Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Roupa esportiva, sustentável e tecnológica será destaque na Semana de Moda de Berlin

Urban Outdoor é o nome da nova tendência global de moda, onde a realidade do asfalto encontra o romantismo da aventura. De Tóquio a Nova York, passando por Berlin, roupas feitas de tecidos e acessórios funcionais, despertam o interesse de uma legião de novos consumidores, amantes de moda, tecnologia e natureza. Tudo junto e misturado. É com este espírito que se desenvolve a Semana de Moda de Berlin, na Alemanha, que acontece de 16 a 18 de janeiro, no centro de exposições Kraftwerk, reunindo as feiras Greenshowroom e Ethical Fashion Show, além da nova conferência da Messe Frankfurt, denominada Fashion Sustain cujo lema é "Correr pela Circularidade".

Ao divulgar as novidades de 2018, Olaf Schmidt, vice-presidente têxtil da Messe Frankfurt, comentou: "Com as novas atrações, estamos respondendo aos muitos pedidos de nossos expositores e visitantes que desejam atualização e melhor integração dos eventos de moda. Além disso, a Messe Frankfurt está intensificando sua cooperação com o Grupo Premium no âmbito da #Fashiontech, que também terá lugar no dia 16 de janeiro, durante a semana de moda". De acordo com os organizadores, esta conferência terá painéis e palestras, complementadas por apresentações de produtos e oficinas girando em torno de tópicos como modelos de negócios wearables, smart-shopping e moda digital.

Se na #Fashiontech o foco é a tecnologia como influenciadora de novos hábitos de consumo, na Fashion Sustain a pegada é a sustentabilidade como diferencial nos negócios da moda. A conferência objetiva ser uma incubadora para a indústria têxtil/moda, destacando em suas palestras tecnologias sustentáveis e inovação responsável.

Fashion Sustain: selva urbana ecológica

A jaqueta para chuva torna-se prática quando andamos de bicicleta em uma jornada diária para o escritório, assim como o blusão pode ser combinado com um terno ou talleur. Este estilo atende a um público alvo jovem e, acima de tudo urbano, que se rendeu às roupas que antes eram reservadas aos entusiastas de atividade física ou esportistas profissionais. Trata-se de uma ruptura estilística: ao invés de se cobrir dos pés à cabeça em tecidos funcionais, os usuários criam uma roupa harmoniosa como se quisesse integrar liberdade e sentimento de proximidade à natureza na vida diária urbana. "As pessoas que fazem escaladas também perceberam que a funcionalidade e o conforto das roupas para o ambiente externo podem adicionar valor no seu guarda-roupa do dia a dia. Temos visto também uma convergência cada vez maior de nossas vidas profissionais e privadas, interligadas com moda e estilo", destaca Antje von Dewitz, Diretor Gerente da Vaude Sport GmbH Co. KG, uma das empresas participantes da conferencia FashionSustain. Segundo ele, o desenvolvimento de materiais, membranas e componentes inovadores está se tornando cada vez mais importante para marcas de ambientes externos (outdoor), confirmando que roupas urbanas com design e desempenho esportivo é um segmento em franca expansão.

Marcas alemãs como Vaude, Bleed, Langer Chen e Nat-2, que estão expondo no Greenshowroom e no Ethical Fashion Show Berlin, fizeram constante pesquisa no campo da roupa outdoor tecnológica e sustentável. Resultado é que estas marcas produzem produtos livres de PFCs (compostos perfluorados utilizados na produção de casacos e roupas impermeáveis) e trabalham com alternativas para desenvolver membranas para aplicação sobre tecidos sem o uso do Politetrafluoretileno PTFE, cuja função é permitir que roupas e calçados sejam resistentes à água e ao mesmo tempo, respiráveis. Há também as que são pioneiras na difusão do conceito de economia circular e reciclagem.

Na Ethical Fashion Show, por exemplo, a marca Vaude apresentará uma nova coleção inédita que possui materiais com cerca de 90% de biobase, reciclados ou feitos de materiais genuinamente naturais, enquanto a Langer Chen apresentará uma parka para uso em ambientes externos, feita inteiramente de fibras naturais, basicamente algodão orgânico de alta densidade, em substituição ao náilon. "Nosso objetivo é reduzir o uso de fibras sintéticas e minimizar o impacto dos microplásticos nos oceanos", observa Phillip Langer, diretor da marca. A Bleed por sua vez anunciou a nova coleção 2018/19, em comemoração ao seu 10º aniversário, com jaquetas funcionais, feitas com fibras recicladas, algodão orgânico e camadas de base em celulósica Tencel®.

