Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Senai Cetiqt inaugura Fashion Lab e Fábrica Modelo

O primeiro espaço colaborativo para experimentação tecnológica no setor têxtil, de confecção e de moda foi inaugurado no dia 18/12, no Rio de Janeiro. O Fashion Lab, desenvolvido pelo SENAI CETIQT, conta com 400m² de infraestrutura destinada à criatividade e inovação, composto por maquinário de alta tecnologia para criação e implementação de novos produtos e processos.

“O Fashion Lab é um espaço maker que unirá empresas, profissionais, alunos, startups e universidades para criação de produtos inovadores, desenvolvendo projetos que virem negócios de verdade”, explica Fabian Diniz, gerente do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção do SENAI CETIQT, durante a inauguração do espaço.

Sérgio Motta, diretor-geral da instituição, destacou que “o SENAI CETIQT é referência na área de Design de Moda e também em consultoria para processos produtivos e tecnologias para estruturas industriais. Sendo assim, o Fashion Lab une essas duas expertises para trazer ao profissional do setor a possibilidade de testar competências, projetos e processos relacionados ao futuro da moda”.

Membros de associações representativas do setor estiveram presentes na solenidade de inauguração, como Nelson Pereira Junior, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda (ABTT); e Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT). Na ocasião, Pimentel ressaltou que o Fashion Lab viabiliza a aproximação de empresários de todos os portes com as melhores tecnologias disponíveis no mercado hoje. “É um espaço democrático, que permite com que as indústrias façam experimentações, já pensando no futuro. Muitas delas não teriam condições de ter esses equipamentos em suas plantas, nem parar a produção para realizar testes. Isso mostra toda a importância do ‘Sistema S’ para o desenvolvimento da tecnologia nacional”.

Com espaço integrados, o Fashion Lab possui, de um lado, uma área com máquinas para prototipagem, como sistemas virtuais, impressoras 3D e 4D multimateriais, fresadora de alta precisão, cortadora a laser multimateriais e cortadora de vinil; e do outro lado, uma Fábrica Modelo, com maquinário completo e novas tecnologias para experimentação de processos produtivos mais enxutos de confecção. Neste espaço, são ofertados serviços como aplicação do conceito Lean, fluxo contínuo, estudo de tempos e métodos, balanceamento da célula, menor desperdício, maior produtividade; além de integração dos processos, padronização do produto com qualidade assegurada, confiabilidade nos processos, e menor índice de não conformidade devido a otimização dos métodos.

Além disso, no Fashion Lab também será possível pensar estratégias de comercialização e experiências de consumo. Para isso, os usuários contam com um ponto de vendas híbrido (virtual + físico), além de um ponto de vendas totalmente em ambiente virtual. Por meio de óculos de realidade virtual, é possível, por exemplo, ‘passear’ por uma loja.

“O CETIQT sempre esteve atento ao que acontece no mundo, em relação às tendências e como podemos usá-las dando suporte ao desenvolvimento da cadeia têxtil e de confecção. Na moda, isso não é diferente. A moda é a ponta do iceberg, que puxa toda a cadeia têxtil e tangibiliza o que é feito no setor. E é justamente no Fashion Lab que temos um ambiente propício para pensar a moda de uma forma diferente, alinhada às tendências e à Indústria 4.0. Não dá para se pensar moda como antigamente diante do cenário que temos para o futuro, onde o consumo faz parte da cadeia produtiva”, discursou o diretor do SENAI CETIQT.

O presidente do Conselho Técnico Consultivo da instituição, Aguinaldo Diniz Filho, concorda: “A inauguração desse espaço abre uma perspectiva de mudança para uma realidade futura, no momento presente. A indústria deve pensar nesse espaço como um núcleo de desenvolvimento de produtos, de conhecimento e de pessoas, para que possamos ser cada vez mais competitivos, gerando emprego e renda”.

