Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

O maior evento sobre moda sustentável pelo olhar de uma brasileira

Durante dois dias a capital dinamarquesa se transformou no centro do mundo da moda sustentável. Longe do glamour das temporadas de moda em Paris, Milão e Nova York, a indústria da moda debateu temas importantes para a sustentabilidade do setor, na décima edição do Copenhagen Fashion Summit, que foi realizado nos dias 15 e 16 de maio.

A assessora executiva do Santa Catarina Moda e Cultura – SCMC, Amélia Malheiros, participou do evento por meio da missão especial do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Ela acompanhou palestras, e teve acesso a resultados de pesquisas inéditas e apresentados por lá. No texto abaixo, Amélia divide um pouco do que viu, as impressões com o país que é considerado o mais feliz do mundo, bem como os temas que foram levantados no congresso.

Sustentabilidade da Indústria da Moda

“Os desafios da indústria da moda são parecidos ao redor do mundo. Percebemos que estamos em estágios muito diferentes, enquanto em alguns países, entre eles o Brasil, muitos se perguntam o porquê precisamos colocar a sustentabilidade como agenda importante nas decisões estratégicas, nas escolhas que fazemos, seja nas empresas, seja na vida pessoal, na Dinamarca e em boa parte da Europa a pergunta é: como e o que podemos fazer para termos menos impacto na produção, para ter uma produção mais limpa, socialmente mais correta, com impactos mais controlados e diminuídos? Temos nossas dificuldades culturais em acreditar que temos como fazer melhor, que este é um tema prioritário. Na Dinamarca, este estágio já passou.

Diferentes realidades

O primeiro grande aprendizado aqui é a mudança no modal de transporte. As bicicletas são absoluta prioridade, em uma cidade de aproximadamente 1,4 milhão habitantes como Copenhagen, mais de 400 mil bicicletas circulam, a prioridade é dada ao ciclista e tudo funciona com harmonia. Os riscos são mínimos, pois a sinalização é respeitada por todos que fazem o trânsito. Além da segurança, outro ponto é a poluição que é muito menor do que em outros grandes centros. A indústria automobilística está se reinventando pois estão perdendo espaço, outra característica a se destacar é o transporte público, funciona muito bem, trem, ônibus, metrô, tudo é prático e eficiente. Aqui há um compartilhamento de espaços públicos harmonioso, é lindo de se ver.

Enquanto em alguns países, entre eles o Brasil, não há o hábito de frequentar brechós, comprar roupas de segunda mão, de ressignificar peças, na Europa é diferente. Aqui é comum encontrar peças incríveis em brechós, as pessoas compram naturalmente e adoram fazer isso. Essa é uma atitude que podemos e devemos aprender. Sei que as realidades sociais são muito diferentes, mas eles também não começaram do nada, foram vivendo a sua caminhada, as suas jornadas, foram vivendo os desafios em relação aos recursos naturais. Tudo sempre começa quando ampliamos a nossa consciência, quando fazemos esse entendimento. Também vemos a presença da Economia Circular, conceito que diz que cada um é responsável pelo que produz e consome, ou seja, os resíduos são insumos para a produção de novos produtos.

Um país feliz

A Dinamarca é reconhecida como o país que tem os maiores índices de pessoas felizes. São feitas pesquisas constantemente que comprovam isso. Enquanto no Brasil medimos o PIB (produto interno bruto), aqui eles medem o FIB, que é a taxa de felicidade. Podemos sentir isso nas ruas e conversando com eles. A segurança pública é incrível, seguridade social, funções públicas bem administradas, educação. Claro, uma realidade totalmente diferente da nossa, mas ao mesmo tempo não se vê exageros, não há uma moda que ostente, vemos simplicidade. Quem está bem vestido é de forma simples, minimalista e para realmente mostrar o que sentem e o que realmente valorizam. As mulheres usam muito vestido, inclusive para andar de bicicleta, é impressionante como se vestem bem e com simplicidade.

