Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Salão aposta em ações integradas para a cadeia têxtil-moda

O Première Vision São Paulo completou sua 9ª edição latinoamericana com inovações em sua programação oficial – todas buscando uma maior integração dos elos da cadeia têxtil brasileira. O salão, que aconteceu entre os dias 21 e 22 de janeiro no Expo Center Norte, trouxe para o centro de seus debates a influência da arte sobre a moda e ainda promoveu a exposiçãoProjeto Intervenções, que reuniu estilistas, artistas plásticos, indústrias de denim, de acessórios e de aviamentos para transformarem criativamente o jeans, mostrando de que forma o trabalho coletivo pode resultar num produto final exclusivo. 

Com o intuito de aprimorar o conhecimento de futuros profissionais do setor têxtil-moda, o evento também tirou do papel oprojeto Compradores do Futuro. Para incentivar a capacitação dos estudantes de áreas relacionadas ao design de moda foi realizada uma visita guiada exclusiva. Junto aos professores, alunos tiveram a oportunidade de compreender a cadeia de concepção e produção têxtil, colocando em prática teorias da sala de aula. Também tiveram visibilidade os uniformes das recepcionistas, dando continuidade à identidade visual e conceitual do evento. Convidada para assinar os uniformes, a marca carioca Wasabi, conhecida por seu trabalho com forte vínculo com as artes plásticas, apostou em uma parceria com a Estúdio Capim, a Digital Têxtil e a YKK. 

O primeiro tema dos debates realizados com mediação da coordenadora de moda do salão, Olivia Merquior foi “Quando a arte encontra a moda”, que contou com a presença das criadoras da marca Wasabi, Ana Wambier e Daniela Sabbag; da artista plástica Gisele Camargo; da jornalista correspondente da Vogue Brasil em Paris Isabel Junqueira e da estilista e escritora Dinah Bueno Pezzolo. Na segunda mesa redonda o tópico foi “Estampas, arte na superfície”, comparticipação do ilustrador Jeremy Somers, do estúdio de design baseado em Londres Circleline; da diretora criativa do Estúdio Capim, Alexandra Ward; da professora do Anhembi Morumbi e pesquisadora Luz García Neira, além do estilista Dudu Bertholini. 

PROJETO INTERVENÇÕES

A necessidade de um diálogo entre os elos da cadeia produtiva têxtil foi, sem dúvida, destaque na exposição Projeto Intervenções. Para promover essa integração, o salão convidou empresas de tecelagem, de acessórios e aviamentos com estilistas e artistas do cenário da moda brasileira para dialogar. Como desafio, eles deveriam concebere criar uma peça de denim que refletisse uma característica inovadora. Segundo Luana Cloper, show manager do evento, esse tipo de ação agrega não só uma identidade de assinatura ao produto, como também estreita o laço entre os protagonistas da cadeia produtiva têxtil.

Entre aqueles que mergulharam no desafio, estavam: Herchcovitch, Ronaldo Fraga, Sacada, Victor Dzenk, Britannia, Canatiba, Cedro, Corozita e Covolan. A exposição Projeto Intervenções também colocou em voga uma das tendências apresentadas pela diretora de moda do Première Vision, PascalineWillhelm para a primavera/verão 2015: o efeito handmade (feito à mão). Conceito que deve ser interpretado e incorporado ao processo industrial têxtil nas próximas coleções.

SERTÃO ALFAIATO

Ronaldo Fraga, Cedro Têxtil e Tecelagem de Fitas Britannia

Rebecca Veloso, consultora na Tecelagem de Fitas Britannia
"A Brittania trabalhou com algo mais requintado, o Ronaldo trabalhou o conceito do sertão e a Cedro com o conceito de um denim leve. Nos apropriamos da beleza, do conforto e da funcionalidade."

SANGUE, SUOR E LÁGRIMAS
Cacau Francisco, Paraguaçu Têxtil e Veneto

Cacau Franscisco
"Eu vinha com essa ideia de raízes na cabeça. Trabalhei com desenhos tribais indígenas na calça com uma técnica conhecida no nordeste como restiliê. É como se a calça inspirasse e transpirasse."

