Language

Estampas & Padrões
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Industria do vestuário investe em inovação

Desfile da estilista Lucia Figueredo na última edição do evento.

Investir no mercado interno é uma das alternativas que o setor têxtil e do vestuário tem adotado para minimizar os efeitos da crise financeira mundial. Dados do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), de São Paulo, mostram que mais de 95% de toda a produção brasileira do vestuário é comercializada dentro do próprio país. “Seguimos o modelo de produtor/consumidor. A inovação em produtos e serviços, a busca de novos segmentos consumidores e mercados regionais e a ampliação dos canais de distribuição, além de investir no mercado interno, são formas de crescer e conquistar mercados”, afirma Marcelo Prado, sócio-diretor do Iemi.
As indústrias do Paraná já seguem a tendência nacional e procuram agregar valor aos produtos em busca de novos mercados. “O Paraná é um grande produtor de marcas, com produtos de altíssima qualidade. Uma forma de minimizar a concorrência é produzir moda, e não somente roupas. É isso que o empresário paranaense tem feito para minimizar os efeitos da crise”, diz Marcos Tadeu Koslovski, presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Paraná (Sivepar) e coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), um dos promotores do 3º Paraná Business Collection (PBC), que acontece de 25 a 29 de maio no Cietep, em Curitiba. O evento de moda e negócio, também promovido pelo Sebrae/PR, está em sua terceira edição e reunirá desfiles, showroom de negócios e uma programação paralela que inclui o 6º Prêmio João Turin e o Ciclo de Atualização em Moda, além de exposições, palestras, debates e uma oficina de moda. O principal objetivo é consolidar o Paraná não somente como polo da indústria de vestuário e confecção no Brasil, mas também como referência em moda.
Dados do Departamento Econômico da Fiep mostram a dimensão da indústria têxtil e do vestuário no Estado. As 5.400 indústrias, a maioria micro e pequenas empresas, empregam mais de 89 mil trabalhadores, o que representa 6,8% de todos os empregados do setor no País. No Paraná, o setor é o segundo que mais emprega entre toda a indústria do Estado.
De acordo com diretor do Sinditêxtil (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem), Adilson Filipaki, o Paraná tem muitas marcas diferenciadas, mas que são pouco comentadas no mercado da moda. “Isso é devido à falta de visibilidade”. Segundo ele é necessária uma maior participação das empresas em desfiles e eventos do gênero para que as etiquetas paranaenses possam ser fixadas na mente de lojistas e consumidores finais. “Nossos produtos têm, muitas vezes, maior penetração de mercado do que marcas de São Paulo e Rio de Janeiro, mas não têm tanta visibilidade por não participarem de um número maior de desfiles”, diz.

Costureiras estão entre os 89 mil trabalhadores que a cadeia têxtil paranaense emprega, segundo a FIEP.

A opinião de Filipaki é compartilhada por Edson Campagnolo, vice-presidente da Fiep e industriário na Região Sudoeste. “Cerca de 70% das empresas do Sudoeste são prestadoras de serviço, ou seja, somos fornecedores para grandes marcas. Muitas roupas da TNG, por exemplo, são produzidas na região, mas ninguém fica sabendo, porque na etiqueta está a marca da TNG”, diz, ressaltando que as empresas precisam criar marcas próprias para se consolidarem no mercado.
“A concorrência sempre vai existir, por isso temos que diferenciar nossos produtos. Quem fabrica roupas simples, em grandes quantidades, para distribuição em massa com certeza sofrerá com a concorrência chinesa. Em Maringá, estamos trabalhando com produtos para as classes A e B, que exigem um produto diferenciado, com bom acabamento, costura, design, tecidos diferenciados, que fuja do básico e siga as tendências da moda”, afirma Carlos Roberto Pechek, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sindivest) de Maringá.

