Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Senai Cetiqt inaugura Fashion Lab e Fábrica Modelo

O primeiro espaço colaborativo para experimentação tecnológica no setor têxtil, de confecção e de moda foi inaugurado no dia 18/12, no Rio de Janeiro. O Fashion Lab, desenvolvido pelo SENAI CETIQT, conta com 400m² de infraestrutura destinada à criatividade e inovação, composto por maquinário de alta tecnologia para criação e implementação de novos produtos e processos.

“O Fashion Lab é um espaço maker que unirá empresas, profissionais, alunos, startups e universidades para criação de produtos inovadores, desenvolvendo projetos que virem negócios de verdade”, explica Fabian Diniz, gerente do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção do SENAI CETIQT, durante a inauguração do espaço.

Sérgio Motta, diretor-geral da instituição, destacou que “o SENAI CETIQT é referência na área de Design de Moda e também em consultoria para processos produtivos e tecnologias para estruturas industriais. Sendo assim, o Fashion Lab une essas duas expertises para trazer ao profissional do setor a possibilidade de testar competências, projetos e processos relacionados ao futuro da moda”.

Membros de associações representativas do setor estiveram presentes na solenidade de inauguração, como Nelson Pereira Junior, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda (ABTT); e Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT). Na ocasião, Pimentel ressaltou que o Fashion Lab viabiliza a aproximação de empresários de todos os portes com as melhores tecnologias disponíveis no mercado hoje. “É um espaço democrático, que permite com que as indústrias façam experimentações, já pensando no futuro. Muitas delas não teriam condições de ter esses equipamentos em suas plantas, nem parar a produção para realizar testes. Isso mostra toda a importância do ‘Sistema S’ para o desenvolvimento da tecnologia nacional”.

Com espaço integrados, o Fashion Lab possui, de um lado, uma área com máquinas para prototipagem, como sistemas virtuais, impressoras 3D e 4D multimateriais, fresadora de alta precisão, cortadora a laser multimateriais e cortadora de vinil; e do outro lado, uma Fábrica Modelo, com maquinário completo e novas tecnologias para experimentação de processos produtivos mais enxutos de confecção. Neste espaço, são ofertados serviços como aplicação do conceito Lean, fluxo contínuo, estudo de tempos e métodos, balanceamento da célula, menor desperdício, maior produtividade; além de integração dos processos, padronização do produto com qualidade assegurada, confiabilidade nos processos, e menor índice de não conformidade devido a otimização dos métodos.

Além disso, no Fashion Lab também será possível pensar estratégias de comercialização e experiências de consumo. Para isso, os usuários contam com um ponto de vendas híbrido (virtual + físico), além de um ponto de vendas totalmente em ambiente virtual. Por meio de óculos de realidade virtual, é possível, por exemplo, ‘passear’ por uma loja.

“O CETIQT sempre esteve atento ao que acontece no mundo, em relação às tendências e como podemos usá-las dando suporte ao desenvolvimento da cadeia têxtil e de confecção. Na moda, isso não é diferente. A moda é a ponta do iceberg, que puxa toda a cadeia têxtil e tangibiliza o que é feito no setor. E é justamente no Fashion Lab que temos um ambiente propício para pensar a moda de uma forma diferente, alinhada às tendências e à Indústria 4.0. Não dá para se pensar moda como antigamente diante do cenário que temos para o futuro, onde o consumo faz parte da cadeia produtiva”, discursou o diretor do SENAI CETIQT.

O presidente do Conselho Técnico Consultivo da instituição, Aguinaldo Diniz Filho, concorda: “A inauguração desse espaço abre uma perspectiva de mudança para uma realidade futura, no momento presente. A indústria deve pensar nesse espaço como um núcleo de desenvolvimento de produtos, de conhecimento e de pessoas, para que possamos ser cada vez mais competitivos, gerando emprego e renda”.

