Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Um ícone muito além de sua marca

Dono da Cavalera e da Zoomp, Alberto Hiar sempre acreditou em pessoas, sabendo que uma oportunidade poderia mudar a vida no seu entorno. Para ele, moda é antes de tudo empatia com o consumidor.

Ele nasceu Alberto Hiar, há 52 anos, na cidade de São Paulo. Filho de imigrantes libaneses, herdou a garra empreendedora da família, que começou trabalhando duro como feirantes no antigo bairro do Ipiranga. Apaixonado por esportes, aos 17 anos já era dono de uma pequena fábrica de estampar camisetas, que fazia muito sucesso entre os jovens no final da década de 1980. Foi nessa época que ganhou o famoso apelido de “Turco Loco”, quando se revelou um hábil e criativo comerciante, ao vender, a preços bem baixos e com grande alarde, suas peças de roupas em um programa de TV. Em 1995, fundou com Igor Cavalera, então líder da banda de rock Sepultura, a marca Cavalera, que se mantém até hoje como ícone da moda streetwear brasileira. A trajetória vitoriosa acabou levando-o para a política, tendo sido um dos vereadores mais votados de São Paulo (1994 a 1998) e depois deputado estadual (1998 a 2002). Mas seu amor pela moda e seu espírito irrequieto e contestador fizeram com que Alberto Hiar se desencantasse com a política, embora nunca tenha deixado de ser um cidadão preocupado com as causas sociais e com o mundo à sua volta.

Casado com Valeria Hiar, pai de três filhos, Alberto Hiar Júnior, Hanna Hiar e Maria Luisa Hiar e avô do pequeno Alberto Hiar Neto, ele sempre foi um homem visionário e sem preconceitos, aliás, essa palavra nunca permeou seu vocabulário. Muito curioso e ávido por aprender sobre tudo e sobre todos, transitou nas diversas camadas da sociedade paulistana e seus diferentes grupos. Do rock and roll ao skate e o surf, das ruas às passarelas, passando pela política, dos “manos” aos formadores de opinião. Com essa particularidade, criou um lifestyle único para a Cavalera. Diretor criativo da marca, Hiar acredita que a moda tem o poder de transformar uma ideia, um movimento e até uma sociedade através de iniciativas, atitudes e bons exemplos. Por isso, sempre fez na Cavalera muito mais que moda, trazendo sua porção contestadora e inclusiva a cada coleção. Surpreendente e sempre ousado em tudo o que faz, em 2017 Alberto Hiar comprou e repaginou a Zoomp, marca de jeanswear criada nos anos 1990, que ainda está na memória afetiva de muito brasileiros.

No seu desfile de estreia, o impacto foi grande. Sempre preocupado com a questão social e a educação, idealizou um desfile que levou ao palco do Tom Brasil 25 músicos sertanejos, que emprestaram suas vozes para trilha que fez os 3 mil convidados cantarem e aplaudirem de pé.

Mais uma vez, a necessidade de se posicionar diante da sociedade o levou a chamar o diretor de arte Marcelo Sebá para criar uma campanha que falasse alto contra o preconceito. Interpretada pelo rapper de 18 anos, trans não-binário, Triz Rutzats, a música Elevação Mental deu voz ao filme fashion, que alcançou mais de 1,7 milhão de visualizações nas redes sociais da marca. “Somente quando enxergarmos além das aparências é que nós seremos capazes de respeitar as pessoas que encontrarmos em nosso caminho”, reflete Alberto Hiar

Com uma campanha conectada e antenada com a diversidade, o emblemático jeans da Zoomp, cujo símbolo é um raio de energia, surge revitalizado para continuar sendo objeto de desejo dos consumidores. Em meio a um ritmo incessante de trabalho e uma agenda lotada de compromissos, Alberto Hiar nos concedeu esta entrevista, que contou com valoroso empenho de sua assessoria.

ITT Press: Como você vê os desfiles hoje? Acha que a moda ainda é formadora de opinião ou os estilistas perderam espaço para os youtubers?

Alberto Hiar: Os desfiles são sempre importantes, pois agitam, promovem a moda e os negócios. Estamos num momento de transformação, de entendimento da nova sociedade que vem se formando e todas as áreas do mercado. Tudo precisa ser testado, pois a fórmula mudou e ainda não se sabe exatamente qual é. Hoje vemos que atores, modelos, marcas etc. que têm conteúdo verdadeiro e empatia com seus seguidores se tornam “seus próprios veículos”. As pessoas não querem mais ilusão, as pessoas querem verdade!

