Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

O maior evento sobre moda sustentável pelo olhar de uma brasileira

Durante dois dias a capital dinamarquesa se transformou no centro do mundo da moda sustentável. Longe do glamour das temporadas de moda em Paris, Milão e Nova York, a indústria da moda debateu temas importantes para a sustentabilidade do setor, na décima edição do Copenhagen Fashion Summit, que foi realizado nos dias 15 e 16 de maio.

A assessora executiva do Santa Catarina Moda e Cultura – SCMC, Amélia Malheiros, participou do evento por meio da missão especial do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Ela acompanhou palestras, e teve acesso a resultados de pesquisas inéditas e apresentados por lá. No texto abaixo, Amélia divide um pouco do que viu, as impressões com o país que é considerado o mais feliz do mundo, bem como os temas que foram levantados no congresso.

Sustentabilidade da Indústria da Moda

“Os desafios da indústria da moda são parecidos ao redor do mundo. Percebemos que estamos em estágios muito diferentes, enquanto em alguns países, entre eles o Brasil, muitos se perguntam o porquê precisamos colocar a sustentabilidade como agenda importante nas decisões estratégicas, nas escolhas que fazemos, seja nas empresas, seja na vida pessoal, na Dinamarca e em boa parte da Europa a pergunta é: como e o que podemos fazer para termos menos impacto na produção, para ter uma produção mais limpa, socialmente mais correta, com impactos mais controlados e diminuídos? Temos nossas dificuldades culturais em acreditar que temos como fazer melhor, que este é um tema prioritário. Na Dinamarca, este estágio já passou.

Diferentes realidades

O primeiro grande aprendizado aqui é a mudança no modal de transporte. As bicicletas são absoluta prioridade, em uma cidade de aproximadamente 1,4 milhão habitantes como Copenhagen, mais de 400 mil bicicletas circulam, a prioridade é dada ao ciclista e tudo funciona com harmonia. Os riscos são mínimos, pois a sinalização é respeitada por todos que fazem o trânsito. Além da segurança, outro ponto é a poluição que é muito menor do que em outros grandes centros. A indústria automobilística está se reinventando pois estão perdendo espaço, outra característica a se destacar é o transporte público, funciona muito bem, trem, ônibus, metrô, tudo é prático e eficiente. Aqui há um compartilhamento de espaços públicos harmonioso, é lindo de se ver.

Enquanto em alguns países, entre eles o Brasil, não há o hábito de frequentar brechós, comprar roupas de segunda mão, de ressignificar peças, na Europa é diferente. Aqui é comum encontrar peças incríveis em brechós, as pessoas compram naturalmente e adoram fazer isso. Essa é uma atitude que podemos e devemos aprender. Sei que as realidades sociais são muito diferentes, mas eles também não começaram do nada, foram vivendo a sua caminhada, as suas jornadas, foram vivendo os desafios em relação aos recursos naturais. Tudo sempre começa quando ampliamos a nossa consciência, quando fazemos esse entendimento. Também vemos a presença da Economia Circular, conceito que diz que cada um é responsável pelo que produz e consome, ou seja, os resíduos são insumos para a produção de novos produtos.

Um país feliz

A Dinamarca é reconhecida como o país que tem os maiores índices de pessoas felizes. São feitas pesquisas constantemente que comprovam isso. Enquanto no Brasil medimos o PIB (produto interno bruto), aqui eles medem o FIB, que é a taxa de felicidade. Podemos sentir isso nas ruas e conversando com eles. A segurança pública é incrível, seguridade social, funções públicas bem administradas, educação. Claro, uma realidade totalmente diferente da nossa, mas ao mesmo tempo não se vê exageros, não há uma moda que ostente, vemos simplicidade. Quem está bem vestido é de forma simples, minimalista e para realmente mostrar o que sentem e o que realmente valorizam. As mulheres usam muito vestido, inclusive para andar de bicicleta, é impressionante como se vestem bem e com simplicidade.

