Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

O maior evento sobre moda sustentável pelo olhar de uma brasileira

Durante dois dias a capital dinamarquesa se transformou no centro do mundo da moda sustentável. Longe do glamour das temporadas de moda em Paris, Milão e Nova York, a indústria da moda debateu temas importantes para a sustentabilidade do setor, na décima edição do Copenhagen Fashion Summit, que foi realizado nos dias 15 e 16 de maio.

A assessora executiva do Santa Catarina Moda e Cultura – SCMC, Amélia Malheiros, participou do evento por meio da missão especial do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Ela acompanhou palestras, e teve acesso a resultados de pesquisas inéditas e apresentados por lá. No texto abaixo, Amélia divide um pouco do que viu, as impressões com o país que é considerado o mais feliz do mundo, bem como os temas que foram levantados no congresso.

Sustentabilidade da Indústria da Moda

“Os desafios da indústria da moda são parecidos ao redor do mundo. Percebemos que estamos em estágios muito diferentes, enquanto em alguns países, entre eles o Brasil, muitos se perguntam o porquê precisamos colocar a sustentabilidade como agenda importante nas decisões estratégicas, nas escolhas que fazemos, seja nas empresas, seja na vida pessoal, na Dinamarca e em boa parte da Europa a pergunta é: como e o que podemos fazer para termos menos impacto na produção, para ter uma produção mais limpa, socialmente mais correta, com impactos mais controlados e diminuídos? Temos nossas dificuldades culturais em acreditar que temos como fazer melhor, que este é um tema prioritário. Na Dinamarca, este estágio já passou.

Diferentes realidades

O primeiro grande aprendizado aqui é a mudança no modal de transporte. As bicicletas são absoluta prioridade, em uma cidade de aproximadamente 1,4 milhão habitantes como Copenhagen, mais de 400 mil bicicletas circulam, a prioridade é dada ao ciclista e tudo funciona com harmonia. Os riscos são mínimos, pois a sinalização é respeitada por todos que fazem o trânsito. Além da segurança, outro ponto é a poluição que é muito menor do que em outros grandes centros. A indústria automobilística está se reinventando pois estão perdendo espaço, outra característica a se destacar é o transporte público, funciona muito bem, trem, ônibus, metrô, tudo é prático e eficiente. Aqui há um compartilhamento de espaços públicos harmonioso, é lindo de se ver.

Enquanto em alguns países, entre eles o Brasil, não há o hábito de frequentar brechós, comprar roupas de segunda mão, de ressignificar peças, na Europa é diferente. Aqui é comum encontrar peças incríveis em brechós, as pessoas compram naturalmente e adoram fazer isso. Essa é uma atitude que podemos e devemos aprender. Sei que as realidades sociais são muito diferentes, mas eles também não começaram do nada, foram vivendo a sua caminhada, as suas jornadas, foram vivendo os desafios em relação aos recursos naturais. Tudo sempre começa quando ampliamos a nossa consciência, quando fazemos esse entendimento. Também vemos a presença da Economia Circular, conceito que diz que cada um é responsável pelo que produz e consome, ou seja, os resíduos são insumos para a produção de novos produtos.

Um país feliz

A Dinamarca é reconhecida como o país que tem os maiores índices de pessoas felizes. São feitas pesquisas constantemente que comprovam isso. Enquanto no Brasil medimos o PIB (produto interno bruto), aqui eles medem o FIB, que é a taxa de felicidade. Podemos sentir isso nas ruas e conversando com eles. A segurança pública é incrível, seguridade social, funções públicas bem administradas, educação. Claro, uma realidade totalmente diferente da nossa, mas ao mesmo tempo não se vê exageros, não há uma moda que ostente, vemos simplicidade. Quem está bem vestido é de forma simples, minimalista e para realmente mostrar o que sentem e o que realmente valorizam. As mulheres usam muito vestido, inclusive para andar de bicicleta, é impressionante como se vestem bem e com simplicidade.

