Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

O que o RH tem a ver com vendas?

Ao lermos o título deste texto, já pensamos que ele vai abordar a transformação digital na área de Recursos Humanos, que revela a necessidade de contar com profissionais atualizados em relação às novidades e tecnologias, pois elas viabilizam as melhores práticas de gestão. Claro que essa transformação é importante e mantém a empresa sempre competitiva por meio da otimização de processos, mas esta não é a abordagem aqui.  

Lembre-se: Tecnologia é meio. Quem opera a tecnologia é o ser humano. E esse ser humano precisa estar cada vez melhor na sua essência. Na era digital, o grande diferencial, de fato, é o ser humano.

Um dado importante sobre o sistema educacional é de que 65% das crianças que estão hoje na escola irão trabalhar em empregos que ainda não foram inventados. A questão é: o mundo está mudando em uma velocidade cada vez mais exponencial e a sala de aula continua sendo, basicamente, a mesma. Então, existe um desafio grande que não está só dentro das escolas, mas também está no mundo corporativo.  

“É incrível como ainda tem gente que “reclama” que precisa ir para treinamento ou acha que treinamento é castigo. Isso significa que a área de RH também precisa entender a forma como estamos entregando o desenvolvimento. Ou seja: nós estamos atuando para despertar o interesse de pessoas para aquilo que é importante para as suas carreiras, que vai impactar no negócio, ou estamos tentando enfiar “goela abaixo” aquilo que faz sentido?”, pontua Carol Manciola, palestrante e Sócia-Diretora da Posiciona Educação e Desenvolvimento.

Atualmente, o sistema de treinamento organizacional é muito focado em três pontos principais: produtividade, produto e preço. Se tem uma coisa que a era digital vai obrigar que todo e qualquer profissional de toda e qualquer área da organização a pensar é no impacto que o seu trabalho tem nos resultados das organizações.

O significado das palavras não deve ficar focado em produtividade (fazer mais, com menos) ou produto (no sentido de qualidade) e preço (no sentido de preço baixo). “Quando falamos em produtividade, queremos falar de propósito, entrega, doação, paixão, inovação. Em como fazer com que as pessoas doem o melhor de si. Quando falamos em produto, queremos dizer algo que seja inovador, que ofereça ao cliente muito mais do que o produto ou o serviço em si, mas a sua aplicação em nossas vidas. E preço, estamos falando de algo que atualmente é fundamental, que é o de agregar valor”, afirma Manciola.

Como o profissional consegue agregar valor ao negócio

É importante entender que todos nós, de alguma forma, somos um produto e que também precisamos agregar valor. As competências requeridas para os profissionais do futuro são competências reais, nos diferenciando das máquinas, como por exemplo:

Resolução de problemas complexos – Ou seja, a nossa capacidade de pensar fora da caixa, dentro da caixa, mas pensar em solucionar problemas pelos quais a ainda não tenhamos as respostas. 

Pensamento crítico – Com a nossa capacidade de julgamento, de compreensão, de ir além daquilo que é óbvio.

Criatividade – No sentido de como inovar com poucos recursos.

Gestão de pessoas – Que é um desafio para toda a organização, e não somente do RH. Quem lida com pessoas precisa saber gerir pessoas.

Coordenação – Diante de um mundo que exige cada vez mais a disciplina, conseguir colocar o máximo de tarefas dentro do nosso dia-a-dia, sem “surtar”.

Inteligência emocional – Conseguir viver com todas as pressões que o mundo exerce sobre nós.

Julgamento e tomada de decisão – Está diretamente relacionado a nossa capacidade de pensamento crítico, mas que vai um pouco mais além, abrangendo a inclusão sem julgar, e sim, compreender.

Orientação para servir – Sempre foi uma competência de linha de frente, que lida diretamente com o cliente. E nos dias de hoje é fundamental estarmos dispostos a servir as outras pessoas, porque o mundo é uma engrenagem, e quanto mais a gente consegue conviver em sociedade, melhor.