ITT Press: Qual é a influência da mídia digital na moda e como suas marcas lidam com isso?

Hiar: A mídia digital é fundamental para uma marca, visto o grande alcance que tivemos com o filme “Elevação”, que tem conteúdo, verdade e empatia com nosso público, por exemplo.

ITT Press: Como é seu processo de criação? Você tem sócio ou parceiros nas suas marcas?

Hiar: Eu trabalho com uma equipe de estilo e produto muito competente tanto na Cavalera como na Zoomp, que são distintas. Nosso processo criativo é horizontal, mas, quando há dúvidas no conceito, na direção sou eu que bato o martelo.

ITT Press: E quanto à produção e distribuição, você trabalha com terceirizados ou mantém produção própria?

Hiar: A produção é terceirizada, sempre buscamos o melhor know how para produzir nossas coleções e preços justos para sermos mais competitivos. A rede de distribuição da Cavalera são as lojas próprias, franquias, multimarcas e e-commerce. Para a Zoomp, iniciamos um trabalho com as principais lojas multimarcas do país e e-commerce.

ITT Press: Já exporta ou tem planos de exportar? Para quais países?

Hiar: Estamos sempre abertos a oportunidades fora do país, mas por enquanto achamos que o momento é de entendimento e adaptação ao nosso mercado.

ITT Press: Você encontra na indústria nacional tudo que precisa para sua coleção, ou importa materiais (tecidos, aviamentos etc.)?

Hiar: Eu viajo muito e estou sempre pesquisando novas matérias-primas ou buscando oportunidades e, como bom turco, não perco bons negócios. A indústria têxtil precisa investir mais. Muitas vezes, por não termos uma política de incentivo, ficamos para trás, abrindo espaço para outros países que valorizam a economia criativa, a moda e todos os setores da cadeia produtiva.

ITT Press: Você acredita em fidelização à marca, num universo cultural tão híbrido como hoje? Faz sentido primavera/verão/ outono/inverno. Masculino/Feminino? Como suas duas marcas se posicionam, ou seja, qual é o público-alvo da cada uma?

Hiar: Eu acredito na empatia do cliente com o propósito da marca, e isso se dá na comunicação da marca, na união das equipes internas e externas. O Brasil é muito grande e em algumas regiões o clima é intenso no verão, como o Norte e Nordeste, ou no inverno, como na Região Sul, por isso alguns lojistas precisam dessa definição de calendário. A Cavalera tem um percentual maior da coleção focado no público masculino, com grande potencial feminino, ambos jovens. A Zoomp é focada mais no público feminino, porém com presença forte no masculino e com um target que se estende e amplia ainda mais o nosso negócio. Ambas complementam o público que queremos atingir.

ITT Press: Depois da primeira coleção da Zoomp apresentada em janeiro, qual foi o retorno que você obteve? O “antigo” consumidor da marca continua fiel? Quais foram os destaques da coleção?

Hiar: Quando lançamos a Zoomp em janeiro, resgatamos um consumidor que tinha uma memória emocional com a marca, ouvimos vários deles contando suas lembranças boas usando o jeans do raio. A estrela da campanha foi a Anna Cleveland, que tem um frescor e uma performance única, atingimos muitos consumidores jovens que se identificaram com aquela atitude. Isso foi muito importante para a marca. O destaque foi, sem dúvida, o jeans, principalmente a clássica semibaggy com ajuste na cintura.

ITT Press: Por que as empresas de moda não atraem investidores? Vimos algumas iniciativas no Brasil, até meados da década de 2000, mas que não deram certo. Qual a razão, em sua opinião, já que o brasileiro é tido como grande consumidor de moda?

Hiar: Porque nossos governos não investem na economia criativa, na moda, no design. Os investidores querem lucro, porém com a falta de incentivo eles vão apostar em outros negócios ou cercear a criatividade. Além do mercado e o consumidor terem mudado muito, estamos num momento de transformação social ainda indefinida, engatinhando, mas acredito que o mercado achará sua nova forma de trazer de volta o consumo de moda de forma atual. Teremos que nos adequar à nova realidade que nos tornará mais conscientes com tudo que consumimos e não apenas do consumo de moda. Temos que nos re-enxergar sem ilusão e irmos em direção a nossa verdade, a verdade do Brasil e traçar nosso caminho.

