Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

SPFW abre oportunidade para pequenas marcas da moda expandirem negócios

A 44ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), que começa neste domingo (26) na capital paulista, será uma oportunidade para cinco marcas regionais mostrarem seus trabalhos no maior evento da moda brasileira, com perspectiva de ganhar visibilidade e alavancar novos negócios. Essas empresas, que apresentarão um desfile coletivo na passarela principal do evento, na quarta-feira (30), foram premiadas dentro do projeto Top Five, resultado da parceria entre o Sebrae e o Instituto Nacional  de Moda e Design (In-Mod). Elas reafirmam o peso dos pequenos negócios no setor da moda, responsáveis por 94% dos empreendimentos dessa cadeia produtiva. O SPFW acontecerá no Pavilhão da Fundação Bienal. Nesta edição, a semana da moda quer falar do Brasil que cria, empreende e faz acontecer. 

“O tema desta edição do SPFW se encaixa perfeitamente no projeto do Sebrae de ajudar as empresas de moda a se desenvolverem e ganharem visibilidade no mercado. Quanto mais competitivas elas forem, mais empregos estarão gerando para o setor”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. O setor da moda emprega 2 milhões de pessoas no Brasil e no ano passado faturou US$ 42,5 bilhões, perto de R$ 150 bilhões. A expectativa é que esse mercado cresça 2,6% no Brasil em valor por ano, em média, até 2021. 

As marcas Borana (Espírito Santo), Kalline (Santa Catarina), Karine Fouvry, (Rio de Janeiro), Led (Minas Gerais), Vankoke (Rio Grande do Norte) foram selecionadas  durante a mais recente etapa do Top Five, lançada após a última edição do SPFW, em março. As marcas inscritas passaram por diferentes fases de diagnóstico e avaliação, incluindo uma apresentação para curadores e consultores do processo que definiu as empresas que receberiam orientações direcionadas. Inicialmente, 60 empresas foram selecionadas para avaliação, depois 30 passaram para a fase seguinte e, por fim, cinco foram escolhidas para o desfile na principal passarela do SPFW.    

 

Durante esse processo, as marcas do Top Five receberam consultorias de um grupo multidisciplinar que as auxiliaram na estruturação de suas coleções e produtos, na formatação de preço e networking, no relacionamento com fornecedores e na participação direcionada em plataformas de imagem. 

Patiara Aguiar, proprietária da marca capixaba Borana, acredita que a participação da empresa no SPFW deverá desenvolver novas frentes de negócios para a empresa em todo o país. “Nós estamos fora do principal eixo da moda brasileira. A participação do maior evento do setor no Brasil certamente nos dará grande visibilidade e deverá alavancar os negócios em novos mercados”, afirma a empreendedora. Marcas escolhidas pelo Top Five se apresentam no maior evento de moda do Brasil pela terceira vez. 

A SPFW da próxima semana será uma grande oportunidade também para 120 empreendedores da moda de diversos estados brasileiros, previamente selecionados por técnicos do Sebrae e do In-Mod, cumprirem  uma agenda intensa pautada em visibilidade, conhecimento e networking. Essa missão técnica realizará a imersão desses empreendedores no SPFW, com visitas guiadas aos backstages, participação nos desfiles e palestras com especialistas em comportamento de consumo, tendências e gestão. 

“A experiência desses empreendedores no evento vai abrir novos horizontes e certamente refletirá positivamente no desenvolvimento das suas atividades em seus estados”, ressalta o presidente do Sebrae.        

 

Essas iniciativas fazem parte do convênio Contextualizar na Moda, firmado entre o Sebrae e o In-Mod. A parceria oferece aos micro e pequenos empresários do setor a oportunidade de aprofundar conhecimento no universo do alto valor agregado da moda. As atividades realizadas pelo convênio visam fomentar a abertura de novos mercados, inserir os pequenos negócios no circuito de moda mais importante do país e fortalecer a rede de parceiros, quebrando o tabu de inacessibilidade desse segmento para os pequenos negócios. Abaixo, o perfil das marcas do Top Five que vão desfilar dia 30: 

Lineup TOP5 SPFWN44 

Borana, Espírito Santo 

Com inspiração no colorido naturalmente brasileiro, a Borana nasceu em 2010, no Espírito Santo, quando uma das sócias da marca buscava biquínis com estampas mais expressivas e jovens e o conceito de que as peças, além dos tamanhos variados, pudessem ser compradas separadamente. Contando com a experiência da família em confecções, os primeiros biquínis Borana começaram a sair da linha de produção, fizeram sucesso e logo chegaram as primeiras encomendas. Entre os anos de 2013 e 2014, a marca cresceu com o seu DNA de originalidade e leveza, e começou a produzir roupas. Hoje, a Borana já conta com lojas físicas na Praia do Canto, em Vitória, e outra no Shopping Vila Velha, e-commerce e revendas em todos os estados do Brasil, além de exportações para Japão e Portugal. 

