Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Empoderamento do consumidor desafia cadeia de produção

Por estar na ponta da cadeia de produção, o varejo foi o primeiro a detectar mudanças no comportamento do consumidor, acentuadas na última década. Tanto a loja física quanto o e-commerce já estão se adaptando para atender clientes exigentes, que hoje querem mais do que qualidade, pois isso é obrigação. Eles buscam a procedência das matérias-primas, investigam se os insumos agridem o meio ambiente, se a empresa tem gestão ética e responsabilidade social e se respeita a diversidade. Se não estiverem satisfeitos, adeus reputação! Basta uma foto ou um vídeo do celular e marca estará exposta ao julgamento online.

O elogio também surte efeito avassalador. Se um produto ou serviço cair nas graças do consumidor, a avalanche de "likes" (aprovação) na rede faz com que o fornecedor se sinta pressionado a manter o mesmo padrão, independente de qualquer imprevisibilidade, sob pena de frustrar seu público. Esta pressão na ponta obviamente resvala no início da cadeia, ou seja, na indústria. Mas será que ela está sendo ágil o suficiente para atender este novo perfil de demanda?

Pesquisas de comportamento

Pressionados pela atitude cada vez mais impositiva dos consumidores, muitos executivos se perguntam se este comportamento é fruto de um "modismo passageiro" de ativistas, ou se se trata de uma nova consciência de consumo, que emergiu com a internet e se espalhou mundo a fora, através do poder das redes sociais.

Para responder esta questão, que quando vêm da indústria tem um teor mais aflitivo, afinal, pela própria natureza e complexidade de seus processos, ela é mais lenta que o comércio para reagir, os consultores e especialistas tem se debruçado sobre estudos e pesquisas, sejam mercadológicos ou acadêmicos, para entender a influência das conexões étnicas e multiculturais da "grande nação global", e seu impacto no mundo real dos negócios, que envolvem trilhões de dólares. Claro que a indústria terá que se adaptar à modernidade, mas esta transição, segundo os analistas, não será num estalar de dedos, mas, planejada com cuidado pelos players de mercado.

Ressonância global

A 33º IAF World Fashion Convention, realizada pela primeira vez no Brasil, em 2017, trouxe a baila uma série de reflexões sobre o tema. Reunindo mais de 350 participantes, a maioria de empresários e executivos da cadeia têxtil/confecção/varejo de moda, a convenção da Federação Internacional do Vestuário (International Apparel Federation – IAF), foi organizada em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit), no Rio de Janeiro, e tem como principal objetivo criar uma ponte entre a cadeia de vestuário e o varejo, unindo provedores de matérias-primas.

Luiz Arruda, consultor sênior da WGSN, que já liderou diversos projetos de posicionamento, inovação e comunicação para marcas como Arezzo, Converse, Unilever, Burger King e Coca-Cola, foi um dos palestrantes do evento. De cara, ele instigou os participantes ao afirmar que: "Rótulos estão caindo por terra, pois o mundo está cada vez mais mutante. As fronteiras que delimitavam espaços não são mais suficientes para definir ninguém. Hoje existe um sentimento de pertencimento global. A identidade vem da pluralidade de misturas de lugares, experiências e culturas".

Um desafio e tanto para quem lida com moda, afinal, desde a Idade Média que os padrões estéticos de beleza, estilo e costumes emanam do Velho Continente. Mas, a partir da segunda metade do século 21, isso vem mudando radicalmente. Hegemonia racial e dominância cultural europeia já não são unanimidades no mundo. Por isso, Arruda alerta: "Hoje, conexões são mais poderosas que fronteiras. Até 2050, metade do crescimento populacional virá da África e a força jovem, procedente de países fora do eixo Ocidental". Todavia, continua vindo da Europa (e também dos Estados Unidos), a inteligência de mercado que norteia os rumos do comércio mundial.

