Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Um encontro inesperado com Ugo Castellana

Sou o tipo de pessoa que não gosta de ser tirada de sua rotina, particularmente no ambiente de trabalho e num momento em que cada minuto desperdiçado pode provocar um acúmulo de problemas. Por essa razão, quando fui chamado pelo diretor do escritório para projetar um vídeo na sala de reuniões, trazido por um senhor que nunca havia visto, ou que pelo menos não me recordava de tê-lo visto antes, disse para mim mesmo: “espero que aquele DVD não me faça caprichos e que eu volte para minha sala com a mesma velocidade com que tentei me livrar desse encargo”.

Entrei na sala e me deparei com um senhor de fino trato, já com seus 80 anos, que falava sobre sua vida para o diretor do escritório e uma colega de trabalho. Cumprimentei-o rapidamente e já me coloquei a arrumar os fios do aparelho de DVD para projetar o tal filme e retornar logo para minhas tarefas. Claro que o DVD não funcionou de imediato e, enquanto tentava descobrir qual o fio apresentava defeito, ouvia as histórias que aquele senhor contava com imenso prazer.

Ele não sabia, mas na época eu tinha colocado na cabeça (idéia que não deixei de lado) que escreveria um livro falando sobre as experiências de vida de pessoas de idade já avançada, mas com tamanha vontade de viver, que chegam a fazer sombra em grande parte da juventude. Então, quando o vídeo finalmente funcionou e fui convidado para continuar por ali,  esqueci-me do tempo, dos compromissos e simplesmente me deixei envolver pelas histórias de quem tinha tanto para falar.

O vídeo, rodado em 2005, falava da vida daquele senhor que estava diante de mim, que havia feito fama na Itália como estilista e, a partir dos anos 60, também por aqui, no Brasil. Nasceu em plena Belle Époque, numa casa situada na Via Apia Antica, a estrada que liga a zona portuária ao centro de Roma, um lugar ainda hoje com belos campos e longe do burburinho frenético dos turistas caminhando pelas ruas da cidade eterna. Sua infância foi cercada por mulheres de forte personalidade, entre as quais sua irmã, da qual carrega consigo ternas lembranças. Já da sua mãe, marcou-me o fato de levá-lo com certa periodicidade às casas de pessoas com dificuldades financeiras, para que aprendesse que aquele mundo onde vivia não era compartilhado por todos, razão pela qual, acredito, deveria dar valor ao que lhe era dado.

Anos mais tarde, já adolescente, contrai tuberculose, num momento em que não existia cura para essa doença, contagiosa e que, portanto, obrigara-lhe a certo isolamento (a formação escolástica, por exemplo, teve que prosseguir por meio de aulas particulares). Em busca da cura, foi viver num sanatório na Suíça, onde o clima frio deveria colaborar para a melhora. O clima não ajudou, mas sim a penicilina, descoberta pouco depois e que lhe permitiu viver uma longa e produtiva vida dedicada à moda.

O mundo da moda ele conheceu primeiramente pela mãe, tias e primas, mulheres de grande elegância, segundo suas próprias palavras. Foi, porém, Emilio Schuberth, grande estilista daquela época, cujo nome pode ser comparado ao que é hoje Valentino e do qual sua mãe era cliente, quem o estimulou a entrar para a Accademia della Moda. Convite aceito, começa uma carreira de grande sucesso na Itália, onde, trabalhando primeiramente com Schuberth, exercita seu talento com pessoas de grande importância na sociedade da época, como a Princesa Soraya da Pérsia, as Rainhas do Egito e da Grécia e as divas do cinema, Sophia Loren e Gina Lollobrigida. A convivência com essas pessoas, aliás, fazem-no compreender que os mitos vivem apenas em nossas cabeças, já que os famosos também são de carne e osso e provavelmente mais acessíveis do que aqueles que apenas se acreditam famosos.

Lá pelas tantas, já em seu próprio atelier, confecciona um modelo para uma jornalista brasileira, que faz sucesso com ele em Paris e instiga Nina Ricci, ao vê-lo, a querer saber mais sobre esse jovem talentoso, ao qual lhe propõe trabalhar com ela. O convite foi uma honra, sobretudo numa época em que a França ainda ditava a moda do mundo, não obstante a italiana já começasse a colocar suas mangas de fora. Entretanto, Paris tinha apenas o Sena e não o Tibre e ele não podia viver longe da sua cidade natal.

Tempo depois, o jovem estilista foi convidado a mostrar suas criações durante a 5ª FENIT (Feira Nacional da Indústria Têxtil), em São Paulo. Junto com ele, vieram Valentino e as irmãs Fontana, já muito procuradas pelas divas do cinema internacional, como Audrey Hepburn. Foi ele, entretanto, que causou frisson na imprensa e acabou recebendo proposta de trabalho de uma famosa confecção brasileira e de casamento, por parte da amiga jornalista. Aceitou ambas as propostas e veio morar no Brasil, país que lhe encantava pelas cores intensas, fontes de inspiração.

