Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Um encontro inesperado com Ugo Castellana

Sou o tipo de pessoa que não gosta de ser tirada de sua rotina, particularmente no ambiente de trabalho e num momento em que cada minuto desperdiçado pode provocar um acúmulo de problemas. Por essa razão, quando fui chamado pelo diretor do escritório para projetar um vídeo na sala de reuniões, trazido por um senhor que nunca havia visto, ou que pelo menos não me recordava de tê-lo visto antes, disse para mim mesmo: “espero que aquele DVD não me faça caprichos e que eu volte para minha sala com a mesma velocidade com que tentei me livrar desse encargo”.

Entrei na sala e me deparei com um senhor de fino trato, já com seus 80 anos, que falava sobre sua vida para o diretor do escritório e uma colega de trabalho. Cumprimentei-o rapidamente e já me coloquei a arrumar os fios do aparelho de DVD para projetar o tal filme e retornar logo para minhas tarefas. Claro que o DVD não funcionou de imediato e, enquanto tentava descobrir qual o fio apresentava defeito, ouvia as histórias que aquele senhor contava com imenso prazer.

Ele não sabia, mas na época eu tinha colocado na cabeça (idéia que não deixei de lado) que escreveria um livro falando sobre as experiências de vida de pessoas de idade já avançada, mas com tamanha vontade de viver, que chegam a fazer sombra em grande parte da juventude. Então, quando o vídeo finalmente funcionou e fui convidado para continuar por ali,  esqueci-me do tempo, dos compromissos e simplesmente me deixei envolver pelas histórias de quem tinha tanto para falar.

O vídeo, rodado em 2005, falava da vida daquele senhor que estava diante de mim, que havia feito fama na Itália como estilista e, a partir dos anos 60, também por aqui, no Brasil. Nasceu em plena Belle Époque, numa casa situada na Via Apia Antica, a estrada que liga a zona portuária ao centro de Roma, um lugar ainda hoje com belos campos e longe do burburinho frenético dos turistas caminhando pelas ruas da cidade eterna. Sua infância foi cercada por mulheres de forte personalidade, entre as quais sua irmã, da qual carrega consigo ternas lembranças. Já da sua mãe, marcou-me o fato de levá-lo com certa periodicidade às casas de pessoas com dificuldades financeiras, para que aprendesse que aquele mundo onde vivia não era compartilhado por todos, razão pela qual, acredito, deveria dar valor ao que lhe era dado.

Anos mais tarde, já adolescente, contrai tuberculose, num momento em que não existia cura para essa doença, contagiosa e que, portanto, obrigara-lhe a certo isolamento (a formação escolástica, por exemplo, teve que prosseguir por meio de aulas particulares). Em busca da cura, foi viver num sanatório na Suíça, onde o clima frio deveria colaborar para a melhora. O clima não ajudou, mas sim a penicilina, descoberta pouco depois e que lhe permitiu viver uma longa e produtiva vida dedicada à moda.

O mundo da moda ele conheceu primeiramente pela mãe, tias e primas, mulheres de grande elegância, segundo suas próprias palavras. Foi, porém, Emilio Schuberth, grande estilista daquela época, cujo nome pode ser comparado ao que é hoje Valentino e do qual sua mãe era cliente, quem o estimulou a entrar para a Accademia della Moda. Convite aceito, começa uma carreira de grande sucesso na Itália, onde, trabalhando primeiramente com Schuberth, exercita seu talento com pessoas de grande importância na sociedade da época, como a Princesa Soraya da Pérsia, as Rainhas do Egito e da Grécia e as divas do cinema, Sophia Loren e Gina Lollobrigida. A convivência com essas pessoas, aliás, fazem-no compreender que os mitos vivem apenas em nossas cabeças, já que os famosos também são de carne e osso e provavelmente mais acessíveis do que aqueles que apenas se acreditam famosos.

Lá pelas tantas, já em seu próprio atelier, confecciona um modelo para uma jornalista brasileira, que faz sucesso com ele em Paris e instiga Nina Ricci, ao vê-lo, a querer saber mais sobre esse jovem talentoso, ao qual lhe propõe trabalhar com ela. O convite foi uma honra, sobretudo numa época em que a França ainda ditava a moda do mundo, não obstante a italiana já começasse a colocar suas mangas de fora. Entretanto, Paris tinha apenas o Sena e não o Tibre e ele não podia viver longe da sua cidade natal.

