Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Um encontro inesperado com Ugo Castellana

Sou o tipo de pessoa que não gosta de ser tirada de sua rotina, particularmente no ambiente de trabalho e num momento em que cada minuto desperdiçado pode provocar um acúmulo de problemas. Por essa razão, quando fui chamado pelo diretor do escritório para projetar um vídeo na sala de reuniões, trazido por um senhor que nunca havia visto, ou que pelo menos não me recordava de tê-lo visto antes, disse para mim mesmo: “espero que aquele DVD não me faça caprichos e que eu volte para minha sala com a mesma velocidade com que tentei me livrar desse encargo”.

Entrei na sala e me deparei com um senhor de fino trato, já com seus 80 anos, que falava sobre sua vida para o diretor do escritório e uma colega de trabalho. Cumprimentei-o rapidamente e já me coloquei a arrumar os fios do aparelho de DVD para projetar o tal filme e retornar logo para minhas tarefas. Claro que o DVD não funcionou de imediato e, enquanto tentava descobrir qual o fio apresentava defeito, ouvia as histórias que aquele senhor contava com imenso prazer.

Ele não sabia, mas na época eu tinha colocado na cabeça (idéia que não deixei de lado) que escreveria um livro falando sobre as experiências de vida de pessoas de idade já avançada, mas com tamanha vontade de viver, que chegam a fazer sombra em grande parte da juventude. Então, quando o vídeo finalmente funcionou e fui convidado para continuar por ali,  esqueci-me do tempo, dos compromissos e simplesmente me deixei envolver pelas histórias de quem tinha tanto para falar.

O vídeo, rodado em 2005, falava da vida daquele senhor que estava diante de mim, que havia feito fama na Itália como estilista e, a partir dos anos 60, também por aqui, no Brasil. Nasceu em plena Belle Époque, numa casa situada na Via Apia Antica, a estrada que liga a zona portuária ao centro de Roma, um lugar ainda hoje com belos campos e longe do burburinho frenético dos turistas caminhando pelas ruas da cidade eterna. Sua infância foi cercada por mulheres de forte personalidade, entre as quais sua irmã, da qual carrega consigo ternas lembranças. Já da sua mãe, marcou-me o fato de levá-lo com certa periodicidade às casas de pessoas com dificuldades financeiras, para que aprendesse que aquele mundo onde vivia não era compartilhado por todos, razão pela qual, acredito, deveria dar valor ao que lhe era dado.

Anos mais tarde, já adolescente, contrai tuberculose, num momento em que não existia cura para essa doença, contagiosa e que, portanto, obrigara-lhe a certo isolamento (a formação escolástica, por exemplo, teve que prosseguir por meio de aulas particulares). Em busca da cura, foi viver num sanatório na Suíça, onde o clima frio deveria colaborar para a melhora. O clima não ajudou, mas sim a penicilina, descoberta pouco depois e que lhe permitiu viver uma longa e produtiva vida dedicada à moda.

O mundo da moda ele conheceu primeiramente pela mãe, tias e primas, mulheres de grande elegância, segundo suas próprias palavras. Foi, porém, Emilio Schuberth, grande estilista daquela época, cujo nome pode ser comparado ao que é hoje Valentino e do qual sua mãe era cliente, quem o estimulou a entrar para a Accademia della Moda. Convite aceito, começa uma carreira de grande sucesso na Itália, onde, trabalhando primeiramente com Schuberth, exercita seu talento com pessoas de grande importância na sociedade da época, como a Princesa Soraya da Pérsia, as Rainhas do Egito e da Grécia e as divas do cinema, Sophia Loren e Gina Lollobrigida. A convivência com essas pessoas, aliás, fazem-no compreender que os mitos vivem apenas em nossas cabeças, já que os famosos também são de carne e osso e provavelmente mais acessíveis do que aqueles que apenas se acreditam famosos.

