Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Roupa esportiva, sustentável e tecnológica será destaque na Semana de Moda de Berlin

Urban Outdoor é o nome da nova tendência global de moda, onde a realidade do asfalto encontra o romantismo da aventura. De Tóquio a Nova York, passando por Berlin, roupas feitas de tecidos e acessórios funcionais, despertam o interesse de uma legião de novos consumidores, amantes de moda, tecnologia e natureza. Tudo junto e misturado. É com este espírito que se desenvolve a Semana de Moda de Berlin, na Alemanha, que acontece de 16 a 18 de janeiro, no centro de exposições Kraftwerk, reunindo as feiras Greenshowroom e Ethical Fashion Show, além da nova conferência da Messe Frankfurt, denominada Fashion Sustain cujo lema é "Correr pela Circularidade".

Ao divulgar as novidades de 2018, Olaf Schmidt, vice-presidente têxtil da Messe Frankfurt, comentou: "Com as novas atrações, estamos respondendo aos muitos pedidos de nossos expositores e visitantes que desejam atualização e melhor integração dos eventos de moda. Além disso, a Messe Frankfurt está intensificando sua cooperação com o Grupo Premium no âmbito da #Fashiontech, que também terá lugar no dia 16 de janeiro, durante a semana de moda". De acordo com os organizadores, esta conferência terá painéis e palestras, complementadas por apresentações de produtos e oficinas girando em torno de tópicos como modelos de negócios wearables, smart-shopping e moda digital.

Se na #Fashiontech o foco é a tecnologia como influenciadora de novos hábitos de consumo, na Fashion Sustain a pegada é a sustentabilidade como diferencial nos negócios da moda. A conferência objetiva ser uma incubadora para a indústria têxtil/moda, destacando em suas palestras tecnologias sustentáveis e inovação responsável.

Fashion Sustain: selva urbana ecológica

A jaqueta para chuva torna-se prática quando andamos de bicicleta em uma jornada diária para o escritório, assim como o blusão pode ser combinado com um terno ou talleur. Este estilo atende a um público alvo jovem e, acima de tudo urbano, que se rendeu às roupas que antes eram reservadas aos entusiastas de atividade física ou esportistas profissionais. Trata-se de uma ruptura estilística: ao invés de se cobrir dos pés à cabeça em tecidos funcionais, os usuários criam uma roupa harmoniosa como se quisesse integrar liberdade e sentimento de proximidade à natureza na vida diária urbana. "As pessoas que fazem escaladas também perceberam que a funcionalidade e o conforto das roupas para o ambiente externo podem adicionar valor no seu guarda-roupa do dia a dia. Temos visto também uma convergência cada vez maior de nossas vidas profissionais e privadas, interligadas com moda e estilo", destaca Antje von Dewitz, Diretor Gerente da Vaude Sport GmbH Co. KG, uma das empresas participantes da conferencia FashionSustain. Segundo ele, o desenvolvimento de materiais, membranas e componentes inovadores está se tornando cada vez mais importante para marcas de ambientes externos (outdoor), confirmando que roupas urbanas com design e desempenho esportivo é um segmento em franca expansão.

Marcas alemãs como Vaude, Bleed, Langer Chen e Nat-2, que estão expondo no Greenshowroom e no Ethical Fashion Show Berlin, fizeram constante pesquisa no campo da roupa outdoor tecnológica e sustentável. Resultado é que estas marcas produzem produtos livres de PFCs (compostos perfluorados utilizados na produção de casacos e roupas impermeáveis) e trabalham com alternativas para desenvolver membranas para aplicação sobre tecidos sem o uso do Politetrafluoretileno PTFE, cuja função é permitir que roupas e calçados sejam resistentes à água e ao mesmo tempo, respiráveis. Há também as que são pioneiras na difusão do conceito de economia circular e reciclagem.

Na Ethical Fashion Show, por exemplo, a marca Vaude apresentará uma nova coleção inédita que possui materiais com cerca de 90% de biobase, reciclados ou feitos de materiais genuinamente naturais, enquanto a Langer Chen apresentará uma parka para uso em ambientes externos, feita inteiramente de fibras naturais, basicamente algodão orgânico de alta densidade, em substituição ao náilon. "Nosso objetivo é reduzir o uso de fibras sintéticas e minimizar o impacto dos microplásticos nos oceanos", observa Phillip Langer, diretor da marca. A Bleed por sua vez anunciou a nova coleção 2018/19, em comemoração ao seu 10º aniversário, com jaquetas funcionais, feitas com fibras recicladas, algodão orgânico e camadas de base em celulósica Tencel®.

