Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Costureiras iniciam capacitação que levará suas peças ao São Paulo Fashion Week

A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta terça-feira, 14 de setembro, o curso de moda que levará peças de costureiras da zona leste da Capital para o Fashion Week, maior evento de moda do país. A ação, realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com o Instituto In Mod no âmbito do Programa Fashion Sampa, oferecerá dois meses de qualificação para costureiras da Cidade Tiradentes. As aulas serão oferecidas no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, equipamento da Fundação Paulistana, órgão vinculado à Pasta.

"A Prefeitura apoia o São Paulo Fashion Week há muitos anos e agora estamos estendendo a nossa parceria para os pontos mais vulneráveis da Capital, como a própria Cidade Tiradentes, onde oferecemos o curso de Moda e Costura que já formou mais de 600 pessoas. Além do conhecimento técnico de produção de peças, o curso será fundamental para impulsionar a geração de renda de costureiras da região, principalmente neste momento de retomada econômica, e para apresentar as ideias e criações de grandes talentos da zona leste de São Paulo", declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Para a qualificação foram selecionadas 40 costureiras da região, entre elas ex-alunas do Módulos Básico e Avançado de Moda e Costura, curso oferecido pela Fundação Paulistana. As participantes receberão 40 horas de conteúdos sobre criação e design para a produção das peças. As aulas serão ministradas pelo estilista Jefferson de Assis, que também nasceu na zona leste da cidade e participou de edições da São Paulo Fashion Week. O estilista integrou o casting do Amni Hot Spot, de 2001 a 2006, e da São Paulo Fashion Week SPFW de 2007, tendo seus produtos comercializados e exibidos em São Paulo, Nova York, Düsseldorf, Paris e Tóquio.

O Fashion Week está previsto para acontecer na segunda quinzena de novembro e as participantes do curso serão desafiadas a confeccionar coleções de edição limitada que serão distribuídas para jornalistas e influenciadores que frequentam o evento.

"Estamos iniciando hoje mais uma etapa do nosso sonho de contribuir com a transformação de vida de mulheres com vivências incríveis e de uma região com tantos talentos. Estamos ansiosos para esta edição do Fashion Week, para que possamos levar histórias inspiradoras para as passarelas", declara o fundador e diretor criativo do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges.

O curso Moda & Costura da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, foi criado em 2017 e já qualificou 670 costureiras, com aulas no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT).

"O Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes é um equipamento de 20 mil metros quadrados que reúne salas de criação, Teia, Fab Lab e muitas outras ações da Prefeitura de São Paulo que transformam o espaço em um grande hub de tecnologia e moda. Tudo isso para fomentar a geração de renda dos nossos alunos e a vocação da região em economia criativa. É uma honra receber mais uma vez a equipe do Fashion Week no nosso espaço para prestigiar os talentos do extremo leste da cidade, impulsionando ainda mais a economia local e qualificação profissional", declara a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

Sobre o Fashion Sampa

Este projeto tem um olhar amplo e estratégico da cadeia da moda, gerando oportunidades de trabalho, emprego e renda, promovendo ações de qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e fomento à competitividade do setor. Também estão no escopo de atuação promover o setor socialmente e ambientalmente de forma sustentável, incentivar a transparência e uma produção consciente levando em consideração o processo de produção em sua totalidade, defender o trabalho decente com oportunidades iguais, e incentivar a utilização de novas tecnologias.

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 de existência.

Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidados de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de São Paulo
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/09/2021

Conteúdo relacionado


Nilit patrocina Congresso Internacional Abit 2021
A Nilit apoia a quinta edição do Congresso Internacional Abit, o maior evento de conteúdo do setor têxtil e de confecção do Brasil, que acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro de 2021, em formato digital. A companhia, que recentemente anunciou a publicação de seu relatório “Making Nylon Sustainable” que traz seus avanços em prol da sustentabilidade, apoia o debate dos mais importantes tópicos do setor compartilhados neste evento, além de contribuir com sua visão global da indústria e esforços para uma moda mais sustentável e responsável.  2021-10-27 - Tags: congresso abit nylon sustentabilidade 2021 sensil sagee aran

Canatiba apresenta preview de verão 2023
Qual o seu Brasil? Qual o seu papel? Qual o seu jeans? Entre os dias 25 e 28 de outubro, a Canatiba Denim Industry convida o mercado a refletir sobre essas perguntas no seu preview da coleção verão 2023, no showroom da empresa, no Denim City São Paulo. A ideia é mostrar como a moda reagirá aos bons presságios de um mundo que, paulatinamente, abre suas portas e janelas. Nesse contexto, o analógico e o digital caminham juntos, reforçando as conexões para um futuro positivo, emotivo e pulsante.  2021-10-26 - Tags: canatiba denim industry lancamentos 2023 jeanswear denim city sao paulo