Temas do Congresso

Basicamente foram sete temas prioritários e deveriam constar na agenda de todas as empresas e indústrias que trabalham, articulam e que são participes no mercado da moda, são eles:

1) Trabalhar em rede - Mesmo que você reduza muito o seu impacto de tudo que é produzido internamente, em sua organização, você terá uma redução de impacto da ordem de 10%. Para possibilitar o aumento deste número é necessário articular com a sua cadeia de fornecedores e clientes, só assim será possível aumentar este índice.

2) Eficiência de recursos – energia, água, produtos químicos. A água tem sido utilizada de forma demasiada e sem conscientização, e isso não acontece apenas na indústria e sim em nossas próprias casas.

3)  Respeito com as pessoas – a forma de contratar, remunerar, e as relações como um todo dentro e fora das organizações.

4)  Sustentabilidade do mix de material – aqui se encontram as formas de redução os efeitos negativos de materiais, como fibras e outros que não sejam tão sustentáveis e tem sido utilizados em muitas organizações no fluxo de produção.

5) Design – pensar como o produto irá terminar a vida útil e depois disso, como ele poderá ter uma nova vida servindo de uma outra forma. Aqui está presente a economia circular. Buscar através do design novos significados para os produtos.

6)  Consumidores - saber exercer o poder de escolher o que queremos consumir e como iremos nos responsabilizar pelas nossas escolhas.

7)  Conscientização – procurar entender o que as marcas estão produzindo e de que forma. Buscar as informações nos sites, as marcas que escolhemos são transparentes? Tem relatório de sustentabilidade? Trazem soluções para os impactos ambientais? Como é a contratação da mão- de-obra?  

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Amélia Malheiros – Assessora Executiva do SCMC E Gestora da Fundação Hermann Hering
Fotos: Divulgação e Andreas Raun Arneberg - Ara.Newmedia.Com

Data de publicação: 22/05/2018

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Haco lança book de produtos em parceria com o estilista Alexandre Herchcovitch
A Haco lança para o mercado a nova coleção desenvolvida em parceria com o estilista Alexandre Herchcovitch. Os books trazem os seguintes destaques: etiquetas tecidas de alta definição, utilização de relevos em etiquetas de fundo cetim, fios de segurança, etiquetas com sequência numérica e a proposta inovadora em que a etiqueta assume a funcionalidade de porta-celular.  2019-03-19 - Tags: haco alexandre herchcovitch premium alfaiataria denimwear activewear workwear footwear underwear swimwear kidswear.

Coletivo Carandaí 25 desembarca em Recife a convite da Dona Santa
Evento que mostra aos cariocas o que há de mais novo na moda, o Coletivo Carandaí 25 fará sua estreia em solo nordestino entre os dias 20 e 23 de março, a convite da Dona Santa. A multimarcas de Juliana Santos receberá 20 novas marcas selecionados por Tatiana Accioli, à frente do coletivo, em um movimento de mão-dupla após a passagem de marcas pernambucanas pelo Rio de Janeiro, em dezembro passado.  2019-03-19 - Tags: coletivo carandai 25 dona santa juliana santos tatiana accioli recife

Galeries Lafayette celebra a chegada da primavera europeia com o projeto 'Funorama'
Entre 8 de abril e 26 de maio o histórico edifício do Boulevard Haussmann vai se tornar um verdadeiro parque de diversões para clientes de todas as idades. O evento prevê, ainda lançamento de produtos e coleções alinhados à estação mais aguardada do ano.  2019-03-18 - Tags: galeries lafayette boulevard haussmann good spot fun zones funarea fliperamas neolegend funorama

Debate sobre tecnologia e ação social na semana de moda de Nova York
Fashinnovation, plataforma de negócios onde moda e a tecnologia se conectam com a missão de inspirar e compartilhar conhecimento nos setores de moda, empreendedorismo e tecnologia, reuniu centenas de inovadores do setor na segunda edição de sua confverência, promovida no último dia da semana de moda de Nova York (NYFW), em fevereiro.  2019-03-15 - Tags: fashinnovation 2019 nyfw itcanbeyou michael ferraro celine semaan jordana guimaraes eno polo