Kalline, Santa Catarina

 A Kalline surgiu em 1990, em Santa Catarina, com a expectativa de ser referência no mercado de couro. A ideia surgiu quando os criadores Nivaldo Rizzotto e Jaqueline Rizzotto enxergaram um modelo de negócios em meio a um mercado escasso em produtos de couro. Com a persistência dos donos, a empresa cresceu e ao longo dos anos se transformou em referência no segmento, além de se tornar um sinônimo de qualidade, produção local e tradição de um material durável. 

Karine Fouvry, Rio de Janeiro 

Criada no fim de 2014 com o desafio de produzir uma alfaiataria impecável, a proprietária da marca, Karine Fouvry, uma francesa apaixonada pelo Brasil e que vive na praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, apresentou a sua primeira coleção, nômade, lançada em abril de 2015 durante o evento Minas Trend. As peças da marca têm corte irretocável, além de acabamento primoroso e um cuidado excepcional com tecidos. Já em seu primeiro ano, a marca conseguiu ser comercializada em multimarcas no Brasil e em Nova York. A empresa produz três coleções por ano, todas sob encomenda. A flexibilidade do atelier permite atender pedidos personalizados e hoje, com mais de seis coleções criadas, é vendida em 13 lojas multimarcas pelo mundo. 

Led, Minas Gerais 

Desde que surgiu, em 2014, a marca mineira LED, fundada pelo designer Célio Dias, tomou como prioridade a expressão de uma moda unissex, jovem, atenta a não-categorização de gêneros e em busca de seus próprios padrões de beleza. Com ideias e conceitos plurais, a LED carrega em sua trajetória um total compromisso com a liberdade de escolha, valor embutido em todas as peças de design sem gênero definido. Para desenvolver seus pilotos, a LED busca inspiração nas ruas, nas relações que se dão na cidade e na expressão daqueles que compõem a cena urbana. Além da sua proposta no gender (sem gênero) a marca inova no próprio movimento, dando a esse segmento da moda um viés leve e alegre.

Vankoke, Rio Grande do Norte 

Com DNA potiguar, a Vankoke nasceu em 2006 a partir da visão da empresária e estilista Adriana Patrícia de redirecionar o olhar da marca para um mercado de moda com maior valor agregado. Sensível aos desejos do universo feminino, a Vankoke possui cultura corporativa sólida e uma gestão voltada para o encantamento, que busca sempre superar as expectativas dos clientes, ao fazer da moda um instrumento de expressão da individualidade. Com agilidade na criação, produção, distribuição e difusão de novas tendências, a marca produz moda para mulheres que buscam estilo, contemporâneas, sofisticadas e elegante. Uma fast fashion antenada, que cria tendências e atendendo desejos de suas consumidoras. 

SEBRAE 45 ANOS 

O Sebrae comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

Sobre o In-Mod

Criado em 2004, o In-Mod – Instituto Nacional de Moda e Design – é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão trabalhar, no mercado interno e externo, pelo reconhecimento e visibilidade da moda e do design brasileiros como segmentos de valor agregado. Por enxergar a moda não só como roupa, entende o Calendário Oficial da Moda Brasileira como uma plataforma de comunicação e conteúdo, que tem a obrigação de propor novos olhares. Como aproximar o Brasil do design, da inovação, da tecnologia, com o Brasil da vocação, do talento, da diversidade? Os esforços do IN-MOD são voltados a provocar essa discussão e a desenvolver ações que proponham caminhos como resposta. 

Serviço

São Paulo Fashion Week

Data: De 27 a 31 de agosto

Local principal dos desfiles: Pavilhão da Fundação Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Avenida Pedro Álvares Cabral/SN, Ibirapuera

Desfile do Top Five : Dia 30 de agosto, às 17h30

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 28/08/2017

Conteúdo relacionado


O caminho da moda sustentável
O mercado consumidor mundial e brasileiro vêm sofrendo mudanças na maneira como consome. A consciência social e a procura por produtos éticos crescem nas plataformas digitais diariamente e parte da população está mais atenta na hora da compra, buscando marcas que não agridam o meio ambiente.  2017-11-14 - Tags: sustentabilidade universo sustentavel luan valloto nossa roupa que conta historia

