Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Marcas do varejo de moda investem em tecnologia para atendimento ao cliente

Em abril a capital paulista recebeu uma das maiores semanas de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week (SPFW). As próximas paradas das famosas “Fashion Weeks” acontecerão em Londres, Nova York, Milão e Paris. Estes encontros são importantes não só para as marcas apresentarem as tendências do mercado de moda, mas também para promover um debate sobre aplicações de novas tecnologias nos processos utilizados no setor.

Com as inovações tecnológicas a todo vapor, as empresas precisam se adequar caso queiram continuar elevando seu ritmo de atendimento. Atualmente, segmentos diversos optam por recursos tecnológicos para dar um suporte maior aos clientes. Diante disso, o mercado de moda, constantemente em expansão, encontrou na tecnologia uma saída para atender melhor seu consumidor.  

O varejo de moda é um forte representante da transformação digital. A expansão e constante evolução do e-commerce é o maior exemplo disso, uma vez que exige cada vez mais das marcas no critério adaptação e agilidade, fatores essenciais para se manterem competitivas no mercado.

Para reduzir o impacto das altas demandas na satisfação do cliente, as empresas do varejo vêm investindo na automação e reestruturação do atendimento com o apoio da tecnologia. As plataformas de atendimento, por exemplo, além de centralizar e registrar as interações com os consumidores, criam bases de conhecimento para ajudá-los a resolver seus problemas.

As marcas Shoulder e Maria Filó, ambas do setor de vestuário, têm investido em novas tecnologias visando o aprimoramento de seus serviços de atendimento ao cliente para melhorar a experiência deles antes, durante e após a conclusão da compra.

Desafios

A falta de investimentos no atendimento ao cliente pode impactar diretamente na receita das empresas. Em 2015, segundo uma pesquisa realizada pela New Voice Media, diversas companhias tiveram um prejuízo de US$ 62 milhões por oferecer uma experiência de atendimento ruim.

Um dos principais desafios do atendimento ao cliente é relacionado a alta demanda. Ainda de acordo com a pesquisa da New Voice Media, 70% dos consumidores entram em contato com as empresas para resolver questões rápidas, e consequentemente querem um atendimento imediato. Porém, com pouco suporte e demanda alta, o tempo de espera dos clientes acaba ultrapassando os limites.                                    

Antes de qualquer contato com a empresa, a pesquisa aponta que 60% das pessoas primeiro tentam resolver o problema sozinhas. Porém, apenas 20% têm sucesso, o que faz com que terminem procurando um SAC. Com isso, torna-se necessário uma otimização no atendimento para suportar tamanha demanda.

Buscando elevar e aprimorar o relacionamento com seus clientes, as marcas Shoulder e Maria Filó escolheram a plataforma Zendesk e contaram com o apoio da parceira Aktie Now, empresa tecnológica especializada em atendimento ao cliente para implantação da ferramenta.

A Shoulder utiliza os produtos da família Zendesk há apenas dez meses e hoje registra mais de 5 mil atendimentos/mês. Além de usar a plataforma para o SAC das lojas físicas e e-commerce, a marca também gerencia a comunicação interna e dá suporte às mais de 70 unidades espalhadas pelo País, com mais de 1.200 colaboradores ao todo.

A estruturação do atendimento interno pela Zendesk fez com que o SLA de TI da empresa apresentasse um aumento de 15%. “Isso oferece maior controle, não só sobre as demandas, mas também para a equipe a respeito de sua auto performance. Um olhar saudável que promove uma melhoria contínua”, disse Alexandre Palotta, Gerente de TI da Shoulder.

Atendimento bem estruturado

Uma pesquisa realizada pela RightNow Technologies comprova que 89% dos consumidores começaram a comprar da concorrência depois de um atendimento ruim. Quanto a isso, Bruno Stuchi, CEO da Aktie Now, afirma que "ter um atendimento online bem estruturado é muito importante principalmente para os e-commerces. Como consequência, há garantia de satisfação do cliente e a manutenção da receita concorrente".

