Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Reduzir, reusar e reciclar: a sustentabilidade como regra na indústria de moda

Sustentabilidade não é mais apenas um jargão. É uma regra. A indústria como um todo está tentando chegar a um acordo em relação às questões de sustentabilidade ambiental (esgotamento de recursos, poluição da água e do ar). Por enquanto, seus membros brigam individualmente com as dificuldades em encontrar uma vantagem comercial sustentável entre o aumento dos custos de entrada e as pressões descendentes no preço, problemas trabalhistas, especificações regulatórias complexas, aumento na concorrência e rápido aumento nas taxas de mudança. Como você pode posicionar a sua empresa para minimizar os riscos e aproveitar as oportunidades que surgirão da interação de todos esses fatores?

 

Em um evento recente com mais de 100 marcas líderes de roupas e calçados, patrocinado pela Sustainable Apparel Coalition (SAC), um membro da SAC afirmou que "a transparência na cadeia de valor está rapidamente se transformando em uma necessidade para fazer negócios... (desde) formação de material até o fim da vida". A vida útil do produto, propriamente entendida, vai desde a concepção até sua eliminação após o uso. Manter este ciclo completo em vista pode, realmente, começar a solucionar alguns problemas de sustentabilidade que encontramos; por exemplo, por meio da reciclagem, uma atividade padrão da cadeia de fornecimento em diversas indústrias.

 

Uma vantagem das fibras sintéticas é que elas são recicláveis de volta à matéria-prima com base de óleo. Até agora, o Japão é o único mercado que realmente tem explorado esta opção. A gigante varejista internacional H&M se comprometeu a usar sua influência para promover as práticas de "reduzir, reusar, reciclar" em toda sua rede de fornecimento e seu CEO, Karl-Johan Persson, espera que "transformar as roupas velhas seja um novo padrão para nossa indústria" no futuro. Você algum dia imaginou ouvir um líder da moda dizer isso?

 

Se a sua meta é encontrar uma vantagem comercial sustentável em um mercado novo ou em mudança, qual é seu gatilho? É um sinal de demanda, uma nova relação do fornecedor, um compromisso ético, uma crença no potencial de uma nova fibra ou processo de acabamento? Não é nenhuma das anteriores ou é algo diferente? É quase certo não ter uma resposta pronta, no entanto, se for este o caso, chegou a hora de realizar uma análise de cadeia de valor.

Mesmo se tiver identificado seu gatilho, a mídia social externa está ajudando a superar a limitação sobre o que você não sabe sobre seus consumidores, e gera quantidades enormes de dados não estruturados que podem ser coletados e analisados. Também há aquilo que você não sabe sobre os gatilhos de produtividade para as equipes internas e as capacidades não exploradas dos parceiros da cadeia de fornecimento. A aplicação da tecnologia de mídia social para empresas ou fluxos de trabalho do canal pode ajudar a trazer essas incógnitas à luz e, assim, mostrar o que agrega valor, ou não, ao consumidor.

 

Vamos investigar os fatores que promovem a colaboração na cadeia de fornecimento, pois a colaboração é o caminho mais seguro para construir uma vantagem de negócio sustentável para todas as partes ao longo do tempo. Essencialmente, a colaboração requer a capacidade de compartilhar e interagir mediante dados críticos, de preferência em tempo real para que os parceiros possam sincronizar suas atividades. A sincronização estimula a inteligência do canal em acessar o produto correto e o serviço certo na cadeia de fornecimento para satisfazer o consumidor. Adotar uma abordagem de cadeia de valor não é apenas questão de facilitar o uso de tecnologias para comunicação, visibilidade, suporte para decisão, planejamento e interação. Isso demanda que as empresas de toda a cadeia de fornecimento também adotem as mudanças organizacionais e culturais que a acompanham.

 

Cada nível de colaboração gera valor pelos quatro determinantes críticos:

 

•             A capacidade colaborativa interna das equipes de gestão da empresa cresce na mesma proporção do nível da intensidade de colaboração.

