o varejo voltado ao público final. É do interesse de todos o estímulo para a tão necessária retomada do fluxo de vendas", enfatiza o diretor da Delfim.

Desafios da venda à distância

A loja A Gaivotinha começa a operar o serviço de delivery a partir do próximo mês. Mas, de acordo com o proprietário, além da forma de entrega, os desafios enfrentados na implementação do projeto passou pela formatação de um modelo de venda digital que apresentasse os produtos de maneira a facilitar a visualização do material e suas principais características.

"As imagens dos tecidos muitas vezes ficam levemente diferentes da tonalidade original em um vídeo ou foto, e isso precisa estar claro para não comprometer a venda. A partir do momento em que eu corto um tecido, ele perde valor, vira retalho, por isso temos que reduzir ao máximo os riscos de devolução ou trocas por alguma divergência relacionada a isso. Levando essa questão em conta, o processo de maturação deste novo modelo de vendas teve como pilar o cuidado na forma de mostrar o produto realmente próximo da realidade ao cliente que está do outro lado da tela e com o máximo de clareza nas especificações técnicas", diz.

Para o Ulisses, é preciso que os compradores também entendam que o delivery de tecidos é diferente do de produtos como comidas, bebidas e até mesmo peças de vestuário, itens aos quais estamos mais habituados a adquirir à distância. "O tecido tem vida, não é um produto final acabado. Tem toque, peso, elasticidade, entre tantas outras características que o tornam particular de ser vendido no ambiente digital. Tudo isso foi levado em conta antes do lançamento desta nossa iniciativa".

A intenção, de acordo com ele, é tornar esse serviço não somente algo para o momento de pandemia que o país está vivendo. "Nós pretendemos continuar solucionando a demanda do cliente, não importa onde ele esteja. Já cheguei a colocar meu vendedor dentro do Uber para fazer uma entrega de tecidos pessoalmente em uma escola. Essa é efetivamente uma necessidade que está mudando o perfil de consumo mesmo para modelos de negócios que sempre foram caracterizados pela escolha por meio do toque e olho no olho. É uma quebra de paradigmas, mas estamos prontos para ajudar o nosso segmento como um todo e nossos clientes a abraçarem esse momento de evolução", conclui Ulisses Giorgi.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Digital Trix
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 18/03/2021

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Polo Salvador renova certificação por autossuficiência energética
Por ser a primeira indústria das regiões Norte e Nordeste autossuficiente em energia para a sua operação a Polo Salvador, indústria têxtil fabricante de camisas polo para fardamento empresarial e uso casual localizada na capital baiana, acaba de renovar a certificação "GBC Zero Energy" concedida pela Green Building Council Brasil (GBC), ONG conceituada e com atuação em diversos países que tem como principal objetivo fomentar a indústria de construção sustentável no Brasil.  2021-04-13 - Tags: gbc zero energy polo salvador green building council brasil hari hartmann

IED Rio anuncia novo endereço em frente ao Parque do Flamengo
O IED Rio [Istituto Europeo di Design do Rio de Janeiro] tem novo endereço, situado na na esquina das avenidas Presidente Antônio Carlos e Beira-Mar, na Casa D'Italia, um edifício de icônicas varandas na cobertura, com vista para a Baía da Guanabara, o Pão de Açúcar, o Corcovado, Outeiro e Marina da Glória, e exatamente em frente ao Museu de Arte Moderna, o MAM Rio.  2021-04-12 - Tags: istituto europeo di design ied rio rio de janeiro ied moda design cursos

Marketplace x e-commerce: qual a diferença?
É difícil imaginar uma loja ou marca que não venda online, não é mesmo? Com a aceleração da digitalização, todos querem estar na internet e atingir esse novo consumidor virtual. Mas, para o empreendedor, a primeira pergunta que vem à cabeça é: onde vender meus produtos?  2021-04-09 - Tags: ebit nielsen marketplace nathan moojen moda online ecommerce shopping virtual elo

