Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Sebrae leva pequenos negócios para semana de moda

O Sebrae, em parceria com o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD), vai levar donos de pequenos negócios para o maior evento de moda do hemisfério sul, o São Paulo Fashion Week. Empresários de todo o Brasil vão participar do evento em uma missão técnica para conhecer os bastidores dos desfiles, proprietários de outras 17 marcas de micro e pequenas empresas vão expor e vender seus produtos na loja instalada no local e uma empresa de pequeno porte, a Amabilis, chegará à passarela da 41ª edição, após ser selecionada pelo projeto Top Five, uma iniciativa conjunta das instituições.

O São Paulo Fashion Week acontece entre 25 e 29 de abril na Bienal do Parque Ibirapuera na capital paulista. Um grupo de 120 pequenos empresários e gestores técnicos do Sebrae de todo o Brasil participarão de uma missão técnica ao SPFW que vai ajudar as empresas a descobrir como se tornar mais competitivas nesse mercado de alto valor agregado. Durante o evento, eles terão acesso aos ambientes de exposição, áreas de convivência e desfiles, tanto às áreas abertas ao público convidado, quanto àquelas de acesso restrito, como a sala de imprensa, salas de desfiles e todos os seus anexos de backstage.

A ideia dessa imersão é permitir que pequenos negócios possam se inspirar a partir do trabalho e das referências de designers estabelecidos, identificando processos que possam ser adaptados e incorporados ao seu modelo de negócio. A cada dia, um desfile será comentado por especialistas para o grupo, interpretando não só as tendências e looks apresentados, mas também apontando detalhes a serem observados na passarela, todo o ambiente que compõe este show, tais como temática, cenário e ambientação, beleza e trilha sonora.

Durante a missão técnica, o idealizador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, vai dar uma palestra para os empresários para explicar as mudanças do calendário da moda mundial e os impactos para toda a cadeia da moda no país. Os participantes da missão também serão levados para conhecer a fábrica e o posicionamento da Natura no mercado brasileiro.

Marcas de pequenos negócios também vão expor e vender produtos na loja conceito FFWSHOP, loja pop up de design e acessórios com curadoria assinada pelo SPFW e instalada no evento. Nesta 41ª edição, 17 marcas de sete estados (AM, CE, GO, MG, RJ, RS e SC) indicadas pelo Sebrae foram selecionadas para expor seus produtos. Desde 2012, quando o primeiro convê nio entre o Sebrae e IN-MOD foi firmado, a parceria já beneficiou cerca de 300 marcas com a curadoria da loja conceito FFWSHOP – que entregou um feedback sobre a aceitação dos produtos. Além disso, 126 micro e pequenas empresas expuseram seus produtos na loja do SPFW nesses quatro anos.

Mais que a comercialização em si, a exposição na loja conceito permite aos empresários atingir um novo patamar de divulgação para seus produtos e sua marca, atraindo a atenção não só da imprensa presente no evento, mas alcançando ampla divulgação na mídia local da empresa participante. Ter sua marca atrelada ao SPFW pode se tornar um grande diferencial, em função do aval de marca conferido pela credibilidade e respeito que o evento tem no mercado.  Em pesquisa realizada com os participantes do projeto, 89% afirmaram que puderam estabelecer novos contatos que já contribuem ou poderão contribuir de alguma forma para o seu negócio, 71% afirmaram que mudaram a visão de seu negócio e 77% afirmaram que participar do SPFW agregou valor a sua marca.

Case de sucesso

É o que aconteceu com os empreendedores Tiago Durante, 36 anos, e Rafael Lange, 34 anos, sócios da marca catarinense Liverpool. Eles participam da FFWShop desde o primeiro ano da parceria entre o Sebrae e o IN-MOD, a cada edição da São Paulo Fashion Week levam produtos diferentes, são sucesso de venda e conquistaram o mercado brasileiro graças à exposição na semana de moda. “Com o SPFW vimos que podíamos ser mais do que uma camisetaria. Ampliamos nosso mix, hoje fabricamos calças, jaquetas, vestidos, bolsas, moletons. Tínhamos alguns clientes esporádicos fora da região Sul e, agora, temos 150 pontos de venda em todo o Brasil”, comemora Tiago.

De acordo com o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, a indústria da moda brasileira, que movimentou R$ 200 bilhões em 2015, é predominantemente composta por pequenos negócios. São cerca de 500 mil empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano, entre Microempreendedores Individuais, micro e pequenas empresas. “Uma moda vibrante e inovadora é feita por empreendedores em todo o Brasil. O trabalho do Sebrae é possibilitar que eles tenham acesso ao maior evento de moda do país e ao mercado de alto valor agregado da moda”, ressalta. O presidente do Sebrae estará na semana de moda no dia 25 de abril.

