Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Roupa esportiva, sustentável e tecnológica será destaque na Semana de Moda de Berlin

Urban Outdoor é o nome da nova tendência global de moda, onde a realidade do asfalto encontra o romantismo da aventura. De Tóquio a Nova York, passando por Berlin, roupas feitas de tecidos e acessórios funcionais, despertam o interesse de uma legião de novos consumidores, amantes de moda, tecnologia e natureza. Tudo junto e misturado. É com este espírito que se desenvolve a Semana de Moda de Berlin, na Alemanha, que acontece de 16 a 18 de janeiro, no centro de exposições Kraftwerk, reunindo as feiras Greenshowroom e Ethical Fashion Show, além da nova conferência da Messe Frankfurt, denominada Fashion Sustain cujo lema é "Correr pela Circularidade".

Ao divulgar as novidades de 2018, Olaf Schmidt, vice-presidente têxtil da Messe Frankfurt, comentou: "Com as novas atrações, estamos respondendo aos muitos pedidos de nossos expositores e visitantes que desejam atualização e melhor integração dos eventos de moda. Além disso, a Messe Frankfurt está intensificando sua cooperação com o Grupo Premium no âmbito da #Fashiontech, que também terá lugar no dia 16 de janeiro, durante a semana de moda". De acordo com os organizadores, esta conferência terá painéis e palestras, complementadas por apresentações de produtos e oficinas girando em torno de tópicos como modelos de negócios wearables, smart-shopping e moda digital.

Se na #Fashiontech o foco é a tecnologia como influenciadora de novos hábitos de consumo, na Fashion Sustain a pegada é a sustentabilidade como diferencial nos negócios da moda. A conferência objetiva ser uma incubadora para a indústria têxtil/moda, destacando em suas palestras tecnologias sustentáveis e inovação responsável.

Fashion Sustain: selva urbana ecológica

A jaqueta para chuva torna-se prática quando andamos de bicicleta em uma jornada diária para o escritório, assim como o blusão pode ser combinado com um terno ou talleur. Este estilo atende a um público alvo jovem e, acima de tudo urbano, que se rendeu às roupas que antes eram reservadas aos entusiastas de atividade física ou esportistas profissionais. Trata-se de uma ruptura estilística: ao invés de se cobrir dos pés à cabeça em tecidos funcionais, os usuários criam uma roupa harmoniosa como se quisesse integrar liberdade e sentimento de proximidade à natureza na vida diária urbana. "As pessoas que fazem escaladas também perceberam que a funcionalidade e o conforto das roupas para o ambiente externo podem adicionar valor no seu guarda-roupa do dia a dia. Temos visto também uma convergência cada vez maior de nossas vidas profissionais e privadas, interligadas com moda e estilo", destaca Antje von Dewitz, Diretor Gerente da Vaude Sport GmbH Co. KG, uma das empresas participantes da conferencia FashionSustain. Segundo ele, o desenvolvimento de materiais, membranas e componentes inovadores está se tornando cada vez mais importante para marcas de ambientes externos (outdoor), confirmando que roupas urbanas com design e desempenho esportivo é um segmento em franca expansão.

Marcas alemãs como Vaude, Bleed, Langer Chen e Nat-2, que estão expondo no Greenshowroom e no Ethical Fashion Show Berlin, fizeram constante pesquisa no campo da roupa outdoor tecnológica e sustentável. Resultado é que estas marcas produzem produtos livres de PFCs (compostos perfluorados utilizados na produção de casacos e roupas impermeáveis) e trabalham com alternativas para desenvolver membranas para aplicação sobre tecidos sem o uso do Politetrafluoretileno PTFE, cuja função é permitir que roupas e calçados sejam resistentes à água e ao mesmo tempo, respiráveis. Há também as que são pioneiras na difusão do conceito de economia circular e reciclagem.

Na Ethical Fashion Show, por exemplo, a marca Vaude apresentará uma nova coleção inédita que possui materiais com cerca de 90% de biobase, reciclados ou feitos de materiais genuinamente naturais, enquanto a Langer Chen apresentará uma parka para uso em ambientes externos, feita inteiramente de fibras naturais, basicamente algodão orgânico de alta densidade, em substituição ao náilon. "Nosso objetivo é reduzir o uso de fibras sintéticas e minimizar o impacto dos microplásticos nos oceanos", observa Phillip Langer, diretor da marca. A Bleed por sua vez anunciou a nova coleção 2018/19, em comemoração ao seu 10º aniversário, com jaquetas funcionais, feitas com fibras recicladas, algodão orgânico e camadas de base em celulósica Tencel®.

