Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Consumo sustentável e economia colaborativa

Idealizado a partir dos objetivos do publicitário e empresário Tadeu Almeida em gerar impacto positivo na sociedade e na natureza, o Repassa chegou ao mercado como uma nova tendência, baseado nos verdadeiros conceitos de sustentabilidade, projetos sociais e qualidade.  E também para trazer a acessibilidade necessária ao produto, vendedor e comprador. O mercado brasileiro de roupas usadas em excelente estado é muito grande e é aonde a empresa busca ser referência. 

Além de tudo, o uso de roupas de segunda mão é uma tendência cada vez mais forte em todo mundo, já que agrega um importante valor: o consumo consciente, avesso ao ritmo descartável que chegamos hoje. Segundo o IBOPE, existem mais de R$50 bilhões em roupas paradas no guarda-roupa das pessoas, que não usam 60% das roupas que têm. Mas, esse mercado está em forte crescimento, pois cada vez mais as pessoas compram peças gentilmente usadas e entendem melhor o conceito de utilidade do que se consome, e passam a acumular menos coisas. 

“A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo e a forma mais eficiente de diminuir esse impacto é dando mais ciclos de vida para as nossas roupas. Afinal, uma peça gentilmente usada, é tão boa, bonita e útil quanto uma nova, mas é até 90% mais barata e muito mais exclusiva”, diz Tadeu. 

Só que muitas pessoas doam as peças que não usam mais, e por mais que estejam em excelentes condições, para um projeto social é muito melhor receber uma doação em dinheiro, que será usado diretamente em sua causa, do que em peças de roupa. Assim, o empresário juntou essas informações e definiu a missão da empresa: repassar o bem através das peças de roupa que não são mais usadas. “Na era da conexão, do compartilhamento, a gente repassa o tempo todo, mas só coisa boa, em que a gente acredita, então, o nome veio bem a calhar”, completa.

A versão beta da plataforma foi desenvolvida em 2015. Quem queria vender, fotografava e cadastrava as peças no site, e quando eram vendidas, os vendedores eram avisados e as enviavam pelos correios para quem comprou. A aceitação dos usuários foi ótima, mas nesse momento foi constatado que a maioria das pessoas não tem tempo nem paciência para fazer todo o trabalho que dá para vender algo pela internet. 

Foi aí que o Repassa desenvolveu a Sacola do Bem, uma forma muito mais fácil de vender roupas pela internet sem ter trabalho algum. O cliente pede a Sacola do Bem pelo site, recebe-a em casa e a enche com as peças que amou, mas não usa mais, e a envia de volta. 

Com experiência, bom gosto e cuidados especiais na seleção das peças, a equipe do site faz todo o trabalho de curadoria e certificação, fotografia, cadastro, armazenamento e envio. O cliente não tem que fazer mais nada e recebe 60% do valor das vendas. 

No momento em que pedem a sua sacola, os clientes também podem fazer um Repasse Solidário, escolhendo uma porcentagem de suas vendas para doar para uma das ONGs parceiras como GRAACC, Fundação ABRINQ, Mães da Sé e Saúde Criança. 

Desde essa mudança no modelo da empresa, as compras também se multiplicaram, pois os compradores se sentem mais seguros ao verem fotos profissionais publicadas, ao saberem que a peça passou pela avaliação de profissionais treinados antes de ir para o ar e em saberem que as peças estão fisicamente com a equipe do Repassa e que vão recebê-las, além de poder devolvê-las sem custo algum. 

Como a empresa assume todo o processo, também consegue anunciar produtos melhores, com fotos e descrições melhores, além de preços mais competitivos. Isso faz com que os compradores se sintam mais seguros para comprar e achem ofertas mais interessantes. O resultado é que todo mundo fica feliz: quem vende, quem compra e quem doa. 