Tatiana Piloto, Head da Zendesk Brasil, afirma que “os clientes estão cada vez mais exigentes e querem um atendimento diferenciado. Ainda mais no segmento de moda, que retrata não só o estilo, mas também o estado de espírito de cada um. Todo mundo gosta de se sentir único e isso reforça a necessidade das empresas em prestar um serviço exclusivo e rápido”.

“Imagine quanto tempo uma empresa economiza com um formulário inteligente que direciona a solicitação de atendimento, de acordo com o assunto, para a área responsável? E quanto sua empresa ganha, com uma equipe de alta performance e consumidores mais satisfeitos, como resultado de atendimentos priorizados e sinalizados de acordo com a urgência?”, completou Stuchi.

A Maria Filó, marca direcionada ao público feminino, também utiliza os módulos Zendesk Support e Zendesk Guide para atender suas consumidoras. Segundo Luiz Romano, Gerente de e-commerce da marca, após o uso da ferramenta foi perceptível uma “diminuição no tempo de resolução de problemas”. Romano diz que o SLA da empresa passou de uma média de 48h para 13h com o Zendesk Support. "Atribuímos tempo limite para resolução dos diversos problemas e priorizamos os atendimentos de acordo com o assunto", contou.

Alexandre Palotta relatou que viu na Aktie Now um parceiro de excelência e, por essa razão, escolheu a empresa para aprimorar seus serviços de atendimento. “Encontramos na Aktie Now tudo o que precisávamos: implementações e experiências nos mais diversos ramos, incluindo principalmente o varejo. O resultado foi uma implantação bem-sucedida e no prazo, devido ao bom mapeamento que entregam”, disse.  

Para Tatiana, a parceria com a Aktie Now deu mais do que certo. Segundo ela “atender a esses clientes, em conjunto com a Aktie Now, tem sido motivo de muito orgulho e satisfação para Zendesk. Acreditamos que estamos contribuindo de maneira efetiva na transformação do atendimento ao cliente no Brasil”.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: C4 Comunicação - Grupo Flatbox
Foto: Divulgação

Data de publicação: 07/05/2018

Conteúdo relacionado


Alexandre Herchcovitch desenvolve coleção com Sensil®, o nylon 6.6 premium da NILIT
O multifacetado e impecável estilista Alexandre Herchcovitch coloca mais uma vez seu talento à serviço da moda e assina nova coleção para À La Garçonne. Desta vez, o designer, considerado um dos maiores gênios da moda brasileira dos últimos tempos, se uniu à Sensil® e desenvolveu peças ousadas e singulares, como todas que tem seu DNA.  2018-08-14 - Tags: alexandre herchcovitch a la garçonne sensil nylon vicunha berlan nilit

Professores do SENAI CETIQT lançam livro sobre cadeia produtiva do vestuário
Os docentes Paulo Fulco e Antonia Mendes apresentam “Costurar e empreender: o universo da confecção”, livro que traça um panorama sobre o setor têxtil no país. O Brasil é um dos maiores produtores de roupas e manufaturas têxteis do mundo, com grande procura por mão de obra especializada no setor de confecções.  2018-08-10 - Tags: senai cetiqt editora senac costurar e empreender cadeia produtiva do vestuario paulo fulco antonia mendes

Galeries Lafayette lança movimento Go For Good
Há 120 anos a Galeries Lafayette é referência em moda e consumo enquanto expressão de uma cultura. E, atenta às transformações e inovações, sabe que a moda se tornou em uma das indústrias mais poluidoras do mundo. Nesse contexto, e a exemplo de empresas e governos, une-se a um movimento por formas mais respeitosas de produção, distribuição e consumo e promoverá, entre 29 de agosto e 10 de outubro, o projeto Go For Good.  2018-08-08 - Tags: galeries lafayette boulevard haussmann go for good stella mc cartney boulevard haussmann