Temas do Congresso

Basicamente foram sete temas prioritários e deveriam constar na agenda de todas as empresas e indústrias que trabalham, articulam e que são participes no mercado da moda, são eles:

1) Trabalhar em rede - Mesmo que você reduza muito o seu impacto de tudo que é produzido internamente, em sua organização, você terá uma redução de impacto da ordem de 10%. Para possibilitar o aumento deste número é necessário articular com a sua cadeia de fornecedores e clientes, só assim será possível aumentar este índice.

2) Eficiência de recursos – energia, água, produtos químicos. A água tem sido utilizada de forma demasiada e sem conscientização, e isso não acontece apenas na indústria e sim em nossas próprias casas.

3)  Respeito com as pessoas – a forma de contratar, remunerar, e as relações como um todo dentro e fora das organizações.

4)  Sustentabilidade do mix de material – aqui se encontram as formas de redução os efeitos negativos de materiais, como fibras e outros que não sejam tão sustentáveis e tem sido utilizados em muitas organizações no fluxo de produção.

5) Design – pensar como o produto irá terminar a vida útil e depois disso, como ele poderá ter uma nova vida servindo de uma outra forma. Aqui está presente a economia circular. Buscar através do design novos significados para os produtos.

6)  Consumidores - saber exercer o poder de escolher o que queremos consumir e como iremos nos responsabilizar pelas nossas escolhas.

7)  Conscientização – procurar entender o que as marcas estão produzindo e de que forma. Buscar as informações nos sites, as marcas que escolhemos são transparentes? Tem relatório de sustentabilidade? Trazem soluções para os impactos ambientais? Como é a contratação da mão- de-obra?  

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Amélia Malheiros – Assessora Executiva do SCMC E Gestora da Fundação Hermann Hering
Fotos: Divulgação e Andreas Raun Arneberg - Ara.Newmedia.Com

Data de publicação: 22/05/2018

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Alexandre Herchcovitch desenvolve coleção com Sensil®, o nylon 6.6 premium da NILIT
O multifacetado e impecável estilista Alexandre Herchcovitch coloca mais uma vez seu talento à serviço da moda e assina nova coleção para À La Garçonne. Desta vez, o designer, considerado um dos maiores gênios da moda brasileira dos últimos tempos, se uniu à Sensil® e desenvolveu peças ousadas e singulares, como todas que tem seu DNA.  2018-08-14 - Tags: alexandre herchcovitch a la garçonne sensil nylon vicunha berlan nilit

Professores do SENAI CETIQT lançam livro sobre cadeia produtiva do vestuário
Os docentes Paulo Fulco e Antonia Mendes apresentam “Costurar e empreender: o universo da confecção”, livro que traça um panorama sobre o setor têxtil no país. O Brasil é um dos maiores produtores de roupas e manufaturas têxteis do mundo, com grande procura por mão de obra especializada no setor de confecções.  2018-08-10 - Tags: senai cetiqt editora senac costurar e empreender cadeia produtiva do vestuario paulo fulco antonia mendes

Galeries Lafayette lança movimento Go For Good
Há 120 anos a Galeries Lafayette é referência em moda e consumo enquanto expressão de uma cultura. E, atenta às transformações e inovações, sabe que a moda se tornou em uma das indústrias mais poluidoras do mundo. Nesse contexto, e a exemplo de empresas e governos, une-se a um movimento por formas mais respeitosas de produção, distribuição e consumo e promoverá, entre 29 de agosto e 10 de outubro, o projeto Go For Good.  2018-08-08 - Tags: galeries lafayette boulevard haussmann go for good stella mc cartney boulevard haussmann

Natural Cotton Color é tema de painel em Fórum de Sustentabilidade e Governança
Com o tema “estratégias que impactam negócios e norteiam o amanhã”, a empresária Francisca Vieira apresenta a Natural Cotton Color na 7ª edição do Fórum Sustentabilidade e Governança em 21 e 22 de agosto, em Curitiba. A CEO da marca de moda sustentável estará no painel “Tendências em Sustentabilidade e Governança: case corporativo” e mostrará a cadeia produtiva do algodão colorido orgânico da Paraíba para os participantes.  2018-08-03 - Tags: natural cotton color forum sustentabilidade e governanca organizacoes das nacoes unidas arranjo produtivo local algodao colorido da paraiba

