Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Empoderamento do consumidor desafia cadeia de produção

Por estar na ponta da cadeia de produção, o varejo foi o primeiro a detectar mudanças no comportamento do consumidor, acentuadas na última década. Tanto a loja física quanto o e-commerce já estão se adaptando para atender clientes exigentes, que hoje querem mais do que qualidade, pois isso é obrigação. Eles buscam a procedência das matérias-primas, investigam se os insumos agridem o meio ambiente, se a empresa tem gestão ética e responsabilidade social e se respeita a diversidade. Se não estiverem satisfeitos, adeus reputação! Basta uma foto ou um vídeo do celular e marca estará exposta ao julgamento online.

O elogio também surte efeito avassalador. Se um produto ou serviço cair nas graças do consumidor, a avalanche de "likes" (aprovação) na rede faz com que o fornecedor se sinta pressionado a manter o mesmo padrão, independente de qualquer imprevisibilidade, sob pena de frustrar seu público. Esta pressão na ponta obviamente resvala no início da cadeia, ou seja, na indústria. Mas será que ela está sendo ágil o suficiente para atender este novo perfil de demanda?

Pesquisas de comportamento

Pressionados pela atitude cada vez mais impositiva dos consumidores, muitos executivos se perguntam se este comportamento é fruto de um "modismo passageiro" de ativistas, ou se se trata de uma nova consciência de consumo, que emergiu com a internet e se espalhou mundo a fora, através do poder das redes sociais.

Para responder esta questão, que quando vêm da indústria tem um teor mais aflitivo, afinal, pela própria natureza e complexidade de seus processos, ela é mais lenta que o comércio para reagir, os consultores e especialistas tem se debruçado sobre estudos e pesquisas, sejam mercadológicos ou acadêmicos, para entender a influência das conexões étnicas e multiculturais da "grande nação global", e seu impacto no mundo real dos negócios, que envolvem trilhões de dólares. Claro que a indústria terá que se adaptar à modernidade, mas esta transição, segundo os analistas, não será num estalar de dedos, mas, planejada com cuidado pelos players de mercado.

Ressonância global

A 33º IAF World Fashion Convention, realizada pela primeira vez no Brasil, em 2017, trouxe a baila uma série de reflexões sobre o tema. Reunindo mais de 350 participantes, a maioria de empresários e executivos da cadeia têxtil/confecção/varejo de moda, a convenção da Federação Internacional do Vestuário (International Apparel Federation – IAF), foi organizada em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit), no Rio de Janeiro, e tem como principal objetivo criar uma ponte entre a cadeia de vestuário e o varejo, unindo provedores de matérias-primas.

Luiz Arruda, consultor sênior da WGSN, que já liderou diversos projetos de posicionamento, inovação e comunicação para marcas como Arezzo, Converse, Unilever, Burger King e Coca-Cola, foi um dos palestrantes do evento. De cara, ele instigou os participantes ao afirmar que: "Rótulos estão caindo por terra, pois o mundo está cada vez mais mutante. As fronteiras que delimitavam espaços não são mais suficientes para definir ninguém. Hoje existe um sentimento de pertencimento global. A identidade vem da pluralidade de misturas de lugares, experiências e culturas".

Um desafio e tanto para quem lida com moda, afinal, desde a Idade Média que os padrões estéticos de beleza, estilo e costumes emanam do Velho Continente. Mas, a partir da segunda metade do século 21, isso vem mudando radicalmente. Hegemonia racial e dominância cultural europeia já não são unanimidades no mundo. Por isso, Arruda alerta: "Hoje, conexões são mais poderosas que fronteiras. Até 2050, metade do crescimento populacional virá da África e a força jovem, procedente de países fora do eixo Ocidental". Todavia, continua vindo da Europa (e também dos Estados Unidos), a inteligência de mercado que norteia os rumos do comércio mundial.

