Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Riachuelo, Nike e Grendene na lista dos mais respeitados do Brasil

A 13ª edição do estudo exclusivo conduzido pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, “As empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil”, revela a percepção que os consumidores de São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia têm de grandes marcas. Para 44% dos brasileiros, o atendimento prestado por funcionários solícitos, disponíveis, ágeis e gentis no contato com o cliente é sinônimo de respeito ao consumidor. Na segunda posição, produtos de qualidade (25%), seguido de agilidade no atendimento em qualquer canal de contato (14%). Os preços atrativos ocupam a quarta posição, com 8%. 

- As empresas que mais respeitam o consumidor, em 46 categorias, são: Nestlé, Heineken, Ambev, Unilever, O Boticário, Philips Walita, Samsung, Apple, Roche, Grendene, Nike, Amanco, Brookfield, Honda, Volvo, Walmart, Zaffari, Extra, Riachuelo, Pague Menos, China in Box, BR Home Centers, NETSHOES, Azul, SKY, UOL, GVT, TIM, SBT, O Globo, Abril, Itaú/BancoBMG, Bradesco, Visa,  Porto Seguro, Caixa Seguradora, Celpe, Ultragaz, Comgas, Shell, VR e Correios.  

São Paulo, 10 de dezembro de 2015 – O que você acredita que uma companhia deva fazer/ter para ser considerada uma empresa que respeita o consumidor? A questão foi o ponto de partida para avaliar, na percepção do cliente brasileiro, quais são os drivers associados ao tema. Em tempos de crise, a resposta surpreendeu. Para 44% dos entrevistados, a gentileza no atendimento em diferentes canais (ter funcionários solícitos, disponíveis, ágeis e gentis) é a principal prática associada ao respeito. No ano passado, o índice foi de 16%. Na segunda posição do ranking de percepção está o item produtos de qualidade (25%), seguido por agilidade no atendimento em diferentes canais (14%) e preços atrativos (8%).  Essas são algumas das conclusões da 13ª edição da pesquisa “As empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil”, conduzida pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, do Grupo Padrão. 

Para Roberto Meir, CEO e publisher do Grupo Padrão, o Brasil está atravessando um período de transformação social e econômica sem precedentes. Por isso, as empresas precisam entender qual é o comportamento do consumidor e qual é a preferência dele neste momento. É ele quem decide quais empresas farão parte de suas escolhas e quais ele vai privilegiar. “Esse ano, mais do que nunca, a gente vê um retorno às origens, quando o consumidor, cada vez mais indeciso e inseguro, quer sentir confiança. As empresas precisam construir e fomentar vínculos legítimos com seus consumidores, procurando colaborar com seus clientes na tomada de decisões. Transparência, respeito e propósitos legítimos são pré-requisitos fundamentais para as empresas no atual cenário. Ainda assim, empresas que fizerem o básico no atendimento e no serviço e treinarem fortemente a sua linha de frente, obterão resultados espetaculares. A evolução do consumidor é irrefreável. Ele está mais seletivo e procura valor em todas as suas escolhas. Este valor é composto por atendimento, produto e agilidade. Na pesquisa “Empresas que mais Respeitam o Consumidor, o preço é o último fator de apoio à percepção de respeito, com apenas 8%”, afirma Meir.

Para Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa, há mais de uma década o estudo tem colaborado não apenas para melhorar e avaliar as relações de consumo no país, mas para detectar a real percepção do consumidor brasileiro. Pioneira no Brasil em pesquisas com clientes secretos, Stella afirma que o fato de o brasileiro associar o respeito à gentileza do atendimento – mesmo em tempos de crise econômica que atinge todas as classes sociais – reafirma uma análise corriqueira nos estudos desenvolvidos pela executiva: antes de tudo, a experiência de compra/consumo não é 100% racional.