Toda esta mudança das marcas na produção têxtil, mesmo em produtos de performance, reflete uma tendência que o instituto de pesquisas de mercado GfK1 previu em um estudo de 2014. De acordo com a pesquisa, apenas 35% dos entrevistados afirmaram que o nome da marca é o fator decisivo durante a compra das roupas outdoor, enquanto que para 65% (maioria) a decisão é determinada pelos produtos têxteis e ingredientes que compõem a peça.

Performance e produção sustentável

A expansão das marcas de outdoor e sportswear começou no final dos anos 1970 e início da década de 80 e estava primeiramente associada com o termo "desempenho". Durante um longo tempo, as propriedades de produto (têxtil) mensuráveis como resistência à água, ao vento, troca térmica e respirabilidade foram os fatores decisivos para alavancar a venda destes produtos. Na maioria dos casos, estas propriedades foram alcançadas com o auxílio de processos químicos controversos, do ponto de vista ambiental. Muitos tecidos são feitos de fibras químicas oriundas de petróleo como o poliéster, poliamida ou acrílico. Enquanto que os melhores resultados em acabamentos de performance tais como impermeabilidade e respirabilidade, só poderiam ser conseguidos com tecnologias (coating) à base de PFCs.

A partir do momento em que o Greenpeace entrou na briga com a campanha "Detox" [Desintoxicação], a presença de materiais plásticos nos oceanos ganhou destaque na mídia – o choque principal foi a contaminação por partículas de PFCs bioacumulativos em ursos polares. A partir daí, muitas marcas esportivas famosas se comprometeram com uma mudança de paradigma, buscando novos materiais , menos agressivos ao ambiente.

Etiquetas não agressivas

Uma dos produtos-chave que serão apresentados na Ethical Fashion Show é uma seleção de etiquetas outdoor urbanas sustentáveis, que serão apresentadas aos visitantes no Kraftwerk Berlin. A seleção de materiais, métodos de produção e filosofias das marcas que participam da exposição estão alinhadas com os altos padrões ambientais e sociais que os organizadores da Ethical Fashion Show Berlin e Greenshowroom exigem como obrigatórios para participação.

A Fashion Sustain Berlin, que ocorre em paralelo com as feiras, receberá tomadores de decisões internacionais da indústria da moda e do universo sportswear. Sob o lema "Correr pela Circularidade", marcas, desenvolvedores, fabricantes e pesquisadores irão apresentar e discutir como técnicas de moda sustentável estão mudando os campos de roupas atléticas, de ambientes exteriores, esportes e artigos funcionais. Vale a pena conferir.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: Messe Frankfurt
Fotos: Messe Frankfurt

Data de publicação: 10/01/2018

Conteúdo relacionado


Clube de Costura vence o Prêmio Abrasce 2019 na categoria campanhas institucionais
O Mega Moda Shopping, com o Clube de Costura, projeto institucional com foco em profissionalizar e desenvolver a moda, foi o grande vencedor do Prêmio Abrasce 2019, na categoria Campanhas Institucionais – Shoppings com ABL menor que 30 mil. O Prêmio foi entregue ontem, dia 09 de setembro, em evento realizado no Tom Brasil, em São Paulo.  2019-09-13 - Tags: mega moda shopping clube de costura projeto institucional abrasce campanhas institucionais abl

Vicunha destaca algodão brasileiro na última Munich Fabric Start
A Vicunha, líder na produção de índigos e brins, reafirmou sua presença na Munich Fabric Start, principal evento do setor de denim e sarjas em uma das maiores feiras têxteis do mundo. O evento, sediado em Munique, na Alemanha, aconteceu entre os dias 3 e 5 de setembro e contou com mais de 20 mil visitantes, além da participação de empresas de mais de 40 países.  2019-09-12 - Tags: vicunha munich fabric start denim alemanha textil

Pernambucanas participa da Semana do Brasil
Marca varejista nacional pioneira em inovações, a Pernambucanas participará da Semana do Brasil, idealizada pelo Governo Federal, com o principal objetivo de fortalecer o varejo e a economia brasileira. A Semana do Brasil, que ocorrerá entre os dias 6 e 15 de setembro, funcionará como uma espécie de Black Friday.  2019-09-11 - Tags: semana do brasil pernambucanas black friday sergio borriello

