Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Salão aposta em ações integradas para a cadeia têxtil-moda

O Première Vision São Paulo completou sua 9ª edição latinoamericana com inovações em sua programação oficial – todas buscando uma maior integração dos elos da cadeia têxtil brasileira. O salão, que aconteceu entre os dias 21 e 22 de janeiro no Expo Center Norte, trouxe para o centro de seus debates a influência da arte sobre a moda e ainda promoveu a exposiçãoProjeto Intervenções, que reuniu estilistas, artistas plásticos, indústrias de denim, de acessórios e de aviamentos para transformarem criativamente o jeans, mostrando de que forma o trabalho coletivo pode resultar num produto final exclusivo. 

Com o intuito de aprimorar o conhecimento de futuros profissionais do setor têxtil-moda, o evento também tirou do papel oprojeto Compradores do Futuro. Para incentivar a capacitação dos estudantes de áreas relacionadas ao design de moda foi realizada uma visita guiada exclusiva. Junto aos professores, alunos tiveram a oportunidade de compreender a cadeia de concepção e produção têxtil, colocando em prática teorias da sala de aula. Também tiveram visibilidade os uniformes das recepcionistas, dando continuidade à identidade visual e conceitual do evento. Convidada para assinar os uniformes, a marca carioca Wasabi, conhecida por seu trabalho com forte vínculo com as artes plásticas, apostou em uma parceria com a Estúdio Capim, a Digital Têxtil e a YKK. 

O primeiro tema dos debates realizados com mediação da coordenadora de moda do salão, Olivia Merquior foi “Quando a arte encontra a moda”, que contou com a presença das criadoras da marca Wasabi, Ana Wambier e Daniela Sabbag; da artista plástica Gisele Camargo; da jornalista correspondente da Vogue Brasil em Paris Isabel Junqueira e da estilista e escritora Dinah Bueno Pezzolo. Na segunda mesa redonda o tópico foi “Estampas, arte na superfície”, comparticipação do ilustrador Jeremy Somers, do estúdio de design baseado em Londres Circleline; da diretora criativa do Estúdio Capim, Alexandra Ward; da professora do Anhembi Morumbi e pesquisadora Luz García Neira, além do estilista Dudu Bertholini. 

PROJETO INTERVENÇÕES

A necessidade de um diálogo entre os elos da cadeia produtiva têxtil foi, sem dúvida, destaque na exposição Projeto Intervenções. Para promover essa integração, o salão convidou empresas de tecelagem, de acessórios e aviamentos com estilistas e artistas do cenário da moda brasileira para dialogar. Como desafio, eles deveriam concebere criar uma peça de denim que refletisse uma característica inovadora. Segundo Luana Cloper, show manager do evento, esse tipo de ação agrega não só uma identidade de assinatura ao produto, como também estreita o laço entre os protagonistas da cadeia produtiva têxtil.

Entre aqueles que mergulharam no desafio, estavam: Herchcovitch, Ronaldo Fraga, Sacada, Victor Dzenk, Britannia, Canatiba, Cedro, Corozita e Covolan. A exposição Projeto Intervenções também colocou em voga uma das tendências apresentadas pela diretora de moda do Première Vision, PascalineWillhelm para a primavera/verão 2015: o efeito handmade (feito à mão). Conceito que deve ser interpretado e incorporado ao processo industrial têxtil nas próximas coleções.

SERTÃO ALFAIATO

Ronaldo Fraga, Cedro Têxtil e Tecelagem de Fitas Britannia

Rebecca Veloso, consultora na Tecelagem de Fitas Britannia
"A Brittania trabalhou com algo mais requintado, o Ronaldo trabalhou o conceito do sertão e a Cedro com o conceito de um denim leve. Nos apropriamos da beleza, do conforto e da funcionalidade."

SANGUE, SUOR E LÁGRIMAS
Cacau Francisco, Paraguaçu Têxtil e Veneto

Cacau Franscisco
"Eu vinha com essa ideia de raízes na cabeça. Trabalhei com desenhos tribais indígenas na calça com uma técnica conhecida no nordeste como restiliê. É como se a calça inspirasse e transpirasse."