Natural Cotton Color é tema de painel em Fórum de Sustentabilidade e Governança
Com o tema “estratégias que impactam negócios e norteiam o amanhã”, a empresária Francisca Vieira apresenta a Natural Cotton Color na 7ª edição do Fórum Sustentabilidade e Governança em 21 e 22 de agosto, em Curitiba. A CEO da marca de moda sustentável estará no painel “Tendências em Sustentabilidade e Governança: case corporativo” e mostrará a cadeia produtiva do algodão colorido orgânico da Paraíba para os participantes.  2018-08-03 - Tags: natural cotton color forum sustentabilidade e governanca organizacoes das nacoes unidas arranjo produtivo local algodao colorido da paraiba

Senai Cetiqt recebe reconhecimento internacional
O Senai Cetiqt recebeu, em São Paulo, o troféu The Winner 2018, da Revista International Business Magazine, considerado um dos reconhecimentos empresariais mais importantes por reunir líderes e empresas que contribuem para o crescimento de seu país nas mais variadas categorias. A revista é especializada no mercado publicitário e circula em mais de 40 países.  2018-07-17 - Tags: senai cetiqt trofeu the winner 2018 the winner 2018 revista international business magazine robson wanka

Malharia italiana se destaca por oferecer jersey premium
Alto desempenho, conforto e toque natural para Outono/Inverno 2019/20 são as características da nova coleção da Carvico e Jersey Lomellina, malharia italiana com sede em Bergamo. Focada nos conceitos de tempo livre e paixões fortes, além de design exclusivo e tecnologia de materiais, a empresa oferece tecidos leves, de secagem rápida e versáteis, adequados a diferentes looks esportivos, glam ou casual.  2018-07-13 - Tags: bergamo carvico jersey lomellina giuseppe colnaghi laura colnaghi calissoni carvico spa

Milano Unica: Nosso futuro é sustentável?
A 27ª edição da Milano Unica, outono/ inverno 2019/ 20 iniciou hoje, dia 10 e se estendera até o dia 12 de julho, mostrando sua coleções têxteis e acessórios das 607 empresas expositoras, incluindo empresas dos Observatórios Japão e Coreia do Sul e do salão Origin Passion and Beliefs, do Italian Exhibition Group, dedicado à excelência da fabricação da cadeia de suprimentos do sistema moda Itália.  2018-07-11 - Tags: milano unica outono inverno 2019 ercole botto poala milao moda italiana

Novas marcas aderem à causa da ABVTEX
A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representa as principais redes de varejo de moda do País, acaba de ganhar o engajamento de novas varejistas que se envolvem com o movimento da responsabilidade social.  2018-06-28 - Tags: abvtex programa abvtex grupo soma dafiti kanui tricae animale farm edmundo lima

STALKER monta loja na ABF Expo Franchising e apresenta coleção Outono/Inverno 2018
O estande de 50 metros quadrados ganha o formato das lojas STALKER, mostrando a coleção Outono/Inverno 2018, fotografada em Nova York. A ideia é encantar interessados em ingressar no mundo das franquias do segmento Moda/Confecção que visitarem a ABF Expo Franchising, de 27 a 30 de junho, na Expo Center Norte, em São Paulo (SP).  2018-06-20 - Tags: abf franchising expo stalker grupo sand beach ana machado selo excelencia em franchising

Rhodia amplia a família de fios Amni® mesclas, unindo cor, brilho e sustentabilidade
Nos dias 18,19 e 20 de junho, a Rhodia apresenta, em seu espaço no Salão Moda Brasil, no São Paulo Expo, em São Paulo, sua linha completa de fios sustentáveis, com destaque para a nova a gama de fios Amni® Mescla Shine e para o Amni Soul Eco®.  2018-06-18 - Tags: rhodia amni soul eco gbu fibras salao moda brasil 2018 amni mescla shine amni soul eco

27ª MilanoUnica - Uma visão contemporânea e envolvente para o outono/inverno 2020
A Área de Tendências da Milano Unica é o coração criativo do evento. Para o próximo Outono-Inverno 20, o tema proposto é “Nations to Nations”, um manifesto que resulta na combinação dos valores do artesanato, tradição e inovação entre o passado e o presente pesquisados em diferentes culturas de alguns países.  2018-06-15 - Tags: milanounica organic grunge essenzialismo artigianale tecno romantico outono inverno 2020