“O consumidor brasileiro tem buscado, nos últimos anos, valores humanos nas marcas e produtos; a expectativa é construir um relacionamento pautado pela transparência, honestidade, integridade, respeito e confiança. E o atendimento é exatamente o mecanismo no qual todos esses componentes serão postos à prova. Ou seja, não adianta o discurso ou posicionamento de marca conduzido pela equipe de marketing. Importa o comportamental expresso na prática da venda e pós-venda. As marcas que não têm um diferencial emocional – tangível no atendimento – vão ficar brigando por preços e nunca vão ganhar o coração das pessoas. Parece um discurso romântico, mas estou falando de negócios; negócios que constroem relações de confiança com o consumidor”, analisa a especialista.

AS EMPRESAS QUE MAIS RESPEITAM OS CONSUMIDORES . 2015

 ALIMENTOS: Nestlé (produtos de qualidade)

CERVEJA: Heineken (produtos de qualidade)

REFRIGERANTE:  Ambev (produtos de qualidade e preços atrativos)

HIGIENE E LIMPEZA:  Unilever (produtos de qualidade)

HIGIENE PESSOAL E PERFUMARIA:  O Boticário (produtos de qualidade)

ELETRODOMÉSTICOS:  Philips Walita (produtos de qualidade)

ELETRÔNICOS:  Samsung (produtos de qualidade)

NOTEBOOKS, ULTRABOOKS E TABLETS:  Apple (produtos de qualidade)

CELULAR:  Apple (produtos de qualidade e funcionários solícitos)

INDÚSTRIA FARMACÊUTICA:  Roche (produtos de qualidade)

INDÚSTRIA DE CALÇADOS:  Grendene (produtos de qualidade)

ARTIGOS ESPORTIVOS:  Nike (produtos de qualidade)

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO:  Amanco (produtos de qualidade)

CONSTRUTORA E INCORPORADORA:  Brookfield (agilidade no atendimento)

CARRO NACIONAL:  Honda (produtos de qualidade)

CARRO DE LUXO:  Volvo (produtos de qualidade e agilidade no atendimento)

ELETRODOMÉSTICOS E ELETROELETRÔNICOS:  Walmart (preços atrativos)

SUPERMERCADOS:  Zaffari (produtos de qualidade)

HIPERMERCADOS:   Extra (produtos de qualidade)

LOJAS DE ROUPA:  Riachuelo (preços atrativos)

FARMÁCIA:  Pague Menos  (preços atrativos)

FAST FOOD:  China in Box (funcionários solícitos)

LOJA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO:  BR Home Centers/Casa Show/Tend Tudo (funcionários solícitos)

LOJA VIRTUAL:  NETSHOES (produtos de qualidade)

CIA AÉREA:  Azul (agilidade no atendimento)

TV POR ASSINATURA:  SKY (produtos de qualidade)

PROVEDOR DE INTERNET:  UOL (funcionários solícitos)

TELEFONIA FIXA:  GVT (funcionários solícitos)

TELEFONIA MÓVEL:  TIM (preços atrativos)

BANDA LARGA FIXA:  GVT (produtos de qualidade)

BANDA LARGA MÓVEL:  TIM (produtos de qualidade)

EMISSORA DE TV:  SBT (serviços de qualidade)

JORNAL:  O Globo (preços atrativos)

EDITORA:  Abril (produtos de qualidade)

FINANCEIRA/CRÉDITO PESSOAL:  Itaú/Banco BMG (funcionários solícitos)

PREVIDÊNCIA PRIVADA:  Bradesco (funcionários solícitos)

BANCO VAREJO:  Bradesco (funcionários solícitos e agilidade no atendimento)

BANDEIRA DE CARTÃO DE CRÉDITO:  Visa (agilidade no atendimento)

SEGURO SAÚDE OU ASSISTÊNCIA MÉDICA:  Porto Seguro (agilidade no atendimento)