 

•             Conforme cresce a intensidade colaborativa, ela conduz o crescimento exponencial em infraestruturas técnicas e comerciais para criar e extrair valor, acelerando a inovação.

 

•             Embora os processos comerciais conjuntos no canal de fornecimento sejam fundamentais para a criação de valor colaborativo, eles são apenas o início de muitas possibilidades de colaboração.

 

•             Os planejadores estratégicos devem buscar constantemente e também implementar novas tecnologias e métodos de gerenciamento para restaurar suas redes e responder ao mercado.

 

A cadeia de valor não é um conceito novo. Ele vem da tentativa de Michael Porter, em meados da década de 1980, de consolidar aspectos físicos e virtuais da cadeia de fornecimento para planejar objetivos. Porém, o termo está voltando à moda, porque, agora, como nos anos 1980, um grande número de tecnologias revolucionárias e possibilitadoras se tornaram disponíveis e acessíveis ao mesmo tempo em que o mercado consumidor está se recuperando de uma queda. Desta vez, o consumidor adquiriu a vantagem em muitos aspectos e o mercado se tornou global, diversificado e eletrônico. Os problemas de sustentabilidade ambiental que ainda nem estavam nas nossas telas nos anos 80 agora nos encaram.

 

Sobre a Infor

A Infor está basicamente mudando a maneira como a informação é gerada e compartilhada dentro das empresas, ajudando 73 mil clientes em mais de 200 países a melhorarem as operações, impulsionarem o crescimento e adaptarem-se às novas demandas de negócios. A Infor conta com aplicações específicas para cada mercado, projetadas para proporcionar rapidez. O design inovador na experiência do usuário, é simples, transparente e elegante. Infor oferece aos seus clientes possibilidades flexíveis de implantação, seja na nuvem, em servidor próprio ou em ambos. Para saber mais sobre a empresa, visite  www.latinamerica.infor.com  e   www.infor.com.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Artigo: Ana Paula Horemans, gerente de produtos para Infor no Brasil e América do Sul, desenvolvedora global de aplicações empresariais e serviços na nuvem.
Fonte: BRSA

Data de publicação: 26/05/2015

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Atendimento como catalisador de soluções permanentes
Há muitos anos venho trabalhando com atendimento e compreendendo que há diversas formas de realizar a gestão desse departamento e, principalmente, que existem diversas formas da empresa enxergar este setor.  2018-04-20 - Tags: atendimento crm erp tags adriana ortiz topper minds

Como as compras online estão forçando uma reavaliação do Trade Marketing
O marketing de varejo está passando por uma mudança profunda. Para rentabilizar e conquistar clientes, tanto online como offline, os profissionais da área precisam adaptar com urgência suas verbas e estratégias de Trade Marketing.  2018-04-20 - Tags: marketing de varejo whole foods trade marketing in transition trade marketing alessander firmino criteo

Loja dos Tecidos oferece soluções para confecção de moda personalizada
Sair de casa com uma roupa nova e se deparar com alguém vestindo uma peça igual a sua não é nada agradável, porém, essa é uma situação comum, principalmente nos centros urbanos. Em contraste à moda massiva, tem aumentado a busca por roupas sob medida ou personalizadas, onde um corte diferenciado, um bordado ou uma estampa faz toda diferença.  2018-04-20 - Tags: renan rosolen loja dos tecidos americana tecidos confeccao vestuario santa barbara d oeste rosolen

Focus Têxtil exibe resultado da 2ª edição do 'Design Vision'
A 45ª edição do São Paulo Fashion Week, maior evento de moda do Brasil, que acontece entre os dias 22 e 26 de abril, no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira), contará com a participação da Focus Têxtil.  2018-04-20 - Tags: sao paulo fashion week focus textil instituto focus textil casa spfw design vision

