Language

Estampas & Padrões
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Um encontro inesperado com Ugo Castellana

Sou o tipo de pessoa que não gosta de ser tirada de sua rotina, particularmente no ambiente de trabalho e num momento em que cada minuto desperdiçado pode provocar um acúmulo de problemas. Por essa razão, quando fui chamado pelo diretor do escritório para projetar um vídeo na sala de reuniões, trazido por um senhor que nunca havia visto, ou que pelo menos não me recordava de tê-lo visto antes, disse para mim mesmo: “espero que aquele DVD não me faça caprichos e que eu volte para minha sala com a mesma velocidade com que tentei me livrar desse encargo”.

Entrei na sala e me deparei com um senhor de fino trato, já com seus 80 anos, que falava sobre sua vida para o diretor do escritório e uma colega de trabalho. Cumprimentei-o rapidamente e já me coloquei a arrumar os fios do aparelho de DVD para projetar o tal filme e retornar logo para minhas tarefas. Claro que o DVD não funcionou de imediato e, enquanto tentava descobrir qual o fio apresentava defeito, ouvia as histórias que aquele senhor contava com imenso prazer.

Ele não sabia, mas na época eu tinha colocado na cabeça (idéia que não deixei de lado) que escreveria um livro falando sobre as experiências de vida de pessoas de idade já avançada, mas com tamanha vontade de viver, que chegam a fazer sombra em grande parte da juventude. Então, quando o vídeo finalmente funcionou e fui convidado para continuar por ali,  esqueci-me do tempo, dos compromissos e simplesmente me deixei envolver pelas histórias de quem tinha tanto para falar.

O vídeo, rodado em 2005, falava da vida daquele senhor que estava diante de mim, que havia feito fama na Itália como estilista e, a partir dos anos 60, também por aqui, no Brasil. Nasceu em plena Belle Époque, numa casa situada na Via Apia Antica, a estrada que liga a zona portuária ao centro de Roma, um lugar ainda hoje com belos campos e longe do burburinho frenético dos turistas caminhando pelas ruas da cidade eterna. Sua infância foi cercada por mulheres de forte personalidade, entre as quais sua irmã, da qual carrega consigo ternas lembranças. Já da sua mãe, marcou-me o fato de levá-lo com certa periodicidade às casas de pessoas com dificuldades financeiras, para que aprendesse que aquele mundo onde vivia não era compartilhado por todos, razão pela qual, acredito, deveria dar valor ao que lhe era dado.

Anos mais tarde, já adolescente, contrai tuberculose, num momento em que não existia cura para essa doença, contagiosa e que, portanto, obrigara-lhe a certo isolamento (a formação escolástica, por exemplo, teve que prosseguir por meio de aulas particulares). Em busca da cura, foi viver num sanatório na Suíça, onde o clima frio deveria colaborar para a melhora. O clima não ajudou, mas sim a penicilina, descoberta pouco depois e que lhe permitiu viver uma longa e produtiva vida dedicada à moda.

O mundo da moda ele conheceu primeiramente pela mãe, tias e primas, mulheres de grande elegância, segundo suas próprias palavras. Foi, porém, Emilio Schuberth, grande estilista daquela época, cujo nome pode ser comparado ao que é hoje Valentino e do qual sua mãe era cliente, quem o estimulou a entrar para a Accademia della Moda. Convite aceito, começa uma carreira de grande sucesso na Itália, onde, trabalhando primeiramente com Schuberth, exercita seu talento com pessoas de grande importância na sociedade da época, como a Princesa Soraya da Pérsia, as Rainhas do Egito e da Grécia e as divas do cinema, Sophia Loren e Gina Lollobrigida. A convivência com essas pessoas, aliás, fazem-no compreender que os mitos vivem apenas em nossas cabeças, já que os famosos também são de carne e osso e provavelmente mais acessíveis do que aqueles que apenas se acreditam famosos.