Representantes de importantes empresas do segmento também prestigiaram o evento. Thiago Resende, do setor de engenharia de produtos da Reserva, destacou que o Fashion Lab será bastante útil para a empresa, na testagem de protótipos e novas tecnologias. “Vamos usar muito o espaço em nossos trabalhos de inovação. Será como a nossa base tecnológica para solução de problemas em inovação”. 

“O espaço é maravilhoso, não só pela questão da tecnologia, que salta aos olhos de imediato, mas, em nosso caso, pela mudança de processos e a metodologia Lean, que a TV Globo está buscando implementar. Pequenas mudanças no processo podem fazer total diferença na produtividade e tudo isso está muito conectado com inovação”, pontuou Michele Costa, coordenadora da fábrica de figurinos da TV Globo.

“Muitos modelos industrias atuais não têm o tempo de resposta para o mercado que a gente precisa hoje. O mercado muda muito rápido e precisamos gerar processos e modelos mais assertivos. Por ser um laboratório aberto, conseguimos experimentar o que é mais disruptivo, temos pessoas e equipamentos que fazem pensar fora da caixinha para encontrar soluções e inovar”, destacou Bernardo Barbosa, consultor técnico e responsável por coordenar as ações do Fashion Lab e da Fábrica Modelo, que explicou ainda que o uso do espaço se dará por meio do pagamento de taxas - mensais, por hora, ou por equipamento -, de acordo com a necessidade de cada cliente. “Primeiro entendemos a necessidade do fabricante ou empresário para ver de que forma e por quanto tempo ele utilizará cada um de nossos espaços”, explica. 

O Fashion Lab também conta com um espaço para workshops e cursos. A Casa Firjan, unidade da Federação das Indústrias focada em inovação, é uma das parceiras do espaço e irá realizar eventos para compartilhar seus conteúdos teóricos em competências inovadoras com os usuários do espaço. 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada
Fotos: Mônica Cardoso

Data de publicação: 07/01/2019

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Senai Cetiqt reformula grade curricular para atender a indústria têxtil
Mantendo 70 anos de tradição na formação dos melhores profissionais para os setores de moda, têxtil, confecção e química, o Senai Cetiqt, no Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para os cursos de graduação em Design de Moda e Engenharia Química.  2019-01-18 - Tags: senai cetiqt engenharia quimica design de moda sergio motta centro de tecnologia da industria quimica e textil grades curriculares

Design social: Futurarte e Ronaldo Silvestre juntos em nova coleção
O estilista Ronaldo Silvestre foi o escolhido para desenvolver a mais nova coleção da Associação Futurarte, de Betim, e que já está disponível para vendas. Durante o período de nove meses, iniciado em agosto do ano passado, o designer realizou oficinas com as artesãs de Betim ensinando novas técnicas e repassando um pouco do seu conhecimento de moda. O resultado tem agradado o público com opções de mais de trinta peças diferentes.  2019-01-17 - Tags: ronaldo silvestre associacao futurarte eco fashion week brasilia trends projetos sociais justa trama unisol brasil cooperfashion futurarte a cara do sertao instituto tecendo itabira

Moda Reciclada: Junk Kouture ganha versão brasileira
A São Paulo fashionista e dos cosplays será a sede da primeira edição brasileira da Junk Kouture – principal concurso de moda sustentável da Irlanda, ganhador de dois prêmios de Melhor Evento e Melhor Evento ao Vivo em seu país de origem e que já alcança a Escócia.  2019-01-15 - Tags: junk kouture concurso de moda sustentavel irlanda familia schurmann patral group troy armour junk kouture no brasil geração z

O catarinense que surpreendeu a famosa semana de moda de São Paulo
Rafael Bueno, o estilista de 16 anos, que ganhou notoriedade no programa do apresentador de TV Luciano Huck, foi a grande sensação do último SPFW, realizado em outubro de 2018. Apoiado pelo experiente designer Alexandre Herchcovitch, orientador de sua coleção, cheia de mangas bufantes e modelagem simétrica, o jovem, que começou a criar quando tinha 12 anos, conta um pouco de sua trajetória nesta entrevista ao Portal Textília.net.  2019-01-15 - Tags: rafael bueno luciano huck alexandre herchcovitch scmc portal textilianet entrevista

