Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Uma família que ama o trabalho na confecção

Ver sua mãe, Terezinha de Souza Pereira, cortar e costurar peças de algodão na garagem de casa para vender na feira da cidade, em Juazeiro do Norte, Ceará, motivou o menino Carlos Pereira a ser empreendedor. “Eu cresci vendo este trabalho que muito me orgulha. Mas a empresa, que hoje é uma das três maiores do País, só aconteceu quando fui para Fortaleza. Lá, com 20 anos, comecei a trabalhar como representante comercial numa fábrica de roupa íntima. Não foi eu que fundei a marca DelRio, ela já existia e o antigo proprietário tinha duas pequenas lojas, cujas peças produzia na oficina nos fundos do estabelecimento”, recorda Carlos Pereira, hoje com 80 anos de idade, e que ao lado do filho Daniel, tocam uma das maiores industrias de lingerie do país, com 20 unidades fabris, 3.500 funcionários diretos e produção de 3,5 milhões de itens por mês, em torno de 45 milhões de peças por ano.

Segundo ele, durante sua atividade como representante comercial, fez contato com vários fabricantes de vestuário que na época, (décadas de 1960 e 1970), instalados em Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro, produziam vestuário para abastecer o crescente mercado varejista, que começava a tomar forma com os grandes magazines. “Tive acesso ao Sr. José Duarte, um conhecido empreendedor da época, que possuía uma pequena fábrica de roupas em Fortaleza       e duas lojas. Então, adquiri o negócio e vendi as lojas porque não tinha vocação pra varejista, fiquei apenas com a fábrica e mudei o produto para lingerie. Inspirado no modelo que minha mãe criou, decidi produzir as peças, mas o projeto só se concretizou, a partir da aprovação pela Sudene – Superintendência de Desenvolvimento do Norte. A partir de 1963, fomos crescendo e vendendo bem no Ceará. Depois expandimos para o Nordeste e por fim, no Brasil, quando nosso nome chegou a São Paulo”, recorda o empresário.

Sediada no Condomínio Industrial de Maracanaú, Ceará, a Del Rio mantém um complexo produtivo formado por unidades de confecção, três tinturarias (tecidos, elásticos e peças sem costura), moderno laboratório de controle de qualidade e um Centro de Distribuição, com capacidade de faturamento acima de 150 mil peças por dia. Além do mercado brasileiro, a empresa vende lingeries também para diversos países da América do Sul, produzindo cerca de 70% da matéria-prima utilizada na produção. Um dos diferenciais da marca está na criação de estampas exclusivas, e na variedade de artigos que vai desde o infantil ao adulto.

Parceria de  amor

Viúvo há três anos, pai de três filhos (um já falecido), Carlos Pereira fica emotivo quando se lembra da esposa, Elza Maria Laureano Pereira. De beleza marcante e sagacidade para os negócios, Elza, que chegou a conquistar o título de Miss Ceará, conviveu ao lado de Carlos por 52 anos. “Era uma mulher fantástica e parceira de todas as horas. Sempre preocupada com o gosto das consumidoras, Elza me ajudou muito na área de criação de produto. Na verdade foi minha primeira estilista e sua prioridade, além da família, era a empresa. Sinto muito a falta dela até hoje. Resolvi ficar careca em homenagem a ela, que faleceu de câncer no pulmão”.

Impulso no varejo

Carlos Pereira explica que preferiu manter o nome da marca quando adquiriu o empreendimento e considera que foi uma decisão ace tada. Para ele, o importante era manter a qualidade do produto e conquistar lojas de varejo. E isto aconteceu quando o empresário Bernardo Goldfarb, fundador das Lojas Marisa, foi até a fábrica da Del Rio. “Ele viu as peças que produzíamos, gostou tanto que fez o primeiro pedido para uma das lojas em São Paulo. Na época, a Marisa já tinha cerca de 20 filiais. O Sr. Goldfarb comprou a produção de 3 a 4 meses. Até hoje, mantemos relacionamento com a Marisa”. O empresário logo compreendeu que o segmento de lingerie é um ramo internacional e que para encantar as consumidoras, era preciso estar atento às tendências de moda. Na década de 1980 ele começou a viajar para Colômbia, considerado um polo avançado de produção de underwaer e moda íntima na América Latina, e depois foi aos Estados Unidos, para ver como funcionava o mercado e também, divulgar a marca.

