Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Roupa esportiva, sustentável e tecnológica será destaque na Semana de Moda de Berlin

Urban Outdoor é o nome da nova tendência global de moda, onde a realidade do asfalto encontra o romantismo da aventura. De Tóquio a Nova York, passando por Berlin, roupas feitas de tecidos e acessórios funcionais, despertam o interesse de uma legião de novos consumidores, amantes de moda, tecnologia e natureza. Tudo junto e misturado. É com este espírito que se desenvolve a Semana de Moda de Berlin, na Alemanha, que acontece de 16 a 18 de janeiro, no centro de exposições Kraftwerk, reunindo as feiras Greenshowroom e Ethical Fashion Show, além da nova conferência da Messe Frankfurt, denominada Fashion Sustain cujo lema é "Correr pela Circularidade".

Ao divulgar as novidades de 2018, Olaf Schmidt, vice-presidente têxtil da Messe Frankfurt, comentou: "Com as novas atrações, estamos respondendo aos muitos pedidos de nossos expositores e visitantes que desejam atualização e melhor integração dos eventos de moda. Além disso, a Messe Frankfurt está intensificando sua cooperação com o Grupo Premium no âmbito da #Fashiontech, que também terá lugar no dia 16 de janeiro, durante a semana de moda". De acordo com os organizadores, esta conferência terá painéis e palestras, complementadas por apresentações de produtos e oficinas girando em torno de tópicos como modelos de negócios wearables, smart-shopping e moda digital.

Se na #Fashiontech o foco é a tecnologia como influenciadora de novos hábitos de consumo, na Fashion Sustain a pegada é a sustentabilidade como diferencial nos negócios da moda. A conferência objetiva ser uma incubadora para a indústria têxtil/moda, destacando em suas palestras tecnologias sustentáveis e inovação responsável.

Fashion Sustain: selva urbana ecológica

A jaqueta para chuva torna-se prática quando andamos de bicicleta em uma jornada diária para o escritório, assim como o blusão pode ser combinado com um terno ou talleur. Este estilo atende a um público alvo jovem e, acima de tudo urbano, que se rendeu às roupas que antes eram reservadas aos entusiastas de atividade física ou esportistas profissionais. Trata-se de uma ruptura estilística: ao invés de se cobrir dos pés à cabeça em tecidos funcionais, os usuários criam uma roupa harmoniosa como se quisesse integrar liberdade e sentimento de proximidade à natureza na vida diária urbana. "As pessoas que fazem escaladas também perceberam que a funcionalidade e o conforto das roupas para o ambiente externo podem adicionar valor no seu guarda-roupa do dia a dia. Temos visto também uma convergência cada vez maior de nossas vidas profissionais e privadas, interligadas com moda e estilo", destaca Antje von Dewitz, Diretor Gerente da Vaude Sport GmbH Co. KG, uma das empresas participantes da conferencia FashionSustain. Segundo ele, o desenvolvimento de materiais, membranas e componentes inovadores está se tornando cada vez mais importante para marcas de ambientes externos (outdoor), confirmando que roupas urbanas com design e desempenho esportivo é um segmento em franca expansão.

Marcas alemãs como Vaude, Bleed, Langer Chen e Nat-2, que estão expondo no Greenshowroom e no Ethical Fashion Show Berlin, fizeram constante pesquisa no campo da roupa outdoor tecnológica e sustentável. Resultado é que estas marcas produzem produtos livres de PFCs (compostos perfluorados utilizados na produção de casacos e roupas impermeáveis) e trabalham com alternativas para desenvolver membranas para aplicação sobre tecidos sem o uso do Politetrafluoretileno PTFE, cuja função é permitir que roupas e calçados sejam resistentes à água e ao mesmo tempo, respiráveis. Há também as que são pioneiras na difusão do conceito de economia circular e reciclagem.