 

Mercado externo
O Brasil, e consequentemente o Paraná, exporta principalmente fios de seda, fios de algodão, tecidos de algodão e sintéticos, que possuem baixo valor agregado. Em 2007, o país ocupava a 7ª posição no ranking dos exportadores de têxteis e a 6ª na exportação de vestuário. Dados do Departamento Econômico da Fiep apontam que no Paraná as exportações do setor têxtil e vestuário tiveram uma variação de -18,51% no primeiro quadrimestre do ano, se comparado com o mesmo período de 2008.
Na avaliação de Ardisson Naim Akel, presidente do Sindivest – Curitiba, a queda nas exportações traduz a realidade brasileira, que trabalha com custos elevados de produção. “No sudeste asiático, Turquia e Leste Europeu a mão-de-obra é muito mais barata, o que aumenta a concorrência”, afirma Akel, que também coordena o Conselho Temático de Comércio Exterior da Fiep. Para Akel, a pouca inserção no mercado externo deve-se, primeiro, à concorrência e, em segundo lugar, à pouca visibilidade das marcas paranaenses no exterior. “Estamos tentando criar o conceito de moda, fashion e estilo. Queremos fazer com que o Paraná seja reconhecido como centro produtor de moda. Visibilidade e conceito se traduzem em mercado, ou seja, melhorando a condição da marca, vamos agregar maior valor ao produto e, consequentemente, aumentaremos a exposição”, destaca, citando marcas paranaenses como Lafort, Lucia Figueredo e Osmoze, que são conhecidas no mercado nacional, mas não no internacional.
O presidente do Sinditextil, Marcelo Surek, ressalta que as empresas precisam, em primeiro lugar, se fortalecer internamente, para então investir na exportação. “Já estamos produzindo produtos diferenciados, que aliam design e estilo. O principal desafio agora é consolidar as marcas paranaenses no mercado interno”, defende.

 

 
 
 
 
 
 
 

Edição: Márcia Mariano
Fonte: FIEP
Fotos: Gilson Abreu e Paraná ONLINE

Data:
25/05/2009

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Data de publicação: 26/05/2009

Conteúdo relacionado


Convocação global de moda e tendências no Sul da Europa
A MOMAD METRÓPOLIS, Salão Internacional de Têxtil, Calçado e Complementos, organizada pela IFEMA, celebrarão a sua terceira edição, de 12 a 14 de setembro na Feira de Madrid, no âmbito da maior convocação global de moda e tendências do Sul da Europa. Um espaço único e exclusivo dirigido ao profissional, que surge da coincidência em datas e local de realização de cinco eventos, líderes nos seus respetivos setores.  2014-04-16 - Tags: momad metrÓpolis salão internacional de têxtil calçado complementos ifema feria de madrid moda tendências europa feira compradores

Nova liderança no mercado brasileiro de perfumaria
O Boticário assumiu a liderança do mercado brasileiro de perfumaria em 2013, segundo o mais recente balanço do Instituto Euromonitor, que estuda o segmento de higiene e beleza. Com essa conquista, a marca chega ao topo do maior mercado consumidor de perfumaria do mundo – posição que o Brasil ocupa desde 2010, quando superou os Estados Unidos no consumo de perfumes. O mercado nacional totalizou R$ 15 bilhões no ano passado (15,6% do total).  2014-04-16 - Tags: o boticário perfumaria instituto euromonitor higiene beleza make b

Ronaldo Silvestre apresenta coleção Atlantis Blue
Ronaldo Silvestre prepara-se para o Dragão Fashion Brasil 2014 onde apresentará a Coleção Atlantis Blue, com peças que mixam a seda artesanal e o jeans da Capricórnio Têxtil, que pela segunda vez apóia o estilista. Para os modelos que serão apresentados no dia 24 de abril, em Fortaleza, a Capricórnio enviou artigos da Linha Platinum, que acaba de ser lançada para o Verão 2015, além de um artigo da Linha Clássicos.  2014-04-16 - Tags: ronaldo silvestre dragao fashion brasil atlantis blue capricornio linha platinum

Plus Size inicia movimento de profissionalização do setor
Esse mês chega ao mercado a “Fashion Curvy”, empresa fundada pela jornalista e empresária Joyce Matsushita, com foco na profissionalização do mercado de moda plus size. Precursora do movimento há oito anos, quando lançou no Brasil a top internacional Fluvia Lacerda e foi sua empresária até o final de 2012, a jornalista foi peça fundamental para a construção de uma nova era para o setor. “O mercado GG, como o conheci, era totalmente rotulado e só carregava estigmas negativos. Na mídia, os gordinhos ganhavam destaque somente em matérias de doenças cardiovasculares, diabetes ou obesidade mórbida. Por conta disso, optei por lançar um novo nome para o setor, o Plus Size, e a partir daí pudemos começar a escrever uma nova história, mas desta vez mostrando beleza, aceitação e autoestima”, explica Joyce.  2014-04-15 - Tags: fashion curvy plus size editorial fotografia joyce matsushita fluvia lacerda