Lectra assina acordo para aquisição da Gerber Technology
A Lectra celebrou um contrato de aquisição e plano de fusão com AIPCF VI LG Funding LP ("AIPCF VI LG"), afiliada da American Industrial Partners (AIP), para a transferência de propriedade da empresa Gerber Technology à Lectra, após a aprovação da transação pelo Conselho de Administração da Lectra, anunciada no dia 25 de março. A transação ainda está sujeita à liberação da autoridade regulatória americana, que deve proferir sua decisão até 26 de abril de 2021.  2021-04-09 - Tags: lectra american industrial partners aipcf vi lg funding lp fusao gerber technology

Lenzing anuncia a campanha para celebrar o Dia da Terra de 2021
O Dia da Terra é comemorado anualmente em 22 de abril, em todo planeta. Para comemorar a data, a marca Tencel ™ da Lenzing lançará uma nova campanha de mídia social voltada para a ação, #checkwhatsgood. A campanha visa chamar a atenção para a moda sustentável e hábitos de compra ao lado de uma variedade de marcas, designers e influenciadores globais e regionais.  2021-04-08 - Tags: dia da terra tencel lenzing one tree planted checkwhatsgood lindungi hutan

'Que mundo você quer vestir?' é o conceito da Birô Atelier
A Birô Atelier é uma marca de moda presente no Brasil e em Portugal que defende a moda responsável e sustentável, elaborada com o processo de criação reversa a partir de materiais descontinuados da indústria têxtil, que reduzem o impacto ambiental. A produção acontece de forma colaborativa, dando oportunidades, valorizando pessoas e compartilhando conhecimento.  2021-04-05 - Tags: biro atelier sustentabilidade impacto ambiental biro

Grupo Kyly lança marca Lemon Kids cheia de personalidade e estilo
Estilo e atitude não são atributos valorizados apenas pelos adultos! Os pequenos também querem se vestir de forma moderna e antenada, muitas vezes inspirados pelo estilo adotado pelos pais. Atento a essa demanda, o Grupo Kyly lança uma nova marca, a Lemon Kids, que apresenta peças cheias de personalidade e estampas criativas, conectadas as mais recentes tendências da moda.  2021-04-05 - Tags: grupo kyly tie dye moda infantil meninos lemon kids multimarcas

Galeries Lafayette lança coleção por uma moda engajada e consciente
Mais que uma referência de consumo e estilo de vida francês, a Galeries Lafayette sempre assumiu papeis vanguardistas em diversas áreas, passando pela propaganda e chegando às artes em suas variadas linguagens. Um dos exemplos mais recentes desta atuação está no projeto Go Fo Good, que há três anos reverbera produtos e marcas que apostam em formas mais sustentáveis de produção, distribuição e consumo em moda e beleza.  2021-04-01 - Tags: galeries lafayette boulevard haussmann galeries lafayette projeto go fo good

Nova exposição do Museu Hering: 'Um Novo Tempo'
Após 10 anos de atividades com a exposição de longa permanência "Tempo ao Tempo", que espelhou a trajetória de vanguarda que a Cia.Hering no cenário brasileiro da moda, o Museu Hering, vinculado à Fundação Hermann Hering, braço de investimento social privado da centenária companhia têxtil brasileira, inaugura sua mais nova exposição permanente, intitulada "Um Novo Tempo".  2021-03-30 - Tags: museu hering novo tempo museu cia hering ingo hering hermann hering exposicao amelia melheiros

Empresas se unem e apresentam uniformes profissionais cheios de bossa
Quem disse que um uniforme profissional precisa ter uma aparência modesta, sisuda, ser feito com materiais de pouca qualidade e ainda deixar a desejar no corte? O poder de uma roupa de trabalho vai muito além do simples 'vestir'. Além de compor a identidade de uma marca, ela proporciona bem-estar, eleva a autoestima, a confiança e a produtividade dos colaboradores.  2021-03-26 - Tags: marcelo quadros dash by marcelo quadros delfim tecidos dash uniformes jalecos david deutsch marcela ohana

Andrade Máquinas abre filial em Betim
Com mais de 60 anos de atuação a Andrade Máquinas é uma das líderes do mercado de máquinas de costura no país e consolidando sua presença nas diversas regiões inaugura mais uma filial estratégica, em Betim, Minas Gerais. Minas Gerais apresenta uma indústria de moda e confecção forte – é o terceiro maior produtor de têxteis e confeccionados do país, atrás de São Paulo e Santa Catarina.  2021-03-25 - Tags: andrade maquinas betim minas gerais maquina de costura confeccao

