Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

SPFW abre oportunidade para pequenas marcas da moda expandirem negócios

A 44ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), que começa neste domingo (26) na capital paulista, será uma oportunidade para cinco marcas regionais mostrarem seus trabalhos no maior evento da moda brasileira, com perspectiva de ganhar visibilidade e alavancar novos negócios. Essas empresas, que apresentarão um desfile coletivo na passarela principal do evento, na quarta-feira (30), foram premiadas dentro do projeto Top Five, resultado da parceria entre o Sebrae e o Instituto Nacional  de Moda e Design (In-Mod). Elas reafirmam o peso dos pequenos negócios no setor da moda, responsáveis por 94% dos empreendimentos dessa cadeia produtiva. O SPFW acontecerá no Pavilhão da Fundação Bienal. Nesta edição, a semana da moda quer falar do Brasil que cria, empreende e faz acontecer. 

“O tema desta edição do SPFW se encaixa perfeitamente no projeto do Sebrae de ajudar as empresas de moda a se desenvolverem e ganharem visibilidade no mercado. Quanto mais competitivas elas forem, mais empregos estarão gerando para o setor”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. O setor da moda emprega 2 milhões de pessoas no Brasil e no ano passado faturou US$ 42,5 bilhões, perto de R$ 150 bilhões. A expectativa é que esse mercado cresça 2,6% no Brasil em valor por ano, em média, até 2021. 

As marcas Borana (Espírito Santo), Kalline (Santa Catarina), Karine Fouvry, (Rio de Janeiro), Led (Minas Gerais), Vankoke (Rio Grande do Norte) foram selecionadas  durante a mais recente etapa do Top Five, lançada após a última edição do SPFW, em março. As marcas inscritas passaram por diferentes fases de diagnóstico e avaliação, incluindo uma apresentação para curadores e consultores do processo que definiu as empresas que receberiam orientações direcionadas. Inicialmente, 60 empresas foram selecionadas para avaliação, depois 30 passaram para a fase seguinte e, por fim, cinco foram escolhidas para o desfile na principal passarela do SPFW.    

 

Durante esse processo, as marcas do Top Five receberam consultorias de um grupo multidisciplinar que as auxiliaram na estruturação de suas coleções e produtos, na formatação de preço e networking, no relacionamento com fornecedores e na participação direcionada em plataformas de imagem. 

Patiara Aguiar, proprietária da marca capixaba Borana, acredita que a participação da empresa no SPFW deverá desenvolver novas frentes de negócios para a empresa em todo o país. “Nós estamos fora do principal eixo da moda brasileira. A participação do maior evento do setor no Brasil certamente nos dará grande visibilidade e deverá alavancar os negócios em novos mercados”, afirma a empreendedora. Marcas escolhidas pelo Top Five se apresentam no maior evento de moda do Brasil pela terceira vez. 

A SPFW da próxima semana será uma grande oportunidade também para 120 empreendedores da moda de diversos estados brasileiros, previamente selecionados por técnicos do Sebrae e do In-Mod, cumprirem  uma agenda intensa pautada em visibilidade, conhecimento e networking. Essa missão técnica realizará a imersão desses empreendedores no SPFW, com visitas guiadas aos backstages, participação nos desfiles e palestras com especialistas em comportamento de consumo, tendências e gestão. 

“A experiência desses empreendedores no evento vai abrir novos horizontes e certamente refletirá positivamente no desenvolvimento das suas atividades em seus estados”, ressalta o presidente do Sebrae.        

 

Essas iniciativas fazem parte do convênio Contextualizar na Moda, firmado entre o Sebrae e o In-Mod. A parceria oferece aos micro e pequenos empresários do setor a oportunidade de aprofundar conhecimento no universo do alto valor agregado da moda. As atividades realizadas pelo convênio visam fomentar a abertura de novos mercados, inserir os pequenos negócios no circuito de moda mais importante do país e fortalecer a rede de parceiros, quebrando o tabu de inacessibilidade desse segmento para os pequenos negócios. Abaixo, o perfil das marcas do Top Five que vão desfilar dia 30: 

Lineup TOP5 SPFWN44 

Borana, Espírito Santo 

Com inspiração no colorido naturalmente brasileiro, a Borana nasceu em 2010, no Espírito Santo, quando uma das sócias da marca buscava biquínis com estampas mais expressivas e jovens e o conceito de que as peças, além dos tamanhos variados, pudessem ser compradas separadamente. Contando com a experiência da família em confecções, os primeiros biquínis Borana começaram a sair da linha de produção, fizeram sucesso e logo chegaram as primeiras encomendas. Entre os anos de 2013 e 2014, a marca cresceu com o seu DNA de originalidade e leveza, e começou a produzir roupas. Hoje, a Borana já conta com lojas físicas na Praia do Canto, em Vitória, e outra no Shopping Vila Velha, e-commerce e revendas em todos os estados do Brasil, além de exportações para Japão e Portugal. 