Temas do Congresso

Basicamente foram sete temas prioritários e deveriam constar na agenda de todas as empresas e indústrias que trabalham, articulam e que são participes no mercado da moda, são eles:

1) Trabalhar em rede - Mesmo que você reduza muito o seu impacto de tudo que é produzido internamente, em sua organização, você terá uma redução de impacto da ordem de 10%. Para possibilitar o aumento deste número é necessário articular com a sua cadeia de fornecedores e clientes, só assim será possível aumentar este índice.

2) Eficiência de recursos – energia, água, produtos químicos. A água tem sido utilizada de forma demasiada e sem conscientização, e isso não acontece apenas na indústria e sim em nossas próprias casas.

3)  Respeito com as pessoas – a forma de contratar, remunerar, e as relações como um todo dentro e fora das organizações.

4)  Sustentabilidade do mix de material – aqui se encontram as formas de redução os efeitos negativos de materiais, como fibras e outros que não sejam tão sustentáveis e tem sido utilizados em muitas organizações no fluxo de produção.

5) Design – pensar como o produto irá terminar a vida útil e depois disso, como ele poderá ter uma nova vida servindo de uma outra forma. Aqui está presente a economia circular. Buscar através do design novos significados para os produtos.

6)  Consumidores - saber exercer o poder de escolher o que queremos consumir e como iremos nos responsabilizar pelas nossas escolhas.

7)  Conscientização – procurar entender o que as marcas estão produzindo e de que forma. Buscar as informações nos sites, as marcas que escolhemos são transparentes? Tem relatório de sustentabilidade? Trazem soluções para os impactos ambientais? Como é a contratação da mão- de-obra?  

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Amélia Malheiros – Assessora Executiva do SCMC E Gestora da Fundação Hermann Hering
Fotos: Divulgação e Andreas Raun Arneberg - Ara.Newmedia.Com

Data de publicação: 22/05/2018

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Lacoste inaugura loja no Shopping RioMar em Recife
No início do ano, a Lacoste, marca francesa de estilo de vida conhecida por seu logo de crocodilo, suas camisas polo emblemáticas e casualwear premium inspirado no estilo esportivo, apresentou um novo conceito em suas lojas, o LE CLUB.  2019-09-16 - Tags: lacoste le club riomar shopping loja inauguraçao conceito

EcoSimple participa da feira Première Vision em Paris
A Première Vision Paris é uma das plataformas de negócios mais importantes do mundo. A tradicional feira reúne representantes, compradores e empresários do globo todo, criando um ambiente repleto de oportunidades, inclusive para as companhias brasileiras.  2019-09-16 - Tags: ecosimples premiere vision paris pet claudio rocha marisa ferragutt aparas texteis

Clube de Costura vence o Prêmio Abrasce 2019 na categoria campanhas institucionais
O Mega Moda Shopping, com o Clube de Costura, projeto institucional com foco em profissionalizar e desenvolver a moda, foi o grande vencedor do Prêmio Abrasce 2019, na categoria Campanhas Institucionais – Shoppings com ABL menor que 30 mil. O Prêmio foi entregue ontem, dia 09 de setembro, em evento realizado no Tom Brasil, em São Paulo.  2019-09-13 - Tags: mega moda shopping clube de costura projeto institucional abrasce campanhas institucionais abl

Vicunha destaca algodão brasileiro na última Munich Fabric Start
A Vicunha, líder na produção de índigos e brins, reafirmou sua presença na Munich Fabric Start, principal evento do setor de denim e sarjas em uma das maiores feiras têxteis do mundo. O evento, sediado em Munique, na Alemanha, aconteceu entre os dias 3 e 5 de setembro e contou com mais de 20 mil visitantes, além da participação de empresas de mais de 40 países.  2019-09-12 - Tags: vicunha munich fabric start denim alemanha textil

Pernambucanas participa da Semana do Brasil
Marca varejista nacional pioneira em inovações, a Pernambucanas participará da Semana do Brasil, idealizada pelo Governo Federal, com o principal objetivo de fortalecer o varejo e a economia brasileira. A Semana do Brasil, que ocorrerá entre os dias 6 e 15 de setembro, funcionará como uma espécie de Black Friday.  2019-09-11 - Tags: semana do brasil pernambucanas black friday sergio borriello

