Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Sebrae leva pequenos negócios para semana de moda

O Sebrae, em parceria com o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD), vai levar donos de pequenos negócios para o maior evento de moda do hemisfério sul, o São Paulo Fashion Week. Empresários de todo o Brasil vão participar do evento em uma missão técnica para conhecer os bastidores dos desfiles, proprietários de outras 17 marcas de micro e pequenas empresas vão expor e vender seus produtos na loja instalada no local e uma empresa de pequeno porte, a Amabilis, chegará à passarela da 41ª edição, após ser selecionada pelo projeto Top Five, uma iniciativa conjunta das instituições.

O São Paulo Fashion Week acontece entre 25 e 29 de abril na Bienal do Parque Ibirapuera na capital paulista. Um grupo de 120 pequenos empresários e gestores técnicos do Sebrae de todo o Brasil participarão de uma missão técnica ao SPFW que vai ajudar as empresas a descobrir como se tornar mais competitivas nesse mercado de alto valor agregado. Durante o evento, eles terão acesso aos ambientes de exposição, áreas de convivência e desfiles, tanto às áreas abertas ao público convidado, quanto àquelas de acesso restrito, como a sala de imprensa, salas de desfiles e todos os seus anexos de backstage.

A ideia dessa imersão é permitir que pequenos negócios possam se inspirar a partir do trabalho e das referências de designers estabelecidos, identificando processos que possam ser adaptados e incorporados ao seu modelo de negócio. A cada dia, um desfile será comentado por especialistas para o grupo, interpretando não só as tendências e looks apresentados, mas também apontando detalhes a serem observados na passarela, todo o ambiente que compõe este show, tais como temática, cenário e ambientação, beleza e trilha sonora.

Durante a missão técnica, o idealizador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, vai dar uma palestra para os empresários para explicar as mudanças do calendário da moda mundial e os impactos para toda a cadeia da moda no país. Os participantes da missão também serão levados para conhecer a fábrica e o posicionamento da Natura no mercado brasileiro.

Marcas de pequenos negócios também vão expor e vender produtos na loja conceito FFWSHOP, loja pop up de design e acessórios com curadoria assinada pelo SPFW e instalada no evento. Nesta 41ª edição, 17 marcas de sete estados (AM, CE, GO, MG, RJ, RS e SC) indicadas pelo Sebrae foram selecionadas para expor seus produtos. Desde 2012, quando o primeiro convê nio entre o Sebrae e IN-MOD foi firmado, a parceria já beneficiou cerca de 300 marcas com a curadoria da loja conceito FFWSHOP – que entregou um feedback sobre a aceitação dos produtos. Além disso, 126 micro e pequenas empresas expuseram seus produtos na loja do SPFW nesses quatro anos.

Mais que a comercialização em si, a exposição na loja conceito permite aos empresários atingir um novo patamar de divulgação para seus produtos e sua marca, atraindo a atenção não só da imprensa presente no evento, mas alcançando ampla divulgação na mídia local da empresa participante. Ter sua marca atrelada ao SPFW pode se tornar um grande diferencial, em função do aval de marca conferido pela credibilidade e respeito que o evento tem no mercado.  Em pesquisa realizada com os participantes do projeto, 89% afirmaram que puderam estabelecer novos contatos que já contribuem ou poderão contribuir de alguma forma para o seu negócio, 71% afirmaram que mudaram a visão de seu negócio e 77% afirmaram que participar do SPFW agregou valor a sua marca.

Case de sucesso

É o que aconteceu com os empreendedores Tiago Durante, 36 anos, e Rafael Lange, 34 anos, sócios da marca catarinense Liverpool. Eles participam da FFWShop desde o primeiro ano da parceria entre o Sebrae e o IN-MOD, a cada edição da São Paulo Fashion Week levam produtos diferentes, são sucesso de venda e conquistaram o mercado brasileiro graças à exposição na semana de moda. “Com o SPFW vimos que podíamos ser mais do que uma camisetaria. Ampliamos nosso mix, hoje fabricamos calças, jaquetas, vestidos, bolsas, moletons. Tínhamos alguns clientes esporádicos fora da região Sul e, agora, temos 150 pontos de venda em todo o Brasil”, comemora Tiago.

