Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Reduzir, reusar e reciclar: a sustentabilidade como regra na indústria de moda

Sustentabilidade não é mais apenas um jargão. É uma regra. A indústria como um todo está tentando chegar a um acordo em relação às questões de sustentabilidade ambiental (esgotamento de recursos, poluição da água e do ar). Por enquanto, seus membros brigam individualmente com as dificuldades em encontrar uma vantagem comercial sustentável entre o aumento dos custos de entrada e as pressões descendentes no preço, problemas trabalhistas, especificações regulatórias complexas, aumento na concorrência e rápido aumento nas taxas de mudança. Como você pode posicionar a sua empresa para minimizar os riscos e aproveitar as oportunidades que surgirão da interação de todos esses fatores?

 

Em um evento recente com mais de 100 marcas líderes de roupas e calçados, patrocinado pela Sustainable Apparel Coalition (SAC), um membro da SAC afirmou que "a transparência na cadeia de valor está rapidamente se transformando em uma necessidade para fazer negócios... (desde) formação de material até o fim da vida". A vida útil do produto, propriamente entendida, vai desde a concepção até sua eliminação após o uso. Manter este ciclo completo em vista pode, realmente, começar a solucionar alguns problemas de sustentabilidade que encontramos; por exemplo, por meio da reciclagem, uma atividade padrão da cadeia de fornecimento em diversas indústrias.

 

Uma vantagem das fibras sintéticas é que elas são recicláveis de volta à matéria-prima com base de óleo. Até agora, o Japão é o único mercado que realmente tem explorado esta opção. A gigante varejista internacional H&M se comprometeu a usar sua influência para promover as práticas de "reduzir, reusar, reciclar" em toda sua rede de fornecimento e seu CEO, Karl-Johan Persson, espera que "transformar as roupas velhas seja um novo padrão para nossa indústria" no futuro. Você algum dia imaginou ouvir um líder da moda dizer isso?

 

Se a sua meta é encontrar uma vantagem comercial sustentável em um mercado novo ou em mudança, qual é seu gatilho? É um sinal de demanda, uma nova relação do fornecedor, um compromisso ético, uma crença no potencial de uma nova fibra ou processo de acabamento? Não é nenhuma das anteriores ou é algo diferente? É quase certo não ter uma resposta pronta, no entanto, se for este o caso, chegou a hora de realizar uma análise de cadeia de valor.

Mesmo se tiver identificado seu gatilho, a mídia social externa está ajudando a superar a limitação sobre o que você não sabe sobre seus consumidores, e gera quantidades enormes de dados não estruturados que podem ser coletados e analisados. Também há aquilo que você não sabe sobre os gatilhos de produtividade para as equipes internas e as capacidades não exploradas dos parceiros da cadeia de fornecimento. A aplicação da tecnologia de mídia social para empresas ou fluxos de trabalho do canal pode ajudar a trazer essas incógnitas à luz e, assim, mostrar o que agrega valor, ou não, ao consumidor.

 

Vamos investigar os fatores que promovem a colaboração na cadeia de fornecimento, pois a colaboração é o caminho mais seguro para construir uma vantagem de negócio sustentável para todas as partes ao longo do tempo. Essencialmente, a colaboração requer a capacidade de compartilhar e interagir mediante dados críticos, de preferência em tempo real para que os parceiros possam sincronizar suas atividades. A sincronização estimula a inteligência do canal em acessar o produto correto e o serviço certo na cadeia de fornecimento para satisfazer o consumidor. Adotar uma abordagem de cadeia de valor não é apenas questão de facilitar o uso de tecnologias para comunicação, visibilidade, suporte para decisão, planejamento e interação. Isso demanda que as empresas de toda a cadeia de fornecimento também adotem as mudanças organizacionais e culturais que a acompanham.

 

Cada nível de colaboração gera valor pelos quatro determinantes críticos:

 

•             A capacidade colaborativa interna das equipes de gestão da empresa cresce na mesma proporção do nível da intensidade de colaboração.