Alexandre Herchcovitch lança novas coleções com todo o maquinário Sansei
O estilista Alexandre Herchcovitch lançará novas coleções das marcas À La Garçonne e ÀLG a partir de 7 de setembro (sábado) em São Paulo. As roupas, desenhadas por um dos maiores nomes da moda brasileira e mundial, foram desenvolvidas utilizando máquinas de costura industriais Sansei® e Japsew®, distribuídas exclusivamente pela Andrade Máquinas, referência no país.  2019-09-09 - Tags: alexandre herchcovitch japsew andrade maquinas sansei conceiçao ruiz

Vicunha e Marisa se unem em parceria sustentável
Neste mês, a Vicunha, líder mundial na produção de índigos e brins, e a marca feminina Marisa lançam ao mercado uma coleção composta por denim de fabricação sustentável da gigante têxtil. O lançamento reforça o posicionamento das empresas como Guardiãs da Água, após se unirem à plataforma A Moda pela Água no primeiro semestre do ano.  2019-09-06 - Tags: ecoera vicunha moda pela agua pegada hidrica textil eco cycle marisa

Marca Lycra® patrocina a primeira edição do Novo Brás
A marca Lycra® é a patrocinadora oficial do evento Novo Brás, projeto que vai movimentar a capital paulista e o mercado fashion, entre os dias 10 e 12 de setembro. O evento lançará as coleções Primavera/Verão 2020 de 45 fabricantes dos principais pólos atacadistas da região, que apresentarão suas novidades com desfiles para os lojistas.  2019-09-04 - Tags: lycra novo brás primavera verao 2020 canatiba cedro santanense vicunha lycra company roby spatti augusto rezende

Especialista explica as diferenças entre agulhas para costura doméstica
A agulha é uma das partes mais importantes para que se tenha uma costura perfeita. Considerando que cada modelo tem a sua aplicação, existem cuidados que contribuem para o sucesso do trabalho final, como utilizar a agulha apropriada para cada tipo de tecido, evitando quebra de linha e resultando assim em pontos perfeitos.  2019-09-03 - Tags: agulha costura modelo cuidado sucesso tecido linha pontos marcelo santos

Sesc Avenida Paulista promove evento com Ronaldo Fraga e Meninas da Barra
No dia 11 de setembro, quarta, o estilista Ronaldo Fraga e o grupo de bordadeiras "Meninas da Barra" se encontram no Sesc Avenida Paulista para o bate-papo "Fazendo Moda e (Re) Criando Direitos". O encontro, que conta também com a presença do designer-artesão Gustavo Silvestre e a doutora em história Maria Claudia Bonadio.  2019-09-03 - Tags: ronaldo fraga meninas da barra sesc avenida paulista maria claudia bonadio gustavo silvestre

Empresa traz software Simple Color para o Brasil
A EcoSimple traz com exclusividade ao Brasil o software espanhol que permite aos seus clientes diversas simulações de tecidos. A marca que produz tecidos eco friendly, através do uso de matéria prima reciclada, inova e oferece ao mercado um software que possibilita a simulação de diversas cores em tecidos.  2019-09-02 - Tags: ecosimple brasil software tecidos cores eco friendly simple color

Nível de emprego e PIB estão aquém da meta para aumento do patamar de renda
O crescimento do PIB, de 0,4% no segundo trimestre, em relação ao imediatamente anterior, foi uma boa notícia, em especial porque superou as expectativas, salienta Pimentel. "No entanto, o resultado reflete uma conjuntura muita anêmica de crescimento, apesar de fatores positivos que vêm ocorrendo, como a reforma previdenciária, o trabalho em favor da tributária, a MP da Liberdade Econômica e desburocratização".  2019-08-30 - Tags: fernando pimentel abit ponto de vista