CALÇA JEANS BORDADA
Sacada, Covolan Têxtil e Rollatextil

BetiSpeiski, estilista da Sacada
"Essa peça foi feita num desfile cuja inspiração foi o Marrocos. Toda referência parte do artesanal. Hoje existe uma preocupação com o reaproveitamento de materiais descartados. Essa, aliás, deveria ser uma preocupação de todos da indústria têxtil."

TRÊS LUAS DE JÚPITER
Bernardo Ramalho e Eduardo Ramalho (Era), Isko e Haco

Bernardo Ramalho, sócio e criador da marca Era
"A cor do jeans é espacial. O universo é índigo e o jeans entrelaça as pessoas porque todos o usamos . No nosso caso, somos artistas e achamos importante nos comunicar pela moda como plataforma para alcançar um grande público."

SINTÉTICO ORGÂNICO
Ana Hupe e Caroline Valansi, Kipas e Corozita

 Ana Hupe, artista plástica
 “Somos artistas e trouxemos um pouco da nossa pesquisa. Nessa peça vemos a parte orgânica, representada pela terra no interior da calça, e a parte sintética. Porque o corpo do homem, hoje, é essa junção do orgânico com o sintético."

CUMULUS
Raquel Alvarez, Santanense e Metalúrgica Reuter

Raquel Alvarez, estilista
"Ohandmade está em evidência e, para mim, que sou parte suíça e parte espanhola, ele não só faz parte do meu trabalho, como também é uma característica do Brasil. Na minha peça o jeans vira um adereço e não a base.”

OVER CLOCHARD CRYSTAL FLOWERS
Victor Dzenk e Fernando Silva (estilistas), Preciosa e Isko

Victor Dzenk, estilista
"Foi um desafio trabalhar com o jeans tanto que agora quero incluí-loem próximas coleções. A peça mostra, além de luxo, uma preocupação com o conforto."

A SOMA ENTRE ARTE E MODA

A parceria entre a arte e a moda nunca deixou os holofotes e atravessa séculos. Nesta década, no entanto, essa associação revela grande importância como diferencial no mercado. Mesmo que a cada estação distintas paletas de cores e texturas entrem e saiam da vitrine, um elemento permanece latente no processo de inspiração, concepção e criação na indústria têxtil: a influência de diferentes correntes artísticas no produto final. Para refletir sobre esse tema, a edição de janeiro do Première Vision São Paulo promoveu dois debates: “Quando a arte encontra a moda” e “Estampas, arte na superfície”. 

Dentre exemplos clássicos que marcaram a história desse laço entre moda e arte estão, entre outros, o trabalho de Elza Schiaparelli inspirado no legado de Salvador Dalí ou o vestido Mondrian assinado por Yves Saint Laurent. Casos que foram apontados pela estilista Dinah Pezzolo, autora do livro Moda e Arte – Releitura no processo de criação (Ed. Senac), durante o primeiro dia de debates, com o intuito de provocar os agentes da cadeia produtiva têxtil. 

Nas rodas de discussões foi apresentado um panorama atual afinado com a realidade brasileira apesar da participação do inglês Jeremy Somers, um dos diretores da empresa CircleLine (Reino Unido), que trouxe uma visão europeia sobre esse diálogo entre arte, estamparia e moda. 

“Acreditamos na originalidade como solução, como um diferencial quando a arte conversa com a moda”, disse Jeremy quando questionado sobre o trabalho da Circleline, que há 17 anos atua no mercado europeu e internacional. Para o diretor “há necessidade de ser mais seletivo na escolha e na forma como vem sendo trabalhada a impressão digital”. Nesse cenário, artistas e estilistas sentam-se à mesa para compartilhar ideias e criar peças cuja assinatura única nada contra a corrente de uma onda de cópias e constante massificação de peças fabricadas, principalmente na China e controladas por grandes conglomerados. Nesse quesito, Jeremy se referiu à interferência massiva da internet no gosto dos consumidores. Por isso, ele reforça a importância de se investir em uma equipe de designers que criem à margem desse contexto globalizado. 