A agência de pesquisa de mercado Euromonitor Internacional, com sede no Reino Unido, acaba de lançar o estudo Top 10 Tendências do Consumidor Global, revelando quem são as forças emergentes que moldam o comportamento do consumidor atual. Coordenada pela pesquisadora Alison Angus, chefe de Lifestyles Research da Euromonitor, o estudo aponta que com a economia global mais forte em 2018, as despesas de consumo deverão crescer em sua maior taxa desde 2011. No entanto, as atitudes e o comportamento dos consumidores continuarão a causar inquietações para as empresas, com a tecnologia móvel e a acessibilidade da internet desempenhando um papel fundamental nesta mudança. Espera-se que a realidade aumentada seja incorporada mais rapidamente nas indústrias, graças a dispositivos que permitem esse tipo de desenvolvimento, permitindo a fusão do digital com o real. Um dos benefícios desta tecnologia é auxiliar na redução dos custos e no aumento da produtividade, mas também, segundo a consultora, contribui para ajuste da produção conforme a necessidade do mercado, permitindo maior velocidade e mais assertividade que os métodos tradicionais de análise.

Vida limpa

Um dado instigante neste estudo é que os consumidores de todas as idades apontam que precisam de cada vez menos para viver. A propriedade está em questão, e a vida mutante e minimalista ganha cada vez mais popularidade entre os jovens, que em vez de adquirir preferem compartilhar tudo, desde roupas e itens domésticos até carros e habitação. Rejeitar o compromisso formal no local de trabalho é outra tendência crescente, já que esta nova geração está dizendo "não" aos empregos corporativos, com normas e horários rígidos, preferindo empresas onde possam manter seu estilo de vida com liberdade, em espaços compartilhados. A desconfiança no negócio continua a aumentar entre os consumidores. Falar sobre sustentabilidade e responsabilidade social já não é suficiente. Eles agora querem maior transparência das marcas que compram.

O estudo da Euromonitor identifica também uma nova classe de consumidores, os chamados "clean lifers" (literalmente, vida limpa ou minimalista) que têm fortes convicções e ideais. Preferem ficar em casa e relaxar ao invés de passar a noite na balada. São menos tolerantes e dizem não para certos tipos de produtos como álcool, comida industrializada e produtos a base de matéria-prima animal. Eles não se importam em ter, mas sim, em ser autênticos. Família e lar são importantes para os "clean lifers" e alguns ficam na casa dos pais por mais tempo, já que os custos de se manter por conta própria em países como Reino Unido, Estados Unidos ou Japão estão se tornando exorbitantes.

Outra tendência, aparentemente em oposição aos "vidas limpas", aponta para o desejo de singularidade e verdadeira autenticidade que leve a personalização dos produtos a um novo patamar, com os consumidores se tornando criadores, idealizando o design e se envolvendo no processo de produção. No geral, conclui o estudo, 2018 e os próximos anos seguirão com os consumidores questionando valores estabelecidos, determinando prioridades e decisões de compra e aprofundando o seu envolvimento com as marcas e questões que lhes interessam. Enfim, estes consumidores preferem gastar dinheiro com experiências, como viagens de fim de semana, festivais ou restaurantes descolados, onde possam conversar com amigos. Preferem gastar seu dinheiro em alternativas sociais e mais saudáveis como yoga e fitness. O desafio está agora com a cadeia de produção.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Marcia Mariano
Fonte: Euromonitor International e IAF Brazil 2017

Data de publicação: 06/03/2018

Conteúdo relacionado


Pantone apresenta ‘Living coral’ a cor do ano 2019
Vibrante, mas também suave, Living Coral nos acolhe com sua aura cálida e nutritiva, flutuando e reconfortando num ambiente em constante transformação. Reagindo às investidas devastadoras da tecnologia digital e a consolidação da mídia social em nossas vidas cotidianas, passamos a procurar experiências autenticas e imersivas que permitem a conectividade e a intimidade.  2018-12-07 - Tags: pantone color institute pantone living coral living coral cor 2019 leatrice eiseman

Roupa 'inteligente' é destaque da 10ª edição do Moda Inclusiva
O Concurso Moda Inclusiva chega a sua 10ª edição com apoio da Vicunha Têxtil e realização da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, que aconteceu no dia 28 de novembro no Centro Cultural São Paulo, trouxe 20 participantes, entre estudantes de cursos técnicos, universitários, alunos de cursos livres e profissionais da área, para apresentarem criações voltadas para acessibilidade, funcionalidade e inclusão social.  2018-12-07 - Tags: concurso moda inclusiva vicunha textil secretaria do estado dos direitos da pessoa com deficiencia ibge sarah dergham qr code braile

WGSN apresenta a pesquisa 'Geração Brasil'
Quais são as gerações que estão presentes em nossa sociedade? Como elas impactam o consumo? Para responder essas questões e entender cada uma delas, é imprescindível a leitura sobre o estudo de gerações da WGSN - autoridade global na previsão de tendências.  2018-12-05 - Tags: wgsn baby boomers geracao x millennial geracao z geracao alpha pesquisa