Negociação – A capacidade de influenciar as pessoas, de mostrarmos para elas a nossa perspectiva e fazer com que, de forma positiva, elas caminhem em direção aos seus objetivos organizacionais. Tudo isso precisa confluir para pensar em um bem comum, ou seja, foco cada vez mais na negociação com base no coletivo.

Flexibilidade cognitiva – É a nossa capacidade não de desaprender, mas de ressignificar os aprendizados e de conseguir agregar cada vez mais crenças, capacidades e comportamentos divergentes com tudo aquilo que foi praticado durante toda uma vida.

Essas são competências que irão nos diferenciar cada vez mais das máquinas. Em um mundo cada vez mais digital, quanto mais humanos formos, melhor. “Hoje, cada vez mais o RH entende que o seu papel não é somente desenvolver liderança, mas ser parte de uma organização e conseguir ajudá-la a mover-se em um cenário cada vez mais competitivo. Não é somente se focar em criar um propósito, mas entender o porquê daquilo”.

Para Carol Manciola, uma competência também extremamente importante que o RH e as pessoas precisam desenvolver é a competência de vendas.  

“Vender não no sentido de “manipular”, mas de encontrar de fato quais são as características daquela organização que impactam a vida daquela pessoa. E venda, de uma maneira geral, é isso. É conseguir encontrar o produto certo para o cliente certo. Para isso, é preciso conhecer muito de produto e muito de cliente. A mesma coisa acontece em relação ao RH. Precisa conhecer cada vez mais o negócio, e cada vez mais de pessoas, para que se consiga promover essa conexão”, finaliza.  

Por: Carol Manciola, palestrante e Sócia-Diretora da Posiciona Educação e Desenvolvimento

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Carol Manciola

Data de publicação: 08/10/2019

Conteúdo relacionado


Cedro: das passarelas ao salão de negócios do Minas Trend Preview
A fabricante mineira de denins e sarjas, Cedro Têxtil, nunca esteve tão presente em uma das semanas de moda mais relevantes do Brasil, considerada o maior salão de negócios de moda da América Latina.  2019-10-21 - Tags: cedro textil jeanswear minas trend eduardo paixão senai modatec

Milano Unica: as tendências primavera/verão 2021
GEN Z _ GEN FUTURE: CULTURE TRIBE 5.0 - A Geração Z, abreviação de “Generazione Z”, é o nome que antropólogos, sociólogos e psicólogos deram aos pós-Millenials, composta por indivíduos nascidos desde 1997 até os atuais adolescentes.  2019-10-18 - Tags: milano unica gen future geraçao z tecnologia 5.0 tropical rave in mexico city indian chill out in la british clubbing in papua

Instituto Tomie Ohtake apresenta ‘Vestindo o tempo – 70 anos de moda italiana’
A exposição Vestindo o Tempo – 70 Anos de Moda Italiana percorre as rotas que levaram a produção da Itália a ganhar identidade e notoriedade internacional. As 45 peças selecionadas pertencem aos colecionadores Enrico Quinto e Paolo Tinarelli, detentores de um arquivo com seis mil itens, entre vestimentas e acessórios, atualmente fonte de inspiração para numerosas casas de moda.  2019-10-18 - Tags: joao braga giovanni battista giorgini moda italiana 70 anos

Arezzo lança podcast em parceria com Instituto Dona de Si
Dando continuidade a parceria com o instituto Dona da Si, idealizado pela atriz e empreendedora social Suzi Pires, a Arezzo anuncia o lançamento da sua primeira série de podcast. Reforçando o conceito #ArezzoJuntas, a marca e o instituto unem idéias e ideais que objetivam reforçar os laços femininos de troca, afeto e crescimento.  2019-10-14 - Tags: arezzo podcast instituto dona de si susi pires parceria

