Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Reduzir, reusar e reciclar: a sustentabilidade como regra na indústria de moda

Sustentabilidade não é mais apenas um jargão. É uma regra. A indústria como um todo está tentando chegar a um acordo em relação às questões de sustentabilidade ambiental (esgotamento de recursos, poluição da água e do ar). Por enquanto, seus membros brigam individualmente com as dificuldades em encontrar uma vantagem comercial sustentável entre o aumento dos custos de entrada e as pressões descendentes no preço, problemas trabalhistas, especificações regulatórias complexas, aumento na concorrência e rápido aumento nas taxas de mudança. Como você pode posicionar a sua empresa para minimizar os riscos e aproveitar as oportunidades que surgirão da interação de todos esses fatores?

 

Em um evento recente com mais de 100 marcas líderes de roupas e calçados, patrocinado pela Sustainable Apparel Coalition (SAC), um membro da SAC afirmou que "a transparência na cadeia de valor está rapidamente se transformando em uma necessidade para fazer negócios... (desde) formação de material até o fim da vida". A vida útil do produto, propriamente entendida, vai desde a concepção até sua eliminação após o uso. Manter este ciclo completo em vista pode, realmente, começar a solucionar alguns problemas de sustentabilidade que encontramos; por exemplo, por meio da reciclagem, uma atividade padrão da cadeia de fornecimento em diversas indústrias.

 

Uma vantagem das fibras sintéticas é que elas são recicláveis de volta à matéria-prima com base de óleo. Até agora, o Japão é o único mercado que realmente tem explorado esta opção. A gigante varejista internacional H&M se comprometeu a usar sua influência para promover as práticas de "reduzir, reusar, reciclar" em toda sua rede de fornecimento e seu CEO, Karl-Johan Persson, espera que "transformar as roupas velhas seja um novo padrão para nossa indústria" no futuro. Você algum dia imaginou ouvir um líder da moda dizer isso?

 

Se a sua meta é encontrar uma vantagem comercial sustentável em um mercado novo ou em mudança, qual é seu gatilho? É um sinal de demanda, uma nova relação do fornecedor, um compromisso ético, uma crença no potencial de uma nova fibra ou processo de acabamento? Não é nenhuma das anteriores ou é algo diferente? É quase certo não ter uma resposta pronta, no entanto, se for este o caso, chegou a hora de realizar uma análise de cadeia de valor.

Mesmo se tiver identificado seu gatilho, a mídia social externa está ajudando a superar a limitação sobre o que você não sabe sobre seus consumidores, e gera quantidades enormes de dados não estruturados que podem ser coletados e analisados. Também há aquilo que você não sabe sobre os gatilhos de produtividade para as equipes internas e as capacidades não exploradas dos parceiros da cadeia de fornecimento. A aplicação da tecnologia de mídia social para empresas ou fluxos de trabalho do canal pode ajudar a trazer essas incógnitas à luz e, assim, mostrar o que agrega valor, ou não, ao consumidor.

 

Vamos investigar os fatores que promovem a colaboração na cadeia de fornecimento, pois a colaboração é o caminho mais seguro para construir uma vantagem de negócio sustentável para todas as partes ao longo do tempo. Essencialmente, a colaboração requer a capacidade de compartilhar e interagir mediante dados críticos, de preferência em tempo real para que os parceiros possam sincronizar suas atividades. A sincronização estimula a inteligência do canal em acessar o produto correto e o serviço certo na cadeia de fornecimento para satisfazer o consumidor. Adotar uma abordagem de cadeia de valor não é apenas questão de facilitar o uso de tecnologias para comunicação, visibilidade, suporte para decisão, planejamento e interação. Isso demanda que as empresas de toda a cadeia de fornecimento também adotem as mudanças organizacionais e culturais que a acompanham.

 

Cada nível de colaboração gera valor pelos quatro determinantes críticos:

 

•             A capacidade colaborativa interna das equipes de gestão da empresa cresce na mesma proporção do nível da intensidade de colaboração.

 

•             Conforme cresce a intensidade colaborativa, ela conduz o crescimento exponencial em infraestruturas técnicas e comerciais para criar e extrair valor, acelerando a inovação.