Kalline, Santa Catarina

 A Kalline surgiu em 1990, em Santa Catarina, com a expectativa de ser referência no mercado de couro. A ideia surgiu quando os criadores Nivaldo Rizzotto e Jaqueline Rizzotto enxergaram um modelo de negócios em meio a um mercado escasso em produtos de couro. Com a persistência dos donos, a empresa cresceu e ao longo dos anos se transformou em referência no segmento, além de se tornar um sinônimo de qualidade, produção local e tradição de um material durável. 

Karine Fouvry, Rio de Janeiro 

Criada no fim de 2014 com o desafio de produzir uma alfaiataria impecável, a proprietária da marca, Karine Fouvry, uma francesa apaixonada pelo Brasil e que vive na praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, apresentou a sua primeira coleção, nômade, lançada em abril de 2015 durante o evento Minas Trend. As peças da marca têm corte irretocável, além de acabamento primoroso e um cuidado excepcional com tecidos. Já em seu primeiro ano, a marca conseguiu ser comercializada em multimarcas no Brasil e em Nova York. A empresa produz três coleções por ano, todas sob encomenda. A flexibilidade do atelier permite atender pedidos personalizados e hoje, com mais de seis coleções criadas, é vendida em 13 lojas multimarcas pelo mundo. 

Led, Minas Gerais 

Desde que surgiu, em 2014, a marca mineira LED, fundada pelo designer Célio Dias, tomou como prioridade a expressão de uma moda unissex, jovem, atenta a não-categorização de gêneros e em busca de seus próprios padrões de beleza. Com ideias e conceitos plurais, a LED carrega em sua trajetória um total compromisso com a liberdade de escolha, valor embutido em todas as peças de design sem gênero definido. Para desenvolver seus pilotos, a LED busca inspiração nas ruas, nas relações que se dão na cidade e na expressão daqueles que compõem a cena urbana. Além da sua proposta no gender (sem gênero) a marca inova no próprio movimento, dando a esse segmento da moda um viés leve e alegre.

Vankoke, Rio Grande do Norte 

Com DNA potiguar, a Vankoke nasceu em 2006 a partir da visão da empresária e estilista Adriana Patrícia de redirecionar o olhar da marca para um mercado de moda com maior valor agregado. Sensível aos desejos do universo feminino, a Vankoke possui cultura corporativa sólida e uma gestão voltada para o encantamento, que busca sempre superar as expectativas dos clientes, ao fazer da moda um instrumento de expressão da individualidade. Com agilidade na criação, produção, distribuição e difusão de novas tendências, a marca produz moda para mulheres que buscam estilo, contemporâneas, sofisticadas e elegante. Uma fast fashion antenada, que cria tendências e atendendo desejos de suas consumidoras. 

SEBRAE 45 ANOS 

O Sebrae comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

Sobre o In-Mod

Criado em 2004, o In-Mod – Instituto Nacional de Moda e Design – é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão trabalhar, no mercado interno e externo, pelo reconhecimento e visibilidade da moda e do design brasileiros como segmentos de valor agregado. Por enxergar a moda não só como roupa, entende o Calendário Oficial da Moda Brasileira como uma plataforma de comunicação e conteúdo, que tem a obrigação de propor novos olhares. Como aproximar o Brasil do design, da inovação, da tecnologia, com o Brasil da vocação, do talento, da diversidade? Os esforços do IN-MOD são voltados a provocar essa discussão e a desenvolver ações que proponham caminhos como resposta. 

Serviço

São Paulo Fashion Week

Data: De 27 a 31 de agosto

Local principal dos desfiles: Pavilhão da Fundação Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Avenida Pedro Álvares Cabral/SN, Ibirapuera

Desfile do Top Five : Dia 30 de agosto, às 17h30

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 28/08/2017

Conteúdo relacionado


Lycra completa 60 anos antenada no novo consumidor
Lycra®, uma das marcas mais conhecidas do mundo, que há 60 anos revolucionou a indústria do vestuário ao lançar o fio elastano com “memória”, ou seja, capaz de esticar e voltar ao estado original sem deformar, mostrou que continua na vanguarda ao apresentar as tendências de mercado para a cadeia têxtil com conteúdo inovador.  2018-05-25 - Tags: trend session denise sakuma camila salek evilasio miranda nellyrodi lycra