A agência de pesquisa de mercado Euromonitor Internacional, com sede no Reino Unido, acaba de lançar o estudo Top 10 Tendências do Consumidor Global, revelando quem são as forças emergentes que moldam o comportamento do consumidor atual. Coordenada pela pesquisadora Alison Angus, chefe de Lifestyles Research da Euromonitor, o estudo aponta que com a economia global mais forte em 2018, as despesas de consumo deverão crescer em sua maior taxa desde 2011. No entanto, as atitudes e o comportamento dos consumidores continuarão a causar inquietações para as empresas, com a tecnologia móvel e a acessibilidade da internet desempenhando um papel fundamental nesta mudança. Espera-se que a realidade aumentada seja incorporada mais rapidamente nas indústrias, graças a dispositivos que permitem esse tipo de desenvolvimento, permitindo a fusão do digital com o real. Um dos benefícios desta tecnologia é auxiliar na redução dos custos e no aumento da produtividade, mas também, segundo a consultora, contribui para ajuste da produção conforme a necessidade do mercado, permitindo maior velocidade e mais assertividade que os métodos tradicionais de análise.

Vida limpa

Um dado instigante neste estudo é que os consumidores de todas as idades apontam que precisam de cada vez menos para viver. A propriedade está em questão, e a vida mutante e minimalista ganha cada vez mais popularidade entre os jovens, que em vez de adquirir preferem compartilhar tudo, desde roupas e itens domésticos até carros e habitação. Rejeitar o compromisso formal no local de trabalho é outra tendência crescente, já que esta nova geração está dizendo "não" aos empregos corporativos, com normas e horários rígidos, preferindo empresas onde possam manter seu estilo de vida com liberdade, em espaços compartilhados. A desconfiança no negócio continua a aumentar entre os consumidores. Falar sobre sustentabilidade e responsabilidade social já não é suficiente. Eles agora querem maior transparência das marcas que compram.

O estudo da Euromonitor identifica também uma nova classe de consumidores, os chamados "clean lifers" (literalmente, vida limpa ou minimalista) que têm fortes convicções e ideais. Preferem ficar em casa e relaxar ao invés de passar a noite na balada. São menos tolerantes e dizem não para certos tipos de produtos como álcool, comida industrializada e produtos a base de matéria-prima animal. Eles não se importam em ter, mas sim, em ser autênticos. Família e lar são importantes para os "clean lifers" e alguns ficam na casa dos pais por mais tempo, já que os custos de se manter por conta própria em países como Reino Unido, Estados Unidos ou Japão estão se tornando exorbitantes.

Outra tendência, aparentemente em oposição aos "vidas limpas", aponta para o desejo de singularidade e verdadeira autenticidade que leve a personalização dos produtos a um novo patamar, com os consumidores se tornando criadores, idealizando o design e se envolvendo no processo de produção. No geral, conclui o estudo, 2018 e os próximos anos seguirão com os consumidores questionando valores estabelecidos, determinando prioridades e decisões de compra e aprofundando o seu envolvimento com as marcas e questões que lhes interessam. Enfim, estes consumidores preferem gastar dinheiro com experiências, como viagens de fim de semana, festivais ou restaurantes descolados, onde possam conversar com amigos. Preferem gastar seu dinheiro em alternativas sociais e mais saudáveis como yoga e fitness. O desafio está agora com a cadeia de produção.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Marcia Mariano
Fonte: Euromonitor International e IAF Brazil 2017

Data de publicação: 06/03/2018

Conteúdo relacionado


Liebe Lingerie lança campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher
Com o intuito de alertar a população sobre a violência contra a mulher e conscientizar sobre os seus canais de denúncia, a Liebe Lingerie lança campanha especial. Uma porcentagem do valor arrecadado na venda dos produtos da linha Nude para Todas será destinada ao Instituto Maria da Penha, que estimula e contribui para a aplicação integral da lei Maria da Penha.  2021-03-01 - Tags: liebe ligerie lei maria da penha instituto maria da penha nude para todas

Aramis e Exame apresentam Papo Casual com convidados especiais
Depois de lançar novo logo e novo posicionamento de marca, a Aramis agora aposta em conteúdo e diálogo. A marca convidou Facundo Guerra, Túlio Custódio, Renato Mendonça e o próprio CEO da marca, Richard Stad para participarem do Papo Casual, um projeto de conteúdo e transformação, com co-criação da Exame Casual.  2021-03-01 - Tags: aramis papo casual facundo guerra tulio custodio renato mendonca richard stad

Lalamove ajuda marca de roupas paulistana a crescer durante a pandemia
A logística é certamente uma das áreas mais estratégicas do varejo. Independente do modelo de negócio e do setor de atuação, a garantia de uma boa experiência para o cliente passa pela qualidade da entrega. Por isso, considerando a malha de operações desse setor no Brasil, cada vez mais o investimento em soluções inovadoras tem feito a diferença para ajudar pequenos e médios negócios a crescer.  2021-03-01 - Tags: lalamove logistica overcome webapp logtech varejo