“Muitas clientes entram em contato com a gente agradecendo e dizendo que vão divulgar para todas as suas amigas. Adoramos quando isso acontece e como achamos que toda boa ação deve ser retribuída, desenvolvemos uma forma justa de remunerar cada recomendação que um cliente faz de forma recorrente e em vários níveis de conexão” explica Tadeu. 

O principal público do empreendimento é o feminino, de 20 a 40 anos, da classe A até a C. Normalmente, pessoas com maior poder aquisitivo vendem no site e quem quer economizar em peças de grandes marcas em excelente estado, compram. O público é bem dividido e com a consciência do consumo cada vez mais em alta, o nível de renda importa cada vez menos. 

A empresa tem muito interesse em expandir no segmento masculino, que não tem tantas opções e, esse público, preocupa-se casa vez mais com o visual. Também estão nos planos a expansão no segmento kids, em que as peças são perdidas muito rápido, tendo sido usadas poucas vezes. 

O Repassa ainda conta com a parceria de influenciadoras como Paty Scaringela, Lu Taboada e Luiza Sobral, que têm uma vitrine solidária dentro do site. Elas se aproximam de seus seguidores, que podem ter o que foi delas, ganham dinheiro no processo e ainda ajudam ONGs incríveis, passando valores de solidariedade e sustentabilidade. 

Por último, foi desenvolvido também um algoritmo de recomendação inteligente de peças, que envia sugestões por e-mail das roupas que podem ser interessantes para os seus usuários. A empresa cresceu 417% desde o início do ano e a meta é crescer 4 vezes mais até o final de 2017. Outra meta do Repassa é estruturar pontos físicos de coleta e entrega de Sacolas do Bem, em que também serão expostos alguns produtos em destaque para venda. 

SERVIÇO

Repassa

Site: www.repassa.com.br 

Facebook: Repassa

Instagram: @repassabr

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: V2 Comunicação
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 29/08/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


O caminho da moda sustentável
O mercado consumidor mundial e brasileiro vêm sofrendo mudanças na maneira como consome. A consciência social e a procura por produtos éticos crescem nas plataformas digitais diariamente e parte da população está mais atenta na hora da compra, buscando marcas que não agridam o meio ambiente.  2017-11-14 - Tags: sustentabilidade universo sustentavel luan valloto nossa roupa que conta historia

Alunos da FGV apresentam tendências e soluções para a moda sustentável
Estudantes da disciplina Formação Integrada para a Sustentabilidade (FIS), da FGV EAESP, e o Moda Limpa criaram o Espaço Lab, uma área de 286 m2 onde os visitantes poderão conhecer iniciativas inspiradoras para o futuro da moda, além dos desafios e das perspectivas para o setor.  2017-11-14 - Tags: fgv fundacao getulio vargas unibes cultural brasil eco fashion week espaço lab sustentabilidade avaliacao do ciclo de vida

Maria Filó comemora 20 anos de trajetória
Foi por meio do trabalho rico em tricô, no Rio de Janeiro, que tudo começou. Desde 1997 a Maria Filó encanta mulheres com suas criações, servindo como fonte de inspiração em seu dia a dia. A essência que, há 20 anos, conquistou as mulheres cariocas, continua presente a cada coleção e é a protagonista nessas duas décadas de história. Realçar a beleza feminina e inspirar mulheres em todos os encontros da vida é o que move a Maria Filó.  2017-11-10 - Tags: maria filo mood cool artsy trico malharia vestuario 20 anos

A sustentabilidade no artesanato do Cerrado
Já parou para pensar se a matéria-prima ou os processos produtivos daquela camiseta, geraram algum impacto negativo? Quando pensamos em produtos sustentáveis, muitas vezes questionamos apenas se o produto é 'ecologicamente correto', mas, o tema abrange muito mais que isso.  2017-11-08 - Tags: abrapa sou de algodao cerrado bordana algodao sebrae processos produtivos