 

•             Embora os processos comerciais conjuntos no canal de fornecimento sejam fundamentais para a criação de valor colaborativo, eles são apenas o início de muitas possibilidades de colaboração.

 

•             Os planejadores estratégicos devem buscar constantemente e também implementar novas tecnologias e métodos de gerenciamento para restaurar suas redes e responder ao mercado.

 

A cadeia de valor não é um conceito novo. Ele vem da tentativa de Michael Porter, em meados da década de 1980, de consolidar aspectos físicos e virtuais da cadeia de fornecimento para planejar objetivos. Porém, o termo está voltando à moda, porque, agora, como nos anos 1980, um grande número de tecnologias revolucionárias e possibilitadoras se tornaram disponíveis e acessíveis ao mesmo tempo em que o mercado consumidor está se recuperando de uma queda. Desta vez, o consumidor adquiriu a vantagem em muitos aspectos e o mercado se tornou global, diversificado e eletrônico. Os problemas de sustentabilidade ambiental que ainda nem estavam nas nossas telas nos anos 80 agora nos encaram.

 

Sobre a Infor

A Infor está basicamente mudando a maneira como a informação é gerada e compartilhada dentro das empresas, ajudando 73 mil clientes em mais de 200 países a melhorarem as operações, impulsionarem o crescimento e adaptarem-se às novas demandas de negócios. A Infor conta com aplicações específicas para cada mercado, projetadas para proporcionar rapidez. O design inovador na experiência do usuário, é simples, transparente e elegante. Infor oferece aos seus clientes possibilidades flexíveis de implantação, seja na nuvem, em servidor próprio ou em ambos. Para saber mais sobre a empresa, visite  www.latinamerica.infor.com  e   www.infor.com.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Artigo: Ana Paula Horemans, gerente de produtos para Infor no Brasil e América do Sul, desenvolvedora global de aplicações empresariais e serviços na nuvem.
Fonte: BRSA

Data de publicação: 26/05/2015

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Farfetch e Condé Nast juntas no conteúdo e comércio
A parceria reúne o conteúdo editorial premium da Condé Nast e a plataforma global de comércio eletrônico da Farfetch para criar uma experiência editorial consistente de compras  2017-06-13 - Tags: farfetch conde nast comercio conteudo experiencia editorial compras premium

Setor de Varejo é impulsionado pela retomada dos agentes econômicos
O setor de Varejo é reconhecidamente um dos mais nervosos dentro da dinâmica estrutural brasileira. Entendido como gerador do maior número de empregos formais no país, é tido como o primeiro ambiente que sente crises e o primeiro que reflete as melhorias no quadro econômico nacional.  2017-06-09 - Tags: varejo world trade center association wtc business club

Associados do Sinditêxtil-SP doam mais de 54 mil uniformes à Prefeitura de São Paulo
O Sinditêxtil-SP (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo) viabilizou a doação ao município de São Paulo, por meio de empresas associadas do setor têxtil e de confecção do Estado, de 54.500 peças de vestuário, divididas entre colaboradores das 32 prefeituras regionais e os 2.500 agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).  2017-06-09 - Tags: cet sinditextil prefeitura de sao paulo joao doria

LACOSTE lança nova campanha
LACOSTE lança nova campanha "Life is a beautiful sport" desde 1933. A marca imaginou uma transição entre esses dois campeões: René Lacoste e o novo Crocodilo, Novak Djokovic.  2017-06-02 - Tags: lacoste campanha lancamento filme moda novidade

CDL BH promove dia de venda sem impostos
Mais de 41 mil unidades de produtos serão comercializadas sem o valor dos impostos, na capital mineira, no dia 1º de junho. Entre os itens estão cerca de 1,2 mil tipos de medicamentos genéricos, mais de mil artigos de ótica, entre outras centenas de mercadorias como brinquedos, vestuário, acessórios e móveis.  2017-05-25 - Tags: cdl bh impostos campanha comercio dia da liberdade de impostos dli

Bia Aidar diz que moda brasileira precisa encontrar seu DNA
Em entrevista exclusiva ao Portal Textília.net, Bia Aidar, que se declara apaixonada pelo jeans, também comenta sobre e-commerce, blogs e comportamento do consumidor nacional. Confira!  2017-05-19 - Tags: bia aidar consultoria de moda senac moda informacao identidade de moda entrevista