Lingerie Connect prossegue a segunda etapa com evento Curve NY
Após a abertura do Lingerie Connect, evento digital do grupo Eurovet, cuja primeira etapa, iniciada em 25 de janeiro, foi administrado pelo Salon International de la Lingerie Paris, segue no mês de fevereiro em mais uma etapa, com a apresentação digital do by Curve a Curve Connect, evento dedicado à moda íntima e moda praia.  2021-02-26 - Tags: eurovet lingerie connect salon international de la lingerie paris curve connect

Geová Rodrigues apresenta nova coleção em curta metragem
Geová Rodrigues, estilista potiguar precursor do upcycling mundial, apresenta sua coleção de Spring Summer 2021 durante a Semana de Moda de Nova York através de um curta encantador filmado na metrópole americana, onde mora há mais de 20 anos. A modelo brasileira Renata Sozzi e seu filho, Lucca Sozzi.protagonizam o filme "Renata & Lucca"  2021-02-25 - Tags: geova rodrigues upcycling spring summer 2021 lucca sozzi

Projeto de moda circular viabiliza reciclagem e descarte de roupa sem condição de uso
Você sabia que são necessários 2.720 litros de água para fazer uma camiseta? E que esta é a quantidade de água que bebemos em aproximadamente três anos? Além disso, mais de 80% dos resíduos têxteis que vão para os aterros poderiam ser reutilizados e 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartadas anualmente no Brasil.  2021-02-24 - Tags: moda circular reciclagem descarte de roupa sustentabilidade espaco circular podesim

Fashion Masks chega como um e-commerce de moda com propósito
A máscara necessária para proteger contra o coronavírus virou um acessório de moda obrigatório desde o início da pandemia em 2020. O nome Fashion Masks sugere uma marca de máscaras, mas o projeto vai muito além. O Fashion Masks foi criado em meio à pandemia para desenvolver projetos de inclusão social e geração de renda para trabalhadores informais afetados pela crise econômica decorrente do covid-19.  2021-02-23 - Tags: fashion masks pandemia marcos rechtman grupo malwee e commerce

Renner lança coleção feita com algodão agroecológico
A Renner lançou uma nova coleção cápsula com peças produzidas com matérias primas menos impactantes, dando continuidade ao seu propósito de construir uma moda cada vez mais responsável. Todos os itens são confeccionados com algodão agroecológico plantado e colhido por produtoras rurais em municípios do norte de Minas Gerais.  2021-02-22 - Tags: renner algodao agroecologico manejo sustentavel minas

Tiendeo completa 10 anos como a principal startup no setor de varejo
A Tiendeo, principal plataforma de ofertas geolocalizadas e catálogos digitais em soluções drive-to-store, celebra o seu décimo aniversário em 14 de fevereiro deste ano, tornando-se referência no setor de varejo a nível internacional. A tecnologia de inteligência artificial desenvolvida pela startup, baseada em machine learning e de geo-tracking, permite que os varejistas impactem no momento certo, no lugar certo e no consumidor certo.  2021-02-17 - Tags: tiendeo startup plataforma barcelona pandemia eva martin

Talk Show semanal apresentará inspirações para o mercado brasileiro de moda
Valorizar o setor têxtil brasileiro – segundo maior gerador de empregos no país - e unir a cadeia de moda e confecção em torno de discussões para alavancar oportunidades do setor. Esse é o objetivo do Têxtil Show, novo talk show semanal que acaba de ganhar um canal especial no Youtube.  2021-02-17 - Tags: setor textil brasileiro youtube hk agencia buscatextil henri kanj epson do brasil brand textil

Escola de Moda e Arte Dossier apresenta novos cursos para o mês de março
Inaugurada em 2020, a Dossier Arts and Fashion Education, escola livre de moda e arte idealizada por Giovanni Frasson, um dos grandes nomes do jornalismo de moda no Brasil desde os anos 80, apresenta seus novos cursos para o mês de março, que se somam a grade regular da escola. Até junho, a Dossier deve lançar mais 25 novos cursos.  2021-02-12 - Tags: dossier arts and fashion education joao braga giovanni frasson cynthia garcia