Senai Cetiqt inaugura Fashion Lab e Fábrica Modelo
O primeiro espaço colaborativo para experimentação tecnológica no setor têxtil, de confecção e de moda foi inaugurado no dia 18/12, no Rio de Janeiro. O Fashion Lab, desenvolvido pelo SENAI CETIQT, conta com 400m² de infraestrutura destinada à criatividade e inovação, composto por maquinário de alta tecnologia para criação e implementação de novos produtos e processos.  2019-01-07 - Tags: senai cetiqt fabrica modelo fashion lab espaco maker fabian diniz sergio motta casa firjan

Artistas transformam tecidos em obras de arte no projeto Vicunha Gallery
A convite da VTRENDS, guia de tendência do universo jeanswear publicado semestralmente pela Vicunha, a produtora cultural Juliana Freire convocou para a temporada SS20 quatro artistas da nova geração para um desafio: reaproveitarem tecidos VICUNHA, a partir de denim e sarja, para a criação de obras arte.  2018-12-19 - Tags: vtrends jeanswear vicunha gallery mano penalva tati dalla bona guga szabzon lucas lander

Pantone apresenta ‘Living coral’ a cor do ano 2019
Vibrante, mas também suave, Living Coral nos acolhe com sua aura cálida e nutritiva, flutuando e reconfortando num ambiente em constante transformação. Reagindo às investidas devastadoras da tecnologia digital e a consolidação da mídia social em nossas vidas cotidianas, passamos a procurar experiências autenticas e imersivas que permitem a conectividade e a intimidade.  2018-12-07 - Tags: pantone color institute pantone living coral living coral cor 2019 leatrice eiseman

Roupa 'inteligente' é destaque da 10ª edição do Moda Inclusiva
O Concurso Moda Inclusiva chega a sua 10ª edição com apoio da Vicunha Têxtil e realização da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, que aconteceu no dia 28 de novembro no Centro Cultural São Paulo, trouxe 20 participantes, entre estudantes de cursos técnicos, universitários, alunos de cursos livres e profissionais da área, para apresentarem criações voltadas para acessibilidade, funcionalidade e inclusão social.  2018-12-07 - Tags: concurso moda inclusiva vicunha textil secretaria do estado dos direitos da pessoa com deficiencia ibge sarah dergham qr code braile

WGSN apresenta a pesquisa 'Geração Brasil'
Quais são as gerações que estão presentes em nossa sociedade? Como elas impactam o consumo? Para responder essas questões e entender cada uma delas, é imprescindível a leitura sobre o estudo de gerações da WGSN - autoridade global na previsão de tendências.  2018-12-05 - Tags: wgsn baby boomers geracao x millennial geracao z geracao alpha pesquisa

Concurso do SENAI-SP premia novos talentos da moda
Na última sexta-feira (30/11), a Faculdade de Tecnologia SENAI “Antoine Skaf” e a Escola SENAI “Francisco Matarazzo” premiaram os finalistas do 12º Concurso Novos Talentos SENAI-SP que teve início em abril de 2018. Realizado anualmente pelo SENAI-SP, o concurso tem por objetivo estimular os estudantes a colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sua vida acadêmica.  2018-12-04 - Tags: faculdade de tecnologia senai antoine skaf escola senai francisco matarazzo consciencia na moda concurso novos talentos

Comemorando 37 anos, Grupo Lunelli beneficia 4,2 mil funcionários com previdência privada
Desde outubro 4,2 mil trabalhadores de Santa Catarina, São Paulo e Ceará, estão sendo beneficiados com um plano de previdência privada exclusivo. Isso porque o Grupo Lunelli - considerado um dos mais estruturados grupos do setor têxtil do país, com 16 unidades fabris – acaba de lançar um plano de previdência privada para seus colaboradores, um dos mais importantes benefícios oferecidos pela empresa em curto e longo prazo e que demonstra a preocupação da companhia com o futuro dos colaboradores e familiares.  2018-12-04 - Tags: grupo lunelli alakazoo lunelli malhas lunelliprev inss 37 anos de mercado maracanau

