Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

O que o RH tem a ver com vendas?

Ao lermos o título deste texto, já pensamos que ele vai abordar a transformação digital na área de Recursos Humanos, que revela a necessidade de contar com profissionais atualizados em relação às novidades e tecnologias, pois elas viabilizam as melhores práticas de gestão. Claro que essa transformação é importante e mantém a empresa sempre competitiva por meio da otimização de processos, mas esta não é a abordagem aqui.  

Lembre-se: Tecnologia é meio. Quem opera a tecnologia é o ser humano. E esse ser humano precisa estar cada vez melhor na sua essência. Na era digital, o grande diferencial, de fato, é o ser humano.

Um dado importante sobre o sistema educacional é de que 65% das crianças que estão hoje na escola irão trabalhar em empregos que ainda não foram inventados. A questão é: o mundo está mudando em uma velocidade cada vez mais exponencial e a sala de aula continua sendo, basicamente, a mesma. Então, existe um desafio grande que não está só dentro das escolas, mas também está no mundo corporativo.  

“É incrível como ainda tem gente que “reclama” que precisa ir para treinamento ou acha que treinamento é castigo. Isso significa que a área de RH também precisa entender a forma como estamos entregando o desenvolvimento. Ou seja: nós estamos atuando para despertar o interesse de pessoas para aquilo que é importante para as suas carreiras, que vai impactar no negócio, ou estamos tentando enfiar “goela abaixo” aquilo que faz sentido?”, pontua Carol Manciola, palestrante e Sócia-Diretora da Posiciona Educação e Desenvolvimento.

Atualmente, o sistema de treinamento organizacional é muito focado em três pontos principais: produtividade, produto e preço. Se tem uma coisa que a era digital vai obrigar que todo e qualquer profissional de toda e qualquer área da organização a pensar é no impacto que o seu trabalho tem nos resultados das organizações.

O significado das palavras não deve ficar focado em produtividade (fazer mais, com menos) ou produto (no sentido de qualidade) e preço (no sentido de preço baixo). “Quando falamos em produtividade, queremos falar de propósito, entrega, doação, paixão, inovação. Em como fazer com que as pessoas doem o melhor de si. Quando falamos em produto, queremos dizer algo que seja inovador, que ofereça ao cliente muito mais do que o produto ou o serviço em si, mas a sua aplicação em nossas vidas. E preço, estamos falando de algo que atualmente é fundamental, que é o de agregar valor”, afirma Manciola.

Como o profissional consegue agregar valor ao negócio

É importante entender que todos nós, de alguma forma, somos um produto e que também precisamos agregar valor. As competências requeridas para os profissionais do futuro são competências reais, nos diferenciando das máquinas, como por exemplo:

Resolução de problemas complexos – Ou seja, a nossa capacidade de pensar fora da caixa, dentro da caixa, mas pensar em solucionar problemas pelos quais a ainda não tenhamos as respostas. 

Pensamento crítico – Com a nossa capacidade de julgamento, de compreensão, de ir além daquilo que é óbvio.

Criatividade – No sentido de como inovar com poucos recursos.

Gestão de pessoas – Que é um desafio para toda a organização, e não somente do RH. Quem lida com pessoas precisa saber gerir pessoas.

Coordenação – Diante de um mundo que exige cada vez mais a disciplina, conseguir colocar o máximo de tarefas dentro do nosso dia-a-dia, sem “surtar”.

Inteligência emocional – Conseguir viver com todas as pressões que o mundo exerce sobre nós.

Julgamento e tomada de decisão – Está diretamente relacionado a nossa capacidade de pensamento crítico, mas que vai um pouco mais além, abrangendo a inclusão sem julgar, e sim, compreender.

Orientação para servir – Sempre foi uma competência de linha de frente, que lida diretamente com o cliente. E nos dias de hoje é fundamental estarmos dispostos a servir as outras pessoas, porque o mundo é uma engrenagem, e quanto mais a gente consegue conviver em sociedade, melhor.

Negociação – A capacidade de influenciar as pessoas, de mostrarmos para elas a nossa perspectiva e fazer com que, de forma positiva, elas caminhem em direção aos seus objetivos organizacionais. Tudo isso precisa confluir para pensar em um bem comum, ou seja, foco cada vez mais na negociação com base no coletivo.

Flexibilidade cognitiva – É a nossa capacidade não de desaprender, mas de ressignificar os aprendizados e de conseguir agregar cada vez mais crenças, capacidades e comportamentos divergentes com tudo aquilo que foi praticado durante toda uma vida.

Essas são competências que irão nos diferenciar cada vez mais das máquinas. Em um mundo cada vez mais digital, quanto mais humanos formos, melhor. “Hoje, cada vez mais o RH entende que o seu papel não é somente desenvolver liderança, mas ser parte de uma organização e conseguir ajudá-la a mover-se em um cenário cada vez mais competitivo. Não é somente se focar em criar um propósito, mas entender o porquê daquilo”.