 

•             Conforme cresce a intensidade colaborativa, ela conduz o crescimento exponencial em infraestruturas técnicas e comerciais para criar e extrair valor, acelerando a inovação.

 

•             Embora os processos comerciais conjuntos no canal de fornecimento sejam fundamentais para a criação de valor colaborativo, eles são apenas o início de muitas possibilidades de colaboração.

 

•             Os planejadores estratégicos devem buscar constantemente e também implementar novas tecnologias e métodos de gerenciamento para restaurar suas redes e responder ao mercado.

 

A cadeia de valor não é um conceito novo. Ele vem da tentativa de Michael Porter, em meados da década de 1980, de consolidar aspectos físicos e virtuais da cadeia de fornecimento para planejar objetivos. Porém, o termo está voltando à moda, porque, agora, como nos anos 1980, um grande número de tecnologias revolucionárias e possibilitadoras se tornaram disponíveis e acessíveis ao mesmo tempo em que o mercado consumidor está se recuperando de uma queda. Desta vez, o consumidor adquiriu a vantagem em muitos aspectos e o mercado se tornou global, diversificado e eletrônico. Os problemas de sustentabilidade ambiental que ainda nem estavam nas nossas telas nos anos 80 agora nos encaram.

 

Sobre a Infor

A Infor está basicamente mudando a maneira como a informação é gerada e compartilhada dentro das empresas, ajudando 73 mil clientes em mais de 200 países a melhorarem as operações, impulsionarem o crescimento e adaptarem-se às novas demandas de negócios. A Infor conta com aplicações específicas para cada mercado, projetadas para proporcionar rapidez. O design inovador na experiência do usuário, é simples, transparente e elegante. Infor oferece aos seus clientes possibilidades flexíveis de implantação, seja na nuvem, em servidor próprio ou em ambos. Para saber mais sobre a empresa, visite  www.latinamerica.infor.com  e   www.infor.com.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Artigo: Ana Paula Horemans, gerente de produtos para Infor no Brasil e América do Sul, desenvolvedora global de aplicações empresariais e serviços na nuvem.
Fonte: BRSA

Data de publicação: 26/05/2015

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


ABPS realiza segunda edição do CurveWear juntamente com o Farol da Moda
Entre os dias 25 e 29 de setembro a Associação Brasil Plus Size – ABPS - em parceria com as Escolas Técnicas da Fundação Paula Souza vão realizar a segunda edição do Simpósio Nacional de Negócios de Moda Plus Size – o CurveWear e o Farol da Moda.  2017-09-22 - Tags: curvewear 2017 plus size farol da moda abps alceu penna

Coca-Cola Jeans cria figurino exclusivo para grupo Quabales
No próximo sábado, dia 23 de setembro, um encontro diferente de qualquer outro já visto no Rock in Rio levará as batidas marcadas do projeto Quabales, desenvolvido por Marivaldo do Santos, um dos líderes do grupo STOMP, e apoiado por Ivete Sangalo, para se encontrar com a voz de trovão da musa Margareth Menezes.  2017-09-21 - Tags: quabales margareth menezes coca cola jeans stomp ivete sangalo

Britânnia é destaque no Première Vision Paris Autunm Winter 18-19
Pela nona vez consecutiva, a Britânnia Têxtil - uma das maiores e mais conceituadas tecelagens do setor de moda – esta presente no Première Vision Paris, que acontece entre os dias 19 e 21 de setembro na França, a tecelagem apresenta seu Book 18-19 para as principais marcas de moda do planeta.  2017-09-21 - Tags: britannia textil premiere vision paris autunm winter fashion paris

Belas Artes apresenta novos designers na capital inglesa durante o London Fashion Week
Cinco novos designers brasileiros formados pela graduação de Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo levaram suas criações para a Semana de Moda de Londres, mais especificamente, para a Blaiz – um showroom sediado em Londres que tem como foco apresentar o melhor da moda feminina e designers de acessórios da América Latina para a Europa e em uma plataforma global.  2017-09-18 - Tags: design de moda semana de moda de londres centro universitario belas artes de sao paulo south by southwest