Lá pelas tantas, já em seu próprio atelier, confecciona um modelo para uma jornalista brasileira, que faz sucesso com ele em Paris e instiga Nina Ricci, ao vê-lo, a querer saber mais sobre esse jovem talentoso, ao qual lhe propõe trabalhar com ela. O convite foi uma honra, sobretudo numa época em que a França ainda ditava a moda do mundo, não obstante a italiana já começasse a colocar suas mangas de fora. Entretanto, Paris tinha apenas o Sena e não o Tibre e ele não podia viver longe da sua cidade natal.

Tempo depois, o jovem estilista foi convidado a mostrar suas criações durante a 5ª FENIT (Feira Nacional da Indústria Têxtil), em São Paulo. Junto com ele, vieram Valentino e as irmãs Fontana, já muito procuradas pelas divas do cinema internacional, como Audrey Hepburn. Foi ele, entretanto, que causou frisson na imprensa e acabou recebendo proposta de trabalho de uma famosa confecção brasileira e de casamento, por parte da amiga jornalista. Aceitou ambas as propostas e veio morar no Brasil, país que lhe encantava pelas cores intensas, fontes de inspiração.

Não sei bem o que aconteceu com seu casamento, que me parece terminou algum tempo depois. Quanto ao trabalho na confecção da Rua Oriente, para o qual ganhava US$ 2 mil por mês, uma bela retribuição para a época, em poucos meses havia decidido deixá-lo por ter certeza de que não era aquilo que queria fazer, mas sim a alta moda. Começou, então, a trilhar sua nova carreira no Brasil, que não foi tão fácil como a de Roma, já que por lá tinha apoio da família e dos amigos, enquanto que por aqui contava apenas com seu talento.

Embora não tão fácil a empreitada brasileira, aquele senhor cuja história me contava com tanto prazer, agora já sem a presença do diretor do escritório, que havia retornado às suas atividades, deixando-o com minha colega Paola, conseguiu atingir um nível de sucesso que poucos conseguem provar. Talvez usar tecidos brasileiros, enquanto os demais estilistas usavam produtos franceses, tenha sido um grande diferencial. A criatividade, porém, era seu ponto forte e aos poucos foi conquistando a confiança de atrizes como Maria Della Costa e Cacilda Becker, ou cantoras, como Elis Regina, que lhe expuseram na mídia a ponto da mídia querê-lo dentro dela. Nesse momento, foi convidado por Maria Teresa Gregori a participar de seu programa, onde tinha um quadro em que respondia a perguntas sobre moda, que depois o levaram a outros programas, nos quais chegou até mesmo a cozinhar!

E continuei a ouvir àquele senhor que me era cada vez mais familiar, contando sobre seu atelier na Rua Oscar Freire, quando ainda era uma rua residencial. Tratava-se de um espaço com capacidade para receber no máximo 200 e tantas pessoas e, como o público era muito maior na época de lançamento das coleções, com autorização da prefeitura e intervenção dos caminhões das redes de televisão, fechava a Oscar Freire para os grandes desfiles, entre a Bela Cintra e a Haddock Lobo. Uma ousadia para a época, que provocou a inveja de muitas pessoas, a ponto desse atelier, considerado o mais belo da época, ter sido arrombado e roubado. Um prejuízo de um milhão e meio de dólares, que quase levou à falência o protagonista dessa história que tento reportar com fidelidade.

 Resolveu que a televisão era incompatível com sua vida, concentrando-se no seu trabalho que era o de fazer homens e mulheres, sobretudo, externarem seus lados glamorosos. Para os homens lançou os primeiros ternos coloridos, bem como adotou o jeans na sua confecção. Já para as mulheres, continuou a criar peças únicas, ora bordadas com sementes, ora com pedras brasileiras, e todas com profundo bom gosto, premiadas no Brasil e no exterior e cujo maior reconhecimento, na minha opinião, foi uma exposição no Museu de Arte de São Paulo, ainda sob a batuta de Pietro Maria Bardi.