De acordo com o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, a indústria da moda brasileira, que movimentou R$ 200 bilhões em 2015, é predominantemente composta por pequenos negócios. São cerca de 500 mil empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano, entre Microempreendedores Individuais, micro e pequenas empresas. “Uma moda vibrante e inovadora é feita por empreendedores em todo o Brasil. O trabalho do Sebrae é possibilitar que eles tenham acesso ao maior evento de moda do país e ao mercado de alto valor agregado da moda”, ressalta. O presidente do Sebrae estará na semana de moda no dia 25 de abril.

Para Paulo Borges, idealizador do SPFW, os pequenos negócios são fundamentais para o setor da moda e refletem a vocação empreendedora do brasileiro. “O convênio com o Sebrae oferece a possibilidade de inserção dessas empresas e profissionais no mercado de alto valor agregado,” afirma.

Top Five

O desfile da Amabilis, uma pequena empresa de Colatina (ES), será no dia 25 de abril, às 19h. Após receber consultorias do Sebrae e do IN-MOD por dez meses, ela foi selecionada para dividir os flashes com estilistas e marcas renomadas da moda brasileira pelos consultores do projeto de aceleração de negócios, que visa inserir as micro e pequenas empresas no mercado de alto valor agregado da moda.

O Top Five, uma ação do convênio Contextualizar na Moda II, acompanha e orienta cinco pequenos negócios da indústria da moda brasileira selecionados entre empresas atendidas pelo Sebrae em todo o país. A marca capixaba foi escolhida pelo desempenho apresentado durante o desenvolvimento do projeto, tanto em termos da coleção apresentada quanto por sua estrutura produtiva e comercial. As outras quatro marcas participantes – a PH Praia (Cabo Frio/RJ), Adriano Martin (Catanduva/SP), Green Co. e Jardin (ambas de Belo Horizon te/MG) – também participarão da loja FFWSHOP ao lado das demais 17 selecionadas pela curadoria da SPFW.

Na loja, as empresas irão expor e comercializar produtos de edição limitada. A Jardin desenvolveu t-shirts de tule com aplicações de recortes a laser; e a Green Co faz jus ao DNA ecológico da marca de chinelos recicláveis. Adriano Martin levará para a loja um acessório multiuso, despojado e versátil, que poderá ser cinto, gargantilha, gola de camisa e até mesmo uma faixa de cabelo, e a PH Praia vai expor acessórios de moda praia, da coleção resort, desenvolvida ao longo do projeto. A Amabilis, além de desfilar no calendário do SPFW, estará presente ainda na loja com bodies com estampas inspiradas em tatuagem.

As marcas também participam do Showroom Serena Hernando, que acontece de 25 de abril até 6 de maio, na rua Oscar Freire, em São Paulo, onde apresentam a última coleção desenvolvida sob orientação dos consultores do Top Five para lojistas de todo o Brasil, o que é uma grande oportunidade de negócios.

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

SEBRAE
Foto: Liverpool

Data de publicação: 19/04/2016

Conteúdo relacionado


Pesquisa confere qual é o futuro da tecnologia vestível
Tecnologias vestíveis como relógios, roupas, tênis ou óculos inteligentes têm atraído muito interesse do consumidor devido às novas funcionalidades e inovações que eles trazem. Mas, quais funções e benefícios mais atraem o consumidor? Os consumidores conhecem estas tecnologias? Qual é o futuro da tecnologia vestível?  2019-07-12 - Tags: tecnologias relogios roupas tenis oculos inteligentes inovacao pesquisa vestivel

Vietnã e EUA são os próximos destinos do couro brasileiro
Dez empresas de curtume do Brasil estarão em duas grandes feiras internacionais do setor que acontecerão em breve. Em Ho Chi Minh, quatro marcas estarão expondo na Shoes and Leather Vietnam.  2019-07-10 - Tags: shoes leather vietna couro congresso lineapelle inverno sustentabilidade

Lavintec: aniversário de 30 anos traz novidades
Para confraternizar com clientes e parceiros os 30 anos de atuação no mercado têxtil, a Lavintec promove um evento marcado por novidades no dia 09 de julho, às 19h30min, na sede da empresa no bairro Santa Catarina (Rua Vereador Dionísio Sandi, 221).  2019-07-08 - Tags: lavintec textil rio grande do sul tingimento malharia novidades santa catarina mercado textil industria tecnicas manuais