Toda esta mudança das marcas na produção têxtil, mesmo em produtos de performance, reflete uma tendência que o instituto de pesquisas de mercado GfK1 previu em um estudo de 2014. De acordo com a pesquisa, apenas 35% dos entrevistados afirmaram que o nome da marca é o fator decisivo durante a compra das roupas outdoor, enquanto que para 65% (maioria) a decisão é determinada pelos produtos têxteis e ingredientes que compõem a peça.

Performance e produção sustentável

A expansão das marcas de outdoor e sportswear começou no final dos anos 1970 e início da década de 80 e estava primeiramente associada com o termo "desempenho". Durante um longo tempo, as propriedades de produto (têxtil) mensuráveis como resistência à água, ao vento, troca térmica e respirabilidade foram os fatores decisivos para alavancar a venda destes produtos. Na maioria dos casos, estas propriedades foram alcançadas com o auxílio de processos químicos controversos, do ponto de vista ambiental. Muitos tecidos são feitos de fibras químicas oriundas de petróleo como o poliéster, poliamida ou acrílico. Enquanto que os melhores resultados em acabamentos de performance tais como impermeabilidade e respirabilidade, só poderiam ser conseguidos com tecnologias (coating) à base de PFCs.

A partir do momento em que o Greenpeace entrou na briga com a campanha "Detox" [Desintoxicação], a presença de materiais plásticos nos oceanos ganhou destaque na mídia – o choque principal foi a contaminação por partículas de PFCs bioacumulativos em ursos polares. A partir daí, muitas marcas esportivas famosas se comprometeram com uma mudança de paradigma, buscando novos materiais , menos agressivos ao ambiente.

Etiquetas não agressivas

Uma dos produtos-chave que serão apresentados na Ethical Fashion Show é uma seleção de etiquetas outdoor urbanas sustentáveis, que serão apresentadas aos visitantes no Kraftwerk Berlin. A seleção de materiais, métodos de produção e filosofias das marcas que participam da exposição estão alinhadas com os altos padrões ambientais e sociais que os organizadores da Ethical Fashion Show Berlin e Greenshowroom exigem como obrigatórios para participação.

A Fashion Sustain Berlin, que ocorre em paralelo com as feiras, receberá tomadores de decisões internacionais da indústria da moda e do universo sportswear. Sob o lema "Correr pela Circularidade", marcas, desenvolvedores, fabricantes e pesquisadores irão apresentar e discutir como técnicas de moda sustentável estão mudando os campos de roupas atléticas, de ambientes exteriores, esportes e artigos funcionais. Vale a pena conferir.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: Messe Frankfurt
Fotos: Messe Frankfurt

Data de publicação: 10/01/2018

Conteúdo relacionado


Programa ABVTEX amplia governança com Projeto de Evolução
A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), entidade que representa as principais redes de varejo de moda do País, lançou ao mercado o Projeto Evolução do Programa ABVTEX, considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e da promoção do trabalho digno.  2018-09-25 - Tags: abvtex projeto de evolucao marciel costa calvin klein cia hering centauro gep gpa marisa pernambucanas renner reserva riachuelo

SENAI Brasil Fashion estreia canal no Youtube
A plataforma de educação e incentivo à moda brasileira SENAI Brasil Fashion lança, neste mês, um canal no Youtube com uma série de vídeos e coberturas para os amantes da moda. A programação contará com a participação dos estilistas Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga.  2018-09-25 - Tags: senai brasil fashion samba marketing senai alexandre herchcovitch lenny niemeyer lino villaventura senai cetiqt

Estudo da FAAP mostra falhas de atendimento das grandes marcas de moda no Instagram
Um novo estudo desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) mostra que ainda existem empresas que ignoram o consumidor nas redes sociais. "Isso é um pecado mortal em tempos de comunicação instantânea", ressalta o professor Thiago Costa, coordenador do curso de pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital da instituição e responsável pela pesquisa.  2018-09-21 - Tags: faap redes sociais nucleo de inovacao em midia digital nimd instagram comunicacao

