Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Industria do vestuário investe em inovação

Desfile da estilista Lucia Figueredo na última edição do evento.

Investir no mercado interno é uma das alternativas que o setor têxtil e do vestuário tem adotado para minimizar os efeitos da crise financeira mundial. Dados do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), de São Paulo, mostram que mais de 95% de toda a produção brasileira do vestuário é comercializada dentro do próprio país. “Seguimos o modelo de produtor/consumidor. A inovação em produtos e serviços, a busca de novos segmentos consumidores e mercados regionais e a ampliação dos canais de distribuição, além de investir no mercado interno, são formas de crescer e conquistar mercados”, afirma Marcelo Prado, sócio-diretor do Iemi.
As indústrias do Paraná já seguem a tendência nacional e procuram agregar valor aos produtos em busca de novos mercados. “O Paraná é um grande produtor de marcas, com produtos de altíssima qualidade. Uma forma de minimizar a concorrência é produzir moda, e não somente roupas. É isso que o empresário paranaense tem feito para minimizar os efeitos da crise”, diz Marcos Tadeu Koslovski, presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Paraná (Sivepar) e coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), um dos promotores do 3º Paraná Business Collection (PBC), que acontece de 25 a 29 de maio no Cietep, em Curitiba. O evento de moda e negócio, também promovido pelo Sebrae/PR, está em sua terceira edição e reunirá desfiles, showroom de negócios e uma programação paralela que inclui o 6º Prêmio João Turin e o Ciclo de Atualização em Moda, além de exposições, palestras, debates e uma oficina de moda. O principal objetivo é consolidar o Paraná não somente como polo da indústria de vestuário e confecção no Brasil, mas também como referência em moda.
Dados do Departamento Econômico da Fiep mostram a dimensão da indústria têxtil e do vestuário no Estado. As 5.400 indústrias, a maioria micro e pequenas empresas, empregam mais de 89 mil trabalhadores, o que representa 6,8% de todos os empregados do setor no País. No Paraná, o setor é o segundo que mais emprega entre toda a indústria do Estado.
De acordo com diretor do Sinditêxtil (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem), Adilson Filipaki, o Paraná tem muitas marcas diferenciadas, mas que são pouco comentadas no mercado da moda. “Isso é devido à falta de visibilidade”. Segundo ele é necessária uma maior participação das empresas em desfiles e eventos do gênero para que as etiquetas paranaenses possam ser fixadas na mente de lojistas e consumidores finais. “Nossos produtos têm, muitas vezes, maior penetração de mercado do que marcas de São Paulo e Rio de Janeiro, mas não têm tanta visibilidade por não participarem de um número maior de desfiles”, diz.

Costureiras estão entre os 89 mil trabalhadores que a cadeia têxtil paranaense emprega, segundo a FIEP.

A opinião de Filipaki é compartilhada por Edson Campagnolo, vice-presidente da Fiep e industriário na Região Sudoeste. “Cerca de 70% das empresas do Sudoeste são prestadoras de serviço, ou seja, somos fornecedores para grandes marcas. Muitas roupas da TNG, por exemplo, são produzidas na região, mas ninguém fica sabendo, porque na etiqueta está a marca da TNG”, diz, ressaltando que as empresas precisam criar marcas próprias para se consolidarem no mercado.
“A concorrência sempre vai existir, por isso temos que diferenciar nossos produtos. Quem fabrica roupas simples, em grandes quantidades, para distribuição em massa com certeza sofrerá com a concorrência chinesa. Em Maringá, estamos trabalhando com produtos para as classes A e B, que exigem um produto diferenciado, com bom acabamento, costura, design, tecidos diferenciados, que fuja do básico e siga as tendências da moda”, afirma Carlos Roberto Pechek, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sindivest) de Maringá.

 

Mercado externo
O Brasil, e consequentemente o Paraná, exporta principalmente fios de seda, fios de algodão, tecidos de algodão e sintéticos, que possuem baixo valor agregado. Em 2007, o país ocupava a 7ª posição no ranking dos exportadores de têxteis e a 6ª na exportação de vestuário. Dados do Departamento Econômico da Fiep apontam que no Paraná as exportações do setor têxtil e vestuário tiveram uma variação de -18,51% no primeiro quadrimestre do ano, se comparado com o mesmo período de 2008.
Na avaliação de Ardisson Naim Akel, presidente do Sindivest – Curitiba, a queda nas exportações traduz a realidade brasileira, que trabalha com custos elevados de produção. “No sudeste asiático, Turquia e Leste Europeu a mão-de-obra é muito mais barata, o que aumenta a concorrência”, afirma Akel, que também coordena o Conselho Temático de Comércio Exterior da Fiep. Para Akel, a pouca inserção no mercado externo deve-se, primeiro, à concorrência e, em segundo lugar, à pouca visibilidade das marcas paranaenses no exterior. “Estamos tentando criar o conceito de moda, fashion e estilo. Queremos fazer com que o Paraná seja reconhecido como centro produtor de moda. Visibilidade e conceito se traduzem em mercado, ou seja, melhorando a condição da marca, vamos agregar maior valor ao produto e, consequentemente, aumentaremos a exposição”, destaca, citando marcas paranaenses como Lafort, Lucia Figueredo e Osmoze, que são conhecidas no mercado nacional, mas não no internacional.
O presidente do Sinditextil, Marcelo Surek, ressalta que as empresas precisam, em primeiro lugar, se fortalecer internamente, para então investir na exportação. “Já estamos produzindo produtos diferenciados, que aliam design e estilo. O principal desafio agora é consolidar as marcas paranaenses no mercado interno”, defende.