Alexandre Herchcovitch lança novas coleções com todo o maquinário Sansei
O estilista Alexandre Herchcovitch lançará novas coleções das marcas À La Garçonne e ÀLG a partir de 7 de setembro (sábado) em São Paulo. As roupas, desenhadas por um dos maiores nomes da moda brasileira e mundial, foram desenvolvidas utilizando máquinas de costura industriais Sansei® e Japsew®, distribuídas exclusivamente pela Andrade Máquinas, referência no país.  2019-09-09 - Tags: alexandre herchcovitch japsew andrade maquinas sansei conceiçao ruiz

Vicunha e Marisa se unem em parceria sustentável
Neste mês, a Vicunha, líder mundial na produção de índigos e brins, e a marca feminina Marisa lançam ao mercado uma coleção composta por denim de fabricação sustentável da gigante têxtil. O lançamento reforça o posicionamento das empresas como Guardiãs da Água, após se unirem à plataforma A Moda pela Água no primeiro semestre do ano.  2019-09-06 - Tags: ecoera vicunha moda pela agua pegada hidrica textil eco cycle marisa

Marca Lycra® patrocina a primeira edição do Novo Brás
A marca Lycra® é a patrocinadora oficial do evento Novo Brás, projeto que vai movimentar a capital paulista e o mercado fashion, entre os dias 10 e 12 de setembro. O evento lançará as coleções Primavera/Verão 2020 de 45 fabricantes dos principais pólos atacadistas da região, que apresentarão suas novidades com desfiles para os lojistas.  2019-09-04 - Tags: lycra novo brás primavera verao 2020 canatiba cedro santanense vicunha lycra company roby spatti augusto rezende

Especialista explica as diferenças entre agulhas para costura doméstica
A agulha é uma das partes mais importantes para que se tenha uma costura perfeita. Considerando que cada modelo tem a sua aplicação, existem cuidados que contribuem para o sucesso do trabalho final, como utilizar a agulha apropriada para cada tipo de tecido, evitando quebra de linha e resultando assim em pontos perfeitos.  2019-09-03 - Tags: agulha costura modelo cuidado sucesso tecido linha pontos marcelo santos

Sesc Avenida Paulista promove evento com Ronaldo Fraga e Meninas da Barra
No dia 11 de setembro, quarta, o estilista Ronaldo Fraga e o grupo de bordadeiras "Meninas da Barra" se encontram no Sesc Avenida Paulista para o bate-papo "Fazendo Moda e (Re) Criando Direitos". O encontro, que conta também com a presença do designer-artesão Gustavo Silvestre e a doutora em história Maria Claudia Bonadio.  2019-09-03 - Tags: ronaldo fraga meninas da barra sesc avenida paulista maria claudia bonadio gustavo silvestre

Empresa traz software Simple Color para o Brasil
A EcoSimple traz com exclusividade ao Brasil o software espanhol que permite aos seus clientes diversas simulações de tecidos. A marca que produz tecidos eco friendly, através do uso de matéria prima reciclada, inova e oferece ao mercado um software que possibilita a simulação de diversas cores em tecidos.  2019-09-02 - Tags: ecosimple brasil software tecidos cores eco friendly simple color

Nível de emprego e PIB estão aquém da meta para aumento do patamar de renda
O crescimento do PIB, de 0,4% no segundo trimestre, em relação ao imediatamente anterior, foi uma boa notícia, em especial porque superou as expectativas, salienta Pimentel. "No entanto, o resultado reflete uma conjuntura muita anêmica de crescimento, apesar de fatores positivos que vêm ocorrendo, como a reforma previdenciária, o trabalho em favor da tributária, a MP da Liberdade Econômica e desburocratização".  2019-08-30 - Tags: fernando pimentel abit ponto de vista

O caminho para a produtividade tecnológica da Indústria 4.0
Você já deve saber que o conceito de Indústria 4.0 envolve novas tecnologias e modelo de negócios. O termo não se refere apenas a uma tecnologia específica, mas há uma base que reflete em várias mudanças que acontecem na indústria e tudo isso é capaz de fazer uma grande diferença na operação das empresas.  2019-08-30 - Tags: ponto de vista angela gheller telles totvs