SEGURO RESIDENCIAL/AUTOMÓVEL:  Caixa Seguradora (funcionários solícitos)

FORNECEDOR DE ENERGIA:  Celpe (agilidade no atendimento)

GÁS DE USO RESIDENCIAL:  Ultragaz (produtos de qualidade)

GÁS ENCANADO:  Comgas (produtos de qualidade)

POSTO DE COMBUSTÍVEL: Shell  (produtos de qualidade)

BENEFÍCIO REFEIÇÃO:  VR (produtos de qualidade)

SERVIÇO PÚBLICO:  Correios (funcionários solícitos)

METODOLOGIA DA PESQUISA

A pesquisa “As empresas que mais respeitam o consumidor” é realizada pela Shopper Experience em parceria com a Revista Consumidor Moderno. Composta por 1.470 entrevistas realizadas em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia, a pesquisa teve como objetivo identificar quais são as empresas – na percepção de homens e mulheres das classes A, B, C e D, maiores de 18 anos (critério Brasil) – que mais respeitam o consumidor. No mapeamento, cada indivíduo respondeu questões sobre até seis segmentos dos quais é usuário, tendo experiência e contato efetivo; não a mera percepção baseada na imagem da empresa ou marca. Os dados foram ponderados de forma a garantir a representatividade de cada estrato (sexo, idade, classe e cidade).

GRUPO PADRÃO

O Grupo Padrão é uma organização de mídia e comunicações voltada para a geração e disseminação de conteúdos especializados para o público corporativo, em duas vertentes principais: a evolução do consumidor brasileiro e as tendências e estratégias para o desenvolvimento do varejo.

O objetivo da empresa é contribuir para que o país cresça de forma sustentável no mercado global, com empresas reconhecidas mundialmente pela capacidade de se relacionar de modo transparente e leal com seus consumidores, dentro dos mais elevados princípios éticos. Todo o trabalho é pautado pela busca incessante da credibilidade, da inovação e do conhecimento capaz de colaborar para o aprimoramento das práticas de gestão e negócios no Brasil.

 

Roberto Meir, Publisher e CEO do Grupo Padrão, é especialista internacional em relações de consumo, varejo e estratégias de relacionamento com stakeholders. É um difusor de tendências brasileiras, com uma visão macroeconômica mundial do impacto da globalização nos negócios nacionais.  Acredita no Brasil como pátria dos serviços e tem lutado para promover o país no exterior. É presidente do Conselho Consultivo da ABRAREC – Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente, bem como membro do Comitê de Relações Internacionais do Socap International – The Society of Consumer Affairs Professionals in Business. Além disso, participa como palestrante e mediador em centenas de eventos no Brasil e em outros países. É co-autor dos livros “O Brasil que Encanta o Cliente”, “Ativos Intangíveis – O Real Valor das Empresas”, “Do Código ao Compromisso – Propostas Efetivas para a Melhoria dos Serviços ao Consumidor no Brasil”, “Feitas para o Cliente – As Verdadeiras Lições das Empresas Feitas para Vencer e Durar no Brasil” e “A Era do Diálogo”.

SHOPPER EXPERIENCE

Com produtos inovadores e serviços exclusivos, a Shopper Experience – empresa brasileira líder da indústria de mystery shopping (cliente secreto) – produz conhecimento sobre a experiência dos clientes com produtos e marcas. O trabalho de uma equipe formada por especialistas experientes na avaliação do atendimento ao consumidor por meio da metodologia de pesquisa baseada no cliente secreto – conceito que foi implementado no Brasil por Stella Kochen Susskind, fundadora e presidente da Shopper Experience –, faz com que a Shopper Experience tenha o maior índice de recompra e recomendação do setor, atendendo a clientes como C&A, Bradesco e TAM, entre outros.