Lá pelas tantas, já em seu próprio atelier, confecciona um modelo para uma jornalista brasileira, que faz sucesso com ele em Paris e instiga Nina Ricci, ao vê-lo, a querer saber mais sobre esse jovem talentoso, ao qual lhe propõe trabalhar com ela. O convite foi uma honra, sobretudo numa época em que a França ainda ditava a moda do mundo, não obstante a italiana já começasse a colocar suas mangas de fora. Entretanto, Paris tinha apenas o Sena e não o Tibre e ele não podia viver longe da sua cidade natal.

Tempo depois, o jovem estilista foi convidado a mostrar suas criações durante a 5ª FENIT (Feira Nacional da Indústria Têxtil), em São Paulo. Junto com ele, vieram Valentino e as irmãs Fontana, já muito procuradas pelas divas do cinema internacional, como Audrey Hepburn. Foi ele, entretanto, que causou frisson na imprensa e acabou recebendo proposta de trabalho de uma famosa confecção brasileira e de casamento, por parte da amiga jornalista. Aceitou ambas as propostas e veio morar no Brasil, país que lhe encantava pelas cores intensas, fontes de inspiração.

Não sei bem o que aconteceu com seu casamento, que me parece terminou algum tempo depois. Quanto ao trabalho na confecção da Rua Oriente, para o qual ganhava US$ 2 mil por mês, uma bela retribuição para a época, em poucos meses havia decidido deixá-lo por ter certeza de que não era aquilo que queria fazer, mas sim a alta moda. Começou, então, a trilhar sua nova carreira no Brasil, que não foi tão fácil como a de Roma, já que por lá tinha apoio da família e dos amigos, enquanto que por aqui contava apenas com seu talento.

Embora não tão fácil a empreitada brasileira, aquele senhor cuja história me contava com tanto prazer, agora já sem a presença do diretor do escritório, que havia retornado às suas atividades, deixando-o com minha colega Paola, conseguiu atingir um nível de sucesso que poucos conseguem provar. Talvez usar tecidos brasileiros, enquanto os demais estilistas usavam produtos franceses, tenha sido um grande diferencial. A criatividade, porém, era seu ponto forte e aos poucos foi conquistando a confiança de atrizes como Maria Della Costa e Cacilda Becker, ou cantoras, como Elis Regina, que lhe expuseram na mídia a ponto da mídia querê-lo dentro dela. Nesse momento, foi convidado por Maria Teresa Gregori a participar de seu programa, onde tinha um quadro em que respondia a perguntas sobre moda, que depois o levaram a outros programas, nos quais chegou até mesmo a cozinhar!

E continuei a ouvir àquele senhor que me era cada vez mais familiar, contando sobre seu atelier na Rua Oscar Freire, quando ainda era uma rua residencial. Tratava-se de um espaço com capacidade para receber no máximo 200 e tantas pessoas e, como o público era muito maior na época de lançamento das coleções, com autorização da prefeitura e intervenção dos caminhões das redes de televisão, fechava a Oscar Freire para os grandes desfiles, entre a Bela Cintra e a Haddock Lobo. Uma ousadia para a época, que provocou a inveja de muitas pessoas, a ponto desse atelier, considerado o mais belo da época, ter sido arrombado e roubado. Um prejuízo de um milhão e meio de dólares, que quase levou à falência o protagonista dessa história que tento reportar com fidelidade.

 Resolveu que a televisão era incompatível com sua vida, concentrando-se no seu trabalho que era o de fazer homens e mulheres, sobretudo, externarem seus lados glamorosos. Para os homens lançou os primeiros ternos coloridos, bem como adotou o jeans na sua confecção. Já para as mulheres, continuou a criar peças únicas, ora bordadas com sementes, ora com pedras brasileiras, e todas com profundo bom gosto, premiadas no Brasil e no exterior e cujo maior reconhecimento, na minha opinião, foi uma exposição no Museu de Arte de São Paulo, ainda sob a batuta de Pietro Maria Bardi.