Toda esta mudança das marcas na produção têxtil, mesmo em produtos de performance, reflete uma tendência que o instituto de pesquisas de mercado GfK1 previu em um estudo de 2014. De acordo com a pesquisa, apenas 35% dos entrevistados afirmaram que o nome da marca é o fator decisivo durante a compra das roupas outdoor, enquanto que para 65% (maioria) a decisão é determinada pelos produtos têxteis e ingredientes que compõem a peça.

Performance e produção sustentável

A expansão das marcas de outdoor e sportswear começou no final dos anos 1970 e início da década de 80 e estava primeiramente associada com o termo "desempenho". Durante um longo tempo, as propriedades de produto (têxtil) mensuráveis como resistência à água, ao vento, troca térmica e respirabilidade foram os fatores decisivos para alavancar a venda destes produtos. Na maioria dos casos, estas propriedades foram alcançadas com o auxílio de processos químicos controversos, do ponto de vista ambiental. Muitos tecidos são feitos de fibras químicas oriundas de petróleo como o poliéster, poliamida ou acrílico. Enquanto que os melhores resultados em acabamentos de performance tais como impermeabilidade e respirabilidade, só poderiam ser conseguidos com tecnologias (coating) à base de PFCs.

A partir do momento em que o Greenpeace entrou na briga com a campanha "Detox" [Desintoxicação], a presença de materiais plásticos nos oceanos ganhou destaque na mídia – o choque principal foi a contaminação por partículas de PFCs bioacumulativos em ursos polares. A partir daí, muitas marcas esportivas famosas se comprometeram com uma mudança de paradigma, buscando novos materiais , menos agressivos ao ambiente.

Etiquetas não agressivas

Uma dos produtos-chave que serão apresentados na Ethical Fashion Show é uma seleção de etiquetas outdoor urbanas sustentáveis, que serão apresentadas aos visitantes no Kraftwerk Berlin. A seleção de materiais, métodos de produção e filosofias das marcas que participam da exposição estão alinhadas com os altos padrões ambientais e sociais que os organizadores da Ethical Fashion Show Berlin e Greenshowroom exigem como obrigatórios para participação.

A Fashion Sustain Berlin, que ocorre em paralelo com as feiras, receberá tomadores de decisões internacionais da indústria da moda e do universo sportswear. Sob o lema "Correr pela Circularidade", marcas, desenvolvedores, fabricantes e pesquisadores irão apresentar e discutir como técnicas de moda sustentável estão mudando os campos de roupas atléticas, de ambientes exteriores, esportes e artigos funcionais. Vale a pena conferir.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: Messe Frankfurt
Fotos: Messe Frankfurt

Data de publicação: 10/01/2018

Conteúdo relacionado


Lectra apresenta nova identidade de marca inspirada na era digital
A Lectra apresentou, em Paris, sua nova identidade visual que expressa a estratégia global da companhia de focar nos clientes e nos conceitos da indústria 4.0. Parceira em tecnologia para empresas que utilizam tecidos e couros, a Lectra reforça seu foco estratégico na era digital, voltado para os mercados de moda e confecção, automobilístico e móveis.  2018-01-12 - Tags: lectra identidade visual alexis noal empowering customers through industrial intelligence industria 4 0 celine choussy bedouet

Hudtelfa lança Coleção Premium com tecidos de alta densidade
A Hudtelfa, indústria têxtil paulista que atua no mercado há 84 anos nos segmentos de moda, calçados e tecidos de decoração, acaba de lançar a coleção “Premium” 2018.  2018-01-11 - Tags: hudtelfa juliano renaux premium 2018 tricolines gabardines sarjas confeccionistas

Roupa esportiva, sustentável e tecnológica será destaque na Semana de Moda de Berlin
Urban Outdoor é o nome da nova tendência global de moda, onde a realidade do asfalto encontra o romantismo da aventura. De Tóquio a Nova York, passando por Berlin, roupas feitas de tecidos e acessórios funcionais, despertam o interesse de uma legião de novos consumidores, amantes de moda, tecnologia e natureza.  2018-01-10 - Tags: semana de moda de berlin roupa esportiva urban outdoor greenshowroom ethical fashion show olaf schmidt messe frankfurt fashiontech fashion sustain

