Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Galeries Lafayette e Yves Saint Laurent

        Fundada em 1894 no Boulevard Haussmann, a Galeries Lafayette é a tradução de um espírito de uma época, que soube decifrar o sonho por um espaço urbano mais democrático. No final do século 19 nascia, em Paris, o estatuário da cidade racionalizada, pensada a partir da arquitetura e do projeto urbanístico de Georges-Eugène Haussmann, que colocaria a modernidade em seu apogeu com ruas livres para movimentação, sofisticadas galerias para a contemplação dos sentidos e o privilégio pelo espaço social como formador de identidades. Com o desejo de colocar em cena a rua como protagonista, despontavam as lojas de departamento de moda, permitindo ao público uma interação entre vida, lazer, trabalho e consumo.

 

        Não é de hoje que a moda lança o olhar para as movimentações das ruas e as urgências que delas nascem. Se, nas barricadas do desejo de maio de 1968, Paris e seus costureiros estiveram atentos à nova estética que irrompia nos grupos de estudantes da Sorbonne, ou nas reivindicações da população por melhorias na qualidade de vida, neste mesmo período o cenário da alta-costura ocupava-se com o herdeiro criativo de monsieur Dior, Yves Saint Laurent. “O pequeno príncipe da moda”, como foi delicadamente batizado pela imprensa especializada, soube - como poucos criadores do século - decifrar uma tradição para olhar para o presente. Não a tradição de seu ancestral Charles Frederick Worth, em um mundo em que poucos se vestiam como almejavam, mas a tradição nascente, na qual se inscreve a beleza e a importância do projeto das lojas de departamento, como a Galeries Lafayette: de que moda é, antes de tudo, uma cultura em seu aspecto democrático.

 

        As extravagâncias e transgressões do gosto pela cultura democrática não são coincidências dos dois nomes que marcaram o estilo de vida e o art de vivre francês. Quem visita a icônica Galeries Lafayette em Paris - além do cuidado e da apuração em todos os seus serviços e produtos – encontra a particularidade que a consagrou com espaço de cultura. Poucos sabem, mas mesmo sem gastar alguns euros entre suas 3.500 marcas, é possível conhecer, mediante visita monitorada, os segredos do passado da Galeries Lafayette. No encontro, revelam-se como tesouros descobertos a maior preciosidade que um povo pode ter: a história.

 

        Foi desta mesma fonte inesgotável de informação, que liga o homem ao seu passado, que Saint Laurent escreveu o seu primeiro trunfo no mundo da moda. Em uma época em que as boutiques de alta-costura podiam ser visitadas, apenas, no lado direito do Rio Sena - a Rive Droite -, monsieur e seu parceiro, Pierre Bergé, tiveram a audácia de instalar a sua primeira loja no lado boêmio, artístico e subversivo, a Rive Gauche. Margem que se consagraria como aquilo que os franceses denominaram de prêt-à-porter, a moda pronta para usar no dia a dia, no cotidiano. Tamanha a felicidade do estilista no dia da abertura de seu novo endereço - na ocasião, a atriz Catherine Deneuve cruzou a margem do rio vestindo um elegante casaco com botões dourados - que a euforia não pôde ser controlada. Orgulhoso de ver a rua vestindo suas criações, o próprio estilista parava o carro, descia e cumprimentava cada mulher trajando a sua beleza.

 

        Era o início de uma eterna paixão pela rua e a sua capacidade de democratização. “A rua e eu, eis uma história de amor. O ano de 1971 é uma grande data, pois, enfim, a moda ganhava as ruas”, sentenciou o mestre em uma entrevista para a revista Paris Match, de 4 de dezembro de 1981, mostrando que o deslocado sonho das barricadas de maio de 68 explodiam, agora, como a beleza de um sonho real.

 

        Como se estivesse escrevendo a história de um romance do qual é protagonista ao lado de outra personagem de vanguarda, YSL, que amava cinema, fez questão de instalar, no primeiro andar de sua loja na Galeries Lafayette, uma sala especial para apresentar seus desfiles. Era 1984, na ocasião do Festival de la Mode, organizado pela Galeries Lafayette, além de permitir às clientes a emoção de assistir um desfile de moda sob medida, sorteou uma edição especial de seu lendário vestido-smoking, a mesma peça de roupa que havia feito revolução e mudança no passado: hotéis e restaurantes franceses – na época da coleção Libertação – passaram a aceitar clientes mulheres trajando roupas do universo masculino, o que antes era estritamente proibido em locais públicos e “notórios”.

