Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Reduzir, reusar e reciclar: a sustentabilidade como regra na indústria de moda

Sustentabilidade não é mais apenas um jargão. É uma regra. A indústria como um todo está tentando chegar a um acordo em relação às questões de sustentabilidade ambiental (esgotamento de recursos, poluição da água e do ar). Por enquanto, seus membros brigam individualmente com as dificuldades em encontrar uma vantagem comercial sustentável entre o aumento dos custos de entrada e as pressões descendentes no preço, problemas trabalhistas, especificações regulatórias complexas, aumento na concorrência e rápido aumento nas taxas de mudança. Como você pode posicionar a sua empresa para minimizar os riscos e aproveitar as oportunidades que surgirão da interação de todos esses fatores?

 

Em um evento recente com mais de 100 marcas líderes de roupas e calçados, patrocinado pela Sustainable Apparel Coalition (SAC), um membro da SAC afirmou que "a transparência na cadeia de valor está rapidamente se transformando em uma necessidade para fazer negócios... (desde) formação de material até o fim da vida". A vida útil do produto, propriamente entendida, vai desde a concepção até sua eliminação após o uso. Manter este ciclo completo em vista pode, realmente, começar a solucionar alguns problemas de sustentabilidade que encontramos; por exemplo, por meio da reciclagem, uma atividade padrão da cadeia de fornecimento em diversas indústrias.

 

Uma vantagem das fibras sintéticas é que elas são recicláveis de volta à matéria-prima com base de óleo. Até agora, o Japão é o único mercado que realmente tem explorado esta opção. A gigante varejista internacional H&M se comprometeu a usar sua influência para promover as práticas de "reduzir, reusar, reciclar" em toda sua rede de fornecimento e seu CEO, Karl-Johan Persson, espera que "transformar as roupas velhas seja um novo padrão para nossa indústria" no futuro. Você algum dia imaginou ouvir um líder da moda dizer isso?

 

Se a sua meta é encontrar uma vantagem comercial sustentável em um mercado novo ou em mudança, qual é seu gatilho? É um sinal de demanda, uma nova relação do fornecedor, um compromisso ético, uma crença no potencial de uma nova fibra ou processo de acabamento? Não é nenhuma das anteriores ou é algo diferente? É quase certo não ter uma resposta pronta, no entanto, se for este o caso, chegou a hora de realizar uma análise de cadeia de valor.

Mesmo se tiver identificado seu gatilho, a mídia social externa está ajudando a superar a limitação sobre o que você não sabe sobre seus consumidores, e gera quantidades enormes de dados não estruturados que podem ser coletados e analisados. Também há aquilo que você não sabe sobre os gatilhos de produtividade para as equipes internas e as capacidades não exploradas dos parceiros da cadeia de fornecimento. A aplicação da tecnologia de mídia social para empresas ou fluxos de trabalho do canal pode ajudar a trazer essas incógnitas à luz e, assim, mostrar o que agrega valor, ou não, ao consumidor.

 

Vamos investigar os fatores que promovem a colaboração na cadeia de fornecimento, pois a colaboração é o caminho mais seguro para construir uma vantagem de negócio sustentável para todas as partes ao longo do tempo. Essencialmente, a colaboração requer a capacidade de compartilhar e interagir mediante dados críticos, de preferência em tempo real para que os parceiros possam sincronizar suas atividades. A sincronização estimula a inteligência do canal em acessar o produto correto e o serviço certo na cadeia de fornecimento para satisfazer o consumidor. Adotar uma abordagem de cadeia de valor não é apenas questão de facilitar o uso de tecnologias para comunicação, visibilidade, suporte para decisão, planejamento e interação. Isso demanda que as empresas de toda a cadeia de fornecimento também adotem as mudanças organizacionais e culturais que a acompanham.

 

Cada nível de colaboração gera valor pelos quatro determinantes críticos:

 

•             A capacidade colaborativa interna das equipes de gestão da empresa cresce na mesma proporção do nível da intensidade de colaboração.

 

•             Conforme cresce a intensidade colaborativa, ela conduz o crescimento exponencial em infraestruturas técnicas e comerciais para criar e extrair valor, acelerando a inovação.

 

•             Embora os processos comerciais conjuntos no canal de fornecimento sejam fundamentais para a criação de valor colaborativo, eles são apenas o início de muitas possibilidades de colaboração.

