Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Ponto de Vista: Moda brasileira e internet, finalmente linkadas!

O que acontece quando produtos que as mulheres adoram passam a estar disponíveis para comprar a qualquer hora, de qualquer lugar e com toda a comodidade? Além de sucesso, pode ter certeza que isso passa a ser uma revolução mercadológica. Assim são as lojas virtuais para a compra de lingerie, moda praia e fitness. Um novo e promissor canal de distribuição dos produtos “queridinhos” entre as mulheres começa a ganhar força e destaque.

Ter uma loja virtual como alternativa de compra para seu consumidor que está com o tempo cada vez mais escasso, é uma realidade sem direito à volta.

Os produtos de lingerie, moda praia e fitness que requerem privacidade, tem ainda mais chances de tirar proveito deste canal, pois estão menos disponíveis em quaisquer lojas físicas. Aliás, comodidade, intimidade e privacidade são as principais vantagens que os consumidores apreciam quando compram pela internet.

Parece simples! Mas nem tudo é assim tão simples quanto parece. Não é a toa que as pesquisas sobre os itens que os consumidores estavam mais dispostos a comprar pela internet, as roupas sempre apareciam lá no final da lista. Dramas como inseguranças em não servir, desconfiança em o produto real não se parecer em nada com a foto e dificuldades para trocar, intimidaram por muito tempo internautas ávidos por comprar.

Felizmente, a evolução e a revolução estão cada vez mais presentes neste campo. A moda brasileira e a internet estão finalmente linkadas e os consumidores cheios de vontade de rechear suas gavetas e armários com itens adquiridos através da web.

Para os lojistas, ter uma unidade virtual é sempre uma vantagem a mais, já que estando onde  estiver,  eles tem o poder de ampliar o número de clientes por todo o Brasil inclusive no exterior. A desvantagem, porém está nas diferentes técnicas de vendas a serem adotadas e na postura mais passiva, sem muita persuasão, aguardando o seu consumidor entrar e clicar nos seus produtos.

Sem dúvida nenhuma, a venda pela internet é “um caminho sem volta”, mas é preciso cuidado para visualizar as vantagens e tirar o maior proveito em levar de uma vez por todas sua loja para o mundo digital.

Então, como é possível nos dias de hoje, ter sucesso com uma loja virtual de lingerie, moda praia ou fitness?

Em primeiro lugar, imagem é tudo no mundo virtual. Uma imagem do produto tem que ser capaz de provocar tudo o que os outros sentidos proporcionariam: a sensação de conforto, bom caimento, toque agradável, textura macia, etc.

Muitas lojas virtuais, além das fotos bem produzidas, ainda se utilizam de vídeos como recurso para surpreender o cliente internauta. Uma mostra disto pode ser vista no Portal de Moda da empresa Posthaus (www.posthaus.com.br). Em uma das lojas virtuais do seu site, a marca italiana de lingerie Lascana, além da linda foto da modelo vestindo o produto, ela ainda apresenta um vídeo com desfile de algumas das peças para que o consumidor consiga se imaginar vestindo o produto e ainda observar os detalhes através das imagens focadas.

“Temos que oferecer o maior número de informações para a cliente já que ela não está tocando no produto. E com o vídeo, fica difícil de ela resistir”, esclarece Taísa Bornhoffen, gerente de e-commerce da Posthaus.

Com um dos maiores portais de venda de moda pela internet no Brasil, a Posthaus, possui hoje mais de 1,4 milhões de visitantes e média de 18 milhões de páginas visitadas mensalmente. O portal, cuja sede é em Blumenau (SC), tem hoje 10.322 produtos disponíveis, nos diversos segmentos que atua. Há 26 anos no mercado de venda à distância, o seu portal foi lançado em 2007 e em janeiro de 2010 a empresa registrou crescimento 120,9% no número de pedidos comparado ao mesmo mês de 2009. O que se pode constatar é que a Posthaus vem mostrando sua competência em encantar consumidoras pela web atingindo um público de compra de lingerie, moda praia e fitness de 90% de mulheres principalmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.