Ferramentas digitais enriquecem técnicas tradicionais de design
A Stoll lança nova coleção da Trend Collections AW 19/20, chamada “Digital Knits”, desenvolvida e produzida combinando novos equipamentos digitais da empresa e técnicas de design. Os novos equipamentos enriquecem técnicas tradicionais de design e aparecem em cada peça, seja em contruções pixelizadas, silhuetas limpas e mix de materiais, combinando fibras naturais e tecnológicas.  2018-04-20 - Tags: stoll ag digital knits trend collections aw 19 20 autocreate artwork

Ilustradora da Chanel e Dior Cria pela primeira vez para o Brasil
A FCB Brasil acaba de lançar a campanha que usa as ilustrações da australiana Megan Hess transformadas em animação com criação da Outra Praia – Boutique de Criatividade Estratégica em live marketing. Esta é a primeira vez que a ilustradora, uma das referências no meio da ilustração de moda, famosa por trabalhos para grifes como Chanel, Dior, Tiffany & Co e Prada, cria algo para uma empresa brasileira.  2018-04-18 - Tags: megan hess fcb brasil smiles live marketing chanel dior prada gol premium lounges

Azul apresenta novos uniformes na passarela da Veste Rio 2018
A Azul está com uma nova roupagem para comemorar a chegada dos seus dez anos de operações. A partir de abril, os uniformes dos mais de 10 mil agentes de solo, tripulação de bordo, técnicos de manutenção e agentes da Azul Viagens e da Azul Cargo Express ganharão novas linhas, cores e detalhes.  2018-04-17 - Tags: azul azul viagens azul cargo express veste rio 2018 tereza santos uniforme

Alta das importações volta a preocupar indústria têxtil
Dados de produção e de comércio exterior, relativos aos meses de fevereiro março de 2018, nos revelam novas preocupações. Conforme vimos observando, a indústria têxtil e de confecção iniciou uma retomada, mesmo que lenta, no segundo semestre de 2016 e esta recuperação permaneceu em 2017.  2018-04-13 - Tags: abit importados confeccao textil acessorios

ELLUS se une à tecnologia da Epson em ação com estampas exclusivas
A ELLUS se uniu à multinacional japonesa Epson que oferece, entre diversas de suas soluções tecnológicas, a expertise em impressão têxtil, para estampar camisetas exclusivas. A ação acontece na convenção para franqueados e multimarcas de todo o Brasil, entre os dias 03 e 06 de abril, na fábrica da Inbrands, em São Paulo.  2018-04-05 - Tags: ellus epson multinacional japonesa felipe pezzoni impressao textil

Mega Moda lança mais um shopping para aumentar seu complexo
Sete anos após inaugurar o Mega Moda Shopping na região da 44, polo de moda que mais cresce no país, localizado em Goiânia, o Grupo Mega Moda está lançando mais um empreendimento: o Mega Moda Park, shopping atacadista que chega para ampliar o complexo.  2018-04-04

Istituto Di Moda Burgo Brasil inaugura em nova sede
O IMB Brasil, única filial no País da escola italiana de moda, inaugura, no dia 10 de abril, sua nova sede na cidade de Brusque. Moderno, sofisticado e funcional, o novo espaço fica localizado anexo ao Archer Boulevard. Como explica a diretora da escola, Daniela Colzani, a nova sede busca traduzir o próprio conceito da escola de Milão, que há mais de meio século é um dos centros de vanguarda no ensino de moda na Europa.  2018-04-04 - Tags: imb brasil brusque istituto di moda burgo archer boulevard

Pitti Immagine homenageia ícone da moda italiana
Uma das marcas de luxo italianas mais importantes do mundo, a Roberto Cavalli, estará de volta às passarelas com a primeira coleção masculina de Paul Surridge, novo diretor criativo da empresa.  2018-04-02 - Tags: paul surridge roberto cavalli group gian giacomo ferraris pitti immagine uomo pitti immagine raffaello napoleone