Hoje, Ugo Castellana, personagem dessa história, vive parte do tempo no Brasil e parte na Itália. Divide, portanto, a vida entre os campos italianos que tanto lhe faltam e o país que lhe acolheu há exatos 50 anos. Exemplo de vida a ser seguido. Figura que confirma o que um grande amigo, também italiano, me disse há um tempo atrás, ou seja, que a razão da vida é deixar uma marca e Castellana deixou e ainda deixa suas marcas que estimulam quem o conhece a superar problemas e buscar a vitória com galhardia. Agradeço ao acaso por ter-me dado a oportunidade de conhecê-lo.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Ronaldo Padovani - ronaldo.padovani@terra.com.br
Foto do documentário "Ugo Castellana per Ugo" - www.documentariougocastellana.wordpress.com

Data de publicação: 15/08/2011

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Cristais Preciosa® e Focus Têxtil: mais uma brilhante parceria para o Inverno 2015
Pela terceira temporada consecutiva, a Cristais Preciosa® ingressa no Inverno 2015 em importante parceria com a Focus Têxtil, patrocinando road show que leva informações de moda aos principais pólos do País. Burgundy, Indian Pink, Rose Opal e Starlight Gold são alguns dos nomes em destaque na novíssima cartela de lançamentos da Preciosa® para o mercado mundial de moda e que já estão bem ao alcance dos criadores brasileiros.  2014-09-02 - Tags: cristais preciosa focus textil teatro bradesco bourbon shopping são paulo

Acompanhe a 1ª edição do Week-End Textile
A dupla de portugueses Marta Marques e Paulo Almeida, da grife Marques Almeida e a designer de moda finlandesa Satu Maaranen estiveram esta semana em São Paulo para coordenar dois dias de workshops voltados ao trabalho com as bases da indústria da moda. A novidade aconteceu no Week-End Textile, promovido pelo Première Vision São Paulo em 22 e 23 de agosto.  2014-08-26 - Tags: satu maaranen première vision marques almeida week-end textile canatiba werner

APP MODA LIVRE monitora 45 marcas e varejistas de roupa
Dia 18 de agosto, estrou no ar a mais recente atualização do aplicativo Moda Livre. Disponível gratuitamente para Android e iPhone, o APP apresenta de forma ágil e acessível as medidas que as principais marcas e varejistas de roupa do país vêm tomando para evitar que as peças vendidas a seus clientes sejam produzidas por trabalho escravo. Lançado em dezembro de 2013, o APP foi desenvolvido pela ONG Repórter Brasil, referência nacional na defesa dos direitos humanos.  2014-08-21 - Tags: moda livre app ong repórter brasil direitos trabalhistas

6º Concurso Moda Inclusiva
Estudante de moda em seu terceiro ano de graduação, a paranaense Jéssyca Ghirardi foi a grande vencedora da 6ª edição do Concurso Moda Inclusiva, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e apoiado pela Vicunha Têxtil.  2014-08-20 - Tags: moda inclusiva vicunha Índigo brins fórum internacional de moda inclusiva e sustentabilidade

Tecelagem antecipa três macro tendências da próxima temporada
Minisséries e filmes inspiram estampas do inverno 2015 da Santaconstancia. Se para as marcas de varejo é o momento de apresentar suas coleções de verão, para a Santaconstancia é hora de olhar para o Inverno 2015. Assim, a tecelagem apresenta sua coleção para a próxima temporada, chamada de Transição, com cores vibrantes e explorando a magia de minisséries e seriados internacionais como fonte de inspiração para três macrotendências: Nada Real, SCI-Fi Universe e Power Black.  2014-08-14 - Tags: inverno 2015 santaconstancia malharia coleções macrotendências