Cipatex® é destaque na Open Innovation Week 2019
A Cipatex®, líder em revestimentos sintéticos, foi uma das empresas premiadas na Open Innovation Week (Oiweek SciBiz), realizada entre os dias 25 e 28 de fevereiro, na Cidade Universitária da USP (Universidade de São Paulo). A empresa ficou em terceiro lugar entre as grandes corporações que tiveram maior interação junto às startups participantes do evento.  2019-03-12 - Tags: cipatex grupo cipatex oiweek scibiz open innovation week fea usp auspin

DelRio incentiva e defende o empoderamento feminino
Milhares de brasileiras lutam dia a dia, minuto a minuto, para ganhar seu espaço dentro de uma sociedade altamente desigual. E ao lado delas a DelRio - marca de lingerie que une conforto, tecnologia, qualidade e design exclusivo - há 50 anos acompanha, incentiva e defende essa luta.  2019-03-07 - Tags: delrio empoderamento moda lingerie oito de marco 8 de marco

Laboratório suíço ajuda marcas com inovação em tecidos
No mundo de hoje, tempo é dinheiro. Muitas vezes, os colaboradores de uma marca têm ideias valiosas, mas não dispõem de tempo e de meios para transformá-las em produto. Tornar um conceito em realidade é o novo serviço oferecido pelo laboratório suíço HeiQ Fabric Lab, cujo objetivo é ajudar as marcas com inovação têxtil.  2019-03-01 - Tags: heiq fabric lab eth instituto federal suico de tecnologia heiq materials ag regina goller fabric management da heiq materials ag

Stalker projeta abrir mais três franquias neste ano
A Stalker abre 2019 com ações voltadas a reforçar sua presença no mercado. Com 32 operações – 26 franquias e seis lojas corporativas –, a expectativa é fechar o ano com mais três unidades. A busca por investidores já começou, com ações específicas com o propósito de despertar o interesse pelo negócio.  2019-02-27 - Tags: stalker ruggero davini canal franchising selo excelencia em franchising franquias

Novo diretor geral da Lectra França vai focar na Indústria 4.0 para moda
A Lectra anunciou, em Paris, a nomeação de Gianluca Croci como diretor geral da Lectra France. O executivo se reportará a Fabio Canali, presidente das áreas Sul da Europa e Norte da África da companhia. Croci tem mais de 20 anos de experiência na indústria da moda e iniciou sua carreira, em 1998, na rede de lojas de departamentos italiana, La Rinascente, antes de ingressar no grupo Giorgio Armani em 2002, onde administrou as subsidiárias belgas e francesas, de 2006 a 2015.  2019-02-22 - Tags: gianluca croci lectra france fabio canali fashion on demand by lectra insead lectra headquarters

ITM Têxtil terá showroom temporário em Novo Hamburgo com palestras para o mercado calcadista
Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, a ITM Têxtil - industria têxtil focada no desenvolvimento de produtos premium, com tecnologia e sustentabilidade - apresentará a sua nova coleção Verão 2020 e seu portfólio completo de produtos e acabamentos no showroom temporário que promoverá no hotel Locanda, em Novo Hamburgo/RS.  2019-02-20 - Tags: showroom itm textil novo hamburgo arzu arman bruna ortega wgsn verao 2020

Associações globais de nãotecidos realizam 3º OPLA em São Paulo
INDA e EDANA, as duas maiores associações globais, representantes da indústria de nãotecidos e materiais de engenharia, anunciam a lista preliminar de palestrantes para a 3ª edição do OUTLOOK ™ Plus Latin America (OPLA), conferência e exposição que retorna ao Brasil, nos dias 7 a 9 de maio de 2019, no Sheraton WTC Hotel São Paulo.  2019-02-15 - Tags: outlook plus latin america abint naotecidos texteis tecnicos edana sheraton wtc hotel sao paulo