Cultura de feedback assertivo potencializa talentos dentro da empresa
Saber como conversar com os colaboradores nas mais diferentes situações pode mudar o rumo do desempenho do seu negócio e dos relacionamentos dentro de uma organização. Na busca pela melhoria e desenvolvimento coletivo ou individual, cada vez mais as empresas acabam capacitando os gestores para que um feedback assertivo esteja inserido dentro do ambiente de trabalho.  2017-09-06 - Tags: eliani folquening oficina das palavras brandili textil feedback assertivo

Instituto Alinha cria etiqueta para certificar procedência de roupas
Para levar melhor qualidade de vida aos costureiros, mostrar a realidade das oficinas de costura e certificar de que a cadeia têxtil não fez uso de mão de obra análoga ao escravo em sua produção, o Instituto Alinha lançou a etiqueta "Por Trás da Roupa".  2017-09-04 - Tags: instituto alinha flavia aranha por tras da roupa dari santos spfw

Rendart surge unindo paixão com responsabilidade social
Com mais de 30 anos atuando como repórter, Claudia Chapier pôde em diversas viagens conhecer lindos trabalhos sobre uma paixão de infância, que é a renda. Durante trabalhos pelo sertão e interior nordestino, a jornalista conheceu diversas rendeiras, verdadeiras artistas que não tinham condições de explorar isso profissionalmente.  2017-09-04 - Tags: rendart sao paulo rendas claudia chapier

Movimento Sou de Algodão anuncia parceria com Martha Medeiros
O Sou de Algodão, movimento de incentivo ao uso da fibra na indústria têxtil brasileira, acaba de fechar parceria com a estilista alagoana Martha Medeiros, reconhecida por suas confecções em renda. A parceria teve início com o apoio dos books da coleção Sertões – primeira da estilista em algodão – e irá sinalizar as peças com alto índice de algodão em sua composição como participantes do movimento.  2017-09-01 - Tags: sou de algodao abrapa alagoas martha medeiros sertoes

Grupo Malwee fecha parceria com a Associação Brasileira Plus Size
O Grupo Malwee é o mais novo parceiro da Associação Brasileira Plus Size (ABPS), entidade criada ano passado para discutir projetos de fomento de atividades científicas, mercadológicas e tecnológicas para esse nicho de mercado.  2017-09-01 - Tags: grupo malwee abps associacao brasileira plus size wee plus size

TexPrima e Centro-Br trazem Maria Kazakova ao Brasil
Como parte de uma série de programas de investimento à moda brasileira, a TexPrima lançará em parceria com o Centro-br (Centro Brasileiro de Estudos em Design do Vestuário), um novo espaço voltado para novos talentos do país. O start do projeto é a vinda de Maria Kazakova, estilista russa revelação do Prêmio LVMH Prize 2017  2017-09-01 - Tags: texprima maria kazakova spfw jahnkoy centro br

Malha denim Vicunha faz sucesso no desfile da LAB no SPFW
A malha denim Raíssa, da Vicunha Têxtil, foi a aposta do rapper Emicida e seu irmão Evandro Fióti ontem nas passarelas do SPFW, com a coleção batizada de AVUÁ. O artigo, que compôs diferentes peças como camisas, bodys e bermudas da LAB, possui stretch multidirecional que possibilita total conforto e amplitude de movimento aos shapes, reforçando a identidade streetwear da marca.  2017-08-31 - Tags: vicunha textil emicida evandro fioti spfwn44 lab malha denim