Tempo depois, o jovem estilista foi convidado a mostrar suas criações durante a 5ª FENIT (Feira Nacional da Indústria Têxtil), em São Paulo. Junto com ele, vieram Valentino e as irmãs Fontana, já muito procuradas pelas divas do cinema internacional, como Audrey Hepburn. Foi ele, entretanto, que causou frisson na imprensa e acabou recebendo proposta de trabalho de uma famosa confecção brasileira e de casamento, por parte da amiga jornalista. Aceitou ambas as propostas e veio morar no Brasil, país que lhe encantava pelas cores intensas, fontes de inspiração.

Não sei bem o que aconteceu com seu casamento, que me parece terminou algum tempo depois. Quanto ao trabalho na confecção da Rua Oriente, para o qual ganhava US$ 2 mil por mês, uma bela retribuição para a época, em poucos meses havia decidido deixá-lo por ter certeza de que não era aquilo que queria fazer, mas sim a alta moda. Começou, então, a trilhar sua nova carreira no Brasil, que não foi tão fácil como a de Roma, já que por lá tinha apoio da família e dos amigos, enquanto que por aqui contava apenas com seu talento.

Embora não tão fácil a empreitada brasileira, aquele senhor cuja história me contava com tanto prazer, agora já sem a presença do diretor do escritório, que havia retornado às suas atividades, deixando-o com minha colega Paola, conseguiu atingir um nível de sucesso que poucos conseguem provar. Talvez usar tecidos brasileiros, enquanto os demais estilistas usavam produtos franceses, tenha sido um grande diferencial. A criatividade, porém, era seu ponto forte e aos poucos foi conquistando a confiança de atrizes como Maria Della Costa e Cacilda Becker, ou cantoras, como Elis Regina, que lhe expuseram na mídia a ponto da mídia querê-lo dentro dela. Nesse momento, foi convidado por Maria Teresa Gregori a participar de seu programa, onde tinha um quadro em que respondia a perguntas sobre moda, que depois o levaram a outros programas, nos quais chegou até mesmo a cozinhar!

E continuei a ouvir àquele senhor que me era cada vez mais familiar, contando sobre seu atelier na Rua Oscar Freire, quando ainda era uma rua residencial. Tratava-se de um espaço com capacidade para receber no máximo 200 e tantas pessoas e, como o público era muito maior na época de lançamento das coleções, com autorização da prefeitura e intervenção dos caminhões das redes de televisão, fechava a Oscar Freire para os grandes desfiles, entre a Bela Cintra e a Haddock Lobo. Uma ousadia para a época, que provocou a inveja de muitas pessoas, a ponto desse atelier, considerado o mais belo da época, ter sido arrombado e roubado. Um prejuízo de um milhão e meio de dólares, que quase levou à falência o protagonista dessa história que tento reportar com fidelidade.

 Resolveu que a televisão era incompatível com sua vida, concentrando-se no seu trabalho que era o de fazer homens e mulheres, sobretudo, externarem seus lados glamorosos. Para os homens lançou os primeiros ternos coloridos, bem como adotou o jeans na sua confecção. Já para as mulheres, continuou a criar peças únicas, ora bordadas com sementes, ora com pedras brasileiras, e todas com profundo bom gosto, premiadas no Brasil e no exterior e cujo maior reconhecimento, na minha opinião, foi uma exposição no Museu de Arte de São Paulo, ainda sob a batuta de Pietro Maria Bardi.

Hoje, Ugo Castellana, personagem dessa história, vive parte do tempo no Brasil e parte na Itália. Divide, portanto, a vida entre os campos italianos que tanto lhe faltam e o país que lhe acolheu há exatos 50 anos. Exemplo de vida a ser seguido. Figura que confirma o que um grande amigo, também italiano, me disse há um tempo atrás, ou seja, que a razão da vida é deixar uma marca e Castellana deixou e ainda deixa suas marcas que estimulam quem o conhece a superar problemas e buscar a vitória com galhardia. Agradeço ao acaso por ter-me dado a oportunidade de conhecê-lo.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Ronaldo Padovani - ronaldo.padovani@terra.com.br
Foto do documentário "Ugo Castellana per Ugo" - www.documentariougocastellana.wordpress.com