Concurso do SENAI-SP premia novos talentos da moda
Na última sexta-feira (30/11), a Faculdade de Tecnologia SENAI “Antoine Skaf” e a Escola SENAI “Francisco Matarazzo” premiaram os finalistas do 12º Concurso Novos Talentos SENAI-SP que teve início em abril de 2018. Realizado anualmente pelo SENAI-SP, o concurso tem por objetivo estimular os estudantes a colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sua vida acadêmica.  2018-12-04 - Tags: faculdade de tecnologia senai antoine skaf escola senai francisco matarazzo consciencia na moda concurso novos talentos

Comemorando 37 anos, Grupo Lunelli beneficia 4,2 mil funcionários com previdência privada
Desde outubro 4,2 mil trabalhadores de Santa Catarina, São Paulo e Ceará, estão sendo beneficiados com um plano de previdência privada exclusivo. Isso porque o Grupo Lunelli - considerado um dos mais estruturados grupos do setor têxtil do país, com 16 unidades fabris – acaba de lançar um plano de previdência privada para seus colaboradores, um dos mais importantes benefícios oferecidos pela empresa em curto e longo prazo e que demonstra a preocupação da companhia com o futuro dos colaboradores e familiares.  2018-12-04 - Tags: grupo lunelli alakazoo lunelli malhas lunelliprev inss 37 anos de mercado maracanau

Uniformes da Azul ganham prêmio no Brasil Design Awards
Os novos uniformes da Azul, criados pelo TS Studio, ficaram entre os três melhores do Design Awards, prêmio brasileiro que reconhece os melhores projetos de design nacional. Sob a direção criativa da designer Tereza Santos, as peças exclusivas, que estão sendo utilizadas por Tripulantes de ao menos cinco áreas da companhia, foram contempladas na categoria Design Gráfico.  2018-11-30 - Tags: projeto azul 10 anos tereza santos ts studio brasil design awards azul cargo express claudia fernandes

Sou de Algodão apresenta noite especial na Casa de Criadores
"Sou de Algodão", movimento desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com diversas ações para incentivar o uso da fibra na indústria têxtil participará pela 2ª vez da Casa de Criadores. Nesta edição, como patrocinador máster, o movimento trará uma noite totalmente dedicada ao algodão com show da cantora Gaby Amarantos.  2018-11-28 - Tags: desfile sou de algodao casa de criadores mac usp abrapa gaby amarantos andre hidalgo

Kurotel lança novos uniformes assinados por Carlos Bacchi
O Kurotel – Centro Médico de Longevidade & Spa de Gramado, no Rio Grande do Sul, tem a inovação em sua essência. Em sintonia com a nova Ala Contemporânea, mais moderna sem perder o charme, o spa acaba de lançar os novos uniformes do staff, assinado pelo estilista gaúcho e expert em moda de luxo sustentável, Carlos Bacchi.  2018-11-27 - Tags: carlos bacchi joao carlos bento eco fashion kurotel ala contemporanea light steel frame

Farol Santander inicia programação em parceria com o SPFW
Após receber o desfile inaugural da edição N46 do São Paulo Fashion Week, o Farol Santander, centro de empreendedorismo, cultura e lazer dá sequência às atividades realizadas em parceria com a maior plataforma de Moda do Hemisfério Sul. O icônico edifício no Centro da cidade, irá sediar uma série de 13 encontros, com patrocínio do Santander e curadoria de Graça Cabral, co-fundadora do SPFW, que conectam os pilares da Moda, Cultura e Empreendedorismo, comuns entre os parceiros.  2018-11-23 - Tags: arena de economia criativa farol santander transposicao sao paulo fashion week dudu bertholini daniela thomas

Christopher Raeburn é o novo diretor criativo da Timberland
Chegando em uma nova posição na estrutura da Timberland, o estilista inglês Christopher Raeburn, aos 36 anos, assume a direção criativa global da empresa e deve trabalhar com as equipes de produtos, marketing e inovação da marca para criar uma coleção de calçados, roupas e acessórios.  2018-11-23 - Tags: timberland christopher raeburn remade reduce recycle raeburn