O sucesso de venda de moda praia pela internet é tão grande que quando a marca brasileira de lingerie Marcyn que vendia na Posthaus, passou a oferecer biquínis e maiôs também no site, simplesmente triplicou suas vendas em um mês.

Como segundo passo, oferecer o maior número de informações sobre os produtos é fundamental para passar segurança ao consumidor on line, que fica muito receoso até clicar o “Adicionar ao meu carrinho” ou “ Compre agora” de uma loja virtual de roupas. “É preciso ensinar ao consumidor a tirar suas medidas de ombros, cintura, quadril , pois como no Brasil não há ainda um padrão de medidas, pode haver diferenças entre tamanhos entre uma ou outra marca”, esclarece Taísa Bornhoffen. Este segundo passo é tão importante para que o consumidor não tenha dúvidas de que está comprando certo, que no site da Posthaus, o internauta pode até baixar, imprimir e montar a sua própria fita métrica e tirar as medidas. Quanto mais garantias de que ele não vai errar na compra, melhor.

Outras informações fundamentais referem-se à composição do produto e outros detalhes minuciosos. Prova disto ocorreu em novembro de 2009 quando a Posthaus introduziu produtos de moda praia no portal. As primeiras exigências das consumidoras para se sentirem mais seguras foi que aparecessem fotos de costas dos produtos para imaginarem como ficava na parte de baixo atrás. Na lingerie, se o site identifica “caleçon de renda” por exemplo, é possível imaginar a calcinha na parte de trás, mas em biquíni isto é mais difícil se não estiver lá a foto.

Para reforçar ainda mais a necessidade de informações precisas, é bom verificar o site de compras do lingerie britânico, Knicker Picker (www.knickerpicker.com). No site, além da consumidora escolher o produto que deseja comprar, ela também consegue escolher entre cinco imagens de biotipos o que mais se aproxima de sua realidade corporal. Depois ... tcharam! Incrivelmente a modelo com o biotipo escolhido, desfila na tela o lingerie escolhido! Funciona como se fosse um provador on line e você ainda pode dar zoom e mandar que a modelo virtual vire de costas para ver como ficou o resultado.

O Knicker Picker é um site de produtos femininos voltados para mulheres, porém facilita muito a vida de qualquer homem que deseja presentear sua parceira e não sabe ao certo o tamanho dela. Ao dar uma olhada nas modelos, é possível ter uma idéia.

Podem acreditar! A internet tem muito potencial para venda de produtos raros de  moda, aqueles difíceis de encontrar em qualquer loja. São exatamente estes produtos que o consumidor nunca viu fisicamente, que as imagens virtuais precisam ter a responsabilidade de lhe informar sobre a compra certa. Nestes casos, as informações serão decisivas para encantar e fechar o pedido.

Um terceiro fator imprescindível para o sucesso de uma loja virtual é o abastecimento constante de novidades. Como a facilidade de clicar em um site de compras é bem maior do que se dirigir a uma loja física, o consumidor pode fazer visitas diárias ao site e, se não aparecer novidades constantemente, ele se desestimula e tira o site da sua listinha de visitas.

As novidades podem ser incrementadas com promoções do tipo “oferta do dia”ou “semana do lingerie branco”, “quinzena do top”. Estas ofertas também podem ser comunicadas através de newsletters para consumidoras que se cadastram no site.

Todos estes estímulos mantêm o internauta fiel, e estimulam a compra por impulso.

Para os consumidores não fiéis ao site, e para os novatos na web, o lojista virtual precisa usar o recurso de comprar palavras específicas através do sistema de publicidade das ferramentas de busca em que o site da empresa é divulgado de acordo com a pesquisa do usuário.