Para Carol Manciola, uma competência também extremamente importante que o RH e as pessoas precisam desenvolver é a competência de vendas.  

“Vender não no sentido de “manipular”, mas de encontrar de fato quais são as características daquela organização que impactam a vida daquela pessoa. E venda, de uma maneira geral, é isso. É conseguir encontrar o produto certo para o cliente certo. Para isso, é preciso conhecer muito de produto e muito de cliente. A mesma coisa acontece em relação ao RH. Precisa conhecer cada vez mais o negócio, e cada vez mais de pessoas, para que se consiga promover essa conexão”, finaliza.  

Por: Carol Manciola, palestrante e Sócia-Diretora da Posiciona Educação e Desenvolvimento

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Carol Manciola

Data de publicação: 08/10/2019

Conteúdo relacionado


Curitiba terá a primeira loja 'Lixo Zero' do sul do país
Curitiba foi a capital escolhida para abrigar a primeira loja conceito “Lixo Zero” do sul do Brasil, e a segunda dessa categoria no país. A inauguração da loja “O bosque” acontece no dia 20 de dezembro, das 16h às 22h, no bairro Centro Cívico, na capital paranaense.  2019-12-11 - Tags: loja lixo novidade o bosque toro cauxi anna paiva tuz beegreen jungle rosalina corazza maderaria

10ª New York Fashion Tour acontecerá durante a Semana de Moda NY
O único programa que leva estudantes a conhecerem os backstages dos desfiles de uma das maiores semanas de moda do mundo, o NY Fashion Tour foi especialmente criado pelas consultoras de moda Silvia Scigliano e Marcia Crivorot para quem quer ter uma vivência em moda, unindo teoria e prática.  2019-12-10 - Tags: curso programa estudantes backstages desfiles nyfw crivorot scigliano

Classic Blue é a cor Pantone para 2020
Pantone Classic Blue traz paz e serenidade, oferecendo uma sensação de proteção ao espírito humano, impactando sobre a concentração que nos leva ao equilíbrio dos pensamentos.  2019-12-06 - Tags: pantone cor 2020 classic blue azul pantone 19 4052 cor do ano 2020

Fenin Fashion terá edições consecutivas em São Paulo e Gramado
A Expovest, empresa gaúcha promotora da Fenin Feiras, está preparando as edições de lançamentos da Indústria da Moda Outono/Inverno 2020, que acontecerão consecutivamente no mês de janeiro.  2019-12-06 - Tags: expovest fenin feiras sao paulo gramado oracon inverno 2020

Brandili está entre as 15 melhores empresas para se trabalhar
Pelo terceiro ano consecutivo, a Brandili está no ranking das melhores empresas brasileiras para se trabalhar. Em 2019, a têxtil catarinense se destacou entre as 15 melhores na categoria Grandes Empresas de Santa Catarina.  2019-12-06 - Tags: brandili reconhecimento melhores lugares great place to work gptw

Alexandre Herchcovitch participará de premiação e falará sobre moda e inovação
Representantes de 50 das mais de 600 revendas da Andrade Máquinas em todo o Brasil são esperados no maior evento do ano, realizado pela empresa, referência em distribuição de máquinas de costura no país: o prêmio Andrade & Sansei - Melhores do Ano, que será acontecerá na segunda-feira (9 de dezembro), em Guarulhos (SP).  2019-12-05 - Tags: alexandre herchcovitch premio andrade maquinas inovaçao moda record tv

Giorgio Armani é homenageado no British Fashion Awards 2019
Na noite do dia 2 de dezembro, no Royal Albert Hall, em Londres, aconteceu o icônico tapete vermelho do British Fashion Awards, que premia marcas de moda em diferentes categorias.  2019-12-04 - Tags: royal albert hall londres tapete vermelho british fashion awards giorgio armani outstanding achievement award

Clube Morena Rosa abre primeira loja em Curitiba no Shopping Mueller
Para as amantes das marcas do Clube Morena Rosa - Morena Rosa, Maria Valentina, Lebôh, Zinco e Iódice -, a franquia abriu sua primeira loja em Curitiba (PR), no Shopping Mueller. A inauguração aconteceu na última quinta-feira (28), com a presença do fundador da marca, Marco Franzato.  2019-12-04 - Tags: clube morena rosa maria valentina leboh zinco iodice franquia shopping mueller

Levi’s® participa pela primeira vez da CCXP19 Brasil
Entre os dias 5 e 8 de dezembro, a Levi’s® participa pela primeira vez da CCXP19, maior festival de cultura pop que acontece no São Paulo Expo. Com uma espaço de 90m², a marca apresenta as collabs de Star Wars a lendária fantasia espacial, Stranger Things com peças que fazem parte do figurino da série e Hello Kitty um dos personagens mais queridos do mundo pop.  2019-12-03 - Tags: levis ccxp19 tailor shop hello kitty collabs star wars dal design

