Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Riachuelo, Nike e Grendene na lista dos mais respeitados do Brasil

A 13ª edição do estudo exclusivo conduzido pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, “As empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil”, revela a percepção que os consumidores de São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia têm de grandes marcas. Para 44% dos brasileiros, o atendimento prestado por funcionários solícitos, disponíveis, ágeis e gentis no contato com o cliente é sinônimo de respeito ao consumidor. Na segunda posição, produtos de qualidade (25%), seguido de agilidade no atendimento em qualquer canal de contato (14%). Os preços atrativos ocupam a quarta posição, com 8%. 

- As empresas que mais respeitam o consumidor, em 46 categorias, são: Nestlé, Heineken, Ambev, Unilever, O Boticário, Philips Walita, Samsung, Apple, Roche, Grendene, Nike, Amanco, Brookfield, Honda, Volvo, Walmart, Zaffari, Extra, Riachuelo, Pague Menos, China in Box, BR Home Centers, NETSHOES, Azul, SKY, UOL, GVT, TIM, SBT, O Globo, Abril, Itaú/BancoBMG, Bradesco, Visa,  Porto Seguro, Caixa Seguradora, Celpe, Ultragaz, Comgas, Shell, VR e Correios.  

São Paulo, 10 de dezembro de 2015 – O que você acredita que uma companhia deva fazer/ter para ser considerada uma empresa que respeita o consumidor? A questão foi o ponto de partida para avaliar, na percepção do cliente brasileiro, quais são os drivers associados ao tema. Em tempos de crise, a resposta surpreendeu. Para 44% dos entrevistados, a gentileza no atendimento em diferentes canais (ter funcionários solícitos, disponíveis, ágeis e gentis) é a principal prática associada ao respeito. No ano passado, o índice foi de 16%. Na segunda posição do ranking de percepção está o item produtos de qualidade (25%), seguido por agilidade no atendimento em diferentes canais (14%) e preços atrativos (8%).  Essas são algumas das conclusões da 13ª edição da pesquisa “As empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil”, conduzida pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, do Grupo Padrão. 

Para Roberto Meir, CEO e publisher do Grupo Padrão, o Brasil está atravessando um período de transformação social e econômica sem precedentes. Por isso, as empresas precisam entender qual é o comportamento do consumidor e qual é a preferência dele neste momento. É ele quem decide quais empresas farão parte de suas escolhas e quais ele vai privilegiar. “Esse ano, mais do que nunca, a gente vê um retorno às origens, quando o consumidor, cada vez mais indeciso e inseguro, quer sentir confiança. As empresas precisam construir e fomentar vínculos legítimos com seus consumidores, procurando colaborar com seus clientes na tomada de decisões. Transparência, respeito e propósitos legítimos são pré-requisitos fundamentais para as empresas no atual cenário. Ainda assim, empresas que fizerem o básico no atendimento e no serviço e treinarem fortemente a sua linha de frente, obterão resultados espetaculares. A evolução do consumidor é irrefreável. Ele está mais seletivo e procura valor em todas as suas escolhas. Este valor é composto por atendimento, produto e agilidade. Na pesquisa “Empresas que mais Respeitam o Consumidor, o preço é o último fator de apoio à percepção de respeito, com apenas 8%”, afirma Meir.

Para Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa, há mais de uma década o estudo tem colaborado não apenas para melhorar e avaliar as relações de consumo no país, mas para detectar a real percepção do consumidor brasileiro. Pioneira no Brasil em pesquisas com clientes secretos, Stella afirma que o fato de o brasileiro associar o respeito à gentileza do atendimento – mesmo em tempos de crise econômica que atinge todas as classes sociais – reafirma uma análise corriqueira nos estudos desenvolvidos pela executiva: antes de tudo, a experiência de compra/consumo não é 100% racional.

“O consumidor brasileiro tem buscado, nos últimos anos, valores humanos nas marcas e produtos; a expectativa é construir um relacionamento pautado pela transparência, honestidade, integridade, respeito e confiança. E o atendimento é exatamente o mecanismo no qual todos esses componentes serão postos à prova. Ou seja, não adianta o discurso ou posicionamento de marca conduzido pela equipe de marketing. Importa o comportamental expresso na prática da venda e pós-venda. As marcas que não têm um diferencial emocional – tangível no atendimento – vão ficar brigando por preços e nunca vão ganhar o coração das pessoas. Parece um discurso romântico, mas estou falando de negócios; negócios que constroem relações de confiança com o consumidor”, analisa a especialista.