Retrospectiva: Ícones do DFB Festival analisam influências da moda autoral
Chegando à maioridade, no auge dos seus 18 anos, o DFB Festival (que adequou sua marca anterior Dragão Fashion Brasil aos novos tempos de hashtags) trouxe ao mercado alguns ícones da chamada moda autoral, nome dado às criações de estilistas e grifes que valorizam o trabalho artesanal, a identidade nacional e a criatividade como assinatura.  2017-12-15 - Tags: dfb festival moda autoral dragao fashion brasil 2018 claudio silveira itt press 107 almerinda maria lindebergue fernandes camila arrais melk z

Dudu Bertholini assume coordenação criativa de Moda no IED São Paulo
O designer Dudu Bertholini assume a coordenação criativa da área de Moda do Instituto Europeu de Design – IED São Paulo. A faculdade, fundada em Milão há mais de 50 anos e presente no Brasil desde 2005, tem em seu DNA a formação de profissionais conectados com o mercado nas mais diversas áreas do Design.  2017-12-14 - Tags: ied sao paulo dudu bertholini eventos sao paulo coordenacao de moda

Swarovski no Fashion Awards
A Swarovski, parceira e patrocinadora oficial do Fashion Awards 2017, continuou seu apoio e celebração da comunidade mundial da moda, em Londres. Os convidados foram recebidos pelo Prologue, uma instalação de Fredrikson Stallard com mais de 8.000 cristais da Swarovski de cor de ouro e topázio que irradiavam sua magia na escada do Royal Albert Hall.  2017-12-13 - Tags: maria grazia chiuri christian dior premio swarovski pela mudança positiva swarovski azzedine alaia

Evento promoveu com diversas ações discussão sobre moda inclusiva
No último final de semana, dias 8 e 9 de dezembro, aconteceu na Unibes Cultural uma série de ações para levar a moda a todos. Entre eles o 9º desfile do concurso internacional de Moda Inclusiva realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a 2ª edição do MoDe realizado pela Abepem, a Inclusive que trouxe uma exposição e workshop inédito com o Instituto Irmãos Campana.  2017-12-12 - Tags: concurso internacional de moda inclusiva abepem mode instituto campana secretaria de estado dos direitos da pessoa com deficiencia

Pinterest 100: Tendências para experimentar em 2018
O Pinterest divulga hoje o relatório Pinterest 100 para 2018, uma previsão global de tendências sobre as principais ideias para experimentar no próximo ano. As pessoas usam o Pinterest para planejar suas vidas, então, em vez de olharmos o que foi tendência em 2017, focamos no que os usuários no mundo todo estão procurando e salvando para fazer no futuro, em 2018.  2017-12-12 - Tags: pinterest pinterest 100 pinterest 2018 tendencias rede social

Conheça a Eth&Co, plataforma de moda slow criada para valorizar o design brasileiro
Levar a moda slow e sustentável aos mais diversos cantos do país e valorizar designers brasileiros. Este é o propósito da Eth&Co, e-commerce desenhado com a inspiração e os sonhos das empreendedoras Bruna Daros, Priscila Bajon e Bruna Zampollo.  2017-12-12 - Tags: eth&co moda slow ecommerce bruna doros upcycling sustentavel marketplace slow design

Marca de moda urbanwear se destaca por estampas exclusivas feitas na hora
Pioneira no comércio online de peças personalizadas, a Korova apostou em uma proposta que visa a exclusividade. Marca conta com o apoio da Global Química & Moda no fornecimento de equipamentos e suprimentos para produção do mix.  2017-12-08 - Tags: gqm global quimica e moda epson epson surecolor f2000 korova

Pantone anuncia a cor de 2018 – Ultra Violet
Um tom de roxo dramático, provocativo e pensativo, PANTONE 18-3838 Ultra Violet traz originalidade, engenhosidade e pensamentos visionários que apontam para o futuro. Complexo e contemplativo, Ultra Violet sugere os mistérios do cosmos, a intriga do que está por vir e as descobertas que estão além da nossa compreensão.  2017-12-07 - Tags: pantone 2018 pantone pantone color of the year 2018 pantone 18-3838 ultra violet ultra violet

