Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Mulheres à frente do mercado de serigrafia sign e têxtil

Além de representar 52% da população brasileira, as mulheres estão cada vez mais ocupando espaços nas universidades e no universo empresarial. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) elas representam 7% a mais nas universidades e 49% do mercado de trabalho, de acordo com pesquisa realizada pela Organização Mundial do Trabalho (OMT).

Já uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, aponta que empresas com mulheres na liderança têm 21% a mais de chances de ter desempenho financeiro acima da média e ao analisar a trajetória feminina nos últimos 20 anos, as mulheres saltaram de 34,8 milhões para 45,8 milhões no conjunto da população economicamente ativa no Brasil – alcançando mais de 44% do total, segundo o último censo do IBGE. Se olharmos para períodos mais longos, fica ainda mais evidente a participação no mercado de trabalho – em 1992, por exemplo, as mulheres eram pouco mais de 25 milhões das pessoas economicamente ativas, isso é fator determinante para entender que elas estão ocupando os espaços dentro das empresas, antes redutos masculinos.

E dentre esses espaços corporativos, destaca-se o mercado de serigrafia, sign e têxtil. Como exemplo, a principal feira do setor, a FuturePrint, possui uma equipe de dezesseis pessoas somando os departamentos de marketing, comercial e operacional, sendo quatorze mulheres. Para Liliane Bortoluci, diretora do evento, é um prazer e uma felicidade ver as mulheres assumindo com potencial cargos de liderança em mercados que antes, em sua maioria, eram ocupados por homens. “A representatividade feminina dentro de um evento dirigido a área de comunicação visual é de suma importância, saber que nossa equipe levou a FuturePrint ao patamar de principal feira de setor, nos traz uma assinatura da competência com que lidamos com o mercado de trabalho, mesmo que muitas vezes, nossa rotina ainda tenha uma jornada dupla, em nossas casas. Isso mostra o quanto as mulheres estudaram, construíram e conquistaram seus espaços no ambiente corporativo”, completa.

E o número de mulheres nos setores de sign, serigrafia e têxtil, não é pautado apenas pelas lideranças da feira FuturePrint, elas crescem vertiginosamente em todas as direções, além dos cargos gerenciais, também estão à frente das empresas de brindes promocionais, compradoras do setor e nas empresas de tecnologia e maquinários.

Caso da VP Máquinas Dobradeiras Termoplásticas e Kapalê Comunicação Visual, duas empresas comandadas por Ana Paula Paschoalino de Freitas, que também acumula os cargos de primeira presidente mulher da Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Gravação, Impressão, Acabamento e Conversão da ABIMAQ, Conselheira da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), facilitadora e cofundadora do projeto social +10 Mulheres, onde compartilha seus conhecimentos de empreendedorismo e gestão de pessoas com ferramentas de Coaching. O Projeto já impactou positivamente mais de 150 mulheres.

Ana Paula conta que quando se formou em Artes Gráficas, as mulheres ocupavam 5% das vagas, atualmente esse número ultrapassa a marca de 50%. Outro fator que destaca, é que no Nordeste, as MEIs em nome das mulheres já ultrapassaram os 51%, e ainda completa que em sua empresa os cargos de liderança são ocupados por três mulheres e um homem. “O Perfil feminino tem um diferencial de agregar e distribuir, isto foi constatado em uma pesquisa realizada pelo banco Goldman Sacks quando lançaram o programa 10.000 Mulheres, do qual tive o privilégio e alegria em participar. Foi constatado que um homem quando recebe conhecimento e melhora sua condição financeira ele compra uma TV maior ou troca de carro, já as mulheres que melhoraram sua situação financeira e recebem conhecimento, contratam mulheres, melhoram a alimentação de seus filhos, parentes e até vizinhos, enfim mudam uma pequena sociedade”, diz Ana Paula.