AS EMPRESAS QUE MAIS RESPEITAM OS CONSUMIDORES . 2015

 ALIMENTOS: Nestlé (produtos de qualidade)

CERVEJA: Heineken (produtos de qualidade)

REFRIGERANTE:  Ambev (produtos de qualidade e preços atrativos)

HIGIENE E LIMPEZA:  Unilever (produtos de qualidade)

HIGIENE PESSOAL E PERFUMARIA:  O Boticário (produtos de qualidade)

ELETRODOMÉSTICOS:  Philips Walita (produtos de qualidade)

ELETRÔNICOS:  Samsung (produtos de qualidade)

NOTEBOOKS, ULTRABOOKS E TABLETS:  Apple (produtos de qualidade)

CELULAR:  Apple (produtos de qualidade e funcionários solícitos)

INDÚSTRIA FARMACÊUTICA:  Roche (produtos de qualidade)

INDÚSTRIA DE CALÇADOS:  Grendene (produtos de qualidade)

ARTIGOS ESPORTIVOS:  Nike (produtos de qualidade)

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO:  Amanco (produtos de qualidade)

CONSTRUTORA E INCORPORADORA:  Brookfield (agilidade no atendimento)

CARRO NACIONAL:  Honda (produtos de qualidade)

CARRO DE LUXO:  Volvo (produtos de qualidade e agilidade no atendimento)

ELETRODOMÉSTICOS E ELETROELETRÔNICOS:  Walmart (preços atrativos)

SUPERMERCADOS:  Zaffari (produtos de qualidade)

HIPERMERCADOS:   Extra (produtos de qualidade)

LOJAS DE ROUPA:  Riachuelo (preços atrativos)

FARMÁCIA:  Pague Menos  (preços atrativos)

FAST FOOD:  China in Box (funcionários solícitos)

LOJA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO:  BR Home Centers/Casa Show/Tend Tudo (funcionários solícitos)

LOJA VIRTUAL:  NETSHOES (produtos de qualidade)

CIA AÉREA:  Azul (agilidade no atendimento)

TV POR ASSINATURA:  SKY (produtos de qualidade)

PROVEDOR DE INTERNET:  UOL (funcionários solícitos)

TELEFONIA FIXA:  GVT (funcionários solícitos)

TELEFONIA MÓVEL:  TIM (preços atrativos)

BANDA LARGA FIXA:  GVT (produtos de qualidade)

BANDA LARGA MÓVEL:  TIM (produtos de qualidade)

EMISSORA DE TV:  SBT (serviços de qualidade)

JORNAL:  O Globo (preços atrativos)

EDITORA:  Abril (produtos de qualidade)

FINANCEIRA/CRÉDITO PESSOAL:  Itaú/Banco BMG (funcionários solícitos)

PREVIDÊNCIA PRIVADA:  Bradesco (funcionários solícitos)

BANCO VAREJO:  Bradesco (funcionários solícitos e agilidade no atendimento)

BANDEIRA DE CARTÃO DE CRÉDITO:  Visa (agilidade no atendimento)

SEGURO SAÚDE OU ASSISTÊNCIA MÉDICA:  Porto Seguro (agilidade no atendimento)

SEGURO RESIDENCIAL/AUTOMÓVEL:  Caixa Seguradora (funcionários solícitos)

FORNECEDOR DE ENERGIA:  Celpe (agilidade no atendimento)

GÁS DE USO RESIDENCIAL:  Ultragaz (produtos de qualidade)

GÁS ENCANADO:  Comgas (produtos de qualidade)

POSTO DE COMBUSTÍVEL: Shell  (produtos de qualidade)

BENEFÍCIO REFEIÇÃO:  VR (produtos de qualidade)

SERVIÇO PÚBLICO:  Correios (funcionários solícitos)

METODOLOGIA DA PESQUISA

A pesquisa “As empresas que mais respeitam o consumidor” é realizada pela Shopper Experience em parceria com a Revista Consumidor Moderno. Composta por 1.470 entrevistas realizadas em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia, a pesquisa teve como objetivo identificar quais são as empresas – na percepção de homens e mulheres das classes A, B, C e D, maiores de 18 anos (critério Brasil) – que mais respeitam o consumidor. No mapeamento, cada indivíduo respondeu questões sobre até seis segmentos dos quais é usuário, tendo experiência e contato efetivo; não a mera percepção baseada na imagem da empresa ou marca. Os dados foram ponderados de forma a garantir a representatividade de cada estrato (sexo, idade, classe e cidade).

GRUPO PADRÃO

O Grupo Padrão é uma organização de mídia e comunicações voltada para a geração e disseminação de conteúdos especializados para o público corporativo, em duas vertentes principais: a evolução do consumidor brasileiro e as tendências e estratégias para o desenvolvimento do varejo.