Na mesma linha, o estilista Dudu Bertholini, da grife Neon, aposta em estamparias diferenciadas e atemporais. Concebidas por um artista convidado, pela estilista e sócia Rita Comparato e por ele, as peças tornam-se linhas colecionáveis que não ficam datadas no armário. “Queremos transformar o corpo numa tela. Por isso, quando fazemos esse trabalho a seis mãos, a arte e a técnica do artista servem de suporte (xilogravura, fotografia, aquarela), bem como o tema trabalhado. Todos esses elementos transformam-se em estamparia, em uma narrativa cujo suporte é o tecido”, explica. 

Criadoras da marca Wasabi, que desde a origem sempre trabalhou em parceria com artistas plásticos, Ana Wambier e Daniela Sabbag compartilham a mesma visão. “Nossa ideia é compor em conjunto com o artista e não simplesmente transpor a obra dele para o tecido”, disse Sabbag. Presente no debate e convidada pela Wasabi para assinar uma coleção em parceria com a marca, a artista plástica Gisele Camargo acredita que a roupa seja mais um suporte válido. “No começo, você fica na dúvida se aquela coleção vai ter a cara do seu trabalho. Mas depois que vi o tecido e as cores, imaginei o corpo como tela e criei, junto com elas, um segundo trabalho, que não é exatamente minha pintura e sim outro tipo de peça que também transpira arte”, descreve Gisele. 

Já no caso do Estúdio Capim, as artes visuais interferem não só como parceiras, mas principalmente como inspiração contínua. Criado em 2008, o estúdio cria desenhos originais e exclusivos para o mercado da moda e da decoração, com clientes no Brasil, na Europa e no Japão. Para a realização desse trabalho único e autoral, se faz necessário, segundo a designer têxtil Alexandra Ward, um constante olhar sobre o cotidiano e sobre as correntes artísticas contemporâneas. A partir desse olhar, a designer conta com o suporte da fotografia para registrar a arte urbana na forma do grafite, por exemplo, ou de outras intervenções assinadas por artistas ou anônimos. “Tudo pode se tornar material de estudo para a criação de uma estampa. Os desenhos do meu filho ou até mesmo uma espera na sala de dentista”, explica. 


 

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Maria Júlia Lledó
Fotos: Patrick Rocha

Data de publicação: 10/03/2014

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Rachel Maia assume o cargo de CEO da Lacoste Brasil
A Lacoste Brasil anuncia Rachel Maia como sua mais nova CEO – Chief Executive Officer. Formada em Ciências Contábeis, pós-graduada na USP em Finanças e com cursos de especialização em Vancouver-Canadá e Harvard-EUA, Rachel iniciou sua carreira na Seven Eleven como Controller durante sete anos, depois atuou na Novartis Pharmacy por 4 anos e na Tiffany & Co, onde foi responsável pela chegada ao Brasil e ficou por 5 anos no cargo de CFO e 2 anos como CEO.  2018-11-13 - Tags: lacoste brasil rachel maia chief executive officer seven eleven

Grupo Malwee apoia 21ª edição do Teleton
O Grupo Malwee participa, pelo terceiro ano consecutivo, do Teleton, o principal evento de captação de recursos da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente. Para esta edição, que acontece nos dias 09 e 10 de novembro, a companhia fará a doação de cerca de 10 mil camisetas que serão utilizadas durante o evento por influenciadores, atendentes do call center, equipe principal, voluntários e nas ações internas.  2018-11-08 - Tags: grupo malwee aacd teleton plano 2020 guilherme moreno

Sou de Algodão lança concurso para estudantes de moda e renova parceria com a CdC
Sou de Algodão, movimento desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) visando o incentivo do uso da fibra na indústria têxtil, anuncia o lançamento do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores e sua presença como patrocinador master nesta edição do evento de moda.  2018-11-05 - Tags: casa de criadores sou de algodao andre hidallgo desafio sou de algodao

Denim se destaca com mistura de fibras, estilo e lavagem ecológica
Riscados, manchados, respingados e além de tudo, repaginados, os jeans expressam atitude e liberdade e ao mesmo tempo, revalidam o conceito Eco Friendly (amigável ao meio ambiente), através de tecidos sustentáveis e lavagens cada vez mais tecnológicas. Empresas do setor como Vicunha, Santanense e Fama Lavanderia mostraram suas novidades para a próxima temporada, durante a primeira edição da FebraTêxtil 2018, realizada entre 23 e 25 de outubro, no Parque Anhembi, São Paulo.  2018-11-01 - Tags: febratextil 2018 vicunha santanense nilit creora hyosung paulo heilborn schick bin digitale textil texprima luisa brax ctm fios fama lavanderia lavanderia denim

