Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Première Vision propõe pensar sobre moda ecologicamente responsável

Estudo realizado pela IFM -  Institut Francais de la Mode em parceria com a Première Vision, envolvendo 6 mil pessoas em cinco países (França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Estados Unidos) revelou que que 90,5% dos entrevistados pretendem mudar a forma como compram roupas em um futuro próximo. Mas como? Se não são especialistas em moda e nem particularmente conhecedores dos processos de fabricação? Responder a essa necessidade está no centro do compromisso da Première Vision, empresa organizadora e detentora do salão Première Vision Paris, realizado de 5 a 7 de julho, no Parc des Expositions em Villepinte, que reuniu todos os players do mercado para informar, inspirar e inventar novas formas de imaginar a moda.

Estudo revelador

O estudo nos mostra, em primeiro lugar, a força de um mercado que já representa um terço do orçamento do vestuário e, em segundo, revela as grandes expectativas dos consumidores que estão determinados a continuar avançando em direção a itens produzidos com mais responsabilidade. No entanto, o que este estudo, liderado por Gildas Minvielle, diretora do Observatório Econômico do IFM, ilustra sobretudo é uma grande necessidade de esclarecimento sobre materiais e métodos de produção, ainda pouco identificados.

A moda ecorresponsável definitivamente não é mais apenas uma tendência: ela representa uma parcela cada vez maior das compras de vestuário. Em um estudo de 2019, realizado pelo IFM-Première Vision Chair, 43,4% dos alemães e 45,3% dos franceses disseram ter comprado pelo menos um item de moda ecologicamente responsável naquele ano. Em 2022, um novo estudo aponta que 2 em cada 3 entrevistados (65,4% franceses, 65,3% alemães, 56,9% britânicos e 58% americanos) disseram que esses produtos já representam um terço de suas compras.

Preço, conforto e qualidade: o trio vencedor

O movimento (moda ecológica) porém não alterou a tríade bem estabelecida de critérios para a escolha de uma peça de roupa: preço, conforto e qualidade. Em 2022, o preço ocupa o primeiro lugar, à frente da qualidade para os europeus e do conforto para os americanos. O estilo não é mais uma consideração ligada ao aspecto ecológico (apenas 12% dos entrevistados franceses disseram que o estilo pode ser um obstáculo para um potencial compra eco responsável). O clichê “feio” já se foi.

Para os próximos meses, parece evidente que o desincentivo número 1 será o preço. «Com o retorno da inflação e os orçamentos familiares cada vez mais apertados (devido a subida dos preços dos combustíveis e dos alimentos), a decisão de comprar roupa pode tornar-se mais complexa.”, diz Gildas Minvielle. Isso, de fato, é verdade quer seja para compra de roupas eco –responsáveis, ou não.

Materiais, “Made in”: dois pilares de responsabilidade ecológica

Em três dos cinco países pesquisados, os materiais utilizados na produção são percebidos como a principal alavanca para uma indústria têxtil e de moda mais responsável. Na Alemanha, Reino Unido e Itália, 1 em cada 3 consumidores (30,1% dos britânicos, 31,5% dos alemães e 38,6% dos italianos) citou materiais como a principal motivação para comprar roupas ecologicamente responsáveis. Os materiais surgem como uma consideração fundamental para os consumidores, que notam outra dimensão que ganhou força nos últimos meses: o local de produção («Made in…»).

Em 2 dos países estudados, uma peça de roupa ecorresponsável é antes de tudo uma peça produzida localmente, segundo 33,4% dos franceses e 42,6% dos americanos.