Hoje, Ugo Castellana, personagem dessa história, vive parte do tempo no Brasil e parte na Itália. Divide, portanto, a vida entre os campos italianos que tanto lhe faltam e o país que lhe acolheu há exatos 50 anos. Exemplo de vida a ser seguido. Figura que confirma o que um grande amigo, também italiano, me disse há um tempo atrás, ou seja, que a razão da vida é deixar uma marca e Castellana deixou e ainda deixa suas marcas que estimulam quem o conhece a superar problemas e buscar a vitória com galhardia. Agradeço ao acaso por ter-me dado a oportunidade de conhecê-lo.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Ronaldo Padovani - ronaldo.padovani@terra.com.br
Foto do documentário "Ugo Castellana per Ugo" - www.documentariougocastellana.wordpress.com

Data de publicação: 15/08/2011

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Convocação global de moda e tendências no Sul da Europa
A MOMAD METRÓPOLIS, Salão Internacional de Têxtil, Calçado e Complementos, organizada pela IFEMA, celebrarão a sua terceira edição, de 12 a 14 de setembro na Feira de Madrid, no âmbito da maior convocação global de moda e tendências do Sul da Europa. Um espaço único e exclusivo dirigido ao profissional, que surge da coincidência em datas e local de realização de cinco eventos, líderes nos seus respetivos setores.  2014-04-16 - Tags: momad metrÓpolis salão internacional de têxtil calçado complementos ifema feria de madrid moda tendências europa feira compradores

Nova liderança no mercado brasileiro de perfumaria
O Boticário assumiu a liderança do mercado brasileiro de perfumaria em 2013, segundo o mais recente balanço do Instituto Euromonitor, que estuda o segmento de higiene e beleza. Com essa conquista, a marca chega ao topo do maior mercado consumidor de perfumaria do mundo – posição que o Brasil ocupa desde 2010, quando superou os Estados Unidos no consumo de perfumes. O mercado nacional totalizou R$ 15 bilhões no ano passado (15,6% do total).  2014-04-16 - Tags: o boticário perfumaria instituto euromonitor higiene beleza make b

Ronaldo Silvestre apresenta coleção Atlantis Blue
Ronaldo Silvestre prepara-se para o Dragão Fashion Brasil 2014 onde apresentará a Coleção Atlantis Blue, com peças que mixam a seda artesanal e o jeans da Capricórnio Têxtil, que pela segunda vez apóia o estilista. Para os modelos que serão apresentados no dia 24 de abril, em Fortaleza, a Capricórnio enviou artigos da Linha Platinum, que acaba de ser lançada para o Verão 2015, além de um artigo da Linha Clássicos.  2014-04-16 - Tags: ronaldo silvestre dragao fashion brasil atlantis blue capricornio linha platinum

Plus Size inicia movimento de profissionalização do setor
Esse mês chega ao mercado a “Fashion Curvy”, empresa fundada pela jornalista e empresária Joyce Matsushita, com foco na profissionalização do mercado de moda plus size. Precursora do movimento há oito anos, quando lançou no Brasil a top internacional Fluvia Lacerda e foi sua empresária até o final de 2012, a jornalista foi peça fundamental para a construção de uma nova era para o setor. “O mercado GG, como o conheci, era totalmente rotulado e só carregava estigmas negativos. Na mídia, os gordinhos ganhavam destaque somente em matérias de doenças cardiovasculares, diabetes ou obesidade mórbida. Por conta disso, optei por lançar um novo nome para o setor, o Plus Size, e a partir daí pudemos começar a escrever uma nova história, mas desta vez mostrando beleza, aceitação e autoestima”, explica Joyce.  2014-04-15 - Tags: fashion curvy plus size editorial fotografia joyce matsushita fluvia lacerda

Saia da zona de conforto
A Textília é uma publicação em constante aprimoramento, tendo passado por vários conceitos de editoria. Assim como o setor, sofremos com nosso processo de internacionalização desde 1994, mas sabemos da importância da atuação internacional e não desistimos. No momento atual, há empresas que insistem em manter o status quo, permanecendo na zona de conforto e dedicando sua capacidade produtiva na totalidade ao mercado interno. Isso é um equívoco.  2014-04-15 - Tags: editorial textilia 91