Fios, tecidos e estampas são destaques na Iª FebraTêxtil
Com a participação de players do setor têxtil nacional como Vicunha, Santanense, Nilit e Creora® Hyosung, entre outras, a primeira edição da FebraTêxtil - Feira Brasil Têxtil, realizada de 23 a 25 de outubro, no Parque Anhembi, em São Paulo, apresentou ao mercado produtos e serviços para a indústria da confecção.  2018-10-30 - Tags: febratextil 2018 vicunha santanense nilit creora hyosung paulo heilborn schick bin digitale textil texprima luisa brax ctm fios

ICX Labs inaugura espelho interativo no Shopping Morumbi
A ICX Labs, startup de tecnologia para desenvolvimento de software e hardware inovadores, acaba de inaugurar o Fitting You – espelho interativo – na Hering Experience, loja conceito da marca no Shopping Morumbi, em São Paulo.  2018-10-26 - Tags: fitting you hering hering experience shopping morumbi fabio avellar icx labs espelho interativo

Dior lança aplicativo fashionista de realidade aumentada no Facebook
Nesta semana, a Dior Couture lança seu primeiro filtro de realidade aumentada, na câmera do Facebook. A ideia é apresentar em primeira mão para todos os fãs da Maison, o novo Diorcolorquake, óculos de sol lançado durante a semana de moda de Paris.  2018-10-26 - Tags: flagshipstore realidade aumentada dior couture facebook diorcolorquake

ABVTEX associa-se à Sustainable Apparel Coalition
A ABVTEX - Associação Brasileira do Varejo Têxtil, que representa as principais redes de varejo de moda do País, anuncia a sua adesão como membro da Sustainable Apparel Coalition (SAC), fórum global que reúne mais de 220 empresas, associações e lideranças do setor de moda com o objetivo de promover a transformação da cadeia têxtil por meio da sustentabilidade.  2018-10-23 - Tags: abvtex edmundo lima programa abvtex jason kibbey sustainable apparel coalition sustentabilidade

Malhas tecnológicas da Texneo são apresentadas em São Paulo
Considerado um dos maiores polos têxteis da América Latina, o Vale do Itajaí conta com empresas como a Texneo, especializada na produção de malhas para sportswear, beachwear e underwear, e que é conhecida pelas tecnologias que apresenta nos produtos. Entre os dias 23 e 25 de outubro, a indaialense levará o mix de mais de 80 produtos e as últimas tecnologias inseridas nos segmentos em que atua para a FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil, em São Paulo no estande 79.  2018-10-23 - Tags: texneo feira brasil textil anhembi parque malhas tecnologicas sportswear beachwear underwear malhas

Clariant lança corante com fragrância para amaciantes
A Clariant, empresa líder em produtos químicos especializados para o setor têxtil, destacou-se no Sepawa Congress 2018, realizado de 10 a 12 de outubro, em Berlin, com dois novos corantes Sanolin Lave Liquid vermelho e amarelo intensos, que não mancham.  2018-10-18 - Tags: clariant sanolin lave liquid angela lachmann sanolin lave red a liquid sanolin lave yellow s liquid amaciantes liquidos nordic swan

Lenny Niemeyer e Patrícia Motta confirmam presença nas passarelas do Brazil Fashion Forum
O Brazil Fashion Forum, que surgiu de um sonho e veio para consolidar um novo conceito no mercado da moda e contribuir para que Miami seja uma parada obrigatória no calendário anual de todos os fashionistas do mundo, irá receber nas passarelas peças das renomadas estilistas Patrícia Motta e Lenny Niemeyer.  2018-10-17 - Tags: brazil fashion forum im brazil fashion talent 2018 lenny niemeyer patricia motta faena forum miami

Malwee é a marca nacional mais bem posicionada no Índice de Transparência da Moda Brasil 2018
Nesta quinta-feira (11), foi divulgada a primeira edição brasileira do Índice de Transparência da Moda e a Malwee, marca do Grupo Malwee, ficou no topo do ranking, com 51% dos pontos. No Índice brasileiro, foram avaliadas vinte marcas e varejistas da moda, selecionadas de acordo com critérios de diversidade setorial e representatividade no segmento de atuação, e a pontuação geral média foi 17%, ou 41 de 250 pontos possíveis.  2018-10-15 - Tags: grupo malwee guilherme weege indice de transparencia da moda brasil 2018 fashion revolution

