Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

O maior evento sobre moda sustentável pelo olhar de uma brasileira

Durante dois dias a capital dinamarquesa se transformou no centro do mundo da moda sustentável. Longe do glamour das temporadas de moda em Paris, Milão e Nova York, a indústria da moda debateu temas importantes para a sustentabilidade do setor, na décima edição do Copenhagen Fashion Summit, que foi realizado nos dias 15 e 16 de maio.

A assessora executiva do Santa Catarina Moda e Cultura – SCMC, Amélia Malheiros, participou do evento por meio da missão especial do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Ela acompanhou palestras, e teve acesso a resultados de pesquisas inéditas e apresentados por lá. No texto abaixo, Amélia divide um pouco do que viu, as impressões com o país que é considerado o mais feliz do mundo, bem como os temas que foram levantados no congresso.

Sustentabilidade da Indústria da Moda

“Os desafios da indústria da moda são parecidos ao redor do mundo. Percebemos que estamos em estágios muito diferentes, enquanto em alguns países, entre eles o Brasil, muitos se perguntam o porquê precisamos colocar a sustentabilidade como agenda importante nas decisões estratégicas, nas escolhas que fazemos, seja nas empresas, seja na vida pessoal, na Dinamarca e em boa parte da Europa a pergunta é: como e o que podemos fazer para termos menos impacto na produção, para ter uma produção mais limpa, socialmente mais correta, com impactos mais controlados e diminuídos? Temos nossas dificuldades culturais em acreditar que temos como fazer melhor, que este é um tema prioritário. Na Dinamarca, este estágio já passou.

Diferentes realidades

O primeiro grande aprendizado aqui é a mudança no modal de transporte. As bicicletas são absoluta prioridade, em uma cidade de aproximadamente 1,4 milhão habitantes como Copenhagen, mais de 400 mil bicicletas circulam, a prioridade é dada ao ciclista e tudo funciona com harmonia. Os riscos são mínimos, pois a sinalização é respeitada por todos que fazem o trânsito. Além da segurança, outro ponto é a poluição que é muito menor do que em outros grandes centros. A indústria automobilística está se reinventando pois estão perdendo espaço, outra característica a se destacar é o transporte público, funciona muito bem, trem, ônibus, metrô, tudo é prático e eficiente. Aqui há um compartilhamento de espaços públicos harmonioso, é lindo de se ver.

Enquanto em alguns países, entre eles o Brasil, não há o hábito de frequentar brechós, comprar roupas de segunda mão, de ressignificar peças, na Europa é diferente. Aqui é comum encontrar peças incríveis em brechós, as pessoas compram naturalmente e adoram fazer isso. Essa é uma atitude que podemos e devemos aprender. Sei que as realidades sociais são muito diferentes, mas eles também não começaram do nada, foram vivendo a sua caminhada, as suas jornadas, foram vivendo os desafios em relação aos recursos naturais. Tudo sempre começa quando ampliamos a nossa consciência, quando fazemos esse entendimento. Também vemos a presença da Economia Circular, conceito que diz que cada um é responsável pelo que produz e consome, ou seja, os resíduos são insumos para a produção de novos produtos.

Um país feliz

A Dinamarca é reconhecida como o país que tem os maiores índices de pessoas felizes. São feitas pesquisas constantemente que comprovam isso. Enquanto no Brasil medimos o PIB (produto interno bruto), aqui eles medem o FIB, que é a taxa de felicidade. Podemos sentir isso nas ruas e conversando com eles. A segurança pública é incrível, seguridade social, funções públicas bem administradas, educação. Claro, uma realidade totalmente diferente da nossa, mas ao mesmo tempo não se vê exageros, não há uma moda que ostente, vemos simplicidade. Quem está bem vestido é de forma simples, minimalista e para realmente mostrar o que sentem e o que realmente valorizam. As mulheres usam muito vestido, inclusive para andar de bicicleta, é impressionante como se vestem bem e com simplicidade.

