Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

O que o RH tem a ver com vendas?

Ao lermos o título deste texto, já pensamos que ele vai abordar a transformação digital na área de Recursos Humanos, que revela a necessidade de contar com profissionais atualizados em relação às novidades e tecnologias, pois elas viabilizam as melhores práticas de gestão. Claro que essa transformação é importante e mantém a empresa sempre competitiva por meio da otimização de processos, mas esta não é a abordagem aqui.  

Lembre-se: Tecnologia é meio. Quem opera a tecnologia é o ser humano. E esse ser humano precisa estar cada vez melhor na sua essência. Na era digital, o grande diferencial, de fato, é o ser humano.

Um dado importante sobre o sistema educacional é de que 65% das crianças que estão hoje na escola irão trabalhar em empregos que ainda não foram inventados. A questão é: o mundo está mudando em uma velocidade cada vez mais exponencial e a sala de aula continua sendo, basicamente, a mesma. Então, existe um desafio grande que não está só dentro das escolas, mas também está no mundo corporativo.  

“É incrível como ainda tem gente que “reclama” que precisa ir para treinamento ou acha que treinamento é castigo. Isso significa que a área de RH também precisa entender a forma como estamos entregando o desenvolvimento. Ou seja: nós estamos atuando para despertar o interesse de pessoas para aquilo que é importante para as suas carreiras, que vai impactar no negócio, ou estamos tentando enfiar “goela abaixo” aquilo que faz sentido?”, pontua Carol Manciola, palestrante e Sócia-Diretora da Posiciona Educação e Desenvolvimento.

Atualmente, o sistema de treinamento organizacional é muito focado em três pontos principais: produtividade, produto e preço. Se tem uma coisa que a era digital vai obrigar que todo e qualquer profissional de toda e qualquer área da organização a pensar é no impacto que o seu trabalho tem nos resultados das organizações.

O significado das palavras não deve ficar focado em produtividade (fazer mais, com menos) ou produto (no sentido de qualidade) e preço (no sentido de preço baixo). “Quando falamos em produtividade, queremos falar de propósito, entrega, doação, paixão, inovação. Em como fazer com que as pessoas doem o melhor de si. Quando falamos em produto, queremos dizer algo que seja inovador, que ofereça ao cliente muito mais do que o produto ou o serviço em si, mas a sua aplicação em nossas vidas. E preço, estamos falando de algo que atualmente é fundamental, que é o de agregar valor”, afirma Manciola.

Como o profissional consegue agregar valor ao negócio

É importante entender que todos nós, de alguma forma, somos um produto e que também precisamos agregar valor. As competências requeridas para os profissionais do futuro são competências reais, nos diferenciando das máquinas, como por exemplo:

Resolução de problemas complexos – Ou seja, a nossa capacidade de pensar fora da caixa, dentro da caixa, mas pensar em solucionar problemas pelos quais a ainda não tenhamos as respostas. 

Pensamento crítico – Com a nossa capacidade de julgamento, de compreensão, de ir além daquilo que é óbvio.

Criatividade – No sentido de como inovar com poucos recursos.

Gestão de pessoas – Que é um desafio para toda a organização, e não somente do RH. Quem lida com pessoas precisa saber gerir pessoas.

Coordenação – Diante de um mundo que exige cada vez mais a disciplina, conseguir colocar o máximo de tarefas dentro do nosso dia-a-dia, sem “surtar”.

Inteligência emocional – Conseguir viver com todas as pressões que o mundo exerce sobre nós.

Julgamento e tomada de decisão – Está diretamente relacionado a nossa capacidade de pensamento crítico, mas que vai um pouco mais além, abrangendo a inclusão sem julgar, e sim, compreender.

Orientação para servir – Sempre foi uma competência de linha de frente, que lida diretamente com o cliente. E nos dias de hoje é fundamental estarmos dispostos a servir as outras pessoas, porque o mundo é uma engrenagem, e quanto mais a gente consegue conviver em sociedade, melhor.