A Shopper Experience possui uma área de negócios para atuar com a diversidade, ou seja, investir na formação e no treinamento de uma rede de clientes secretos diferenciada que traz para os gestores a sensação retrô, mas eficiente, de “barriga no balcão”. Entre os principais ativos da Shopper Experience está o profundo conhecimento do universo do consumidor e dos clientes. Com o maior banco de dados composto por clientes secretos do país, 120 mil consumidores, a Shopper Experience desvenda o emocional com a razão, aliando pioneirismo e inovação constante – o que torna a empresa uma referência nacional no mercado de pesquisas. Entre os produtos da Shopper Experience, destacam-se Secret Shopper/Cliente Secreto, Customer Experience e Pesquisas ad hoc (qualitativas e quantitativas).

Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience, é autora do livro “Cliente secreto – A metodologia que revolucionou o atendimento ao consumidor”. A executiva ministra palestras internacionais e nacionais; atua há 15 anos no Conarec e é responsável pela pesquisa e premiação “As empresas que mais respeitam o consumidor”. A executive foi convidada a palestrar, em maio de 2015,  na Mystery Shopping Providers Association Conference Europe, realizada em Riga, capital da Letônia. www.shopperexperience.com.br

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Data de publicação: 10/12/2015

Conteúdo relacionado


Designers apresentam peças produzidas a partir do reaproveitamento de sacos de juta
Das mãos das famílias ribeirinhas para os ateliês de Agustina Comas e Flavia Amadeu. Este foi o caminho traçado pela juta da Companhia Têxtil de Castanhal para o desfile colaborativo das designers que fará parte da programação da quarta edição do Brasil Eco Fashion Week, considerado o maior encontro de moda e sustentabilidade da América Latina.  2020-11-26 - Tags: companhia textil de castanhal flavia amadeu agustina comas sacos de juta reaproveitamento upcycling

Insider comemora marca de 600 mil máscaras antivirais vendidas
Após seis meses trabalhando incessantemente para colocar no mercado máscaras antivirais, capazes de proteger quem precisava ir às ruas durante a quarentena provocada pela pandemia do coronavírus, a Insider comemora a marca de 600 mil máscaras vendidas. A produção começou pouco depois que o Ministério da Saúde recomendou o uso do acessório como método para evitar a disseminação do covid-19 e logo ganhou força pelos critérios de segurança que seguia.  2020-11-26 - Tags: antivirais covid 19 tecnologia textil insider

The Lycra Company desenvolve projeto em parceria com o coletivo SHN no Brasil
A The Lycra Company, indústria especializada no desenvolvimento de soluções em fios e tecnologias para o setor têxtil, desenvolveu, em parceria com o coletivo de arte SHN, um projeto para trazer arte e cor ao escritório da empresa em São Paulo. O local ficou fechado desde o início da pandemia e reabriu recentemente em sistema de rodízio, com limite máximo de 10 pessoas/dia e um protocolo rigoroso de prevenção ao covid-19.  2020-11-24 - Tags: the lycra company shn eduardo saretta haroldo paranhos marcelo fazolin

Conteúdo do Senac Moda Informação 2020 poderá ser acessado gratuitamente
Alinhada à evolução da educação e da moda no cenário atual, a programação do Senac Moda Informação 2020, que aconteceu entre os dias 9 e 13 de novembro e contou com a participação de mais de 8 mil pessoas, foi repleta de especialistas relevantes e com muito conteúdo sobre suas experiências  2020-11-23 - Tags: senac moda informação silvana eva lycra company london fashion week

Vicunha lança coleção sustentável em segundo evento digital do ano
A Vicunha lança a segunda coleção do ano, reforçando o modelo de negócios "one stop shop", que possibilita atender as necessidades do cliente com soluções integradas em um só lugar. Em uma apresentação on-line, no próximo dia 24/11, às 14h, serão mostradas as novidades em produtos, tendências e lavanderia para o mercado.  2020-11-20 - Tags: vicunha jeanswear one stop show lavanderia tendencias