O objetivo da empresa é contribuir para que o país cresça de forma sustentável no mercado global, com empresas reconhecidas mundialmente pela capacidade de se relacionar de modo transparente e leal com seus consumidores, dentro dos mais elevados princípios éticos. Todo o trabalho é pautado pela busca incessante da credibilidade, da inovação e do conhecimento capaz de colaborar para o aprimoramento das práticas de gestão e negócios no Brasil.

 

Roberto Meir, Publisher e CEO do Grupo Padrão, é especialista internacional em relações de consumo, varejo e estratégias de relacionamento com stakeholders. É um difusor de tendências brasileiras, com uma visão macroeconômica mundial do impacto da globalização nos negócios nacionais.  Acredita no Brasil como pátria dos serviços e tem lutado para promover o país no exterior. É presidente do Conselho Consultivo da ABRAREC – Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente, bem como membro do Comitê de Relações Internacionais do Socap International – The Society of Consumer Affairs Professionals in Business. Além disso, participa como palestrante e mediador em centenas de eventos no Brasil e em outros países. É co-autor dos livros “O Brasil que Encanta o Cliente”, “Ativos Intangíveis – O Real Valor das Empresas”, “Do Código ao Compromisso – Propostas Efetivas para a Melhoria dos Serviços ao Consumidor no Brasil”, “Feitas para o Cliente – As Verdadeiras Lições das Empresas Feitas para Vencer e Durar no Brasil” e “A Era do Diálogo”.

SHOPPER EXPERIENCE

Com produtos inovadores e serviços exclusivos, a Shopper Experience – empresa brasileira líder da indústria de mystery shopping (cliente secreto) – produz conhecimento sobre a experiência dos clientes com produtos e marcas. O trabalho de uma equipe formada por especialistas experientes na avaliação do atendimento ao consumidor por meio da metodologia de pesquisa baseada no cliente secreto – conceito que foi implementado no Brasil por Stella Kochen Susskind, fundadora e presidente da Shopper Experience –, faz com que a Shopper Experience tenha o maior índice de recompra e recomendação do setor, atendendo a clientes como C&A, Bradesco e TAM, entre outros.

A Shopper Experience possui uma área de negócios para atuar com a diversidade, ou seja, investir na formação e no treinamento de uma rede de clientes secretos diferenciada que traz para os gestores a sensação retrô, mas eficiente, de “barriga no balcão”. Entre os principais ativos da Shopper Experience está o profundo conhecimento do universo do consumidor e dos clientes. Com o maior banco de dados composto por clientes secretos do país, 120 mil consumidores, a Shopper Experience desvenda o emocional com a razão, aliando pioneirismo e inovação constante – o que torna a empresa uma referência nacional no mercado de pesquisas. Entre os produtos da Shopper Experience, destacam-se Secret Shopper/Cliente Secreto, Customer Experience e Pesquisas ad hoc (qualitativas e quantitativas).

Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience, é autora do livro “Cliente secreto – A metodologia que revolucionou o atendimento ao consumidor”. A executiva ministra palestras internacionais e nacionais; atua há 15 anos no Conarec e é responsável pela pesquisa e premiação “As empresas que mais respeitam o consumidor”. A executive foi convidada a palestrar, em maio de 2015,  na Mystery Shopping Providers Association Conference Europe, realizada em Riga, capital da Letônia. www.shopperexperience.com.br

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Data de publicação: 10/12/2015

Conteúdo relacionado


Amir Slama + Andrade Máquinas costuram os caminhos da moda
A Andrade Máquinas, uma das líderes do mercado brasileiro de máquinas de costura, firma parceria com Amir Slama, um dos precursores do beach e do resort wear brasileiros. Inovação para atender todas as necessidades e desejos do mercado de confecção está no core business da Andrade Máquinas e a parceria com Amir Slama reforça ainda mais o vínculo da empresa com o dia a dia de quem cria e faz a moda acontecer.  2021-03-04 - Tags: andrade maquinas beachwear resort wear amir slama costura

Hering lança campanha sobre rede de apoio para o Dia Internacional da Mulher
Para o Dia Internacional da Mulher, a Hering se uniu à artista visual Verena Smit para lançar a campanha Juntas Somos Infinito. A parceria resultou em camisetas Hering com estampas criadas por Verena. A cada peça vendida, duas mulheres serão impactadas positivamente por meio do Instituto Mulher Empreendedora, a primeira rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil.  2021-03-04 - Tags: hering dia internacional da mulher verena smit juntas somos infinito