Senai Cetiqt recebe reconhecimento internacional
O Senai Cetiqt recebeu, em São Paulo, o troféu The Winner 2018, da Revista International Business Magazine, considerado um dos reconhecimentos empresariais mais importantes por reunir líderes e empresas que contribuem para o crescimento de seu país nas mais variadas categorias. A revista é especializada no mercado publicitário e circula em mais de 40 países.  2018-07-17 - Tags: senai cetiqt trofeu the winner 2018 the winner 2018 revista international business magazine robson wanka

Malharia italiana se destaca por oferecer jersey premium
Alto desempenho, conforto e toque natural para Outono/Inverno 2019/20 são as características da nova coleção da Carvico e Jersey Lomellina, malharia italiana com sede em Bergamo. Focada nos conceitos de tempo livre e paixões fortes, além de design exclusivo e tecnologia de materiais, a empresa oferece tecidos leves, de secagem rápida e versáteis, adequados a diferentes looks esportivos, glam ou casual.  2018-07-13 - Tags: bergamo carvico jersey lomellina giuseppe colnaghi laura colnaghi calissoni carvico spa

Milano Unica: Nosso futuro é sustentável?
A 27ª edição da Milano Unica, outono/ inverno 2019/ 20 iniciou hoje, dia 10 e se estendera até o dia 12 de julho, mostrando sua coleções têxteis e acessórios das 607 empresas expositoras, incluindo empresas dos Observatórios Japão e Coreia do Sul e do salão Origin Passion and Beliefs, do Italian Exhibition Group, dedicado à excelência da fabricação da cadeia de suprimentos do sistema moda Itália.  2018-07-11 - Tags: milano unica outono inverno 2019 ercole botto poala milao moda italiana

Novas marcas aderem à causa da ABVTEX
A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representa as principais redes de varejo de moda do País, acaba de ganhar o engajamento de novas varejistas que se envolvem com o movimento da responsabilidade social.  2018-06-28 - Tags: abvtex programa abvtex grupo soma dafiti kanui tricae animale farm edmundo lima

STALKER monta loja na ABF Expo Franchising e apresenta coleção Outono/Inverno 2018
O estande de 50 metros quadrados ganha o formato das lojas STALKER, mostrando a coleção Outono/Inverno 2018, fotografada em Nova York. A ideia é encantar interessados em ingressar no mundo das franquias do segmento Moda/Confecção que visitarem a ABF Expo Franchising, de 27 a 30 de junho, na Expo Center Norte, em São Paulo (SP).  2018-06-20 - Tags: abf franchising expo stalker grupo sand beach ana machado selo excelencia em franchising

Rhodia amplia a família de fios Amni® mesclas, unindo cor, brilho e sustentabilidade
Nos dias 18,19 e 20 de junho, a Rhodia apresenta, em seu espaço no Salão Moda Brasil, no São Paulo Expo, em São Paulo, sua linha completa de fios sustentáveis, com destaque para a nova a gama de fios Amni® Mescla Shine e para o Amni Soul Eco®.  2018-06-18 - Tags: rhodia amni soul eco gbu fibras salao moda brasil 2018 amni mescla shine amni soul eco

27ª MilanoUnica - Uma visão contemporânea e envolvente para o outono/inverno 2020
A Área de Tendências da Milano Unica é o coração criativo do evento. Para o próximo Outono-Inverno 20, o tema proposto é “Nations to Nations”, um manifesto que resulta na combinação dos valores do artesanato, tradição e inovação entre o passado e o presente pesquisados em diferentes culturas de alguns países.  2018-06-15 - Tags: milanounica organic grunge essenzialismo artigianale tecno romantico outono inverno 2020