Marca de alfaiataria masculina inaugura loja no Itaim Bibi
Com mais de 20 anos de experiência na confecção artesanal, de alto luxo e totalmente sob medida, Fabrizio Allur oferece um serviço diferenciado, que inclusive conta com entregas por helicóptero, e a mistura primorosa do clássico com um toque de modernidade. A nova loja conta com um lounge privée, um bar com drinks especiais e também um excelente café, para confortar e relaxar.  2021-03-24 - Tags: fabrizio allur lounge privee alfaitaria moda masculina itaim bibi

‘Desafio Moda-Brasil’ a primeira websérie de moda autoral do Brasil
O Desafio Moda-Brasil é uma websérie customizada, que em cada episódio desafia três marcas de moda autoral, a otimizarem seus processos de transição do conceito tradicional de moda para a #ModaDoNovoMundo, mentoradas por alguns dos profissionais e instituições mais renomados do Brasil, como USP e Sistema B.  2021-03-23 - Tags: desafio moda brasil webserie moda do novo mundo virtual

Clube de Costura abre matrícula para cursos online
Com primeira aula gratuita, o Clube de Costura, projeto idealizado em Goiânia, com foco em profissionalizar e desenvolver a moda, disponibilizou por meio digital o Curso online de Modelagem, Corte e Costura. As aulas gravadas têm como objetivo aprimorar e desenvolver as habilidades dos alunos em tarefas essenciais da costura.  2021-03-23 - Tags: clube de costura curso online modelagem corte e costura.

Carnet se une à Bemberg™ e lança coleção de tecidos de forro premium
A nova linha de tecidos Bemberg™ para forros de alta qualidade compreende 59 modelos que vêm em cores vibrantes e contemporâneas. A coleção reflete a busca constante por inovação da Carnet, divisão do grupo italiano Ratti que fabrica e distribui os melhores tecidos para a confecção de peças sob medida (alfaiataria), tanto masculinas como femininas.  2021-03-22 - Tags: bemberg ratti ettore pellegrini asahi kasei fibers itália tecidos

Magalu anuncia aquisição do portal Steal The Look
Dando mais um passo para a consolidação de sua presença no mercado de moda e beleza, o Magalu anuncia a aquisição do Steal The Look (STL), plataforma de conteúdo especializado em moda, beleza, cultura e comportamento acessada por 6 milhões de usuários únicos no ano passado e acompanhada por mais 2,5 milhões de seguidores nas suas redes sociais.  2021-03-22 - Tags: magalu aquisicao steal de look redes sociais portal publicidade digital

Canatiba inova o denim com estamparia digital por pigmento
Após meses de estudos e testes na nova máquina de estamparia digital, adquirida pela empresa, a Canatiba Têxtil, uma das maiores fabricantes de denim do País, surpreende o mercado com uma coleção estampada. O resultado é um infinito limite de cores, formas e desenhos para esse tecido, desde imagens fotográficas digitais, passando por grafismos, até os chamados microdesenhos utilizados para gravataria e técnica tie dye.  2021-03-19 - Tags: canatiba estamparia tingimento denim estampado elastopol samrt denim

Varejo de tecidos se rende ao delivery
Voltado a clientes de toda a cidade de São Paulo, loja paulista A Gaivotinha inaugura o primeiro serviço de vendas virtuais e entrega a domicílio do segmento; estratégia de comércio online é essencial para que comércios tradicionais sigam vivos também no pós-covid.  2021-03-18 - Tags: a gaivotinha tecidos varejo delivery pandemia bras ulisses tadeu giorgi

Coleção de camisaria evidencia a elegância feminina da Breda Alfaiataria
A coleção feminina de camisas da Breda Alfaiataria é assinada por sua marca Breda Donna. A grife destaca-se por suas camisas com ajustes personalizados para a mulher que quer estar elegante e bem-vestida em qualquer ocasião em que o clássico impere. São peças em algodão, viscose, chiffon e com elastano, com mangas longas e estampas que variam do estilo da personalidade e da estação.  2021-03-18 - Tags: breda alfaiataria breda donna alfaiataria camisaria moda feminina