Como dica de número quatro, está proporcionar tudo isso ao consumidor em um site de navegação rápida. A nova geração de internautas não tem paciência para esperar imagens e vídeos carregarem para efetuarem confiantes as suas compras. Tudo o que demora muito irrita o consumidor e pode levá-lo a desistir. E que não seja a demora para comprar, que o impeça de ir além e ter a peça dos seus sonhos.

E por fim, como o quinto passo para obter sucesso na Web, mesmo que pareça óbvio nos dias de hoje, é imprescindível investir em segurança. Podemos constatar diariamente que os noticiários estão abarrotados de exemplos de consumidores que tiveram seus cartões de crédito clonados, suas compras pagas e não quitadas e recebimentos de produtos que nada se parecem com o que foi visto na telinha do computador. Assim sendo, o portal precisa possuir selos de segurança de consultorias especializadas na página principal e selos que avalizam a compra. Tudo isso se faz necessário para tornar a etapa mais difícil da compra para o consumidor, que é pagar, em uma etapa menos traumática.

Abrir espaço para o consumidor se comunicar com números de telefone e chats “tira-dúvidas” também passam ao consumidor a impressão de que estão em uma loja virtual que não tem nada a esconder, que está pronta para deixá-lo convicto de uma boa compra. Isto também significa mais segurança para ele.

Enfim, se para a sua consumidora comprar lingerie, biquínis e moda fitness já era divertido, agora pode ficar ainda mais atraente e lucrativo. Lojista, aproveite estas dicas e leve aos seus clientes uma forma agradável, cômoda e fascinante de comprar! Vamos lá, mãos a obra!

Obs.: Artigo publicado na revista ITT Press, nº 76 de minha autoria.

Entre em contato comigo através do e-mail cristina@nmarinho.com.br ou pelo site www.nmarinho.com.br

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Cristina Marinho
Consultora de Marketing e Comportamento

Data de publicação: 14/01/2011

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Conheça as 10 principais tendências globais de consumo 2021
A empresa de pesquisa de mercado global Euromonitor International revela as tendências que definirão o comportamento do consumidor e influenciarão as estratégias empresariais este ano na nova edição do relatório "10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021". A pandemia do covid-19 criou, influenciou ou acelerou cada tendência.  2021-01-20 - Tags: euromonitor alison angus euromonitor international lifesyle tendencias consumo 2021

Cataguases apresenta coleção Oasis Verão 21/22 na Colombiatex
A Cataguases marca presença na 33ª edição da Colombiatex de Las Américas Digital, o maior evento da indústria têxtil na América Latina, e apresenta a coleção Oasis Verão 21/22. O nome escolhido para representar essa coleção reflete a busca por um respiro e esperança de dias melhores por conta da pandemia global pela qual todos estão passando.  2021-01-20 - Tags: cataguases colombiatex de las americas colecao oasis colombiatex digital

Cia. Hering adota solução de gestão logística da Lincros
A Cia. Hering, reconhecida companhia do mercado brasileiro de moda, está investindo em automação em seu setor logístico e contratou as soluções da Lincros para garantir assertividade no processo. A empresa busca, a partir de agora, controlar todo o processo de distribuição dos pedidos para os clientes varejistas e do e-commerce.  2021-01-19 - Tags: cia hering hering software logistica lincros solucoes gestao

Cedro apresenta destaques na primeira Colombiatex virtual
A segunda quinzena de janeiro é tradicionalmente aguardada, ao início de cada ano, como a abertura oficial comercial do mercado têxtil com a Colombiatex de las Américas. Após 32 edições presenciais, a feira internacional acontece pela primeira vez de forma virtual, por meio da plataforma www.colombiatex.com, devido à pandemia do coronavírus.  2021-01-19 - Tags: colombiatex virtual 2021 jeanswear workwear cedro textil colombiatex