 

        Sentimento de começo de uma paixão entre Galeries Lafayette e Yves Saint Laurent, que ultrapassava as fronteiras da moda, resultando em uma parceria que perdura até hoje. Em 1996, o Oscar de la Couture (17ª edição), que ocorreu dentro do Festival de la Mode, o premiou pela jaqueta de couro La Saharienne, de Yves Saint Laurent.  Durante a realização da Copa do uma instalação de YSL e do premiado diretor de arte Jean Paul Goude. Inspirada na Torre Eifel, o trabalho artístico recebia as luminosas cores de um dos perfumes mais famosos da carreira do estilista, o Paris.

 

         Recentemente, com o lançamento do filme “Yves Saint Laurent”, de Jalil Lespert, a Galeries Lafayette armou a avant première exclusiva no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, para que fãs do estilista pudessem entender que a moda, por vezes, é bordada com amor e paixão. Basta olhar o avesso, que é a sua história, ou ler as palavras que o mestre soube poetizar, como a tenra necessidade de “se consagrar aos outros”.

  

Sobre a Galeries Lafayette

 

Com 120 anos de tradição, a no Boulevard Haussmann. Hoje, é uma marca de notoriedade mundial, sinônimo Galeries Lafayette foi inaugurada em 1894 de estilo parisiense e de elegância à francesa.  Primeira loja de departamentos da Europa e com 70.000 m2 em três edifícios, recebe, atualmente, cerca de 100.000 visitantes/dia. Internamente, são 15.000 m2 dedicados à moda, com 3.500 marcas renomadas. Marcas das mais acessíveis às grifes mais desejadas do universo fashion estão presentes na Galeries Lafayette, como Louis Vuitton, Chanel, Prada, Gucci, Burberry, Balenciaga, Miu Miu, M.A.C, Lancôme, Dior e Sisley. A todos os clientes, oferece serviços sob medida de alta qualidade, que inclui personal shoppers e atendentes que falam português, salões privativos, entrega de compras no hotel e orientação no serviço de reembolso de impostos (12%). Sob o slogan “La Mode Vit Plus Fort” (A Moda Vive Mais Forte), a Galeries Lafayette é o segundo lugar mais visitado de Paris depois do Museu do Louvre.

 

Mais informações, acesse haussmann.galerieslafayette.com/pt-br/

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Karina Rodrigues
Fotos: Divulgação
Fonte: Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo
Por: Galeries Lafayette

Data de publicação: 05/05/2014

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Círculo oferece programação on-line para ensinar artesanato
Em tempos de isolamento social por conta da prevenção do coronavírus (COVID-19) muitas pessoas tiveram que adaptar a suas rotinas e, assim, readequar as atividades para ficar dentro de casa. O artesanato está entre as atividades buscadas para se praticar no tempo livre. Para este período, a empresa têxtil Círculo S/A preparou uma programação especial para que as pessoas possam acompanhar e se manter ativas on-line.  2020-03-27 - Tags: circulo artesanato youtube covid 19 quarentena croche trico batik amigurumi

Como se vestir em tempos de home office
Estar em casa trabalhando não significa que você deve ficar desleixado ou de pijama o dia todo. Estar no conforto de casa muitas vezes gera certa preguiça e falta de atenção, por isso, estar vestido de forma adequada pode te ajudar a trabalhar de uma maneira mais produtiva nesses dias de quarentena.  2020-03-25 - Tags: home office conforto quarentena covid19 vestimenta karine rodrigues

Startup permite que cliente acompanhe em tempo real a entrega de suas compras
Muitas empresas estão apostando na tecnologia para ajudar a fidelizar seu público e garantir uma boa experiência de compra. De acordo com pesquisa recente da Send4, 90% dos consumidores brasileiros que adquirem produtos pela internet não voltam a realizar compras em sites que não oferecem: informações do produto com clareza, opções de frete, serviço de devoluções que seja fácil e simplificado  2020-03-25 - Tags: startup uello transportadora digital tecnologia aloritmos ship from store

