Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Um encontro inesperado com Ugo Castellana

Sou o tipo de pessoa que não gosta de ser tirada de sua rotina, particularmente no ambiente de trabalho e num momento em que cada minuto desperdiçado pode provocar um acúmulo de problemas. Por essa razão, quando fui chamado pelo diretor do escritório para projetar um vídeo na sala de reuniões, trazido por um senhor que nunca havia visto, ou que pelo menos não me recordava de tê-lo visto antes, disse para mim mesmo: “espero que aquele DVD não me faça caprichos e que eu volte para minha sala com a mesma velocidade com que tentei me livrar desse encargo”.

Entrei na sala e me deparei com um senhor de fino trato, já com seus 80 anos, que falava sobre sua vida para o diretor do escritório e uma colega de trabalho. Cumprimentei-o rapidamente e já me coloquei a arrumar os fios do aparelho de DVD para projetar o tal filme e retornar logo para minhas tarefas. Claro que o DVD não funcionou de imediato e, enquanto tentava descobrir qual o fio apresentava defeito, ouvia as histórias que aquele senhor contava com imenso prazer.

Ele não sabia, mas na época eu tinha colocado na cabeça (idéia que não deixei de lado) que escreveria um livro falando sobre as experiências de vida de pessoas de idade já avançada, mas com tamanha vontade de viver, que chegam a fazer sombra em grande parte da juventude. Então, quando o vídeo finalmente funcionou e fui convidado para continuar por ali,  esqueci-me do tempo, dos compromissos e simplesmente me deixei envolver pelas histórias de quem tinha tanto para falar.

O vídeo, rodado em 2005, falava da vida daquele senhor que estava diante de mim, que havia feito fama na Itália como estilista e, a partir dos anos 60, também por aqui, no Brasil. Nasceu em plena Belle Époque, numa casa situada na Via Apia Antica, a estrada que liga a zona portuária ao centro de Roma, um lugar ainda hoje com belos campos e longe do burburinho frenético dos turistas caminhando pelas ruas da cidade eterna. Sua infância foi cercada por mulheres de forte personalidade, entre as quais sua irmã, da qual carrega consigo ternas lembranças. Já da sua mãe, marcou-me o fato de levá-lo com certa periodicidade às casas de pessoas com dificuldades financeiras, para que aprendesse que aquele mundo onde vivia não era compartilhado por todos, razão pela qual, acredito, deveria dar valor ao que lhe era dado.

Anos mais tarde, já adolescente, contrai tuberculose, num momento em que não existia cura para essa doença, contagiosa e que, portanto, obrigara-lhe a certo isolamento (a formação escolástica, por exemplo, teve que prosseguir por meio de aulas particulares). Em busca da cura, foi viver num sanatório na Suíça, onde o clima frio deveria colaborar para a melhora. O clima não ajudou, mas sim a penicilina, descoberta pouco depois e que lhe permitiu viver uma longa e produtiva vida dedicada à moda.

O mundo da moda ele conheceu primeiramente pela mãe, tias e primas, mulheres de grande elegância, segundo suas próprias palavras. Foi, porém, Emilio Schuberth, grande estilista daquela época, cujo nome pode ser comparado ao que é hoje Valentino e do qual sua mãe era cliente, quem o estimulou a entrar para a Accademia della Moda. Convite aceito, começa uma carreira de grande sucesso na Itália, onde, trabalhando primeiramente com Schuberth, exercita seu talento com pessoas de grande importância na sociedade da época, como a Princesa Soraya da Pérsia, as Rainhas do Egito e da Grécia e as divas do cinema, Sophia Loren e Gina Lollobrigida. A convivência com essas pessoas, aliás, fazem-no compreender que os mitos vivem apenas em nossas cabeças, já que os famosos também são de carne e osso e provavelmente mais acessíveis do que aqueles que apenas se acreditam famosos.

Lá pelas tantas, já em seu próprio atelier, confecciona um modelo para uma jornalista brasileira, que faz sucesso com ele em Paris e instiga Nina Ricci, ao vê-lo, a querer saber mais sobre esse jovem talentoso, ao qual lhe propõe trabalhar com ela. O convite foi uma honra, sobretudo numa época em que a França ainda ditava a moda do mundo, não obstante a italiana já começasse a colocar suas mangas de fora. Entretanto, Paris tinha apenas o Sena e não o Tibre e ele não podia viver longe da sua cidade natal.

