Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Integramoda reuniu o setor têxtil em Caxias RS

            Sidimar Remussi, presidente do APL Pólo de Moda, destacou o tema “Ação” como o início de uma reformulação do Integramoda em uma busca por alternativas: “É este o momento para pensar e repensar ações, bem como soluções para o negócio. Se somarmos experiências, vai ficar mais leve e mais fácil porque há empreendedorismo em nossas iniciativas”, pontuou. Para ele, a indústria do setor deve se posicionar como marca e creditar identidade às inovações e criações para enfrentar a concorrência com polos nacionais e com os produtos importados.


Inverno 2016 na confecção: a quebra dos moldes

            O Fórum de Confecções foi apresentado pelo designer Marcos Hamerski, pelo Senai, que atua nas áreas de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento e apresentou o Inverno 2016. O Senai trabalha em rede do Amazonas ao RS. Assim, Sebrae e Senai se uniram para a realização do Inova Moda para alavancar a indústria.

            O primeiro tema é “Destemperados” e aborda o fim dos moldes prontos na produção, provocando uma ruptura radical diante dos antigos códigos, questionando o consumismo exagerado. Segundo Hamerski, é uma estética sem moldes prontos, motivada pelo questionamento sobre o que esta sendo produzido, que convida a ultrapassar limites, decretando o novo. Aparecem os borrados, manchados, os fios desconectados e os efeitos de flash, Os fios são híbridos, rústicos e tecnológicos. A textura áspera para roupas está presente em cartela de cores instintivas.

            Em “Essenciais”, a utilização das coisas no estado bruto revela uma nova revolução industrial com artesanato tecnológico e impressões 3D. Para Hamerski, o segundo tema remete à construção de valores com as próprias mãos com olhar sobre a beleza primitiva. Os materiais tem aspecto rústico, selvagem, cru, com efeitos de resinas para passar imagem de imperfeição em fios com cobres. As estruturas são aparentes e aparecem pregueados e plissados, tramados e vazados. As cores são laranja com azul e ocre.

            Na terceira temática “Anônimos”, a vontade do consumidor de ser “normal” se manifesta pelo “viver sem rótulos”. O sem gênero (genderless) dita a tendência do unissex. Esse é o reinado do moletom cinza mescla, uma roupa muito neutra, durável por muito tempo. No “normcore”, a alfaiataria é casual, dupla face, traz roupas mutantes que se transformam com zíperes e botões. Materiais esportivos são camuflados, com efeito neopreme, cortes estruturados e quadrados. A cartela é de tons pastéis, nude, iluminada, desvirtuando o Pantone.  


Comitê de Estilo: audiovisual de trends inverno 2016 em malharia

            O Fórum de Malharia foi apresentado por Haidi Silveira, uma das coordenadoras do Comitê de Estilo Fitemasul.

            No tema funcionalidade, a proposta é casual e ergonômica com silhueta oversized, para dar ritmo à vida urbana. Resgatar as raízes, emoções, aromas e sabores é uma ação para traduzir o conceito de refugiar- se. As cores remetem a frutas silvestres, legumes, madeira, fungos, folhas secas, rochas e metais corroídos e oxidados pelo tempo traduzem a cartela de cores. As formas que lembram alfaiataria trazem o atemporal. No estilo "No Gender" as texturas inspiradas no guarda-roupa masculino ganham ares vanguardistas em composições e releituras supermodernas. Dos pastéis adocicados aos tradicionais cáquis, beges, camelos e cinzas compõem a cartela de cores.  A diversidade entra pelo conceito artesanal com peças ricamente compostas por texturas volumosas, rebordadas e formas cocooning tornam-se verdadeiros tesouros.

            Haidi também destacou no feminino, as silhuetas A ou trapézio e longilínea. Os fios são pelosos, lustrosos, lurex e de lãs tipo alpaca. Texturas pérolas e nervurados aparecem, bem como peças em cor única e na dobradinha preto e branco. Aparece a gola rulê e chaminé com mangas mais largas no punho. Aparecem também tiras de couro, cadarços e franjas. Capas, ponchos e pelerines permanecem.


A marca vale mais do que o produto: é o compromisso com o consumidor

            O Núcleo de Moda do Sindivest realizou um debate envolvente sobre o comportamento do consumidor comandado pela estilista Luciane Vicenzi, que convidou as designers Fernanda Daudt e Perla Medeiros e também a publicitária Márcia Garbin para um descontraído bate-papo interativo com os participantes.