Uniformes da Azul ganham prêmio no Brasil Design Awards
Os novos uniformes da Azul, criados pelo TS Studio, ficaram entre os três melhores do Design Awards, prêmio brasileiro que reconhece os melhores projetos de design nacional. Sob a direção criativa da designer Tereza Santos, as peças exclusivas, que estão sendo utilizadas por Tripulantes de ao menos cinco áreas da companhia, foram contempladas na categoria Design Gráfico.  2018-11-30 - Tags: projeto azul 10 anos tereza santos ts studio brasil design awards azul cargo express claudia fernandes

Sou de Algodão apresenta noite especial na Casa de Criadores
"Sou de Algodão", movimento desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com diversas ações para incentivar o uso da fibra na indústria têxtil participará pela 2ª vez da Casa de Criadores. Nesta edição, como patrocinador máster, o movimento trará uma noite totalmente dedicada ao algodão com show da cantora Gaby Amarantos.  2018-11-28 - Tags: desfile sou de algodao casa de criadores mac usp abrapa gaby amarantos andre hidalgo

Kurotel lança novos uniformes assinados por Carlos Bacchi
O Kurotel – Centro Médico de Longevidade & Spa de Gramado, no Rio Grande do Sul, tem a inovação em sua essência. Em sintonia com a nova Ala Contemporânea, mais moderna sem perder o charme, o spa acaba de lançar os novos uniformes do staff, assinado pelo estilista gaúcho e expert em moda de luxo sustentável, Carlos Bacchi.  2018-11-27 - Tags: carlos bacchi joao carlos bento eco fashion kurotel ala contemporanea light steel frame

Farol Santander inicia programação em parceria com o SPFW
Após receber o desfile inaugural da edição N46 do São Paulo Fashion Week, o Farol Santander, centro de empreendedorismo, cultura e lazer dá sequência às atividades realizadas em parceria com a maior plataforma de Moda do Hemisfério Sul. O icônico edifício no Centro da cidade, irá sediar uma série de 13 encontros, com patrocínio do Santander e curadoria de Graça Cabral, co-fundadora do SPFW, que conectam os pilares da Moda, Cultura e Empreendedorismo, comuns entre os parceiros.  2018-11-23 - Tags: arena de economia criativa farol santander transposicao sao paulo fashion week dudu bertholini daniela thomas

Christopher Raeburn é o novo diretor criativo da Timberland
Chegando em uma nova posição na estrutura da Timberland, o estilista inglês Christopher Raeburn, aos 36 anos, assume a direção criativa global da empresa e deve trabalhar com as equipes de produtos, marketing e inovação da marca para criar uma coleção de calçados, roupas e acessórios.  2018-11-23 - Tags: timberland christopher raeburn remade reduce recycle raeburn

Nova coleção da Triumph em parceria com a Gore-Tex oferece desempenho superior
A nova coleção de roupas e acessórios pessoais da Triumph já está disponível em todas às 15 concessionárias brasileiras. A coleção completa conta com mais de 70 itens para os públicos feminino, masculino e infantil, nas categorias roupas para pilotagem (calças, jaquetas, luvas e botas, por exemplo), acessórios pessoais e roupas para uso casual (como botas, calças, jaquetas, camisetas, bonés e moletons, entre outros itens).  2018-11-21 - Tags: kit malvern triumph gore tex adventure gore tex pro armacor triumph motorcycles brazil naotecidos tecidos tecnicos

Pit Bull Jeans investe R$ 10 milhões em abertura de novas lojas
Reconhecida por seus 20 anos de atuação principalmente no segmento de multimarcas, a Pit Bull Jeans amplia sua operação por meio de lojas próprias. No início do mês de outubro, inaugurou no Shopping Metrô Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, sua primeira loja conceito.  2018-11-21 - Tags: marcelo torquato pit bull jeans loja multimarca shopping metro itaquera