Workleisure: a roupa de trabalho repaginada por Santista Jeanswear
A necessidade de ficar em casa se misturou com o trabalho e diretamente com as roupas do trabalho, gerando uma junção entre work e lazer, o workleisure. A mudanças de comportamento, com o isolamento e mais tempo em casa, reflete em peças mais utilitárias e confortáveis. Na hora de sair é prioritário todo o conforto e zelo que temos em casa, assim há a união do conforto e funcionalidade.  2021-03-04 - Tags: workwear workleisure santista jeanswear pandemia sueli pereira

Relatório traz informações sobre impactos sociais e ambientais da produção de roupas no país
O Modefica, juntamente com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVCes) e a consultoria Regenerate Fashion, lançam o relatório Fios da Moda: Perspectiva Sistêmica para Circularidade. O projeto recebeu aporte financeiro da Laudes Foundation por ter sido um dos selecionados no edital global "Fazendo a transição para uma indústria da moda circular e inclusiva", lançado pela organização holandesa, em 2019.  2021-03-02 - Tags: modefica centro de estudos em sustentabilidade da fundacao getulio vargas regenerate fashion impacto ambiental vestuario

Liebe Lingerie lança campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher
Com o intuito de alertar a população sobre a violência contra a mulher e conscientizar sobre os seus canais de denúncia, a Liebe Lingerie lança campanha especial. Uma porcentagem do valor arrecadado na venda dos produtos da linha Nude para Todas será destinada ao Instituto Maria da Penha, que estimula e contribui para a aplicação integral da lei Maria da Penha.  2021-03-01 - Tags: liebe ligerie lei maria da penha instituto maria da penha nude para todas

Aramis e Exame apresentam Papo Casual com convidados especiais
Depois de lançar novo logo e novo posicionamento de marca, a Aramis agora aposta em conteúdo e diálogo. A marca convidou Facundo Guerra, Túlio Custódio, Renato Mendonça e o próprio CEO da marca, Richard Stad para participarem do Papo Casual, um projeto de conteúdo e transformação, com co-criação da Exame Casual.  2021-03-01 - Tags: aramis papo casual facundo guerra tulio custodio renato mendonca richard stad

Lalamove ajuda marca de roupas paulistana a crescer durante a pandemia
A logística é certamente uma das áreas mais estratégicas do varejo. Independente do modelo de negócio e do setor de atuação, a garantia de uma boa experiência para o cliente passa pela qualidade da entrega. Por isso, considerando a malha de operações desse setor no Brasil, cada vez mais o investimento em soluções inovadoras tem feito a diferença para ajudar pequenos e médios negócios a crescer.  2021-03-01 - Tags: lalamove logistica overcome webapp logtech varejo

Lingerie Connect prossegue a segunda etapa com evento Curve NY
Após a abertura do Lingerie Connect, evento digital do grupo Eurovet, cuja primeira etapa, iniciada em 25 de janeiro, foi administrado pelo Salon International de la Lingerie Paris, segue no mês de fevereiro em mais uma etapa, com a apresentação digital do by Curve a Curve Connect, evento dedicado à moda íntima e moda praia.  2021-02-26 - Tags: eurovet lingerie connect salon international de la lingerie paris curve connect

Geová Rodrigues apresenta nova coleção em curta metragem
Geová Rodrigues, estilista potiguar precursor do upcycling mundial, apresenta sua coleção de Spring Summer 2021 durante a Semana de Moda de Nova York através de um curta encantador filmado na metrópole americana, onde mora há mais de 20 anos. A modelo brasileira Renata Sozzi e seu filho, Lucca Sozzi.protagonizam o filme "Renata & Lucca"  2021-02-25 - Tags: geova rodrigues upcycling spring summer 2021 lucca sozzi

Projeto de moda circular viabiliza reciclagem e descarte de roupa sem condição de uso
Você sabia que são necessários 2.720 litros de água para fazer uma camiseta? E que esta é a quantidade de água que bebemos em aproximadamente três anos? Além disso, mais de 80% dos resíduos têxteis que vão para os aterros poderiam ser reutilizados e 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartadas anualmente no Brasil.  2021-02-24 - Tags: moda circular reciclagem descarte de roupa sustentabilidade espaco circular podesim

Fashion Masks chega como um e-commerce de moda com propósito
A máscara necessária para proteger contra o coronavírus virou um acessório de moda obrigatório desde o início da pandemia em 2020. O nome Fashion Masks sugere uma marca de máscaras, mas o projeto vai muito além. O Fashion Masks foi criado em meio à pandemia para desenvolver projetos de inclusão social e geração de renda para trabalhadores informais afetados pela crise econômica decorrente do covid-19.  2021-02-23 - Tags: fashion masks pandemia marcos rechtman grupo malwee e commerce