Carlos Pereira reconhece que a mulher brasileira influencia muito mais a moda íntima e a moda praia do que quaisquer outros países por sua silhueta e estética. “A  lingerie se desenvolveu na França e   na Itália, mas foi a mulher brasileira que a consagrou com seu estilo próprio no mundo”. A paixão não só pela companheira, mas pelo universo feminino fez com que Carlos Pereira, além de pautar seu negócio para o segmento de lingerie, mantenha a empresa “empoderada”.  Sendo uma das indústrias de moda íntima que participa do Movimento Mulher 360, criado em 2011 pelo Walmart que visa promover a equidade de gênero e o aumento da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor, a Del Rio já pratica em casa esta política. “A  diretora comercial   é mulher, a diretora industrial também é mulher e claro toda área operacional. Na empresa nós temos 94% de mulheres e apenas 6% de homens”, diz Pereira.

 

Os próximos 50 anos

Daniel de Souza Pereira, 46 anos, têm a missão de dar continuidade aos próximos 50 anos da DelRio. Formado em administração, depois de ter cursado dois anos de arquitetura, ele foi estudar nos Estados Unidos, ainda jovem, e lá ficou durante 13 anos, se preparando para dividir com o pai Carlos o comando da empresa. “Eu nasci no ramo têxtil. Aliás, quando abri os olhinhos, ainda bebê, já estava dentro da fábrica, contava minha mãe. Me recordo que, quando criança, costumava brincar com meus irmãos entre as máquinas. Aquilo criou um laço muito forte entre empresa e família e, entre os meus irmãos, fui eu que mais se identificou com o trabalho na fábrica”.

Responsável pela estratégia de mercado da DelRio, Daniel Pereira diz que o desafio dos fabricantes de lingerie é decodificar, com antecedência, os desejo da consumidora que hoje se pauta pelas redes sociais e não mais por desfiles de moda. Por isso, uma das estratégias é participar com a equipe de desenvolvimento e produto das feiras e salões de lingerie. “A  maturidade feminina acontece cada  vez mais cedo. Hoje, uma menina a partir dos 9 anos já tem estilo próprio. O físico também mudou. Meninas de 13 a 15 anos já usam manequim 38 e 40. Tem que saber como atingir esse público com nossos produtos, com linguagens diferenciadas”.

E empresário destaca que um dos problemas do mercado de lingerie brasileiro é a falta de padronização. “Enquanto o mundo inteiro já trabalha com copas - sistema mais amplo de medidas, que leva em conta o tamanho do tórax e o tamanho do busto para formatar a lingerie, uma vez que há vários tamanhos de busto feminino -, o Brasil, devido à cultura do lojista, só agora está mudando muito paulatinamente”.

Segundo Daniel, se fosse aplicado este sistema, seria possível substituir na gradação das peças, os tradicionais P,  M, G e GG,  por A, B, C, D e duplicar conforme as medidas, por exemplo AA, DD, etc. Ele reconhece, porém, que uma das dificuldades dos lojistas de lingerie são os estoques. “São peças, especialmente sutiãs, que não podem ser armazenadas de qualquer jeito. O que implica que o lojista teria que lidar com uma variável maior de estoque, mais espaço na loja, gestão, entre outros requisitos que, em se tratando de Brasil, torna-se um custo a mais”.

Entre os planos para a nova fase da DelRio, Daniel Pereira cita o incremento das linhas infantil, teen e até  roupinhas de bebê “Nós já oferecíamos produtos para adolescentes e agora, lançamos uma linha bebê para acompanhar toda a vida da nossa futura consumidora. Queremos que ela tenha identidade com nossa marca, desde cedo”, conclui Daniel Pereira, acrescentando que atualmente, a Del-Rio tem 15.000 clientes no Brasil e 300 no mercado internacional.   E como reconhecimento aos 50 anos da empresa, dentro da qual ele nasceu, Daniel Pereira, faz uma homenagem à família. “Tenho muito orgulho da DelRio. Ao longo da vida vi o trabalho feito pelo seu Carlos e a dona Elza que criaram um negócio fantástico, que sem dúvida, seguirá prosperando”.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Publicado por ITT Press - International Top Trends - ed. 111

Data de publicação: 05/08/2018

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Epson apresenta “as vitrines do futuro” em São Paulo
O estudo Digital Signage Future Trends Report de 2019 aponta que mais de 60% das marcas, instituições e fornecedores estarão focados em criar melhores experiências e promover o engajamento do cliente em sua jornada de compra nos próximos dois anos.  2019-08-21 - Tags: signage

Renner lança campanha de arrecadação para projetos com foco em mulheres
A Renner, maior varejista de moda do Brasil, deu a largada nesta segunda-feira (19) à 12ª edição do movimento que anualmente direciona parte das suas vendas ao braço social da companhia, o Instituto Lojas Renner. Com isso, a varejista garante o investimento em projetos que buscam promover o empoderamento econômico e social das mulheres dentro da cadeia de valor têxtil.  2019-08-20 - Tags: renner instituto lojas varejo empoderamento economia mulheres textil cadeia textil