Galeries Lafayette Haussmann inaugura sua decoração de natal 2020
A partir desta quinta (dia 19), às 17h (horário local e 13h em Brasília), a Galeries Lafayette Haussmann inaugura, em Paris, sua aguardada decoração natalina, que poderá ser admirada pelos clientes até 31 de dezembro. Neste ano, a temática “A Viagem de Noel” tem por personagem principal a exploradora Celeste, que, a bordo de seu pequeno avião, viaja aos recantos mais distantes da Terra.  2020-11-19 - Tags: galeries lafayette galeries lafayette haussmann natal decoracao paris vitrine

Uma história costurada pelas mãos de uma mulher visionária
Por trás da empresa que mudou os paradigmas da moda no Brasil está uma mulher visionária e uma história de vida que agora é traduzida em um romance épico e cheio de coragem. Os passos de Adelina Clara Hess que, com seu marido Duda, fundou a marca de roupas Dudalina são contados em Estrelas fritas com açúcar: uma história de amor e de coragem, costurada pelas mãos de uma mulher visionária.  2020-11-19 - Tags: leticia wierzchowski estrelas fritas com acucar dudalina adelina clara hess

Casa de Criadores lança loja virtual em parceria com (2)collab
Entre os dias 23 e 27 de novembro, a Casa de Criadores apresenta ao público a 47º edição. Além do novo formato digital, a CdC fechou uma parceria com o (2)collab - primeiro marketplace de moda independente do Brasil, do ICOMM Group, para inaugurar sua primeira loja virtual.  2020-11-18 - Tags: casa de criadores icomm group (2)collab ong afesu mariana mendes

Lez a Lez é uma das melhores franquias do Brasil
Depois de receber, por três vezes seguidas o Selo de Excelência em Franchising, e pelo segundo ano consecutivo o Certificado de Franquia Internacional da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a Lez a Lez, marca do Grupo Lunelli, acaba de entrar para a lista das melhores franquias do Brasil da Pequenas Empresas & Grandes Negócios.  2020-11-17 - Tags: grupo lunelli lez a lez franquia moda varejo serasa experian

Renner lança projeto de cocriação com artistas brasileiros
A moda, a arte e a cultura estão conectadas e isso se reflete diretamente na forma de expressão pessoal. Partindo desta premissa, a Renner lança uma coleção especial desenvolvida pela equipe de estilo da marca com artistas brasileiros. Batizado de Somos Arte, o projeto tem na sua primeira edição peças assinadas por Ecran Studios, Felipe Morozini, Karen Hofstetter, Letícia Moreno e Priscila Barbosa.  2020-11-12 - Tags: artistas brasileiros somos arte renner fernada feijo ecran studios felipe morozini karen hofstetter leticia moreno priscila barbosa.

Cedro cria look para editorial de moda antiviral
Qual é a moda do futuro? Para Eduardo Paixão, estilista da Cedro Têxtil, o futuro é sustentável, social e honesto, com referências na excelência da construção da moda do passado e modelagens contextualizadas para os dias atuais.  2020-11-10 - Tags: cedro textil eduardo paixao movimento sou de algodao associacao brasileira dos produtores de algodao

Legado do figurinista Dener poderá ser visto no Centro de Memória Bunge
Em 9 de novembro, completam-se 42 anos da morte do aclamado figurinista brasileiro Dener Pamplona de Abreu, um dos pioneiros da moda no Brasil. Hoje, sua história, produções e legado estão em livros didáticos sobre moda e em sua autobiografia (Ed. Cosac Naify, 2007).  2020-11-09 - Tags: dener pamplona de abreu estilista centro de memoria bunge dener

Pernambucanas anuncia parceria com a marca de jeans Wrangler
A Pernambucanas anuncia uma parceria especial neste mês de novembro: a partir do dia 05/11, a empresa passa a comercializar peças da Wrangler, uma das maiores referências no universo country e uma das marcas mais consagradas de jeans no mundo.  2020-11-05 - Tags: pernambucanas wrangler jeanswear