Ressignificação do uniforme
Os modernos conceitos de marketing a respeito da importância de agregar valor à marca apresentam estratégias eficientes que, também, impõem múltiplos desafios. Um dos principais refere-se ao posicionamento da marca no mercado.  2019-08-30 - Tags: uniformes ponto de vista kamille cunha styl uniformes

Nova solução reduz tempo na remoção de etiquetas no varejo
Furtos e roubos estão entre as principais causas de perdas no varejo brasileiro e as lojas de departamento e redes de moda são as que apresentam o maior índice dessas ocorrências. Para facilitar o trabalho dos colaboradores e proteger mercadorias de furtos e estragos, a Sensormatic Global Shrink Index acaba de lançar no Brasil as etiquetas InFuzion.  2019-08-30 - Tags: infuzion sensormatic global shrink index brasil etiquetas

Marisa cria iniciativa para combater violência doméstica
A Marisa, uma das maiores redes de moda feminina e lingerie do Brasil, criou ações internas para enfrentar a violência doméstica, tendo como principal iniciativa a criação do Canal de Acolhimento. Idealizado pelo Comitê de Combate à Violência Contra a Mulher da Marisa, o Canal tem por objetivo oferecer apoio, orientação e auxílio no encaminhamento aos órgãos de apoio às colaboradoras que se encontrem em situação de risco.  2019-08-30 - Tags: marisa violencia mulher colaboradoras orientacao apoio mental clean

Marca de moda feminina comemora 30 anos de tradição
A Aramodu, uma das mais importantes empresas de moda feminina do Bom Retiro, comemorou 30 anos de história em agosto. Com loja e fábrica própria no maior polo da moda de São Paulo, onde são produzidos cerca de 200 mil peças por ano, a marca também revende seus produtos para boutiques de todo o país.  2019-08-29 - Tags: boutiques aramodu moda feminina bom retiro sao paulo multimarcas mira lee

Empreendedora investe no ramo da moda com sucesso
Com o "boom" das redes sociais nos últimos tempos, as vendas de roupas femininas têm ganhado bastante espaço, pois criou-se uma forma de maior visibilidades dos produtos, com a ajuda do Instagram, por exemplo. Para de ter uma ideia, de acordo com Marcelo Prado,em uma reunião do Comtextil, juntamente com o Diretor Titular Elias Miguel Haddad, em 2017, estima-se que o mercado de moda deve crescer 3,1% ao ano até 2021.  2019-08-28 - Tags: moda online marcelo prado elias miguel haddad comtextil

Senai Cetiq e Castanhal se unem para promover concurso de moda sustentável
A Castanhal Companhia Têxtil está promovendo, em parceira com o Senai Cetiqt, o Concurso de Moda Sustentável Juta Castanhal, que tem como objetivos principais promover o aprimoramento técnico de alunos do Senai Cetiqt, propiciando aos participantes conhecimento e inovação na utilização da juta como matéria-prima principal no desenvolvimento das coleções.  2019-08-27 - Tags: castanhal textil senai cetiqt moda sustentavel juta castanhal tecnologia vestuario artes colecoes

Levi's® inaugura primeira loja conceito no Brasil
A partir de 24 de agosto, os fãs da Levi's® passaram a contar com uma novidade: a Levi's® do Morumbi Shopping está prestes a se tornar a maior loja da marca no país e a primeira com uma área de experiência física, a qual será um espaço totalmente dedicado à customização e personalização dos produtos da marca.  2019-08-26 - Tags: levis nova loja conceiro prataleira infinita morumbi shopping rui araujo silva apolo torres

Haco apresenta etiquetas RFID e oferece experiência com uso de realidade virtual
A Haco confirma presença na próxima edição do Latam Retail Show, que será realizada dias 27, 28 e 29 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Também conhecida pelo seu diferencial criativo, a empresa traz para o evento todo o seu know how, que no país é pioneiro há mais de dez anos no desenvolvimento da tecnologia RFID.  2019-08-23 - Tags: latam retail show haco rfid etiquetas tecnologia otimizaçao sku

Epson apresenta “as vitrines do futuro” em São Paulo
O estudo Digital Signage Future Trends Report de 2019 aponta que mais de 60% das marcas, instituições e fornecedores estarão focados em criar melhores experiências e promover o engajamento do cliente em sua jornada de compra nos próximos dois anos.  2019-08-21 - Tags: signage