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Uma trajetória atemporal feita com perfeccionismo

A década de 1990 marcou no Brasil a transição da era analógica para a era digital, e um dos fatores cruciais desta mudança foi a evolução da telefonia móvel. Os brasileiros se maravilharam com os primeiros aparelhos celulares (os tijolões) – limitadíssimos frente aos smartphones atuais, mas que nos livrou dos “orelhões”, arcaicos telefones com cúpula de fibra de vidro, instalados em vias públicas, onde fazíamos fila para usar. Porém, para chegarmos ao nível de inclusão digital que temos hoje, foi preciso superar várias etapas tecnológicas. Em 1996, com os primeiros provedores locais de internet, vieram os sites de busca (quem se lembra do Cadê?), os canais Web e os veículos de notícias online. Finalmente, com a chegada da banda larga em 2000, a internet brasileira ganhou mais velocidade, os aparelhos eletrônicos multimídia se popularizaram e as redes sociais nos conectaram ao mundo.

Mas o que isso tem a ver com a moda? Tudo! Afinal, como as marcas autorais passaram por este turbilhão tecnológico e sobreviveram às mudanças do mercado, tendo que responder, por exemplo, ao desafio do professor e estudioso de inovação, Gil Giardelli, que diz: “Na era digital não se cria para pessoas e sim com as pessoas”?

Bom lembrar também, que a abertura econômica brasileira aconteceu justamente nos idos anos 90. A indústria têxtil-vestuário foi uma das mais afetadas com a nova política de comércio exterior que, na opinião do setor, foi feita de forma atabalhoada. Enquanto a avalanche de tecidos importados inundava lojas e passarelas com ‘seda javanesa’, jérsei de microfibra e malha ‘pele de pêssego’ (hits da época), muitas fábricas têxteis, desatualizadas tecnologicamente, não conseguiram competir. Algumas empresas se reestruturaram, outras desistiram e no rastro desta falência, muitas marcas também desapareceram. Apesar de todo este cenário desafiador, a indústria da moda cresceu, floresceu e resistiu. A Iódice é testemunha disto. Criada em 1987 pelo empresário Valdemar Iódice, a marca completou 30 anos de existência sem muitos solavancos. Enquanto algumas marcas ficaram pelo caminho, Iódice manteve seu público fiel, fazendo upgrade necessário, mas sem perder sua essência, que sempre foi baseada no perfeccionismo e no fascínio pela feminilidade da mulher. A primeira loja Iódice foi inaugurada no Shopping Iguatemi, São Paulo, em 1998. Hoje, a marca conta com 15 lojas, entre próprias e franquias, um e-commerce e suas peças podem ser encontradas em mais de 350 multimarcas do país.

Na empresa estritamente familiar, Valdemar Iódice ocupa o cargo de CEO e diretor criativo, apoiado pelos filhos Adriano Iódice (responsável pela gestão da marca); Alexandre Iódice (diretor da linha masculina e jeanswear) e Camila Iódice, diretora de estilo do feminino. Nesta entrevista, concedida por telefone no intervalo de sua visita à Cuiabá (MS), onde fez o lançamento da Coleção Inverno 2018, Valdemar Iódice nos conta como enfrentou a virada do milênio sem arranhões e fala sobre o mundo fashion atual. Confira.

ITT Press: Como surgiu sua vocação para a moda e qual foi sua fonte de inspiração?

Valdemar Iódice: Sou de uma família italiana unida e criativa. Meu desejo pela moda despertou dentro desta tradição familiar. Cresci vendo minha mãe, que era modista, trabalhar com esmero em seu ateliê, cortando e confeccionando roupas. Na década de 1950, comecei a ajuda-la na oficina. Depois passei a auxiliar meu tio, que era especialista em camisaria. Eu fazia malhas que vendia para meus primos e amigos. Assim o negócio foi se estruturando.

ITT Press: Sua marca se destaca por coleções sofisticadas de moda feminina. Quando se lançou no mercado e como evoluiu seu processo de criação?

Valdemar: Eu lancei a marca em 1987. Foi um processo de crescimento gradual. Eu comecei na verdade com malharia, cujas peças em mesmo criava e desenvolvia. Depois comecei com as linhas em jeans e prêt-à-porter premium. Hoje a coleção da Iódice compõe jeanswear, moda casual feminina e masculina e vestidos sofisticados de festa.

ITT Press: Os desfiles de moda no Brasil começaram com o Phytoervas Fashion (1993) e Morumbi Fashion, que deram origem ao São Paulo Fashion Week. Como foi a participação da Iódice nas passarelas?

Valdemar: Meu primeiro desfile foi no início dos anos 90, no Estúdio Cinematográfico Adrenalina, em São Paulo, com a participação da Claudia Liz (modelo mais requisitada da época). Participei também desde o primeiro Morumbi Fashion, em 1996, e das edições do SPFW.

ITT Press: Qual a coleção mais antológica que produziu e quais os maiores desafios que enfrentou?

Valdemar: A Iódice foi se consolidando aos poucos. Apesar das crises que afetaram o mercado brasileiro naquela época, nós conseguimos resistir, pois nunca desviamos do nosso foco, nem do nosso público e temos uma empresa organizada. O desfile de 1997, Universo da Dança, reforçou a identidade da marca, cujo forte sempre foi o design e o esmero na confecção. Outra produção marcante foi a criação do Catálogo da Virada do Século, em 2000, que trouxe Isabeli Fontana na capa ainda adolescente (se tornaria uma das supermodelos brasileiras mais bem pagas do mundo). A coleção que mais me emocionou foi a Tropical Art, que fizemos ano passado, por ocasião do aniversário da Iódice. Abrimos a SPFW no Palácio Tangará, com um desfile maravilhoso, tendo como cenário o Parque Burle Max. Reuni também looks dos 10 melhores entre cerca de 40 desfile fizemos, para exposição.