Lectra desenvolve soluções colaborativas para design e desenvolvimento
Com o crescimento do comércio eletrônico [e-commerce], os consumidores esperam por uma moda inovadora e personalizada, que seja entregue em suas portas, a partir de um clique no mouse. Para responder a esta demanda, a Lectra acaba de introduzir no mercado as soluções colaborativas Lectra Connected Design e Lectra Connected Development, que permitem as empresas de moda realizarem negócios online com prazos menores, mix maiores e resposta rápida aos seus clientes.  2018-03-29 - Tags: lectra connected design lectra connected development caline choussy bedouet lectra automacao

Britânnia Têxtil inicia parceria com Curso de Tecnologia em Design de Moda
Dentro de sua estratégia de valorizar a criatividade e a inovação no setor de aviamentos de moda, a Britânnia Têxtil está iniciando uma parceria com alunos e professores do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).  2018-03-29 - Tags: britannia textil juiz de fora curso superior de tecnologia em design de moda aline marques costa mariana ferreira

Shop2gether lança plataforma de apoio a novos designers nacionais
O Shop2gether já é reconhecido por reunir os destaques de mais de 250 marcas nacionais e importadas e apresentar constantemente novidades a consumidores de todo território nacional que buscam por peças especiais de labels renomadas. Mas o trabalho não para por aí – o e-shopping anuncia o lançamento de uma plataforma de apoio e reconhecimento a jovens talentos nacionais com marcas de pequeno porte, porém com enorme potencial.  2018-03-27 - Tags: shop2gether jovens talentos plataforma novos designers nacionais caroline baum wymman paola vilas bitti colares neriage

João Pimenta assina figurino do musical ‘Romeu & Julieta’
Você já pensou em como seriam os figurinos dos personagens do clássico de William Shakespeare, em um musical atemporal? Este foi o desafio de João Pimenta, um dos grandes nomes da moda brasileira, ao ser convidado para elaborar as peças do espetáculo “Romeu & Julieta” – que está em cartaz no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro.  2018-03-27 - Tags: bradesco seguros ministerio da cultura william shakespeare joão pimenta romeu & julieta

Sou de Algodão fecha parceria com a Cedro Têxtil
As boas práticas nas lavouras de algodão, atestadas pelo programa ABR e pela BCI, são diferenciais para a compra de matéria-prima pela indústria, que tem o jeans como carro-chefe.  2018-03-26 - Tags: abr programa algodao brasileiro responsavel ampa cedro textil minas gerais

Novo modelo de negócio oferece experiência a baixo custo para varejistas
Líder no segmento de Visual Merchandising no Brasil, a Vimer, fundada e comandada há 11 anos pela especialista em varejo Camila Salek, lançou ontem, 08 de março, o FIRST BY VIMER, um novo modelo de negócio que carrega a inteligência e experiência da Vimer para oferecer soluções de baixo custo, acessível ao mercado de varejistas de pequeno porte.  2018-03-09 - Tags: vimer camila salek visual merchandising first by vimer marketing

Lectra realiza mesa redonda na ESCP Europe sobre Indústria 4.0
A Lectra, parceira em tecnologia para empresas que utilizam tecidos e couros, juntamente com a faculdade de administração francesa, ESCP Europe, promoveram um debate sobre o impacto da quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, na cadeia de valor da moda, durante mesa-redonda realizada no campus de Londres da ESCP Europe.  2018-03-08 - Tags: allsaints dan hartley lectra escp europe valerie moatti moda e tecnologia

Der Metropol quer alçar novos voos em 2018
Após duas parcerias de imenso sucesso de crítica e de público com as marcas Fila e Fico, a Der Metropol, de Mario Francisco, conhecida por suas estampas, linguagem street e alfaiataria inconfundíveis, quer agora dar mais um passo, desta vez de olho em oportunidades que o mercado da moda no geral não tem aproveitado e que podem render bons encontros na moda nacional.  2018-03-07 - Tags: der metropol mario francisco alfaiataria casa de criadores moda estilista