Representantes de importantes empresas do segmento também prestigiaram o evento. Thiago Resende, do setor de engenharia de produtos da Reserva, destacou que o Fashion Lab será bastante útil para a empresa, na testagem de protótipos e novas tecnologias. “Vamos usar muito o espaço em nossos trabalhos de inovação. Será como a nossa base tecnológica para solução de problemas em inovação”. 

“O espaço é maravilhoso, não só pela questão da tecnologia, que salta aos olhos de imediato, mas, em nosso caso, pela mudança de processos e a metodologia Lean, que a TV Globo está buscando implementar. Pequenas mudanças no processo podem fazer total diferença na produtividade e tudo isso está muito conectado com inovação”, pontuou Michele Costa, coordenadora da fábrica de figurinos da TV Globo.

“Muitos modelos industrias atuais não têm o tempo de resposta para o mercado que a gente precisa hoje. O mercado muda muito rápido e precisamos gerar processos e modelos mais assertivos. Por ser um laboratório aberto, conseguimos experimentar o que é mais disruptivo, temos pessoas e equipamentos que fazem pensar fora da caixinha para encontrar soluções e inovar”, destacou Bernardo Barbosa, consultor técnico e responsável por coordenar as ações do Fashion Lab e da Fábrica Modelo, que explicou ainda que o uso do espaço se dará por meio do pagamento de taxas - mensais, por hora, ou por equipamento -, de acordo com a necessidade de cada cliente. “Primeiro entendemos a necessidade do fabricante ou empresário para ver de que forma e por quanto tempo ele utilizará cada um de nossos espaços”, explica. 

O Fashion Lab também conta com um espaço para workshops e cursos. A Casa Firjan, unidade da Federação das Indústrias focada em inovação, é uma das parceiras do espaço e irá realizar eventos para compartilhar seus conteúdos teóricos em competências inovadoras com os usuários do espaço. 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada
Fotos: Mônica Cardoso

Data de publicação: 07/01/2019

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Serviço inovador de home care fashion chega ao Brasil
A franquia portuguesa Arranjos Express está lançando o serviço Home Care Fashion. Com o propósito de fazer moda com menos consumo, a marca aposta em sustentabilidade, reaproveitamento, customização e reparos de costura em domicílio. “Guarda roupa consciente é a frase da vez.  2019-06-12 - Tags: home care fashion arranjos express reaproveitamento sustentabilidade consumo exacerbado customizacao

Plataforma de colaboração apresenta propostas para transformar a moda nacional
Lançado em janeiro 2017, o Lab Moda Sustentável, uma iniciativa nacional, sistêmica e multissetorial, é formado por cerca de 40 lideranças, entre as quais, estão costureiras, acadêmicos, representantes do varejo e indústria de moda, do setor público, associações setoriais, fundações e institutos, organizações internacionais, sociedade civil e mídia.  2019-06-07 - Tags: lab moda sustentavel organizacao internacional do trabalho abvtex lms instituto cea

TexPrima LOF inaugura segunda unidade no Bom Retiro
No dia 11 de junho, a marca TexPrima inaugura mais uma unidade da LOF – TexPrima Loja Oficina – um espaço que vai além de uma loja de tecidos: um local de criação, colaboração e inspiração para empreendedores da indústria da moda e toda a comunidade criativa.  2019-06-06 - Tags: texprima lof texprima loja oficina bom retiro biblioteca de modelagens tecidos

Belas Artes é única brasileira selecionada pelo The Best Fashions Schools in the World 2019
“Com sua dedicação histórica à transformativa Economia Criativa, a Instituição prepara empreendedores de moda em ascensão”, é assim que o The Business of Fashion descreve a atuação da Belas Artes e inclui o Curso de graduação Mídias Sociais Digitais da Instituição na lista dos 10 melhores do mundo na área de Fashion Art Direction and Communications em 2019.  2019-06-05 - Tags: fashion art direction and communications the business of fashion belas artes the best fashions schools in the world 2019 patricia cardim central saint martin

