Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Reduzir, reusar e reciclar: a sustentabilidade como regra na indústria de moda

Sustentabilidade não é mais apenas um jargão. É uma regra. A indústria como um todo está tentando chegar a um acordo em relação às questões de sustentabilidade ambiental (esgotamento de recursos, poluição da água e do ar). Por enquanto, seus membros brigam individualmente com as dificuldades em encontrar uma vantagem comercial sustentável entre o aumento dos custos de entrada e as pressões descendentes no preço, problemas trabalhistas, especificações regulatórias complexas, aumento na concorrência e rápido aumento nas taxas de mudança. Como você pode posicionar a sua empresa para minimizar os riscos e aproveitar as oportunidades que surgirão da interação de todos esses fatores?

 

Em um evento recente com mais de 100 marcas líderes de roupas e calçados, patrocinado pela Sustainable Apparel Coalition (SAC), um membro da SAC afirmou que "a transparência na cadeia de valor está rapidamente se transformando em uma necessidade para fazer negócios... (desde) formação de material até o fim da vida". A vida útil do produto, propriamente entendida, vai desde a concepção até sua eliminação após o uso. Manter este ciclo completo em vista pode, realmente, começar a solucionar alguns problemas de sustentabilidade que encontramos; por exemplo, por meio da reciclagem, uma atividade padrão da cadeia de fornecimento em diversas indústrias.

 

Uma vantagem das fibras sintéticas é que elas são recicláveis de volta à matéria-prima com base de óleo. Até agora, o Japão é o único mercado que realmente tem explorado esta opção. A gigante varejista internacional H&M se comprometeu a usar sua influência para promover as práticas de "reduzir, reusar, reciclar" em toda sua rede de fornecimento e seu CEO, Karl-Johan Persson, espera que "transformar as roupas velhas seja um novo padrão para nossa indústria" no futuro. Você algum dia imaginou ouvir um líder da moda dizer isso?

 

Se a sua meta é encontrar uma vantagem comercial sustentável em um mercado novo ou em mudança, qual é seu gatilho? É um sinal de demanda, uma nova relação do fornecedor, um compromisso ético, uma crença no potencial de uma nova fibra ou processo de acabamento? Não é nenhuma das anteriores ou é algo diferente? É quase certo não ter uma resposta pronta, no entanto, se for este o caso, chegou a hora de realizar uma análise de cadeia de valor.

Mesmo se tiver identificado seu gatilho, a mídia social externa está ajudando a superar a limitação sobre o que você não sabe sobre seus consumidores, e gera quantidades enormes de dados não estruturados que podem ser coletados e analisados. Também há aquilo que você não sabe sobre os gatilhos de produtividade para as equipes internas e as capacidades não exploradas dos parceiros da cadeia de fornecimento. A aplicação da tecnologia de mídia social para empresas ou fluxos de trabalho do canal pode ajudar a trazer essas incógnitas à luz e, assim, mostrar o que agrega valor, ou não, ao consumidor.

 

Vamos investigar os fatores que promovem a colaboração na cadeia de fornecimento, pois a colaboração é o caminho mais seguro para construir uma vantagem de negócio sustentável para todas as partes ao longo do tempo. Essencialmente, a colaboração requer a capacidade de compartilhar e interagir mediante dados críticos, de preferência em tempo real para que os parceiros possam sincronizar suas atividades. A sincronização estimula a inteligência do canal em acessar o produto correto e o serviço certo na cadeia de fornecimento para satisfazer o consumidor. Adotar uma abordagem de cadeia de valor não é apenas questão de facilitar o uso de tecnologias para comunicação, visibilidade, suporte para decisão, planejamento e interação. Isso demanda que as empresas de toda a cadeia de fornecimento também adotem as mudanças organizacionais e culturais que a acompanham.

 

Cada nível de colaboração gera valor pelos quatro determinantes críticos:

 

•             A capacidade colaborativa interna das equipes de gestão da empresa cresce na mesma proporção do nível da intensidade de colaboração.