Alunos da FGV apresentam tendências e soluções para a moda sustentável
Estudantes da disciplina Formação Integrada para a Sustentabilidade (FIS), da FGV EAESP, e o Moda Limpa criaram o Espaço Lab, uma área de 286 m2 onde os visitantes poderão conhecer iniciativas inspiradoras para o futuro da moda, além dos desafios e das perspectivas para o setor.  2017-11-14 - Tags: fgv fundacao getulio vargas unibes cultural brasil eco fashion week espaço lab sustentabilidade avaliacao do ciclo de vida

Maria Filó comemora 20 anos de trajetória
Foi por meio do trabalho rico em tricô, no Rio de Janeiro, que tudo começou. Desde 1997 a Maria Filó encanta mulheres com suas criações, servindo como fonte de inspiração em seu dia a dia. A essência que, há 20 anos, conquistou as mulheres cariocas, continua presente a cada coleção e é a protagonista nessas duas décadas de história. Realçar a beleza feminina e inspirar mulheres em todos os encontros da vida é o que move a Maria Filó.  2017-11-10 - Tags: maria filo mood cool artsy trico malharia vestuario 20 anos

A sustentabilidade no artesanato do Cerrado
Já parou para pensar se a matéria-prima ou os processos produtivos daquela camiseta, geraram algum impacto negativo? Quando pensamos em produtos sustentáveis, muitas vezes questionamos apenas se o produto é 'ecologicamente correto', mas, o tema abrange muito mais que isso.  2017-11-08 - Tags: abrapa sou de algodao cerrado bordana algodao sebrae processos produtivos

Centro Universitário Belas Artes leva representantes acadêmicos na Brasil Eco Fashion Week
O primeiro grande evento de moda e consumo consciente do país, a Brasil Eco Fashion Week,que acontece em São Paulo entre os dias 21 e 24 de novembro, recebe em sua primeira edição as promissoras designers Thamires Smidi e Ana Luiza Zaia.  2017-10-26 - Tags: centro academico belas artes de sao paulo ana luiza zaia slow fashion belas artes ecofriendly hand made thamires smidi brasil eco fashion week

Moda infantil obteve crescimento superior ao setor
O maior evento com os lançamentos e tendências do setor de moda infantil da América Latina, a “FIT 0/16”, será realizado entre os dias 03 e 05 de novembro, das 10 às 19 horas, no Expo Center Norte.  2017-10-25 - Tags: iemi moda infantil varejo fit marcelo prado

FARM e Enjoei juntos dão novo significado a peças usadas e prolongam o ciclo da moda
A FARM e o Enjoei, maior marketplace de usados do Brasil com foco em moda feminina, estão juntos em uma parceria inédita para dar novo significado a peças usadas e, assim, manter o ciclo da moda em movimento. A principal iniciativa prevista pela parceria permite que clientes troquem suas peças FARM por créditos para serem usados na compra de novos itens.  2017-10-20 - Tags: farm enjoei ana luiza mclaren marcello bastos marketplace ciclo da moda

Varejo brasileiro deve crescer 1,4% em 2017
Em 2017, o volume de vendas do comércio varejista brasileiro deve crescer 1,4% em relação a 2016, segundo projeção da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em julho, a estimativa da entidade era de que o setor fecharia o ano com leve recuo de 0,4% ― a melhora de cenário se deve a uma queda da inflação, nos últimos meses, maior do que se esperava. Os dados se referem ao varejo restrito, que não considera automóveis e material de construção  2017-10-18 - Tags: varejo brasileiro associacao comercial de sp acsp ponto de vista ibge

Criativo é ser ousado
As marcas e a confecção brasileira precisam encontrar o caminho da diferenciação. Se não conseguimos produzir commodities no vestuário, onde os asiáticos são mais fortes porque fazem grandes volumes a preços baixos e com tecnologia de ponta, a saída é investir na inovação e claro, estar sempre atenta ao comportamento de mercado. Já tivemos no passado grandes marcas influenciadoras de moda, que desfrutavam de um público fiel e que ainda estão na memória dos consumidores.  2017-10-18 - Tags: editorial 107 itt press maria jose de carvalho publisher

Tufi Duek realiza a quarta edição do projeto Think Pink
A grife Tufi Duek inaugurou no dia 10 de outubro, na flagship store da Oscar Freire, sua tradicional exposição Think Pink, aonde convidou mulheres que estão passando pelo processo ou já se curaram do câncer de mama para serem retratadas pelo fotógrafo Leo Faria.  2017-10-16 - Tags: tufi duek think pink exposicao oscar freire leo faria unaccam