Concurso Moda Inclusiva divulga looks finalistas para pessoas com deficiência
A 9ª edição do Concurso Moda Inclusiva já selecionou as 20 melhores propostas de looks para pessoas com deficiência. Nesta edição, se inscreveram estudantes de cursos técnicos, universitários e profissionais das áreas de moda e saúde. O desfile de premiação está previsto para acontecer em dezembro, na capital paulista. Os três melhores colocados serão premiados.  2017-08-31 - Tags: concurso moda inclusiva moda inclusiva moda sao paulo confeccoes concurso

A latinidade do flamenco inspira o jeans exclusivo da 2DNM
Em seu segundo show da São Paulo Fashion Week, a 2DNM continua sua viagem em busca das raízes da latinidade. Desta vez, a grife de Flávia Rotondo e Alexandre Manetti faz um mix do jeans das ruas e a cultura flamenca, iniciada na Espanha e que contou com a contribuição de povos ciganos, árabes, mouros e judeus.  2017-08-30 - Tags: flamenco denim jeanswear spfwm44 2dnm rotondo karen fuke

Consumo sustentável e economia colaborativa
Idealizado a partir dos objetivos do publicitário e empresário Tadeu Almeida em gerar impacto positivo na sociedade e na natureza, o Repassa chegou ao mercado como uma nova tendência, baseado nos verdadeiros conceitos de sustentabilidade, projetos sociais e qualidade. E também para trazer a acessibilidade necessária ao produto, vendedor e comprador.  2017-08-29 - Tags: repassa sustentavel reciclagem economia colaborativa consumo sustentavel

SPFW abre oportunidade para pequenas marcas da moda expandirem negócios
A 44ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), que começou no domingo (26) na capital paulista, será uma oportunidade para cinco marcas regionais mostrarem seus trabalhos no maior evento da moda brasileira, com perspectiva de ganhar visibilidade e alavancar novos negócios.  2017-08-28 - Tags: spfw n44 sao paulo fashion week sebrae instituto nacional de moda e design pavilhao bienal

Vicunha Têxtil apoia estilistas na semana de moda
O maior evento de moda do Brasil está chegando e a Vicunha, líder mundial na produção de índigos e brins, marca presença novamente nas passarelas de grandes marcas e estilistas. Produzidos com tecnologia de ponta, tecidos funcionais e sustentáveis da têxtil foram escolhidos para compor criações de nomes como Samuel Cirnansck, João Pimenta, Juliana Jabour, Lab, Cotton Project, Apartamento 03 e PatBo.  2017-08-25 - Tags: vicunha textil denim blue jeans spfw brins samuel cirnansck alexandre herchcovitch

Sardinhas em lata, ora pois
A A.Brand se inspirou em Portugal e na África para criar a sua nova coleção de verão, entitulada Além Mar.  2017-08-22 - Tags: sardinhas lata a brand marca bolsas portugal africa verao alem mar

Certificação Gold da Cradle to Cradle
A C&A tem o prazer de anunciar as primeiras camisetas do mundo com Certificação de nível Gold da Cradle to Cradle™. No Brasil, o produto estará disponível a partir de 1º de setembro.  2017-08-22 - Tags: cea cradle to cradle camisetas certificacao gold setembro

Coleção exclusiva para o Rock in Rio chega às lojas
Durante o Rock in Rio, que ocorre em setembro, a Leader, varejista de moda, terá uma loja exclusiva na Cidade do Rock, localizada próximo ao Palco Mundo. Será um verdadeiro Rock Club, com um DJ no comando de setlist especial. Na contagem regressiva para o Rock in Rio, as peças exclusivas já estão à venda nas lojas.  2017-08-16 - Tags: rock in rio moda lojas exclusiva colecao camisetas exclusiva cidade do rock

Sou de Algodão e cooperativa Bordana firmam parceria
Sou de Algodão, movimento de incentivo ao uso da fibra na indústria têxtil brasileira, acaba de fechar parceria com a Bordana, cooperativa de bordadeiras de Goiânia, para que todas as peças comercializadas contenham a tag da campanha.  2017-08-14 - Tags: sou de algodao algodao campanha bordana parceria tag