Procura por central de criação e corte do Pólo de Moda aumenta 80% nos últimos três meses
Os últimos três meses têm sido intensos na Central Coletiva de CAD - Criação Assistida por Computador - e Corte do APL Pólo de Moda. Os trabalhos nos meses de novembro, dezembro e janeiro aumentaram em 80%. Neste período, a Central passou de 40 para 47 empresas atendidas, de 340 para 437 horas de trabalho e de 25 mil para 39 mil peças cortadas.  2019-02-11 - Tags: caxias do sul associacao polo de moda da serra gaucha apl moda central coletiva de cad bid roberta stangherlin

Comunicação é essencial na reforma previdenciária
Discorrer sobre o quanto é prioritária a reforma previdenciária é insistir no óbvio. Portanto, a pergunta não é se vamos fazê-la, mas quando! Esta é uma questão premente que se coloca ao presidente Jair Bolsonaro, à nova legislatura do Congresso Nacional a ser empossada em fevereiro e a toda a sociedade brasileira.  2019-02-08

Milano Unica abre a temporada primavera-verão 2020
A 28ª edição da Milano Unica encerrou ontem (07/02), consolidando seu papel central como a feira de referência para os têxteis e acessórios de alta qualidade made in Europe e, acima de tudo, made in Italy.  2019-02-08 - Tags: milano unica made in europe ercole botto poala mauro scalia raffaello napoleone made in italy funky tabbouleh stefano fadda

A confecção 4.0 deve traduzir na roupa a diversidade corporal feminina
A ditadura do corpo perfeito é algo que realmente mexe com as mulheres. Mas qual seria o corpo perfeito? No Brasil, os corpos femininos têm vários padrões, uma vez que a população é fruto de uma enorme miscigenação. O corpo violão, que trouxe fama mundial às curvas da mulher brasileira, já não é o mais encontrado por aqui.  2019-02-01 - Tags: corpo perfeito ergonomia design de estamparia confeccao 4 0 senai cetiqt 4 revolucao industrial

Trabalho de fotografia sobre resistência ganha prêmio no Fórum Moda 2018
Isabela Jangoux, aluna do quarto ano do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, pioneira nos estudos acadêmicos da área, foi premiada com o ensaio fotográfico sobre a resistência de mulheres negras por meio das tranças nos cabelos. O resultado do trabalho foi apresentado durante o Fórum Moda 2018.  2019-01-31 - Tags: isabela jangoux faculdade santa marcelina forum moda 2018 diversidade de penteados ensaio fotografico

Casa Manual realiza talk sobre Moda Sustentável e lançamento da Linha Comas Circular
Em parceria com a Rede MANUAL, a marca de roupas Comas lança a coleção-cápsula Linha Comas Circular no dia 14 de fevereiro, às 17h, no Espaço Colletivo + CASA MANUAL (MorumbiShopping). Durante o lançamento, o público poderá participar de um talk gratuito sobre estratégias sustentáveis no segmento da moda.  2019-01-30 - Tags: morumbishopping espaco colletivo rede manual agustina comas cotton move global recycle standard jum nakao linha comas circular casa manual

Novo presidente do Sebrae assume anunciando 'choque de gestão'
Novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-ES (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) , Carlos Manato diz como será sua gestão. Ele, que administrará orçamento em torno de R$ 80 milhões em 2019, assegura que cursos para microempreendedores terão mais recursos.  2019-01-30 - Tags: carlos manato conselho deliberativo do sebrae programa mei sebrae microempreendedores

Tecendo Sonhos arrecada doações para oficinas têxteis de imigrantes latino-americanos
Ontem (28/1) foi o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Em prol da causa, o programa Tecendo Sonhos, que atua na regularização de imigrantes latino-americanos na indústria têxtil, lança uma campanha de arrecadação. A meta é arrecadar R$ 30 mil até o final de maio, montante que será empregado na reforma de oficinas de costura de imigrantes latino-americanos, localizadas na cidade de São Paulo.  2019-01-29 - Tags: dia nacional de combate ao trabalho escravo tecendo sonhos alianca empreendedora imigrantes latino americanos