Archroma apresenta inspirações de cores na Première Vision
Após anunciar recentemente a parceria com o Carlin Creative Trend de Paris, o mais antigo bureau de tendências do mundo, fundado em 1947, a Archroma, líder em cor e especialidades químicas, apresentará na Première Vision sua inovadora paleta de cores para a indústria têxtil.  2018-09-21 - Tags: carlin creative trend color atlas by archroma premiere vision archroma annflor sangan

Inverno 2019 traz menos preto e mais cores com brilho
“Robótica, ativismo e ludicidade; resgate de valores e digitalização dos desejos. Tudo isso foi mostrado nos desfiles internacionais como síntese dos anseios de uma sociedade cada vez mais influenciada pelas mídias digitais”, resume Julia Curan, consultora da WGSN Mindset, que apresentou as “Tendências do Inverno 2019 – Moda Feminina”, durante a Gotex Show 2018, realizada de 11 a 13 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo.  2018-09-14 - Tags: gotex show 2018 estudio adriana boulos wgsn pussy power wgsn mindset julia curan lgbt

Lunelli é a primeira no Brasil a utilizar viscose sustentável
A preocupação com o meio ambiente é constante em todos os processos realizados dentro das unidades do Grupo Lunelli. Por isso, a marca coloca em prática diversas ações que visam minimizar os efeitos da produção e, entre elas, está aderir a inovações como a utilização de materiais com menor impacto ambiental.  2018-09-12 - Tags: grupo lunelli ecovero lenzing qr code lunender viscose ecologica

Alfaiataria industrial é tendência e vira tema de pós-graduação
A alfaiataria mudou. Hoje não é mais tão artesanal como no passado. Passou a ser industrializada, dispondo de processos mais rápidos e menos caros para a confecção de ternos, blazer, calças com prega, por exemplo, com acabamento industrial. Atento a essa demanda, o SENAI CETIQT abriu inscrições para o curso de pós-graduação “Gestão e Planejamento em Modelagem: Alfaiataria Industrial”, que irá treinar profissionais para esse novo desafio do mercado.  2018-09-06 - Tags: alfaiataria senai cetiqt modelagem alfaiataria industrial melissa silva pos graduacao

Círculo S/A utiliza realidade aumentada em seus catálogos e rótulos de produtos
Para trazer mais informações sobre os produtos da marca, a Círculo S/A apostou na tecnologia de realidade aumentada em seus catálogos, revista e rótulos de novelos para os próximos lançamentos. Dessa forma, é possível visualizar uma peça confeccionada com o fio selecionado, e assim ter uma prévia mais real do estilo e caimento do fio, a partir de um vídeo em 360 graus. A ideia é também inspirar algumas criações com os fios comercializados.  2018-09-05 - Tags: circulo sa osni de oliveira junior realidade aumentada catalogos

Vencedora de concurso da Lectra cria uniforme profissional estiloso
O programa Lectra Fashion Network, que a Lectra realiza com as escolas de moda, foi apresentado com destaque, por meio do concurso Lectra Fashion Challenge, durante a participação da empresa na Febratex 2018, realizada em agosto, em Blumenau. Participaram alunos da Escola Belas Artes, Senai de São Paulo e o Senac Santo Amaro, que tinham como desafio criar o uniforme da equipe Lectra para a feira.  2018-09-04 - Tags: patricia costa lectra lectra fashion network lectra fashion challenge bianca rosa fernandes febratex 2018

Reserva lança plataforma de collabs com tiragem limitada
A Reserva acaba de criar uma célula criativa e todo mês fará parceria com uma marca icônica. Batizado de RSV+, o projeto teve seu pontapé inicial com a gigante do jeanswear americano Lee, e a novidade da vez é a união com a grife italiana Fila.  2018-09-03 - Tags: fila reserva collabs fx-100 low couro premium heritage

Vantagens de ter uma loja virtual em marketplaces
Se dentro de uma loja de shopping os consumidores passam os olhos rapidamente pelas prateleiras e já identificam as peças de sua marca preferida, imagine qual é a velocidade do pensamento daqueles que decidem comprar uma mercadoria pela internet e pesquisam no Google precisamente o nome do produto e o preço que estão dispostos a pagar.  2018-08-31 - Tags: ebit ecommerce google loja virtual robinson idalgo sistema gratis ponto de vista marketing