 

•             Conforme cresce a intensidade colaborativa, ela conduz o crescimento exponencial em infraestruturas técnicas e comerciais para criar e extrair valor, acelerando a inovação.

 

•             Embora os processos comerciais conjuntos no canal de fornecimento sejam fundamentais para a criação de valor colaborativo, eles são apenas o início de muitas possibilidades de colaboração.

 

•             Os planejadores estratégicos devem buscar constantemente e também implementar novas tecnologias e métodos de gerenciamento para restaurar suas redes e responder ao mercado.

 

A cadeia de valor não é um conceito novo. Ele vem da tentativa de Michael Porter, em meados da década de 1980, de consolidar aspectos físicos e virtuais da cadeia de fornecimento para planejar objetivos. Porém, o termo está voltando à moda, porque, agora, como nos anos 1980, um grande número de tecnologias revolucionárias e possibilitadoras se tornaram disponíveis e acessíveis ao mesmo tempo em que o mercado consumidor está se recuperando de uma queda. Desta vez, o consumidor adquiriu a vantagem em muitos aspectos e o mercado se tornou global, diversificado e eletrônico. Os problemas de sustentabilidade ambiental que ainda nem estavam nas nossas telas nos anos 80 agora nos encaram.

 

Sobre a Infor

A Infor está basicamente mudando a maneira como a informação é gerada e compartilhada dentro das empresas, ajudando 73 mil clientes em mais de 200 países a melhorarem as operações, impulsionarem o crescimento e adaptarem-se às novas demandas de negócios. A Infor conta com aplicações específicas para cada mercado, projetadas para proporcionar rapidez. O design inovador na experiência do usuário, é simples, transparente e elegante. Infor oferece aos seus clientes possibilidades flexíveis de implantação, seja na nuvem, em servidor próprio ou em ambos. Para saber mais sobre a empresa, visite  www.latinamerica.infor.com  e   www.infor.com.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Artigo: Ana Paula Horemans, gerente de produtos para Infor no Brasil e América do Sul, desenvolvedora global de aplicações empresariais e serviços na nuvem.
Fonte: BRSA

Data de publicação: 26/05/2015

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Malharia italiana se destaca por oferecer jersey premium
Alto desempenho, conforto e toque natural para Outono/Inverno 2019/20 são as características da nova coleção da Carvico e Jersey Lomellina, malharia italiana com sede em Bergamo. Focada nos conceitos de tempo livre e paixões fortes, além de design exclusivo e tecnologia de materiais, a empresa oferece tecidos leves, de secagem rápida e versáteis, adequados a diferentes looks esportivos, glam ou casual.  2018-07-13 - Tags: bergamo carvico jersey lomellina giuseppe colnaghi laura colnaghi calissoni carvico spa

Milano Unica: Nosso futuro é sustentável?
A 27ª edição da Milano Unica, outono/ inverno 2019/ 20 iniciou hoje, dia 10 e se estendera até o dia 12 de julho, mostrando sua coleções têxteis e acessórios das 607 empresas expositoras, incluindo empresas dos Observatórios Japão e Coreia do Sul e do salão Origin Passion and Beliefs, do Italian Exhibition Group, dedicado à excelência da fabricação da cadeia de suprimentos do sistema moda Itália.  2018-07-11 - Tags: milano unica outono inverno 2019 ercole botto poala milao moda italiana

Novas marcas aderem à causa da ABVTEX
A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representa as principais redes de varejo de moda do País, acaba de ganhar o engajamento de novas varejistas que se envolvem com o movimento da responsabilidade social.  2018-06-28 - Tags: abvtex programa abvtex grupo soma dafiti kanui tricae animale farm edmundo lima

STALKER monta loja na ABF Expo Franchising e apresenta coleção Outono/Inverno 2018
O estande de 50 metros quadrados ganha o formato das lojas STALKER, mostrando a coleção Outono/Inverno 2018, fotografada em Nova York. A ideia é encantar interessados em ingressar no mundo das franquias do segmento Moda/Confecção que visitarem a ABF Expo Franchising, de 27 a 30 de junho, na Expo Center Norte, em São Paulo (SP).  2018-06-20 - Tags: abf franchising expo stalker grupo sand beach ana machado selo excelencia em franchising