Na Ethical Fashion Show, por exemplo, a marca Vaude apresentará uma nova coleção inédita que possui materiais com cerca de 90% de biobase, reciclados ou feitos de materiais genuinamente naturais, enquanto a Langer Chen apresentará uma parka para uso em ambientes externos, feita inteiramente de fibras naturais, basicamente algodão orgânico de alta densidade, em substituição ao náilon. "Nosso objetivo é reduzir o uso de fibras sintéticas e minimizar o impacto dos microplásticos nos oceanos", observa Phillip Langer, diretor da marca. A Bleed por sua vez anunciou a nova coleção 2018/19, em comemoração ao seu 10º aniversário, com jaquetas funcionais, feitas com fibras recicladas, algodão orgânico e camadas de base em celulósica Tencel®.

Toda esta mudança das marcas na produção têxtil, mesmo em produtos de performance, reflete uma tendência que o instituto de pesquisas de mercado GfK1 previu em um estudo de 2014. De acordo com a pesquisa, apenas 35% dos entrevistados afirmaram que o nome da marca é o fator decisivo durante a compra das roupas outdoor, enquanto que para 65% (maioria) a decisão é determinada pelos produtos têxteis e ingredientes que compõem a peça.

Performance e produção sustentável

A expansão das marcas de outdoor e sportswear começou no final dos anos 1970 e início da década de 80 e estava primeiramente associada com o termo "desempenho". Durante um longo tempo, as propriedades de produto (têxtil) mensuráveis como resistência à água, ao vento, troca térmica e respirabilidade foram os fatores decisivos para alavancar a venda destes produtos. Na maioria dos casos, estas propriedades foram alcançadas com o auxílio de processos químicos controversos, do ponto de vista ambiental. Muitos tecidos são feitos de fibras químicas oriundas de petróleo como o poliéster, poliamida ou acrílico. Enquanto que os melhores resultados em acabamentos de performance tais como impermeabilidade e respirabilidade, só poderiam ser conseguidos com tecnologias (coating) à base de PFCs.

A partir do momento em que o Greenpeace entrou na briga com a campanha "Detox" [Desintoxicação], a presença de materiais plásticos nos oceanos ganhou destaque na mídia – o choque principal foi a contaminação por partículas de PFCs bioacumulativos em ursos polares. A partir daí, muitas marcas esportivas famosas se comprometeram com uma mudança de paradigma, buscando novos materiais , menos agressivos ao ambiente.

Etiquetas não agressivas

Uma dos produtos-chave que serão apresentados na Ethical Fashion Show é uma seleção de etiquetas outdoor urbanas sustentáveis, que serão apresentadas aos visitantes no Kraftwerk Berlin. A seleção de materiais, métodos de produção e filosofias das marcas que participam da exposição estão alinhadas com os altos padrões ambientais e sociais que os organizadores da Ethical Fashion Show Berlin e Greenshowroom exigem como obrigatórios para participação.

A Fashion Sustain Berlin, que ocorre em paralelo com as feiras, receberá tomadores de decisões internacionais da indústria da moda e do universo sportswear. Sob o lema "Correr pela Circularidade", marcas, desenvolvedores, fabricantes e pesquisadores irão apresentar e discutir como técnicas de moda sustentável estão mudando os campos de roupas atléticas, de ambientes exteriores, esportes e artigos funcionais. Vale a pena conferir.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: Messe Frankfurt
Fotos: Messe Frankfurt

Data de publicação: 10/01/2018

Conteúdo relacionado


Sensil® EcoCare é a poliamida premium reciclada da NILIT
Alinhada com a preocupação socioambiental, a NILIT desenvolveu a primeira poliamida reciclada e certificada agora disponível para todos os mercados em que atua globalmente. Sensil® EcoCare, é uma fibra reciclada pré – consumo, que oferece uma solução inteligente para a produção de peças que unem design, conforto e durabilidade, enquanto reduz o impacto no meio ambiente.  2020-01-28 - Tags: sensil ecocare nilit poliamida sensil fabianne pacini