Renner lança coleção feita com algodão agroecológico
A Renner lançou uma nova coleção cápsula com peças produzidas com matérias primas menos impactantes, dando continuidade ao seu propósito de construir uma moda cada vez mais responsável. Todos os itens são confeccionados com algodão agroecológico plantado e colhido por produtoras rurais em municípios do norte de Minas Gerais.  2021-02-22 - Tags: renner algodao agroecologico manejo sustentavel minas

Tiendeo completa 10 anos como a principal startup no setor de varejo
A Tiendeo, principal plataforma de ofertas geolocalizadas e catálogos digitais em soluções drive-to-store, celebra o seu décimo aniversário em 14 de fevereiro deste ano, tornando-se referência no setor de varejo a nível internacional. A tecnologia de inteligência artificial desenvolvida pela startup, baseada em machine learning e de geo-tracking, permite que os varejistas impactem no momento certo, no lugar certo e no consumidor certo.  2021-02-17 - Tags: tiendeo startup plataforma barcelona pandemia eva martin

Talk Show semanal apresentará inspirações para o mercado brasileiro de moda
Valorizar o setor têxtil brasileiro – segundo maior gerador de empregos no país - e unir a cadeia de moda e confecção em torno de discussões para alavancar oportunidades do setor. Esse é o objetivo do Têxtil Show, novo talk show semanal que acaba de ganhar um canal especial no Youtube.  2021-02-17 - Tags: setor textil brasileiro youtube hk agencia buscatextil henri kanj epson do brasil brand textil

Escola de Moda e Arte Dossier apresenta novos cursos para o mês de março
Inaugurada em 2020, a Dossier Arts and Fashion Education, escola livre de moda e arte idealizada por Giovanni Frasson, um dos grandes nomes do jornalismo de moda no Brasil desde os anos 80, apresenta seus novos cursos para o mês de março, que se somam a grade regular da escola. Até junho, a Dossier deve lançar mais 25 novos cursos.  2021-02-12 - Tags: dossier arts and fashion education joao braga giovanni frasson cynthia garcia

Franquia de roupa infantil inaugura mais uma loja em Belo Horizonte
Na contramão da crise, a Joaninha Brechó Infantil expandiu ainda mais os seus negócios neste ano de 2021. Além de contar com 16 filiais, em cidades como BH, Betim, Contagem, Itabira e Viçosa e na cidade de Campinas em São Paulo, a última inauguração da franquia foi um sucesso.  2021-02-11 - Tags: joaninha brecho infantil belo horizonte moda infantil vivian deus

Marca lança fio feito de cana-de-açúcar para produções artesanais
O consumo consciente, priorizando hábitos sustentáveis e essenciais, é um dos pilares da Made by You, que através de seus kits handmade para tricô e crochê, estimula a criatividade, economia criativa, empoderamento e o slow fashion. Unindo esses propósitos, a marca acaba de lançar o fio #69, feito com fibras de cana-de-açúcar, uma exclusividade no mercado nacional.  2021-02-11 - Tags: made by you consumo consciente fibras cana de acucar criatividade

Personal shopper é a novidade para quem busca praticidade nas suas compras
Com o objetivo de facilitar a vida dos clientes, o Shopping Jardim Sul está agora com uma ótima solução para o dia a dia, a Personal Shopper, que ajuda o consumidor a encontrar qualquer produto que precisar, de qualquer loja do shopping.  2021-02-05 - Tags: shopping jardim sul personal shopper pagseguro delivery

IFEMA confirma as datas da Passarela MBFWMadrid em abril
A IFEMA – Feira de Madri confirma que a Mercedes-Benz Fashion Week Madrid será realizada de 8 a 11 de abril. O anúncio foi feito após apresentar aos designers e marcas a proposta de mudança da primeira edição de 2021, tradicionalmente realizada nos primeiros meses do ano.  2021-02-05 - Tags: ifema feira de madrir mercedes benz fashion week madrid mbfwmadrid

Curso 'Fazendo seu tênis customizado' está com inscrições abertas
Com pré-venda aberta e início marcado para o dia 23 de fevereiro, a estilista Juliana Santos lança o curso online "Fazendo seu tênis customizado". As aulas terão como objetivo ensinar técnicas de desenho e pintura, e de como customizar tênis e outras roupas. Além disso, os alunos também aprenderão estratégias de marketing e ferramentas para vendas pelas redes sociais.  2021-02-04 - Tags: customizacao juliana santos curso online tik tok