Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Consumo sustentável e economia colaborativa

Idealizado a partir dos objetivos do publicitário e empresário Tadeu Almeida em gerar impacto positivo na sociedade e na natureza, o Repassa chegou ao mercado como uma nova tendência, baseado nos verdadeiros conceitos de sustentabilidade, projetos sociais e qualidade.  E também para trazer a acessibilidade necessária ao produto, vendedor e comprador. O mercado brasileiro de roupas usadas em excelente estado é muito grande e é aonde a empresa busca ser referência. 

Além de tudo, o uso de roupas de segunda mão é uma tendência cada vez mais forte em todo mundo, já que agrega um importante valor: o consumo consciente, avesso ao ritmo descartável que chegamos hoje. Segundo o IBOPE, existem mais de R$50 bilhões em roupas paradas no guarda-roupa das pessoas, que não usam 60% das roupas que têm. Mas, esse mercado está em forte crescimento, pois cada vez mais as pessoas compram peças gentilmente usadas e entendem melhor o conceito de utilidade do que se consome, e passam a acumular menos coisas. 

“A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo e a forma mais eficiente de diminuir esse impacto é dando mais ciclos de vida para as nossas roupas. Afinal, uma peça gentilmente usada, é tão boa, bonita e útil quanto uma nova, mas é até 90% mais barata e muito mais exclusiva”, diz Tadeu. 

Só que muitas pessoas doam as peças que não usam mais, e por mais que estejam em excelentes condições, para um projeto social é muito melhor receber uma doação em dinheiro, que será usado diretamente em sua causa, do que em peças de roupa. Assim, o empresário juntou essas informações e definiu a missão da empresa: repassar o bem através das peças de roupa que não são mais usadas. “Na era da conexão, do compartilhamento, a gente repassa o tempo todo, mas só coisa boa, em que a gente acredita, então, o nome veio bem a calhar”, completa.

A versão beta da plataforma foi desenvolvida em 2015. Quem queria vender, fotografava e cadastrava as peças no site, e quando eram vendidas, os vendedores eram avisados e as enviavam pelos correios para quem comprou. A aceitação dos usuários foi ótima, mas nesse momento foi constatado que a maioria das pessoas não tem tempo nem paciência para fazer todo o trabalho que dá para vender algo pela internet. 

Foi aí que o Repassa desenvolveu a Sacola do Bem, uma forma muito mais fácil de vender roupas pela internet sem ter trabalho algum. O cliente pede a Sacola do Bem pelo site, recebe-a em casa e a enche com as peças que amou, mas não usa mais, e a envia de volta. 

Com experiência, bom gosto e cuidados especiais na seleção das peças, a equipe do site faz todo o trabalho de curadoria e certificação, fotografia, cadastro, armazenamento e envio. O cliente não tem que fazer mais nada e recebe 60% do valor das vendas. 

No momento em que pedem a sua sacola, os clientes também podem fazer um Repasse Solidário, escolhendo uma porcentagem de suas vendas para doar para uma das ONGs parceiras como GRAACC, Fundação ABRINQ, Mães da Sé e Saúde Criança. 

Desde essa mudança no modelo da empresa, as compras também se multiplicaram, pois os compradores se sentem mais seguros ao verem fotos profissionais publicadas, ao saberem que a peça passou pela avaliação de profissionais treinados antes de ir para o ar e em saberem que as peças estão fisicamente com a equipe do Repassa e que vão recebê-las, além de poder devolvê-las sem custo algum. 

Como a empresa assume todo o processo, também consegue anunciar produtos melhores, com fotos e descrições melhores, além de preços mais competitivos. Isso faz com que os compradores se sintam mais seguros para comprar e achem ofertas mais interessantes. O resultado é que todo mundo fica feliz: quem vende, quem compra e quem doa. 

“Muitas clientes entram em contato com a gente agradecendo e dizendo que vão divulgar para todas as suas amigas. Adoramos quando isso acontece e como achamos que toda boa ação deve ser retribuída, desenvolvemos uma forma justa de remunerar cada recomendação que um cliente faz de forma recorrente e em vários níveis de conexão” explica Tadeu. 

O principal público do empreendimento é o feminino, de 20 a 40 anos, da classe A até a C. Normalmente, pessoas com maior poder aquisitivo vendem no site e quem quer economizar em peças de grandes marcas em excelente estado, compram. O público é bem dividido e com a consciência do consumo cada vez mais em alta, o nível de renda importa cada vez menos. 

A empresa tem muito interesse em expandir no segmento masculino, que não tem tantas opções e, esse público, preocupa-se casa vez mais com o visual. Também estão nos planos a expansão no segmento kids, em que as peças são perdidas muito rápido, tendo sido usadas poucas vezes. 

O Repassa ainda conta com a parceria de influenciadoras como Paty Scaringela, Lu Taboada e Luiza Sobral, que têm uma vitrine solidária dentro do site. Elas se aproximam de seus seguidores, que podem ter o que foi delas, ganham dinheiro no processo e ainda ajudam ONGs incríveis, passando valores de solidariedade e sustentabilidade. 

Por último, foi desenvolvido também um algoritmo de recomendação inteligente de peças, que envia sugestões por e-mail das roupas que podem ser interessantes para os seus usuários. A empresa cresceu 417% desde o início do ano e a meta é crescer 4 vezes mais até o final de 2017. Outra meta do Repassa é estruturar pontos físicos de coleta e entrega de Sacolas do Bem, em que também serão expostos alguns produtos em destaque para venda. 

