Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Fios, tecidos e estampas são destaques na Iª FebraTêxtil

Os tecidos da coleção inverno 2019 da TexPrima foram apresentados na feira.

Com a participação de players do setor têxtil nacional como Vicunha, Santanense, Nilit e Creora® Hyosung, entre outras, a primeira edição da FebraTêxtil - Feira Brasil Têxtil, realizada de 23 a 25 de outubro, no Parque Anhembi, em São Paulo, apresentou ao mercado produtos e serviços para a indústria da confecção. Embora compacta, a nova feira trouxe novidades em fios especiais, estampas e tecidos, com destaque para coleções do inverno 2019, como a apresentada pela TexPrima em seu estande. O diretor Paulo Heilborn, responsável pela estamparia, disse que a empresa desenvolve no mínimo 300 estampas diversas a cada coleção. Para o inverno brasileiro, geralmente marcado por um clima mais ameno, com exceção da região Sul, tecidos em 100% poliéster, mistos de poliéster e algodão e viscose são as opções da marca para composição de looks confortáveis e arrojados. "O grupo TexPrima está no mercado têxtil desde 1990, mas a estamparia começou em 2005, com tecnologia por sublimação. Hoje estamos entre os principais fornecedores de tecidos de moda do Brasil".

Outra empresa que também apresentou novidades em estampas, com foco nos segmentos praia, lingerie e fitness, foi a Digitale Têxtil, do grupo Schick Bin, empresa brasileira com mais de 50 anos de mercado. No estande foram exibidas várias opções em malhas com elastano estampadas por processo digital direto. "Trabalhamos com microfibras sintéticas e fio tecnológico Creora® que confere alta resistência ao cloro e óleos. Nesta coleção 2019/20, além dos estampados também temos bases lisas, com ampla gama de cores", informa Bruna Coutinho, da área comercial.

Coleção Digitale Têxtil,  2019/20

Concorrido também foi o estande da Tecidos Luisa Brax, importadora que está há seis meses em São Paulo e que, segundo o gerente comercial, Givanildo Vieira da Silva, tem tido excelente retorno junto ao mercado brasileiro. "Somos especialistas em tecido plano para moda. O Brasil é forte em malharia, mas em tecidos planos, especialmente com fibras sintéticas de qualidade para vestidos e camisaria feminina, há pouca oferta nacional", destaca. Segundo ele, outro diferencial da empresa é o desenvolvimento de estampas exclusivas, feitas no Brasil.

Luisa Brax

"Embora o tecido seja importado da China, temos uma equipe que produz a estampa conforme a solicitação do cliente. Além disso, fornecemos desde 1 rolo apelas até 1.000 rolos, dependendo do porte e da demanda da empresa", argumenta Silva, acrescentando que outro diferencial é a garantia do prazo de entrega, que não supera 60 dias. "Nós já estamos entregando tecidos de moda com a tendência verão 2020. Conseguimos adiantar em um ano o pedido da confecção". Entre os produtos mais vendidos, segundo ele, estão as viscoses, microfibras e poliéster e algodão premium.

Fios têxteis

No segmento de fios têxteis, a marca Creora® do grupo coreano Hyosung especializado em poliamida e elastano, apresentou sua gama de produtos da família Highclo com as etiquetas Fresh, Black, Color, PowerFit e Eco-Soft. "Nossa presença nesta feira, que esperamos consiga atrair cada vez mais expositores, pois temos um mercado têxtil de grande potencial no Brasil, é fortalecer, cada vez mais, a nossa presença de mercado. Hoje temos participação de quase 70% no segmento de elastano no Brasil", diz Jessé Moura, supervisor de vendas e marketing da Creora®, acrescentando que o sucesso de uma feira não se mede pela quantidade mas pela qualidade dos visitantes. "Temos pretensão de continuar investindo nas feiras no Brasil. Para 2019, esperamos que a economia se recupere para que se dê prosseguimento ao plano de expansão de 50% da nossa planta de elastano, em Santa Catarina", acrescenta.

Creora®

A importadora CTM Fios, que atua no Brasil há 12 anos, com escritório em Blumenau (SC) foi um dos estandes mais procurados da FebraTêxtil, devido a variedade de produtos. Em seu portfólio estavam fios de poliéster, poliamida, Modal®, viscose, linho, cânhamo e mesclas, além de especialidades como fios com proteção UV; infra vermelho longo, que reduz a fadiga muscular; fios condutivos e antibacterianos, entre outros, todos produzidas pela gigante chinesa Huading.

