Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

O varejo feito com muito amor

Estive semana passada na Europa, em pesquisas de moda& varejo. Na minha busca de exemplos de varejo, daqueles para sentir, sonhar e até se inspirar, encontrei uma loja em Amsterdã, que sozinha merecia um Ponto de Vista. E mereceu!

A loja é o mais puro exemplo de que se você cria um negócio para encantar consumidores, você tem sucesso e faz uma boa colheita dos frutos, mais do que se você cria um negócio apenas pensando em ficar rico.
A loja se chama La Rosa Curiosa, fica na Rua Spiustraat, número 181b em Amsterdã, e merece uma visita sua quando estiver por lá.
Descrevo como foi meu contato, o que vi e senti naquele pequeno espaço de puro varejo, de onde pude acrescentar maravilhosamente mais alguns ensinamentos de varejo.

Era um sábado de manhã, estava eu sentada em um restaurante bem ao lado de uma loja de nome La Rosa Curiosa, contemplando todo aquele momento de magia daquela rua de Amsterdã. De repente, sem saber ao certo de que direção veio, vejo uma mulher se aproximando desta loja de bicicleta. Até aí tudo bem, porque todos em Amsterdã têm sua bicicleta e vão para o trabalho com ela. Mas logo percebi que algo me chamara a atenção naquele conjunto mulher  bicicleta. Foi então que, rapidamente, acionei o meu zoom ocular para observar mais de perto todos aqueles detalhes. Aquela mulher com um laço vermelho em seu cabelo ruivo emoldurando a pele branca e tendo como equilíbrio harmonioso das proporções e das cores, um batom vermelho denso, vestia uma saia de poá azul marinho com blusa xadrez vermelho e branco, e sua  bicicleta, com um cestinho de patchwork azul e vermelho, harmoniosamente, complementava os detalhes do seu vestuário. Era como se aquela simples bicicleta fosse parte dos seus acessórios, um complemento de sua indumentária. Tudo aquilo foi pensado para causar nas pessoas o mesmo que eu estava sentindo.

Diante daquela cena que retratava uma chegada intrigante, curiosa e triunfal de uma pessoa ao trabalho, já pude tirar minha primeira lição de varejo: "amor pelo seu negócio". Afinal de contas, só mesmo uma pessoa com muito amor pelo seu negócio e que sente prazer em abri-lo para receber clientes todos os dias, incansavelmente, é que vai para o trabalho com tamanha riqueza de detalhes.

Desta forma, não me contive resolvi ir até lá para amansar minha curiosidade. Pronto, entrei na loja!

Eu já tinha lido que em Amsterdã, os lojistas são apaixonados pelo seu negócio e se você lhes dá atenção, eles ficam horas falando-lhe sobre a sua loja, como cada produto é criado e toda a sua história. Exatamente assim, foi quando entrei na La Rosa Curiosa. Jagna, a proprietária, foi a mulher que chegou na bicicleta.

Ela ficou extremamente lisonjeada com minha visita e com o meu interesse em absorver tudo aquilo que ali estava. Gentilmente ela foi mostrando toda a loja, cada cantinho, cada detalhe, tudo tinha uma interligação muito grande e nada estava ali por acaso. A cada peça ela me contava estórias, características  e benefícios do produto, sem se esquecer de me orientar os melhores ângulos para eu tirar quantas fotos quisesse (isto é raro, você sabe!).

A decoração da loja era emocionante pela simplicidade e pelo clima de amor gerado pelas diversas fotos de família da Jagna, incluindo fotos dela ainda adolescente. Rosas vermelhas em lugares estratégicos, e todos os espaços preenchidos com produtos à venda, indo desde acessórios, até roupas e calçados. Tirei então a minha segunda lição de varejo: "uma loja tem que passar confiança". Uma exposição vendedora, que se funde com a decoração da loja, onde a loja fica parecendo casa, deixa o ambiente aconchegante!

Fiquei tão encantada e há tempos não era recebida assim em uma loja, que me senti na obrigação de comprar alguma coisa. Eis aí então, a minha terceira lição de varejo: encante tanto seu consumidor ao ponto de ele se sentir motivado a levar alguma coisa da sua loja, mesmo que não precise de nada.

Então, decidi levar um anel, que custava 4,50 euros. Jagna não titubeou: pegou o anel, me abraçou e disse: “este é de presente para você! Adorei ter você em minha loja! Torço muito para que volte! E traga outros brasileiros aqui!

Ela realmente me surpreendeu! La Rosa Curiosa, e suas simples manifestações de varejo feito com amor contribuiu para tornar inesquecível esta minha passagem por Amsterdã!

Eu finalizo este Ponto de Vista lhe propondo uma reflexão: o que você tem feito para demonstrar o amor que tem por seu negócio e tornar inesquecível a passagem do consumidor por sua loja?

Até a próxima semana, com outras experiências incríveis de varejo pela Europa que nos rendem grandes aprendizados e fortes emoções.

Até semana que vem!