Lançado em 2008, o 10.000 Mulheres é um programa global do banco de investimentos Goldman Sachs e da Goldman Sachs Foundation, que proporcionou educação em administração e gestão de negócios a mulheres empreendedoras, a fim de ajudar a melhorar a qualidade da educação empresarial nos países em desenvolvimento. Atualmente o programa já ultrapassou a meta de 10.000 mulheres e inspirou outras ações como Mulheres Itaú, Mulheres do Brasil, Mulheres que decidem, Integral Women e tantas outras. Para Ana Paula, ações como estas colaboram para mudar a visão no mundo empresarial.

Bacharel em direito, Celia Yshii, sócia proprietária da Flock Color há 32 anos, conta um pouco da sua história que se funde com a companhia, fabricante de máquinas direcionadas para as áreas de serigrafia, sinalização e embalagens. Atual liderança executiva da empresa, Celia Yshii deixou o direito em 1988 e decidiu trabalhar junto com o marido, Ioshimi Yshii, na abertura da indústria. “Começamos com um único equipamento e fomos crescendo com a demanda do mercado, na época conhecia pouco da área, estudei, me especializei no setor e há doze anos, Ioshimi resolveu investir em um novo negócio, me convidou para somar no empreendimento, mas entendi que meu lugar era e continua sendo na Flock Color. Uma mudança que me colocou em um novo patamar de desafio, estar à frente da gestão da empresa, aceitei como uma meta e a companhia continua inovando no setor. Estar sempre em movimento é um dos nossos objetivos”, destaca Celia.

Já a empresa IITA tem 85% de mulheres em seu quadro de colaboradoras, distribuídas nas áreas comercial, administrativa e produção, que ocupam cargos desde diretora comercial à líder de serviços gerais. De acordo com Jocafe Emiliana da Silva, diretora comercial, a política da empresa quanto as questões salarias, não distingue o sexo do colaborador e sim, o mérito, a capacidade, o foco, a determinação e empenho com que cada um desempenha em seu setor/cargo. “Acreditamos na força da mulher e na capacidade de resolver os problemas de forma clara, objetiva e com sensibilidade, o que acaba tornando os procedimentos diários de forma geral mais organizados”, explica Jocafe.

A Roland DG Brasil, fabricante japonesa de impressoras de grandes formatos e 3D, também tem uma história de crescimento da participação das mulheres. Atualmente 52% da empresa é operada por elas nos mais diversos departamentos. “Em cargos de gestão a Roland DG avança em passos largos. A participação feminina desde 2018 cresceu 50% nos cargos de coordenação e supervisão, inclusive nas áreas de logística, operação de equipamentos e especialistas de produtos, sendo a equiparação salarial similar entre homens e mulheres”, completa Michelle Fernandes, supervisora de marketing da empresa.

Outra empresa do setor que possui paridade de gênero em sua equipe é a Fantastic Brindes, que contam com 50 colaboradores, sendo 50% mulheres e muitas delas em cargos de liderança. Um grande exemplo é Thais Martines Alves, sócia fundadora, coordenadora da equipe comercial e que também está à frente das principais tomadas de decisões da companhia. “Nossas colaboradoras estão em diversas áreas da empresa, financeiro, vendas, expedição, produção e gravação. Esse foi um caminho percorrido naturalmente, as oportunidades foram dadas as pessoas mais capacitadas e que demonstraram maior interesse. Com isso esperamos contribuir para o crescimento da expressão feminina no mercado de trabalho”, afirma Thais.

Já Adriana Perini, diretora da empresa Anariê Brasil, distribuidora de equipamentos, suprimentos para comunicação visual e serigrafia, conta que a empresa foi fundada em 1991 por três pessoas, um sócio, uma sócia e um colaborador, com todas as contratações e administração da empresa, desde sua fundação até hoje, sob responsabilidade da sócia. Foi a partir de 1999, pois até aquele ano, todas as vagas dentro da empresa eram ocupadas por pessoas do sexo masculino, houve a primeira contratação feminina. Hoje a média em relação ao gênero da companhia permanece com paridade e a política salarial está relacionada com a função ocupada e com o desempenho pessoal de cada profissional.