Tempo depois, o jovem estilista foi convidado a mostrar suas criações durante a 5ª FENIT (Feira Nacional da Indústria Têxtil), em São Paulo. Junto com ele, vieram Valentino e as irmãs Fontana, já muito procuradas pelas divas do cinema internacional, como Audrey Hepburn. Foi ele, entretanto, que causou frisson na imprensa e acabou recebendo proposta de trabalho de uma famosa confecção brasileira e de casamento, por parte da amiga jornalista. Aceitou ambas as propostas e veio morar no Brasil, país que lhe encantava pelas cores intensas, fontes de inspiração.

Não sei bem o que aconteceu com seu casamento, que me parece terminou algum tempo depois. Quanto ao trabalho na confecção da Rua Oriente, para o qual ganhava US$ 2 mil por mês, uma bela retribuição para a época, em poucos meses havia decidido deixá-lo por ter certeza de que não era aquilo que queria fazer, mas sim a alta moda. Começou, então, a trilhar sua nova carreira no Brasil, que não foi tão fácil como a de Roma, já que por lá tinha apoio da família e dos amigos, enquanto que por aqui contava apenas com seu talento.

Embora não tão fácil a empreitada brasileira, aquele senhor cuja história me contava com tanto prazer, agora já sem a presença do diretor do escritório, que havia retornado às suas atividades, deixando-o com minha colega Paola, conseguiu atingir um nível de sucesso que poucos conseguem provar. Talvez usar tecidos brasileiros, enquanto os demais estilistas usavam produtos franceses, tenha sido um grande diferencial. A criatividade, porém, era seu ponto forte e aos poucos foi conquistando a confiança de atrizes como Maria Della Costa e Cacilda Becker, ou cantoras, como Elis Regina, que lhe expuseram na mídia a ponto da mídia querê-lo dentro dela. Nesse momento, foi convidado por Maria Teresa Gregori a participar de seu programa, onde tinha um quadro em que respondia a perguntas sobre moda, que depois o levaram a outros programas, nos quais chegou até mesmo a cozinhar!

E continuei a ouvir àquele senhor que me era cada vez mais familiar, contando sobre seu atelier na Rua Oscar Freire, quando ainda era uma rua residencial. Tratava-se de um espaço com capacidade para receber no máximo 200 e tantas pessoas e, como o público era muito maior na época de lançamento das coleções, com autorização da prefeitura e intervenção dos caminhões das redes de televisão, fechava a Oscar Freire para os grandes desfiles, entre a Bela Cintra e a Haddock Lobo. Uma ousadia para a época, que provocou a inveja de muitas pessoas, a ponto desse atelier, considerado o mais belo da época, ter sido arrombado e roubado. Um prejuízo de um milhão e meio de dólares, que quase levou à falência o protagonista dessa história que tento reportar com fidelidade.

 Resolveu que a televisão era incompatível com sua vida, concentrando-se no seu trabalho que era o de fazer homens e mulheres, sobretudo, externarem seus lados glamorosos. Para os homens lançou os primeiros ternos coloridos, bem como adotou o jeans na sua confecção. Já para as mulheres, continuou a criar peças únicas, ora bordadas com sementes, ora com pedras brasileiras, e todas com profundo bom gosto, premiadas no Brasil e no exterior e cujo maior reconhecimento, na minha opinião, foi uma exposição no Museu de Arte de São Paulo, ainda sob a batuta de Pietro Maria Bardi.

Hoje, Ugo Castellana, personagem dessa história, vive parte do tempo no Brasil e parte na Itália. Divide, portanto, a vida entre os campos italianos que tanto lhe faltam e o país que lhe acolheu há exatos 50 anos. Exemplo de vida a ser seguido. Figura que confirma o que um grande amigo, também italiano, me disse há um tempo atrás, ou seja, que a razão da vida é deixar uma marca e Castellana deixou e ainda deixa suas marcas que estimulam quem o conhece a superar problemas e buscar a vitória com galhardia. Agradeço ao acaso por ter-me dado a oportunidade de conhecê-lo.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Ronaldo Padovani - ronaldo.padovani@terra.com.br
Foto do documentário "Ugo Castellana per Ugo" - www.documentariougocastellana.wordpress.com

Data de publicação: 15/08/2011

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


O maior evento sobre moda sustentável pelo olhar de uma brasileira
Durante dois dias a capital dinamarquesa se transformou no centro do mundo da moda sustentável. Longe do glamour das temporadas de moda em Paris, Milão e Nova York, a indústria da moda debateu temas importantes para a sustentabilidade do setor, na décima edição do Copenhagen Fashion Summit, que foi realizado nos dias 15 e 16 de maio.  2018-05-22 - Tags: copenhagen fashion summit scmc santa catarina moda e cultura amelia malheiros texbrasil