CALÇA JEANS BORDADA
Sacada, Covolan Têxtil e Rollatextil

BetiSpeiski, estilista da Sacada
"Essa peça foi feita num desfile cuja inspiração foi o Marrocos. Toda referência parte do artesanal. Hoje existe uma preocupação com o reaproveitamento de materiais descartados. Essa, aliás, deveria ser uma preocupação de todos da indústria têxtil."

TRÊS LUAS DE JÚPITER
Bernardo Ramalho e Eduardo Ramalho (Era), Isko e Haco

Bernardo Ramalho, sócio e criador da marca Era
"A cor do jeans é espacial. O universo é índigo e o jeans entrelaça as pessoas porque todos o usamos . No nosso caso, somos artistas e achamos importante nos comunicar pela moda como plataforma para alcançar um grande público."

SINTÉTICO ORGÂNICO
Ana Hupe e Caroline Valansi, Kipas e Corozita

 Ana Hupe, artista plástica
 “Somos artistas e trouxemos um pouco da nossa pesquisa. Nessa peça vemos a parte orgânica, representada pela terra no interior da calça, e a parte sintética. Porque o corpo do homem, hoje, é essa junção do orgânico com o sintético."

CUMULUS
Raquel Alvarez, Santanense e Metalúrgica Reuter

Raquel Alvarez, estilista
"Ohandmade está em evidência e, para mim, que sou parte suíça e parte espanhola, ele não só faz parte do meu trabalho, como também é uma característica do Brasil. Na minha peça o jeans vira um adereço e não a base.”

OVER CLOCHARD CRYSTAL FLOWERS
Victor Dzenk e Fernando Silva (estilistas), Preciosa e Isko

Victor Dzenk, estilista
"Foi um desafio trabalhar com o jeans tanto que agora quero incluí-loem próximas coleções. A peça mostra, além de luxo, uma preocupação com o conforto."

A SOMA ENTRE ARTE E MODA

A parceria entre a arte e a moda nunca deixou os holofotes e atravessa séculos. Nesta década, no entanto, essa associação revela grande importância como diferencial no mercado. Mesmo que a cada estação distintas paletas de cores e texturas entrem e saiam da vitrine, um elemento permanece latente no processo de inspiração, concepção e criação na indústria têxtil: a influência de diferentes correntes artísticas no produto final. Para refletir sobre esse tema, a edição de janeiro do Première Vision São Paulo promoveu dois debates: “Quando a arte encontra a moda” e “Estampas, arte na superfície”. 

Dentre exemplos clássicos que marcaram a história desse laço entre moda e arte estão, entre outros, o trabalho de Elza Schiaparelli inspirado no legado de Salvador Dalí ou o vestido Mondrian assinado por Yves Saint Laurent. Casos que foram apontados pela estilista Dinah Pezzolo, autora do livro Moda e Arte – Releitura no processo de criação (Ed. Senac), durante o primeiro dia de debates, com o intuito de provocar os agentes da cadeia produtiva têxtil. 

Nas rodas de discussões foi apresentado um panorama atual afinado com a realidade brasileira apesar da participação do inglês Jeremy Somers, um dos diretores da empresa CircleLine (Reino Unido), que trouxe uma visão europeia sobre esse diálogo entre arte, estamparia e moda. 

“Acreditamos na originalidade como solução, como um diferencial quando a arte conversa com a moda”, disse Jeremy quando questionado sobre o trabalho da Circleline, que há 17 anos atua no mercado europeu e internacional. Para o diretor “há necessidade de ser mais seletivo na escolha e na forma como vem sendo trabalhada a impressão digital”. Nesse cenário, artistas e estilistas sentam-se à mesa para compartilhar ideias e criar peças cuja assinatura única nada contra a corrente de uma onda de cópias e constante massificação de peças fabricadas, principalmente na China e controladas por grandes conglomerados. Nesse quesito, Jeremy se referiu à interferência massiva da internet no gosto dos consumidores. Por isso, ele reforça a importância de se investir em uma equipe de designers que criem à margem desse contexto globalizado. 