O caminho para a produtividade tecnológica da Indústria 4.0
Você já deve saber que o conceito de Indústria 4.0 envolve novas tecnologias e modelo de negócios. O termo não se refere apenas a uma tecnologia específica, mas há uma base que reflete em várias mudanças que acontecem na indústria e tudo isso é capaz de fazer uma grande diferença na operação das empresas.  2019-08-30 - Tags: ponto de vista angela gheller telles totvs

Ressignificação do uniforme
Os modernos conceitos de marketing a respeito da importância de agregar valor à marca apresentam estratégias eficientes que, também, impõem múltiplos desafios. Um dos principais refere-se ao posicionamento da marca no mercado.  2019-08-30 - Tags: uniformes ponto de vista kamille cunha styl uniformes

Nova solução reduz tempo na remoção de etiquetas no varejo
Furtos e roubos estão entre as principais causas de perdas no varejo brasileiro e as lojas de departamento e redes de moda são as que apresentam o maior índice dessas ocorrências. Para facilitar o trabalho dos colaboradores e proteger mercadorias de furtos e estragos, a Sensormatic Global Shrink Index acaba de lançar no Brasil as etiquetas InFuzion.  2019-08-30 - Tags: infuzion sensormatic global shrink index brasil etiquetas

Marisa cria iniciativa para combater violência doméstica
A Marisa, uma das maiores redes de moda feminina e lingerie do Brasil, criou ações internas para enfrentar a violência doméstica, tendo como principal iniciativa a criação do Canal de Acolhimento. Idealizado pelo Comitê de Combate à Violência Contra a Mulher da Marisa, o Canal tem por objetivo oferecer apoio, orientação e auxílio no encaminhamento aos órgãos de apoio às colaboradoras que se encontrem em situação de risco.  2019-08-30 - Tags: marisa violencia mulher colaboradoras orientacao apoio mental clean

Marca de moda feminina comemora 30 anos de tradição
A Aramodu, uma das mais importantes empresas de moda feminina do Bom Retiro, comemorou 30 anos de história em agosto. Com loja e fábrica própria no maior polo da moda de São Paulo, onde são produzidos cerca de 200 mil peças por ano, a marca também revende seus produtos para boutiques de todo o país.  2019-08-29 - Tags: boutiques aramodu moda feminina bom retiro sao paulo multimarcas mira lee

Empreendedora investe no ramo da moda com sucesso
Com o "boom" das redes sociais nos últimos tempos, as vendas de roupas femininas têm ganhado bastante espaço, pois criou-se uma forma de maior visibilidades dos produtos, com a ajuda do Instagram, por exemplo. Para de ter uma ideia, de acordo com Marcelo Prado,em uma reunião do Comtextil, juntamente com o Diretor Titular Elias Miguel Haddad, em 2017, estima-se que o mercado de moda deve crescer 3,1% ao ano até 2021.  2019-08-28 - Tags: moda online marcelo prado elias miguel haddad comtextil

Senai Cetiq e Castanhal se unem para promover concurso de moda sustentável
A Castanhal Companhia Têxtil está promovendo, em parceira com o Senai Cetiqt, o Concurso de Moda Sustentável Juta Castanhal, que tem como objetivos principais promover o aprimoramento técnico de alunos do Senai Cetiqt, propiciando aos participantes conhecimento e inovação na utilização da juta como matéria-prima principal no desenvolvimento das coleções.  2019-08-27 - Tags: castanhal textil senai cetiqt moda sustentavel juta castanhal tecnologia vestuario artes colecoes

Levi's® inaugura primeira loja conceito no Brasil
A partir de 24 de agosto, os fãs da Levi's® passaram a contar com uma novidade: a Levi's® do Morumbi Shopping está prestes a se tornar a maior loja da marca no país e a primeira com uma área de experiência física, a qual será um espaço totalmente dedicado à customização e personalização dos produtos da marca.  2019-08-26 - Tags: levis nova loja conceiro prataleira infinita morumbi shopping rui araujo silva apolo torres