Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Delfim desenvolve o primeiro 'super tecido' que protege do novo coronavírus

A busca por fazer a diferença neste momento delicado em que o país vive atualmente levou a indústria têxtil Delfim a alcançar um feito e tanto: tornou-se a primeira empresa brasileira a produzir um tecido que é capaz de matar o coronavírus SARS-COV-2 em menos de dois minutos por meio do contato. A inovação nasceu da inquietação de Mauro Deutsch, presidente da companhia, que, acompanhando as primeiras notícias da disseminação do vírus na China e depois pelo mundo, sentiu que precisava fazer algo. "Fiquei me perguntando como nós poderíamos contribuir para passar por essa pandemia", conta.

Um dos primeiros passos foi a busca por médicos infectologistas do Brasil para trocar informações e encontrar um caminho para tentar desenvolver algo diferente que pudesse ajudar as pessoas. O resultado dessas conversas foi a ideia de criar um tecido com propriedades bactericidas e fungicidas, além de impermeável, com efeito repelente da água. A partir daí, deu-se início às buscas por um parceiro nacional que produzisse um composto com essas características que pudesse ser adicionado ao tecido. Estava nas mãos da startup Nanox, que até então utilizava o produto para outras propriedades.

As duas empresas uniram suas expertises e iniciaram a fase de testes no final de fevereiro deste ano para encontrar o tecido adequado com a aplicação da nanotecnologia a base de prata. "Criamos uma fórmula com micropartículas capazes de inativar o novo coronavírus e coube à Delfim desenvolver, com base no uso dessa tecnologia, um 'super tecido' a partir de um processo industrial altamente qualificado, que viabilizou uma solução efetiva para uso da população", explica Luiz Gustavo Pagotto Simões, diretor da Nanox.

Tendo por objetivo viabilizar o novo produto, a Delfim previu um investimento na ordem de R$ 2 milhões, o que envolve, além dos testes em laboratório e a consultoria externa para desenhar o tecido e encontrar as possíveis aplicações, uma significativa adaptação de maquinário.

"Fizemos vários testes para entender o tipo de fio, a malha adequada, sua gramatura para chegar ao resultado adequado", ressalta Mauro. Para ajudar nessa missão, contou ainda com o suporte de especialistas do setor têxtil na Alemanha, país de origem das máquinas da indústria brasileira.

O tecido, que ganhou o nome de Delfim Protect, é composto de 100% poliéster e tem como diferencial a tecnologia empregada na construção dos fios e na aplicação da nanotecnologia. Mas até chegar nele, a Delfim enfrentou dois grandes desafios: provar sua eficiência bactericida e sua capacidade de filtração bacteriana. Nesta última, alcançou mais de 93%, índice bem superior ao solicitado pelas normas ABNT.

Com o produto definido, as primeiras produções já foram feitas e comercializadas para alguns clientes da Delfim - o varejo têxtil - há cerca de três semanas. Nessa primeira etapa, a indústria operou com uma capacidade de produção de 60 mil metros do Delfim Protect como parte do projeto piloto, mas está preparada para aumentar a escala quando conforme a demanda de mercado. "Temos a possibilidade de produzir 1 milhão de metros por mês", afirma Mauro.

O novo tecido da Delfim pode ser utilizado em várias frentes, desde equipamentos de EPIs, como máscaras, jalecos, toucas, entre outros, até mesmo para a confecção de aventais, toalhas para restaurantes, babadores e trocadores para bebês, entre outras, o que deve abrir um mercado extenso para o produto.

Para o presidente da Delfim, esse é um momento particular na história da indústria, que tem mais de 60 anos de atividade no país, 140 colaboradores diretos e está em sua terceira geração familiar. "Essa é a primeira inovação dessa nova geração que comanda a Delfim no mercado brasileiro. Estamos tendo a oportunidade de aprender muito com essa crise, pilotando em várias frentes. Além de criar um produto pioneiro, que foi do fio ao consumidor final, fomos umas das únicas do nosso setor que não demitiu um colaborador sequer nessa fase difícil e mantivemos todos os empregos. Para nós, isso é motivo de muito orgulho".