Centro Universitário Belas Artes leva representantes acadêmicos na Brasil Eco Fashion Week
O primeiro grande evento de moda e consumo consciente do país, a Brasil Eco Fashion Week,que acontece em São Paulo entre os dias 21 e 24 de novembro, recebe em sua primeira edição as promissoras designers Thamires Smidi e Ana Luiza Zaia.  2017-10-26 - Tags: centro academico belas artes de sao paulo ana luiza zaia slow fashion belas artes ecofriendly hand made thamires smidi brasil eco fashion week

Moda infantil obteve crescimento superior ao setor
O maior evento com os lançamentos e tendências do setor de moda infantil da América Latina, a “FIT 0/16”, será realizado entre os dias 03 e 05 de novembro, das 10 às 19 horas, no Expo Center Norte.  2017-10-25 - Tags: iemi moda infantil varejo fit marcelo prado

FARM e Enjoei juntos dão novo significado a peças usadas e prolongam o ciclo da moda
A FARM e o Enjoei, maior marketplace de usados do Brasil com foco em moda feminina, estão juntos em uma parceria inédita para dar novo significado a peças usadas e, assim, manter o ciclo da moda em movimento. A principal iniciativa prevista pela parceria permite que clientes troquem suas peças FARM por créditos para serem usados na compra de novos itens.  2017-10-20 - Tags: farm enjoei ana luiza mclaren marcello bastos marketplace ciclo da moda

Varejo brasileiro deve crescer 1,4% em 2017
Em 2017, o volume de vendas do comércio varejista brasileiro deve crescer 1,4% em relação a 2016, segundo projeção da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em julho, a estimativa da entidade era de que o setor fecharia o ano com leve recuo de 0,4% ― a melhora de cenário se deve a uma queda da inflação, nos últimos meses, maior do que se esperava. Os dados se referem ao varejo restrito, que não considera automóveis e material de construção  2017-10-18 - Tags: varejo brasileiro associacao comercial de sp acsp ponto de vista ibge

Criativo é ser ousado
As marcas e a confecção brasileira precisam encontrar o caminho da diferenciação. Se não conseguimos produzir commodities no vestuário, onde os asiáticos são mais fortes porque fazem grandes volumes a preços baixos e com tecnologia de ponta, a saída é investir na inovação e claro, estar sempre atenta ao comportamento de mercado. Já tivemos no passado grandes marcas influenciadoras de moda, que desfrutavam de um público fiel e que ainda estão na memória dos consumidores.  2017-10-18 - Tags: editorial 107 itt press maria jose de carvalho publisher

Tufi Duek realiza a quarta edição do projeto Think Pink
A grife Tufi Duek inaugurou no dia 10 de outubro, na flagship store da Oscar Freire, sua tradicional exposição Think Pink, aonde convidou mulheres que estão passando pelo processo ou já se curaram do câncer de mama para serem retratadas pelo fotógrafo Leo Faria.  2017-10-16 - Tags: tufi duek think pink exposicao oscar freire leo faria unaccam

Plataforma de novos talentos realiza 1ª edição de evento itinerante
Buscando ir além, a plataforma Estilistas Brasileiros se desdobra em um coletivo de moda, com o objetivo de conectar pequenos empreendedores de moda autoral, consciente e slow fashion aos consumidores. Para estimular os negócios o Coletivo Estilistas Brasileiros contará com mais de 30 marcas de roupas, acessórios e cosméticos.  2017-10-05 - Tags: estilistas brasileiros coletivo estilistas brasileiros senac lapa faustolo cristina chiarastella espaço moni

No Minas Trend um outono-inverno de pura “mineiraria”
De 3 a 6 de outubro, com a participação de 212 expositores, a 10ª edição do Minas Trend que se realiza no Expominas, em Belo Horizonte, encerra as comemorações alusivas aos 10 anos de significado sucesso para os setores de vestuário, calçados/bolsas/bijuterias e acessórios.  2017-10-04 - Tags: minas trend outono inverno 2018 fiemg minas gerais mineiraria 10 anos