Negociação – A capacidade de influenciar as pessoas, de mostrarmos para elas a nossa perspectiva e fazer com que, de forma positiva, elas caminhem em direção aos seus objetivos organizacionais. Tudo isso precisa confluir para pensar em um bem comum, ou seja, foco cada vez mais na negociação com base no coletivo.

Flexibilidade cognitiva – É a nossa capacidade não de desaprender, mas de ressignificar os aprendizados e de conseguir agregar cada vez mais crenças, capacidades e comportamentos divergentes com tudo aquilo que foi praticado durante toda uma vida.

Essas são competências que irão nos diferenciar cada vez mais das máquinas. Em um mundo cada vez mais digital, quanto mais humanos formos, melhor. “Hoje, cada vez mais o RH entende que o seu papel não é somente desenvolver liderança, mas ser parte de uma organização e conseguir ajudá-la a mover-se em um cenário cada vez mais competitivo. Não é somente se focar em criar um propósito, mas entender o porquê daquilo”.

Para Carol Manciola, uma competência também extremamente importante que o RH e as pessoas precisam desenvolver é a competência de vendas.  

“Vender não no sentido de “manipular”, mas de encontrar de fato quais são as características daquela organização que impactam a vida daquela pessoa. E venda, de uma maneira geral, é isso. É conseguir encontrar o produto certo para o cliente certo. Para isso, é preciso conhecer muito de produto e muito de cliente. A mesma coisa acontece em relação ao RH. Precisa conhecer cada vez mais o negócio, e cada vez mais de pessoas, para que se consiga promover essa conexão”, finaliza.  

Por: Carol Manciola, palestrante e Sócia-Diretora da Posiciona Educação e Desenvolvimento

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Carol Manciola

Data de publicação: 08/10/2019

Conteúdo relacionado


Canatiba lança tecnologia de tecidos antimicrobiais
Tecidos capazes de prevenir a proliferação de vírus, bactérias e fungos. Acabamentos inovadores e sustentáveis. Assim é a tecnologia Everclean da Canatiba Denim Industry, desenvolvida com foco nas demandas mais urgentes de um mundo em transformação.  2020-07-10 - Tags: canatiba denim industry everclean sanitized smart denim indigo canatiba

Empresa italiana lança máscaras de proteção aprimoradas com grafeno
A Directa Plus, criada em 2005 na Itália para desenvolver processos inovadores de produção de nanomateriais, anunciou o lançamento da linha Co-mask de máscaras faciais G+, que já estão disponíveis para venda no varejo e também no site da marca.  2020-07-10 - Tags: grafeno directa plus italia co mask mascaras faciais tecido aprimorado giulio cesareo coronavirus pandemia

Zinzane lança plataforma online de treinamento de equipe
O isolamento social provocou a aproximação da equipe da Zinzane, marca de moda carioca, com 18 anos e mais de 120 lojas próprias pelo Brasil. Com cerca de mil colaboradores, a empresa está aproveitando o período da pandemia provocada pelo covid-19 para a capacitação de seus profissionais, o que, por mais contraditório que pareça, acabou tornando a convivência da equipe mais próxima.  2020-07-06 - Tags: isolamento social zinzane plataforma de capacitacao treinamento funcionarios

Grupo Kyly utiliza tecnologia em fotos da Coleção Alto Verão 2021
O Grupo Kyly optou em produzir o Catálogo da Coleção Alto verão 2021 sem a atuação das crianças em nova sessão de fotos. Para não expor os modelos infantis diante da pandemia, as imagens que aparecem no catálogo e materiais de comunicação são as mesmas produzidas para a coleção passada e foram editadas, por meio de recursos digitais, com os looks da nova coleção.  2020-07-06 - Tags: grupo kyly moda infantil confeccao alto verao 2021 taciane martins eichstaedt multimarcas

Delfim desenvolve o primeiro 'super tecido' que protege do novo coronavírus
A busca por fazer a diferença neste momento delicado em que o país vive atualmente levou a indústria têxtil Delfim a alcançar um feito e tanto: tornou-se a primeira empresa brasileira a produzir um tecido que é capaz de matar o coronavírus SARS-COV-2 em menos de dois minutos por meio do contato.  2020-07-03 - Tags: covid 19 pandemia mauro deutsch delfim startup nanox delfim protect abnt