Com um custo de produção mais alto do que os demais tecidos produzidos pela empresa - o carro-chefe da empresa é o tule - o Delfim Protect está sendo comercializado com preço compatível ao de tecidos convencionalmente usados para esse propósito, como máscaras, de acordo com Mauro. "Nosso ganho é no aspecto social, não financeiro. Queremos ajudar nossos clientes na venda do produto e a sociedade a barrar de vez essa pandemia", ressalta.

Por esse viés social, um dos planos da Delfim é estender o produto para projetos que ajudem costureiras que neste momento estão sem emprego. "Pretendemos doar uma quantidade de tecidos para as associações e ajudar essas profissionais com dicas de design de máscaras para que elas produzam itens de qualidade", enfatiza.

Se depender da empresa, o Delfim Protect veio para ficar no mercado brasileiro. "O uso de máscara vai se tornar um hábito, mesmo no pós-pandemia - ela será um acessório de moda. Além disso, a aplicação do tecido será estendida para outras funções, que, num primeiro momento devem se concentrar no setor de saúde, mas depois será ampliada para o consumo em geral", conclui.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: DigitalTrix
Fotos: Divulgação/Delfim

Data de publicação: 03/07/2020

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Vicunha aposta em nova geração de artigos sustentáveis em sua segunda coleção do ano
A nova coleção da Vicunha, contendo oito artigos para jeanswear, aposta na gestão de recursos e resíduos e no lançamento de inovações sustentáveis inéditas no mercado. Como destaque deste lançamento, a empresa alia diferenciais de seu processo produtivo a tecnologias exclusivas lançadas em primeira mão com parceiros Lycra® EcoMade, TencelTM RefibraTM e EarthColors® by Archroma.  2020-11-27 - Tags: vicunha sustentavel segunda colecao 2020 jeanswear archroma

Designers apresentam peças produzidas a partir do reaproveitamento de sacos de juta
Das mãos das famílias ribeirinhas para os ateliês de Agustina Comas e Flavia Amadeu. Este foi o caminho traçado pela juta da Companhia Têxtil de Castanhal para o desfile colaborativo das designers que fará parte da programação da quarta edição do Brasil Eco Fashion Week, considerado o maior encontro de moda e sustentabilidade da América Latina.  2020-11-26 - Tags: companhia textil de castanhal flavia amadeu agustina comas sacos de juta reaproveitamento upcycling

Insider comemora marca de 600 mil máscaras antivirais vendidas
Após seis meses trabalhando incessantemente para colocar no mercado máscaras antivirais, capazes de proteger quem precisava ir às ruas durante a quarentena provocada pela pandemia do coronavírus, a Insider comemora a marca de 600 mil máscaras vendidas. A produção começou pouco depois que o Ministério da Saúde recomendou o uso do acessório como método para evitar a disseminação do covid-19 e logo ganhou força pelos critérios de segurança que seguia.  2020-11-26 - Tags: antivirais covid 19 tecnologia textil insider

The Lycra Company desenvolve projeto em parceria com o coletivo SHN no Brasil
A The Lycra Company, indústria especializada no desenvolvimento de soluções em fios e tecnologias para o setor têxtil, desenvolveu, em parceria com o coletivo de arte SHN, um projeto para trazer arte e cor ao escritório da empresa em São Paulo. O local ficou fechado desde o início da pandemia e reabriu recentemente em sistema de rodízio, com limite máximo de 10 pessoas/dia e um protocolo rigoroso de prevenção ao covid-19.  2020-11-24 - Tags: the lycra company shn eduardo saretta haroldo paranhos marcelo fazolin

Conteúdo do Senac Moda Informação 2020 poderá ser acessado gratuitamente
Alinhada à evolução da educação e da moda no cenário atual, a programação do Senac Moda Informação 2020, que aconteceu entre os dias 9 e 13 de novembro e contou com a participação de mais de 8 mil pessoas, foi repleta de especialistas relevantes e com muito conteúdo sobre suas experiências  2020-11-23 - Tags: senac moda informação silvana eva lycra company london fashion week