Moda é a quarta maior cesta de consumo do Mercado Livre
Mensalmente, o Mercado Livre registra 27 milhões de usuários interessados em produtos da seção de Moda, é o que aponta a pesquisa realizada pelo MeliData, área de Insights do Mercado Ads - unidade de negócio dedicada à publicidade. No período de junho a agosto de 2020, 7 em cada 10 consumidores de Moda online acessaram o Mercado Livre, ou seja, quem realiza compras virtualmente está no maior marketplace da América Latina.  2021-01-18 - Tags: mercado livre ecommerce moda online varejo online consumidor comportamento

Another Place participa do 7º Fashion Film Festival com curta-metragem apresentada no SPFW
Após inovar no calendário do São Paulo Fashion Week, em 2019, com o lançamento de nova coleção em curta-metragem, a Another Place será a única marca de moda brasileira selecionada para a 7ª edição do festival Fashion Film, durante a semana de moda de Milão, entre os dias 13 e 18 de janeiro.  2021-01-18 - Tags: são paulo fashion week fashion festival film

Canatiba participa da versão online da Colombiatex
Na próxima edição da Colombiatex, a primeira 100% virtual, a Canatiba Denim Industry participa com atendimento remoto dos seus clientes entre os dias 18 de janeiro e 05 de fevereiro. Em sintonia com os cuidados e o distanciamento exigidos em função da pandemia do covid-19, a tecelagem investe na continuidade do diálogo com o mercado internacional.  2021-01-15 - Tags: canatiba denim industry colombiatex denim feira digital

Shopping virtual conecta indústrias da moda a revendedores de todo o país
Um novo marketplace chega para atender à demanda do mercado de moda por atacado no Brasil. A startup Moda Online é um shopping virtual B2B que conecta a indústria da moda a revendedores e oferece um mix de marcas e produtos, que vão de roupas e acessórios a calçados, com vendas exclusivas por atacado.  2021-01-15 - Tags: plataforma marketplace b2b shopping virtual moda online startup

Singer do Brasil amplia portfólio com máquina de costura portátil
A Singer do Brasil acaba de apresentar ao mercado a melhor solução portátil para reparos de costura. O modelo manual é leve, compacto e pode ser levado para qualquer lugar, sendo uma solução ideal para pequenos trabalhos. De manuseio confortável, intuitivo e simples, a máquina funciona à pilha e pesa apenas 380g.  2021-01-12 - Tags: singer do brasil maquina de costura portatil reparos costura manual

Ryzí lança collab com Adriana Degreas
A Ryzí, marca comandada por Luiza Mallmann, lançou em dezembro uma collab exclusiva com Adriana Degreas. A coleção traz a expertise de cada uma delas, em peças exclusivas e autorais, produzidas à mão por artesãos locais. Conhecida por seus shapes tridimensionais, inspirados em origamis, a Ryzi trouxe a identidade do biquíni icônico da Degreas de conchas e conseguiu transformar em detalhes para as peças desenvolvidas.  2021-01-06 - Tags: ryzi luiza mallmann adriana degreas adella collab

Precisamos de sinergia e esperança
O ano de 2020 vai ficar marcado na história. Atípico e inesperado, por conta da pandemia global de covid-19, ele colocou à prova a nossa capacidade de resiliência. Houve perdas humanas, o que lamentamos profundamente, e prejuízos nos negócios. Porém, não será uma situação que permanecerá para sempre! Vamos atravessar essa turbulência, afinal, já passamos por muitas crises no passado e sobrevivemos.  2020-12-21 - Tags: pandemia natal 2020 covid 19 editorial ano novo recesso

BR Sport prioriza o vestir-se com autenticidade em qualquer ocasião
Com tantas transformações despontando no nosso horizonte, o projeto de comunicação 2021 da BR Sport é uma leitura do novo comportamento de consumo e lifestyles que a atualidade nos trouxe. O momento não pede pausa, pelo contrário, mas as pessoas estão mais abertas a colocar o sentimento relaxante de estar de férias em todos os contextos, inclusive quando estão trabalhando.  2020-12-18 - Tags: br sport moda masculina conforto