SENAI São Paulo apresenta o projeto Confecção 4.0 na feira FuturePrint
O SENAI São Paulo, por meio do seu Instituto SENAI de Tecnologia – IST – Têxtil, Moda e Confecção, estará na FuturePrint, que acontecerá de 10 a 13 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo. A feira, voltada para tecnologia em impressão para os segmentos de serigrafia, sign e têxtil, surge como uma evolução da Serigrafia SIGN FutureTEXTIL.  2019-07-05 - Tags: senai tecnologia expo center norte textil sign future textil moda confecao futureprint serigrafia

Rhodia marca presença na 45ª edição da Casa de Criadores
A Rhodia se faz presente em mais uma edição da Casa de Criadores, que acontece entre os dias 3 a 8 de julho, na Praça das Artes, no centro de São Paulo. Sempre incentivando e apoiando os novos talentos da moda brasileira, a empresa do Grupo Solvay traz para esta edição Amni Soul Eco®, a poliamida biodegradável, tecnologia exclusiva Rhodia.  2019-07-04 - Tags: rhodia casa de criadores praça das artes moda brasileira sustentabilidade fluity light amni soul eco kaio martins koia poliamida

Secretaria apresentou nova versão do programa Moda Inclusiva
Aconteceu ontem (01.07), a 1ª Mostra Moda Inclusiva 2019 e a coordenadora, Izabelle Palma, apresentou o novo formato do programa na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizado na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10.  2019-07-02 - Tags: moda moda inclusiva izabelle palma secretaria de estado dos direitos da pessoa com deficiencia andressa salomone showroom celia leao

Ozwald Boateng assina novos uniformes da British Airways para celebração do centenário
Como parte das celebrações do centenário da British Airways, que ocorre em agosto deste ano, a empresa fechou parceria com o estilista Ozwald Boateng. Conhecido por trazer um toque moderno à clássica alfaiataria britânica, Boateng vai criar uma coleção especial para os 32 mil funcionários da companhia aérea.  2019-06-28 - Tags: british airways uniformes ozwald boateng paul costelloe roland klein baccart weatherall hardy amies julien macdonald

Senai 'Francisco Matarazzo' abre cursos para moda e têxtil
Para quem está pensando em fazer curso técnico de formação inicial e continuada nas áreas de moda ou têxtil, o Senai “Francisco Matarazzo” em São Paulo, está com inscrições abertas para o 2º semestre de 2015. O objetivo dos cursos é a capacitação rápida para o mercado de trabalho.  2019-06-27 - Tags: francisco matarazzo senai curso tecnico de formacao senai francisco matarazzo

Nove empresas recebem o selo SPFW AMA em Minas Gerais
Marcas eleitas poderão identificar as criações escolhidas em suas lojas e plataformas de comunicação gerando mais visibilidade e direcionando o olhar do consumidor para peças reconhecidas por curadores especialistas.  2019-06-27 - Tags: virgilio couture ronaldo silvestre rita cassini nuu shoes cerradouro carlos penna spfw ama contextualizar na moda iii

Marca investe na autoestima das mulheres com mais de 50
O universo da moda tem investido na diversidade. Nas passarelas, já é comum encontrar modelos plus size, negras, asiáticas e da terceira idade. Além disso, está cada vez mais nítido a quebra do estereótipo de vovó com senhoras usando vestidos largos, batas e coque.  2019-06-25 - Tags: vestido de chita moda 50 anos mel kobayashi polliana ribeiro individualidade

Vicunha Têxtil se une à plataforma 'A Moda Pela Água'
Após percorrer o Brasil com o Movimento ECOERA em uma jornada para mapear o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans através do projeto “Pegada Hídrica Vicunha”, a Vicunha Têxtil se une à plataforma “A Moda pela Água”.  2019-06-24 - Tags: movimento ecoera pegada hidrica vicunha vicunha textil cadeia de valor a moda pela agua

O 'novo varejo' e a evolução da expectativa dos clientes
A aplicação dos dados e da ciência comportamental no varejo ganhou um impulso impressionante na China desde que o lendário Jack Ma inventou, em 2017, o termo "novo varejo". À época, apesar do grande crescimento do comércio eletrônico global, havia a percepção de uma desaceleração desses níveis de crescimento.  2019-06-19 - Tags: alibaba amazon ling shou tong jeff bezos emarketer ponto de vista eunice wong