Senai Cetiqt vai estimular biostartups voltadas ao mercado da moda
Um dos grandes problemas enfrentados pelas indústrias de moda hoje é a destinação de resíduos dos produtos fabricados. A fim de propor soluções para essa questão, o Senai Cetiqt, em parceria com o Sebrae, acaba de lançar o projeto Biostartups Moda, de abrangência nacional.  2018-05-25 - Tags: senai cetiqt sebrae biostartups moda bernardo queiroz biostartups

Netshoes desenvolve e implementa plataforma própria de e-commerce
A Netshoes anuncia o lançamento oficial de uma nova plataforma de tecnologia para comércio eletrônico. Como parte do plano de reestruturação na área de tecnologia da organização, o novo sistema foi 100% desenhado pelo time interno, de forma a atender as necessidades da companhia e focado principalmente em melhorias para os clientes.  2018-05-25 - Tags: netshoes plataforma de tecnologia para comercio eletronico ecommerce andre petenussi

O maior evento sobre moda sustentável pelo olhar de uma brasileira
Durante dois dias a capital dinamarquesa se transformou no centro do mundo da moda sustentável. Longe do glamour das temporadas de moda em Paris, Milão e Nova York, a indústria da moda debateu temas importantes para a sustentabilidade do setor, na décima edição do Copenhagen Fashion Summit, que foi realizado nos dias 15 e 16 de maio.  2018-05-22 - Tags: copenhagen fashion summit scmc santa catarina moda e cultura amelia malheiros texbrasil

'Moda Torna-se Digital' reúne lideranças da moda para discutir a Indústria 4.0
A Lectra, parceira tecnológica de empresas que utilizam tecidos e couros, colocou a teoria em prática durante evento realizado em sua sede em Bordeaux, em que apresentou a sua mais recente Sala de Corte 4.0 a mais de 100 profissionais da indústria da moda.  2018-05-16 - Tags: lectra celine choussy bedouet jean yves collet bordeaux international advanced technology center nora kuhner fashion design

As impressões sobre a exposição do Costume Institute - Heavenly Bodies
Morando há dez anos em Nova York, Marcia conferiu de perto a maior exposição do Costume Institute no Met, intitulada Heavenly Bodies. O centro da exposição é na galeria de Arte Medieval e Bizantina, que é monumental e grandiosa recriando as igrejas europeias “Bem diferente da exposição do ano passado, que homenageou Rei Kawakubo, essa ocupa várias salas e nichos.  2018-05-14 - Tags: nova york heavenly bodies costume institute no met rei kawakubo met gala new york fashion tour

Geração 501® comemora 145 anos da Levi’s 501® com grande evento na Casa de Francisca
Para comemorar os 145 anos da Levi’s 501®, um dos modelos mais icônicos da história do jeanswear mudial, a Levi’s® preparou o Geração 501®, projeto que reúne um time de peso do cenário da música independente. Nos dois primeiros fins de semana de maio (11, 12, 18 e 20/5), a marca abre grande evento na Casa de Francisca com uma programação que envolve moda e música.  2018-05-11 - Tags: levis 501 geracao 501 jeanswear classico casa de francisca rico dalassam karol conka

Ronaldo Fraga mostra arte e moda do Brasil em Miami
Nessa terça-feira (8), Miami tem dia especial com arte, moda e arquitetura brasileira. O estilista, cenógrafo e autor Ronaldo Fraga participa da conferência de artes visuais promovida pelo The55Project, que reúne artistas, educadores e fundadores de projetos sociais para a criação de uma série de eventos evidenciando a arte brasileira.  2018-05-08 - Tags: ronaldo fraga miami the55project focus brasil simply marketing

SENAI-SP promove concurso para os novos talentos da moda
O Concurso Novos Talentos SENAI-SP é realizado anualmente pela Escola SENAI “Francisco Matarazzo” e pela Faculdade de Tecnologia SENAI “Antoine Skaf” e tem por objetivo estimular os estudantes a colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sua vida acadêmica.  2018-05-08 - Tags: concurso novos talentos escola senai francisco matarazzo consciencia na moda senai

Marcas do varejo de moda investem em tecnologia para atendimento ao cliente
Em abril a capital paulista recebeu uma das maiores semanas de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week (SPFW). As próximas paradas das famosas “Fashion Weeks” acontecerão em Londres, Nova York, Milão e Paris. Estes encontros são importantes não só para as marcas apresentarem as tendências do mercado de moda, mas também para promover um debate sobre aplicações de novas tecnologias nos processos utilizados no setor.  2018-05-07 - Tags: aktie now varejo de moda zendesk bruno stuchi zendesk brasil relacionamento