Têxtil catarinense doa máscaras para auxiliar na prevenção do coronavírus
A empresa têxtil TZE, de Pomerode (SC) vai distribuir, gratuitamente, cerca de 1,5 mil máscaras para auxiliar na prevenção contra o Covid-19 na região do Vale do Itajaí. O item é produzido com tecido de tricoline e 100% algodão resistente e ao mesmo tempo leve, que permite que a pessoa respire sem sufocar. Lavável e reutilizável, a máscara é dupla e por isso, segundo o fabricante, aumenta a proteção do usuário  2020-03-20 - Tags: tze pomerode mascaras descartaveis covid 19 coronavirus sasha pedrini bernhardt

Amaro é eleita uma das empresas mais inovadoras da América Latina
A Amaro, pioneira no modelo direct to consumer no Brasil, foi eleita uma das empresas mais inovadoras da América Latina pela Fast Company, uma das publicações mais conceituadas sobre tecnologia e inovação. Todo ano, a Fast Company pesquisa dezenas de empresas buscando aquelas que modificam o mercado e fazem uma diferença no mundo.  2020-03-18 - Tags: amaro direct to consumer fast company dominique oliver tecnologia

Empreendedora inova em conceito de moda brechó no ABC Paulista
Abraçando a ideia de empreendedorismo feminino, com o impulso em inovar no conceito de moda brechó consciente, a publicitária Camila Scarpa inaugurou a Casa Dondoca Vende Tudo. A empresária, inicialmente conhecida pelo instagram e posteriormente no e-commerce, agora tem uma loja fixa.  2020-03-17 - Tags: camila scarpa casa dondoca vende tudo instagram brecho empreendedorismo

Tendências para a indústria de moda e beleza voltada às mulheres 50+
Como resultado da conquista da longevidade, temos encontrando desafios socioeconômicos nunca enfrentados e que demandam mudanças de paradigmas sobre a idade. Conduzida pela Dezon, Hype60+ e Tsunami60+, a pesquisa "Wellness & Beleza Prateada" analisou hábitos comportamentais e dinâmicas sociais do consumidor brasileiro com mais de 50 anos.  2020-03-13 - Tags: hype60+ iza dezon peclersparis wellness ibge revolucao da maturidade

Pernambucanas abre inscrições para concurso Talentos da Moda Sustentável
A Pernambucanas reforça seu investimento em estilo e em sustentabilidade com a terceira edição do concurso Talentos da Moda Sustentável, realizado em parceria com a Focus Têxtil. As inscrições estarão abertas até o dia 22 de março e podem se candidatar estudantes de moda e recém-formados da capital paulista ou Grande São Paulo.  2020-03-10 - Tags: talentos da moda sustentavel concurso focus textil pernambucanas mateus cardoso sergio borriello tayna raffaiane

American Airlines lança novos uniformes para mais de 50 mil funcionários
Depois de três anos de colaboração entre funcionários da American Airlines e representantes sindicais, mais de 50 mil colaboradores da companhia estrearam a nova coleção de uniformes criada pela rede varejista americana, Lands' End. A empresa é a primeira companhia a oferecer uma coleção de uniforme completa com certificação Standard 100 pela Oeko-Tex.  2020-03-10 - Tags: american airlines aviation blue lands end business outfitters standard 100 oeko tex brady byrnes

Mega Polo Moda troca desfiles por novo formato de exposição
O Mega Fashion Week, maior evento de moda atacadista do Brasil, que acontece nos dias 9 e 10 de março, contará com exposição em formato pioneiro, assinada pelo designer e consultor Carlos Pazzetto. Promovido pelo shopping Mega Polo Moda, no Brás, apresentará, em sua 28ª edição, as tendências para Outono/Inverno 2020 das mais de 300 marcas do empreendimento.  2020-03-09 - Tags: mega fashion week carlos pazzetto bras pazetto events lvmh mega polo moda

Mulheres à frente do mercado de serigrafia sign e têxtil
Além de representar 52% da população brasileira, as mulheres estão cada vez mais ocupando espaços nas universidades e no universo empresarial. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) elas representam 7% a mais nas universidades e 49% do mercado de trabalho, de acordo com pesquisa realizada pela Organização Mundial do Trabalho (OMT).  2020-03-09 - Tags: adriana perini anarie brasil futureprint textil abimaq ana paula paschoalino de freitas flock color