ITT Press: E como se deu a expansão da sua marca pelo Brasil, um país continental e tão plural?

Valdemar: A consolidação da marca passou pela abrangência das coleções, como também pela criação da nossa rede de lojas, que mantém a identidade da marca, com uma linha de produtos adequada ao nosso público. Nossa primeira loja foi inaugurada há tem 20 anos (1998) no Shopping Iguatemi São Paulo. Em março de 2001, abrimos a flagship store (loja-conceito) na Rua Oscar Freire, também em São Paulo, um espaço de 500 metros quadrados distribuídos em três pavimentos que abriga tanto a linha feminina quanto masculina. Depois vieram as lojas do Shopping Ibirapuera, (capital paulista); Rio de Janeiro, Maringá (Paraná), Ribeirão Preto (interior de São Paulo); Recife e Salvador (Nordeste), além de franquias em várias cidades brasileira, de Norte a Sul.

ITT Press: Mas como Iódice fideliza suas clientes em regiões tão distintas no Brasil?

Valdemar: Nosso DNA é vestir uma mulher urbana e contemporânea, que está presente em qualquer parte do mundo. Acabei de fazer a coleção (Inverno 2018) Viagem ao Peru, inspirada na rica cultura daquele País, mas sem caracterização. Para sobreviver no mundo da moda, é preciso se reinventar sempre. Tenho até duas gerações de consumidoras fiéis à marca, porque encontram nela uma mulher atual.

ITT Press: Há quem diga que a “era dos desfiles” e da imposição da moda está chegando ao fim, pois as mulheres estão revendo valores em relação ao consumo. O que pensa sobre isso?

Valdemar: Não acho que os desfiles vão acabar nunca, pois sua realização é a forma que os criadores têm para mostrar seus trabalhos. Eu tenho meu público, que é sofisticado e exigente. Se fosse assim, as grandes marcas mundiais passariam a divulgar só pela internet. Hoje a moda está mais democrática é verdade, e as marcas devem manter loja física e o e-commerce para sustentar suas vendas. Não me preocupo com temáticas de estação, mas sim em pontuar minha marca como atitude, inovando na modelagem e nos materiais. A moda é um produto universal de consumo versátil. Vai existir sempre.

ITT Press: Como diretor criativo, qual a sua opinião sobre o conceito Awaytomars, cuja ideia é a cocriação da moda através de uma plataforma online colaborativa? É viável?

Valdemar: São movimentos que podem agregar valor a um determinado produto. Até agora, não pensei sobre isso. Mas nunca se pode dizer que não faremos.

ITT Press: Como vê a chegada da Indústria 4.0 no setor de confecção?

Valdemar: Não tenho opinião formada sobre isso, mas acho que o mundo caminha, cada vez mais, para a tecnologia, para a digitalização dos processos, e as empresas terão que se adaptar. Mas também penso que não será uma ação imediata. O mundo não fala a mesma língua em todos os lugares. Há de se ter tempo para a transição para este novo modelo.

ITT Press: E quanto à exigência de uma indústria da moda com responsabilidade socioambiental?

Valdemar: Minha roupa é sustentável. A lavagem dos jeans é realizada em lavanderias que fazem tratamento e reciclagem de água, que usam processos não poluentes, etc. Nosso trabalho é feito com carinho e com amor e isso passa pela escolha dos produtos que usamos nas coleções. Hoje há no mercado têxtil fibras sintéticas muito mais evoluídas do que se tinha no passado. O algodão é uma fibra nobre e confortável, mas a poliamida e o poliéster, por exemplo, proporcionam maior leveza, intensidade de cor, secagem rápida e podem conter atributos que modifi cam suas características. A viscose também avançou muito nos últimos anos e hoje é vista como fi bra ecológica. No Brasil, a oferta de fi bras sintéticas e artifi ciais não supre toda a demanda da indústria. A Iodice trabalha com 50% de tecidos nacionais e 50% de importados. Na linha denim e sarja o algodão é muito utilizado, mas nos segmentos de malharia e de tecidos planos para moda, ele perdeu espaço para as fi bras sintéticas.

ITT Press: A Iódice tem confecção própria ou trabalha com terceirizados?

Valdemar: Temos um departamento interno de criação e desenvolvimento que realiza pesquisa, estilo e modelagem, pilotagem e estamparia dos tecidos. Trabalho com cerca de 60 confecções de São Paulo e Paraná, capacitadas para atender nossas coleções. Há casos também na modalidade private label com nosso design.

ITT Press: O que espera para o mercado da moda? Está otimista com o crescimento da economia brasileira?

Valdemar: Apesar do momento econômico complicado, e este ano tem Copa do Mundo e Eleições, sou otimista sim. Lancei a nova coleção em nosso showroom que está batendo as metas de vendas. Estive em Cuiabá (Mato Grosso do Sul), na maison Corpo e Arte onde lancei a Coleção Inverno/2018 que foi um sucesso. O segredo da Iódice estar há tanto tempo no mercado é a consistência do seu desenvolvimento de produto, sem perder o DNA da marca, e claro, fazendo upgrade quando necessário para atender os desejos de seus consumidores. As pessoas vão continuar usando tecidos, independentemente de qualquer novo material que venha surgir.

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Edição por: Márcia Mariano
Publicado por ITT Press - International Top Trends - ed.110

Data de publicação: 05/08/2018

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