No Brasil as mulheres também representam 52% da população, e isso basta para pensar o colapso econômico que seria se esse percentual da população não fosse ativa economicamente. Há grande relevância no crescimento do poder de compra feminino, destaque para os números do último Censo da Educação Superior, que mostraram as mulheres como 60% das pessoas que concluíram cursos superiores no país, um dado relevante que indica um caminho em relação ao futuro potencial feminino dentro do mercado de trabalho e como consumidoras.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: MM Agência
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 09/03/2020

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Campanha da Singer presenteia consumidores até 6 de junho
A Singer do Brasil, líder mundial na fabricação de máquinas e acessórios de costura domésticos e industriais, lança campanha que dá R$ 100,00 em agulhas na compra de uma máquina de costura doméstica. A promoção "Sua Singer vale agulhas" é válida até 6 de junho para quem adquirir máquinas pela loja online da fabricante.  2020-05-19 - Tags: singer promocao maquinas de costura maquinas domesticas agulhas lojas online

Abvtex lança recomendações de boas práticas à retomada do varejo de moda
Prevendo o período de reabertura das lojas a partir da liberação gradativa pelo poder público estadual e municipal, com especial atenção à saúde e segurança das pessoas, é que as principais redes de varejo de moda do País representadas pela Abvtex - Associação Brasileira do Varejo Têxtil estão se preparando para a retomada.  2020-05-19 - Tags: abvtex covid 19 pandemia retomada varejo de moda pandemia edmundo lima economia textil varejo

Senai Cetiqt e Laudes Foundation lançam projeto de Moda Circular
No último dia 15 de maio, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt) em parceria com a Laudes Foundation, promoveram a live de lançamento do Projeto Moda Circular - o início de um novo ciclo para a Indústria da Moda. Diante de um cenário complexo, com o avanço da pandemia afetando diretamente a indústria da moda, somado a discussão sobre impactos socioambientais, vem acelerando o movimento de transformação do atual sistema linear baseado em extrair, produzir e descartar para um modelo mais justo e sustentável.  2020-05-18 - Tags: senai cetiqt laudes foundation projeto moda circular industria da moda socioambiental economia circular inova moda digital

Nilit concentra esforços em pilares de proteção, colaboração e produção de EPI
Frente à pandemia de covid-19, a Nilit, líder mundial de poliamida 6.6 premium, se reorganizou com diretrizes pensadas para a proteção dos funcionários e clientes, fundamentada na solidariedade pelo momento que estamos vivendo, com ações para produção e doação de máscaras e álcool em gel, e na ampliação da produção de fibras especiais para Equipamentos de Proteção Individual (EPI).  2020-05-18 - Tags: nilit epi poliamida covid19 equipamentos de protecao individual pandemia casa hope materia prima unesp

Plataforma permite comprar máscaras de proteção diretamente das costureiras
A pandemia da Covid-19 trouxe ao cenário das ruas e estabelecimentos comerciais do país um novo artefato, que são as máscaras faciais de proteção. O uso das máscaras tornou-se uma necessidade a quem deseja se proteger da contaminação do novo coronavírus e obrigatório em alguns estados e cidades brasileiros.  2020-05-15 - Tags: rede asta mascaras de tecido plataforma tecnologia geolocalizador artesas pandemia covid 19 empreendedorismo

Thirty Seven Trend é a primeira startup brasileira voltada para slow fashion
Em uma sociedade onde “mais é mais”, que nos dita uma rotina desenfreada e que muitas vezes não nos deixa nem mesmo refletir sobre o impacto de nossas ações, é necessário desacelerar e olhar com mais cuidado e respeito para o mundo sobre o nosso consumo.  2020-05-14 - Tags: thirty seven trend slow fashion nathalie serafin marketplace plataforma filosofia slow fashion impacto ambiental