Data de publicação: 15/08/2011

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


A dona do denim
A experiência profissional de Anna Maria Marzorati Kuntz se confunde com a história atual de uma das mais importantes companhias têxteis do mundo: a Vicunha Têxtil.  2014-11-14 - Tags: anna maria marzorati kuntz vicunha textil itt 96

Um ano atípico
O calendário de moda é dividido em três partes. A primeira é referente às tendências, pesquisas e desenvolvimento de produtos têxteis desde o fio até a estamparia e tingimentos, passando pela construção e beneficiamentos.  2014-11-14 - Tags: itt 96 editorial

Brasil Beyond desembarca em Xangai
Talentos da moda brasileira vão para China em ação promovida pela Apex-Brasil durante os dias 17 e 21 de novembro. Objetivo é exportar criações de qualidade com assinatura Made in Brazil.  2014-11-13 - Tags: abicalcados abit abest apex brasil brasil beyond made in brazil

INVISTA apresenta estratégia na Europa
A INVISTA escolheu o Denim by Première Vision para apresentar oficialmente a estratégia LYCRA® MOVES DENIM na Europa, depois do lançamento oficial no Brasil, primeiro mercado global a receber a ação. O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro na Fira Montjuïc, em Barcelona.  2014-10-29 - Tags: denim by premiere vision invista

Levi’s lança campanha com histórias de fãs brasileiros da marca
Com o nome de “Live in Levi’s”, a campanha foca na celebração de momentos reais em que fãs da grife vestem o produto. Entre os temas abordados pelos fãs estão: primeiros encontros, nascimentos, viagens e baladas. Os brasileiros já estão participando dessa ação de marketing.  2014-10-28 - Tags: live in levis jennifer sey

O voto útil
O trágico acidente que causou a morte de um dos mais importantes candidatos à Presidência da República brasileira, o ex-governador Eduardo Campos, chocou o País, forçando-nos a repensar o processo político nacional. Precisamos entender a importância da nação no cenário latino-americano e global. Temos papel fundamental na retomada, na continuidade e no crescimento econômico-social mundial.  2014-10-17 - Tags: itt 95 editorial

Tommy Hilfiger lança bolsa em apoio ao Breast Health International
O Grupo Tommy Hilfiger, que pertence a PVH [NYSE: PVH], anuncia a continuação de sua campanha de apoio ao Brest Health International (BHI), fundação sem fins lucrativos que lidera pesquisas e tratamentos em combate ao câncer de mama. Pelo oitavo ano consecutivo, a Tommy Hilfiger desenvolveu uma edição limitada de bolsas femininas e irá doar parte das vendas mundiais à fundação BHI. No Brasil, a marca tem parceria com a Organização Orientavida.  2014-10-08 - Tags: orientavida tommy hilfiger patrick demarchelier

15ª edição do Minas Trend apresenta coleções Outono/Inverno 2015
Começa nesta terça-feira (07/10), a 15ª edição da semana de moda Minas Trend, em Belo Horizonte, no Expominas. Realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, o evento lança novidades para o outono/inverno 2015.  2014-10-07 - Tags: minas trend expominas belo horizonte fiemg

Espelho Lycra é nova ação da grife em shoppings
A partir desta sexta-feira (03/10), uma ação de marketing da Lycra permitirá ao público interagir em um cenário criado pela marca, além de compartilhar fotos nas redes sociais. Batizada de Lycra Moves You, a campanha pretende interagir diretamente com os consumidores por meio de experiência com um espelho em shoppings de São Paulo e do Rio de Janeiro.  2014-10-06 - Tags: lycra lycra moves you shopping eldorado shopping barra nvista

Casa de Criadores e Texbrasil anunciam finalistas do BtoBe
A Casa de Criadores e o Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, mantido pela Abit e pela Apex-Brasil), com patrocínio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), anunciam quais são os 12 finalistas do projeto BtoBe (Brazilians to Be). As avaliações foram feitas pelas equipes idealizadoras do concurso.  2014-09-22 - Tags: texbrasil casa de criadores sebrae btobe brazilians to be