Porque o “Made in” é importante

Para consumidores que consideram esse item, a fabricação nacional parece reunir vários pontos-chaves que determinam a escolha:

  • Seu impacto no meio ambiente é menor, pois o transporte é mais rápido é um argumento claro e indiscutível;
  • Sensação de segurança, graças às regulamentações nacionais que são vistas como intransigentes, enquanto outras certificações ambientais na indústria da moda são pouco conhecidas (apenas 3 a 9% dos entrevistados conseguem citar uma).
  • Uma alavanca de protecionismo industrial: este ponto, já presente no estudo de 2019, parece ter aumentado dez vezes desde o início da pandemia de Covid-19, o que gerou um forte sentimento de desapropriação de fábricas, oficinas e know-how (com crises em torno da produção de máscaras, gel hidroalcoólico, etc.).
  • Um último ponto-chave importante, muitas vezes considerado como o principal sinal de responsabilidade ecológica, é a responsabilidade social do processo de produção, citada por 12 a 18% dos entrevistados.

Onde compram suas roupas

Os entrevistados foram questionados sobre quais marcas aprovam em termos de respeito ao meio ambiente. Sobre este assunto, as respostas nos cinco países pesquisados são muito homogêneas. Multinacionais têxteis de renome – em particular, fabricantes de artigos esportivos e redes de fast fashion – figuraram entre as 5 principais marcas eco responsáveis. Além de algumas marcas nacionais, o público em geral cita espontaneamente os maiores nomes do mercado. O impacto de sua influência é digno de nota. “A prioridade dada ao desenvolvimento sustentável na sua comunicação nos últimos anos parece ter sido frutífera.”, reconhece o responsável do Observatório Econômico do IFM.

Educação sobre materiais

Para continuar crescendo, a indústria da moda enfrenta agora um novo desafio: Educação.

Entre aqueles que ainda não compram moda sustentável, 40,2% dos entrevistados na França, dizem que é devido à por falta de informação. Esse número sobe para 49% nos Estados Unidos. Na mesma população, mais de um cliente em cada três afirma não saber onde encontrar esses produtos – outra lacuna de informação a ser preenchida. Isso destaca o segundo grande obstáculo ao crescimento das empresas de moda ambientalmente responsáveis. Finalmente, nove em cada 10 pessoas dizem que pretendem mudar a forma de comprar roupas, mas ainda não agiram por falta de informação.

Além dos materiais: Culturas

Como vimos no estudo, nossa relação com os diversos materiais é resultado de uma constante disputa de poder entre conhecimento e percepção. De um lado estão os sintéticos: o discurso já está em andamento há muito tempo e, portanto, o público está bastante informado. Entre os materiais citados como prejudiciais ao meio ambiente, o poliéster, o acrílico e a poliamida estão em primeiro lugar.

Outros materiais, como o algodão, apesar da agricultura intensiva que prejudica, continuam a transmitir uma forte carga simbólica ligada à infância e suavidade. Isso explica uma relativa indulgência com seus métodos de produção em ambos os lados do Atlântico. Entre os outros materiais, o linho e a lã são os preferidos, alternadamente classificados nas primeiras posições nos cinco países estudados, à frente da seda por uma pequena margem.

Narrativa de inovação

Por último, mas não menos importante, há os novos materiais orgânicos, reciclados ou à base de plantas. O estudo da Première Vision x IFM mostra que só os conhecedores e especialistas os identificam, e que torna urgente divulga-los ao grande público, que está ansioso por essa inovação. Por exemplo, apenas 5,2% dos entrevistados franceses e 3,7% dos alemães conhecem materiais derivados de resíduos agrícolas. Os biopolímeros (têxteis sintetizados a partir de recursos renováveis) são conhecidos por muito poucas pessoas nos cinco países estudados: 1,8% na França, 1,5% na Alemanha, 3% na Itália e nos Estados Unidos e apenas 2,1 % entre os britânicos.

Plataforma Première Vision

A moda corresponsável, portanto, tem pela frente um grande desafio de informação. Através deste estudo detalhado do IFM-Première Vision Chair, marcas e varejistas podem ver até onde chegaram e até onde ainda precisam ir: eles precisam explicar seus métodos de fabricação, esclarecer confusões e mostrar seu trabalho empolgante com novos materiais. Este é também o objetivo da plataforma de estudos e informação lançada pela Première Vision em 2015. Denominada Smart Creation, a plataforma oferece uma gama de materiais e soluções concretas em termos de fornecimento e produção ecorresponsável, e combina a contribuição de especialistas, conteúdo educacional e debates para impulsionar ainda mais o setor nessa direção. Num mundo onde 3 em cada 4 pessoas dizem que querem “comprar menos, mas melhor”, o papel consultivo dos profissionais da indústria da moda será decisivo para atingir este objetivo. Os consumidores geralmente não são especialistas, mas têm curiosidade em saber mais sobre as roupas que compram e amam.