 

•             Os planejadores estratégicos devem buscar constantemente e também implementar novas tecnologias e métodos de gerenciamento para restaurar suas redes e responder ao mercado.

 

A cadeia de valor não é um conceito novo. Ele vem da tentativa de Michael Porter, em meados da década de 1980, de consolidar aspectos físicos e virtuais da cadeia de fornecimento para planejar objetivos. Porém, o termo está voltando à moda, porque, agora, como nos anos 1980, um grande número de tecnologias revolucionárias e possibilitadoras se tornaram disponíveis e acessíveis ao mesmo tempo em que o mercado consumidor está se recuperando de uma queda. Desta vez, o consumidor adquiriu a vantagem em muitos aspectos e o mercado se tornou global, diversificado e eletrônico. Os problemas de sustentabilidade ambiental que ainda nem estavam nas nossas telas nos anos 80 agora nos encaram.

 

Sobre a Infor

A Infor está basicamente mudando a maneira como a informação é gerada e compartilhada dentro das empresas, ajudando 73 mil clientes em mais de 200 países a melhorarem as operações, impulsionarem o crescimento e adaptarem-se às novas demandas de negócios. A Infor conta com aplicações específicas para cada mercado, projetadas para proporcionar rapidez. O design inovador na experiência do usuário, é simples, transparente e elegante. Infor oferece aos seus clientes possibilidades flexíveis de implantação, seja na nuvem, em servidor próprio ou em ambos. Para saber mais sobre a empresa, visite  www.latinamerica.infor.com  e   www.infor.com.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Artigo: Ana Paula Horemans, gerente de produtos para Infor no Brasil e América do Sul, desenvolvedora global de aplicações empresariais e serviços na nuvem.
Fonte: BRSA

Data de publicação: 26/05/2015

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Marcelo Sommer é o novo consultor criativo da Chilli Beans
A Chilli Beans, maior marca de óculos e acessórios da América Latina, anuncia o novo integrante da equipe de design. O estilista Marcelo Sommer, da Oliveira, começa 2017 com um novo desafio: consultor do departamento, trabalhando ao lado de Caito Maia, fundador, e Marcel Gignon, gerente da área.  2017-01-16 - Tags: chilli beans oculos marcelo sommer consultor caito maia marcel gignon

Mercado Livre anuncia Fernando Jacobucci como novo head de Moda
- O Mercado Livre Brasil anuncia a contratação de Fernando Jacobucci como novo head da categoria de Moda, que abrange os produtos relacionados a Saúde & Beleza, Esportes & Fitness e Roupas & Acessórios. O executivo chega com o desafio de impulsionar ainda mais a categoria, que cresceu acima dos 40% em 2016 quando comparado ao ano de 2015.  2017-01-16 - Tags: mercado livre moda fernando jacobucci novo head anuncia produtos saude beleza esporte fitness roupas acessorios

Swarovksi promove curso de bordados usando cristais como matéria-prima
O conceito DIY (Do It Yourself), ou “faça você mesmo”, em português, tem crescido cada vez mais. Pensando nisso, a Swarovski Professional promove pela primeira vez no Brasil o programa corporativo da marca chamado Create Your Style (CYS), já com cases de sucesso em países como Estados Unidos, Rússia e Japão.  2017-01-10 - Tags: swarovski cristais curso do it yourself create your style natalia rios bordado

Oriba mostra que loja é muito mais que um destino de compras
Desde seu lançamento, em 2014, a Oriba aposta todas as suas fichas na sustentabilidade e propõe educar seus consumidores para a consciência na hora de comprar. A marca foca seus produtos no que considera básico para o dia a dia do homem, enquadrando-se no que é conhecido como slow fashion, que vai na contramão da produção de roupas massivas e de baixa qualidade, defendendo a criação de peças atemporais e duráveis, e evitando desperdício em grande escala.  2017-01-09 - Tags: varejo oriba slow fashion sustentabilidade consumo sustentavel publico masculino

Varejo de moda tem perspectivas conservadoras para o Natal
Após um ano bastante desafiador, as redes varejistas de moda associadas à ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) esperam um desempenho em vendas conservador para este Natal.  2016-12-20 - Tags: ponto de vista abvtex edmundo lima varejo textil iemi

