Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Fashion for Good inaugura museu interativo para inovação em moda

No dia 5 de outubro, a Fashion for Good inaugura seu novo espaço, Fashion for Good Experience, em Amsterdã. O Experience é um museu interativo, que tem como objetivo mudar o coração e mente dos visitantes por meio de histórias sobre os bastidores das roupas que vestimos, mostrando que é possível agir e ter um impacto positivo no segmento. O espaço deve estar no roteiro daqueles que se interessam por moda, inovação e sustentabilidade.

Por meio de uma jornada digital personalizada com uma pulseira de identificação por radiofrequência (RFID), os visitantes aprenderão sobre a história de uma boa moda, descobrirão produtos sustentáveis e explorarão as inovações da moda do futuro. 

Inovações da moda

Uma das principais exibições do museu é o Innovation Lounge, onde é possível conhecer mais de 50 personalidades empreendedoras, que estão prestes a mudar a indústria da moda. “Ao dar visibilidade ao trabalho dessas personalidades, mostramos aos visitantes que os bons costumes na moda não apenas são possíveis, como estão ao nosso alcance. Além disso, mostramos que o Fashion for Good é o local ideal para falar de inovação sustentável no setor da moda”, completou Katrin Ley, diretora executiva da Fashion for Good.

Uma das inovações presente no espaço vem da Colorifix, empresa que tingiu um vestido da Stella McCartney usando micro-organismos modificados. Outro projeto revolucionário vem da Mycotex, um vestido feito de micélio (raízes dos cogumelos).Por meio de amostras, peças de vestuário tangíveis, vídeos gráficos em movimento e entrevistas com os autores, a equipe da Fashion for Good construiu um espaço interativo e pessoal para fazer com que as inovações ganhem vida, visando entender os fatores que implicam no futuro da inovação da moda.

A jornada da boa moda

Ao entrar no museu, os visitantes receberão uma pulseira de RFID. Com ela, eles estarão aptos a colecionar promessas e insígnias que representam as ações práticas. Essas atitudes serão transformadas em um guia digital personalizado, chamado de Plano de Ação da Boa Moda, que poderá ser levado para casa e que ajudará a tornar os usuários mais conscientes em relação à moda. O envolvimento dos visitantes com a Fashion for Good continua por meio de uma programação especial, workshops e eventos que estão sendo organizados no prédio da instituição.

Lojas da próxima geração

Em sua Good Shop, o Fashion for Good Experience também exibirá os conceitos atuais mostrando que as boas ações já estão em curso na moda. Além disso, a loja apresenta coleções criadas com temas inspiradores, que são renovadas a cada três meses. O primeiro tema é “Splash: repensando o papel da água na moda” e apresenta produtos da Adidas x Parley, Kings of Indigo, ECOALF, Insane in the Rain, Karün e Ms. Bay.

Espaço de criação imersivo

Por todo o museu, os visitantes encontram ativações interativas que desafiam a criatividade. No Design Studio, por exemplo, é possível projetar a camiseta mais sustentável que existe atualmente: sua própria blusa Cradle to Cradle Certified™ GOLD, e ainda imprimi-la através do site. Por meio de projeções ao vivo, o estúdio exibirá o design escolhido, dando ao visitante uma forma imersiva de ver seu projeto ganhar vida.

Ainda será possível tirar uma selfie no espelho infinito, na entrada do museu, ou tirar uma selfie caleidoscópica no estande do GIF, no Innovation Lounge, e enviá-la a uma instalação visualmente impressionante para mostrar seu compromisso com uma boa indústria da moda.

Embaixadores Fashion For Good

Uma das primeiras embaixadoras da Fashion for Good é a modelo internacional Arizona Muse, que se dedica a transformar a indústria da moda em algo mais sustentável. Suas inovações prediletas são apresentadas por toda a loja, explicando a história por trás de suas escolhas pessoais. “O Fashion for Good Experience é uma forma fantástica de envolver e inspirar os visitantes sobre sustentabilidade e inovações, mostrando-lhes como a boa moda também pode ser legal, divertida e radical”, diz Arizona. Outros embaixadores presentes no museu e na vitrine da loja são a supermodelo internacional Lily Cole e a co-fundadora do Fashion Revolution, Orsola de Castro.