Hering apresenta campanha de Alto Verão “Juntinhos”, com IZA
A Hering, uma das marcas mais amadas do Brasil, apresentou sua nova campanha, “Juntinhos com IZA”, no dia 1 de outubro. A campanha possui três fases e é focada em memórias de um verão – mostradas em photoboth, nas escolhas da Iza – com curadoria de produtos e nas festas de Natal.  2019-10-14 - Tags: iza hering roupas colecao verao 2020

Levi's® Kids retorna para ficar de vez
A Primavera/Verão, estação mais colorida do ano, finalmente chegou. Isso significa brincadeiras ao ar livre e passeios com os amigos da escola nos finais de semana. E para aproveitar a temporada, a partir do dia 10 de outubro a Levi's® Kids, linha infantojuvenil da marca, volta de vez ao Brasil.  2019-10-11 - Tags: levis kids infantojuvenil primavera verao batwing

Senai Cetiqt oferece pós-graduação em Design de Estampa
Com previsão de crescimento de 34% em 2019 (dados do InfoTrends), o mercado global de impressão digital têxtil é uma das especializações que mais crescem no setor têxtil, estando presente em diferentes tipos de produtos, de moda (roupas, acessórios e sapatos) à decoração e têxteis-lar.  2019-10-10 - Tags: infotrends senai cetiqt impressao digital textil artes plasticas

Pensando sobre o Brasil em um mercado sem tarifas
Ainda que insuficiente para alavancar a economia, o PIB brasileiro cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2019. Por outro lado, as exportações para a Argentina (maior mercado dos têxteis brasileiros) desabaram, com queda de quase 40%, devido à grave crise cambial no país vizinho. Estes indicadores nos servem de farol para o grande desafio que teremos no futuro, com a desgravação tarifária entre Mercosul e União Europeia.  2019-10-08 - Tags: ponto de vista editorial textilia 113 maria jose de carvalho

O que o RH tem a ver com vendas?
Ao lermos o título deste texto, já pensamos que ele vai abordar a transformação digital na área de Recursos Humanos, que revela a necessidade de contar com profissionais atualizados em relação às novidades e tecnologias, pois elas viabilizam as melhores práticas de gestão. Claro que essa transformação é importante e mantém a empresa sempre competitiva por meio da otimização de processos, mas esta não é a abordagem aqui.  2019-10-08 - Tags: ponto de vista rh gestao de pessoa carol manciola

50 Anos de Internet e o mundo se comunica cada vez menos
Neste ano de 2019, a internet fará 50 anos. Nascida no berço da guerra, essa ferramenta de comunicação prometia revolucionar o mundo. Muitos cientistas se entusiasmaram com tal ideia e começaram a propagar as maravilhas da internet. Mas não somente parte da Ciência fez isso, o mundo inteiro comprou a ideia da internet.  2019-10-08 - Tags: internet 50 anos ponto de vista tecnologia redes sociais

Huntsman desenvolve gerenciamento de umidade para vestuário
A Huntsman Textile Effects ampliou seu programa de garantia de desempenho High IQ® para ajudar indústria, marcas e varejistas a atender à demanda do consumidor por vestuário com gerenciamento duradouro de umidade. O High IQ® Cool Comfort permite que as roupas respirem e, ao mesmo tempo, transportem a umidade para longe do corpo.  2019-10-07 - Tags: huntsman textile effects high iq cool comfort lee howarth oeko tex

Riachuelo inaugurou loja conceito no Shopping Morumbi
A Riachuelo inaugurou um novo conceito de loja, no Shopping Morumbi, no dia 26 de setembro. O espaço de 2.290m2 contará com um mix completo de produtos da marca, além de apresentar novos serviços e projetos pilotos da companhia. A experiência de compra do consumidor será inteiramente digital, com pagamento através de dispositivos móveis espalhados por toda a área do estabelecimento.  2019-09-30 - Tags: riachuelo grupo guararapes converse ativação. healthy building certificate elio silva

O segredo para achar peças incríveis em brechós
Os brechós estão em alta. Porém, mais que uma questão de preços baixos, esse tipo de compra também está relacionado a um novo comportamento de consumo. O influenciador Douglas Rocha explica que a busca por soluções ambientais é um dos principais fatores que contribuem para o aumento da procura pelas revendas.  2019-09-30 - Tags: brechos preços baixos douglas rocha influenciador consumo