A nova febre da comunicação
Você já ouviu falar em Multicanal ou Omnichannel (em inglês)? Em alta em todo mundo, a procura cresceu consideravelmente por se tratar de uma funcionalidade de plataformas de comunicação estratégicas para empresas de todos os segmentos e portes. O objetivo é fazer com que o cliente seja atendido em qualquer meio de comunicação desejado, seja pela familiaridade ou pelo custo.  2019-06-19 - Tags: omnichannel multicanal whatsapp comunicacao nexcore tecnologia ricardo zanlorenzi ponto de vista

Testemunha ocular da evolução têxtil
Quando visitei a ITMA Hannover, pela primeira vez, em 1991, o mundo e o Brasil eram bem diferentes. A globalização, que já era plena nos mercados desenvolvidos, só chegou por aqui a partir de 1990, com a abertura econômica, acarretando profundas mudanças nos processos produtivos, na gestão das empresas e na organização do trabalho.  2019-06-19 - Tags: itma hannover itma barcelona 2019 textilia industria textil brasileira ponto de vista editorial textilia 112

Abit entrega Certificado Carbono Zero
O presidente da Abit, Fernando Pimentel, juntamente com o gerente de negócios da ABNT, Luiz Boschetti entregou o certificado de Carbono Zero a Hari Hartmann, geólogo e especialista em produção limpa, sócio-fundador da Polo Salvador, confecção localizada na capital da Bahia.  2019-06-19 - Tags: fernando pimentel abnt carbono zero hari hartmann polo salvador abit

Brechós de luxo se consolidam como alternativa para consumo
A instabilidade econômica no Brasil e as sucessivas altas do dólar influenciam o reajuste de preços em algumas categorias de produtos. No mercado da moda, esse impacto foi sentido diretamente pelo cliente, que passou a buscar alternativas para consumir sem sofrer com os valores mais altos nas etiquetas.  2019-06-17 - Tags: brecho agora é meu danielle kono siomara leite brechos de luxo rede de franquia mercado de luxo

Serviço inovador de home care fashion chega ao Brasil
A franquia portuguesa Arranjos Express está lançando o serviço Home Care Fashion. Com o propósito de fazer moda com menos consumo, a marca aposta em sustentabilidade, reaproveitamento, customização e reparos de costura em domicílio. “Guarda roupa consciente é a frase da vez.  2019-06-12 - Tags: home care fashion arranjos express reaproveitamento sustentabilidade consumo exacerbado customizacao

Plataforma de colaboração apresenta propostas para transformar a moda nacional
Lançado em janeiro 2017, o Lab Moda Sustentável, uma iniciativa nacional, sistêmica e multissetorial, é formado por cerca de 40 lideranças, entre as quais, estão costureiras, acadêmicos, representantes do varejo e indústria de moda, do setor público, associações setoriais, fundações e institutos, organizações internacionais, sociedade civil e mídia.  2019-06-07 - Tags: lab moda sustentavel organizacao internacional do trabalho abvtex lms instituto cea

TexPrima LOF inaugura segunda unidade no Bom Retiro
No dia 11 de junho, a marca TexPrima inaugura mais uma unidade da LOF – TexPrima Loja Oficina – um espaço que vai além de uma loja de tecidos: um local de criação, colaboração e inspiração para empreendedores da indústria da moda e toda a comunidade criativa.  2019-06-06 - Tags: texprima lof texprima loja oficina bom retiro biblioteca de modelagens tecidos

Belas Artes é única brasileira selecionada pelo The Best Fashions Schools in the World 2019
“Com sua dedicação histórica à transformativa Economia Criativa, a Instituição prepara empreendedores de moda em ascensão”, é assim que o The Business of Fashion descreve a atuação da Belas Artes e inclui o Curso de graduação Mídias Sociais Digitais da Instituição na lista dos 10 melhores do mundo na área de Fashion Art Direction and Communications em 2019.  2019-06-05 - Tags: fashion art direction and communications the business of fashion belas artes the best fashions schools in the world 2019 patricia cardim central saint martin