Egrey, Juliana Jabour e Adriana Barra se reúnem em evento com diversas ações
Entre os dias 8 e 9 de dezembro acontece na Unibes Cultural uma série de ações para levar a moda a todos. Entre eles o 9º desfile do concurso internacional de Moda Inclusiva realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a 2ª edição do MoDe realizado pela Abepem, a Inclusive que traz uma exposição e workshop inédito com o Instituto Irmãos Campana.  2017-12-06 - Tags: mode 2017 abepem moda inclusiva adriana barra juliana jabur mario queiroz isaac silva

Levi’s® lança documentário sobre o projeto de skateboarding em Manaus
Há pouco mais de 10 anos a Levi’s® Global deu início ao projeto DIY – Do It Yourself - de construção de skateparks ao redor do mundo. E a construção dessa pista especial em Manaus, local destinado para acolher essa iniciativa no Brasil, resultou no desenvolvimento de um documentário marcado para estrear dia 04/12, e que estará disponível nas redes sociais da marca a partir do dia 15/12.  2017-11-30 - Tags: levis brasil skateboarding do it yourself manaus levi's® skateboarding

Vitrine: desperte a curiosidade
A curiosidade aproximará seu cliente da vitrine. Essa frase resume o que acontece quando a criatividade é usada da maneira ideal e atrativa, resultando numa comunicação visual eficaz.  2017-11-29 - Tags: vitrine marketing varejo vendas visual merchandising

À La Garçonne inaugura loja no Iguatemi São Paulo
A À La Garçonne, marca de Fábio Souza e que tem Alexandre Herchcovitch no estilo, abriu as portas de sua segunda loja em São Paulo, no Shopping Iguatemi. O espaço recebe as peças da coleção 02-2017, apresentada no último desfile da marca no Theatro Municipal, além de modelos únicos, já que uma das características da ALG são suas peças exclusivas, em especial as pintadas à mão.  2017-11-27 - Tags: a la garçonne fabio souza alexandre herchcovitch shopping iguatemi

O algodão colorido da Paraíba desfila na primeira Semana de Moda Sustentável em São Paulo
A Natural Cotton Color tem participação intensa na Brasil Eco Fashion Week (BEFW), primeira semana de moda sustentável do Brasil que acontece de 21 a 24 de novembro, em São Paulo. A moda produzida em João Pessoa-PB com algodão colorido orgânico vai ocupar a passarela, o showroom, o Espaço LAB e ainda será representada por Francisca Vieira, CEO e estilista da marca, em mesa de conversa sobre "Moda e saberes tradicionais".  2017-11-21 - Tags: natural cotton color brasil eco fashion week befw francisca vieira fashion revolution brasil

O caminho da moda sustentável
O mercado consumidor mundial e brasileiro vêm sofrendo mudanças na maneira como consome. A consciência social e a procura por produtos éticos crescem nas plataformas digitais diariamente e parte da população está mais atenta na hora da compra, buscando marcas que não agridam o meio ambiente.  2017-11-14 - Tags: sustentabilidade universo sustentavel luan valloto nossa roupa que conta historia

Alunos da FGV apresentam tendências e soluções para a moda sustentável
Estudantes da disciplina Formação Integrada para a Sustentabilidade (FIS), da FGV EAESP, e o Moda Limpa criaram o Espaço Lab, uma área de 286 m2 onde os visitantes poderão conhecer iniciativas inspiradoras para o futuro da moda, além dos desafios e das perspectivas para o setor.  2017-11-14 - Tags: fgv fundacao getulio vargas unibes cultural brasil eco fashion week espaço lab sustentabilidade avaliacao do ciclo de vida

Maria Filó comemora 20 anos de trajetória
Foi por meio do trabalho rico em tricô, no Rio de Janeiro, que tudo começou. Desde 1997 a Maria Filó encanta mulheres com suas criações, servindo como fonte de inspiração em seu dia a dia. A essência que, há 20 anos, conquistou as mulheres cariocas, continua presente a cada coleção e é a protagonista nessas duas décadas de história. Realçar a beleza feminina e inspirar mulheres em todos os encontros da vida é o que move a Maria Filó.  2017-11-10 - Tags: maria filo mood cool artsy trico malharia vestuario 20 anos

A sustentabilidade no artesanato do Cerrado
Já parou para pensar se a matéria-prima ou os processos produtivos daquela camiseta, geraram algum impacto negativo? Quando pensamos em produtos sustentáveis, muitas vezes questionamos apenas se o produto é 'ecologicamente correto', mas, o tema abrange muito mais que isso.  2017-11-08 - Tags: abrapa sou de algodao cerrado bordana algodao sebrae processos produtivos