Temas do Congresso

Basicamente foram sete temas prioritários e deveriam constar na agenda de todas as empresas e indústrias que trabalham, articulam e que são participes no mercado da moda, são eles:

1) Trabalhar em rede - Mesmo que você reduza muito o seu impacto de tudo que é produzido internamente, em sua organização, você terá uma redução de impacto da ordem de 10%. Para possibilitar o aumento deste número é necessário articular com a sua cadeia de fornecedores e clientes, só assim será possível aumentar este índice.

2) Eficiência de recursos – energia, água, produtos químicos. A água tem sido utilizada de forma demasiada e sem conscientização, e isso não acontece apenas na indústria e sim em nossas próprias casas.

3)  Respeito com as pessoas – a forma de contratar, remunerar, e as relações como um todo dentro e fora das organizações.

4)  Sustentabilidade do mix de material – aqui se encontram as formas de redução os efeitos negativos de materiais, como fibras e outros que não sejam tão sustentáveis e tem sido utilizados em muitas organizações no fluxo de produção.

5) Design – pensar como o produto irá terminar a vida útil e depois disso, como ele poderá ter uma nova vida servindo de uma outra forma. Aqui está presente a economia circular. Buscar através do design novos significados para os produtos.

6)  Consumidores - saber exercer o poder de escolher o que queremos consumir e como iremos nos responsabilizar pelas nossas escolhas.

7)  Conscientização – procurar entender o que as marcas estão produzindo e de que forma. Buscar as informações nos sites, as marcas que escolhemos são transparentes? Tem relatório de sustentabilidade? Trazem soluções para os impactos ambientais? Como é a contratação da mão- de-obra?  

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Amélia Malheiros – Assessora Executiva do SCMC E Gestora da Fundação Hermann Hering
Fotos: Divulgação e Andreas Raun Arneberg - Ara.Newmedia.Com

Data de publicação: 22/05/2018

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Vicunha Têxtil se une à plataforma 'A Moda Pela Água'
Após percorrer o Brasil com o Movimento ECOERA em uma jornada para mapear o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans através do projeto “Pegada Hídrica Vicunha”, a Vicunha Têxtil se une à plataforma “A Moda pela Água”.  2019-06-24 - Tags: movimento ecoera pegada hidrica vicunha vicunha textil cadeia de valor a moda pela agua

O 'novo varejo' e a evolução da expectativa dos clientes
A aplicação dos dados e da ciência comportamental no varejo ganhou um impulso impressionante na China desde que o lendário Jack Ma inventou, em 2017, o termo "novo varejo". À época, apesar do grande crescimento do comércio eletrônico global, havia a percepção de uma desaceleração desses níveis de crescimento.  2019-06-19 - Tags: alibaba amazon ling shou tong jeff bezos emarketer ponto de vista eunice wong

A nova febre da comunicação
Você já ouviu falar em Multicanal ou Omnichannel (em inglês)? Em alta em todo mundo, a procura cresceu consideravelmente por se tratar de uma funcionalidade de plataformas de comunicação estratégicas para empresas de todos os segmentos e portes. O objetivo é fazer com que o cliente seja atendido em qualquer meio de comunicação desejado, seja pela familiaridade ou pelo custo.  2019-06-19 - Tags: omnichannel multicanal whatsapp comunicacao nexcore tecnologia ricardo zanlorenzi ponto de vista

Testemunha ocular da evolução têxtil
Quando visitei a ITMA Hannover, pela primeira vez, em 1991, o mundo e o Brasil eram bem diferentes. A globalização, que já era plena nos mercados desenvolvidos, só chegou por aqui a partir de 1990, com a abertura econômica, acarretando profundas mudanças nos processos produtivos, na gestão das empresas e na organização do trabalho.  2019-06-19 - Tags: itma hannover itma barcelona 2019 textilia industria textil brasileira ponto de vista editorial textilia 112