ITT Press: Qual sua visão da moda autoral, do comportamento do varejo de grande superfície e do comércio eletrônico no Brasil?

Hiar: Eu adoro a moda autoral, ela faz meus olhos brilharem, mas alguns não conseguem dar continuidade para à sua marca por falta de investimento. O consumidor mudou, suas necessidades mudaram e, consequentemente, o varejo mudou. O que observo hoje é que as pessoas estão procurando marcas que conversem com elas, que tenham propósito e principalmente, sejam exemplos relevantes para a sociedade. O e-commerce é uma grande ferramenta de venda, é um facilitador para o consumidor, e quem tiver logística, souber conversar com este consumidor, terá sucesso. O mundo “gira” mais rápido, e esse imediatismo fez com que as empresas fossem obrigadas a se reestruturar em velocidade absurda. As pessoas não podem perder a experiência da compra, do compartilhamento, do relacionamento, porque aí está a grande riqueza e as grandes oportunidades.

ITT Press: Loja própria ou multimarca, o que funciona melhor?

Hiar: Tanto a loja própria quanto a multimarca funcionam muito bem, desde que tenhamos um grupo de campo, de gestão comercial e financeira, atentos a cada Estado do Brasil. O país é muito grande e tem suas regionalidades, que são maravilhosas.

ITT Press: Como vê a participação do setor têxtil/confecção na política industrial brasileira? Considera que os governos enxergam esse setor como estratégico para o País?

Hiar: Eu vejo esse setor parado há anos, inclusive por isso em várias coleções importei matérias-primas, porém (na ocasião) o dólar estava favorável. Os governos não investem em ambos os setores. Além disso, somos desunidos, e isso enfraquece ainda mais o poder junto ao governo. Gostaria de ver essa união no nosso setor para discutirmos e levarmos propostas necessárias ao governo, para que possamos promover mais empregos e consequentemente, melhores condições de vida para as pessoas envolvidas. Temos que ter condições de sermos mais competitivos.

ITT Press: O senhor já foi político. Que lição tirou dessa experiência?

Hiar: Que a política, da forma que é, tem que mudar, senão o Brasil não crescerá. Enquanto não mudarem as políticas públicas, não olharem para os empreendedores como agentes de transformação, de crescimento do país e não só como fonte para corrupção; enquanto não incentivarem a economia criativa, nada mudará e nós andaremos, a passos lentos, em uma economia cada vez mais global, tecnológica e rápida.

ITT Press: Pretende voltar à política? Por quê?

Hiar: Não vejo possibilidade de voltar à política, acompanho e apenas vejo retrocesso em todos os sentidos.

ITT Press: É possível vencer a crise com criatividade?

Hiar: Nós venceremos com criatividade, compartilhamento, oportunidades e divisão justa de lucros. É isso que está sendo instigado neste mercado, pois juntos somos mais fortes diante das adversidades.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição por Marcia Mariano
Publicado por ITT Press - International Top Trends - ed. 108

Data de publicação: 05/12/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Marketplace x e-commerce: qual a diferença?
É difícil imaginar uma loja ou marca que não venda online, não é mesmo? Com a aceleração da digitalização, todos querem estar na internet e atingir esse novo consumidor virtual. Mas, para o empreendedor, a primeira pergunta que vem à cabeça é: onde vender meus produtos?  2021-04-09 - Tags: ebit nielsen marketplace nathan moojen moda online ecommerce shopping virtual elo

Lectra assina acordo para aquisição da Gerber Technology
A Lectra celebrou um contrato de aquisição e plano de fusão com AIPCF VI LG Funding LP ("AIPCF VI LG"), afiliada da American Industrial Partners (AIP), para a transferência de propriedade da empresa Gerber Technology à Lectra, após a aprovação da transação pelo Conselho de Administração da Lectra, anunciada no dia 25 de março. A transação ainda está sujeita à liberação da autoridade regulatória americana, que deve proferir sua decisão até 26 de abril de 2021.  2021-04-09 - Tags: lectra american industrial partners aipcf vi lg funding lp fusao gerber technology

