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Salão aposta em ações integradas para a cadeia têxtil-moda

O Première Vision São Paulo completou sua 9ª edição latinoamericana com inovações em sua programação oficial – todas buscando uma maior integração dos elos da cadeia têxtil brasileira. O salão, que aconteceu entre os dias 21 e 22 de janeiro no Expo Center Norte, trouxe para o centro de seus debates a influência da arte sobre a moda e ainda promoveu a exposiçãoProjeto Intervenções, que reuniu estilistas, artistas plásticos, indústrias de denim, de acessórios e de aviamentos para transformarem criativamente o jeans, mostrando de que forma o trabalho coletivo pode resultar num produto final exclusivo. 

Com o intuito de aprimorar o conhecimento de futuros profissionais do setor têxtil-moda, o evento também tirou do papel oprojeto Compradores do Futuro. Para incentivar a capacitação dos estudantes de áreas relacionadas ao design de moda foi realizada uma visita guiada exclusiva. Junto aos professores, alunos tiveram a oportunidade de compreender a cadeia de concepção e produção têxtil, colocando em prática teorias da sala de aula. Também tiveram visibilidade os uniformes das recepcionistas, dando continuidade à identidade visual e conceitual do evento. Convidada para assinar os uniformes, a marca carioca Wasabi, conhecida por seu trabalho com forte vínculo com as artes plásticas, apostou em uma parceria com a Estúdio Capim, a Digital Têxtil e a YKK. 

O primeiro tema dos debates realizados com mediação da coordenadora de moda do salão, Olivia Merquior foi “Quando a arte encontra a moda”, que contou com a presença das criadoras da marca Wasabi, Ana Wambier e Daniela Sabbag; da artista plástica Gisele Camargo; da jornalista correspondente da Vogue Brasil em Paris Isabel Junqueira e da estilista e escritora Dinah Bueno Pezzolo. Na segunda mesa redonda o tópico foi “Estampas, arte na superfície”, comparticipação do ilustrador Jeremy Somers, do estúdio de design baseado em Londres Circleline; da diretora criativa do Estúdio Capim, Alexandra Ward; da professora do Anhembi Morumbi e pesquisadora Luz García Neira, além do estilista Dudu Bertholini. 

PROJETO INTERVENÇÕES

A necessidade de um diálogo entre os elos da cadeia produtiva têxtil foi, sem dúvida, destaque na exposição Projeto Intervenções. Para promover essa integração, o salão convidou empresas de tecelagem, de acessórios e aviamentos com estilistas e artistas do cenário da moda brasileira para dialogar. Como desafio, eles deveriam concebere criar uma peça de denim que refletisse uma característica inovadora. Segundo Luana Cloper, show manager do evento, esse tipo de ação agrega não só uma identidade de assinatura ao produto, como também estreita o laço entre os protagonistas da cadeia produtiva têxtil.

Entre aqueles que mergulharam no desafio, estavam: Herchcovitch, Ronaldo Fraga, Sacada, Victor Dzenk, Britannia, Canatiba, Cedro, Corozita e Covolan. A exposição Projeto Intervenções também colocou em voga uma das tendências apresentadas pela diretora de moda do Première Vision, PascalineWillhelm para a primavera/verão 2015: o efeito handmade (feito à mão). Conceito que deve ser interpretado e incorporado ao processo industrial têxtil nas próximas coleções.

SERTÃO ALFAIATO

Ronaldo Fraga, Cedro Têxtil e Tecelagem de Fitas Britannia

Rebecca Veloso, consultora na Tecelagem de Fitas Britannia
"A Brittania trabalhou com algo mais requintado, o Ronaldo trabalhou o conceito do sertão e a Cedro com o conceito de um denim leve. Nos apropriamos da beleza, do conforto e da funcionalidade."

SANGUE, SUOR E LÁGRIMAS
Cacau Francisco, Paraguaçu Têxtil e Veneto

Cacau Franscisco
"Eu vinha com essa ideia de raízes na cabeça. Trabalhei com desenhos tribais indígenas na calça com uma técnica conhecida no nordeste como restiliê. É como se a calça inspirasse e transpirasse."

CALÇA JEANS BORDADA
Sacada, Covolan Têxtil e Rollatextil

BetiSpeiski, estilista da Sacada
"Essa peça foi feita num desfile cuja inspiração foi o Marrocos. Toda referência parte do artesanal. Hoje existe uma preocupação com o reaproveitamento de materiais descartados. Essa, aliás, deveria ser uma preocupação de todos da indústria têxtil."

TRÊS LUAS DE JÚPITER
Bernardo Ramalho e Eduardo Ramalho (Era), Isko e Haco

Bernardo Ramalho, sócio e criador da marca Era
"A cor do jeans é espacial. O universo é índigo e o jeans entrelaça as pessoas porque todos o usamos . No nosso caso, somos artistas e achamos importante nos comunicar pela moda como plataforma para alcançar um grande público."

SINTÉTICO ORGÂNICO
Ana Hupe e Caroline Valansi, Kipas e Corozita

 Ana Hupe, artista plástica
 “Somos artistas e trouxemos um pouco da nossa pesquisa. Nessa peça vemos a parte orgânica, representada pela terra no interior da calça, e a parte sintética. Porque o corpo do homem, hoje, é essa junção do orgânico com o sintético."