O Fashion for Good Experience tem o apoio de seu sócio fundador, o Instituto C&A, e seus parceiros corporativos Adidas, C&A e PVH Corp. Está localizado na Rokin 102, em Amsterdã e será inaugurado no dia 5 de outubro. O Experience funcionará todos os dias e sua entrada será grátis.

Sobre a Fashion for Good

A Fashion for Good é a iniciativa global que está aqui para fazer com que toda moda seja boa. É uma plataforma global para inovação, que se tornou uma realidade por meio de colaboração e da comunidade. Com um convite aberto a toda a indústria de vestuário, a Fashion for Good reúne marcas, fabricantes, varejistas, fornecedores, organizações sem fins lucrativos, inovadores e financiadores unidos em uma ambição compartilhada.

O coração da Fashion for Good é nossa plataforma de inovação. Através de nosso Fashion for Good-Plug e o Play Accelerator, oferecemos a promissoras start-ups inovadoras o expertise e acesso a financiamentos de que precisam para crescer. Nosso Programa de escalonamento oferece apoio a inovações que passaram pela fase de prova do conceito, com uma equipe dedicada que oferece suporte personalizado e acesso ao expertise, clientes e capital. Nosso Good Fashion Fund catalisará o acesso a financiamentos para mudanças em escala, visando métodos de produção mais sustentáveis.

A Fashion for Good também atua como um anfitrião de mudanças. No dia 5 de outubro, o Fashion for Good Experience inaugurará o primeiro museu tecnológico interativo do mundo dedicado à inovação da moda sustentável. Em seu hub em Amsterdã, a Fashion for Good também oferece um espaço de coworking para a Comunidade da Moda Circular e cria recursos open-source, como seu Guia da Boa Moda, sobre vestuário berço a berço.

Os programas da Fashion for Good são apoiados por seu sócio fundador, o Instituto C&A e os parceiros corporativos adidas, C&A, Galeries Lafayette Group, Kering, PVH Corp., Stella McCartney, Target, Zalando.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: máquinacohn&wolfe
Fotos: Reprodução/Facebook

Data de publicação: 05/10/2018

Conteúdo relacionado


Associações globais de nãotecidos realizam 3º OPLA em São Paulo
INDA e EDANA, as duas maiores associações globais, representantes da indústria de nãotecidos e materiais de engenharia, anunciam a lista preliminar de palestrantes para a 3ª edição do OUTLOOK ™ Plus Latin America (OPLA), conferência e exposição que retorna ao Brasil, nos dias 7 a 9 de maio de 2019, no Sheraton WTC Hotel São Paulo.  2019-02-15 - Tags: outlook plus latin america abint naotecidos texteis tecnicos edana sheraton wtc hotel sao paulo

Procura por central de criação e corte do Pólo de Moda aumenta 80% nos últimos três meses
Os últimos três meses têm sido intensos na Central Coletiva de CAD - Criação Assistida por Computador - e Corte do APL Pólo de Moda. Os trabalhos nos meses de novembro, dezembro e janeiro aumentaram em 80%. Neste período, a Central passou de 40 para 47 empresas atendidas, de 340 para 437 horas de trabalho e de 25 mil para 39 mil peças cortadas.  2019-02-11 - Tags: caxias do sul associacao polo de moda da serra gaucha apl moda central coletiva de cad bid roberta stangherlin

Comunicação é essencial na reforma previdenciária
Discorrer sobre o quanto é prioritária a reforma previdenciária é insistir no óbvio. Portanto, a pergunta não é se vamos fazê-la, mas quando! Esta é uma questão premente que se coloca ao presidente Jair Bolsonaro, à nova legislatura do Congresso Nacional a ser empossada em fevereiro e a toda a sociedade brasileira.  2019-02-08

Milano Unica abre a temporada primavera-verão 2020
A 28ª edição da Milano Unica encerrou ontem (07/02), consolidando seu papel central como a feira de referência para os têxteis e acessórios de alta qualidade made in Europe e, acima de tudo, made in Italy.  2019-02-08 - Tags: milano unica made in europe ercole botto poala mauro scalia raffaello napoleone made in italy funky tabbouleh stefano fadda

