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Retrospectiva: Ícones do DFB Festival analisam influências da moda autoral

Chegando à maioridade, no auge dos seus 18 anos, o DFB Festival (que adequou sua marca anterior Dragão Fashion Brasil aos novos tempos de hashtags) trouxe ao mercado alguns ícones da chamada moda autoral, nome dado às criações de estilistas e grifes que valorizam o trabalho artesanal, a identidade nacional e a criatividade como assinatura. O termo, que não é exclusividade dos criadores nordestinos, foi definitivamente apropriado pelo evento, que encontrou na vibrante cultura da região representantes que se tornaram ícones da experimentação e da ousadia.

Apoiados pela luta incansável de Claudio Silveira, que encontrou sua base na produção organizada de Helena Silveira, a moda do Nordeste tomou conta do mundo e os criadores, ao que parece, encontraram um equilíbrio entre a moda autoral e comercial, transformando o DFB em uma das mais longevas experiências fashion do Brasil.

A ITT foi em busca desses estilistas desbravadores, tentando entender o que consideram como real contribuição à moda e o que trazem consigo da história que construíram. Confira!

Almerinda Maria

Um dos mais importantes talentos de Almerinda é a capacidade de transformar a popular renda em objetos de desejo de 10 entre 10 noivas. Das mãos de sua equipe e associados, nascem vestidos de festa prontos para qualquer tapete vermelho, mas adotados de maneira absoluta pelas mulheres para a hora do “sim”.

Para Almerinda, sua maior contribuição à moda autoral foi a valorização do handmade 100% Brasil, seja no bordado richelieu ou nas tramas da renda renascença e labirinto. “Estamos cada vez mais em busca de valorizar nosso artesanato”, diz. No DFB Festival desde 2015, a marca trouxe para as passarelas de 2017 um novo conceito sobre a riqueza da renda renascença aliada à sofisticação da demicouture. Para a criadora, o desfile mais marcante foi o de estreia, em 2015, quando a euforia das clientes, dos amigos e dos admiradores foi a comprovação de sucesso de um dos melhores anos para a marca.

Lindebergue Fernandes

Um ar de mistério sempre cerca os temas de Lindebergue, que já falou de política, sexualidade e até fez uma emocionante homenagem a João Sobarr, seu colega de Dragão Fashion que morreu em 2014. Nesta edição, Linde, como é conhecido entre os grandes amigos, apresentou uma coleção com temática transcendental, que propõe uma reflexão pela busca da paz interior por meio da releitura de ícones do clérigo e inspirada nas vestes de noviços e noviças.

Um dos mais importantes nomes da moda cearense, ele foi rapidamente alçado a criador de peças objeto de desejo, especialmente por misturar o streetwear com o handmade local, entre palhas, couros, trançados e outros. “O Dragão foi o alicerce da moda autoral no País e deu uma visão clara de que havia, na criação própria, uma oportunidade de existência. Muitos estilistas deixaram os ateliers, e a situação não é muito boa, mas é clara a influência desse tipo de criação até mesmo em estilistas e grifes do Sudeste”, afirma Lindebergue.

Na memória de Linde, ainda está forte o ano de 2010, com o desfile Natividade, para ele um dos mais importantes da carreira e que até hoje impressiona pela altíssima qualidade de construção e design.

Melk Z-Da

O experimentalismo sofisticado é a essência da marca Melk Z-Da. O designer pernambucano conhecido por seu trabalho artesanal e autoral busca referências nas artes, vivências e pessoas para criar. O criador acredita que o incentivo dado pelo Dragão à valorização do artesanato e da autoralidade trouxe a garra necessária para a continuidade de seu trabalho. “Você se sente respeitado”, diz.

Sua influência central se baseia na troca de energia e experiência, passando pelo bordado e depois pela modelagem. Quando questionado sobre qual considera a maior influência de seu trabalho para a moda autoral, dispara: “acredito que a moda autoral hoje aprendeu que não é moda conceitual. Antes, eu criava sem pensar em uma pessoa específica, e isso influenciava negativamente no conforto, no tecido que não era adequado ou até mesmo na possibilidade de usos. Agora, estou mais maduro e posso realmente dizer que a moda autoral é isso, feita para alguém que ama as suas peças”.

Talvez o momento inicial dessa “virada” tenha sido a coleção Expressões, de 2006, que havia sido desfilada no então evento Fashion Rio e chegou cheia de glórias a Fortaleza, equilibrando a criatividade e o experimentalismo com as técnicas de moda e conquistando definitivamente seu público cativo.

Rendá, por Camila Arrais

Estreante do DFB 2017, a grife foi selecionada pela revista pela ousadia no resgate da tradição das rendas, provando que o pensar local e o agir global continuam forte na mente de quem anseia pelo sucesso. Para a estilista, o Dragão chegou como um presente, a partir de um reconhecimento direto do mercado, levando o estilo inconfundível a outro patamar. “Buscamos trabalhar com arte e, pela exclusividade de nossa matéria-prima, as peças finais precisam ser atemporais, durar para sempre e serem utilizadas em inúmeras ocasiões de diferentes maneiras. Esse, para mim, é o real conceito de moda autoral”, diz Camila.

Neste ano, a estilista apostou em peças em renascença com cores e designs diferenciados, que chamaram atenção e se destacaram na passarela. A parceria com Kalil Nepomuceno deixou os clássicos com nova roupagem e causaram furor entre as compradoras. 

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Por: Gabriel Rajão
Foto: Roberta Braga, Cláudio Pedroso e Pedro Brago

Data de publicação: 15/12/2017

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