A edição de Inverno da Première Vision normalmente seria realizada em setembro, mas este ano, o Inverno 23/24 foi antecipado para 5-7 de julho. A feira contou com 23.300 visitantes, 1.200 expositores e cinco foruns de informação sobre materiais foram apresentados. Entre eles, o Forum de Smart Creation, com peças ecorresponsáveis; o Essencial, com tecidos clássicos; o Decoração, com jacquards, bordados, rendas e seda para noite, além do Casual, com uma vertente para o esporte. Fios e Malhas Retilíneas são sempre mostrados num fórum separado, próximo aos stands das fiações e dos fabricantes de fibras. A próxima edição da Première Vision Paris será em 7-9 fevereiro de 2023, trazendo o Verão 2024.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Giselle Araújo
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/07/2022

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Busca por presentes para o Dia dos Pais aquece comércio têxtil
Com a proximidade do Dia dos Pais, o varejo têxtil se prepara para impulsionar as vendas em celebração da data. De acordo com a Dafiti, maior fashiontech da América Latina, no período observa-se um aumento na procura de mais de 20% só em produtos de moda masculina, destaque para as camisas polos, perfumes e também peças da coleção de inverno.  2022-08-11

NoAge é nova marca parceira do site de compras Privalia
A marca urban street 100% brasileira, agênero, sem idade e sem rótulos está com sua primeira campanha no marketplace Privalia, o maior outlet premium brasileiro do varejo online com descontos exclusivos e logística integrada, até a próxima quarta-feira, 17 de agosto. O empreendedor Cláudio Gaibina declara: "Sempre pensamos em estratégias de aproximação com o cliente, por isso fortalecer o PDV no maior outlet de marcas premium do Brasil é uma boa expressão da interface comercial através do varejo online, e uma das estratégias de definição de territórios com os quais a No Age tem alinhamento de valores."  2022-08-11

Lansul apresenta novidades em fios, cores e texturas para malharias da Serra Gaúcha
Tudo que é tendência e informação no universo de moda voltado à malharia retilínea vai estar no Trend Lansul 2022/2023. A 2ª edição do evento promovido pela Lansul – empresa do Grupo Paramount, um dos maiores conglomerados do setor têxtil da América Latina – acontece no próximo dia 11, na Casa Perlage, em Farroupilha, e trará o aguardado lançamento em fios para que as malharias da Serra Gaúcha deem vida às suas próximas coleções com o que há de mais inovador em cores, texturas e modelagens.  2022-08-09

Vicunha anuncia centro de inovação de serviços inédito na América Latina
A Vicunha anuncia o lançamento do V.Laundry, o novo hub de inovação da empresa. Com sede em Maracanaú, no estado do Ceará, o V.Laundry será um espaço tecnológico com o objetivo de proporcionar networking, experiências criativas e parcerias de valor. “Em uma realidade onde a inovação e a tecnologia fazem parte do cotidiano, o V.Laundry se apresenta como um projeto pioneiro e único na América Latina, com potencial para revolucionar o setor”, conta German Alejandro, diretor comercial e de marketing da Vicunha.  2022-08-08

Farfetch lança programa de aceleração para startups Web3 de moda de luxo
A Farfetch Limited (NYSE: FTCH), plataforma global líder para a indústria da moda de luxo, e a Outlier Ventures, aceleradora de projetos para o Open Metaverse, anunciaram o lançamento do programa de aceleração Dream Assembly Base Camp. O projeto fornecerá às startups Web3 mais promissoras nos setores de moda e estilo de vida de luxo um programa com curadoria de orientação, networking e suporte para ajudar a impulsionar o futuro do comércio de luxo na Web3.  2022-08-05