Não sei bem o que aconteceu com seu casamento, que me parece terminou algum tempo depois. Quanto ao trabalho na confecção da Rua Oriente, para o qual ganhava US$ 2 mil por mês, uma bela retribuição para a época, em poucos meses havia decidido deixá-lo por ter certeza de que não era aquilo que queria fazer, mas sim a alta moda. Começou, então, a trilhar sua nova carreira no Brasil, que não foi tão fácil como a de Roma, já que por lá tinha apoio da família e dos amigos, enquanto que por aqui contava apenas com seu talento.

Embora não tão fácil a empreitada brasileira, aquele senhor cuja história me contava com tanto prazer, agora já sem a presença do diretor do escritório, que havia retornado às suas atividades, deixando-o com minha colega Paola, conseguiu atingir um nível de sucesso que poucos conseguem provar. Talvez usar tecidos brasileiros, enquanto os demais estilistas usavam produtos franceses, tenha sido um grande diferencial. A criatividade, porém, era seu ponto forte e aos poucos foi conquistando a confiança de atrizes como Maria Della Costa e Cacilda Becker, ou cantoras, como Elis Regina, que lhe expuseram na mídia a ponto da mídia querê-lo dentro dela. Nesse momento, foi convidado por Maria Teresa Gregori a participar de seu programa, onde tinha um quadro em que respondia a perguntas sobre moda, que depois o levaram a outros programas, nos quais chegou até mesmo a cozinhar!

E continuei a ouvir àquele senhor que me era cada vez mais familiar, contando sobre seu atelier na Rua Oscar Freire, quando ainda era uma rua residencial. Tratava-se de um espaço com capacidade para receber no máximo 200 e tantas pessoas e, como o público era muito maior na época de lançamento das coleções, com autorização da prefeitura e intervenção dos caminhões das redes de televisão, fechava a Oscar Freire para os grandes desfiles, entre a Bela Cintra e a Haddock Lobo. Uma ousadia para a época, que provocou a inveja de muitas pessoas, a ponto desse atelier, considerado o mais belo da época, ter sido arrombado e roubado. Um prejuízo de um milhão e meio de dólares, que quase levou à falência o protagonista dessa história que tento reportar com fidelidade.

 Resolveu que a televisão era incompatível com sua vida, concentrando-se no seu trabalho que era o de fazer homens e mulheres, sobretudo, externarem seus lados glamorosos. Para os homens lançou os primeiros ternos coloridos, bem como adotou o jeans na sua confecção. Já para as mulheres, continuou a criar peças únicas, ora bordadas com sementes, ora com pedras brasileiras, e todas com profundo bom gosto, premiadas no Brasil e no exterior e cujo maior reconhecimento, na minha opinião, foi uma exposição no Museu de Arte de São Paulo, ainda sob a batuta de Pietro Maria Bardi.

Hoje, Ugo Castellana, personagem dessa história, vive parte do tempo no Brasil e parte na Itália. Divide, portanto, a vida entre os campos italianos que tanto lhe faltam e o país que lhe acolheu há exatos 50 anos. Exemplo de vida a ser seguido. Figura que confirma o que um grande amigo, também italiano, me disse há um tempo atrás, ou seja, que a razão da vida é deixar uma marca e Castellana deixou e ainda deixa suas marcas que estimulam quem o conhece a superar problemas e buscar a vitória com galhardia. Agradeço ao acaso por ter-me dado a oportunidade de conhecê-lo.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Ronaldo Padovani - ronaldo.padovani@terra.com.br
Foto do documentário "Ugo Castellana per Ugo" - www.documentariougocastellana.wordpress.com

Data de publicação: 15/08/2011

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Fórum contempla tendências de moda e novos hábitos de consumo
As primeiras palestras do Fórum Couromoda/São Paulo Prêt-à-Porter 2018 ressaltaram a importância da inovação para fomentar os negócios de moda na era digital. Tudo com foco no novo perfil de consumidor, que procura mais que serviços, produtos e segue em busca de experiências autênticas com as marcas.  2018-01-16 - Tags: tendere couromoda 2018 tendencias de moda habitos de consumo sao paulo pret a porter 2018

Lectra apresenta nova identidade de marca inspirada na era digital
A Lectra apresentou, em Paris, sua nova identidade visual que expressa a estratégia global da companhia de focar nos clientes e nos conceitos da indústria 4.0. Parceira em tecnologia para empresas que utilizam tecidos e couros, a Lectra reforça seu foco estratégico na era digital, voltado para os mercados de moda e confecção, automobilístico e móveis.  2018-01-12 - Tags: lectra identidade visual alexis noal empowering customers through industrial intelligence industria 4 0 celine choussy bedouet