Especialista em anatomia de imagem lança livro com conceito novo
Insatisfeita com as fórmulas prontas de analisar o corpo feminino, Cris Bemvenutti acaba de lançar o livro “Enfim vestida de mim”. A obra, fruto de mais de quatro anos de trabalho, estuda as proporções femininas de uma nova forma: o conceito XHOVA-S8-P3.  2018-05-04 - Tags: anatomia e fisiologia cris bemvenutti conceito xhova-s8-p3 vestida de mim livro lancamento

Estilistas atuam como braço criativo e estratégico de grandes marcas
Foi em Brusque, um dos principais pólos da indústria têxtil no Brasil, que as estilistas Eduarda Machado, 27 anos, e Luiza Giacomini, 29 anos, juntaram a vontade de empreender e inovar e aproveitaram uma oportunidade de mercado.  2018-05-03 - Tags: mescla brusque eduarda machado luiza giacomini mercado

Nova diretoria do SCMC terá foco na inovação através das pessoas
No ano em que o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) assume uma nova identidade visual e passa a se definir como Plataforma Colaborativa de Inovação, uma outra proposta surge também na direção. Uma mescla de experiência e pioneirismo aliada a uma pegada moderna e inovadora.  2018-05-02 - Tags: santa catarina moda e cultura scmc rui altenburg osni junior amelia malheiros fundacao hermann hering sesi

Grupo de alfaiataria investe R$ 3 mi em uma das fábricas mais modernas do país
Segundo estudo divulgado pelo SEBRAE o segmento de moda masculina vem crescendo no mundo todo, desde 2012, e o setor no Brasil também está nessa lista. No país, a indústria da moda masculina movimentou cerca de US$23 bilhões no ano passado e os números mostraram que este mercado não está só consolidado como é um dos mais promissores filões da área.  2018-04-27 - Tags: gallagher alfaiataria premium 956 alfaiataria sebrae grupo sanyotex tecidos planos alfaiataria

Marcas do Top Five desfilam no São Paulo Fashion Week
Empresários, profissionais do setor, imprensa especializada e fashionistas lotaram a sala de desfile do Pavilhão das Culturas Brasileiras para acompanharem o Top Five. O desfile coletivo, resultado da parceria entre o Sebrae e o Instituto Nacional da Moda (In-Mod), apresentou as coleções das marcas Karine Fouvry Paris (Rio de Janeiro), LED (Minas Gerais), Vankoke (Rio Grande do Norte), Borana (Espírito do Santo) e Kalline (Santa Catarina).  2018-04-25 - Tags: top five sebrae instituto nacional da moda karine fouvry paris led vankoke borana kalline

UMA e organização social Abraço Cultural promovem campanha e evento em parceria
A estilista da marca de roupas UMA, Raquel Davidowicz, se uniu à Organização Social Abraço Cultural, escola de idioma com professores refugiados, para lançar uma campanha de camisetas que ajudarão a financiar projetos de apoio à causa do refúgio. A ação faz parte da coleção de inverno 2018 da grife, que apresentou a diversidade cultural inspirada nos imigrantes que escolheram o Brasil para viver.  2018-04-24 - Tags: roberto davidowicz raquel davidowicz uma organizacao social abraco cultural refugiados migrantes

Atendimento como catalisador de soluções permanentes
Há muitos anos venho trabalhando com atendimento e compreendendo que há diversas formas de realizar a gestão desse departamento e, principalmente, que existem diversas formas da empresa enxergar este setor.  2018-04-20 - Tags: atendimento crm erp tags adriana ortiz topper minds

Como as compras online estão forçando uma reavaliação do Trade Marketing
O marketing de varejo está passando por uma mudança profunda. Para rentabilizar e conquistar clientes, tanto online como offline, os profissionais da área precisam adaptar com urgência suas verbas e estratégias de Trade Marketing.  2018-04-20 - Tags: marketing de varejo whole foods trade marketing in transition trade marketing alessander firmino criteo

Loja de Tecidos oferece soluções para confecção de moda personalizada
Sair de casa com uma roupa nova e se deparar com alguém vestindo uma peça igual a sua não é nada agradável, porém, essa é uma situação comum, principalmente nos centros urbanos. Em contraste à moda massiva, tem aumentado a busca por roupas sob medida ou personalizadas, onde um corte diferenciado, um bordado ou uma estampa faz toda diferença.  2018-04-20 - Tags: renan rosolen loja dos tecidos americana tecidos confeccao vestuario santa barbara d oeste rosolen