ABPS realiza segunda edição do CurveWear juntamente com o Farol da Moda
Entre os dias 25 e 29 de setembro a Associação Brasil Plus Size – ABPS - em parceria com as Escolas Técnicas da Fundação Paula Souza vão realizar a segunda edição do Simpósio Nacional de Negócios de Moda Plus Size – o CurveWear e o Farol da Moda.  2017-09-22 - Tags: curvewear 2017 plus size farol da moda abps alceu penna

Coca-Cola Jeans cria figurino exclusivo para grupo Quabales
No próximo sábado, dia 23 de setembro, um encontro diferente de qualquer outro já visto no Rock in Rio levará as batidas marcadas do projeto Quabales, desenvolvido por Marivaldo do Santos, um dos líderes do grupo STOMP, e apoiado por Ivete Sangalo, para se encontrar com a voz de trovão da musa Margareth Menezes.  2017-09-21 - Tags: quabales margareth menezes coca cola jeans stomp ivete sangalo

Britânnia é destaque no Première Vision Paris Autunm Winter 18-19
Pela nona vez consecutiva, a Britânnia Têxtil - uma das maiores e mais conceituadas tecelagens do setor de moda – esta presente no Première Vision Paris, que acontece entre os dias 19 e 21 de setembro na França, a tecelagem apresenta seu Book 18-19 para as principais marcas de moda do planeta.  2017-09-21 - Tags: britannia textil premiere vision paris autunm winter fashion paris

Belas Artes apresenta novos designers na capital inglesa durante o London Fashion Week
Cinco novos designers brasileiros formados pela graduação de Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo levaram suas criações para a Semana de Moda de Londres, mais especificamente, para a Blaiz – um showroom sediado em Londres que tem como foco apresentar o melhor da moda feminina e designers de acessórios da América Latina para a Europa e em uma plataforma global.  2017-09-18 - Tags: design de moda semana de moda de londres centro universitario belas artes de sao paulo south by southwest

Cultura de feedback assertivo potencializa talentos dentro da empresa
Saber como conversar com os colaboradores nas mais diferentes situações pode mudar o rumo do desempenho do seu negócio e dos relacionamentos dentro de uma organização. Na busca pela melhoria e desenvolvimento coletivo ou individual, cada vez mais as empresas acabam capacitando os gestores para que um feedback assertivo esteja inserido dentro do ambiente de trabalho.  2017-09-06 - Tags: eliani folquening oficina das palavras brandili textil feedback assertivo

Instituto Alinha cria etiqueta para certificar procedência de roupas
Para levar melhor qualidade de vida aos costureiros, mostrar a realidade das oficinas de costura e certificar de que a cadeia têxtil não fez uso de mão de obra análoga ao escravo em sua produção, o Instituto Alinha lançou a etiqueta "Por Trás da Roupa".  2017-09-04 - Tags: instituto alinha flavia aranha por tras da roupa dari santos spfw

Rendart surge unindo paixão com responsabilidade social
Com mais de 30 anos atuando como repórter, Claudia Chapier pôde em diversas viagens conhecer lindos trabalhos sobre uma paixão de infância, que é a renda. Durante trabalhos pelo sertão e interior nordestino, a jornalista conheceu diversas rendeiras, verdadeiras artistas que não tinham condições de explorar isso profissionalmente.  2017-09-04 - Tags: rendart sao paulo rendas claudia chapier

Movimento Sou de Algodão anuncia parceria com Martha Medeiros
O Sou de Algodão, movimento de incentivo ao uso da fibra na indústria têxtil brasileira, acaba de fechar parceria com a estilista alagoana Martha Medeiros, reconhecida por suas confecções em renda. A parceria teve início com o apoio dos books da coleção Sertões – primeira da estilista em algodão – e irá sinalizar as peças com alto índice de algodão em sua composição como participantes do movimento.  2017-09-01 - Tags: sou de algodao abrapa alagoas martha medeiros sertoes