Hudtelfa lança Coleção Premium com tecidos de alta densidade
A Hudtelfa, indústria têxtil paulista que atua no mercado há 84 anos nos segmentos de moda, calçados e tecidos de decoração, acaba de lançar a coleção “Premium” 2018.  2018-01-11 - Tags: hudtelfa juliano renaux premium 2018 tricolines gabardines sarjas confeccionistas

Roupa esportiva, sustentável e tecnológica será destaque na Semana de Moda de Berlin
Urban Outdoor é o nome da nova tendência global de moda, onde a realidade do asfalto encontra o romantismo da aventura. De Tóquio a Nova York, passando por Berlin, roupas feitas de tecidos e acessórios funcionais, despertam o interesse de uma legião de novos consumidores, amantes de moda, tecnologia e natureza.  2018-01-10 - Tags: semana de moda de berlin roupa esportiva urban outdoor greenshowroom ethical fashion show olaf schmidt messe frankfurt fashiontech fashion sustain

Retrospectiva: Ícones do DFB Festival analisam influências da moda autoral
Chegando à maioridade, no auge dos seus 18 anos, o DFB Festival (que adequou sua marca anterior Dragão Fashion Brasil aos novos tempos de hashtags) trouxe ao mercado alguns ícones da chamada moda autoral, nome dado às criações de estilistas e grifes que valorizam o trabalho artesanal, a identidade nacional e a criatividade como assinatura.  2017-12-15 - Tags: dfb festival moda autoral dragao fashion brasil 2018 claudio silveira itt press 107 almerinda maria lindebergue fernandes camila arrais melk z

Dudu Bertholini assume coordenação criativa de Moda no IED São Paulo
O designer Dudu Bertholini assume a coordenação criativa da área de Moda do Instituto Europeu de Design – IED São Paulo. A faculdade, fundada em Milão há mais de 50 anos e presente no Brasil desde 2005, tem em seu DNA a formação de profissionais conectados com o mercado nas mais diversas áreas do Design.  2017-12-14 - Tags: ied sao paulo dudu bertholini eventos sao paulo coordenacao de moda

Swarovski no Fashion Awards
A Swarovski, parceira e patrocinadora oficial do Fashion Awards 2017, continuou seu apoio e celebração da comunidade mundial da moda, em Londres. Os convidados foram recebidos pelo Prologue, uma instalação de Fredrikson Stallard com mais de 8.000 cristais da Swarovski de cor de ouro e topázio que irradiavam sua magia na escada do Royal Albert Hall.  2017-12-13 - Tags: maria grazia chiuri christian dior premio swarovski pela mudança positiva swarovski azzedine alaia

Evento promoveu com diversas ações discussão sobre moda inclusiva
No último final de semana, dias 8 e 9 de dezembro, aconteceu na Unibes Cultural uma série de ações para levar a moda a todos. Entre eles o 9º desfile do concurso internacional de Moda Inclusiva realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a 2ª edição do MoDe realizado pela Abepem, a Inclusive que trouxe uma exposição e workshop inédito com o Instituto Irmãos Campana.  2017-12-12 - Tags: concurso internacional de moda inclusiva abepem mode instituto campana secretaria de estado dos direitos da pessoa com deficiencia

Pinterest 100: Tendências para experimentar em 2018
O Pinterest divulga hoje o relatório Pinterest 100 para 2018, uma previsão global de tendências sobre as principais ideias para experimentar no próximo ano. As pessoas usam o Pinterest para planejar suas vidas, então, em vez de olharmos o que foi tendência em 2017, focamos no que os usuários no mundo todo estão procurando e salvando para fazer no futuro, em 2018.  2017-12-12 - Tags: pinterest pinterest 100 pinterest 2018 tendencias rede social

Conheça a Eth&Co, plataforma de moda slow criada para valorizar o design brasileiro
Levar a moda slow e sustentável aos mais diversos cantos do país e valorizar designers brasileiros. Este é o propósito da Eth&Co, e-commerce desenhado com a inspiração e os sonhos das empreendedoras Bruna Daros, Priscila Bajon e Bruna Zampollo.  2017-12-12 - Tags: eth&co moda slow ecommerce bruna doros upcycling sustentavel marketplace slow design

Marca de moda urbanwear se destaca por estampas exclusivas feitas na hora
Pioneira no comércio online de peças personalizadas, a Korova apostou em uma proposta que visa a exclusividade. Marca conta com o apoio da Global Química & Moda no fornecimento de equipamentos e suprimentos para produção do mix.  2017-12-08 - Tags: gqm global quimica e moda epson epson surecolor f2000 korova