Vicunha lança no Brasil jeans feito com Cânhamo
Cada vez mais, o mundo e os consumidores demandam por serviços, produtos e iniciativas mais limpas e sustentáveis das grandes empresas. Na moda, isso não é diferente. Por isso, a Vicunha, multinacional brasileira referência em jeanswear, está ampliando seu inovador portfólio de produtos trazendo, entre seus lançamentos, tecidos em denim e sarja feitos a partir do cânhamo, uma das fibras mais versáteis e sustentáveis do mundo.  2021-10-26 - Tags: canhamo maconha hemp materia prima vicunha tecidos jeanswear lancamento 2021 sarja denim

Cedro Têxtil lança coleção inspirada na brasilidade
Com o avanço da vacinação e a retomada gradual da vida social, a moda vem entrando novamente na vida das pessoas e é em homenagem a essa retomada do mercado que a Cedro Textil lança mais uma coleção Jeanswear. Inspirada na brasilidade, com toda a sua pluralidade, alegria e resiliência, a tecelagem, que há quase 150 anos ininterruptos movimenta a economia brasileira, lança a coleção Reflexos. O conceito da campanha faz referência ao momento em que as pessoas se viram confrontadas pelo espelho e convidadas a reconstruir sua própria imagem.  2021-10-22 - Tags: cedro textil jeanswear denim tecelagem brasilidade joanna carrara

Pandemia acelera lançamentos sustentáveis da The Lycra Company
Desde 2008, a The LYCRA Company, produtora de soluções em fibras e tecnologia para as indústrias de vestuário e cuidados pessoais, vem intensificando suas ações ambientais. A empresa é patrocinadora do Congresso Internacional Abit, conferência virtual que acontece nos dias 27 e 28 de outubro, e que irá abordar em um de seus painéis: práticas de desenvolvimento sustentável na agenda global de moda.  2021-10-21 - Tags: the lycra company lycra abit congresso sustentabilidade evento networking

Plataforma digital para moda atacadista oferece novas maneiras de fazer negócio
O houpa! é a primeira rede de pedidos exclusiva para o mercado de moda atacadista que, desde 2018, conecta fabricantes às lojas de varejo em todo o Brasil e tem funcionado como um grande aliado dos lojistas. A Fashiontech permite que as marcas de moda atacadista exponham suas peças de forma on-line, vendendo suas coleções para milhares de lojas varejistas em todo o país.  2021-10-20 - Tags: houpa atacadista moda fashiontech mateo kim plataforma startup atacado

Debella Modas lança boutique conceito em bairro nobre de São Paulo
Conhecida por seu estilo sofisticado e acessível, a Debella Modas – e-commerce de moda feminina – inaugurará sua primeira loja física no dia 23 de outubro, na Vila Mariana, bairro nobre de São Paulo. A novidade trouxe o concept, modelo de negócios que oferece às consumidoras uma experiência de luxo por um preço que cabe no bolso.  2021-10-19 - Tags: debella modas moda feminina ecommerce debella modas janaína degani berlandi

Vicunha se alinha ao pacto global da ONU
A têxtil Vicunha, multinacional brasileira e uma das gigantes mundiais na produção de jeans, se compromete com o desenvolvimento do Brasil assinando o Pacto Global da ONU aderindo a dois ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) para contribuir com a Agenda 2030.  2021-10-15 - Tags: vicunha pacto global onu sustentabilidade saneamento consumo producao potavel agua

Vicunha participa de programa que entrega a rastreabilidade do algodão brasileiro
No último dia 7 de outubro, Dia Mundial do Algodão, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), por meio do movimento Sou de Algodão, junto à carioca Reserva, do grupo AR&CO, e à Renner, lançou o inédito Programa SouABR (sigla para Algodão Brasileiro Responsável), que oferece informações sobre a origem certificada do algodão e o processo de produção da peça adquirida pelos consumidores brasileiros.  2021-10-13 - Tags: da mundial de algodao abrapa souabr renner algodao vicunha marcel imauzumi

Brandili adere ao Movimento Nacional ODS Santa Catarina para reforçar ações sustentáveis
Agora, a Brandili, indústria têxtil catarinense com foco em moda infantil, faz parte do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, uma iniciativa que une vários setores de forma voluntária e que tem como finalidade contribuir para a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada, por meio do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.  2021-10-13 - Tags: ods santa catarina brandili onu sustentabilidade blumenau apiuna

Círculo S/A lança coleção de amigurumis desenvolvida por crianças
Para inspirar as crianças a extrapolarem a imaginação e a criatividade, a Círculo S/A, maior fabricante de produtos para trabalhos manuais da América Latina, desenvolveu um projeto para aproximar a marca das famílias de seus colaboradores. A ideia, que embarcou também na data especial de outubro, o Dia das Crianças (12/10), teve como propósito motivar os pais a incentivarem seus filhos a fazer um desenho que, posteriormente, pudesse ser transformado em um boneco real em amigurumi.  2021-10-11 - Tags: circulo sa amigurumi dia das criancas criancas youtube artesanato handmade