Mob apresenta nova coleção de verão 2021 em desfile virtual
A Mob vai apresentar pela primeira vez um desfile virtual, para lançar a sua coleção de verão 2021 tomando as medidas de segurança contra o novo coronavírus. O evento acontecerá nesta quinta-feira, 5, às 19h, com transmissão ao vivo através do instagram da MOB.  2020-11-05 - Tags: varejo de moda mob carol ribeiro desfile virtual aplicativo catwalk

Designer indiano desenvolve coleção unindo tecnologia artesanal e sustentabilidade
Unir artesanato e tecnologia para criar produtos inovadores é uma tendência que vem crescendo na moda. O designer indiano Hemang Agrawal - que se associou à Bemberg ™, marca da empresa Asahi Kasei, fabricante de fios japonesa - lançou a coleção 'Tattva' composta por tecidos à base de fibra regenerada, feita de línter de algodão, matéria-prima que oriunda de resíduo pré-consumo.  2020-11-04 - Tags: hemang agrawal designer indiano bemberg asahi kasei lakmé fashion week 2020 india fibras celulosicas

Vans apresenta a coleção DIY para motivar criatividade e liberdade de escolha
A Vans, praticamente desde o seu inicio, encoraja a auto expressão, a criatividade e a customização não somente de seus produtos, mas também de todo o universo ao nosso redor. A coleção DIY (Do-It-Yourself), termo e estilo de vida traduzido em português para "Faça-Você-Mesmo", foi desenvolvida especialmente para as pessoas que colocam a mão na massa e fazem do seu próprio jeito.  2020-11-04 - Tags: vans colecao diy off the wall auto expressao criatividade customizacao

Jeans sustentável da Vicunha protagoniza coleção inédita da Maison Revolta
A Vicunha, referência global em soluções jeanswear, acaba de anunciar parceria com a marca Maison Revolta, conhecida por produzir peças de luxo 100% made in Brazil, tradicionalmente trabalhadas em couro. Para o Verão 2021, a marca lança a coleção RESPECT, composta por criações com o jeans sustentável da Vicunha.  2020-11-03 - Tags: maison revolta vicunha denim jeanswear denim sustentavel linha absolut eco rog vasques

Nova escola de moda e arte abre as portas em São Paulo
A partir deste mês, o bairro do Jardins, em São Paulo, passa a abrigar a sede da Dossier Arts and Fashion Education, escola livre de moda e arte idealizada por um dos grandes nomes do jornalismo de moda no Brasil, Giovanni Frasson, ao lado das sócias Alexandra von Bismarck, diretora artística, e Livia Oura, diretora de comunicação.  2020-10-30 - Tags: esmod paris escola moda artes dossier arts and fashion education giovanni frasson amir slama

Capricórnio inaugura nova era para o jeans brasileiro junto com Denim City
Tradicional fábrica de denim e patrocinadora oficial da Denim City SP- DCSP, a Capricórnio tem programação online exclusiva durante a inauguração do espaço, que acontece de 26 a 29 de outubro. Para celebrar essa semana, a Capri preparou 14 conteúdos exclusivos intercalados aos do evento.  2020-10-29 - Tags: denim city sp capricornio capri caprilab by pizarro giu castelo branco gustavo manfredini

Eberle lança coleção-cápsula inspirada no jeanswear clássico
A Eberle, fabricante centenária de aviamentos metálicos, fundada em Caxias do Sul, acaba de lançar a coleção-cápsula The Classic Metal, desenvolvida com o intuito de acompanhar a pegada retrô que vem sendo explorada no jeanswear nas últimas temporadas, seja nas passarelas ou nas ruas.  2020-10-28 - Tags: eberle jeanswear aviamentos aviamentos metalicos caxias do sul colecao capsula tha classic metal