Adidas lança nova coleção Y-3 no Brasil
A nova coleção Adidas Y-3, que une o estilo inconfundível do estilista Yohji Yamamoto com o espírito esportivo da marca das três listras, chega ao mercado brasileiro com uma pop-up store especial. Nascida em 2003, muito antes do surgimento do athleisure e da onda de colaborações entre estilistas e marcas de artigos esportivos, a Y-3 surge da vontade de Yamamoto de se reconectar com as ruas.  2019-09-26 - Tags: adidas y 3 yamamoto guadalupe pop up store streetwear loja sportwear felipe savone

Aramodu comemora 30 anos de história
A Aramodu, uma das mais importantes empresas de moda feminina do Bom Retiro, comemorou 30 anos de história e tradição em agosto de 2019. Com nome que traduzido do coreano significa “todo mundo sabe”, a empresa trabalha para atender as necessidades da mulher urbana e contemporânea, permitindo que ela esteja sempre elegante e chique no dia a dia.  2019-09-25 - Tags: aramodu moda feminina bom retiro chique elegante momento de relax contemporanea 30 anos

Parceria destaca as possibilidades comerciais de impressão 3D em roupas
A New York Fashion Week, um dos maiores eventos da indústria da moda realizada em Nova York, testemunhou a revelação de uma técnica inovadora: a impressão 3D produzida diretamente no tecido. A inovação é resultado da parceria entre a empresa de impressão 3D Stratasys e os estúdios de design threeAsfour e Travis Fitch, que resultou na criação da coleção “CHRO-Morpho”.  2019-09-25 - Tags: impressao 3d roupas new york fashion week nova york threeasfour travis fitch

Marca e entidades lançam edital para calçados sustentáveis
O Programa de Aceleração de Soluções Sustentáveis para Calçados, uma iniciativa da Osklen, Instituto-E e Senai Cetiqt/RJ, está com inscrições abertas até o dia 10 de outubro. O objetivo é criar condições para o desenvolvimento de produtos e componentes de calçados alinhados aos conceitos do triple bottom line da sustentabilidade - social, econômico e ambiental.  2019-09-24 - Tags: aceleraçao soluçoes sustentavel calçados osklen instituto e senai cetiqt

Com preço justo, KDenim Jeanswear traz tendências da arte de rua para o dia-a-dia
No mercado há 3 anos, a marca KDenim, de Santo Antônio do Sudoeste-PR, tem como público homens e mulheres que gostam de valorizar não só o corpo, mas também o espírito jovem, trazendo o tradicional Jeans num formato diferenciado, com novas lavagens e acabamentos, seguindo as últimas novidades do mercado nas modelagens das calças, shorts e bermudas.  2019-09-24 - Tags: kdenim jeanswear arte dia a dia jeans streetwear amanda riquerme

Oficina Reserva inaugura primeira loja em São Paulo
No dia 12 de setembro, o bairro dos Jardins recebeu a primeira unidade da Oficina Reserva, fashiontech brasileira de moda masculina com foco em peças básicas e sob medida. O projeto contempla o plano de expansão de 2019 da marca, que atualmente conta com duas lojas próprias no Rio de Janeiro e está presente em dez lojas Reserva por todo o Brasil.  2019-09-23 - Tags: oficina reserva loja sao paulo fashiontech moda masculina rio de janeiro expansao

Marca brasileira Brisa participa da Milan Fashion Week
Começou na última terça-feira, 17, em Milão, a temporada de desfiles Verão 2020. Para esta edição do calendário, uma das principais novidades é a participação da marca brasileira de slow fashion Brisa, do Rio Grande do Sul, no showroom "Milan Fashion Week: Emerging Talents".  2019-09-20 - Tags: milao showroom milan fashion week emerging talents palazzo visconti milano