Turkish Airlines apresenta novos uniformes para voos de longa distância
Os novos uniformes da tripulação da Turkish Airlines - companhia aérea que voa para a maioria dos países do mundo - foram concebidos com o objectivo de celebrar o 85 º aniversário da Companhia, e serão usados por toda a tripulação em voos de longa distância.  2019-08-19 - Tags: uniformes turkish airlines flying chef bosphoro m ilker ayci

In Fashion by Lectra movimenta semana de moda em Blumenau
Nos dias 23 e 24 de agosto, a Lectra realizará a quarta edição do In Fashion by Lectra, que reúne em Blumenau diversas empresas e profissionais da indústria para dois dias de discussões. Durante o evento serão apresentados temas ligados a desenvolvimento de produtos, tendências e negócios, processos produtivos, entre outros.  2019-08-16 - Tags: senai blumenau in fashion lorival bublitz sensil nilit modaut lectra

Startup brasileira pretende impulsionar o consumo de roupa de segunda mão
Segundo pesquisa realizada em 2017 pela Fundação Ellen MacArthur, instituição que tem como missão acelerar a economia circular, as pessoas estão comprando duas vezes mais roupas e usando-as apenas a metade do tempo. Além disso, outros dados alarmantes do mesmo estudo demonstram que o futuro da moda é se reinventar.  2019-08-16 - Tags: ellen macarthur moda lixo residuos textil thredup luanna toniolo troc

Inscrições abertas para o 4º Ciclo do Programa de Mentoria do Senai Cetiqt
O 4º Ciclo do Programa de Mentoria do Senai Cetiqt, que está com inscrições abertas até 29 de agosto, dará continuidade a esta bem sucedida experiência de aproximar os estudantes das inovações do mercado, pelo olhar de quem já atua nele com sucesso.  2019-08-15 - Tags: senai cetiqt industria 4.0 design textil bernardo queiroz confecçao industria riachuelo senai mentoria

Viva Flor lança roupas com proteção UV para crianças
Marca de confecção moda praia e artigos que englobam esse universo, a Viva Flor se destaca por suas criações com estampas exclusivas para as meninas e meninos desde os bebês até os teenagers. Entre as suas grandes novidades, figuram peças que acompanham a criançada nos mais diversos momentos, com proteção UVA e UVB, para garantir que o público brilhe junto com o sol com proteção e estilo.  2019-08-14 - Tags: praia proteçao solar uv uvb viva flor estampas bebes teenagers novidades tropical

Novo Brás movimenta capital paulista com lançamento das coleções 2020
O Novo Brás vai movimentar a capital paulista – e todo o mercado de moda do país - com uma mega campanha focada em um dos principais pólos atacadistas de moda do país. O objetivo é criar, a partir do lançamento das coleções Verão 2020 de 45 fabricantes, uma nova identidade para uma região.  2019-08-12 - Tags: gft novo bras bras identidade colecao atacadista b2b augusto rezende marketing moda

Upcycling é solução para reduzir resíduos da moda
Mais de 300 mil toneladas de roupas foram jogadas no lixo só na Inglaterra no ano de 2016. Segundo a Fundação Ellen Macarthur, a cada segundo isto equivale a um caminhão de lixo de sobras de tecidos queimado ou descartado em aterros e lixões. Estima-se que mais de US$ 500 bilhões foram perdidos globalmente com roupas pouco usadas e descartadas.  2019-08-09 - Tags: ellen macarthur inglaterra minas gerais lixo paulo alexandre reciclagem

Círculo inova e lança fio de algodão que imita jeans
A peça mais básica e versátil do nosso guarda-roupa certamente é um jeans. Curinga, fácil de combinar e super confortável, ela pode ficar ainda mais exclusivo, estiloso e quentinho na versão para crochê e tricô. Uma das novidades mais esperadas por artesãos de todo o Brasil acaba de chegar ao mercado: o Fio Jeans que pode ser usado tanto para moda quanto para decoração.  2019-08-08 - Tags: fio fiaçao jeans algodao brasil croche trico tecidos brasil

Singer apresenta reposicionamento de marca moderno e inovador
A Singer do Brasil apresentou com exclusividade o seu reposicionamento de marca na Mega Artesanal 2019. “Sim! Com Singer você pode!” é o slogan da nova identidade moderna e inovadora da fabricante, que atende públicos de diversas faixas etárias e estilos. Na contramão da economia, a Singer do Brasil teve um aumento de vendas de 8% no primeiro semestre de 2019.  2019-08-07 - Tags: singer costura nega artesanal produto e marketing marcelo santos