            Luciane propôs a todos para que refletissem sobre o tipo de produto feito para o consumidor. Ressaltou a importância da transparência do que é produzido, dando informações ao cliente. Levou ao debate a necessidade de ressignificância do objeto. E lembrou: “O consumidor é quem manda. A marca vale mais do que o produto porque simboliza o compromisso com o consumidor”, destacou.

            Para a publicitária Márcia Garbin, a principal tendência do século é a economia colaborativa, valorizando os produtos artesanais, produzidos localmente, vendo a cidade como uma versão alargada da casa: “É hora de chamar o consumidor para cocriar, pensando no consumo no todo e no impacto na sociedade em uma economia do compartilhamento”.

            Fernanda Daudt destacou que a experiência da compra vai muito além do produto. “O consumidor do futuro é mais leve, viaja com uma mala menor. Vai enxergar globalmente e deve valorizar o que é perto”, prevê. E completa: vai ter menos e privilegiar a experiência como poder de compra.

            A realidade que se apresenta para quem cria produtos é o desafio de transformar o produto: ressignificar! A designer Perla Medeiros defende que precisamos entender mais de comportamento do que moda: “O consumidor é o mesmo, o que muda é o comportamento. Eu só dou valor a algo que eu desejo”, revelou.

 
O Despertar para o Verão 2017

            Walter Rodrigues iniciou o Fórum de Inspirações Verão 2017 ressaltando a importância do compartilhamento de ideias porque quem manda é o consumidor, complementando a empolgante troca de ideias propiciada pela reflexão sobre o perfil de consumo do futuro. Para Walter, é preciso ver o design como projeto, como estratégia, como planejamento. Assim, o verão 2017 traz o despertar de uma nova estação, onde estimular desejos e originar vontades se torna imprescindível para o sucesso de produtos. Dessa forma, o tema do Verão 2017 é despertar em um mercado em que ”50% é cálculo e 50% poesia” como destaca Walter. Para ele é preciso despertar o desejo no consumidor.

            No Verão 2017, a cartela de cores traz a luz e o otimismo cromático do cor-de-rosa, dos verdes e laranjas, típicos da estação mais quente do ano. Por outro lado, também apresenta cores estruturadas e clássicas como preto, branco e vermelho. No couro vacum, exploram-se acabamentos inspirados em aspectos frios, modernos e minimalistas, como o box fosco; ou clássicos, como a caseína e a anilina, em efeitos lisos, leves e de aspecto levemente perolizado.

            As estruturas corrugadas ou estampas e gravações de texturas e relevos abstratos se intensificam com a aplicação de cores e atraem um olhar de curiosidade para a beleza em aspectos que causam estranheza. O imaginário e o movimento Pop são inspirações que trazem humor e alegria aos produtos. Acabamentos artesanais coloridos ou uso de cores, que fazem referência ao Pop, são de fundamental importância.

            As peles de peixe, principalmente tilápia, ganham recortes e montagens com formas que se repetem, como armaduras protetoras. As exóticas cobras python valorizam as cores da cartela, lisas e limpas, ou com efeitos de desenhos abstratos. Efeitos excêntricos, como pintura iridescente sobre pele de mestiço ou perolados metálicos sobre pele de jacaré compõem o mix de opções para o Verão 2017.

            A próxima edição do Integramoda RS será na segunda quinzena de março de 2016. O Integramoda RS é uma realização do APL Pólo de Moda, Senai/Fiergs, Fitemasul, Sindivest e da Universidade de Caxias do Sul. O evento ainda conta com apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Caxias do Sul, da Assintecal e do Instituto by Brasil. O patrocínio é do Sebrae RS.

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Karina Rodrigues
Jornalista: Edson Pereira
Fonte: Palavra Comunicação
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 07/08/2015

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Lingerie Connect prossegue a segunda etapa com evento Curve NY
Após a abertura do Lingerie Connect, evento digital do grupo Eurovet, cuja primeira etapa, iniciada em 25 de janeiro, foi administrado pelo Salon International de la Lingerie Paris, segue no mês de fevereiro em mais uma etapa, com a apresentação digital do by Curve a Curve Connect, evento dedicado à moda íntima e moda praia.  2021-02-26 - Tags: eurovet lingerie connect salon international de la lingerie paris curve connect

Geová Rodrigues apresenta nova coleção em curta metragem
Geová Rodrigues, estilista potiguar precursor do upcycling mundial, apresenta sua coleção de Spring Summer 2021 durante a Semana de Moda de Nova York através de um curta encantador filmado na metrópole americana, onde mora há mais de 20 anos. A modelo brasileira Renata Sozzi e seu filho, Lucca Sozzi.protagonizam o filme "Renata & Lucca"  2021-02-25 - Tags: geova rodrigues upcycling spring summer 2021 lucca sozzi