ABVTEX anuncia Angela Bozzon no cargo de gerente do Programa ABVTEX
A contratação da executiva, que acumula mais de 25 anos de experiência na gestão da cadeia de valor da moda, faz parte do projeto de evolução do Programa ABVTEX, considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e na promoção do trabalho digno, que desde 2010 vem combatendo o uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e estrangeiro irregular ao longo de toda cadeia produtiva.  2018-06-12 - Tags: programa abvtex angela bozzon abvtex edmundo lima gestora

Compras feitas pela internet garantem o “direito de arrependimento”
Mesmo com o fraco desempenho da economia brasileira nos últimos anos, o mercado de varejo online apresenta números extremamente positivos. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria E-Consulting, o setor deve movimentar mais de R$ 77 bilhões no ano de 2018.  2018-06-11 - Tags: e-consulting codigo de defesa do consumidor direito do consumidor ponto de vista comercio eletronico

Por que sua empresa precisa estar pronta para o mobile?
O Brasil já contabiliza mais celulares que pessoas. De acordo com a Anatel, em janeiro de 2018 o país somava 236,5 milhões de linhas móveis e, segundo o IBGE, a população é de 207,7 milhões de habitantes. Este cenário traz consigo muitas mudanças de comportamento no que diz respeito a como os consumidores navegam e fazem suas compras.  2018-06-11 - Tags: aplicativo mobile omnishopper apps ponto de vista marketing

WGSN revela a cor do ano 2020, alinhada às novidades que esse ano reserva para o mundo
Há anos imaginamos como seria a vida em 2020 e, agora, os mundos da tecnologia e da ciência estão transformando esses sonhos em realidade. Será o ano em que a visão "super-futurista" se torna realidade. No burburinho em torno desses tempos futuristas, haverá também tendências com relação as cores que captam essa sensibilidade.  2018-06-06 - Tags: neomint wgsn 2020 jane monnington boddy cores cartela de cores olimpiada da ia jeddah tower

Novos uniformes da Delta, desenhados pelo estilista Zac Posen, estreiam em todo o mundo
Criado pelo aclamado designer de moda Zac Posen e desenvolvido com a qualidade da Lands' End, o design da coleção apresenta caimento, formato e funcionalidade inovadores, trazendo o futuro em grande estilo para o visual da Delta. Essa coleção é uma forte declaração da marca, mudando a aparência de uma transportadora tradicional dos Estados Unidos com glamour e sofisticação, oferecendo praticidade aos funcionários em trânsito da Delta  2018-06-04 - Tags: zac posen delta delta sky club ed bastian passport plum cruising cardinal groundspeed graphite traveling thistle skyline slate

Projeto “Tricô também é Moda” chega à universidade catarinense
Estudos indicam que a técnica do tricô surgiu no antigo Egito a partir do tecer de madeiras e ossos, mas séculos depois esta prática ganhou outros patamares, novos pontos, texturas e mercados que reservam cada vez mais um espaço cativo no universo da moda.  2018-06-04 - Tags: circulo s/a rodrigo zen unifebe trico centro universitario de brusque design de moda trico tambem e moda

Estilista assina uniformes de grandes empresas promovendo o design no mundo corporativo
Os uniformes evoluem significativamente ao longo dos anos, enviam várias mensagens, melhoram a imagem profissional, incorporam o propósito da empresa e conseguem corresponder à estratégias de negócios. No mundo, esta parceria entre estilista e empresas, sobretudo companhias aéreas já é reconhecida e celebrada pelo público.  2018-05-30 - Tags: azul linha aereas uniformes corporativos tereza santos veste rio 2018 imagem profissional

Marketing Olfativo é opção para empresas fidelizarem consumidores
Capaz de estimular certas áreas do nosso cérebro responsáveis por criar emoções e memórias, o marketing olfativo passou a ser cada vez mais explorado pelas marcas. A estratégia é bastante promissora pelo fato de associar um determinado aroma a uma marca e, assim, fidelizar o consumidor àquele produto.  2018-05-30 - Tags: marketing olfativo olfato starbucks marketing varejo consumidor emocao psicologia