Moda será um dos segmentos contemplados no Prêmio Brasil Criativo
O prêmio oficial do Ministério da Cultura reunirá 21 categorias da Economia Criativa. Entre as categorias, moda, gastronomia, arquitetura e design estão contemplados. Acontece dia 28 de agosto onde o universo da economia criativa poderá prestigiar em uma cerimônia no Itaú Cultural o lançamento do Prêmio Brasil Criativo - Nossa essência, reconhecida, o qual as inscrições serão iniciadas no mesmo dia, as 0h00. O Prêmio é em prol do conhecimento e desenvolvimento da economia criativa brasileira já realizada no país. “O Prêmio Brasil Criativo é uma ferramenta que irá contribuir com a economia criativa no país, reconhecendo a criatividade brasileira e fomentando a inovação para o desenvolvimento sustentável no Brasil”, comemora Lucas Foster, um dos idealizadores e coordenador-geral da iniciativa.  2014-08-13 - Tags: ministério da cultura economia criativa itaú cultural moda prémio prêmio brasil criativo lucas foster projecthub

Coleção de Marc Jacobs é apresentada na Galeries Lafayette
Detalhes suntuosos marcam a coleção outono-inverno 2014 do estilista Marc Jacobs. Os produtos abusam de detalhes discretos, porém marcantes e que valorizam o look feminino a qualquer hora. A linha de bolsas, por exemplo, é um retorno ao luxo clássico: linhas limpas, uma paleta de cores elegante, materiais requintados e ricos detalhes.  2014-08-07 - Tags: marc jacobs galeries lafayette

O clássico que nunca sai da moda
Nesse ano, o destaque do guarda-roupa feminino é a renda. Resistindo ao tempo e as passarelas, o tecido que antes era visto apenas em pequenos detalhes nas peças, hoje já é considerado um item importante na hora de compor um visual. Na gravidez, por exemplo, além de ressaltar a feminilidade, a renda proporciona um estilo romântico, uma característica desse momento especial na vida da mulher.  2014-08-06 - Tags: miss mammy renda

Um look determina credibilidade?
Você acorda, levanta da cama, dirige-se ao guarda-roupa e pensa: com que roupa eu vou hoje? Não importa se o compromisso é na faculdade, no escritório ou com a família, sempre ficamos em dúvida sobre o que vestir e nem percebemos qual é o critério de nossas escolhas. A idade importa, o estilo, o corpo e a ocasião dão referências do que podemos fazer, mas e depois?  2014-08-05 - Tags: capricornio textil

Levi's® Skateboarding amplia apoio aos DIY Para a América Do Sul
Levi's® Skateboarding Collection está comprometida em apoiar a comunidade do skate, por intermédio de campanhas de benefícios que oferecem acesso ao skateboarding. Depois do apoio à HolyStoked Collective para a construção do DIY em Bangalore, Índia, e com o que Jamie O'Brien coordenou em Joanesburgo, África do Sul, a Levi's® Skateboarding foi para La Paz, Bolívia, para apoiar Milton Arellano e seus esforços para tornar o esporte acessível à grande comunidade.  2014-08-04 - Tags: levis skateboarding holystoked collective

Workshop Canatiba Lab Fall/Winter 2015
A Canatiba Denim Industry promove no dia 07 de agosto, quinta-feira, na Casa das Caldeiras, em São Paulo, um workshop sobre a confirmação das tendências do inverno 2015, com palestras ministradas pela consultora de moda Bia Aidar. Fundamentado por referências internacionais que devem pautar o setor nas próximas estações, o evento que terá um formato mais intimista, permitirá aos participantes absorver um pouco sobre as novidades do setor, bem como sobre os próximos lançamentos da empresa.  2014-07-30 - Tags: canatiba denim

Janome decide implantar sistema de gestão Omega
A multinacional japonesa Janome decidiu implantar em sua subsidiária no Brasil, após intensa pesquisa de mercado, o sistema de gestão OMEGA da ABC71. André Rodrigues, Gerente Geral da Janome do Brasil, liderou pessoalmente o processo de escolha do ERP para a empresa. A companhia necessitava de controle total das informações (faturamento, cobrança, estoque).  2014-07-29 - Tags: janome abc71 janome do brasi