Nova coleção da Triumph em parceria com a Gore-Tex oferece desempenho superior
A nova coleção de roupas e acessórios pessoais da Triumph já está disponível em todas às 15 concessionárias brasileiras. A coleção completa conta com mais de 70 itens para os públicos feminino, masculino e infantil, nas categorias roupas para pilotagem (calças, jaquetas, luvas e botas, por exemplo), acessórios pessoais e roupas para uso casual (como botas, calças, jaquetas, camisetas, bonés e moletons, entre outros itens).  2018-11-21 - Tags: kit malvern triumph gore tex adventure gore tex pro armacor triumph motorcycles brazil naotecidos tecidos tecnicos

Pit Bull Jeans investe R$ 10 milhões em abertura de novas lojas
Reconhecida por seus 20 anos de atuação principalmente no segmento de multimarcas, a Pit Bull Jeans amplia sua operação por meio de lojas próprias. No início do mês de outubro, inaugurou no Shopping Metrô Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, sua primeira loja conceito.  2018-11-21 - Tags: marcelo torquato pit bull jeans loja multimarca shopping metro itaquera

Rachel Maia assume o cargo de CEO da Lacoste Brasil
A Lacoste Brasil anuncia Rachel Maia como sua mais nova CEO – Chief Executive Officer. Formada em Ciências Contábeis, pós-graduada na USP em Finanças e com cursos de especialização em Vancouver-Canadá e Harvard-EUA, Rachel iniciou sua carreira na Seven Eleven como Controller durante sete anos, depois atuou na Novartis Pharmacy por 4 anos e na Tiffany & Co, onde foi responsável pela chegada ao Brasil e ficou por 5 anos no cargo de CFO e 2 anos como CEO.  2018-11-13 - Tags: lacoste brasil rachel maia chief executive officer seven eleven

Grupo Malwee apoia 21ª edição do Teleton
O Grupo Malwee participa, pelo terceiro ano consecutivo, do Teleton, o principal evento de captação de recursos da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente. Para esta edição, que acontece nos dias 09 e 10 de novembro, a companhia fará a doação de cerca de 10 mil camisetas que serão utilizadas durante o evento por influenciadores, atendentes do call center, equipe principal, voluntários e nas ações internas.  2018-11-08 - Tags: grupo malwee aacd teleton plano 2020 guilherme moreno

Sou de Algodão lança concurso para estudantes de moda e renova parceria com a CdC
Sou de Algodão, movimento desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) visando o incentivo do uso da fibra na indústria têxtil, anuncia o lançamento do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores e sua presença como patrocinador master nesta edição do evento de moda.  2018-11-05 - Tags: casa de criadores sou de algodao andre hidallgo desafio sou de algodao

Denim se destaca com mistura de fibras, estilo e lavagem ecológica
Riscados, manchados, respingados e além de tudo, repaginados, os jeans expressam atitude e liberdade e ao mesmo tempo, revalidam o conceito Eco Friendly (amigável ao meio ambiente), através de tecidos sustentáveis e lavagens cada vez mais tecnológicas. Empresas do setor como Vicunha, Santanense e Fama Lavanderia mostraram suas novidades para a próxima temporada, durante a primeira edição da FebraTêxtil 2018, realizada entre 23 e 25 de outubro, no Parque Anhembi, São Paulo.  2018-11-01 - Tags: febratextil 2018 vicunha santanense nilit creora hyosung paulo heilborn schick bin digitale textil texprima luisa brax ctm fios fama lavanderia lavanderia denim

Fios, tecidos e estampas são destaques na Iª FebraTêxtil
Com a participação de players do setor têxtil nacional como Vicunha, Santanense, Nilit e Creora® Hyosung, entre outras, a primeira edição da FebraTêxtil - Feira Brasil Têxtil, realizada de 23 a 25 de outubro, no Parque Anhembi, em São Paulo, apresentou ao mercado produtos e serviços para a indústria da confecção.  2018-10-30 - Tags: febratextil 2018 vicunha santanense nilit creora hyosung paulo heilborn schick bin digitale textil texprima luisa brax ctm fios

ICX Labs inaugura espelho interativo no Shopping Morumbi
A ICX Labs, startup de tecnologia para desenvolvimento de software e hardware inovadores, acaba de inaugurar o Fitting You – espelho interativo – na Hering Experience, loja conceito da marca no Shopping Morumbi, em São Paulo.  2018-10-26 - Tags: fitting you hering hering experience shopping morumbi fabio avellar icx labs espelho interativo