 

 
 
 
 
 
 
 

Edição: Márcia Mariano
Fonte: FIEP
Fotos: Gilson Abreu e Paraná ONLINE

Data:
25/05/2009

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Data de publicação: 26/05/2009

Conteúdo relacionado


Brasileira finalista do Prêmio LYCRA® Future Designers
Recém formada em moda, a candidata desenvolveu uma coleção de moda esportiva inspirada na beleza exótica e abundante do clima tropical. As peças desenvolvidas com fio LYCRA® promoverão melhor caimento, flexibilidade e liberdade de movimento. Texturas, transparências, aplicações florais e plumas 3D são os destaques de sua coleção. A premiação acontecerá no dia 14 de maio em Londres e concederá ao vencedor um prêmio de 20 mil dólares e a oportunidade de trabalhar com os principais especialistas da INVISTA.  2015-05-06 - Tags: lycra® lycra® future designers wgsn natalia vechiatto feitoza

Os novos materiais disponiveis na impressão 3D
Com impressoras, materiais de impressão e produtos customizados sob demanda para profissionais e consumidores a a 3D Systems Latin America desenvolve soluções baseadas em digitalização, modelagem de maneira livre e ferramentas de inspeção. Seus produtos e serviços são usados para projetar, desenhar, criar, comunicar, gerar protótipos e produzir peças funcionais e montagens, capacitando consumidores a “fabricar o futuro”.  2015-04-29 - Tags: impressão 3d moda marketing

Save The Children une personalidades contra o trabalho infantil
Lew’Lara\TBWA e Save The Children unem personalidades da moda contra o trabalho infantil. Campanha mostra que o trabalho infantil na moda não está distante do consumidor e do momento da compra. A agência convidou alguns dos principais fotógrafos de moda do Brasil, com as modelos mais requisitadas das passarelas, para participar da campanha. Participaram do projeto os fotógrafos Jacques Dequeker, Jairo Goldflus, Henrique Gendre, Daniel Klajmic e Gil Inoue; as modelos internacionais Carol Ribeiro e Thais Custodio; e a blogueira Alissa Salls. Cada anúncio mostra uma imagem que poderia servir para qualquer peça publicitária de marca de moda, mas quando vemos no detalhe, notamos uma criança escondida na estampa da roupa.  2015-04-27 - Tags: lew’lara tbwa ong save the children jacques dequeker jairo goldflus henrique gendre daniel klajmic gil inouz carol ribeiro thais custodio alissa salls moda campanha trabalho infantil

Acontecimento Fashion da Comunidade Global
Magic Show - Las Vegas une a Comunidade Global Fashion e mostra a evolução e abertura de novas fronteiras. Acontece em duas edições por ano sendo, 17 á 19 de Fevereiro e 17 á 19 de Agosto no LVCC (Las Vegas Convention Center) & Mandalay Bay Convention Center. O Evento apresenta uma Diversa gama de Acessórios, Roupas, Tecidos, Maquinários e Lavanderia. Buscando atender todos os envolvidos no mundo Fashion, desde as Fontes de Fabricantes de Tecidos voltados para o Futuro da Moda, a Roupas Prontas e até as ferramentas de produção. Se dividem em 10 segmentos distintos: Project, The Tents, ENKVEGAS, Men´s, Pooltradeshow, WWDMagic, FNPLATAFORM, WSA@Magic, Playgroung e Sourcing.Magic.  2015-04-24 - Tags: project the tents enkvegas men´s pooltradeshow wwdmagic fnplataform wsa@magic playgroung sourcing.magic magic show feira moda

Todo e-commerce precisa ser m-commerce
O consumidor exige praticidade e segurança e as empresas esperam fidelizar clientes e garantir faturamento. Uma empresa de desenvolvimento de software preparou uma lista simples que mostra com clareza como o mobile commerce se torna necessário para o futuro das vendas via internet.  2015-04-16 - Tags: e.commerce m_commerce vendas varejo tecnologia comercial mobile