Coleção cápsula é inspirada em artistas ativistas que são exemplo para o momento atual
Com consultoria de Lili Tedde, representante do Studio Edelkoort South, reconhecida por aproximar a renomada trendforecaster holandesa Lidewij Edelkoort à cultura brasileira, uma das maiores autoridades mundiais em previsão de tendências, o setor têxtil ganha uma nova coleção cápsula batizada de Ativismo Poético, inspirada em artistas ativistas contemporâneos do meio do século passado, que expressaram suas causas através da arte, e servem de base de inspiração para o atual momento.  2021-10-11 - Tags: lili tedde studio edelkoort south lidewij edelkoort trendforecaster ativismo poetico coletivo criativo

Fio orgânico cultivado no Peru é lançamento da Made by You para produções artesanais
Apresentar alternativas mais sustentáveis para o artesanato é um dos propósitos da Made by You. Por isso, a marca de kits handmade, amplia o seu mix de produtos que reduzem os impactos ambientais com o lançamento do fio #79 Algodão Tangüis Orgânico Color, cultivado no Peru, sem pesticidas ou inseticidas, com redução de água e energia na sua produção.  2021-10-08 - Tags: made by you global organic textile standard handmade algodao peruano tanguis organico color

Coats lança portfólio sustentável na América do Sul
A Coats, multinacional líder em fabricação de linhas de costura e artesanato, anuncia a ampliação de seu portfólio de produtos sustentáveis na América do Sul, com lançamentos voltados para a indústria. A nova gama, que recicla 100% o poliéster virgem, é uma solução responsável e inovadora que ajuda a reduzir o problema global de poluição do plástico.  2021-10-08 - Tags: coats fios linhas america do sul costura pet sustentavel ecoverde

Evento reunirá empresas para lançamento de coleção cápsula exclusiva
Inspirar, estimular uma visão para o futuro da moda criativa, promover a oferta de produtos com design e qualidade e ampliar networking. O Coletivo Criativo nasceu para trazer novas fórmulas e movimentar ainda mais o consagrado setor têxtil. Formado por nove empresas concorrentes, algo que para alguns pode ser algo inimaginável, o Coletivo prova que a união é essencial quando se busca ultrapassar fronteiras e, por isso, irão antecipar as tendências com uma coleção cápsula única inspiracional.  2021-10-05 - Tags: coletivo criativo blumenau dalila lancaster latina lunelli marisol perfeito renauxview tecnoblu texneo

Shopping Cidade São Paulo apresenta hub dedicado a marcas nativas digitais
Buscando novas soluções para o varejo e a diversificação de formatos, o Shopping Cidade São Paulo inova mais uma vez e lança, a partir de 6 de outubro, a loja Qdig (uma derivação a “queridinhos do Instagram”). A iniciativa inédita funcionará como um verdadeiro hub colaborativo de marcas nativas digitais que poderão colocar em prática a vertente offline de suas estratégias omnichannel, em endereço privilegiado da cidade, e experimentar novos formatos de venda e contato com o consumidor final.  2021-10-05 - Tags: shopping cidade sao paulo chica bolacha purple yellow mahs the green concept hub colaborativo varejo

Marca de vestuário básico lança nova linha Basicamente.Tecno
No ritmo de tornar-se a maior plataforma de básicos do Brasil, Basicamente. lança a linha Basicamente.Tecno, que conta com cinco tecnologias aplicadas em camisetas básicas. Os modelos serão lançados gradualmente até novembro, introduzindo no mercado tecnologia têxtil, alta qualidade e preço atrativo, tornando-se a marca de básicos mais tecnológica do Brasil.  2021-10-04 - Tags: basicamente basicos anti odor easy care camisetas modal fibra premium

Corse e Dupont apostam em tecnologia para proteger motociclistas
O vídeo é impressionante: um homem vestindo calça jeans, sentado no asfalto, é arrastado por mais de 30 metros. O jeans fica todo rasgado a partir do primeiro metro, mas o forro da calça resiste, garantindo a sua proteção completa. Aliar conforto e estilo à segurança de motociclistas é a principal proposta da Corse, especializada em roupas e acessórios para os amantes de motos.  2021-10-04 - Tags: jeans jaquetas protecao acidente motociclistas motos corse dupont aramida kevlar

Guess Originals celebra Anna Nicole Smith em coleção icônica
A Guess Originals celebra a vida e o legado de Anna Nicole Smith, uma das modelos mais importantes não só para a marca, mas para toda a indústria da moda. A coleção Masculina e Feminina, composta de 32 peças já está disponível nas lojas Guess e nos pop-up Guess Originals em todo o mundo, através da guessorginals.com e urbanoutfitters.com.  2021-09-30 - Tags: guess originals anna nicole smith cali thornhill nicolai marciano jeanswear

Galeries Lafayette Haussmann inaugura espaço dedicado a produtos ‘second hand’
Uma ode à alegria e ao otimismo marcam o retorno do ano letivo à maior loja de departamentos da Europa: setembro será marcado por novidades na Galeries Lafayette, em movimento de renovação da marca e de seu compromisso com a construção de uma indústria responsável e inclusiva. Para a nova estação, a varejista lança nova identidade de marca, um novo piso destinado à venda de calçados, além de novo espaço para comercialização de vestuário de segunda-mão, em ação que reúne lojas dos mais diversos estilos.  2021-09-22 - Tags: galeries lafayette calcados second hand moda circular paris mon amour