Entre em contato comigo através do e-mail cristina@nmarinho.com.br ou pelo site www.nmarinho.com.br

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Cristina Marinho
Consultora de Marketing e Comportamento

Data de publicação: 23/09/2011

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Plataforma digital para o setor calçadista Moda Co
Visando aproximar os designers de calçados da indústria, o Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), está lançando a plataforma digital Moda Co. O projeto piloto terá as empresas Piccadilly, Bibi, Pampili e Kidy, que lançarão desafios para o desenvolvimento de produtos inovadores para designers. A ferramenta, integralmente virtual, funciona no endereço www.modaco.cc e é pioneira no mercado brasileiro.  2015-05-19 - Tags: calçados apex-brasil abicalçados piccadilly bibi pampili kidy brazilian footwear

Exposição RENDA-SE fortalecendo o DNA da moda nacional
O museu A CASA, dirigido por Renata Mellão, abre suas portas para um dos ícones mais belos da nossa cultura Handmade... As belíssimas Rendas. Bilro, Filé, Renascença, Irlandesa e Labirinto, originados de comunidades rendeiras de vários estados do nosso país, transcenderam sua beleza através das mãos de artistas e designers da moda brasileiros. A exposição que leva o nome RENDA-SE, teve sua abertura no dia 13 de abril, com a Curadoria de Dudu Bertholini e fica em exposição até dia 28 de junho.  2015-05-14 - Tags: bilro filé renascença irlandesa e labirinto comunidades rendeiras handmade exposição moda a casa museu dudu bertholini

Os dois extremos no mercado para as mães
Ser mãe é um dos momentos mais felizes da vida. Mas precisamos admitir que o mundo moderno traz consigo a pressão para sermos a "mãe perfeita", o que causa um sentimento de incapacidade de lidar com esta situação sendo difícil para a maioria das mulheres. Inevitavelmente, todo esse novo cabo de guerra socio-cultural, nos leva direto a um novo perfil de consumo.  2015-05-07 - Tags: marketing

Varejo online deve movimentar R$ 63,9 bilhões em 2015
Números do levantamento da E-Consulting refletem a consolidação das operações online de grandes varejistas. Modelos como C2C, redes de troca, clubes de compras e novas formas de compras coletivas são alguns dos modelos que impulsionarão o segmento neste ano  2015-05-07 - Tags: comercio digital internet e_comerce m-comerce consumer to consumer varejo on.line

Brasileira finalista do Prêmio LYCRA® Future Designers
Recém formada em moda, a candidata desenvolveu uma coleção de moda esportiva inspirada na beleza exótica e abundante do clima tropical. As peças desenvolvidas com fio LYCRA® promoverão melhor caimento, flexibilidade e liberdade de movimento. Texturas, transparências, aplicações florais e plumas 3D são os destaques de sua coleção. A premiação acontecerá no dia 14 de maio em Londres e concederá ao vencedor um prêmio de 20 mil dólares e a oportunidade de trabalhar com os principais especialistas da INVISTA.  2015-05-06 - Tags: lycra® lycra® future designers wgsn natalia vechiatto feitoza

Os novos materiais disponiveis na impressão 3D
Com impressoras, materiais de impressão e produtos customizados sob demanda para profissionais e consumidores a a 3D Systems Latin America desenvolve soluções baseadas em digitalização, modelagem de maneira livre e ferramentas de inspeção. Seus produtos e serviços são usados para projetar, desenhar, criar, comunicar, gerar protótipos e produzir peças funcionais e montagens, capacitando consumidores a “fabricar o futuro”.  2015-04-29 - Tags: impressão 3d moda marketing

Save The Children une personalidades contra o trabalho infantil
Lew’Lara\TBWA e Save The Children unem personalidades da moda contra o trabalho infantil. Campanha mostra que o trabalho infantil na moda não está distante do consumidor e do momento da compra. A agência convidou alguns dos principais fotógrafos de moda do Brasil, com as modelos mais requisitadas das passarelas, para participar da campanha. Participaram do projeto os fotógrafos Jacques Dequeker, Jairo Goldflus, Henrique Gendre, Daniel Klajmic e Gil Inoue; as modelos internacionais Carol Ribeiro e Thais Custodio; e a blogueira Alissa Salls. Cada anúncio mostra uma imagem que poderia servir para qualquer peça publicitária de marca de moda, mas quando vemos no detalhe, notamos uma criança escondida na estampa da roupa.  2015-04-27 - Tags: lew’lara tbwa ong save the children jacques dequeker jairo goldflus henrique gendre daniel klajmic gil inouz carol ribeiro thais custodio alissa salls moda campanha trabalho infantil