CUMULUS
Raquel Alvarez, Santanense e Metalúrgica Reuter

Raquel Alvarez, estilista
"Ohandmade está em evidência e, para mim, que sou parte suíça e parte espanhola, ele não só faz parte do meu trabalho, como também é uma característica do Brasil. Na minha peça o jeans vira um adereço e não a base.”

OVER CLOCHARD CRYSTAL FLOWERS
Victor Dzenk e Fernando Silva (estilistas), Preciosa e Isko

Victor Dzenk, estilista
"Foi um desafio trabalhar com o jeans tanto que agora quero incluí-loem próximas coleções. A peça mostra, além de luxo, uma preocupação com o conforto."

A SOMA ENTRE ARTE E MODA

A parceria entre a arte e a moda nunca deixou os holofotes e atravessa séculos. Nesta década, no entanto, essa associação revela grande importância como diferencial no mercado. Mesmo que a cada estação distintas paletas de cores e texturas entrem e saiam da vitrine, um elemento permanece latente no processo de inspiração, concepção e criação na indústria têxtil: a influência de diferentes correntes artísticas no produto final. Para refletir sobre esse tema, a edição de janeiro do Première Vision São Paulo promoveu dois debates: “Quando a arte encontra a moda” e “Estampas, arte na superfície”. 

Dentre exemplos clássicos que marcaram a história desse laço entre moda e arte estão, entre outros, o trabalho de Elza Schiaparelli inspirado no legado de Salvador Dalí ou o vestido Mondrian assinado por Yves Saint Laurent. Casos que foram apontados pela estilista Dinah Pezzolo, autora do livro Moda e Arte – Releitura no processo de criação (Ed. Senac), durante o primeiro dia de debates, com o intuito de provocar os agentes da cadeia produtiva têxtil. 

Nas rodas de discussões foi apresentado um panorama atual afinado com a realidade brasileira apesar da participação do inglês Jeremy Somers, um dos diretores da empresa CircleLine (Reino Unido), que trouxe uma visão europeia sobre esse diálogo entre arte, estamparia e moda. 

“Acreditamos na originalidade como solução, como um diferencial quando a arte conversa com a moda”, disse Jeremy quando questionado sobre o trabalho da Circleline, que há 17 anos atua no mercado europeu e internacional. Para o diretor “há necessidade de ser mais seletivo na escolha e na forma como vem sendo trabalhada a impressão digital”. Nesse cenário, artistas e estilistas sentam-se à mesa para compartilhar ideias e criar peças cuja assinatura única nada contra a corrente de uma onda de cópias e constante massificação de peças fabricadas, principalmente na China e controladas por grandes conglomerados. Nesse quesito, Jeremy se referiu à interferência massiva da internet no gosto dos consumidores. Por isso, ele reforça a importância de se investir em uma equipe de designers que criem à margem desse contexto globalizado. 

Na mesma linha, o estilista Dudu Bertholini, da grife Neon, aposta em estamparias diferenciadas e atemporais. Concebidas por um artista convidado, pela estilista e sócia Rita Comparato e por ele, as peças tornam-se linhas colecionáveis que não ficam datadas no armário. “Queremos transformar o corpo numa tela. Por isso, quando fazemos esse trabalho a seis mãos, a arte e a técnica do artista servem de suporte (xilogravura, fotografia, aquarela), bem como o tema trabalhado. Todos esses elementos transformam-se em estamparia, em uma narrativa cujo suporte é o tecido”, explica. 

Criadoras da marca Wasabi, que desde a origem sempre trabalhou em parceria com artistas plásticos, Ana Wambier e Daniela Sabbag compartilham a mesma visão. “Nossa ideia é compor em conjunto com o artista e não simplesmente transpor a obra dele para o tecido”, disse Sabbag. Presente no debate e convidada pela Wasabi para assinar uma coleção em parceria com a marca, a artista plástica Gisele Camargo acredita que a roupa seja mais um suporte válido. “No começo, você fica na dúvida se aquela coleção vai ter a cara do seu trabalho. Mas depois que vi o tecido e as cores, imaginei o corpo como tela e criei, junto com elas, um segundo trabalho, que não é exatamente minha pintura e sim outro tipo de peça que também transpira arte”, descreve Gisele. 

Já no caso do Estúdio Capim, as artes visuais interferem não só como parceiras, mas principalmente como inspiração contínua. Criado em 2008, o estúdio cria desenhos originais e exclusivos para o mercado da moda e da decoração, com clientes no Brasil, na Europa e no Japão. Para a realização desse trabalho único e autoral, se faz necessário, segundo a designer têxtil Alexandra Ward, um constante olhar sobre o cotidiano e sobre as correntes artísticas contemporâneas. A partir desse olhar, a designer conta com o suporte da fotografia para registrar a arte urbana na forma do grafite, por exemplo, ou de outras intervenções assinadas por artistas ou anônimos. “Tudo pode se tornar material de estudo para a criação de uma estampa. Os desenhos do meu filho ou até mesmo uma espera na sala de dentista”, explica. 


 

 

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Por: Maria Júlia Lledó
Fotos: Patrick Rocha

Data de publicação: 10/03/2014

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