Franquia de roupa infantil inaugura mais uma loja em Belo Horizonte
Na contramão da crise, a Joaninha Brechó Infantil expandiu ainda mais os seus negócios neste ano de 2021. Além de contar com 16 filiais, em cidades como BH, Betim, Contagem, Itabira e Viçosa e na cidade de Campinas em São Paulo, a última inauguração da franquia foi um sucesso.  2021-02-11 - Tags: joaninha brecho infantil belo horizonte moda infantil vivian deus

Marca lança fio feito de cana-de-açúcar para produções artesanais
O consumo consciente, priorizando hábitos sustentáveis e essenciais, é um dos pilares da Made by You, que através de seus kits handmade para tricô e crochê, estimula a criatividade, economia criativa, empoderamento e o slow fashion. Unindo esses propósitos, a marca acaba de lançar o fio #69, feito com fibras de cana-de-açúcar, uma exclusividade no mercado nacional.  2021-02-11 - Tags: made by you consumo consciente fibras cana de acucar criatividade

Personal shopper é a novidade para quem busca praticidade nas suas compras
Com o objetivo de facilitar a vida dos clientes, o Shopping Jardim Sul está agora com uma ótima solução para o dia a dia, a Personal Shopper, que ajuda o consumidor a encontrar qualquer produto que precisar, de qualquer loja do shopping.  2021-02-05 - Tags: shopping jardim sul personal shopper pagseguro delivery

IFEMA confirma as datas da Passarela MBFWMadrid em abril
A IFEMA – Feira de Madri confirma que a Mercedes-Benz Fashion Week Madrid será realizada de 8 a 11 de abril. O anúncio foi feito após apresentar aos designers e marcas a proposta de mudança da primeira edição de 2021, tradicionalmente realizada nos primeiros meses do ano.  2021-02-05 - Tags: ifema feira de madrir mercedes benz fashion week madrid mbfwmadrid

Curso 'Fazendo seu tênis customizado' está com inscrições abertas
Com pré-venda aberta e início marcado para o dia 23 de fevereiro, a estilista Juliana Santos lança o curso online "Fazendo seu tênis customizado". As aulas terão como objetivo ensinar técnicas de desenho e pintura, e de como customizar tênis e outras roupas. Além disso, os alunos também aprenderão estratégias de marketing e ferramentas para vendas pelas redes sociais.  2021-02-04 - Tags: customizacao juliana santos curso online tik tok

Aramis inaugura vitrine exclusiva no Shopping Higienópolis
A Aramis inaugurou nesta segunda-feira, 01 de fevereiro, uma vitrine exclusiva no piso Vilaboim do Shopping Higienópolis. Quem passar por lá poderá conferir de perto as últimas novidades da coleção e ainda ganhar um brinde pra lá de especial.  2021-02-04 - Tags: aramis vilaboim shopping higienopolis qrcode

Círculo S/A comemora 83 anos de fundação
Após um ano desafiador, que provocou diversas mudanças na rotina de todos, a Circulo S/A celebrou, no dia 23 de janeiro, com todos os cuidados e de forma limitada, os seus 83 anos na indústria têxtil catarinense. A empresa foi um marco importante para o desenvolvimento econômico do município de Gaspar e, consequentemente, de Santa Catarina.  2021-02-01 - Tags: circulo osni de oliveira junior fios trbalahos manuais

Companhia Têxtil de Castanhal estimula economia circular durante o Inspiramais 2021
A Companhia Têxtil de Castanhal, maior produtora de fios e telas de juta do País, apresentou a palestra Moda e Economia Circular | Juta e borracha amazônica em processo de upcycling, durante o Salão Inspiramais Digital. A reflexão sobre um novo olhar a respeito da moda, sob o conceito criativo que tem como objetivo dar novo propósito para um material, foi feita pela designer Agustina Comas.  2021-02-01 - Tags: castanhal juta inspiramais 2021 jose favilla

Panamericana Escola de Arte e Design abre inscrições para cursos de moda
A Panamericana Escola de Arte e Design já abriu inscrições para seu curso de formação em Design de Moda. As aulas terão início no dia 17 de março e vão ocorrer dentro do modelo híbrido (presencial + online). O curso de Design de Moda da Panamericana apresenta um amplo panorama do universo da moda, proporcionando repertório e muitos canais de referências aos alunos.  2021-01-29 - Tags: escola panamericana design de moda consultoria de imagem design escola curso