Projeto de moda circular viabiliza reciclagem e descarte de roupa sem condição de uso
Você sabia que são necessários 2.720 litros de água para fazer uma camiseta? E que esta é a quantidade de água que bebemos em aproximadamente três anos? Além disso, mais de 80% dos resíduos têxteis que vão para os aterros poderiam ser reutilizados e 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartadas anualmente no Brasil.  2021-02-24 - Tags: moda circular reciclagem descarte de roupa sustentabilidade espaco circular podesim

Fashion Masks chega como um e-commerce de moda com propósito
A máscara necessária para proteger contra o coronavírus virou um acessório de moda obrigatório desde o início da pandemia em 2020. O nome Fashion Masks sugere uma marca de máscaras, mas o projeto vai muito além. O Fashion Masks foi criado em meio à pandemia para desenvolver projetos de inclusão social e geração de renda para trabalhadores informais afetados pela crise econômica decorrente do covid-19.  2021-02-23 - Tags: fashion masks pandemia marcos rechtman grupo malwee e commerce

Renner lança coleção feita com algodão agroecológico
A Renner lançou uma nova coleção cápsula com peças produzidas com matérias primas menos impactantes, dando continuidade ao seu propósito de construir uma moda cada vez mais responsável. Todos os itens são confeccionados com algodão agroecológico plantado e colhido por produtoras rurais em municípios do norte de Minas Gerais.  2021-02-22 - Tags: renner algodao agroecologico manejo sustentavel minas

Tiendeo completa 10 anos como a principal startup no setor de varejo
A Tiendeo, principal plataforma de ofertas geolocalizadas e catálogos digitais em soluções drive-to-store, celebra o seu décimo aniversário em 14 de fevereiro deste ano, tornando-se referência no setor de varejo a nível internacional. A tecnologia de inteligência artificial desenvolvida pela startup, baseada em machine learning e de geo-tracking, permite que os varejistas impactem no momento certo, no lugar certo e no consumidor certo.  2021-02-17 - Tags: tiendeo startup plataforma barcelona pandemia eva martin

Talk Show semanal apresentará inspirações para o mercado brasileiro de moda
Valorizar o setor têxtil brasileiro – segundo maior gerador de empregos no país - e unir a cadeia de moda e confecção em torno de discussões para alavancar oportunidades do setor. Esse é o objetivo do Têxtil Show, novo talk show semanal que acaba de ganhar um canal especial no Youtube.  2021-02-17 - Tags: setor textil brasileiro youtube hk agencia buscatextil henri kanj epson do brasil brand textil

Escola de Moda e Arte Dossier apresenta novos cursos para o mês de março
Inaugurada em 2020, a Dossier Arts and Fashion Education, escola livre de moda e arte idealizada por Giovanni Frasson, um dos grandes nomes do jornalismo de moda no Brasil desde os anos 80, apresenta seus novos cursos para o mês de março, que se somam a grade regular da escola. Até junho, a Dossier deve lançar mais 25 novos cursos.  2021-02-12 - Tags: dossier arts and fashion education joao braga giovanni frasson cynthia garcia

Franquia de roupa infantil inaugura mais uma loja em Belo Horizonte
Na contramão da crise, a Joaninha Brechó Infantil expandiu ainda mais os seus negócios neste ano de 2021. Além de contar com 16 filiais, em cidades como BH, Betim, Contagem, Itabira e Viçosa e na cidade de Campinas em São Paulo, a última inauguração da franquia foi um sucesso.  2021-02-11 - Tags: joaninha brecho infantil belo horizonte moda infantil vivian deus

Marca lança fio feito de cana-de-açúcar para produções artesanais
O consumo consciente, priorizando hábitos sustentáveis e essenciais, é um dos pilares da Made by You, que através de seus kits handmade para tricô e crochê, estimula a criatividade, economia criativa, empoderamento e o slow fashion. Unindo esses propósitos, a marca acaba de lançar o fio #69, feito com fibras de cana-de-açúcar, uma exclusividade no mercado nacional.  2021-02-11 - Tags: made by you consumo consciente fibras cana de acucar criatividade

Personal shopper é a novidade para quem busca praticidade nas suas compras
Com o objetivo de facilitar a vida dos clientes, o Shopping Jardim Sul está agora com uma ótima solução para o dia a dia, a Personal Shopper, que ajuda o consumidor a encontrar qualquer produto que precisar, de qualquer loja do shopping.  2021-02-05 - Tags: shopping jardim sul personal shopper pagseguro delivery