Styling MPM serviço auxiliar na hora de abastecer suas lojas neste inverno
Com a produção da stylist Carol Roquete, o Styling MPM aborda quatro diferentes segmentos: feminino, masculino, infantil e plus size. O serviço vai auxiliar os clientes do shopping na hora de abastecer suas lojas neste inverno.  2014-04-14 - Tags: mega polo moda styling mpm stylist carol roquete feminino masculino infantil plus size. inverno 14

Primeira concept store de moda e design para homens no Brasil
Outono inverno Hemb. Tem tudo que envolve você é o título da nova campanha de outono inverno que a Hemb acaba de colocar na rua. Todo desenvolvimento do trabalho, criado especialmente para o terceiro ano de atividades da multimarcas de moda e design para homens, reafirmar o comportamento de um novo homem.  2014-04-10 - Tags: concept store hemb masculino moda inverno

Cristais na passarela do Fashion Rio
A coleção do designer mineiro Victor Dzenk entra em cena, na próxima quinta-feira, na edição de Verão 2015 do Fashion Rio com o o toque lúdico do desenho animado A Pequena Sereia e o brilho muito especial do genuíno cristal checo Preciosa®.  2014-04-09 - Tags: preciosa victor dzenk republica checa verao 2015 fashion rio

Coleção inspirada no filme Rio 2
A Brandili – grife de moda infantil – tem uma grande novidade para os pequenos que adoram animais: o filme Rio 2, animação que conquistou o Brasil, agora está estampado em uma linha de roupas exclusiva da marca. Rio 2, sequência do longa, que chega aos cinemas em março, promete ainda mais aventura e diversão na jornada de Blu, sua família e seus amigos. As cores e os personagens irreverentes foram as grandes inspirações da marca para criar os looks supercharmosos que estão presentes na coleção Inverno 2014 da Brandili.  2014-04-07 - Tags: brandili rio2 inverno 2014 infantil

Tressês de fitas são destaque no desfile de Ronaldo Fraga
A Tecelagem de Fitas Britânnia, empresa de Barbacena, MG, foi destaque na coleção “O caderno secreto de Candido Portinari” do estilista, também mineiro, Ronaldo Fraga para o verão 2015, que foi apresentada no São Paulo Fashion Week nesta quarta-feira, 02 de abril. Os tressês de fitas que brilharam na passarela do estilista são da Britânnia.  2014-04-03 - Tags: ronaldo fraga britannia tecelagem de fitas candido portinari sao paulo fashion week

Ronaldo Fraga veste o Rei do Mate
Desenhados pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga, os novos uniformes da rede Rei do Mate – maior rede de casas de chá do país – serão apresentados na 37ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW). O desfile do estilista acontecerá no dia 02 de abril.  2014-04-02 - Tags: rei do mate ronaldo fraga sao paulo fashion week uniformes

O mito da moda brasileira
Ativista incansável, Zuzu Angel travou uma campanha árdua contra o regime militar, até perder a vida misteriosamente, num fatídico acidente de automóvel na madrugada de 14 de abril de 1976, no Rio de Janeiro. Sua batalha era movida pela dor. Em 1971, quando os militares comandavam o País, seu filho Stuart Angel, estudante de economia e membro do partido revolucionário MR-8, que lutava contra a ditadura, desapareceu após ter sido preso e torturado pelo Serviço de Inteligência da Aeronáutica.  2014-04-01 - Tags: zuzu angel fatec maria adelina pereira stuart angel ronaldo fraga são paulo fashion week

Vitorino Campos apresenta coleção produzida com tecnologia de ponta
Estilista aclamado no mundo da moda, Vitorino Campos apresenta na 37ª edição do SPFW, no dia 1º de abril, às 17h30, a coleção de Verão 2015 Buraco Negro, que une a leveza do verão com a densidade do universo. As peças criadas contam com um diferencial: o uso de tecnologia de ponta para a confecção dos modelos. Campos utilizou as soluções Audaces nas principais etapas do processo criativo, união que permitiu trazer ao público o melhor do estilista, com cortes precisos e alta qualidade .  2014-04-01 - Tags: audaces vitorino campos spfw verao 2015 audaces digiflash audaces vestuario