A confecção 4.0 deve traduzir na roupa a diversidade corporal feminina
A ditadura do corpo perfeito é algo que realmente mexe com as mulheres. Mas qual seria o corpo perfeito? No Brasil, os corpos femininos têm vários padrões, uma vez que a população é fruto de uma enorme miscigenação. O corpo violão, que trouxe fama mundial às curvas da mulher brasileira, já não é o mais encontrado por aqui.  2019-02-01 - Tags: corpo perfeito ergonomia design de estamparia confeccao 4 0 senai cetiqt 4 revolucao industrial

Trabalho de fotografia sobre resistência ganha prêmio no Fórum Moda 2018
Isabela Jangoux, aluna do quarto ano do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, pioneira nos estudos acadêmicos da área, foi premiada com o ensaio fotográfico sobre a resistência de mulheres negras por meio das tranças nos cabelos. O resultado do trabalho foi apresentado durante o Fórum Moda 2018.  2019-01-31 - Tags: isabela jangoux faculdade santa marcelina forum moda 2018 diversidade de penteados ensaio fotografico

Casa Manual realiza talk sobre Moda Sustentável e lançamento da Linha Comas Circular
Em parceria com a Rede MANUAL, a marca de roupas Comas lança a coleção-cápsula Linha Comas Circular no dia 14 de fevereiro, às 17h, no Espaço Colletivo + CASA MANUAL (MorumbiShopping). Durante o lançamento, o público poderá participar de um talk gratuito sobre estratégias sustentáveis no segmento da moda.  2019-01-30 - Tags: morumbishopping espaco colletivo rede manual agustina comas cotton move global recycle standard jum nakao linha comas circular casa manual

Novo presidente do Sebrae assume anunciando 'choque de gestão'
Novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-ES (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) , Carlos Manato diz como será sua gestão. Ele, que administrará orçamento em torno de R$ 80 milhões em 2019, assegura que cursos para microempreendedores terão mais recursos.  2019-01-30 - Tags: carlos manato conselho deliberativo do sebrae programa mei sebrae microempreendedores

Tecendo Sonhos arrecada doações para oficinas têxteis de imigrantes latino-americanos
Ontem (28/1) foi o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Em prol da causa, o programa Tecendo Sonhos, que atua na regularização de imigrantes latino-americanos na indústria têxtil, lança uma campanha de arrecadação. A meta é arrecadar R$ 30 mil até o final de maio, montante que será empregado na reforma de oficinas de costura de imigrantes latino-americanos, localizadas na cidade de São Paulo.  2019-01-29 - Tags: dia nacional de combate ao trabalho escravo tecendo sonhos alianca empreendedora imigrantes latino americanos

Senai Mix Design promove segunda edição de palestra sobre inspirações para PV2019/20
O Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção do SENAI-SP, localizado na Escola SENAI Francisco Matarazzo, promove no dia 7 de fevereiro, às 10 horas, a segunda edição da palestra “SENAI MIX DESIGN Inspirações & Tendências Primavera-Verão 2019/20”, voltada principalmente para profissionais da área do vestuário.  2019-01-23 - Tags: instituto senai de tecnologia textil moda e confeccao senai mix design

Britânnia Têxtil comemora sucesso no Inspiramais 2020_I
A Britânnia Têxtil comemora seu primeiro grande sucesso em 2019: a visitação recorde em seu stand durante o Inspiramais 2020_I, evento qual foi expositora e patrocinadora. Único Salão de design e inovação de materiais da América Latina, o Inspiramais foi realizado na capital paulista nos dias 15 e 16 de janeiro na capital paulista.  2019-01-22 - Tags: britannia textil tecelagem mineira inspiramais 2020_i ana cristina veloso

Senai Cetiqt reformula grade curricular para atender a indústria têxtil
Mantendo 70 anos de tradição na formação dos melhores profissionais para os setores de moda, têxtil, confecção e química, o Senai Cetiqt, no Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para os cursos de graduação em Design de Moda e Engenharia Química.  2019-01-18 - Tags: senai cetiqt engenharia quimica design de moda sergio motta centro de tecnologia da industria quimica e textil grades curriculares