Abit entrega Certificado Carbono Zero
O presidente da Abit, Fernando Pimentel, juntamente com o gerente de negócios da ABNT, Luiz Boschetti entregou o certificado de Carbono Zero a Hari Hartmann, geólogo e especialista em produção limpa, sócio-fundador da Polo Salvador, confecção localizada na capital da Bahia.  2019-06-19 - Tags: fernando pimentel abnt carbono zero hari hartmann polo salvador abit

Brechós de luxo se consolidam como alternativa para consumo
A instabilidade econômica no Brasil e as sucessivas altas do dólar influenciam o reajuste de preços em algumas categorias de produtos. No mercado da moda, esse impacto foi sentido diretamente pelo cliente, que passou a buscar alternativas para consumir sem sofrer com os valores mais altos nas etiquetas.  2019-06-17 - Tags: brecho agora é meu danielle kono siomara leite brechos de luxo rede de franquia mercado de luxo

Serviço inovador de home care fashion chega ao Brasil
A franquia portuguesa Arranjos Express está lançando o serviço Home Care Fashion. Com o propósito de fazer moda com menos consumo, a marca aposta em sustentabilidade, reaproveitamento, customização e reparos de costura em domicílio. “Guarda roupa consciente é a frase da vez.  2019-06-12 - Tags: home care fashion arranjos express reaproveitamento sustentabilidade consumo exacerbado customizacao

Plataforma de colaboração apresenta propostas para transformar a moda nacional
Lançado em janeiro 2017, o Lab Moda Sustentável, uma iniciativa nacional, sistêmica e multissetorial, é formado por cerca de 40 lideranças, entre as quais, estão costureiras, acadêmicos, representantes do varejo e indústria de moda, do setor público, associações setoriais, fundações e institutos, organizações internacionais, sociedade civil e mídia.  2019-06-07 - Tags: lab moda sustentavel organizacao internacional do trabalho abvtex lms instituto cea

TexPrima LOF inaugura segunda unidade no Bom Retiro
No dia 11 de junho, a marca TexPrima inaugura mais uma unidade da LOF – TexPrima Loja Oficina – um espaço que vai além de uma loja de tecidos: um local de criação, colaboração e inspiração para empreendedores da indústria da moda e toda a comunidade criativa.  2019-06-06 - Tags: texprima lof texprima loja oficina bom retiro biblioteca de modelagens tecidos

Belas Artes é única brasileira selecionada pelo The Best Fashions Schools in the World 2019
“Com sua dedicação histórica à transformativa Economia Criativa, a Instituição prepara empreendedores de moda em ascensão”, é assim que o The Business of Fashion descreve a atuação da Belas Artes e inclui o Curso de graduação Mídias Sociais Digitais da Instituição na lista dos 10 melhores do mundo na área de Fashion Art Direction and Communications em 2019.  2019-06-05 - Tags: fashion art direction and communications the business of fashion belas artes the best fashions schools in the world 2019 patricia cardim central saint martin

Projeto Estou Refugiado promove ação em evento de moda em São Paulo
O Projeto Estou Refugiado, que promove a inserção de imigrantes refugiados no mercado de trabalho, participa da 6ª edição paulista do Coletivo Carandaí 25, bazar de grandes marcas que começa nesta quinta-feira, 6, e vai até domingo 9, em São Paulo.  2019-06-05 - Tags: projeto estou refugiado coletivo carandai 25 luciana capobianco estou refugiado casa miracolli

Vicunha e Ecoera apresentam resultado do projeto 'Pegada Hídrica Vicunha'
A Vicunha Têxtil em parceria com o Movimento ECOERA, precursor em integrar a sustentabilidade na indústria da moda, design e beleza no Brasil, apresentam com exclusividade ao mercado os resultados do projeto pioneiro "Pegada Hídrica Vicunha", que utiliza métricas próprias para mapear o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans no país – desde o plantio do algodão, até o consumidor final.  2019-06-03 - Tags: vicunha textil movimento ecoera pegada hidrica vicunha pegada azul claudio bicudo pegada cinza meio ambiente