Haco resgata tradição com coleção cápsula de etiqueta tecida
A Haco lançou em fevereiro a coleção cápsula de etiqueta tecida. Os produtos e aplicações foram pensados especialmente para valorizar ainda mais a peça de moda, seja de vestuário, calçados ou acessórios. Os produtos foram inspirados nas etiquetas vintage da Haco e no total, 80 novos produtos foram lançados.  2020-03-06 - Tags: etiquetas haco aviamentos vintage fio de segurança sequencia numerica fundos hd

Empreendedorismo feminino ganha espaço exclusivo no Portal Sebrae
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Sebrae preparou para o mês de março uma série de atividades para destacar a força da mulher empreendedora. Com o slogan “Empreender é poder”, foi lançada na segunda-feira (2), um espaço exclusivo dentro do Portal Sebrae para esse segmento.  2020-03-04 - Tags: dia internacional da mulher sebrae mulher empreendedora portal sebrae renata malheiros

Archroma apresenta primeiro atlas de cores para poliéster
Foi lançado na última Première Vision Paris, em fevereiro, pela empresa suíça, líder global em produtos químicos, cores e efeitos especiais o 'Color Atlas by Archroma®, primeira biblioteca de cores para poliéster, que reúne 1.440 cores para roupas esportivas, moda praia, roupas infantis, sapatos, além de moda e têxteis para o lar.  2020-02-28 - Tags: premiere vision paris color atlas by archroma archroma carlin paris cores quimica

Professores da rede pública e privada recebem treinamento sobre moda sustentável
Professores da rede pública e privada participaram de treinamento sobre produção e consumo consciente da moda promovido pela Prefeitura de São Paulo. A ação, em parceria com o Instituto Fashion Revolution Brasil e o British Council, foi realizada por meio do Fashion Sampa, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para fomentar o mercado da moda e consumo sustentável.  2020-02-27 - Tags: fashion sampa secretaria de desenvolvimento economico aline cardoso instituto fashion revolution brasil british council teia centro

Novo conceito de varejo para crianças e famílias
Um local onde são oferecidos produtos para crianças e, ao mesmo tempo, é um espaço aberto para experiências e inovação cultural, social e ambiental entre as pessoas é o diferencial da Loja de Conceito Infantil, lançada na Itália.  2020-02-13 - Tags: pitti bimbo the playful living observatorio de inovacao digital do varejo

Jean Paul Gaultier comemora seu 50° aniversário e se despede da Alta Costura
No dia 22 de janeiro, aconteceu o último desfile de Alta Costura de Jean Paul Gaultier. O Enfant Terrible comemorou 50 anos de carreira em um show emocionante no Théâtre du Châtelet em Paris.  2020-02-07 - Tags: jean paul gaultier enfant terrible theatre du chatelet

Momad debate tendências de moda e varejo para vestuário e calçados
A próxima edição da Momad - Exposição Internacional de Moda, Calçados e Acessórios, organizada pela IFEMA, em Madri, Espanha, acontecerá de 6 a 8 de fevereiro e contará com um programa de palestras técnicas, além da apresentação das coleções de mais de 800 marcas nacionais e internacionais de confecção de roupas, calçados e acessórios.  2020-02-04 - Tags: momad ifema calçados madrid grupo correos forum momad tendencias

Mega Polo Moda apresenta marcas vencedoras do projeto Startup Fashion
O Mega Polo Moda, maior shopping de atacado da América Latina, acaba de anunciar as 30 marcas ganhadoras da Startup Fashion, programa de aceleração e incentivo às novas marcas do atacado, que reúne moda, tecnologia e negócios.  2020-02-04 - Tags: mega polo moda shopping america latina startup fashion mega fashion week

Eberle apresenta sua nova coleção 'Contato' para aviamentos
Para fechar a grade de lançamentos de 2019, após anunciar seu novo mostruário de acabamentos, a Eberle traz ao mercado a nova coleção Contato. Com três macros principais – Infinito, Real e Plural – a empresa exalta o que a nova temporada pede: tecnologia, emoções e otimismo, com combinações de shapes e cores para compor as mais diversas produções.  2020-02-03 - Tags: eberle shapes moda contato tendencias aviamentos