Plataforma de novos talentos realiza 1ª edição de evento itinerante
Buscando ir além, a plataforma Estilistas Brasileiros se desdobra em um coletivo de moda, com o objetivo de conectar pequenos empreendedores de moda autoral, consciente e slow fashion aos consumidores. Para estimular os negócios o Coletivo Estilistas Brasileiros contará com mais de 30 marcas de roupas, acessórios e cosméticos.  2017-10-05 - Tags: estilistas brasileiros coletivo estilistas brasileiros senac lapa faustolo cristina chiarastella espaço moni

No Minas Trend um outono-inverno de pura “mineiraria”
De 3 a 6 de outubro, com a participação de 212 expositores, a 10ª edição do Minas Trend que se realiza no Expominas, em Belo Horizonte, encerra as comemorações alusivas aos 10 anos de significado sucesso para os setores de vestuário, calçados/bolsas/bijuterias e acessórios.  2017-10-04 - Tags: minas trend outono inverno 2018 fiemg minas gerais mineiraria 10 anos

ABPS realiza segunda edição do CurveWear juntamente com o Farol da Moda
Entre os dias 25 e 29 de setembro a Associação Brasil Plus Size – ABPS - em parceria com as Escolas Técnicas da Fundação Paula Souza vão realizar a segunda edição do Simpósio Nacional de Negócios de Moda Plus Size – o CurveWear e o Farol da Moda.  2017-09-22 - Tags: curvewear 2017 plus size farol da moda abps alceu penna

Coca-Cola Jeans cria figurino exclusivo para grupo Quabales
No próximo sábado, dia 23 de setembro, um encontro diferente de qualquer outro já visto no Rock in Rio levará as batidas marcadas do projeto Quabales, desenvolvido por Marivaldo do Santos, um dos líderes do grupo STOMP, e apoiado por Ivete Sangalo, para se encontrar com a voz de trovão da musa Margareth Menezes.  2017-09-21 - Tags: quabales margareth menezes coca cola jeans stomp ivete sangalo

Britânnia é destaque no Première Vision Paris Autunm Winter 18-19
Pela nona vez consecutiva, a Britânnia Têxtil - uma das maiores e mais conceituadas tecelagens do setor de moda – esta presente no Première Vision Paris, que acontece entre os dias 19 e 21 de setembro na França, a tecelagem apresenta seu Book 18-19 para as principais marcas de moda do planeta.  2017-09-21 - Tags: britannia textil premiere vision paris autunm winter fashion paris

Belas Artes apresenta novos designers na capital inglesa durante o London Fashion Week
Cinco novos designers brasileiros formados pela graduação de Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo levaram suas criações para a Semana de Moda de Londres, mais especificamente, para a Blaiz – um showroom sediado em Londres que tem como foco apresentar o melhor da moda feminina e designers de acessórios da América Latina para a Europa e em uma plataforma global.  2017-09-18 - Tags: design de moda semana de moda de londres centro universitario belas artes de sao paulo south by southwest

Cultura de feedback assertivo potencializa talentos dentro da empresa
Saber como conversar com os colaboradores nas mais diferentes situações pode mudar o rumo do desempenho do seu negócio e dos relacionamentos dentro de uma organização. Na busca pela melhoria e desenvolvimento coletivo ou individual, cada vez mais as empresas acabam capacitando os gestores para que um feedback assertivo esteja inserido dentro do ambiente de trabalho.  2017-09-06 - Tags: eliani folquening oficina das palavras brandili textil feedback assertivo

Instituto Alinha cria etiqueta para certificar procedência de roupas
Para levar melhor qualidade de vida aos costureiros, mostrar a realidade das oficinas de costura e certificar de que a cadeia têxtil não fez uso de mão de obra análoga ao escravo em sua produção, o Instituto Alinha lançou a etiqueta "Por Trás da Roupa".  2017-09-04 - Tags: instituto alinha flavia aranha por tras da roupa dari santos spfw

Rendart surge unindo paixão com responsabilidade social
Com mais de 30 anos atuando como repórter, Claudia Chapier pôde em diversas viagens conhecer lindos trabalhos sobre uma paixão de infância, que é a renda. Durante trabalhos pelo sertão e interior nordestino, a jornalista conheceu diversas rendeiras, verdadeiras artistas que não tinham condições de explorar isso profissionalmente.  2017-09-04 - Tags: rendart sao paulo rendas claudia chapier

Movimento Sou de Algodão anuncia parceria com Martha Medeiros
O Sou de Algodão, movimento de incentivo ao uso da fibra na indústria têxtil brasileira, acaba de fechar parceria com a estilista alagoana Martha Medeiros, reconhecida por suas confecções em renda. A parceria teve início com o apoio dos books da coleção Sertões – primeira da estilista em algodão – e irá sinalizar as peças com alto índice de algodão em sua composição como participantes do movimento.  2017-09-01 - Tags: sou de algodao abrapa alagoas martha medeiros sertoes