Karl Lagerfeld ganha corner na Galeries Lafayette Haussmann
Com o fim do verão no Hemisfério Norte, o mês de setembro é sinônimo de muitas novidades na Galeries Lafayette Haussmann. Agora mesmo, acabaram de desembarcar no terceiro andar da loja de departamentos mais tradicional da Europa as coleções prêt-à-porter e de acessórios do estilista Karl Lagerfeld para uma nova temporada em Paris.  2014-09-19 - Tags: galeries lafayette haussmann karl lagerfeld bolsas kuilted boulevard haussmann

Novidades na linha de tecidos profissionais retardantes a chamas
Após surpreender o mercado de vestuário profissional com o lançamento dos tecidos retardantes a chamas com tecnologia Proban®, resultado de uma parceria com a Rhodia que concedeu a exclusividade de uso da técnica pela Cedro Textil, a tecelagem mineira, líder nacional do segmento workwear, irá apresentar durante a realização da próxima FISP – Feira Internacional de Segurança e Proteção -, novos artigos da linha com acabamentos combinados.  2014-09-18 - Tags: fisp proban rhodia workwear

Texbrasil e SCMC lançam programa para CEOs e diretores com foco em inovação
O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) trabalha há nove anos para fortalecer a identidade catarinense na moda e no design e fortalecer as criações feitas no estado através da inovação tanto em processos quanto em produtos. Na última semana, a iniciativa recebeu mais uma vez o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit).  2014-09-16 - Tags: santa catarina moda e cultura scmc abit texbrasil

Mega Polo Moda comemora nove anos
O Mega Polo Moda, shopping de atacado e pronta-entrega mais importante da América Latina, comemora nove anos na próxima semana. Entre os dias 15 e 19, o shopping vai ganhar decoração especial e os clientes que aproveitarem a semana para fazer compras terão vantagens exclusivas. Durante toda a semana, as lojas oferecerão formas de pagamento facilitadas, descontos especiais e brindes exclusivos.  2014-09-12 - Tags: mega polo moda america latina pronta entrega

Marca californiana promove intervenção artística do fotógrafo Mark Oblow
Nesta terça-feira, dia 9 de setembro, a partir das 19h, a galeria do Cartel 011 abriga a intervenção artística do fotógrafo e artista norte-americano Mark Oblow. Após abertura, o Cartel011 e a Stance armam festa para convidados que contará com DJ Akin (Metanol FM) e Rodolfo Tavares (Colab 011), no Absolut Inn.  2014-09-09 - Tags: cartel 011 mark oblow stance

Fashionroom entra em clima fresh com linha Resort
Você sabe como aquela loja preferida garimpa as peças mais bacanas da estação? Algumas multimarcas espalhadas pelo Brasil visitam espaços em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, polos da moda do país, para escolher as novas coleções das marcas do momento. Antes de chegar ao consumidor final, profissionais envolvidos em todo o processo fazem uma espécie de curadoria com itens que serão hits das próximas estações.  2014-09-08 - Tags: fashionroom resort

Somente a competência dá direito à crítica
A competitividade industrial em qualquer segmento possui três pilares: o olhar crítico dentro da própria estrutura de negócios; a constante inovação de processos, procedimentos e produtos, independente da crise econômica e o reconhecimento de que a concorrência existe e é necessária para que haja inovação técnica e crescimento de mercado.  2014-09-03 - Tags: editorial textilia 93

Cristais Preciosa® e Focus Têxtil: mais uma brilhante parceria para o Inverno 2015
Pela terceira temporada consecutiva, a Cristais Preciosa® ingressa no Inverno 2015 em importante parceria com a Focus Têxtil, patrocinando road show que leva informações de moda aos principais pólos do País. Burgundy, Indian Pink, Rose Opal e Starlight Gold são alguns dos nomes em destaque na novíssima cartela de lançamentos da Preciosa® para o mercado mundial de moda e que já estão bem ao alcance dos criadores brasileiros.  2014-09-02 - Tags: cristais preciosa focus textil teatro bradesco bourbon shopping são paulo

Cultura popular estampada
Trabalho acadêmico inédito da colaboradora da ITT Laura Ayako, descreve a relação entre o universo da moda e as manifestações da cultura popular paulista, analisando a cartela de cores, a estamparia e a confecção.  2014-09-01 - Tags: laura yamane itt95 cultura popular