ABVTEX anuncia Angela Bozzon no cargo de gerente do Programa ABVTEX
A contratação da executiva, que acumula mais de 25 anos de experiência na gestão da cadeia de valor da moda, faz parte do projeto de evolução do Programa ABVTEX, considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e na promoção do trabalho digno, que desde 2010 vem combatendo o uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e estrangeiro irregular ao longo de toda cadeia produtiva.  2018-06-12 - Tags: programa abvtex angela bozzon abvtex edmundo lima gestora

Compras feitas pela internet garantem o “direito de arrependimento”
Mesmo com o fraco desempenho da economia brasileira nos últimos anos, o mercado de varejo online apresenta números extremamente positivos. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria E-Consulting, o setor deve movimentar mais de R$ 77 bilhões no ano de 2018.  2018-06-11 - Tags: e-consulting codigo de defesa do consumidor direito do consumidor ponto de vista comercio eletronico

Por que sua empresa precisa estar pronta para o mobile?
O Brasil já contabiliza mais celulares que pessoas. De acordo com a Anatel, em janeiro de 2018 o país somava 236,5 milhões de linhas móveis e, segundo o IBGE, a população é de 207,7 milhões de habitantes. Este cenário traz consigo muitas mudanças de comportamento no que diz respeito a como os consumidores navegam e fazem suas compras.  2018-06-11 - Tags: aplicativo mobile omnishopper apps ponto de vista marketing

WGSN revela a cor do ano 2020, alinhada às novidades que esse ano reserva para o mundo
Há anos imaginamos como seria a vida em 2020 e, agora, os mundos da tecnologia e da ciência estão transformando esses sonhos em realidade. Será o ano em que a visão "super-futurista" se torna realidade. No burburinho em torno desses tempos futuristas, haverá também tendências com relação as cores que captam essa sensibilidade.  2018-06-06 - Tags: neomint wgsn 2020 jane monnington boddy cores cartela de cores olimpiada da ia jeddah tower

Novos uniformes da Delta, desenhados pelo estilista Zac Posen, estreiam em todo o mundo
Criado pelo aclamado designer de moda Zac Posen e desenvolvido com a qualidade da Lands' End, o design da coleção apresenta caimento, formato e funcionalidade inovadores, trazendo o futuro em grande estilo para o visual da Delta. Essa coleção é uma forte declaração da marca, mudando a aparência de uma transportadora tradicional dos Estados Unidos com glamour e sofisticação, oferecendo praticidade aos funcionários em trânsito da Delta  2018-06-04 - Tags: zac posen delta delta sky club ed bastian passport plum cruising cardinal groundspeed graphite traveling thistle skyline slate

Projeto “Tricô também é Moda” chega à universidade catarinense
Estudos indicam que a técnica do tricô surgiu no antigo Egito a partir do tecer de madeiras e ossos, mas séculos depois esta prática ganhou outros patamares, novos pontos, texturas e mercados que reservam cada vez mais um espaço cativo no universo da moda.  2018-06-04 - Tags: circulo s/a rodrigo zen unifebe trico centro universitario de brusque design de moda trico tambem e moda

Estilista assina uniformes de grandes empresas promovendo o design no mundo corporativo
Os uniformes evoluem significativamente ao longo dos anos, enviam várias mensagens, melhoram a imagem profissional, incorporam o propósito da empresa e conseguem corresponder à estratégias de negócios. No mundo, esta parceria entre estilista e empresas, sobretudo companhias aéreas já é reconhecida e celebrada pelo público.  2018-05-30 - Tags: azul linha aereas uniformes corporativos tereza santos veste rio 2018 imagem profissional

Marketing Olfativo é opção para empresas fidelizarem consumidores
Capaz de estimular certas áreas do nosso cérebro responsáveis por criar emoções e memórias, o marketing olfativo passou a ser cada vez mais explorado pelas marcas. A estratégia é bastante promissora pelo fato de associar um determinado aroma a uma marca e, assim, fidelizar o consumidor àquele produto.  2018-05-30 - Tags: marketing olfativo olfato starbucks marketing varejo consumidor emocao psicologia