Para Paulo Borges, idealizador do SPFW, os pequenos negócios são fundamentais para o setor da moda e refletem a vocação empreendedora do brasileiro. “O convênio com o Sebrae oferece a possibilidade de inserção dessas empresas e profissionais no mercado de alto valor agregado,” afirma.

Top Five

O desfile da Amabilis, uma pequena empresa de Colatina (ES), será no dia 25 de abril, às 19h. Após receber consultorias do Sebrae e do IN-MOD por dez meses, ela foi selecionada para dividir os flashes com estilistas e marcas renomadas da moda brasileira pelos consultores do projeto de aceleração de negócios, que visa inserir as micro e pequenas empresas no mercado de alto valor agregado da moda.

O Top Five, uma ação do convênio Contextualizar na Moda II, acompanha e orienta cinco pequenos negócios da indústria da moda brasileira selecionados entre empresas atendidas pelo Sebrae em todo o país. A marca capixaba foi escolhida pelo desempenho apresentado durante o desenvolvimento do projeto, tanto em termos da coleção apresentada quanto por sua estrutura produtiva e comercial. As outras quatro marcas participantes – a PH Praia (Cabo Frio/RJ), Adriano Martin (Catanduva/SP), Green Co. e Jardin (ambas de Belo Horizon te/MG) – também participarão da loja FFWSHOP ao lado das demais 17 selecionadas pela curadoria da SPFW.

Na loja, as empresas irão expor e comercializar produtos de edição limitada. A Jardin desenvolveu t-shirts de tule com aplicações de recortes a laser; e a Green Co faz jus ao DNA ecológico da marca de chinelos recicláveis. Adriano Martin levará para a loja um acessório multiuso, despojado e versátil, que poderá ser cinto, gargantilha, gola de camisa e até mesmo uma faixa de cabelo, e a PH Praia vai expor acessórios de moda praia, da coleção resort, desenvolvida ao longo do projeto. A Amabilis, além de desfilar no calendário do SPFW, estará presente ainda na loja com bodies com estampas inspiradas em tatuagem.

As marcas também participam do Showroom Serena Hernando, que acontece de 25 de abril até 6 de maio, na rua Oscar Freire, em São Paulo, onde apresentam a última coleção desenvolvida sob orientação dos consultores do Top Five para lojistas de todo o Brasil, o que é uma grande oportunidade de negócios.

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

SEBRAE
Foto: Liverpool

Data de publicação: 19/04/2016

Conteúdo relacionado


Sebrae e Lojas Renner se unem para fortalecer pequenas empresas
Diante do cenário desafiador vivenciado pelo segmento da moda, o Sebrae e a Lojas Renner se uniram para apoiar micro e pequenas empresas que fazem parte da cadeia produtiva da varejista. A nova parceria vai proporcionar, de maneira gratuita, um conjunto de consultorias para gerenciamento de crise e gestão financeira em 220 pequenos negócios de seis estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais).  2020-06-01 - Tags: sebrae renner pequenas empresas auxilio pandemia covid 19

Alberto Hiar é o novo presidente da Associação Brasileira de Estilistas
A Abest (Associação Brasileira de Estilistas) divulga o novo presidente da entidade: o empresário Alberto Hiar, da empresa Cavalera. Hiar substitui Paulo Lourenço Bartholomei, da marca Cecilia Prado, que agora ocupa o cargo de vice-presidente.  2020-05-29 - Tags: fasion label brasil alberto hiar turco loco cavalera abest estilistas apex associacao

Loungerie cria 'Movimento Estima' e presenteia profissionais da saúde
A Loungerie, em preocupação com o momento atual, acaba de lançar uma ação com o Movimento Estima, que cuida da autoestima dos profissionais da saúde. A marca presenteou funcionários do Hospital Paulistano e Santa Casa de São Paulo e, a cada calcinha do modelo Pop Colors vendida no site da Loungerie, uma calcinha do mesmo modelo será destinada a uma profissional da saúde que esteja na linha de frente do combate ao covid-19.  2020-05-28 - Tags: loungerie covid 19 movimento estima profissionais da saude santa casa sao paulo mascaras protecao lingerie