Confecção e indústria têxtil são indissociáveis
Em todo o País, segundo o Ministério do Trabalho, mais de 60 mil postos de trabalho foram fechados no ramo têxtil/confecção nos últimos 12 meses. Este alerta é preocupante.  2016-12-19 - Tags: itt 104 editorial confeccao varejo mercado

Escola de Moda do Fundo Social de Solidariedade realiza bazar no Palácio dos Bandeirantes
Nesta quinta-feira, 15, aconteceu a abertura da sexta edição do Bazar da Escola de Moda do Fundo Social de Solidariedade do Estado (FUSSESP) no Palácio dos Bandeirantes, na zona oeste da capital. A novidade deste ano fica por conta da parceria inédita com a estilista Adriana Barra, que cedeu três toneladas de retalhos para a confecção de roupas e acessórios.  2016-12-16 - Tags: fussesp fundo social de solidariedade do estado bazar da escola de moda natal jrj tecidos

ColorForward®2018 reflete uma atmosfera sombria
A Clariant anuncia o lançamento do ColorForward® 2018, a 12a edição do guia anual de previsão de cores para a indústria. Como todo ano, a equipe internacional da ColorForward realizou, em setembro, um estudo sobre as preferências do consumidor, suas atitudes e desejos.  2016-12-16 - Tags: colorforward 2018 clariant heimtextil stockholm design week newmorrow longitudelatitudeattitude

Coleção especial para o final de ano
A Iódice desenvolve coleção especial para as festas de fim de ano  2016-12-15 - Tags: iodice especial fi de ano lojas pecas ecommerce

Promoção de final de ano em moda kids
Tip Top oferece promoções em comemoração as festas de final de ano  2016-12-14 - Tags: tip top final de ano kids infantil promocao desconto festas

Bazar traz oportunidades de renovar o guarda-roupas
A Amapô marca de moda brasileira, queridinha das passarelas do SPFW vai realizar um mega Bazar em São Paulo.  2016-12-14 - Tags: amapo moda brasileira bazar venda calcas shorts modelos

Wearables ganham força em festival WeAr
Um cartão de credito e débito em forma de um adesivo levou o primeiro lugar no Hackathon WeAr + C&A  2016-12-13 - Tags: wearables wear festival cea alexandra farah adesivo cartao credito debito

Estudantes de moda apresentam trabalhos de final de ano
IED São Paulo promoveu na noite desta quarta-feira, 07, o APRITI - evento anual que apresenta os trabalhos de conclusão do curso de graduação em Design de Moda. Com um desfile especial, dez alunos puderam mostrar aos convidados um novo olhar da moda brasileira.  2016-12-09 - Tags: ied são paulo apriti evento anual conclusao de curso design de moda

Pantone revela a cor do ano 2017: Greenery
A Pantone anunciou hoje a cor de 2017:o verde Greenery ( PANTONE 15-0343). Um tom verde amarelado que evoca os primeiros dias da primavera em que os verdes da natureza revivem, restauram e renovam.  2016-12-08 - Tags: pantone cor do ano 2017 greenery kenzo renovacao

Edital para incubação de novas marcas
C&A e Malha abrem edital para incubação de novas marcas: projeto incentiva novas formas de organizar, produzir e consumir moda  2016-12-08 - Tags: incubacao novas marcas malha cea andre carvalhal

Nellie Partow, nova embaixadora da Première Vision New York
A estilista americana Nellie Partow foi selecionada para representar a Première Vision Nova York como embaixadora para a edição de janeiro de 2017. Nellie segue os passos de Peter Trainor e Anne-Marie Maniego, a dupla criativa por trás da marca Max'N Chester (julho de 2016) e David Hart (janeiro de 2016).  2016-12-05 - Tags: premiare vision new york nellie partow premiere vision council of fashion designers of america

FAAP Moda premia jovens criadores
Evento anual dedicado a incentivar e premiar estudantes do curso de moda da Fundação aconteceu dia 28 de Novembro no Teatro FAAP Aconteceu ontem à noite o 13 Faap Moda. A vencedora do voto do público foi Otilia e a vencedora do júri foi Elisa Sonnervig.  2016-11-30 - Tags: faap moda teatro otilia elisa sonnervig estudantes curso novembro novos estilistas