Designer britânico Ozwald Boateng assina novos uniformes da British Airways
Como parte das celebrações do centenário da British Airways, que acontecerão no próximo ano, a companhia fechou parceria com Ozwald Boateng (foto), especialista em alfaiataria e o próximo em uma linha promissora de designers britânicos a desenvolver uniformes para a companhia aérea.  2018-10-05 - Tags: british airways ozwald boateng alfaiataria givenchy homme savile row paul costelloe roland klein baccart weatherall hardy amies julien macdonald

Fashion for Good inaugura museu interativo para inovação em moda
No dia 5 de outubro, a Fashion for Good inaugura seu novo espaço, Fashion for Good Experience, em Amsterdã. O Experience é um museu interativo, que tem como objetivo mudar o coração e mente dos visitantes por meio de histórias sobre os bastidores das roupas que vestimos, mostrando que é possível agir e ter um impacto positivo no segmento.  2018-10-05 - Tags: fashion for good amsterda innovation lounge stella mccartney c&a galeries lafayette group kering pvh corp

Louise Trotter é nomeada diretora criativa da Lacoste
Nesta quinta-feira, a Lacoste anunciou a nomeação de Louise Trotter para o cargo de Creative Director. A estilista britânica, primeira mulher no comando da direção criativa da marca do Crocodilo, apresentará sua coleção de estreia durante a próxima semana de moda de Paris.  2018-10-05 - Tags: lacoste louise trotter creative director crocodilo grupo lacoste thierry guibert

Versão mais recente do Lectra Fashion PLM 4.0 fornece às empresas o poder da conectividade
A Lectra, parceira de tecnologia das empresas que utilizam tecidos e couro, anunciou o lançamento de sua versão mais recente de PLM, o Lectra Fashion PLM 4.0. Essa versão traz vários novos recursos e ferramentas que tornam a solução para gerenciamento do ciclo de vida do produto ainda mais conectada e configurável, ajudando as empresas de moda a trabalhar de modo mais inteligente e ágil em um ambiente de TI.  2018-10-03 - Tags: celine choussy bedouet lectra lectra fashion plm lectra easy connect adobe illustrator lectra easy configure

Programa ABVTEX amplia governança com Projeto de Evolução
A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), entidade que representa as principais redes de varejo de moda do País, lançou ao mercado o Projeto Evolução do Programa ABVTEX, considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e da promoção do trabalho digno.  2018-09-25 - Tags: abvtex projeto de evolucao marciel costa calvin klein cia hering centauro gep gpa marisa pernambucanas renner reserva riachuelo

SENAI Brasil Fashion estreia canal no Youtube
A plataforma de educação e incentivo à moda brasileira SENAI Brasil Fashion lança, neste mês, um canal no Youtube com uma série de vídeos e coberturas para os amantes da moda. A programação contará com a participação dos estilistas Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga.  2018-09-25 - Tags: senai brasil fashion samba marketing senai alexandre herchcovitch lenny niemeyer lino villaventura senai cetiqt

Estudo da FAAP mostra falhas de atendimento das grandes marcas de moda no Instagram
Um novo estudo desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) mostra que ainda existem empresas que ignoram o consumidor nas redes sociais. "Isso é um pecado mortal em tempos de comunicação instantânea", ressalta o professor Thiago Costa, coordenador do curso de pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital da instituição e responsável pela pesquisa.  2018-09-21 - Tags: faap redes sociais nucleo de inovacao em midia digital nimd instagram comunicacao

Archroma apresenta inspirações de cores na Première Vision
Após anunciar recentemente a parceria com o Carlin Creative Trend de Paris, o mais antigo bureau de tendências do mundo, fundado em 1947, a Archroma, líder em cor e especialidades químicas, apresentará na Première Vision sua inovadora paleta de cores para a indústria têxtil.  2018-09-21 - Tags: carlin creative trend color atlas by archroma premiere vision archroma annflor sangan