CTM Fios

"Além de matéria-prima para a indústria da moda, oferecemos também fios que conferem funcionalidade para tecidos de performance. É a primeira vez que participamos da feira em São Paulo e o resultado foi satisfatório. No mercado brasileiro faltam fios têxteis especiais para atender toda a demanda", comenta o coordenador de marketing, Gelson Ferreira. Um dos produtos mais procurados foi o fio tinto mescla de poliamida para malharia circular e retilínea. Ferreira também anunciou que a partir do segundo semestre de 2019, a CTM estará comercializando no Brasil fios de poliamida biodegradável e infravermelho longo.

Outro grande fabricante mundial de fios têxteis, a israelense Nilit, detentora da marca Sensil®, chamou atenção dos visitantes com sua ampla linha de produtos de performance (Body Fresh- bacterioestático; Innergy – raios infravermelho longos; Breeze – texturizado a ar; Heat – isolamento térmico; Aquarius – gerenciamento de humidade e EcoCare – poliamida reciclada). "Somos especialistas em poliamida 6.6, fibra de náilon que permite aos designers possibilidades ilimitadas de cores, brilhos além de toque e caimento", garante a gerente de marketing, Fabianne Paccini, que elogiou a feira.

Coleção Nilit

"A Nilit atua no mercado mundial há 42 anos, mas sua operação no Brasil começou em 2014. Por estar em crescimento e ampliando sua carteira de clientes local, é importante para a marca Sensil® está presente nas feiras têxteis. Espero que a FebraTêxtil se consolide e seja uma vitrine do setor têxtil brasileiro". Os produtos da empresa foram apresentados em uma ação de marketing que contou com a presença de consultorias parcerias da Lectra e Use Fashion. No estande foram apresentadas peças de estilistas consagrados como Alexandre Herchcovitch e Gloria Coelho, que marcaram presença no espaço para conversar com os visitantes sobre inspiração e desenvolvimento da coleção.

A Nilit também desenvolve trabalho na área social e ambiental. No estande, as almofadas que decoravam os assentos eram de fibras recicladas de náilon da Nilit, feitas pelo Grupo Primavera, cooperativa de costureiras da região de Campinas (SP), que obtém com a venda destes produtos uma fonte de renda. "A sustentabilidade e a responsabilidade social está em nosso DNA. Além disso, damos total assistência aos nossos clientes e parceiros, orientando na aplicação correta dos fios. À medida que os consumidores conhecem um produto que agrega valor, o preço passa a ser questão secundária para ele, pois entenderá o real custo-benefício que gera", finaliza a executiva.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Marcia Mariano
Fotos: Marcia Mariano

Data de publicação: 30/10/2018

Conteúdo relacionado


Liebe Lingerie lança campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher
Com o intuito de alertar a população sobre a violência contra a mulher e conscientizar sobre os seus canais de denúncia, a Liebe Lingerie lança campanha especial. Uma porcentagem do valor arrecadado na venda dos produtos da linha Nude para Todas será destinada ao Instituto Maria da Penha, que estimula e contribui para a aplicação integral da lei Maria da Penha.  2021-03-01 - Tags: liebe ligerie lei maria da penha instituto maria da penha nude para todas

Aramis e Exame apresentam Papo Casual com convidados especiais
Depois de lançar novo logo e novo posicionamento de marca, a Aramis agora aposta em conteúdo e diálogo. A marca convidou Facundo Guerra, Túlio Custódio, Renato Mendonça e o próprio CEO da marca, Richard Stad para participarem do Papo Casual, um projeto de conteúdo e transformação, com co-criação da Exame Casual.  2021-03-01 - Tags: aramis papo casual facundo guerra tulio custodio renato mendonca richard stad

Lalamove ajuda marca de roupas paulistana a crescer durante a pandemia
A logística é certamente uma das áreas mais estratégicas do varejo. Independente do modelo de negócio e do setor de atuação, a garantia de uma boa experiência para o cliente passa pela qualidade da entrega. Por isso, considerando a malha de operações desse setor no Brasil, cada vez mais o investimento em soluções inovadoras tem feito a diferença para ajudar pequenos e médios negócios a crescer.  2021-03-01 - Tags: lalamove logistica overcome webapp logtech varejo