Na mesma linha, o estilista Dudu Bertholini, da grife Neon, aposta em estamparias diferenciadas e atemporais. Concebidas por um artista convidado, pela estilista e sócia Rita Comparato e por ele, as peças tornam-se linhas colecionáveis que não ficam datadas no armário. “Queremos transformar o corpo numa tela. Por isso, quando fazemos esse trabalho a seis mãos, a arte e a técnica do artista servem de suporte (xilogravura, fotografia, aquarela), bem como o tema trabalhado. Todos esses elementos transformam-se em estamparia, em uma narrativa cujo suporte é o tecido”, explica. 

Criadoras da marca Wasabi, que desde a origem sempre trabalhou em parceria com artistas plásticos, Ana Wambier e Daniela Sabbag compartilham a mesma visão. “Nossa ideia é compor em conjunto com o artista e não simplesmente transpor a obra dele para o tecido”, disse Sabbag. Presente no debate e convidada pela Wasabi para assinar uma coleção em parceria com a marca, a artista plástica Gisele Camargo acredita que a roupa seja mais um suporte válido. “No começo, você fica na dúvida se aquela coleção vai ter a cara do seu trabalho. Mas depois que vi o tecido e as cores, imaginei o corpo como tela e criei, junto com elas, um segundo trabalho, que não é exatamente minha pintura e sim outro tipo de peça que também transpira arte”, descreve Gisele. 

Já no caso do Estúdio Capim, as artes visuais interferem não só como parceiras, mas principalmente como inspiração contínua. Criado em 2008, o estúdio cria desenhos originais e exclusivos para o mercado da moda e da decoração, com clientes no Brasil, na Europa e no Japão. Para a realização desse trabalho único e autoral, se faz necessário, segundo a designer têxtil Alexandra Ward, um constante olhar sobre o cotidiano e sobre as correntes artísticas contemporâneas. A partir desse olhar, a designer conta com o suporte da fotografia para registrar a arte urbana na forma do grafite, por exemplo, ou de outras intervenções assinadas por artistas ou anônimos. “Tudo pode se tornar material de estudo para a criação de uma estampa. Os desenhos do meu filho ou até mesmo uma espera na sala de dentista”, explica. 


 

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Maria Júlia Lledó
Fotos: Patrick Rocha

Data de publicação: 10/03/2014

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Senai Mix Design promove segunda edição de palestra sobre inspirações para PV2019/20
O Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção do SENAI-SP, localizado na Escola SENAI Francisco Matarazzo, promove no dia 7 de fevereiro, às 10 horas, a segunda edição da palestra “SENAI MIX DESIGN Inspirações & Tendências Primavera-Verão 2019/20”, voltada principalmente para profissionais da área do vestuário.  2019-01-23 - Tags: instituto senai de tecnologia textil moda e confeccao senai mix design

Britânnia Têxtil comemora sucesso no Inspiramais 2020_I
A Britânnia Têxtil comemora seu primeiro grande sucesso em 2019: a visitação recorde em seu stand durante o Inspiramais 2020_I, evento qual foi expositora e patrocinadora. Único Salão de design e inovação de materiais da América Latina, o Inspiramais foi realizado na capital paulista nos dias 15 e 16 de janeiro na capital paulista.  2019-01-22 - Tags: britannia textil tecelagem mineira inspiramais 2020_i ana cristina veloso

Senai Cetiqt reformula grade curricular para atender a indústria têxtil
Mantendo 70 anos de tradição na formação dos melhores profissionais para os setores de moda, têxtil, confecção e química, o Senai Cetiqt, no Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para os cursos de graduação em Design de Moda e Engenharia Química.  2019-01-18 - Tags: senai cetiqt engenharia quimica design de moda sergio motta centro de tecnologia da industria quimica e textil grades curriculares

Design social: Futurarte e Ronaldo Silvestre juntos em nova coleção
O estilista Ronaldo Silvestre foi o escolhido para desenvolver a mais nova coleção da Associação Futurarte, de Betim, e que já está disponível para vendas. Durante o período de nove meses, iniciado em agosto do ano passado, o designer realizou oficinas com as artesãs de Betim ensinando novas técnicas e repassando um pouco do seu conhecimento de moda. O resultado tem agradado o público com opções de mais de trinta peças diferentes.  2019-01-17 - Tags: ronaldo silvestre associacao futurarte eco fashion week brasilia trends projetos sociais justa trama unisol brasil cooperfashion futurarte a cara do sertao instituto tecendo itabira