Guarda roupa 'Pague pelo uso' é tendência para consumo consciente
Desde o início da década de 2000, o debate sobre consumo consciente, comprar menos e viver com pouco vem ganhando força no mundo. As pessoas, de modo geral, vêm buscando alternativas e maneiras mais sustentáveis e criativas para viver.  2019-06-03 - Tags: closet dasdu consumo consciente grifes renomadas dasdu paula durazzo

MOB reabre showroom próprio em São Paulo
A MOB, marca de moda feminina, reinaugura seu showroom próprio, localizado na Rua do Consorcio, 198, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo. Com 33 anos de sucesso, a marca aposta na reabertura do espaço para ser um ponto de encontro e troca de informações com os lojistas.  2019-05-30 - Tags: showroom mob moda feminina showroom marcelo dib

Grife lança campanha com modelo virtual
A NotEqual, marca do estilista mineiro Fabio Costa que faz parte do line up da Casa de Criadores, foi a primeira grife da America Latina a lançar campanha com modelo virtual. Tudo por conta do Asteri Studio, a primeira agência de modelos virtuais da América latina, com sede em BH.  2019-05-30 - Tags: notequal fabio costa casa de criadores modelos virtuais america latina

Moda, tecnologia e o consumidor moderno
Saímos dos anos 2000 e já estamos definitivamente há quase duas décadas na era da internet. Tecnologias que mudam nossa forma de viver e consumir aparecem a todo momento. Plataformas que nos permitem realizar todo tipo de compra com o conforto de não sair de casa, ferramentas que nos ajudam a encontrar médicos, restaurantes, ou os melhores caminhos para um destino estão à disposição e não param de pipocar por aí.  2019-05-24 - Tags: screenshop novas plataformas varejo digital consumidor geracao z millenials ponto de vista julia d amo

Líder com 'sentimento de dono' é buscado pelas grandes empresas
Sabe quem é o melhor líder? Aquele que possui o que chamamos de “sentimento de dono”. Você sabe o que isto significa na prática? É o executivo que cuida da empresa na qual trabalha como se fosse dele, compartilhando do mesmo sentimento e objetivos que o dono daquela organização, ou a alta administração, tem. Zela pelo dinheiro da empresa como se fosse dele, tratando tudo com muita responsabilidade.  2019-05-24 - Tags: ponto de vista marketing marcelo tertuliano sentimento de dono sustentabilidade

Brasil Botões completa 15 anos e apresenta nova identidade
Importantes marcas do mercado têxtil brasileiro compõem seus produtos com itens que saem de Jaraguá do Sul. É o caso dos botões produzidos na cidade pela única fabricante voltada à camisaria no Estado. Completando 15 anos, esse mês, a Brasil Botões é, hoje, além de fornecedora de grandes negócios Brasil afora, um case de tecnologia e sustentabilidade aplicada ao universo da moda.  2019-05-24 - Tags: brasil botoes dudalina hering marisol grupo lunelli kyly c&a guilherme selhorst aviamentos

Blockchain: rumo à transparência na moda
Você provavelmente já ouviu falar sobre Blockchain, tecnologia que permite a criação de uma base de registros e dados imutáveis, armazenados de forma distribuída e visível a todos, como medida de segurança. Mas você sabia que esse sistema já está sendo usado no setor da moda no Brasil?  2019-05-22 - Tags: blockchain instituto c&a alinha tag alinha codigo de rastreamento do produto c a foundation

Nem só de passarela vive um evento de moda
“Relaxar” e “Off-line” são duas palavras que você nunca usaria em uma mesma frase junto com São Paulo Fashion Week. Contudo, foi exatamente isso que a 47ª edição do mais importante evento de moda da América Latina queria que você fizesse. O tema deste ano da SPFW foi uma pergunta: “Qual é a sua utopia?” cujo intuito é causar uma reflexão sobre o futuro e como o mundo pode se tornar um lugar melhor.  2019-05-13 - Tags: spfw n47 amir slama handred joao pimenta cavalera ronaldo fraga sao paulo fashion week liberdade autenticidade aventura paixao