C&A assina o look oficial do Rock in Rio Brasil 2022
Em setembro, a Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, terá C&A como look oficial na 9ª edição do Rock in Rio Brasil, o maior festival de música e entretenimento do mundo. Entre os dias 2, 3, 4 e 8, 9, 10 e 11 de setembro, a C&A estreia no evento como a primeira empresa de moda a integrar a lista de patrocinadores, além de promover o copatrocínio do palco Sunset e apresentar ao público lojas com itens selecionados, linha de roupas sustentável e collab exclusiva.  2022-08-04

Academia Amazon Sebrae abre workshop gratuito para empresas do segmento de moda
Os empreendedores que pretendem incluir seus negócios no mundo digital ou desejam aprimorar sua presença no universo do e-commerce contam agora com uma grande oportunidade de qualificação. A Academia Amazon Sebrae, resultado da ação realizada pelo Sebrae e a Amazon.com.br, está disponibilizando gratuitamente e de modo on-line uma série de conteúdos voltados a temas como redes sociais, marketing digital e vendas online.  2022-08-02

Eduardo Christian comandará primeiro reality para confecções brasileiras
Resgatar confecções em apuros por todo o Brasil é a missão do influencer e criador do Costurando Sucesso, Eduardo Christian. Agora, ele vai encarar o desafio de comandar o SOS Confecção, primeiro reality show do segmento, criado e desenvolvido pela Texneo, uma das principais indústrias têxteis no Brasil.  2022-07-28

Senac São Paulo oferece bolsas de estudos para quem deseja atuar na área de Moda
O Senac São Paulo, por meio do Programa Senac de Gratuidade, concederá, até o final de 2022, mais de 6,5 mil bolsas de estudos 100% gratuitas para diversos cursos na área de moda. Para ter acesso a uma bolsa, o candidato deve comprovar renda familiar mensal por pessoa de até dois salários mínimos federais e fazer sua inscrição 20 dias antes do início do curso escolhido, sempre a partir do meio-dia, pelo site do Programa Senac de Gratuidade. As inscrições são por ordem de chegada em uma fila de espera virtual.  2022-07-27

Experiência e maturidade favorecem empreendedorismo na terceira idade
Qual é melhor hora para abrir um negócio? Na verdade, nunca é tarde demais para investir na realização do sonho de empreender, especialmente em atividades profissionais com as quais se tem afinidade. Prova disso são os 1,9 milhão de donos de pequenos negócios com mais de 60 anos, segundo pesquisa do Sebrae realizada em 2020.  2022-07-26

Círculo S/A é indicada pelo segundo ano consecutivo ao Prêmio Reclame Aqui
Mais de 1,7 mil empresas se inscreveram para concorrer à maior premiação de atendimento do Brasil. A seleção das inscritas é uma das etapas classificatórias para receber o Prêmio Reclame AQUI 2022 – A reputação é seu maior valor. A Círculo S/A, indústria têxtil de Gaspar (SC), foi indicada pelo segundo ano consecutivo na categoria Moda e Confecção – Fabricantes, juntamente com grandes marcas do segmento.  2022-07-26

The Lycra Company apresenta tecnologia inovadora na Colombiamoda 2022
A The Lycra Company participa da Colombiamoda 2022, que acontece entre os dias 26 a 28 de julho, e em evento especial, no dia 26/07, para convidados apresenta sua tecnologia inovadora: o fio LYCRA® ADAPTIV. Uma verdadeira evolução tecnológica, que permite as roupas se adaptarem melhor a diferentes estilos de vida, movimentos e tipos corporais.  2022-07-22

Track&Field inaugura segunda Experience Store em São Paulo
A Track&Field inaugurou na última terça-feira (19) sua segunda Experience Store no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. Ainda este ano, estão previstas a abertura de até oito novas lojas conceito que conectam os clientes a um universo de experiências ligadas ao bem-estar e à vida saudável. A próxima será em agosto, na Oscar Freire. Salvador e Belo Horizonte também já estão confirmadas.  2022-07-21