Vestuário é um dos presentes favoritos para o Dia dos Pais
A Superdigital, fintech com foco em inclusão financeira com mais de 1 milhão de contas ativas, realizou uma pesquisa com 4.800 clientes, entre os dias 20 e 30 de julho, que aponta que o vestuário é o item preferido para presente no próximo Dia dos Pais, 10 de agosto.  2019-08-07 - Tags: superdigital fintech dia dos pais presentes pesquisa vestuario pai

ONG recebe doação de 13 máquinas de costura
Uma ONG de Mauá (São Paulo), destinada a auxiliar crianças e jovens carentes com cursos gratuitos, recebeu a doação de 13 novas máquinas de costura (domésticas e industriais), além de tesouras e agulhas. O espaço, agora, oferecerá cursos de costura a mães carentes do bairro e proximidades.  2019-08-06 - Tags: ong maua doaçao maquinas de costura costura confeccao textil tia celia adrina maria alves veruska boechat

Cedro Têxtil confirma presença no Minas Trend outono-inverno de 2020
A Cedro Têxtil, uma das principais fabricantes de jeans e sarjas do país, acaba de confirmar participação na 25ª edição da semana de moda e plataforma de geração de negócios Minas Trend. Previsto para acontecer de 22 a 25 de outubro, na capital mineira, o evento contará, pela primeira vez, com a realização em paralelo do Congresso Internacional Abit.  2019-08-06 - Tags: cedro textil abit congresso minas trend rogerio lima

Quatro lições da principal feira têxtil do mundo para a indústria brasileira
Recentemente tive a oportunidade de participar da ITMA, uma das maiores feiras do mundo e com certeza o encontro de maior impacto no segmento têxtil, que ocorreu em Barcelona, na Espanha. Foram diversos dias de uma verdadeira imersão, com a oportunidade de conhecer de perto processos, serviços, produtos e insumos que são tendência em todo o mundo.  2019-08-02 - Tags: itma 2019 ponto de vista sustentabilidade processos integrados iot gestao roberto vilela

A emergencial retenção dos recursos humanos
É uma pena que o Brasil tenha desperdiçado a oportunidade única referente ao chamado bônus demográfico — caracterizado pela existência de maior número de pessoas economicamente ativas em relação aos idosos e crianças — para alcançar um patamar elevado de renda e desenvolvimento.  2019-08-02 - Tags: ibge recursos humanos capital humano desemprego fernando pimentel abit ponto de vista

Senai Cetiqt e Stratasys promovem Programa de Imersão de Design 3D
O SENAI CETIQT e a empresa Stratasys lançaram edital para o "Programa de Imersão de Design 3D", para alavancar o uso da tecnologia de manufatura aditiva (impressão 3D) pela indústria da moda. Os participantes serão estimulados a trocar conhecimentos, por meio do uso da criatividade, para o desenvolvimento de produtos de Moda Praia utilizando impressão 3D.  2019-08-02 - Tags: programa de imersao de design 3d fashion lab do senai senai cetiqt stratasys praia 3d

Projeto 'Ponto da Moda' capacitará jovens para o setor de vestuário na Praça Victor Civita
A Praça Victor Civita irá acolher, a partir de setembro, um LAB de moda para jovens. A iniciativa surgiu entre uma parceria da Quest/Zeppelin e da Faculdade Santa Marcelina e conta com patrocínio da Pernambucanas por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e apoio da Prefeitura de São Paulo.  2019-08-02 - Tags: praca victor civita faculdade santa marcelina lei de incentivo a cultura do governo federal diego almeida de souza renata zaganin ponto da moda oficina ponto da moda

Castanhal Companhia Têxtil é destaque em feira de produtos para artesanato
Entre os dias 02 e 07 de agosto, a Castanhal Companhia Têxtil, maior processadora de fibra de juta das Américas, será um dos destaques da Mega Artesanal 2019, maior feira de produtos e técnicas de artes manuais e artesanato da América Latina, que acontece no São Paulo Expo, na capital paulista.  2019-08-01 - Tags: castanhal companhia textil mega artesanal 2019 artesanato fios juta feira produtos artesanato

Singer apresenta seis modelos de máquinas voltadas à costura doméstica
A Singer do Brasil, líder mundial na fabricação de máquinas e acessórios de costura domésticos e industriais, marca presença em mais uma edição da Mega Artesanal, apresentando seis novas máquinas voltadas à costura doméstica.  2019-07-31 - Tags: singer maquinas acessorios costura costura domestica mega artesanal facilita pro fashion mate