Lingerie Connect prossegue a segunda etapa com evento Curve NY
Após a abertura do Lingerie Connect, evento digital do grupo Eurovet, cuja primeira etapa, iniciada em 25 de janeiro, foi administrado pelo Salon International de la Lingerie Paris, segue no mês de fevereiro em mais uma etapa, com a apresentação digital do by Curve a Curve Connect, evento dedicado à moda íntima e moda praia.  2021-02-26 - Tags: eurovet lingerie connect salon international de la lingerie paris curve connect

Geová Rodrigues apresenta nova coleção em curta metragem
Geová Rodrigues, estilista potiguar precursor do upcycling mundial, apresenta sua coleção de Spring Summer 2021 durante a Semana de Moda de Nova York através de um curta encantador filmado na metrópole americana, onde mora há mais de 20 anos. A modelo brasileira Renata Sozzi e seu filho, Lucca Sozzi.protagonizam o filme "Renata & Lucca"  2021-02-25 - Tags: geova rodrigues upcycling spring summer 2021 lucca sozzi

Projeto de moda circular viabiliza reciclagem e descarte de roupa sem condição de uso
Você sabia que são necessários 2.720 litros de água para fazer uma camiseta? E que esta é a quantidade de água que bebemos em aproximadamente três anos? Além disso, mais de 80% dos resíduos têxteis que vão para os aterros poderiam ser reutilizados e 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartadas anualmente no Brasil.  2021-02-24 - Tags: moda circular reciclagem descarte de roupa sustentabilidade espaco circular podesim

Fashion Masks chega como um e-commerce de moda com propósito
A máscara necessária para proteger contra o coronavírus virou um acessório de moda obrigatório desde o início da pandemia em 2020. O nome Fashion Masks sugere uma marca de máscaras, mas o projeto vai muito além. O Fashion Masks foi criado em meio à pandemia para desenvolver projetos de inclusão social e geração de renda para trabalhadores informais afetados pela crise econômica decorrente do covid-19.  2021-02-23 - Tags: fashion masks pandemia marcos rechtman grupo malwee e commerce

Renner lança coleção feita com algodão agroecológico
A Renner lançou uma nova coleção cápsula com peças produzidas com matérias primas menos impactantes, dando continuidade ao seu propósito de construir uma moda cada vez mais responsável. Todos os itens são confeccionados com algodão agroecológico plantado e colhido por produtoras rurais em municípios do norte de Minas Gerais.  2021-02-22 - Tags: renner algodao agroecologico manejo sustentavel minas

Tiendeo completa 10 anos como a principal startup no setor de varejo
A Tiendeo, principal plataforma de ofertas geolocalizadas e catálogos digitais em soluções drive-to-store, celebra o seu décimo aniversário em 14 de fevereiro deste ano, tornando-se referência no setor de varejo a nível internacional. A tecnologia de inteligência artificial desenvolvida pela startup, baseada em machine learning e de geo-tracking, permite que os varejistas impactem no momento certo, no lugar certo e no consumidor certo.  2021-02-17 - Tags: tiendeo startup plataforma barcelona pandemia eva martin

Talk Show semanal apresentará inspirações para o mercado brasileiro de moda
Valorizar o setor têxtil brasileiro – segundo maior gerador de empregos no país - e unir a cadeia de moda e confecção em torno de discussões para alavancar oportunidades do setor. Esse é o objetivo do Têxtil Show, novo talk show semanal que acaba de ganhar um canal especial no Youtube.  2021-02-17 - Tags: setor textil brasileiro youtube hk agencia buscatextil henri kanj epson do brasil brand textil

Escola de Moda e Arte Dossier apresenta novos cursos para o mês de março
Inaugurada em 2020, a Dossier Arts and Fashion Education, escola livre de moda e arte idealizada por Giovanni Frasson, um dos grandes nomes do jornalismo de moda no Brasil desde os anos 80, apresenta seus novos cursos para o mês de março, que se somam a grade regular da escola. Até junho, a Dossier deve lançar mais 25 novos cursos.  2021-02-12 - Tags: dossier arts and fashion education joao braga giovanni frasson cynthia garcia