Estilista Fernanda Ávila cria coleção com renda 100% revertida para Laramara
Unir forças para passar pela crise. Essa foi a ideia da estilista Fernanda Ávila quando criou o projeto [Re]Começar, uma coleção cápsula com quatro opções de belíssimos kaftans, que terá todo seu lucro revertido para a Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual.  2020-05-28 - Tags: fernanda avila laramara deficientes visuais kaftans soliedariedade instituicao

Lacoste nomeia novos diretores para América Latina e América do Norte
Robert Aldrich e Pedro Zannoni foram nomeados, respectivamente, Diretor Presidente da Região América do Norte e Diretor Presidente da Região América Latina pela Lacoste. Eles se juntarão à equipe de Jean-Louis Delamarre, vice-presidente executivo de mercados e distribuição global.  2020-05-28 - Tags: pedro zannoni robert aldrich jean louis delamarre lacoste diretoria

Dudu Bertholini estreia novos episódios de programa no FashionTV
Um dos maiores ícones da indústria da moda no Brasil, Dudu Bertholini apresenta a segunda temporada de “Nós, Os Fashionistas” no FashionTV, que estreia no dia 5 de junho a partir das 21 horas. Sucesso de audiência, a primeira etapa do programa acompanhou a rotina de talentosos profissionais do universo fashion em seus processos de criação e ofício.  2020-05-27 - Tags: fashiontv programa de tv andre hidalgo alexandra farah portal ecoera chiara gadaleta paulo borges ronaldo fraga dudu bertholini

Cedro Têxtil usa a internet para dar suporte emocional e comercial aos seus representantes
Toda crise, se bem aproveitada, traz valiosas lições. E é com este pensamento que a Cedro Têxtil, apesar de sua história de quase um século e meio, está aproveitando a tecnologia das videoconferências para estreitar o contato com seus representantes comerciais em todo o país.  2020-05-27 - Tags: cedro textil denim jeanswear pandemia colaboradores encontros online tecnologia videoconferencias representantes comerciais

Cia. Hering amplia auxílio a Blumenau e doa 50 mil máscaras à comunidade
Ciente de sua responsabilidade social junto à comunidade, especialmente em momentos tão sensíveis como o atual, em razão da pandemia do covid-19, a Cia. Hering está mobilizando parte de sua produção para a confecção de 50 mil máscaras a serem doadas à população de Blumenau.  2020-05-26 - Tags: cia hering blumenau mascaras covid 19 pandemia infantaria doacoes santa catarina

Campanha da Singer presenteia consumidores até 6 de junho
A Singer do Brasil, líder mundial na fabricação de máquinas e acessórios de costura domésticos e industriais, lança campanha que dá R$ 100,00 em agulhas na compra de uma máquina de costura doméstica. A promoção "Sua Singer vale agulhas" é válida até 6 de junho para quem adquirir máquinas pela loja online da fabricante.  2020-05-19 - Tags: singer promocao maquinas de costura maquinas domesticas agulhas lojas online

Abvtex lança recomendações de boas práticas à retomada do varejo de moda
Prevendo o período de reabertura das lojas a partir da liberação gradativa pelo poder público estadual e municipal, com especial atenção à saúde e segurança das pessoas, é que as principais redes de varejo de moda do País representadas pela Abvtex - Associação Brasileira do Varejo Têxtil estão se preparando para a retomada.  2020-05-19 - Tags: abvtex covid 19 pandemia retomada varejo de moda pandemia edmundo lima economia textil varejo

Senai Cetiqt e Laudes Foundation lançam projeto de Moda Circular
No último dia 15 de maio, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt) em parceria com a Laudes Foundation, promoveram a live de lançamento do Projeto Moda Circular - o início de um novo ciclo para a Indústria da Moda. Diante de um cenário complexo, com o avanço da pandemia afetando diretamente a indústria da moda, somado a discussão sobre impactos socioambientais, vem acelerando o movimento de transformação do atual sistema linear baseado em extrair, produzir e descartar para um modelo mais justo e sustentável.  2020-05-18 - Tags: senai cetiqt laudes foundation projeto moda circular industria da moda socioambiental economia circular inova moda digital

Nilit concentra esforços em pilares de proteção, colaboração e produção de EPI
Frente à pandemia de covid-19, a Nilit, líder mundial de poliamida 6.6 premium, se reorganizou com diretrizes pensadas para a proteção dos funcionários e clientes, fundamentada na solidariedade pelo momento que estamos vivendo, com ações para produção e doação de máscaras e álcool em gel, e na ampliação da produção de fibras especiais para Equipamentos de Proteção Individual (EPI).  2020-05-18 - Tags: nilit epi poliamida covid19 equipamentos de protecao individual pandemia casa hope materia prima unesp