Projeto Estou Refugiado promove ação em evento de moda em São Paulo
O Projeto Estou Refugiado, que promove a inserção de imigrantes refugiados no mercado de trabalho, participa da 6ª edição paulista do Coletivo Carandaí 25, bazar de grandes marcas que começa nesta quinta-feira, 6, e vai até domingo 9, em São Paulo.  2019-06-05 - Tags: projeto estou refugiado coletivo carandai 25 luciana capobianco estou refugiado casa miracolli

Vicunha e Ecoera apresentam resultado do projeto 'Pegada Hídrica Vicunha'
A Vicunha Têxtil em parceria com o Movimento ECOERA, precursor em integrar a sustentabilidade na indústria da moda, design e beleza no Brasil, apresentam com exclusividade ao mercado os resultados do projeto pioneiro "Pegada Hídrica Vicunha", que utiliza métricas próprias para mapear o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans no país – desde o plantio do algodão, até o consumidor final.  2019-06-03 - Tags: vicunha textil movimento ecoera pegada hidrica vicunha pegada azul claudio bicudo pegada cinza meio ambiente

Guarda roupa 'Pague pelo uso' é tendência para consumo consciente
Desde o início da década de 2000, o debate sobre consumo consciente, comprar menos e viver com pouco vem ganhando força no mundo. As pessoas, de modo geral, vêm buscando alternativas e maneiras mais sustentáveis e criativas para viver.  2019-06-03 - Tags: closet dasdu consumo consciente grifes renomadas dasdu paula durazzo

MOB reabre showroom próprio em São Paulo
A MOB, marca de moda feminina, reinaugura seu showroom próprio, localizado na Rua do Consorcio, 198, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo. Com 33 anos de sucesso, a marca aposta na reabertura do espaço para ser um ponto de encontro e troca de informações com os lojistas.  2019-05-30 - Tags: showroom mob moda feminina showroom marcelo dib

Grife lança campanha com modelo virtual
A NotEqual, marca do estilista mineiro Fabio Costa que faz parte do line up da Casa de Criadores, foi a primeira grife da America Latina a lançar campanha com modelo virtual. Tudo por conta do Asteri Studio, a primeira agência de modelos virtuais da América latina, com sede em BH.  2019-05-30 - Tags: notequal fabio costa casa de criadores modelos virtuais america latina

Moda, tecnologia e o consumidor moderno
Saímos dos anos 2000 e já estamos definitivamente há quase duas décadas na era da internet. Tecnologias que mudam nossa forma de viver e consumir aparecem a todo momento. Plataformas que nos permitem realizar todo tipo de compra com o conforto de não sair de casa, ferramentas que nos ajudam a encontrar médicos, restaurantes, ou os melhores caminhos para um destino estão à disposição e não param de pipocar por aí.  2019-05-24 - Tags: screenshop novas plataformas varejo digital consumidor geracao z millenials ponto de vista julia d amo

Líder com 'sentimento de dono' é buscado pelas grandes empresas
Sabe quem é o melhor líder? Aquele que possui o que chamamos de “sentimento de dono”. Você sabe o que isto significa na prática? É o executivo que cuida da empresa na qual trabalha como se fosse dele, compartilhando do mesmo sentimento e objetivos que o dono daquela organização, ou a alta administração, tem. Zela pelo dinheiro da empresa como se fosse dele, tratando tudo com muita responsabilidade.  2019-05-24 - Tags: ponto de vista marketing marcelo tertuliano sentimento de dono sustentabilidade

Brasil Botões completa 15 anos e apresenta nova identidade
Importantes marcas do mercado têxtil brasileiro compõem seus produtos com itens que saem de Jaraguá do Sul. É o caso dos botões produzidos na cidade pela única fabricante voltada à camisaria no Estado. Completando 15 anos, esse mês, a Brasil Botões é, hoje, além de fornecedora de grandes negócios Brasil afora, um case de tecnologia e sustentabilidade aplicada ao universo da moda.  2019-05-24 - Tags: brasil botoes dudalina hering marisol grupo lunelli kyly c&a guilherme selhorst aviamentos