IFEMA confirma as datas da Passarela MBFWMadrid em abril
A IFEMA – Feira de Madri confirma que a Mercedes-Benz Fashion Week Madrid será realizada de 8 a 11 de abril. O anúncio foi feito após apresentar aos designers e marcas a proposta de mudança da primeira edição de 2021, tradicionalmente realizada nos primeiros meses do ano.  2021-02-05 - Tags: ifema feira de madrir mercedes benz fashion week madrid mbfwmadrid

Curso 'Fazendo seu tênis customizado' está com inscrições abertas
Com pré-venda aberta e início marcado para o dia 23 de fevereiro, a estilista Juliana Santos lança o curso online "Fazendo seu tênis customizado". As aulas terão como objetivo ensinar técnicas de desenho e pintura, e de como customizar tênis e outras roupas. Além disso, os alunos também aprenderão estratégias de marketing e ferramentas para vendas pelas redes sociais.  2021-02-04 - Tags: customizacao juliana santos curso online tik tok

Aramis inaugura vitrine exclusiva no Shopping Higienópolis
A Aramis inaugurou nesta segunda-feira, 01 de fevereiro, uma vitrine exclusiva no piso Vilaboim do Shopping Higienópolis. Quem passar por lá poderá conferir de perto as últimas novidades da coleção e ainda ganhar um brinde pra lá de especial.  2021-02-04 - Tags: aramis vilaboim shopping higienopolis qrcode

Círculo S/A comemora 83 anos de fundação
Após um ano desafiador, que provocou diversas mudanças na rotina de todos, a Circulo S/A celebrou, no dia 23 de janeiro, com todos os cuidados e de forma limitada, os seus 83 anos na indústria têxtil catarinense. A empresa foi um marco importante para o desenvolvimento econômico do município de Gaspar e, consequentemente, de Santa Catarina.  2021-02-01 - Tags: circulo osni de oliveira junior fios trbalahos manuais

Companhia Têxtil de Castanhal estimula economia circular durante o Inspiramais 2021
A Companhia Têxtil de Castanhal, maior produtora de fios e telas de juta do País, apresentou a palestra Moda e Economia Circular | Juta e borracha amazônica em processo de upcycling, durante o Salão Inspiramais Digital. A reflexão sobre um novo olhar a respeito da moda, sob o conceito criativo que tem como objetivo dar novo propósito para um material, foi feita pela designer Agustina Comas.  2021-02-01 - Tags: castanhal juta inspiramais 2021 jose favilla

Panamericana Escola de Arte e Design abre inscrições para cursos de moda
A Panamericana Escola de Arte e Design já abriu inscrições para seu curso de formação em Design de Moda. As aulas terão início no dia 17 de março e vão ocorrer dentro do modelo híbrido (presencial + online). O curso de Design de Moda da Panamericana apresenta um amplo panorama do universo da moda, proporcionando repertório e muitos canais de referências aos alunos.  2021-01-29 - Tags: escola panamericana design de moda consultoria de imagem design escola curso

Canatiba lança novo site
O site da Canatiba Denim Industry está de cara nova. O cartão de visitas da empresa foi remodelado e está mais rápido, completo e friendly. A navegação foi programada para conduzir os visitantes em uma experiência mais próxima da realidade e dos valores dessa Companhia.  2021-01-29 - Tags: site canatiba canatiba denim industry denim jeanswear

Renner lança coleção colaborativa com Movimento Eu Visto o Bem
Dentro do seu propósito de construir uma moda cada vez mais responsável, a Renner se uniu ao movimento Eu Visto o Bem para lançar a sua primeira coleção de acessórios criada de forma colaborativa. Todos os itens foram produzidos com tecido menos impactante ao meio ambiente e lixo zero, utilizando fio reciclado feito a partir de sobras de algodão e fibras de garrafa pet.  2021-01-28 - Tags: renner eu visto bem lixo zero responsabilidade socioambiental

Andrade Máquinas apresenta novo design em linha de overloques
Inovação para atender todas as necessidades e desejos do mercado de confecção está no core business da Andrade Máquinas e remodelar linhas de produtos com novas funcionalidades e/ou design faz parte da estratégia de acompanhar a evolução do mercado. Dentro desse propósito a empresa apresenta o novo design na linha de Overloques Sansei SA-MX1 agora com o nome SA-MX1-C.  2021-01-26 - Tags: andrade maquinas overloque maquina confeccao