Uniforme na moda
Como parte da parceria da Fundação Theatro Municipal de São Paulo com o São Paulo Fashion Week, o estilista Alexandre Herchcovitch e a grife Ellus desenharam conjuntamente os uniformes que serão usados pelos indicadores do Theatro, monitores das visitas guiadas, equipe técnica, cerimonial e camareiras.  2014-04-01 - Tags: theatro municipal de sao paulo sao paulo fashion week alexandre herchcovitch ellus uniforme

Cedro tem lucro histórico em 2013
Em 2013 a Cedro aumentou seu faturamento em 17,4% e registrou lucro líquido de R$16,4 milhões, segundo informações divulgadas pela empresa nesta quarta-feira, 26 de março de 2014. As atividades do grupo Cedro e Cachoeira registraram receita bruta de R$ 707 milhões, valor R$ 105 milhões superior à de 2012. Em números absolutos, o faturamento de 2013 é o maior da história de 141 anos da empresa.  2014-03-31 - Tags: cedro faturamento 2013 marketing mercado

Aviamentos na passarela do SPFW
Fique atento aos detalhes nas peças de Alexandre Herchcovitch e Animale que serão desfiladas neste São Paulo Fashion Week de Verão 2015. As duas marcas escolheram os aviamentos e matérias-primas da Lulitex para compor os looks da temporada. “O foco em grandes estilistas e marcas, como Herchcovitch, Animale e Osklen é um dos principais projetos da empresa para o ano de 2014  2014-03-27 - Tags: lulitex alexandre herchcovitch animale são paulo fashion week osklen sérgio maalouli

Resinados são a aposta para o outono
A Mucs Jeans propõe uma coleção de outono-inverno 2014 repleta de peças resinadas, que dão um novo aspecto ao jeans. Em calças com modelagens amplas, como as flare, ou em silhuetas mais ajustadas, o acabamento aparece combinado com detalhes pontuais, como zíperes na barra das peças. A mistura de materiais também ganha forma em um black jeans, com parte em resinado, que confere uma aparência alongada ao corpo quando vestida  2014-03-27 - Tags: resinados jeans outono falre arabescos xadrez buffalo check

Desenvolvimentos clássicos com atitude
A Addict lança sua coleção de inverno 2014, a primeira sob o comando de Maxime Perelmuter. "Desenvolvemos clássicos com atitude", é esse o lema do jovem estilista , novo diretor criativo da Addict. Para divulgar as peças, a Addict assinou uma parceria exclusiva com a oficina Itsu. A quatro mãos foi criada a campanha conceito da marca, que busca ressaltar ainda mais a ideia de cultura jovem da Addict  2014-03-25 - Tags: addict inverno 2014 maxime perelmuter oficina itsu cultura jovem streetwear rio de janeiro

Marca movimenta multidão de compradores no Rio de Janeiro
Forever 21 recebe mais de 2 mil pessoas em suas primeiras horas de funcionamento no Rio de Janeiro. Abertura da segunda loja da marca no país aconteceu às 11h deste sábado (22) no VillageMall.  2014-03-25 - Tags: village mall forever21 fast fashion moda rio de janeiro

Publicação espanhola premia Tavex por Svelt
A revista espanhola Actualidad Economica escolheu o Svelt, novo tecido da Tavex,como uma das 100 melhores ideias do ano passado, na categoria Estilo de Vida. A listagem completa será divulgada em abril mas a empresa já foi informada sobre esta inclusão entre os vencedores deste ano. A mesma categoria premiou ano passado as empresas 8 Golf, confecção para roupas inspiradas no golfe; L'oreal and Rowenta, de cuidados e alisamento de cabelos; a marca de roupas femininas Mango e a empresa de relógios Seiko.  2014-03-21 - Tags: tavex actualidad economica svelt verão 2015 golf loreal lilian yukimi kurosaki jeanswear