Febratex Group apoia OxiGênio Criativo
A terceira edição do Festival OxiGênio Criativo que comemora o primeiro aniversário do projeto conta com apoio institucional do Febratex Group marcando a primeira parceria da plataforma OxiGênio Criativo com uma empresa com atuação nacional.  2019-12-02 - Tags: febratex group oxigenio festival criatividade agreste tex tecno textil brasil febratex summi

Teupapel incentiva reflexão de clientes com material inovador e personalização de produtos
A possibilidade de "vestir uma ideia" é uma busca do engenheiro e músico Daniel Turcheto desde o início de sua carreira como empreendedor, há 30 anos. "Será que no futuro, a tecnologia vai permitir que cada um seja capaz de inventar a sua própria roupa?", perguntava-se. A plataforma Teupapel, criada neste ano, é o "sim" de Turcheto transformado em empreendimento.  2019-11-30 - Tags: teupapel impressao tyvek du pont papel hp

Painel de crochê feito por ex-detentos foi cenário da Bienal na Virada da Virada
Novelos de diferentes tipos foram transformados por um grupo de egressos do sistema prisional, a partir da técnica do crochê, em um painel de 30 metros de largura por 3 metros de altura que foi exposto durante a Virada da Virada, realizada na Fundação Bienal de São Paulo.  2019-11-30 - Tags: circulo sa virada da virada bienal croche graacc turma do bem

Puma Brasil lança e-commerce com posicionamento 'Mudamos o Jogo'
Focada em sempre lançar novidades a Puma, uma das líderes mundiais no mercado esportivo, apresenta sua primeira plataforma própria de e-commerce no Brasil a puma.com.  2019-11-27 - Tags: puma ecommerce posicionamento plataforma brasil mobile first

Levis e Hohenstein firmam parceria para cadeia de suprimento no jeanswear
A Levi Strauss & Co. (LS&Co.), marca líder global em vestuário jeanswear, e o instituto alemão Hohenstein anunciaram colaboração para utilizar o sistema de certificação Eco Passport by Oeko-TEX® em toda cadeia de suprimentos.  2019-11-26 - Tags: levi strauss jeanswear eco passport screened chemistry instituto hohenstein

Vanish lança loja de roupas em parceria com brechó
Fazer do planeta um lugar mais sustentável tem sido pauta de diversos debates e, claro, a discussão passa por um consumo mais consciente. Pensando nisso, Vanish Crystal White apresenta ‘The White Store’.  2019-11-25 - Tags: vanish troc betc havas lucia albuquerque the white store

Sebrae e Grupo Malwee lançam 'Programa Malwee Abraça o Varejo'
O diretor comercial do Grupo Malwee, Gustavo Viana, explica que o programa Malwee Abraça o Varejo está baseado na ideia de sustentabilidade do negócio. “Nosso mantra é ser o melhor parceiro de negócio dos nossos clientes. Vamos oferecer melhores formas de negociação e benefícios comerciais para ajudá-los por meio de suporte na gestão de suas empresas".  2019-11-22 - Tags: malwee brasil sebrae programa encadeiamento produtivo moda

Osklen apresenta seu novo conceito de loja interativa
A Osklen lança sua primeira loja com foco em experiência e tecnologia, reforçando sua vocação para a inovação, o design e a conectividade. A marca, que é pioneira e benchmark na sustentabilidade, com 20 anos de desenvolvimento de projetos socioambientais no Brasil, oferece aos seus clientes uma nova experiência de compra.  2019-11-21 - Tags: osklen brasil vitrine inovaçao tecnologia roberto funari alpargatas havaianas

MOB apresenta primeira assistente virtual de estilo do Brasil
A MOB, tradicional marca de moda feminina, prepara o lançamento de uma inovação tecnológica no mercado brasileiro da moda. A marca se uniu à start up de tecnologia Catwalk e apresenta a primeira Assistente Virtual de estilo do Brasil, que vai sugerir em tempo real combinações de looks através de um clique.  2019-11-18 - Tags: mob assistente virtual brasil styling moda catwalk

Grupo Lunelli traz para o Brasil embalagens biodegradáveis
O material usado nas embalagens é feito de álcool polivinílico e é solúvel em água quente e compostável, com isso, o processo de decomposição da matéria plástica se torna muito mais rápido e eficiente, reduzindo impactos ambientais.  2019-11-18 - Tags: embalagem plastico alcool polivinilico lez lez grupo lunelli

Oskar Metsavaht participa do Milan Fashion Film Festival
Oskar Metsavaht, diretor criativo da Osklen, integrou o júri do Milan Fashion Film Festival ao lado de grandes nomes da moda internacional, como o estilista italiano Giorgio Armani, presidente do júri.  2019-11-12 - Tags: oskar metsavaht osklen milan fashion film festival expert hakan karaosman