Blockchain: rumo à transparência na moda
Você provavelmente já ouviu falar sobre Blockchain, tecnologia que permite a criação de uma base de registros e dados imutáveis, armazenados de forma distribuída e visível a todos, como medida de segurança. Mas você sabia que esse sistema já está sendo usado no setor da moda no Brasil?  2019-05-22 - Tags: blockchain instituto c&a alinha tag alinha codigo de rastreamento do produto c a foundation

Nem só de passarela vive um evento de moda
“Relaxar” e “Off-line” são duas palavras que você nunca usaria em uma mesma frase junto com São Paulo Fashion Week. Contudo, foi exatamente isso que a 47ª edição do mais importante evento de moda da América Latina queria que você fizesse. O tema deste ano da SPFW foi uma pergunta: “Qual é a sua utopia?” cujo intuito é causar uma reflexão sobre o futuro e como o mundo pode se tornar um lugar melhor.  2019-05-13 - Tags: spfw n47 amir slama handred joao pimenta cavalera ronaldo fraga sao paulo fashion week liberdade autenticidade aventura paixao

Nova coleção da Eberle aposta no misticismo, minimalismo e ludicidade
Apresentamos a nova coleção EMANA, que reflete referências de moda e comportamentos através do misticismo, simplicidade e personalidade. Uma coleção que emana sentimentos e as transformações do ser humano e da sociedade, através de três diferentes tendências atualizadas com o cenário da temporada.  2019-05-10 - Tags: colecao emana aviamentos toques artesanais lancamento minimalismo ludicidade misticismo

Movimento Ecoera apresenta plataforma para conscientização sobre o consumo de água
Idealizado pelo Movimento ECOERA, a plataforma “A Moda pela Água” foi criada como um espaço de inovação, conhecimento, e transparência, onde as empresas e consumidores se encontram e compartilham suas iniciativas referentes ao consumo consciente de água.  2019-05-09 - Tags: movimento ecoera chiara gadaleta a moda pela agua ecoera marketing

Marca que utiliza apenas tecidos recuperados de estoques chega em São Paulo
No mês de comemoração de seus dois anos, a AHLMA, chega em São Paulo trazendo todo seu astral, projetos e desejo de descobrir e criar novas experiências e conexões. Para reforçar este importante momento de expansão, a marca carioca inaugura sua terceira loja (no dia 7 de maio), na rua da Consolação.  2019-05-07 - Tags: ahlma vegana pequenos produtores sustentabilidade veganismo andre carvalhal tecidos recuperados

Brechó aposta na moda circular para crescer no Brasil
O impacto ambiental gerado pelo consumo desenfreado é tema recorrente de discussões no universo da moda. Estima-se que a cada segundo um caminhão de lixo com produtos têxteis é queimado ou despejado em aterros sanitários. Pensando nisso, empresas e consumidores começam a apostar na economia circular, um movimento que pretende acabar com o desperdício de material têxtil.  2019-05-03 - Tags: siomara leite danielle kono brecho agora e meu materiais renovaveis residuos texteis

MM Alfaiataria inaugura ateliê focado na experiência do cliente
A MM Alfaiataria, dos sócios Márcio Costa, Fred Ribeiro e Márcio Azevedo, inaugura com soft opening a partir do dia 30 de Abril, um espaço dedicado ao universo masculino e à experiência personalizada do cliente. O ateliê que fica localizado na Vila Nova Conceição, abre as portas com o intuito de resgatar o trabalho feito a mão e dedicado do alfaiate.  2019-04-29 - Tags: mm alfaiataria soft opening alfaiataria sob medida ermenegildo zegna

Alunos são finalistas no Desafio Sou de Algodão
Alunos do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina foram classificados para a final do “Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores”. A etapa final do concurso, que premiará três vencedores em 1º, 2º e 3º lugares, ocorrerá na 45ª edição da Casa de Criadores, no primeiro semestre de 2019.  2019-04-29 - Tags: faculdade santa marcelina casa de criadores desafio sou de algodao andre hidalgo marcio ito