C&A lança coleção infantil com tecidos 100% naturais
A C&A apresenta uma novidade dentro do segmento Infantil, a coleção Essentials Baby da Disney, toda elaborada com algodão orgânico. Pela plataforma de Sustentabilidade, a empresa foi a primeira no Brasil a lançar um programa contínuo de produtos, em suas lojas, utilizando essa matéria-prima. Além disso, tem também o compromisso de ampliar cada vez mais o uso do algodão orgânico no desenvolvimento das suas coleções. Esse material é cultivado sem o uso de fertilizantes químicos, pesticidas ou reguladores de crescimento.  2014-07-24 - Tags: essentials baby c&a disney

Cedro disponibiliza mostruário para os principais polos confeccionistas brasileiros
Através de showrooms regionais, ou apresentação presencial via representantes de vendas, confeccionistas tem acesso a todo mostruário de tecidos da empresa. Projeto, denominado “AQUI SOMOS CEDRO”, faz parte das ações de relacionamento com clientes de todo o País.  2014-07-18 - Tags: cedro textil aqui somos cedro

Importações de vestuário cresceram 5,95%
Nos primeiros cinco meses do ano, somente as importações de vestuário apresentaram aumento de 5,95%, em valor, comparativamente com o mesmo período em 2013. Em volume, o aumento de roupas importadas de janeiro a maio foi de 1,93%, segundo dados do Sistema Alice/MDIC. Já as importações totais de têxteis e confeccionados, entre janeiro e maio deste ano, cresceram 3,44%, em valor.  2014-07-16 - Tags: vestuario ibge

Guess chega ao Rio de Janeiro
A Guess abre sua primeira loja no Rio de Janeiro, no BarraShopping nesta quinta, 03 de Julho. Na ocasião, a marca apresenta um preview de sua coleção primavera 2015 e apresenta sua nova campanha. Dirigida por Paul Marciano, diretor criativo da Guess?, Inc., e fotografada por Yu Tsai, colaborador de longa data GUESS, a campanha traz os modelos Olivia Greenfield, Danielle Knudson, Samantha Hoopes, Nicoleta Vaculov e o brasileiro Gui Fedrizzi aproveitando sol da Califórnia em um cenário paradisíaco em Laguna Beach.  2014-07-14 - Tags: guess barrashopping laguna beach

Campanha publicitária do Emana® com modelo Marília Moreno
A Rhodia, empresa do grupo Solvay, acaba de lançar a campanha publicitária do fio Emana®. O ensaio é estrelado pela modelo Marília Moreno que fotografou 15 looks produzidos especialmente para a campanha. Daniel Ueda é o stylist e Otávio Costa assina as fotos que estarão em diversos veículos de comunicação nos próximos meses. Marcas como Alexandre Herchcovitch, Damyller e Calvin Klein já possuem produtos com a tecnologia Emana®.  2014-07-11 - Tags: emana rhodia daniel ueda alexandre herchcovitch grupo solvay

Mudar para que e para onde?
O tema sustentabilidade é uma constante nas apresentações institucionais das empresas. Mas muito além do meio ambiente, é preciso rever este valor, entendendo sua importância e seu impacto na cadeia produtiva e no comportamento de consumo. A sustentabilidade sobrevive sobre três pilares: o ambientalmente correto, o socialmente justo e o economicamente viável.  2014-07-10 - Tags: editorial itt 94

Tecnologia e moda: Alta costura feita a partir de pó de plástico
Criação rápida de protótipos, sem moldes e matrizes é a chave para a originalidade e personalização, principalmente no mundo da moda. Uma tecnologia desenvolvida pelos cientistas da Bayer MaterialScience, divisão de Materiais Inovadores do Grupo Bayer, torna possível a fabricação de peças de roupas sob medida a partir de plástico em pó.  2014-07-08 - Tags: bayer materialscience grupo bayer

ABEST marca presença na Europa
Com apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) levará marcas brasileiras para representar a moda nacional durante o verão europeu. Em julho, a entidade realiza visitas de negócios a showrooms de Londres e Milão, terminando o roteiro na Who’s Next Summer Edition, feira parisiense que acontece entre os dias 4 e 7 de julho.  2014-07-07 - Tags: abest paris apex brasil