Franquia de roupa infantil inaugura mais uma loja em Belo Horizonte
Na contramão da crise, a Joaninha Brechó Infantil expandiu ainda mais os seus negócios neste ano de 2021. Além de contar com 16 filiais, em cidades como BH, Betim, Contagem, Itabira e Viçosa e na cidade de Campinas em São Paulo, a última inauguração da franquia foi um sucesso.  2021-02-11 - Tags: joaninha brecho infantil belo horizonte moda infantil vivian deus

Marca lança fio feito de cana-de-açúcar para produções artesanais
O consumo consciente, priorizando hábitos sustentáveis e essenciais, é um dos pilares da Made by You, que através de seus kits handmade para tricô e crochê, estimula a criatividade, economia criativa, empoderamento e o slow fashion. Unindo esses propósitos, a marca acaba de lançar o fio #69, feito com fibras de cana-de-açúcar, uma exclusividade no mercado nacional.  2021-02-11 - Tags: made by you consumo consciente fibras cana de acucar criatividade

Personal shopper é a novidade para quem busca praticidade nas suas compras
Com o objetivo de facilitar a vida dos clientes, o Shopping Jardim Sul está agora com uma ótima solução para o dia a dia, a Personal Shopper, que ajuda o consumidor a encontrar qualquer produto que precisar, de qualquer loja do shopping.  2021-02-05 - Tags: shopping jardim sul personal shopper pagseguro delivery

IFEMA confirma as datas da Passarela MBFWMadrid em abril
A IFEMA – Feira de Madri confirma que a Mercedes-Benz Fashion Week Madrid será realizada de 8 a 11 de abril. O anúncio foi feito após apresentar aos designers e marcas a proposta de mudança da primeira edição de 2021, tradicionalmente realizada nos primeiros meses do ano.  2021-02-05 - Tags: ifema feira de madrir mercedes benz fashion week madrid mbfwmadrid

Curso 'Fazendo seu tênis customizado' está com inscrições abertas
Com pré-venda aberta e início marcado para o dia 23 de fevereiro, a estilista Juliana Santos lança o curso online "Fazendo seu tênis customizado". As aulas terão como objetivo ensinar técnicas de desenho e pintura, e de como customizar tênis e outras roupas. Além disso, os alunos também aprenderão estratégias de marketing e ferramentas para vendas pelas redes sociais.  2021-02-04 - Tags: customizacao juliana santos curso online tik tok

Aramis inaugura vitrine exclusiva no Shopping Higienópolis
A Aramis inaugurou nesta segunda-feira, 01 de fevereiro, uma vitrine exclusiva no piso Vilaboim do Shopping Higienópolis. Quem passar por lá poderá conferir de perto as últimas novidades da coleção e ainda ganhar um brinde pra lá de especial.  2021-02-04 - Tags: aramis vilaboim shopping higienopolis qrcode

Círculo S/A comemora 83 anos de fundação
Após um ano desafiador, que provocou diversas mudanças na rotina de todos, a Circulo S/A celebrou, no dia 23 de janeiro, com todos os cuidados e de forma limitada, os seus 83 anos na indústria têxtil catarinense. A empresa foi um marco importante para o desenvolvimento econômico do município de Gaspar e, consequentemente, de Santa Catarina.  2021-02-01 - Tags: circulo osni de oliveira junior fios trbalahos manuais

Companhia Têxtil de Castanhal estimula economia circular durante o Inspiramais 2021
A Companhia Têxtil de Castanhal, maior produtora de fios e telas de juta do País, apresentou a palestra Moda e Economia Circular | Juta e borracha amazônica em processo de upcycling, durante o Salão Inspiramais Digital. A reflexão sobre um novo olhar a respeito da moda, sob o conceito criativo que tem como objetivo dar novo propósito para um material, foi feita pela designer Agustina Comas.  2021-02-01 - Tags: castanhal juta inspiramais 2021 jose favilla

Panamericana Escola de Arte e Design abre inscrições para cursos de moda
A Panamericana Escola de Arte e Design já abriu inscrições para seu curso de formação em Design de Moda. As aulas terão início no dia 17 de março e vão ocorrer dentro do modelo híbrido (presencial + online). O curso de Design de Moda da Panamericana apresenta um amplo panorama do universo da moda, proporcionando repertório e muitos canais de referências aos alunos.  2021-01-29 - Tags: escola panamericana design de moda consultoria de imagem design escola curso