'Moda Torna-se Digital' reúne lideranças da moda para discutir a Indústria 4.0
A Lectra, parceira tecnológica de empresas que utilizam tecidos e couros, colocou a teoria em prática durante evento realizado em sua sede em Bordeaux, em que apresentou a sua mais recente Sala de Corte 4.0 a mais de 100 profissionais da indústria da moda.  2018-05-16 - Tags: lectra celine choussy bedouet jean yves collet bordeaux international advanced technology center nora kuhner fashion design

As impressões sobre a exposição do Costume Institute - Heavenly Bodies
Morando há dez anos em Nova York, Marcia conferiu de perto a maior exposição do Costume Institute no Met, intitulada Heavenly Bodies. O centro da exposição é na galeria de Arte Medieval e Bizantina, que é monumental e grandiosa recriando as igrejas europeias “Bem diferente da exposição do ano passado, que homenageou Rei Kawakubo, essa ocupa várias salas e nichos.  2018-05-14 - Tags: nova york heavenly bodies costume institute no met rei kawakubo met gala new york fashion tour

Geração 501® comemora 145 anos da Levi’s 501® com grande evento na Casa de Francisca
Para comemorar os 145 anos da Levi’s 501®, um dos modelos mais icônicos da história do jeanswear mudial, a Levi’s® preparou o Geração 501®, projeto que reúne um time de peso do cenário da música independente. Nos dois primeiros fins de semana de maio (11, 12, 18 e 20/5), a marca abre grande evento na Casa de Francisca com uma programação que envolve moda e música.  2018-05-11 - Tags: levis 501 geracao 501 jeanswear classico casa de francisca rico dalassam karol conka

Ronaldo Fraga mostra arte e moda do Brasil em Miami
Nessa terça-feira (8), Miami tem dia especial com arte, moda e arquitetura brasileira. O estilista, cenógrafo e autor Ronaldo Fraga participa da conferência de artes visuais promovida pelo The55Project, que reúne artistas, educadores e fundadores de projetos sociais para a criação de uma série de eventos evidenciando a arte brasileira.  2018-05-08 - Tags: ronaldo fraga miami the55project focus brasil simply marketing

SENAI-SP promove concurso para os novos talentos da moda
O Concurso Novos Talentos SENAI-SP é realizado anualmente pela Escola SENAI “Francisco Matarazzo” e pela Faculdade de Tecnologia SENAI “Antoine Skaf” e tem por objetivo estimular os estudantes a colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sua vida acadêmica.  2018-05-08 - Tags: concurso novos talentos escola senai francisco matarazzo consciencia na moda senai

Marcas do varejo de moda investem em tecnologia para atendimento ao cliente
Em abril a capital paulista recebeu uma das maiores semanas de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week (SPFW). As próximas paradas das famosas “Fashion Weeks” acontecerão em Londres, Nova York, Milão e Paris. Estes encontros são importantes não só para as marcas apresentarem as tendências do mercado de moda, mas também para promover um debate sobre aplicações de novas tecnologias nos processos utilizados no setor.  2018-05-07 - Tags: aktie now varejo de moda zendesk bruno stuchi zendesk brasil relacionamento

Especialista em anatomia de imagem lança livro com conceito novo
Insatisfeita com as fórmulas prontas de analisar o corpo feminino, Cris Bemvenutti acaba de lançar o livro “Enfim vestida de mim”. A obra, fruto de mais de quatro anos de trabalho, estuda as proporções femininas de uma nova forma: o conceito XHOVA-S8-P3.  2018-05-04 - Tags: anatomia e fisiologia cris bemvenutti conceito xhova-s8-p3 vestida de mim livro lancamento

Estilistas atuam como braço criativo e estratégico de grandes marcas
Foi em Brusque, um dos principais pólos da indústria têxtil no Brasil, que as estilistas Eduarda Machado, 27 anos, e Luiza Giacomini, 29 anos, juntaram a vontade de empreender e inovar e aproveitaram uma oportunidade de mercado.  2018-05-03 - Tags: mescla brusque eduarda machado luiza giacomini mercado

Nova diretoria do SCMC terá foco na inovação através das pessoas
No ano em que o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) assume uma nova identidade visual e passa a se definir como Plataforma Colaborativa de Inovação, uma outra proposta surge também na direção. Uma mescla de experiência e pioneirismo aliada a uma pegada moderna e inovadora.  2018-05-02 - Tags: santa catarina moda e cultura scmc rui altenburg osni junior amelia malheiros fundacao hermann hering sesi