Sinditec entrega doações de jalecos e uniformes ao Hospital SP
O Sinditec entregou a doação de 301 conjuntos hospitalares cirúrgicos e 120 jalecos ao Hospital São Paulo (Hospital Universitário Unifesp). As roupas cirúrgicas foram produzidas atendendo pedido de ajuda do próprio hospital, para suprir a falta de uniformes aos médicos e enfermeiros das unidades de internação e terapia intensiva que atendem casos confirmados ou suspeitos de covid-19.  2020-07-02 - Tags: sinditec doacao covid 19 hospital sao paulo uniformes jalecos movimento ecoera

Grupo Lunelli publica o primeiro Relatório de Sustentabilidade
Referência no mercado têxtil brasileiro, o Grupo Lunelli vem pautando sua atuação na valorização das pessoas para produzir moda com significado. Dessa forma, as ações são guiadas também pelo compromisso com a sustentabilidade em seus três pilares: social, econômico e ambiental.  2020-07-02 - Tags: grupo lunelli denis luiz lunelli relatorio sustentabilidade gestao ambiental nbr iso mercado textil

Moda é destaque nas redes sociais durante a pandemia
A pandemia do covid-19 e as políticas de isolamento social, fizeram com que muitas pessoas passassem a utilizar as tecnologias para estarem conectadas com seus amigos e familiares, ao mesmo tempo, houve uma procura maior dos internautas para se manterem ligados às suas marcas de preferência, não apenas para saber das novidades, mas também para saberem quais as ações tomadas por essas empresas para auxiliar na contenção do vírus.  2020-07-02 - Tags: socialbakers metricas facebook instagram moda varejo ecommerce redes sociais

#JeansID debate sustentabilidade e tendências de moda inteligente
Há espaço para soluções inteligentes e sustentáveis na moda em tempos desafiadores? Com essa reflexão, a Vicunha conduziu a 5ª edição do webinar #JeansID com debate sobre sustentabilidade, tecnologia e eficiência no processo criativo de moda.  2020-06-29 - Tags: damyller pedro daminelli jeanologia fabio felix vicunha causas socioambientais sustentabilidade engineering center edesiger covid 19

7 For All Mankind antecipa lançamento de e-commerce no Brasil
A 7 For All Mankind adiantou o lançamento do e-commerce diante do atual cenário do covid-19. A marca internacional, criadora do jeans premium, disponibiliza produtos online para atender seus clientes sem precisarem sair de casa. Trata-se do primeiro passo de seu plano omnichannel, com a convergência do mundo físico com o virtual, e maior conveniência em todas as esferas.  2020-06-25 - Tags: 7 for all mankind e commerce delta galil industries jeans premium jeanswear sportswear

Isolamento social e mudança do comportamento de consumo dos clientes Farfetch
A pandemia do covid-19 fez com que as pessoas mudassem hábitos e rotina. As tendências de moda ficaram em segundo plano, enquanto novas necessidades de consumo passaram a ganhar relevância nas experiências de compra. A Farfetch, principal plataforma global de tecnologia para a indústria da moda de luxo, identificou a mudança de comportamento de seus consumidores durante a quarentena.  2020-06-22 - Tags: farfetch plataforma global pandemia loungewear lifestyle consumo

Benefícios da costura como atividade para crianças na quarentena
Em tempos de quarentena muitas mães estão em casa em busca de novos passatempos com seus filhos, de modo que eles não passem muito tempo assistindo televisão ou mexendo no celular. Neste cenário, a costura pode ser uma nova atividade para ser desenvolvida junto com as crianças.  2020-06-19 - Tags: singer crianca maquina de costura patchwork concheta feliciano singer brasil