Lenzing anuncia a campanha para celebrar o Dia da Terra de 2021
O Dia da Terra é comemorado anualmente em 22 de abril, em todo planeta. Para comemorar a data, a marca Tencel ™ da Lenzing lançará uma nova campanha de mídia social voltada para a ação, #checkwhatsgood. A campanha visa chamar a atenção para a moda sustentável e hábitos de compra ao lado de uma variedade de marcas, designers e influenciadores globais e regionais.  2021-04-08 - Tags: dia da terra tencel lenzing one tree planted checkwhatsgood lindungi hutan

'Que mundo você quer vestir?' é o conceito da Birô Atelier
A Birô Atelier é uma marca de moda presente no Brasil e em Portugal que defende a moda responsável e sustentável, elaborada com o processo de criação reversa a partir de materiais descontinuados da indústria têxtil, que reduzem o impacto ambiental. A produção acontece de forma colaborativa, dando oportunidades, valorizando pessoas e compartilhando conhecimento.  2021-04-05 - Tags: biro atelier sustentabilidade impacto ambiental biro

Grupo Kyly lança marca Lemon Kids cheia de personalidade e estilo
Estilo e atitude não são atributos valorizados apenas pelos adultos! Os pequenos também querem se vestir de forma moderna e antenada, muitas vezes inspirados pelo estilo adotado pelos pais. Atento a essa demanda, o Grupo Kyly lança uma nova marca, a Lemon Kids, que apresenta peças cheias de personalidade e estampas criativas, conectadas as mais recentes tendências da moda.  2021-04-05 - Tags: grupo kyly tie dye moda infantil meninos lemon kids multimarcas

Galeries Lafayette lança coleção por uma moda engajada e consciente
Mais que uma referência de consumo e estilo de vida francês, a Galeries Lafayette sempre assumiu papeis vanguardistas em diversas áreas, passando pela propaganda e chegando às artes em suas variadas linguagens. Um dos exemplos mais recentes desta atuação está no projeto Go Fo Good, que há três anos reverbera produtos e marcas que apostam em formas mais sustentáveis de produção, distribuição e consumo em moda e beleza.  2021-04-01 - Tags: galeries lafayette boulevard haussmann galeries lafayette projeto go fo good

Nova exposição do Museu Hering: 'Um Novo Tempo'
Após 10 anos de atividades com a exposição de longa permanência "Tempo ao Tempo", que espelhou a trajetória de vanguarda que a Cia.Hering no cenário brasileiro da moda, o Museu Hering, vinculado à Fundação Hermann Hering, braço de investimento social privado da centenária companhia têxtil brasileira, inaugura sua mais nova exposição permanente, intitulada "Um Novo Tempo".  2021-03-30 - Tags: museu hering novo tempo museu cia hering ingo hering hermann hering exposicao amelia melheiros

Empresas se unem e apresentam uniformes profissionais cheios de bossa
Quem disse que um uniforme profissional precisa ter uma aparência modesta, sisuda, ser feito com materiais de pouca qualidade e ainda deixar a desejar no corte? O poder de uma roupa de trabalho vai muito além do simples 'vestir'. Além de compor a identidade de uma marca, ela proporciona bem-estar, eleva a autoestima, a confiança e a produtividade dos colaboradores.  2021-03-26 - Tags: marcelo quadros dash by marcelo quadros delfim tecidos dash uniformes jalecos david deutsch marcela ohana

Andrade Máquinas abre filial em Betim
Com mais de 60 anos de atuação a Andrade Máquinas é uma das líderes do mercado de máquinas de costura no país e consolidando sua presença nas diversas regiões inaugura mais uma filial estratégica, em Betim, Minas Gerais. Minas Gerais apresenta uma indústria de moda e confecção forte – é o terceiro maior produtor de têxteis e confeccionados do país, atrás de São Paulo e Santa Catarina.  2021-03-25 - Tags: andrade maquinas betim minas gerais maquina de costura confeccao

Marca de alfaiataria masculina inaugura loja no Itaim Bibi
Com mais de 20 anos de experiência na confecção artesanal, de alto luxo e totalmente sob medida, Fabrizio Allur oferece um serviço diferenciado, que inclusive conta com entregas por helicóptero, e a mistura primorosa do clássico com um toque de modernidade. A nova loja conta com um lounge privée, um bar com drinks especiais e também um excelente café, para confortar e relaxar.  2021-03-24 - Tags: fabrizio allur lounge privee alfaitaria moda masculina itaim bibi