Logística de integração com a cadeia internacional
No setor têxtil, identificar e negociar com bons parceiros em outros países não precisa ser uma preocupação para o varejo, que pode se concentrar em escolher os melhores produtos e promover vendas. A busca pela condição mais competitiva e pelo melhor fabricante para cada produto (atividade conhecida como "sourcing") é o foco de atuação do mais novo negócio do Grupo Columbia: The Cotton Road. A empresa de "sourcing" gerencia todas as relações com os fornecedores internacionais, além de prover inteligência logística, tributária e financeira. Trata-se de uma gestora de cadeia de suprimentos integrada, que também é conhecida pelo conceito "one stop shop solution" (todas as soluções numa só compra).  2015-04-14 - Tags: logística cadeia produtiva internacional grupo colombia

Olga Amaral e seu ouro líquido
Após a euforia de uma feira de arte, a reflexão que me toma é: o que ficou de mais encantador após esse privilégio de se poder compartilhar a emoção de tantos artistas, tantos olhares sensíveis que se entrelaçam em um evento como esse?  2015-04-14 - Tags: olga amaral decoração sparte

Shopping Center Norte lança websérie de moda para temporada Outono-Inverno 2015
Entre os dias 15 de abril ao dia 05 de maio, o Shopping Center Norte promove o tradicional “Acesso Fashion” para marcar a abertura da temporada Outono-Inverno 2015 e levar as últimas tendências do universo da moda ao público. Este ano, o habitual desfile mudou de formato.  2015-04-14 - Tags: outono-inverno 2015 shopping center norte moda

Lectra apresenta novo site com melhor posicionamento
A Lectra tem o prazer de anunciar a reformulação completa do seu web site: lectra.com. A empresa define claramente a sua nova imagem da através das páginas e reafirma a sua capacidade de apoiar a mudança do cliente.  2015-04-01 - Tags: lectra têxtil novo site

Dudu Bertholini personifica campanha do Première Vision São Paulo
A nova campanha de marketing do Première Vision São Paulo terá sua próxima edição nos dias 12 e 13 de maio no Expo Center Norte.  2015-03-31 - Tags: dudu bertholini première vision moda evento

Exclusivo: Vicunha Têxtil e C&A apresentam parceria e discutem denim
Marcas introduzem aposta, arriscam tendências e acreditam no crescimento; Ian Berry compartilha sua obra e nova forma de uso do jeans  2015-03-27 - Tags: vicunha c&a moda

Com grande festa, Milano Unica comemora sucesso da 20ª edição
De 4 a 6 de fevereiro de 2015, a 20ª edição da Milano Unica apresentou as coleções primavera-verão 2016 dos seus 353 expositores, confirmando mais uma vez a excelência dos produtos Made in Italy.  2015-03-27 - Tags: itt 97 milano unica massimo mosiello

Tecidos Vicunha compõem criações de finalistas do Concurso Moda Inclusiva
Acessibilidade, utilitarismo e consciência social fazem parte da proposta dos estilistas  2015-03-20 - Tags: vicunha moda de inclusão acessibilidade

Cadeia têxtil acelera o passo
Philippe Pasquet, CEO do grupo Première Vision, fala à ITT Press sobre o impacto do novo calendário brasileiro para a indústria de moda global, bem como sobre os planos para os eventos que organizam internacionalmente – e que estabelecem as tendências mundiais em fios, tecidos, acessórios e estampas.  2015-03-18 - Tags: itt 97 entrevista première vision

Enxergando oportunidades na crise
Há quinze anos, o governo brasileiro segue claras diretrizes para seus subsídios econômicos, priorizando os segmentos agrícola (máquinas e equipamentos gerais), automobilístico, de linha branca, eletrônicos, HPPC (higiene pessoal, perfumaria e cosméticos) e outros.  2015-03-18 - Tags: itt 97 editorial

Fusão inesperada
Ellus e Alexandre Herchcovitch ambas as marcas sobre o guarda chuva da Inbrands Group!  2015-03-17 - Tags: ellus alexandre herchcovitch mercado

Preciosa® lança na Modamont, em Paris, nova proposta em cor para Cristais Checos em 2015
"Os novos lançamentos estarão todos disponíveis para o mercado brasileiro, que tem despontado como vanguarda entre os centros mundiais da moda”, avisa o executivo de Marketing do Grupo Preciosa, para América do Sul e Ásia, Michal Sekowski.  2015-03-12 - Tags: cristais preciosa® moda marketing

Maratona de informação de moda traz saldo positivo para a Cristais Preciosa
A Cristais Preciosa, marca do legítimo Cristal da Boêmia, esteve ativamente presente em todas as etapas do Road Show Focus, realizadas no seguintes pólos: São Paulo (03/02), Rio (05/02), Belo Horizonte (10/02), Brusque (10/02), Goiânia (12/02), Fortaleza (24/02) e Criciúma (24/02).  2015-03-06 - Tags: cristais preciosa® moda têxtil

Raios-X da mulher
Se você tiver um pouco de algum desses estilos, faça um mix na sua produção e se jogue sem medo de ser feliz!  2015-03-06 - Tags: estilos de mulher moda dia da mulher