Precisamos defender a nossa indústria
Passados 20 anos do advento da globalização como panaceia para economia global e solução para prosperidade, o que vemos hoje é um grande ponto de interrogação sobre o futuro das relações comerciais no mundo. Enquanto as duas maiores potências do planeta, Estados Unidos e China, ameaçam mutuamente taxar suas importações, aqui no Hemisfério Sul, nos perguntamos: “Para onde vamos?”  2018-08-31 - Tags: maria jose ponto de vista industria textil manufatura industrial futuro textil editorial 111 itt press publisher

Vicunha declara seu primeiro apoio à Pinacoteca na exposição Mulheres Radicais
Pela primeira vez em seus cinquenta anos de atuação, a Vicunha apoia mostra na Pinacoteca de São Paulo. De 18 de agosto a 19 de novembro de 2018, a Pinacoteca apresenta a grande exposição coletiva Mulheres Radicais: arte latino-americana, 1960-1985.  2018-08-17 - Tags: mulheres radicais pinacoteca vicunha valeria piccoli lygia pape cecilia vicuna ana mendieta anna maria maiolino beatriz gonzalez e marta minujin

Denim City chega a São Paulo e inspira Santa Catarina a criar Escola da Malha
Você já ouviu falar da Denim City? Essa instituição holandesa mal desembarcou no Brasil e já está inspirando o mercado da moda catarinense. O Brasil é o primeiro país do mundo a receber uma unidade da instituição fora da Holanda.  2018-08-17 - Tags: denim city fundação house of denim jean school tecnoblu santa catarina moda e cultura amelia malheiros

Alexandre Herchcovitch desenvolve coleção com Sensil®, o nylon 6.6 premium da NILIT
O multifacetado e impecável estilista Alexandre Herchcovitch coloca mais uma vez seu talento à serviço da moda e assina nova coleção para À La Garçonne. Desta vez, o designer, considerado um dos maiores gênios da moda brasileira dos últimos tempos, se uniu à Sensil® e desenvolveu peças ousadas e singulares, como todas que tem seu DNA.  2018-08-14 - Tags: alexandre herchcovitch a la garçonne sensil nylon vicunha berlan nilit

Professores do SENAI CETIQT lançam livro sobre cadeia produtiva do vestuário
Os docentes Paulo Fulco e Antonia Mendes apresentam “Costurar e empreender: o universo da confecção”, livro que traça um panorama sobre o setor têxtil no país. O Brasil é um dos maiores produtores de roupas e manufaturas têxteis do mundo, com grande procura por mão de obra especializada no setor de confecções.  2018-08-10 - Tags: senai cetiqt editora senac costurar e empreender cadeia produtiva do vestuario paulo fulco antonia mendes

Galeries Lafayette lança movimento Go For Good
Há 120 anos a Galeries Lafayette é referência em moda e consumo enquanto expressão de uma cultura. E, atenta às transformações e inovações, sabe que a moda se tornou em uma das indústrias mais poluidoras do mundo. Nesse contexto, e a exemplo de empresas e governos, une-se a um movimento por formas mais respeitosas de produção, distribuição e consumo e promoverá, entre 29 de agosto e 10 de outubro, o projeto Go For Good.  2018-08-08 - Tags: galeries lafayette boulevard haussmann go for good stella mc cartney boulevard haussmann

Natural Cotton Color é tema de painel em Fórum de Sustentabilidade e Governança
Com o tema “estratégias que impactam negócios e norteiam o amanhã”, a empresária Francisca Vieira apresenta a Natural Cotton Color na 7ª edição do Fórum Sustentabilidade e Governança em 21 e 22 de agosto, em Curitiba. A CEO da marca de moda sustentável estará no painel “Tendências em Sustentabilidade e Governança: case corporativo” e mostrará a cadeia produtiva do algodão colorido orgânico da Paraíba para os participantes.  2018-08-03 - Tags: natural cotton color forum sustentabilidade e governanca organizacoes das nacoes unidas arranjo produtivo local algodao colorido da paraiba

Senai Cetiqt recebe reconhecimento internacional
O Senai Cetiqt recebeu, em São Paulo, o troféu The Winner 2018, da Revista International Business Magazine, considerado um dos reconhecimentos empresariais mais importantes por reunir líderes e empresas que contribuem para o crescimento de seu país nas mais variadas categorias. A revista é especializada no mercado publicitário e circula em mais de 40 países.  2018-07-17 - Tags: senai cetiqt trofeu the winner 2018 the winner 2018 revista international business magazine robson wanka