Acontecimento Fashion da Comunidade Global
Magic Show - Las Vegas une a Comunidade Global Fashion e mostra a evolução e abertura de novas fronteiras. Acontece em duas edições por ano sendo, 17 á 19 de Fevereiro e 17 á 19 de Agosto no LVCC (Las Vegas Convention Center) & Mandalay Bay Convention Center. O Evento apresenta uma Diversa gama de Acessórios, Roupas, Tecidos, Maquinários e Lavanderia. Buscando atender todos os envolvidos no mundo Fashion, desde as Fontes de Fabricantes de Tecidos voltados para o Futuro da Moda, a Roupas Prontas e até as ferramentas de produção. Se dividem em 10 segmentos distintos: Project, The Tents, ENKVEGAS, Men´s, Pooltradeshow, WWDMagic, FNPLATAFORM, WSA@Magic, Playgroung e Sourcing.Magic.  2015-04-24 - Tags: project the tents enkvegas men´s pooltradeshow wwdmagic fnplataform wsa@magic playgroung sourcing.magic magic show feira moda

Todo e-commerce precisa ser m-commerce
O consumidor exige praticidade e segurança e as empresas esperam fidelizar clientes e garantir faturamento. Uma empresa de desenvolvimento de software preparou uma lista simples que mostra com clareza como o mobile commerce se torna necessário para o futuro das vendas via internet.  2015-04-16 - Tags: e.commerce m_commerce vendas varejo tecnologia comercial mobile

Logística de integração com a cadeia internacional
No setor têxtil, identificar e negociar com bons parceiros em outros países não precisa ser uma preocupação para o varejo, que pode se concentrar em escolher os melhores produtos e promover vendas. A busca pela condição mais competitiva e pelo melhor fabricante para cada produto (atividade conhecida como "sourcing") é o foco de atuação do mais novo negócio do Grupo Columbia: The Cotton Road. A empresa de "sourcing" gerencia todas as relações com os fornecedores internacionais, além de prover inteligência logística, tributária e financeira. Trata-se de uma gestora de cadeia de suprimentos integrada, que também é conhecida pelo conceito "one stop shop solution" (todas as soluções numa só compra).  2015-04-14 - Tags: logística cadeia produtiva internacional grupo colombia

Olga Amaral e seu ouro líquido
Após a euforia de uma feira de arte, a reflexão que me toma é: o que ficou de mais encantador após esse privilégio de se poder compartilhar a emoção de tantos artistas, tantos olhares sensíveis que se entrelaçam em um evento como esse?  2015-04-14 - Tags: olga amaral decoração sparte

Shopping Center Norte lança websérie de moda para temporada Outono-Inverno 2015
Entre os dias 15 de abril ao dia 05 de maio, o Shopping Center Norte promove o tradicional “Acesso Fashion” para marcar a abertura da temporada Outono-Inverno 2015 e levar as últimas tendências do universo da moda ao público. Este ano, o habitual desfile mudou de formato.  2015-04-14 - Tags: outono-inverno 2015 shopping center norte moda

Lectra apresenta novo site com melhor posicionamento
A Lectra tem o prazer de anunciar a reformulação completa do seu web site: lectra.com. A empresa define claramente a sua nova imagem da através das páginas e reafirma a sua capacidade de apoiar a mudança do cliente.  2015-04-01 - Tags: lectra têxtil novo site

Dudu Bertholini personifica campanha do Première Vision São Paulo
A nova campanha de marketing do Première Vision São Paulo terá sua próxima edição nos dias 12 e 13 de maio no Expo Center Norte.  2015-03-31 - Tags: dudu bertholini première vision moda evento

Exclusivo: Vicunha Têxtil e C&A apresentam parceria e discutem denim
Marcas introduzem aposta, arriscam tendências e acreditam no crescimento; Ian Berry compartilha sua obra e nova forma de uso do jeans  2015-03-27 - Tags: vicunha c&a moda

Com grande festa, Milano Unica comemora sucesso da 20ª edição
De 4 a 6 de fevereiro de 2015, a 20ª edição da Milano Unica apresentou as coleções primavera-verão 2016 dos seus 353 expositores, confirmando mais uma vez a excelência dos produtos Made in Italy.  2015-03-27 - Tags: itt 97 milano unica massimo mosiello

Tecidos Vicunha compõem criações de finalistas do Concurso Moda Inclusiva
Acessibilidade, utilitarismo e consciência social fazem parte da proposta dos estilistas  2015-03-20 - Tags: vicunha moda de inclusão acessibilidade

Cadeia têxtil acelera o passo
Philippe Pasquet, CEO do grupo Première Vision, fala à ITT Press sobre o impacto do novo calendário brasileiro para a indústria de moda global, bem como sobre os planos para os eventos que organizam internacionalmente – e que estabelecem as tendências mundiais em fios, tecidos, acessórios e estampas.  2015-03-18 - Tags: itt 97 entrevista première vision

Enxergando oportunidades na crise
Há quinze anos, o governo brasileiro segue claras diretrizes para seus subsídios econômicos, priorizando os segmentos agrícola (máquinas e equipamentos gerais), automobilístico, de linha branca, eletrônicos, HPPC (higiene pessoal, perfumaria e cosméticos) e outros.  2015-03-18 - Tags: itt 97 editorial