Plataforma permite comprar máscaras de proteção diretamente das costureiras
A pandemia da Covid-19 trouxe ao cenário das ruas e estabelecimentos comerciais do país um novo artefato, que são as máscaras faciais de proteção. O uso das máscaras tornou-se uma necessidade a quem deseja se proteger da contaminação do novo coronavírus e obrigatório em alguns estados e cidades brasileiros.  2020-05-15 - Tags: rede asta mascaras de tecido plataforma tecnologia geolocalizador artesas pandemia covid 19 empreendedorismo

Thirty Seven Trend é a primeira startup brasileira voltada para slow fashion
Em uma sociedade onde “mais é mais”, que nos dita uma rotina desenfreada e que muitas vezes não nos deixa nem mesmo refletir sobre o impacto de nossas ações, é necessário desacelerar e olhar com mais cuidado e respeito para o mundo sobre o nosso consumo.  2020-05-14 - Tags: thirty seven trend slow fashion nathalie serafin marketplace plataforma filosofia slow fashion impacto ambiental

Dona Santa lança plataforma digital para venda de peças de segunda mão
Dona Santa, multimarcas comandada por Juliana Santos, lançou mais um projeto, que reflete a sua reinvenção e conexão com as novas tendências de consumo. A plataforma digital Circular (@ajudeacircular) nasceu da necessidade de fazer peças de moda terem vida mais longa, levarem suas histórias adiante, e de trazer um novo rumo para elas, através da venda second hand.  2020-05-13 - Tags: dona santa plataforma digital second hand segunda mao circular juliana santos

Brother doa 10 máquinas de costura para o Hospital Filantrópico Santa Marcelina
Como parte dos esforços para ajudar na luta contra a pandemia do novo Coronavírus, a Brother, multinacional japonesa que acompanha os avanços do mercado máquinas de costura e bordado, mercado de impressão, digitalização e organização, doou mais 10 máquinas de costura para o Hospital Filantrópico Santa Marcelina, que fica em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.  2020-05-12 - Tags: brother maquinas de costura hospital filantropico santa marcelina doacao pandemia mascaras jalecos comvida joao yazaki

ESPM Porto Alegre doa máscaras para instituições de idosos
As ONGs Lar Don Guanella e Lar Gustavo Lordlund, duas instituições que assistem idosos e que são parceiras das ações desenvolvidas pela ESPM Social de Porto Alegre, receberão, a partir desta semana, doações de máscaras de tecido, confeccionadas voluntariamente por alunos dos cursos de Comunicação Visual e de Moda da ESPM Porto Alegre.  2020-05-12 - Tags: espm porto alegre espm isolamento social doacao covid 19 pandemia mascaras de tecido

Balmain lança o projeto online com o intuito de unir e inspirar seus seguidores
Durante esse período de distanciamento, paradoxalmente, nossa humanidade compartilhada parece estar cada dia mais evidente. Nossa nova rotina de "trabalhar em casa" tem sido repleta de lives, bate-papos digitais e os dias terminam com uma alta carga emocional, em que entendemos e valorizamos nossos heróis da linha de frente.  2020-05-11 - Tags: balmain balmainensemble distanciamento social olivier rousteing

Farfetch anuncia empresas selecionadas para quarta fase do programa Dream Assembly
A Farfetch, plataforma de tecnologia global da indústria de moda de luxo, anunciou as startups que fazem parte da quarta fase do seu programa Dream Assembly. As oito empresas focadas em tecnologia que fazem parte da última seleção está moldando o futuro da moda e do varejo e foram selecionadas entre 155 aplicativos de todo o mundo.  2020-05-11 - Tags: farfetch plataforma moda de luxo moda luxo startups dream assembly tecnologia cerebra ai favourup ivapparel m-xr newlife stylescript supply compass whoqip

Vicunha reabre sala de costura para produzir 36 mil máscaras de tecido
A Vicunha, referência em soluções jeanswear, mantém comprometimento à saúde de seus colaboradores e da comunidade em nova iniciativa no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Sediada no município de Guarulhos, a sala de costura da companhia foi reaberta para produção de 21 mil máscaras de tecido, destinadas aos funcionários e suas famílias e, em média, 15 mil serão destinadas à doação para comunidade do entorno na região, bem como para instituições.  2020-05-08 - Tags: vicunha covid 19 pandemia sala de costura guarulhos mascaras de tecido protecao individual avenues world school são paulo crowdfunding costureiras