Dona Santa lança plataforma digital para venda de peças de segunda mão
Dona Santa, multimarcas comandada por Juliana Santos, lançou mais um projeto, que reflete a sua reinvenção e conexão com as novas tendências de consumo. A plataforma digital Circular (@ajudeacircular) nasceu da necessidade de fazer peças de moda terem vida mais longa, levarem suas histórias adiante, e de trazer um novo rumo para elas, através da venda second hand.  2020-05-13 - Tags: dona santa plataforma digital second hand segunda mao circular juliana santos

Brother doa 10 máquinas de costura para o Hospital Filantrópico Santa Marcelina
Como parte dos esforços para ajudar na luta contra a pandemia do novo Coronavírus, a Brother, multinacional japonesa que acompanha os avanços do mercado máquinas de costura e bordado, mercado de impressão, digitalização e organização, doou mais 10 máquinas de costura para o Hospital Filantrópico Santa Marcelina, que fica em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.  2020-05-12 - Tags: brother maquinas de costura hospital filantropico santa marcelina doacao pandemia mascaras jalecos comvida joao yazaki

ESPM Porto Alegre doa máscaras para instituições de idosos
As ONGs Lar Don Guanella e Lar Gustavo Lordlund, duas instituições que assistem idosos e que são parceiras das ações desenvolvidas pela ESPM Social de Porto Alegre, receberão, a partir desta semana, doações de máscaras de tecido, confeccionadas voluntariamente por alunos dos cursos de Comunicação Visual e de Moda da ESPM Porto Alegre.  2020-05-12 - Tags: espm porto alegre espm isolamento social doacao covid 19 pandemia mascaras de tecido

Balmain lança o projeto online com o intuito de unir e inspirar seus seguidores
Durante esse período de distanciamento, paradoxalmente, nossa humanidade compartilhada parece estar cada dia mais evidente. Nossa nova rotina de "trabalhar em casa" tem sido repleta de lives, bate-papos digitais e os dias terminam com uma alta carga emocional, em que entendemos e valorizamos nossos heróis da linha de frente.  2020-05-11 - Tags: balmain balmainensemble distanciamento social olivier rousteing

Farfetch anuncia empresas selecionadas para quarta fase do programa Dream Assembly
A Farfetch, plataforma de tecnologia global da indústria de moda de luxo, anunciou as startups que fazem parte da quarta fase do seu programa Dream Assembly. As oito empresas focadas em tecnologia que fazem parte da última seleção está moldando o futuro da moda e do varejo e foram selecionadas entre 155 aplicativos de todo o mundo.  2020-05-11 - Tags: farfetch plataforma moda de luxo moda luxo startups dream assembly tecnologia cerebra ai favourup ivapparel m-xr newlife stylescript supply compass whoqip

Vicunha reabre sala de costura para produzir 36 mil máscaras de tecido
A Vicunha, referência em soluções jeanswear, mantém comprometimento à saúde de seus colaboradores e da comunidade em nova iniciativa no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Sediada no município de Guarulhos, a sala de costura da companhia foi reaberta para produção de 21 mil máscaras de tecido, destinadas aos funcionários e suas famílias e, em média, 15 mil serão destinadas à doação para comunidade do entorno na região, bem como para instituições.  2020-05-08 - Tags: vicunha covid 19 pandemia sala de costura guarulhos mascaras de tecido protecao individual avenues world school são paulo crowdfunding costureiras

Cia. Hering doa 300 mil máscaras de tecido para Goiás
Em reforço às ações solidárias no combate ao coronavirus Covid-19, a Cia. Hering direcionou parte de sua produção - que opera de acordo com todos os padrões de higiene e distanciamento social recomendados pelos órgãos de saúde –, para confeccionar 300 mil máscaras de tecido e doá-las à população em vulnerabilidade social de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).  2020-05-07 - Tags: instituto reciclar dia de doar fundacao hermann hering doacao pandemia covid 19 projeto retrama cia hering