Grupo de alfaiataria investe R$ 3 mi em uma das fábricas mais modernas do país
Segundo estudo divulgado pelo SEBRAE o segmento de moda masculina vem crescendo no mundo todo, desde 2012, e o setor no Brasil também está nessa lista. No país, a indústria da moda masculina movimentou cerca de US$23 bilhões no ano passado e os números mostraram que este mercado não está só consolidado como é um dos mais promissores filões da área.  2018-04-27 - Tags: gallagher alfaiataria premium 956 alfaiataria sebrae grupo sanyotex tecidos planos alfaiataria

Marcas do Top Five desfilam no São Paulo Fashion Week
Empresários, profissionais do setor, imprensa especializada e fashionistas lotaram a sala de desfile do Pavilhão das Culturas Brasileiras para acompanharem o Top Five. O desfile coletivo, resultado da parceria entre o Sebrae e o Instituto Nacional da Moda (In-Mod), apresentou as coleções das marcas Karine Fouvry Paris (Rio de Janeiro), LED (Minas Gerais), Vankoke (Rio Grande do Norte), Borana (Espírito do Santo) e Kalline (Santa Catarina).  2018-04-25 - Tags: top five sebrae instituto nacional da moda karine fouvry paris led vankoke borana kalline

UMA e organização social Abraço Cultural promovem campanha e evento em parceria
A estilista da marca de roupas UMA, Raquel Davidowicz, se uniu à Organização Social Abraço Cultural, escola de idioma com professores refugiados, para lançar uma campanha de camisetas que ajudarão a financiar projetos de apoio à causa do refúgio. A ação faz parte da coleção de inverno 2018 da grife, que apresentou a diversidade cultural inspirada nos imigrantes que escolheram o Brasil para viver.  2018-04-24 - Tags: roberto davidowicz raquel davidowicz uma organizacao social abraco cultural refugiados migrantes

Atendimento como catalisador de soluções permanentes
Há muitos anos venho trabalhando com atendimento e compreendendo que há diversas formas de realizar a gestão desse departamento e, principalmente, que existem diversas formas da empresa enxergar este setor.  2018-04-20 - Tags: atendimento crm erp tags adriana ortiz topper minds

Como as compras online estão forçando uma reavaliação do Trade Marketing
O marketing de varejo está passando por uma mudança profunda. Para rentabilizar e conquistar clientes, tanto online como offline, os profissionais da área precisam adaptar com urgência suas verbas e estratégias de Trade Marketing.  2018-04-20 - Tags: marketing de varejo whole foods trade marketing in transition trade marketing alessander firmino criteo

Loja de Tecidos oferece soluções para confecção de moda personalizada
Sair de casa com uma roupa nova e se deparar com alguém vestindo uma peça igual a sua não é nada agradável, porém, essa é uma situação comum, principalmente nos centros urbanos. Em contraste à moda massiva, tem aumentado a busca por roupas sob medida ou personalizadas, onde um corte diferenciado, um bordado ou uma estampa faz toda diferença.  2018-04-20 - Tags: renan rosolen loja dos tecidos americana tecidos confeccao vestuario santa barbara d oeste rosolen

Focus Têxtil exibe resultado da 2ª edição do 'Design Vision'
A 45ª edição do São Paulo Fashion Week, maior evento de moda do Brasil, que acontece entre os dias 22 e 26 de abril, no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira), contará com a participação da Focus Têxtil.  2018-04-20 - Tags: sao paulo fashion week focus textil instituto focus textil casa spfw design vision

Ferramentas digitais enriquecem técnicas tradicionais de design
A Stoll lança nova coleção da Trend Collections AW 19/20, chamada “Digital Knits”, desenvolvida e produzida combinando novos equipamentos digitais da empresa e técnicas de design. Os novos equipamentos enriquecem técnicas tradicionais de design e aparecem em cada peça, seja em contruções pixelizadas, silhuetas limpas e mix de materiais, combinando fibras naturais e tecnológicas.  2018-04-20 - Tags: stoll ag digital knits trend collections aw 19 20 autocreate artwork

Ilustradora da Chanel e Dior Cria pela primeira vez para o Brasil
A FCB Brasil acaba de lançar a campanha que usa as ilustrações da australiana Megan Hess transformadas em animação com criação da Outra Praia – Boutique de Criatividade Estratégica em live marketing. Esta é a primeira vez que a ilustradora, uma das referências no meio da ilustração de moda, famosa por trabalhos para grifes como Chanel, Dior, Tiffany & Co e Prada, cria algo para uma empresa brasileira.  2018-04-18 - Tags: megan hess fcb brasil smiles live marketing chanel dior prada gol premium lounges