Rhodia amplia a família de fios Amni® mesclas, unindo cor, brilho e sustentabilidade
Nos dias 18,19 e 20 de junho, a Rhodia apresenta, em seu espaço no Salão Moda Brasil, no São Paulo Expo, em São Paulo, sua linha completa de fios sustentáveis, com destaque para a nova a gama de fios Amni® Mescla Shine e para o Amni Soul Eco®.  2018-06-18 - Tags: rhodia amni soul eco gbu fibras salao moda brasil 2018 amni mescla shine amni soul eco

27ª MilanoUnica - Uma visão contemporânea e envolvente para o outono/inverno 2020
A Área de Tendências da Milano Unica é o coração criativo do evento. Para o próximo Outono-Inverno 20, o tema proposto é “Nations to Nations”, um manifesto que resulta na combinação dos valores do artesanato, tradição e inovação entre o passado e o presente pesquisados em diferentes culturas de alguns países.  2018-06-15 - Tags: milanounica organic grunge essenzialismo artigianale tecno romantico outono inverno 2020

ABVTEX anuncia Angela Bozzon no cargo de gerente do Programa ABVTEX
A contratação da executiva, que acumula mais de 25 anos de experiência na gestão da cadeia de valor da moda, faz parte do projeto de evolução do Programa ABVTEX, considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e na promoção do trabalho digno, que desde 2010 vem combatendo o uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e estrangeiro irregular ao longo de toda cadeia produtiva.  2018-06-12 - Tags: programa abvtex angela bozzon abvtex edmundo lima gestora

Compras feitas pela internet garantem o “direito de arrependimento”
Mesmo com o fraco desempenho da economia brasileira nos últimos anos, o mercado de varejo online apresenta números extremamente positivos. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria E-Consulting, o setor deve movimentar mais de R$ 77 bilhões no ano de 2018.  2018-06-11 - Tags: e-consulting codigo de defesa do consumidor direito do consumidor ponto de vista comercio eletronico

Por que sua empresa precisa estar pronta para o mobile?
O Brasil já contabiliza mais celulares que pessoas. De acordo com a Anatel, em janeiro de 2018 o país somava 236,5 milhões de linhas móveis e, segundo o IBGE, a população é de 207,7 milhões de habitantes. Este cenário traz consigo muitas mudanças de comportamento no que diz respeito a como os consumidores navegam e fazem suas compras.  2018-06-11 - Tags: aplicativo mobile omnishopper apps ponto de vista marketing

WGSN revela a cor do ano 2020, alinhada às novidades que esse ano reserva para o mundo
Há anos imaginamos como seria a vida em 2020 e, agora, os mundos da tecnologia e da ciência estão transformando esses sonhos em realidade. Será o ano em que a visão "super-futurista" se torna realidade. No burburinho em torno desses tempos futuristas, haverá também tendências com relação as cores que captam essa sensibilidade.  2018-06-06 - Tags: neomint wgsn 2020 jane monnington boddy cores cartela de cores olimpiada da ia jeddah tower

Novos uniformes da Delta, desenhados pelo estilista Zac Posen, estreiam em todo o mundo
Criado pelo aclamado designer de moda Zac Posen e desenvolvido com a qualidade da Lands' End, o design da coleção apresenta caimento, formato e funcionalidade inovadores, trazendo o futuro em grande estilo para o visual da Delta. Essa coleção é uma forte declaração da marca, mudando a aparência de uma transportadora tradicional dos Estados Unidos com glamour e sofisticação, oferecendo praticidade aos funcionários em trânsito da Delta  2018-06-04 - Tags: zac posen delta delta sky club ed bastian passport plum cruising cardinal groundspeed graphite traveling thistle skyline slate