Vicunha lança coleção sustentável em segundo evento digital do ano
A Vicunha lança a segunda coleção do ano, reforçando o modelo de negócios "one stop shop", que possibilita atender as necessidades do cliente com soluções integradas em um só lugar. Em uma apresentação on-line, no próximo dia 24/11, às 14h, serão mostradas as novidades em produtos, tendências e lavanderia para o mercado.  2020-11-20 - Tags: vicunha jeanswear one stop show lavanderia tendencias

Galeries Lafayette Haussmann inaugura sua decoração de natal 2020
A partir desta quinta (dia 19), às 17h (horário local e 13h em Brasília), a Galeries Lafayette Haussmann inaugura, em Paris, sua aguardada decoração natalina, que poderá ser admirada pelos clientes até 31 de dezembro. Neste ano, a temática “A Viagem de Noel” tem por personagem principal a exploradora Celeste, que, a bordo de seu pequeno avião, viaja aos recantos mais distantes da Terra.  2020-11-19 - Tags: galeries lafayette galeries lafayette haussmann natal decoracao paris vitrine

Uma história costurada pelas mãos de uma mulher visionária
Por trás da empresa que mudou os paradigmas da moda no Brasil está uma mulher visionária e uma história de vida que agora é traduzida em um romance épico e cheio de coragem. Os passos de Adelina Clara Hess que, com seu marido Duda, fundou a marca de roupas Dudalina são contados em Estrelas fritas com açúcar: uma história de amor e de coragem, costurada pelas mãos de uma mulher visionária.  2020-11-19 - Tags: leticia wierzchowski estrelas fritas com acucar dudalina adelina clara hess

Casa de Criadores lança loja virtual em parceria com (2)collab
Entre os dias 23 e 27 de novembro, a Casa de Criadores apresenta ao público a 47º edição. Além do novo formato digital, a CdC fechou uma parceria com o (2)collab - primeiro marketplace de moda independente do Brasil, do ICOMM Group, para inaugurar sua primeira loja virtual.  2020-11-18 - Tags: casa de criadores icomm group (2)collab ong afesu mariana mendes

Lez a Lez é uma das melhores franquias do Brasil
Depois de receber, por três vezes seguidas o Selo de Excelência em Franchising, e pelo segundo ano consecutivo o Certificado de Franquia Internacional da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a Lez a Lez, marca do Grupo Lunelli, acaba de entrar para a lista das melhores franquias do Brasil da Pequenas Empresas & Grandes Negócios.  2020-11-17 - Tags: grupo lunelli lez a lez franquia moda varejo serasa experian

Renner lança projeto de cocriação com artistas brasileiros
A moda, a arte e a cultura estão conectadas e isso se reflete diretamente na forma de expressão pessoal. Partindo desta premissa, a Renner lança uma coleção especial desenvolvida pela equipe de estilo da marca com artistas brasileiros. Batizado de Somos Arte, o projeto tem na sua primeira edição peças assinadas por Ecran Studios, Felipe Morozini, Karen Hofstetter, Letícia Moreno e Priscila Barbosa.  2020-11-12 - Tags: artistas brasileiros somos arte renner fernada feijo ecran studios felipe morozini karen hofstetter leticia moreno priscila barbosa.