Saia da zona de conforto
A Textília é uma publicação em constante aprimoramento, tendo passado por vários conceitos de editoria. Assim como o setor, sofremos com nosso processo de internacionalização desde 1994, mas sabemos da importância da atuação internacional e não desistimos. No momento atual, há empresas que insistem em manter o status quo, permanecendo na zona de conforto e dedicando sua capacidade produtiva na totalidade ao mercado interno. Isso é um equívoco.  2014-04-15 - Tags: editorial textilia 91

Styling MPM serviço auxiliar na hora de abastecer suas lojas neste inverno
Com a produção da stylist Carol Roquete, o Styling MPM aborda quatro diferentes segmentos: feminino, masculino, infantil e plus size. O serviço vai auxiliar os clientes do shopping na hora de abastecer suas lojas neste inverno.  2014-04-14 - Tags: mega polo moda styling mpm stylist carol roquete feminino masculino infantil plus size. inverno 14

Primeira concept store de moda e design para homens no Brasil
Outono inverno Hemb. Tem tudo que envolve você é o título da nova campanha de outono inverno que a Hemb acaba de colocar na rua. Todo desenvolvimento do trabalho, criado especialmente para o terceiro ano de atividades da multimarcas de moda e design para homens, reafirmar o comportamento de um novo homem.  2014-04-10 - Tags: concept store hemb masculino moda inverno

Cristais na passarela do Fashion Rio
A coleção do designer mineiro Victor Dzenk entra em cena, na próxima quinta-feira, na edição de Verão 2015 do Fashion Rio com o o toque lúdico do desenho animado A Pequena Sereia e o brilho muito especial do genuíno cristal checo Preciosa®.  2014-04-09 - Tags: preciosa victor dzenk republica checa verao 2015 fashion rio

Coleção inspirada no filme Rio 2
A Brandili – grife de moda infantil – tem uma grande novidade para os pequenos que adoram animais: o filme Rio 2, animação que conquistou o Brasil, agora está estampado em uma linha de roupas exclusiva da marca. Rio 2, sequência do longa, que chega aos cinemas em março, promete ainda mais aventura e diversão na jornada de Blu, sua família e seus amigos. As cores e os personagens irreverentes foram as grandes inspirações da marca para criar os looks supercharmosos que estão presentes na coleção Inverno 2014 da Brandili.  2014-04-07 - Tags: brandili rio2 inverno 2014 infantil

Tressês de fitas são destaque no desfile de Ronaldo Fraga
A Tecelagem de Fitas Britânnia, empresa de Barbacena, MG, foi destaque na coleção “O caderno secreto de Candido Portinari” do estilista, também mineiro, Ronaldo Fraga para o verão 2015, que foi apresentada no São Paulo Fashion Week nesta quarta-feira, 02 de abril. Os tressês de fitas que brilharam na passarela do estilista são da Britânnia.  2014-04-03 - Tags: ronaldo fraga britannia tecelagem de fitas candido portinari sao paulo fashion week

Ronaldo Fraga veste o Rei do Mate
Desenhados pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga, os novos uniformes da rede Rei do Mate – maior rede de casas de chá do país – serão apresentados na 37ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW). O desfile do estilista acontecerá no dia 02 de abril.  2014-04-02 - Tags: rei do mate ronaldo fraga sao paulo fashion week uniformes

O mito da moda brasileira
Ativista incansável, Zuzu Angel travou uma campanha árdua contra o regime militar, até perder a vida misteriosamente, num fatídico acidente de automóvel na madrugada de 14 de abril de 1976, no Rio de Janeiro. Sua batalha era movida pela dor. Em 1971, quando os militares comandavam o País, seu filho Stuart Angel, estudante de economia e membro do partido revolucionário MR-8, que lutava contra a ditadura, desapareceu após ter sido preso e torturado pelo Serviço de Inteligência da Aeronáutica.  2014-04-01 - Tags: zuzu angel fatec maria adelina pereira stuart angel ronaldo fraga são paulo fashion week