Moda Reciclada: Junk Kouture ganha versão brasileira
A São Paulo fashionista e dos cosplays será a sede da primeira edição brasileira da Junk Kouture – principal concurso de moda sustentável da Irlanda, ganhador de dois prêmios de Melhor Evento e Melhor Evento ao Vivo em seu país de origem e que já alcança a Escócia.  2019-01-15 - Tags: junk kouture concurso de moda sustentavel irlanda familia schurmann patral group troy armour junk kouture no brasil geração z

O catarinense que surpreendeu a famosa semana de moda de São Paulo
Rafael Bueno, o estilista de 16 anos, que ganhou notoriedade no programa do apresentador de TV Luciano Huck, foi a grande sensação do último SPFW, realizado em outubro de 2018. Apoiado pelo experiente designer Alexandre Herchcovitch, orientador de sua coleção, cheia de mangas bufantes e modelagem simétrica, o jovem, que começou a criar quando tinha 12 anos, conta um pouco de sua trajetória nesta entrevista ao Portal Textília.net.  2019-01-15 - Tags: rafael bueno luciano huck alexandre herchcovitch scmc portal textilianet entrevista

Senai Cetiqt inaugura Fashion Lab e Fábrica Modelo
O primeiro espaço colaborativo para experimentação tecnológica no setor têxtil, de confecção e de moda foi inaugurado no dia 18/12, no Rio de Janeiro. O Fashion Lab, desenvolvido pelo SENAI CETIQT, conta com 400m² de infraestrutura destinada à criatividade e inovação, composto por maquinário de alta tecnologia para criação e implementação de novos produtos e processos.  2019-01-07 - Tags: senai cetiqt fabrica modelo fashion lab espaco maker fabian diniz sergio motta casa firjan

Artistas transformam tecidos em obras de arte no projeto Vicunha Gallery
A convite da VTRENDS, guia de tendência do universo jeanswear publicado semestralmente pela Vicunha, a produtora cultural Juliana Freire convocou para a temporada SS20 quatro artistas da nova geração para um desafio: reaproveitarem tecidos VICUNHA, a partir de denim e sarja, para a criação de obras arte.  2018-12-19 - Tags: vtrends jeanswear vicunha gallery mano penalva tati dalla bona guga szabzon lucas lander

Pantone apresenta ‘Living coral’ a cor do ano 2019
Vibrante, mas também suave, Living Coral nos acolhe com sua aura cálida e nutritiva, flutuando e reconfortando num ambiente em constante transformação. Reagindo às investidas devastadoras da tecnologia digital e a consolidação da mídia social em nossas vidas cotidianas, passamos a procurar experiências autenticas e imersivas que permitem a conectividade e a intimidade.  2018-12-07 - Tags: pantone color institute pantone living coral living coral cor 2019 leatrice eiseman

Roupa 'inteligente' é destaque da 10ª edição do Moda Inclusiva
O Concurso Moda Inclusiva chega a sua 10ª edição com apoio da Vicunha Têxtil e realização da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, que aconteceu no dia 28 de novembro no Centro Cultural São Paulo, trouxe 20 participantes, entre estudantes de cursos técnicos, universitários, alunos de cursos livres e profissionais da área, para apresentarem criações voltadas para acessibilidade, funcionalidade e inclusão social.  2018-12-07 - Tags: concurso moda inclusiva vicunha textil secretaria do estado dos direitos da pessoa com deficiencia ibge sarah dergham qr code braile

WGSN apresenta a pesquisa 'Geração Brasil'
Quais são as gerações que estão presentes em nossa sociedade? Como elas impactam o consumo? Para responder essas questões e entender cada uma delas, é imprescindível a leitura sobre o estudo de gerações da WGSN - autoridade global na previsão de tendências.  2018-12-05 - Tags: wgsn baby boomers geracao x millennial geracao z geracao alpha pesquisa