Design social: Futurarte e Ronaldo Silvestre juntos em nova coleção
O estilista Ronaldo Silvestre foi o escolhido para desenvolver a mais nova coleção da Associação Futurarte, de Betim, e que já está disponível para vendas. Durante o período de nove meses, iniciado em agosto do ano passado, o designer realizou oficinas com as artesãs de Betim ensinando novas técnicas e repassando um pouco do seu conhecimento de moda. O resultado tem agradado o público com opções de mais de trinta peças diferentes.  2019-01-17 - Tags: ronaldo silvestre associacao futurarte eco fashion week brasilia trends projetos sociais justa trama unisol brasil cooperfashion futurarte a cara do sertao instituto tecendo itabira

Moda Reciclada: Junk Kouture ganha versão brasileira
A São Paulo fashionista e dos cosplays será a sede da primeira edição brasileira da Junk Kouture – principal concurso de moda sustentável da Irlanda, ganhador de dois prêmios de Melhor Evento e Melhor Evento ao Vivo em seu país de origem e que já alcança a Escócia.  2019-01-15 - Tags: junk kouture concurso de moda sustentavel irlanda familia schurmann patral group troy armour junk kouture no brasil geração z

O catarinense que surpreendeu a famosa semana de moda de São Paulo
Rafael Bueno, o estilista de 16 anos, que ganhou notoriedade no programa do apresentador de TV Luciano Huck, foi a grande sensação do último SPFW, realizado em outubro de 2018. Apoiado pelo experiente designer Alexandre Herchcovitch, orientador de sua coleção, cheia de mangas bufantes e modelagem simétrica, o jovem, que começou a criar quando tinha 12 anos, conta um pouco de sua trajetória nesta entrevista ao Portal Textília.net.  2019-01-15 - Tags: rafael bueno luciano huck alexandre herchcovitch scmc portal textilianet entrevista

Senai Cetiqt inaugura Fashion Lab e Fábrica Modelo
O primeiro espaço colaborativo para experimentação tecnológica no setor têxtil, de confecção e de moda foi inaugurado no dia 18/12, no Rio de Janeiro. O Fashion Lab, desenvolvido pelo SENAI CETIQT, conta com 400m² de infraestrutura destinada à criatividade e inovação, composto por maquinário de alta tecnologia para criação e implementação de novos produtos e processos.  2019-01-07 - Tags: senai cetiqt fabrica modelo fashion lab espaco maker fabian diniz sergio motta casa firjan

Artistas transformam tecidos em obras de arte no projeto Vicunha Gallery
A convite da VTRENDS, guia de tendência do universo jeanswear publicado semestralmente pela Vicunha, a produtora cultural Juliana Freire convocou para a temporada SS20 quatro artistas da nova geração para um desafio: reaproveitarem tecidos VICUNHA, a partir de denim e sarja, para a criação de obras arte.  2018-12-19 - Tags: vtrends jeanswear vicunha gallery mano penalva tati dalla bona guga szabzon lucas lander

Pantone apresenta ‘Living coral’ a cor do ano 2019
Vibrante, mas também suave, Living Coral nos acolhe com sua aura cálida e nutritiva, flutuando e reconfortando num ambiente em constante transformação. Reagindo às investidas devastadoras da tecnologia digital e a consolidação da mídia social em nossas vidas cotidianas, passamos a procurar experiências autenticas e imersivas que permitem a conectividade e a intimidade.  2018-12-07 - Tags: pantone color institute pantone living coral living coral cor 2019 leatrice eiseman

Roupa 'inteligente' é destaque da 10ª edição do Moda Inclusiva
O Concurso Moda Inclusiva chega a sua 10ª edição com apoio da Vicunha Têxtil e realização da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, que aconteceu no dia 28 de novembro no Centro Cultural São Paulo, trouxe 20 participantes, entre estudantes de cursos técnicos, universitários, alunos de cursos livres e profissionais da área, para apresentarem criações voltadas para acessibilidade, funcionalidade e inclusão social.  2018-12-07 - Tags: concurso moda inclusiva vicunha textil secretaria do estado dos direitos da pessoa com deficiencia ibge sarah dergham qr code braile