Mega Polo Moda apresenta marcas finalistas do projeto Startup Fashion
O Mega Polo Moda, maior shopping de atacado da América Latina, acaba de anunciar as 60 marcas finalistas da Startup Fashion, programa de aceleração e incentivo às novas marcas do atacado, que reúne moda, tecnologia e negócios.  2020-01-28 - Tags: mega polo moda startup fashion pitch day finalistas

Classic Blue se destaca nas criações da Angelo Bertoni
Eleito pela Pantone como o tom de 2020, o Classic Blue é uma nuance tradicional e democrática que se destaca entre as criações da Angelo Bertoni. A marca que pertence ao grupo Breda Alfaiataria é referência de estilo por aliar a moda contemporânea à alfaiataria clássica.  2020-01-23 - Tags: pantone classic blue angelo bertoni breda alfaiataria

The Lycra Company participa da Colombiatex 2020
A The LYCRA Company estará presente na Colombiatex 2020 que acontece entre os dias 21 e 23 de janeiro, em Medellín. A empresa, que é um dos mais tradicionais expositores da feira, irá apresentar tecnologias que buscam satisfazer as necessidades do consumidor contemporâneo em relação à peças do vestuário de todos os segmentos da moda, incorporando ciência e tecnologia no desenvolvimento.  2020-01-21 - Tags: lycra colombiatex 2020 my fit novidades fio lycra

Mega Polo Moda lança o Startup Fashion
O Mega Polo Moda, maior shopping de atacado da América Latina, situado no bairro do Brás, em São Paulo, acaba de lançar a Startup Fashion, uma plataforma inédita de mentoria para marcas, que reúne moda, tecnologia e negócios.  2020-01-17 - Tags: mega polo moda america latina brás startup fashion aceleraçao

Gucci lança coleção celebrando o Ano Novo Chinês
Para o próximo Ano Novo Chinês, que começa a partir de 25 de janeiro, o diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, vai homenagear o "Ano do Rato" com uma coleção especialmente dedicada ao Mickey Mouse (True Original de Walt Disney).  2020-01-15 - Tags: disney entretenimento gucci pins ano novo chines

Castanhal marca presença no Inspiramais 2021_I
A Castanhal Companhia Têxtil, maior fabricante de fios e telas com a fibra de juta das Américas, é um dos destaques do Inspiramais 2021_I, único salão de inovação e design de materiais da América Latina, que reúne fabricantes nacionais e internacionais de insumos diversos para o segmento calçadista.  2020-01-13 - Tags: exposiçao juta fibras sustentabilidade fios lina telas castanhal textil

Cipatex apresenta nova coleção de laminados no Salão Inspiramais
Com o tema Energetic, a Cipatex® lança a Coleção Verão 2021 em laminados para calçados femininos, masculinos e esportivos no Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Componentes, que acontece nos dias 14 e 15 de janeiro no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo/SP.  2020-01-13 - Tags: cipatex lançamentos vinyl tech winston floater animal print

ITM Têxtil lança tecidos sustentáveis no Salão Inspiramais
A ITM Têxtil, de Farroupilha (RS), anunciou o seu ingresso na plataforma BCI, aumentando a oferta de produtos com algodão produzido de forma sustentável. Para a nova coleção que será apresentada no Salão Inspiramais, que acontece nos dias 14 e 15 de janeiro, em São Paulo, a empresa lança o EcoFio+, composta por tecidos feitos com fios reciclados de algodão e tintos com corantes naturais e com redução no uso de recursos em todas as etapas do tingimento.  2020-01-10 - Tags: iguaçu bocaina itm tingimento extraçao corantes naturais cadeia textil

Espelho interativo para o varejo é destaque na Couromoda 2020
A startup brasileira de tecnologia para desenvolvimento de software e hardware inovadores, ICX Labs, estreia sua participação na Couromoda 2020 e leva o primeiro espelho interativo do Brasil como destaque. A 47ª edição da maior feira de lançamentos e vendas de calçados, roupas e acessórios da América Latina acontece entre 13 e 15 de janeiro no Expo Center Norte, em São Paulo.  2020-01-10 - Tags: espelho interativo fitting you mirror tecnologia couromoda 2020