Concurso do SENAI-SP premia novos talentos da moda
Na última sexta-feira (30/11), a Faculdade de Tecnologia SENAI “Antoine Skaf” e a Escola SENAI “Francisco Matarazzo” premiaram os finalistas do 12º Concurso Novos Talentos SENAI-SP que teve início em abril de 2018. Realizado anualmente pelo SENAI-SP, o concurso tem por objetivo estimular os estudantes a colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sua vida acadêmica.  2018-12-04 - Tags: faculdade de tecnologia senai antoine skaf escola senai francisco matarazzo consciencia na moda concurso novos talentos

Comemorando 37 anos, Grupo Lunelli beneficia 4,2 mil funcionários com previdência privada
Desde outubro 4,2 mil trabalhadores de Santa Catarina, São Paulo e Ceará, estão sendo beneficiados com um plano de previdência privada exclusivo. Isso porque o Grupo Lunelli - considerado um dos mais estruturados grupos do setor têxtil do país, com 16 unidades fabris – acaba de lançar um plano de previdência privada para seus colaboradores, um dos mais importantes benefícios oferecidos pela empresa em curto e longo prazo e que demonstra a preocupação da companhia com o futuro dos colaboradores e familiares.  2018-12-04 - Tags: grupo lunelli alakazoo lunelli malhas lunelliprev inss 37 anos de mercado maracanau

Uniformes da Azul ganham prêmio no Brasil Design Awards
Os novos uniformes da Azul, criados pelo TS Studio, ficaram entre os três melhores do Design Awards, prêmio brasileiro que reconhece os melhores projetos de design nacional. Sob a direção criativa da designer Tereza Santos, as peças exclusivas, que estão sendo utilizadas por Tripulantes de ao menos cinco áreas da companhia, foram contempladas na categoria Design Gráfico.  2018-11-30 - Tags: projeto azul 10 anos tereza santos ts studio brasil design awards azul cargo express claudia fernandes

Sou de Algodão apresenta noite especial na Casa de Criadores
"Sou de Algodão", movimento desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com diversas ações para incentivar o uso da fibra na indústria têxtil participará pela 2ª vez da Casa de Criadores. Nesta edição, como patrocinador máster, o movimento trará uma noite totalmente dedicada ao algodão com show da cantora Gaby Amarantos.  2018-11-28 - Tags: desfile sou de algodao casa de criadores mac usp abrapa gaby amarantos andre hidalgo

Kurotel lança novos uniformes assinados por Carlos Bacchi
O Kurotel – Centro Médico de Longevidade & Spa de Gramado, no Rio Grande do Sul, tem a inovação em sua essência. Em sintonia com a nova Ala Contemporânea, mais moderna sem perder o charme, o spa acaba de lançar os novos uniformes do staff, assinado pelo estilista gaúcho e expert em moda de luxo sustentável, Carlos Bacchi.  2018-11-27 - Tags: carlos bacchi joao carlos bento eco fashion kurotel ala contemporanea light steel frame

Farol Santander inicia programação em parceria com o SPFW
Após receber o desfile inaugural da edição N46 do São Paulo Fashion Week, o Farol Santander, centro de empreendedorismo, cultura e lazer dá sequência às atividades realizadas em parceria com a maior plataforma de Moda do Hemisfério Sul. O icônico edifício no Centro da cidade, irá sediar uma série de 13 encontros, com patrocínio do Santander e curadoria de Graça Cabral, co-fundadora do SPFW, que conectam os pilares da Moda, Cultura e Empreendedorismo, comuns entre os parceiros.  2018-11-23 - Tags: arena de economia criativa farol santander transposicao sao paulo fashion week dudu bertholini daniela thomas

Christopher Raeburn é o novo diretor criativo da Timberland
Chegando em uma nova posição na estrutura da Timberland, o estilista inglês Christopher Raeburn, aos 36 anos, assume a direção criativa global da empresa e deve trabalhar com as equipes de produtos, marketing e inovação da marca para criar uma coleção de calçados, roupas e acessórios.  2018-11-23 - Tags: timberland christopher raeburn remade reduce recycle raeburn