Cedro cria look para editorial de moda antiviral
Qual é a moda do futuro? Para Eduardo Paixão, estilista da Cedro Têxtil, o futuro é sustentável, social e honesto, com referências na excelência da construção da moda do passado e modelagens contextualizadas para os dias atuais.  2020-11-10 - Tags: cedro textil eduardo paixao movimento sou de algodao associacao brasileira dos produtores de algodao

Legado do figurinista Dener poderá ser visto no Centro de Memória Bunge
Em 9 de novembro, completam-se 42 anos da morte do aclamado figurinista brasileiro Dener Pamplona de Abreu, um dos pioneiros da moda no Brasil. Hoje, sua história, produções e legado estão em livros didáticos sobre moda e em sua autobiografia (Ed. Cosac Naify, 2007).  2020-11-09 - Tags: dener pamplona de abreu estilista centro de memoria bunge dener

Pernambucanas anuncia parceria com a marca de jeans Wrangler
A Pernambucanas anuncia uma parceria especial neste mês de novembro: a partir do dia 05/11, a empresa passa a comercializar peças da Wrangler, uma das maiores referências no universo country e uma das marcas mais consagradas de jeans no mundo.  2020-11-05 - Tags: pernambucanas wrangler jeanswear

Mob apresenta nova coleção de verão 2021 em desfile virtual
A Mob vai apresentar pela primeira vez um desfile virtual, para lançar a sua coleção de verão 2021 tomando as medidas de segurança contra o novo coronavírus. O evento acontecerá nesta quinta-feira, 5, às 19h, com transmissão ao vivo através do instagram da MOB.  2020-11-05 - Tags: varejo de moda mob carol ribeiro desfile virtual aplicativo catwalk

Designer indiano desenvolve coleção unindo tecnologia artesanal e sustentabilidade
Unir artesanato e tecnologia para criar produtos inovadores é uma tendência que vem crescendo na moda. O designer indiano Hemang Agrawal - que se associou à Bemberg ™, marca da empresa Asahi Kasei, fabricante de fios japonesa - lançou a coleção 'Tattva' composta por tecidos à base de fibra regenerada, feita de línter de algodão, matéria-prima que oriunda de resíduo pré-consumo.  2020-11-04 - Tags: hemang agrawal designer indiano bemberg asahi kasei lakmé fashion week 2020 india fibras celulosicas

Vans apresenta a coleção DIY para motivar criatividade e liberdade de escolha
A Vans, praticamente desde o seu inicio, encoraja a auto expressão, a criatividade e a customização não somente de seus produtos, mas também de todo o universo ao nosso redor. A coleção DIY (Do-It-Yourself), termo e estilo de vida traduzido em português para "Faça-Você-Mesmo", foi desenvolvida especialmente para as pessoas que colocam a mão na massa e fazem do seu próprio jeito.  2020-11-04 - Tags: vans colecao diy off the wall auto expressao criatividade customizacao

Jeans sustentável da Vicunha protagoniza coleção inédita da Maison Revolta
A Vicunha, referência global em soluções jeanswear, acaba de anunciar parceria com a marca Maison Revolta, conhecida por produzir peças de luxo 100% made in Brazil, tradicionalmente trabalhadas em couro. Para o Verão 2021, a marca lança a coleção RESPECT, composta por criações com o jeans sustentável da Vicunha.  2020-11-03 - Tags: maison revolta vicunha denim jeanswear denim sustentavel linha absolut eco rog vasques

Nova escola de moda e arte abre as portas em São Paulo
A partir deste mês, o bairro do Jardins, em São Paulo, passa a abrigar a sede da Dossier Arts and Fashion Education, escola livre de moda e arte idealizada por um dos grandes nomes do jornalismo de moda no Brasil, Giovanni Frasson, ao lado das sócias Alexandra von Bismarck, diretora artística, e Livia Oura, diretora de comunicação.  2020-10-30 - Tags: esmod paris escola moda artes dossier arts and fashion education giovanni frasson amir slama

Capricórnio inaugura nova era para o jeans brasileiro junto com Denim City
Tradicional fábrica de denim e patrocinadora oficial da Denim City SP- DCSP, a Capricórnio tem programação online exclusiva durante a inauguração do espaço, que acontece de 26 a 29 de outubro. Para celebrar essa semana, a Capri preparou 14 conteúdos exclusivos intercalados aos do evento.  2020-10-29 - Tags: denim city sp capricornio capri caprilab by pizarro giu castelo branco gustavo manfredini