Pantone anuncia a cor de 2018 – Ultra Violet
Um tom de roxo dramático, provocativo e pensativo, PANTONE 18-3838 Ultra Violet traz originalidade, engenhosidade e pensamentos visionários que apontam para o futuro. Complexo e contemplativo, Ultra Violet sugere os mistérios do cosmos, a intriga do que está por vir e as descobertas que estão além da nossa compreensão.  2017-12-07 - Tags: pantone 2018 pantone pantone color of the year 2018 pantone 18-3838 ultra violet ultra violet

Egrey, Juliana Jabour e Adriana Barra se reúnem em evento com diversas ações
Entre os dias 8 e 9 de dezembro acontece na Unibes Cultural uma série de ações para levar a moda a todos. Entre eles o 9º desfile do concurso internacional de Moda Inclusiva realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a 2ª edição do MoDe realizado pela Abepem, a Inclusive que traz uma exposição e workshop inédito com o Instituto Irmãos Campana.  2017-12-06 - Tags: mode 2017 abepem moda inclusiva adriana barra juliana jabur mario queiroz isaac silva

Levi’s® lança documentário sobre o projeto de skateboarding em Manaus
Há pouco mais de 10 anos a Levi’s® Global deu início ao projeto DIY – Do It Yourself - de construção de skateparks ao redor do mundo. E a construção dessa pista especial em Manaus, local destinado para acolher essa iniciativa no Brasil, resultou no desenvolvimento de um documentário marcado para estrear dia 04/12, e que estará disponível nas redes sociais da marca a partir do dia 15/12.  2017-11-30 - Tags: levis brasil skateboarding do it yourself manaus levi's® skateboarding

Vitrine: desperte a curiosidade
A curiosidade aproximará seu cliente da vitrine. Essa frase resume o que acontece quando a criatividade é usada da maneira ideal e atrativa, resultando numa comunicação visual eficaz.  2017-11-29 - Tags: vitrine marketing varejo vendas visual merchandising

À La Garçonne inaugura loja no Iguatemi São Paulo
A À La Garçonne, marca de Fábio Souza e que tem Alexandre Herchcovitch no estilo, abriu as portas de sua segunda loja em São Paulo, no Shopping Iguatemi. O espaço recebe as peças da coleção 02-2017, apresentada no último desfile da marca no Theatro Municipal, além de modelos únicos, já que uma das características da ALG são suas peças exclusivas, em especial as pintadas à mão.  2017-11-27 - Tags: a la garçonne fabio souza alexandre herchcovitch shopping iguatemi

O algodão colorido da Paraíba desfila na primeira Semana de Moda Sustentável em São Paulo
A Natural Cotton Color tem participação intensa na Brasil Eco Fashion Week (BEFW), primeira semana de moda sustentável do Brasil que acontece de 21 a 24 de novembro, em São Paulo. A moda produzida em João Pessoa-PB com algodão colorido orgânico vai ocupar a passarela, o showroom, o Espaço LAB e ainda será representada por Francisca Vieira, CEO e estilista da marca, em mesa de conversa sobre "Moda e saberes tradicionais".  2017-11-21 - Tags: natural cotton color brasil eco fashion week befw francisca vieira fashion revolution brasil

O caminho da moda sustentável
O mercado consumidor mundial e brasileiro vêm sofrendo mudanças na maneira como consome. A consciência social e a procura por produtos éticos crescem nas plataformas digitais diariamente e parte da população está mais atenta na hora da compra, buscando marcas que não agridam o meio ambiente.  2017-11-14 - Tags: sustentabilidade universo sustentavel luan valloto nossa roupa que conta historia

Alunos da FGV apresentam tendências e soluções para a moda sustentável
Estudantes da disciplina Formação Integrada para a Sustentabilidade (FIS), da FGV EAESP, e o Moda Limpa criaram o Espaço Lab, uma área de 286 m2 onde os visitantes poderão conhecer iniciativas inspiradoras para o futuro da moda, além dos desafios e das perspectivas para o setor.  2017-11-14 - Tags: fgv fundacao getulio vargas unibes cultural brasil eco fashion week espaço lab sustentabilidade avaliacao do ciclo de vida

Maria Filó comemora 20 anos de trajetória
Foi por meio do trabalho rico em tricô, no Rio de Janeiro, que tudo começou. Desde 1997 a Maria Filó encanta mulheres com suas criações, servindo como fonte de inspiração em seu dia a dia. A essência que, há 20 anos, conquistou as mulheres cariocas, continua presente a cada coleção e é a protagonista nessas duas décadas de história. Realçar a beleza feminina e inspirar mulheres em todos os encontros da vida é o que move a Maria Filó.  2017-11-10 - Tags: maria filo mood cool artsy trico malharia vestuario 20 anos