Senac RJ disponibiliza e-book para confecção de máscaras de tecido
Item obrigatório para prevenção ao covid-19, máscaras de tecido também geram oportunidade de renda para artesãos e costureiros. Além do compromisso educacional em cursos de Costureiro e Modelagem, que está possibilitando remuneração para alunos e ex-alunos, o Senac RJ lançou este mês o E-Book Passo a passo para fazer sua máscara de tecido.  2020-05-07 - Tags: mascaras de tecido mascaras de uso individual protecao pandemia senac rj modelagem ebook passo a passo

Highstil e Plié unem-se para doar máscaras de proteção
Com objetivo de apoiar profissionais de saúde e pacientes neste momento de luta contra o Covid-19, a Highstil e a Plié, ambas do mesmo grupo têxtil, unem forças para doar 5.000 máscaras de proteção. A produção será realizada na tecelagem do grupo e conta com tecidos especiais da Plié com poliamida premium Sensil®, que é muito suave e seca mais rápido.  2020-05-05 - Tags: sensil nilit highstil plie doacoes casa hope unesp botucatu ron horovitz

Obrigatoriedade do uso de máscaras vira oportunidade para pequenos negócios
Quando Camila Sampaio, dona da loja de roupas Arara Store, de Brasília, anunciou nas redes sociais que passaria a produzir máscaras, não imaginou o sucesso que teria. Preocupada com a disseminação do coronavírus, a empresária comercializa equipamentos de proteção feitos com retalhos de coleções passadas e estima a venda de mais de 200 unidades por semana.  2020-05-04 - Tags: sebrae oportunidade mascaras de protecao carlos melles pequenos varejos faturamento covid19 pandemia

Entidades do varejo criam plataforma para geração de empregos
A ABVTEX - Associação Brasileira do Varejo Têxtil, que representa as principais redes de varejo de moda nacional, participa do movimento pioneiro no País em que 29 entidades ligadas ao setor uniram-se para desenvolver uma plataforma online de geração de empregos no comércio.  2020-05-04 - Tags: abvtex edmundo lima varejo de moda plataforma online emprego vagas no varejo portal

Mega Moda inaugura serviço drive-thru para entrega de produtos
O Mega Moda de Goiânia, formado por três shoppings especializados em vestuário, está oferecendo serviço de drive-thru para entrega de mercadorias. Com o lema "Levar o melhor da moda nacional sem sair do seu veículo", a ação é inédita na Região da 44 e visa atender apenas os clientes que vão de carro, evitando aglomeração, em razão da pandemia de Covid-19.  2020-04-29 - Tags: mega moda mega moda shopping drive-thru mega moda park varejo pandemia aglomeramento covid19

Lojas Renner e Einstein lançam plataforma colaborativa 'Inovação do Bem'
A Lojas Renner e a Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, lançaram a plataforma Inovação do Bem para conectar hospitais a produtores de itens de proteção individual e uniformes, com o objetivo de contribuir no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil.  2020-04-29 - Tags: lojas renner hospital israelita albert einstein inovacao do bem startups incubadora pandemia covid19 uniformes produtores

Marca brasileira Vert inaugura loja em Nova York
A Vert, marca sustentável franco-brasileira de tênis, inaugura sua loja flagship em Nova York. Será sua primeira vez localizada nos Estados Unidos, e chega após três meses da abertura de loja em Paris. A loja estará localizada na 205 Mulberry Street, onde anteriormente foi a casa da Creatures of Comfort, uma das melhores lojas conceito em Nova York.  2020-04-28 - Tags: vert francobrasileira tenis calcados nova york flagship paris creatures of comfort francois morillion