Vitorino Campos apresenta coleção produzida com tecnologia de ponta
Estilista aclamado no mundo da moda, Vitorino Campos apresenta na 37ª edição do SPFW, no dia 1º de abril, às 17h30, a coleção de Verão 2015 Buraco Negro, que une a leveza do verão com a densidade do universo. As peças criadas contam com um diferencial: o uso de tecnologia de ponta para a confecção dos modelos. Campos utilizou as soluções Audaces nas principais etapas do processo criativo, união que permitiu trazer ao público o melhor do estilista, com cortes precisos e alta qualidade .  2014-04-01 - Tags: audaces vitorino campos spfw verao 2015 audaces digiflash audaces vestuario

Uniforme na moda
Como parte da parceria da Fundação Theatro Municipal de São Paulo com o São Paulo Fashion Week, o estilista Alexandre Herchcovitch e a grife Ellus desenharam conjuntamente os uniformes que serão usados pelos indicadores do Theatro, monitores das visitas guiadas, equipe técnica, cerimonial e camareiras.  2014-04-01 - Tags: theatro municipal de sao paulo sao paulo fashion week alexandre herchcovitch ellus uniforme

Cedro tem lucro histórico em 2013
Em 2013 a Cedro aumentou seu faturamento em 17,4% e registrou lucro líquido de R$16,4 milhões, segundo informações divulgadas pela empresa nesta quarta-feira, 26 de março de 2014. As atividades do grupo Cedro e Cachoeira registraram receita bruta de R$ 707 milhões, valor R$ 105 milhões superior à de 2012. Em números absolutos, o faturamento de 2013 é o maior da história de 141 anos da empresa.  2014-03-31 - Tags: cedro faturamento 2013 marketing mercado

Aviamentos na passarela do SPFW
Fique atento aos detalhes nas peças de Alexandre Herchcovitch e Animale que serão desfiladas neste São Paulo Fashion Week de Verão 2015. As duas marcas escolheram os aviamentos e matérias-primas da Lulitex para compor os looks da temporada. “O foco em grandes estilistas e marcas, como Herchcovitch, Animale e Osklen é um dos principais projetos da empresa para o ano de 2014  2014-03-27 - Tags: lulitex alexandre herchcovitch animale são paulo fashion week osklen sérgio maalouli

Resinados são a aposta para o outono
A Mucs Jeans propõe uma coleção de outono-inverno 2014 repleta de peças resinadas, que dão um novo aspecto ao jeans. Em calças com modelagens amplas, como as flare, ou em silhuetas mais ajustadas, o acabamento aparece combinado com detalhes pontuais, como zíperes na barra das peças. A mistura de materiais também ganha forma em um black jeans, com parte em resinado, que confere uma aparência alongada ao corpo quando vestida  2014-03-27 - Tags: resinados jeans outono falre arabescos xadrez buffalo check

Desenvolvimentos clássicos com atitude
A Addict lança sua coleção de inverno 2014, a primeira sob o comando de Maxime Perelmuter. "Desenvolvemos clássicos com atitude", é esse o lema do jovem estilista , novo diretor criativo da Addict. Para divulgar as peças, a Addict assinou uma parceria exclusiva com a oficina Itsu. A quatro mãos foi criada a campanha conceito da marca, que busca ressaltar ainda mais a ideia de cultura jovem da Addict  2014-03-25 - Tags: addict inverno 2014 maxime perelmuter oficina itsu cultura jovem streetwear rio de janeiro

Marca movimenta multidão de compradores no Rio de Janeiro
Forever 21 recebe mais de 2 mil pessoas em suas primeiras horas de funcionamento no Rio de Janeiro. Abertura da segunda loja da marca no país aconteceu às 11h deste sábado (22) no VillageMall.  2014-03-25 - Tags: village mall forever21 fast fashion moda rio de janeiro

Publicação espanhola premia Tavex por Svelt
A revista espanhola Actualidad Economica escolheu o Svelt, novo tecido da Tavex,como uma das 100 melhores ideias do ano passado, na categoria Estilo de Vida. A listagem completa será divulgada em abril mas a empresa já foi informada sobre esta inclusão entre os vencedores deste ano. A mesma categoria premiou ano passado as empresas 8 Golf, confecção para roupas inspiradas no golfe; L'oreal and Rowenta, de cuidados e alisamento de cabelos; a marca de roupas femininas Mango e a empresa de relógios Seiko.  2014-03-21 - Tags: tavex actualidad economica svelt verão 2015 golf loreal lilian yukimi kurosaki jeanswear