Puma Brasil lança campanha de Natal que incentiva a prática feminina aos esportes
A Puma Brasil lança sua nova campanha de Natal “Presente Das Minas”, que faz parte do empenho da marca em incentivar e apoiar mulheres na prática de esportes, seja para diversão, se manter ativa ou pensando em uma carreira profissional. O objetivo é contribuir com a discussão de estereótipos existentes em presentes para meninas antes do Natal.  2020-12-18 - Tags: puma brasil natal campanha esportes fabio kadow

Interatividade e modernidade marcam a nova loja Riachuelo no Shopping Eldorado
Com 1.250m², a nova loja da Riachuelo, no 2º piso do Shopping Eldorado, inaugurada recentemente, tem como destaques interatividade, estrutura moderna -- com painéis de LED e telões -- e artes, proporcionando uma memorável jornada para o cliente.  2020-12-18 - Tags: riachuelo shopping eldorado visual merchandising casa riachuelo

The LYCRA Company reforça time comercial e contrata dois executivos
A The LYCRA Company, indústria especializada no desenvolvimento de soluções em fios e tecnologias para o setor têxtil, anuncia a contratação de dois novos executivos para reforçar o seu time comercial. Carlos Eduardo Fernandes passa a atuar como diretor comercial da organização de vestuário na América do Sul.  2020-12-17 - Tags: the lycra company guilherme ferrari carlos eduardo fernandes

Novo Sensil® WaterCare conserva água e reduz a poluição
O novo Sensil® WaterCare, da Nilit, oferece para marcas, varejistas e consumidores preocupados com as questões ambientais uma opção de escolha mais sustentável, capaz de preservar recursos naturais e reduzir a poluição da água, ao mesmo tempo que oferece qualidade em peças de roupas que unem conforto e durabilidade ao design, com responsabilidade ambiental.  2020-12-17 - Tags: sensil watercare nilit indústria têxtil sensil

Marisol S.A firma parceria para troca de peças por créditos na loja
Marisol S.A é a primeira de confecção infantil brasileira a firmar parceria com a Enjoei, maior plataforma de consumo colaborativo do país, para integrar o projeto Re-conta, com o objetivo de ressignificar peças sem uso e prolongar o ciclo de memórias em moda infantil.  2020-12-16 - Tags: marisol confeccao infantil jaragua do sul enjoei marketplace c2c

GBPK Holdings conclui aquisição da Santista Têxtil
A GBPK Holdings, grupo de 21 investidores brasileiros, informa que concluiu, no dia 4 de dezembro, a aquisição da Santista Têxtil, que pertencia ao grupo mexicano Siete Leguas. A Santista Têxtil acumula 91 anos de história e atua, tanto no Brasil como na Argentina, em duas Unidades de Negócio: Jeanswear, dedicada à produção de tecidos para a confecção de jeans, e Workwear, voltada para a produção de tecidos para roupas profissionais.  2020-12-16 - Tags: gbpk holdings santista textil gilberto stocche consultoria falconi

Movimento Sou de Algodão divulga balanço das novas marcas parceiras
Lançado em 2016, o Movimento Sou de Algodão, que visa estimular o consumo da matéria-prima na indústria da moda e promover o consumo consciente, engajou entre setembro e novembro deste ano um total de 79 novos parceiros, chegando à marca de 390 empresas que acreditam na iniciativa.  2020-12-14 - Tags: sou de algodao movimento sou de algodao decoracao moda consumidores algodao abrapa

ROICA™ by Asahi Kasei amplia os limites da inovação para criar um guarda-roupa sustentável
A Roica ™, fibra elástica da Asahi Kasei, é o ingrediente premium que se identifica como a resposta às necessidades dos atuais consumidores: inovador, responsável e ao mesmo tempo contemporâneo. A coleção de roupas relaxantes e roupas íntimas da marca de luxo Viktor & Rolf em colaboração com Calida é um exemplo de produto feito com a fibra spandex Roica ™ V55.  2020-12-14 - Tags: asahi kasei roica fibra extensível premium grupo iluna