Mega Moda Park terá desfiles do Amarê Fashion - Semana da Moda Goiânia
O Mega Moda Park, shopping de moda atacadista do Grupo Mega Moda, terá desfiles exclusivos de marcas do seu complexo no line up do Amarê Fashion - Semana da Moda Goiânia. Além da presença da influenciadora e embaixadora do Mega Moda Park, Thays Jubé, o shopping também terá um stand institucional no evento, que acontecerá de 31 de agosto a 03 de setembro de 2022, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.  2022-07-20

Primeira solução brasileira para gestão de coleções de moda estará na Febratex 2022
A empresa de tecnologia Coleção.Moda estará presente pela primeira vez como expositora na Febratex 2022, no Espaço Conecta. A feira acontece de 23 a 26 de agosto, em Blumenau, no Parque Vila Germânica. No estande da empresa será possível conferir em primeira mão o novo painel de montagem de looks, que permite ao usuário uma visão da coleção de forma interativa.  2022-07-18

Première Vision propõe pensar sobre moda ecologicamente responsável
Estudo realizado pela IFM - Institut Francais de la Mode em parceria com a Première Vision, envolvendo 6 mil pessoas em cinco países (França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Estados Unidos) revelou que que 90,5% dos entrevistados pretendem mudar a forma como compram roupas em um futuro próximo.  2022-07-15

Periferia ganha estímulo ao empreendedorismo com workshop sobre moda
O Projeto Arrastão, organização que promove oportunidades de inserção social e capacitação profissional para famílias do Campo Limpo, bairro periférico de São Paulo, oferece em sua programação geral aulas de empreendedorismo, moda, design e gastronomia. Entre elas está a 'Periferia Inovadora Moda'. Na programação da feira, que é gratuita, aberta ao público e acontece no dia 16 de julho, na sede do Projeto Arrastão, localizada na Rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 255, no Campo Limpo. O evento contará com a presença e parceria do Sebrae Móvel, que oferece assessoria para quem quer abrir um negócio e para quem já empreende.  2022-07-13

Santista Jeanswear patrocinou edição de 25 anos da Casa de Criadores
A Santista Jeanswear incentiva ativamente a moda nacional e como prova disso patrocinou novamente a Casa de Criadores, que completou 25 anos de muita história e já abriu e continua abrindo muitas portas para estilistas talentosos. O evento aconteceu de 06 a 10 de julho, em formato híbrido, mas com a maioria dos desfiles de modo presencial no Super Loft, localizado na Rua Venceslau Brás, 61, na Sé, em São Paulo.  2022-07-13

Vicunha leva inovação e tendências aos principais eventos do setor na América Latina
A Vicunha, multinacional brasileira referência em soluções jeanswear, marca presença na Intermoda Guadalajara 2022 e no Colombiamoda+Colombiatex, feiras de negócios da moda que reúnem as maiores indústrias do setor têxtil e complementos da América Latina. O Intermoda Guadalajara acontece no México, entre os dias 12 e 15 de julho. Na ocasião, a Vicunha apresenta tendências, inovações e seus últimos lançamentos do primeiro semestre, como já conhecemos aqui, o V.1, desta vez para o público mexicano.  2022-07-12

Marca produz sobretudo com referência em roupas de surf para doar nas ruas de São Paulo
Com a chegada do inverno e temperaturas mais baixas, a preocupação com a população em situação de rua aumenta. Proteger essas pessoas do frio passa a ser prioridade, por isso uma iniciativa da marca Isa Caritá Brand uniu o estilo à solidariedade. Na quarta edição do projeto “Cobertor do Bem”, a marca de roupas, em parceria com a ONG Banho de Gato, vai entregar, em vez de cobertores, 200 sobretudos (casacos compridos), que além de ser usados durante o dia, também servem como cobertor, na hora de dormir. As doações acontecem ainda neste mês de julho.  2022-07-11