Consultoria e delivery para a moda plus size
Público plus size ganha serviço de consultoria de moda personalizado e delivery inédito no Brasil . Personal Stylists da Upperbag fazem a curadoria de roupas, acessórios e cosméticos do cliente via questionário e análise de redes sociais e montam opções que são enviadas para a casa do cliente gratuitamente  2017-05-18 - Tags: plus size delivery consultoria moda upperbag

Moda Inclusiva criada por pessoas com transtornos mentais
A colaboração entre seres humanos foi o ponto de partida para o projeto que a Cavalera lança em parceria com o coletivo C.U.P.I.N.S (Central Unida de Pessoas Inventando Novas Saídas) neste mês de maio. Dessa collab nascem seis estampas criadas a várias mãos que dão vida às t-shirts genderless sustentáveis.  2017-05-15 - Tags: cupins cavalera transtornos mentais moda inclusiva ecotece

Coven lança etiqueta infantil em Belo Horizonte
Marca apresenta The Little Coven, linha com peças em edição limitada para meninas de 6 a 12 anos  2017-05-12 - Tags: coven minas gerais etiqueta infantil belo horizonte

Campanha com mães famosas e suas filhas
O Cantão lança sua campanha comemorativa dos seus 50 anos de história na semana das mães. A marca carioca que comemora o marco durante todo o ano de 2017 convidou mães e filhas que permeiam a história da marca para posarem com suas filhas para a campanha Gerações.  2017-05-12 - Tags: cantao maes famosas filhas publicidade campanha rio de janeiro artistas

Acessórios para presentes
Presentear alguém tão importante quanto a figura materna não é das tarefas mais fáceis. Pensando nisso, a Emilio Pucci apresenta uma seleção especial de bolsas e acessórios para essa data especial.  2017-05-10 - Tags: emilio puci presente acessorios maes clutches bolsas brasil

Novo Show Room foca em B2B
Seguindo uma rica experiência, respectivamente, na indústria da moda e no desenvolvimento da web, o showroom online See Now Buy Now apresenta uma solução inovadora para a indústria e o varejo de moda realizarem negócios juntos.  2017-05-05 - Tags: show room b2b experiencia see now buy now

Casa de Criadores comemora 20 anos com apoio da Vicunha
Vitrine de novos talentos da moda, o Casa de Criadores celebra 20 anos em 2017, com a missão de revelar futuros estilistas brasileiros. Em sua 41ª edição, nos dias 8 a 12 de maio, o evento contará novamente com apoio da Vicunha Têxtil, que há mais de 10 edições investe em jovens criadores, fornecendo tecidos versáteis para a criação de looks autorais e inovadores.  2017-05-03 - Tags: casa de criadores spfw vicunha textil lucas romano acrvo

Começa a Febratêxtil 2017, com a produção têxtil apresentando recuperação
Começou hoje (25) e termina dia 28 de abril, no Anhembi, na zona norte de São Paulo, a FEBRATÊXTIL – Moda & Negócios, no horário das 14 às 21 horas. No mesmo local, estarão reunidos expositores de todos os segmentos da cadeia têxtil e de confecção  2017-04-26 - Tags: iemi marcelo prado mercado febratextil vestuario producao textil

É preciso saber vender para os brasileiros
Nesta edição, trazemos uma entrevista exclusiva com o atual secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), que nos revela uma série de iniciativas que o Governo Federal está tomando para facilitar as transações comerciais, avançar nos acordos internacionais e promover a cultura exportadora em nosso país.  2017-04-26 - Tags: editorial 104 textilia maria jose de carvalho publisher

Sebrae auxilia pequenos empresários com inteligência competitiva
Como os empresários do segmento de moda/vestuário podem conhecer e aplicar as tendências do mundo a moda a seus negócios? O Boletim do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae apresenta dicas empreendedores para transformar tendências de mercado em novas oportunidades reais de negócios.  2017-04-20 - Tags: sebrae sistema de inteligencia setorial gestao na moda cool hunting