Projeto “Tricô também é Moda” chega à universidade catarinense
Estudos indicam que a técnica do tricô surgiu no antigo Egito a partir do tecer de madeiras e ossos, mas séculos depois esta prática ganhou outros patamares, novos pontos, texturas e mercados que reservam cada vez mais um espaço cativo no universo da moda.  2018-06-04 - Tags: circulo s/a rodrigo zen unifebe trico centro universitario de brusque design de moda trico tambem e moda

Estilista assina uniformes de grandes empresas promovendo o design no mundo corporativo
Os uniformes evoluem significativamente ao longo dos anos, enviam várias mensagens, melhoram a imagem profissional, incorporam o propósito da empresa e conseguem corresponder à estratégias de negócios. No mundo, esta parceria entre estilista e empresas, sobretudo companhias aéreas já é reconhecida e celebrada pelo público.  2018-05-30 - Tags: azul linha aereas uniformes corporativos tereza santos veste rio 2018 imagem profissional

Marketing Olfativo é opção para empresas fidelizarem consumidores
Capaz de estimular certas áreas do nosso cérebro responsáveis por criar emoções e memórias, o marketing olfativo passou a ser cada vez mais explorado pelas marcas. A estratégia é bastante promissora pelo fato de associar um determinado aroma a uma marca e, assim, fidelizar o consumidor àquele produto.  2018-05-30 - Tags: marketing olfativo olfato starbucks marketing varejo consumidor emocao psicologia

Lycra completa 60 anos antenada no novo consumidor
Lycra®, uma das marcas mais conhecidas do mundo, que há 60 anos revolucionou a indústria do vestuário ao lançar o fio elastano com “memória”, ou seja, capaz de esticar e voltar ao estado original sem deformar, mostrou que continua na vanguarda ao apresentar as tendências de mercado para a cadeia têxtil com conteúdo inovador.  2018-05-25 - Tags: trend session denise sakuma camila salek evilasio miranda nellyrodi lycra

Senai Cetiqt vai estimular biostartups voltadas ao mercado da moda
Um dos grandes problemas enfrentados pelas indústrias de moda hoje é a destinação de resíduos dos produtos fabricados. A fim de propor soluções para essa questão, o Senai Cetiqt, em parceria com o Sebrae, acaba de lançar o projeto Biostartups Moda, de abrangência nacional.  2018-05-25 - Tags: senai cetiqt sebrae biostartups moda bernardo queiroz biostartups

Netshoes desenvolve e implementa plataforma própria de e-commerce
A Netshoes anuncia o lançamento oficial de uma nova plataforma de tecnologia para comércio eletrônico. Como parte do plano de reestruturação na área de tecnologia da organização, o novo sistema foi 100% desenhado pelo time interno, de forma a atender as necessidades da companhia e focado principalmente em melhorias para os clientes.  2018-05-25 - Tags: netshoes plataforma de tecnologia para comercio eletronico ecommerce andre petenussi

O maior evento sobre moda sustentável pelo olhar de uma brasileira
Durante dois dias a capital dinamarquesa se transformou no centro do mundo da moda sustentável. Longe do glamour das temporadas de moda em Paris, Milão e Nova York, a indústria da moda debateu temas importantes para a sustentabilidade do setor, na décima edição do Copenhagen Fashion Summit, que foi realizado nos dias 15 e 16 de maio.  2018-05-22 - Tags: copenhagen fashion summit scmc santa catarina moda e cultura amelia malheiros texbrasil

'Moda Torna-se Digital' reúne lideranças da moda para discutir a Indústria 4.0
A Lectra, parceira tecnológica de empresas que utilizam tecidos e couros, colocou a teoria em prática durante evento realizado em sua sede em Bordeaux, em que apresentou a sua mais recente Sala de Corte 4.0 a mais de 100 profissionais da indústria da moda.  2018-05-16 - Tags: lectra celine choussy bedouet jean yves collet bordeaux international advanced technology center nora kuhner fashion design