Marca brasileira é a primeira a entrar no Fashion Industry Charter for Climate Action
A Reserva é a primeira marca brasileira a participar do Fashion Industry Charter for Climate Action. Criado no COP24, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, o grupo reúne as principais marcas de moda do mundo com o objetivo de neutralizar o impacto ambiental da indústria na primeira metade do século 21.  2020-01-09 - Tags: reserva fashion industry charter climate action cop24 onu

Roupas e calçados lideram as intenções de compras para o Natal
O varejo de moda é o foco dos consumidores neste Natal, aponta pesquisa realizada pelo site de compras Mercado Livre, realizada na primeira quinzena deste mês. Segundo a sondagem com 4 mil consumidores de seu marketplace, de ambos os sexos e de todas as regiões do Brasil, a maioria dos entrevistados faz a compra dos produtos com mais de 10 dias de antecedência.  2019-12-18 - Tags: varejo foco natal roupas sapatos compras consumidor categorias

Riachuelo inaugura megaloja no Centro de São Paulo
A abertura da nova loja na Rua São Bento, (90° filial no estado do São Paulo) no dia 12 de dezembro faz parte do plano de expansão da marca no varejo nacional. O novo espaço de 1.601m² conta com linhas que atendem todos os públicos e segmentos como vestuário; calçados, acessórios e relógios, beleza e perfumaria, celulares e moda casa.  2019-12-18 - Tags: loja inclusao social riachuelo great place to work guararapes

C&A lança peças exclusivas inspiradas em Star Wars
Dia 19 de dezembro, estreia no Brasil o filme Star Wars: Episódio IX. Pensando nos geeks e fãs de plantão, a C&A apresenta novos produtos inspirados no universo da famosa série para celebrar a saga.  2019-12-17 - Tags: star wars cea dezembro looks

Conheça o brechó online com peças em perfeito estado para crianças
É fato que as crianças aprendem com exemplos e é assim na família da Luanna Toniolo, fundadora da TROC, maior brechó online do Brasil de roupas infantis. A empreendedora decidiu abrir o negócio quando estava grávida da sua primeira filha.  2019-12-12 - Tags: troc brecho infantil crianças kids fashion moda fast fashion

Curitiba terá a primeira loja 'Lixo Zero' do sul do país
Curitiba foi a capital escolhida para abrigar a primeira loja conceito “Lixo Zero” do sul do Brasil, e a segunda dessa categoria no país. A inauguração da loja “O bosque” acontece no dia 20 de dezembro, das 16h às 22h, no bairro Centro Cívico, na capital paranaense.  2019-12-11 - Tags: loja lixo novidade o bosque toro cauxi anna paiva tuz beegreen jungle rosalina corazza maderaria

10ª New York Fashion Tour acontecerá durante a Semana de Moda NY
O único programa que leva estudantes a conhecerem os backstages dos desfiles de uma das maiores semanas de moda do mundo, o NY Fashion Tour foi especialmente criado pelas consultoras de moda Silvia Scigliano e Marcia Crivorot para quem quer ter uma vivência em moda, unindo teoria e prática.  2019-12-10 - Tags: curso programa estudantes backstages desfiles nyfw crivorot scigliano

Classic Blue é a cor Pantone para 2020
Pantone Classic Blue traz paz e serenidade, oferecendo uma sensação de proteção ao espírito humano, impactando sobre a concentração que nos leva ao equilíbrio dos pensamentos.  2019-12-06 - Tags: pantone cor 2020 classic blue azul pantone 19 4052 cor do ano 2020

Fenin Fashion terá edições consecutivas em São Paulo e Gramado
A Expovest, empresa gaúcha promotora da Fenin Feiras, está preparando as edições de lançamentos da Indústria da Moda Outono/Inverno 2020, que acontecerão consecutivamente no mês de janeiro.  2019-12-06 - Tags: expovest fenin feiras sao paulo gramado oracon inverno 2020