Shopping virtual une lojistas de vestuário do país e ajuda empresariado em meio à pandemia
Com o objetivo de ajudar empresários de uma das áreas mais afetadas durante a pandemia, as lojas de vestuário, a Evanstur – assessoria de moda para lojistas e redes varejistas da área, com sede em Campinas (SP) – lançou no dia 11/06 o portal Clube de Estilo. O e-commerce reúne peças de estabelecimentos de todo o país e os lojistas arcam apenas com o custo de manutenção do site.  2020-06-15 - Tags: isolamento quarentena varejistas evanstur shopping online coronavirus moda ecommerce kefer van der laan

Grupo Lunelli fabrica e doa 20 mil máscaras de tecido a moradores de Maracanaú
O Grupo Lunelli, com sede em Santa Catarina, firmou parceria com a Prefeitura de Maracanaú, no Ceará, para doações de máscaras de proteção indidual à população do município. Em alinhamento com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da cidade, a empresa confeccionou e vai distribuir 20 mil máscaras, sendo que as primeiras 8,4 mil já foram entregues nesta semana.  2020-06-12 - Tags: lunelli doacao mascaras covid19 grupo lunelli ips

Empresa lança spray antisséptico para higienização de roupas
A Visto.Bio, empresa 100% brasileira de biotecnologia aplicada à sustentabilidade, acaba de lançar no mercado o spray Visto.Bio Antisséptico, produto que além de proteger contra o desenvolvimento de fungos e bactérias, é uma solução eficaz para evitar a propagação de vírus.  2020-06-12 - Tags: visto bio biotecnologia sustentabilidade spray antisseptico covid 19 renan serrano

Riachuelo inova na celebração de Dia dos Namorados
Para o Dia dos Namorados atípico que 2020 está trazendo por conta da pandemia do novo coronavírus, a Riachuelo adapta suas ações para a data e transforma a comemoração em entretenimento online, buscando oferecer um momento de distração e amor para quem está isolado em casa com ou sem um companheiro.  2020-06-10 - Tags: dia dos namorados riachuelo comemoracao di ferrero varejo marcas

Vicunha cria banco de tecidos para apoiar marcas, parceiros e instituições
Referência em soluções jeanswear, a Vicunha segue desenvolvendo ações de apoio à sociedade no combate ao avanço da pandemia no Brasil e fortalece sua parceria com marcas, jovens estilistas, instituições e pequenos empreendedores por meio da criação de um banco de tecidos.  2020-06-08 - Tags: vicunha jeanswear pim sao bernardo do campo vtex franscisco gonzales plataforma parceria criativo

Fashiontv estreia programa sobre a história da moda e tendências atemporais
A história da moda narrada por meio de suas criações mais icônicas é tema da série Linhas do Tempo: Moda e Tendências Que Não Passam, que estreia com exclusividade no canal FashionTV em 11 de junho. No programa, grandes nomes do mercado fashion brasileiro irão fazer releituras de looks clássicos que, além de representar os estilos adotados desde o século passado até os dias atuais, também expressam a evolução do comportamento da sociedade, principalmente em relação às mulheres, cujas características refletem na aparência.  2020-06-05 - Tags: linhas do tempo moda e tendencias que nao passam fashiontv programa de televisao historia da moda moda brasileira fashion tv comportamente

Grupo Elian lança selo comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Para marcar de forma positiva o mês em que celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Grupo Elian, indústria têxtil de Jaraguá do Sul (SC), está promovendo ações de conscientização, entre elas, o lançamento do selo “Elian Preserva”. A iniciativa abrange todas as atividades de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social e econômica que a empresa promove e as que já estão no planejamento para os próximos meses.  2020-06-04 - Tags: grupo elian semana do meio ambiente industria textil elian preserva abvtex zdhc zero discharge of hazardous chemicals descarte zero fernando scaburri

Sebrae e Lojas Renner se unem para fortalecer pequenas empresas
Diante do cenário desafiador vivenciado pelo segmento da moda, o Sebrae e a Lojas Renner se uniram para apoiar micro e pequenas empresas que fazem parte da cadeia produtiva da varejista. A nova parceria vai proporcionar, de maneira gratuita, um conjunto de consultorias para gerenciamento de crise e gestão financeira em 220 pequenos negócios de seis estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais).  2020-06-01 - Tags: sebrae renner pequenas empresas auxilio pandemia covid 19