‘Desafio Moda-Brasil’ a primeira websérie de moda autoral do Brasil
O Desafio Moda-Brasil é uma websérie customizada, que em cada episódio desafia três marcas de moda autoral, a otimizarem seus processos de transição do conceito tradicional de moda para a #ModaDoNovoMundo, mentoradas por alguns dos profissionais e instituições mais renomados do Brasil, como USP e Sistema B.  2021-03-23 - Tags: desafio moda brasil webserie moda do novo mundo virtual

Clube de Costura abre matrícula para cursos online
Com primeira aula gratuita, o Clube de Costura, projeto idealizado em Goiânia, com foco em profissionalizar e desenvolver a moda, disponibilizou por meio digital o Curso online de Modelagem, Corte e Costura. As aulas gravadas têm como objetivo aprimorar e desenvolver as habilidades dos alunos em tarefas essenciais da costura.  2021-03-23 - Tags: clube de costura curso online modelagem corte e costura.

Carnet se une à Bemberg™ e lança coleção de tecidos de forro premium
A nova linha de tecidos Bemberg™ para forros de alta qualidade compreende 59 modelos que vêm em cores vibrantes e contemporâneas. A coleção reflete a busca constante por inovação da Carnet, divisão do grupo italiano Ratti que fabrica e distribui os melhores tecidos para a confecção de peças sob medida (alfaiataria), tanto masculinas como femininas.  2021-03-22 - Tags: bemberg ratti ettore pellegrini asahi kasei fibers itália tecidos

Magalu anuncia aquisição do portal Steal The Look
Dando mais um passo para a consolidação de sua presença no mercado de moda e beleza, o Magalu anuncia a aquisição do Steal The Look (STL), plataforma de conteúdo especializado em moda, beleza, cultura e comportamento acessada por 6 milhões de usuários únicos no ano passado e acompanhada por mais 2,5 milhões de seguidores nas suas redes sociais.  2021-03-22 - Tags: magalu aquisicao steal de look redes sociais portal publicidade digital

Canatiba inova o denim com estamparia digital por pigmento
Após meses de estudos e testes na nova máquina de estamparia digital, adquirida pela empresa, a Canatiba Têxtil, uma das maiores fabricantes de denim do País, surpreende o mercado com uma coleção estampada. O resultado é um infinito limite de cores, formas e desenhos para esse tecido, desde imagens fotográficas digitais, passando por grafismos, até os chamados microdesenhos utilizados para gravataria e técnica tie dye.  2021-03-19 - Tags: canatiba estamparia tingimento denim estampado elastopol samrt denim

Varejo de tecidos se rende ao delivery
Voltado a clientes de toda a cidade de São Paulo, loja paulista A Gaivotinha inaugura o primeiro serviço de vendas virtuais e entrega a domicílio do segmento; estratégia de comércio online é essencial para que comércios tradicionais sigam vivos também no pós-covid.  2021-03-18 - Tags: a gaivotinha tecidos varejo delivery pandemia bras ulisses tadeu giorgi

Coleção de camisaria evidencia a elegância feminina da Breda Alfaiataria
A coleção feminina de camisas da Breda Alfaiataria é assinada por sua marca Breda Donna. A grife destaca-se por suas camisas com ajustes personalizados para a mulher que quer estar elegante e bem-vestida em qualquer ocasião em que o clássico impere. São peças em algodão, viscose, chiffon e com elastano, com mangas longas e estampas que variam do estilo da personalidade e da estação.  2021-03-18 - Tags: breda alfaiataria breda donna alfaiataria camisaria moda feminina

Cia Hering destina doação de 48 mil máscaras para ONGs e comunidade de Goiás
Sensibilizada com os impactos ocasionados pela nova onda de agravamento da pandemia, a Cia. Hering reforça suas iniciativas de responsabilidade social, com doações de itens de proteção. Durante esta semana, a empresa irá direcionar para Anápolis e região a entrega de 48 mil máscaras.  2021-03-16 - Tags: anapolis cia hering pandemia mascara doacao

Cutter Jeans completa 5 anos com novidades
Conhecida por oferecer ao mercado western peças exclusivas como nenhuma outra, a Cutter Jeans completa neste ano 5 anos de atividades. Para tanto, preparou novidades. Afinal, a marca agora tem como objetivo produzir suas peças com materiais, ainda mais exclusivos, porém ecologicamente corretos.  2021-03-16 - Tags: caroline rugolo cutter jeans carol rugolo jeanswear cutter