SERVIÇO

Repassa

Site: www.repassa.com.br 

Facebook: Repassa

Instagram: @repassabr

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: V2 Comunicação
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 29/08/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


M.POLLO abre e-commerce para alcançar todo o Brasil
A M.POLLO aposta no ambiente digital para ampliar presença no mercado e alavancar as vendas. A abertura do e-commerce faz parte do Planejamento Estratégico da marca, que prevê três lojas conceitos – a primeira abriu em outubro na capital de Goiás – e a adoção do sistema de franquias a partir de 2019.  2018-01-18 - Tags: m pollo ecommerce grupo mpl gabriel bontempo loja virtual marketing

Fórum contempla tendências de moda e novos hábitos de consumo
As primeiras palestras do Fórum Couromoda/São Paulo Prêt-à-Porter 2018 ressaltaram a importância da inovação para fomentar os negócios de moda na era digital. Tudo com foco no novo perfil de consumidor, que procura mais que serviços, produtos e segue em busca de experiências autênticas com as marcas.  2018-01-16 - Tags: tendere couromoda 2018 tendencias de moda habitos de consumo sao paulo pret a porter 2018

Lectra apresenta nova identidade de marca inspirada na era digital
A Lectra apresentou, em Paris, sua nova identidade visual que expressa a estratégia global da companhia de focar nos clientes e nos conceitos da indústria 4.0. Parceira em tecnologia para empresas que utilizam tecidos e couros, a Lectra reforça seu foco estratégico na era digital, voltado para os mercados de moda e confecção, automobilístico e móveis.  2018-01-12 - Tags: lectra identidade visual alexis noal empowering customers through industrial intelligence industria 4 0 celine choussy bedouet

Hudtelfa lança Coleção Premium com tecidos de alta densidade
A Hudtelfa, indústria têxtil paulista que atua no mercado há 84 anos nos segmentos de moda, calçados e tecidos de decoração, acaba de lançar a coleção “Premium” 2018.  2018-01-11 - Tags: hudtelfa juliano renaux premium 2018 tricolines gabardines sarjas confeccionistas

Roupa esportiva, sustentável e tecnológica será destaque na Semana de Moda de Berlin
Urban Outdoor é o nome da nova tendência global de moda, onde a realidade do asfalto encontra o romantismo da aventura. De Tóquio a Nova York, passando por Berlin, roupas feitas de tecidos e acessórios funcionais, despertam o interesse de uma legião de novos consumidores, amantes de moda, tecnologia e natureza.  2018-01-10 - Tags: semana de moda de berlin roupa esportiva urban outdoor greenshowroom ethical fashion show olaf schmidt messe frankfurt fashiontech fashion sustain

Retrospectiva: Ícones do DFB Festival analisam influências da moda autoral
Chegando à maioridade, no auge dos seus 18 anos, o DFB Festival (que adequou sua marca anterior Dragão Fashion Brasil aos novos tempos de hashtags) trouxe ao mercado alguns ícones da chamada moda autoral, nome dado às criações de estilistas e grifes que valorizam o trabalho artesanal, a identidade nacional e a criatividade como assinatura.  2017-12-15 - Tags: dfb festival moda autoral dragao fashion brasil 2018 claudio silveira itt press 107 almerinda maria lindebergue fernandes camila arrais melk z

Dudu Bertholini assume coordenação criativa de Moda no IED São Paulo
O designer Dudu Bertholini assume a coordenação criativa da área de Moda do Instituto Europeu de Design – IED São Paulo. A faculdade, fundada em Milão há mais de 50 anos e presente no Brasil desde 2005, tem em seu DNA a formação de profissionais conectados com o mercado nas mais diversas áreas do Design.  2017-12-14 - Tags: ied sao paulo dudu bertholini eventos sao paulo coordenacao de moda

Swarovski no Fashion Awards
A Swarovski, parceira e patrocinadora oficial do Fashion Awards 2017, continuou seu apoio e celebração da comunidade mundial da moda, em Londres. Os convidados foram recebidos pelo Prologue, uma instalação de Fredrikson Stallard com mais de 8.000 cristais da Swarovski de cor de ouro e topázio que irradiavam sua magia na escada do Royal Albert Hall.  2017-12-13 - Tags: maria grazia chiuri christian dior premio swarovski pela mudança positiva swarovski azzedine alaia

Evento promoveu com diversas ações discussão sobre moda inclusiva
No último final de semana, dias 8 e 9 de dezembro, aconteceu na Unibes Cultural uma série de ações para levar a moda a todos. Entre eles o 9º desfile do concurso internacional de Moda Inclusiva realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a 2ª edição do MoDe realizado pela Abepem, a Inclusive que trouxe uma exposição e workshop inédito com o Instituto Irmãos Campana.  2017-12-12 - Tags: concurso internacional de moda inclusiva abepem mode instituto campana secretaria de estado dos direitos da pessoa com deficiencia

Pinterest 100: Tendências para experimentar em 2018
O Pinterest divulga hoje o relatório Pinterest 100 para 2018, uma previsão global de tendências sobre as principais ideias para experimentar no próximo ano. As pessoas usam o Pinterest para planejar suas vidas, então, em vez de olharmos o que foi tendência em 2017, focamos no que os usuários no mundo todo estão procurando e salvando para fazer no futuro, em 2018.  2017-12-12 - Tags: pinterest pinterest 100 pinterest 2018 tendencias rede social

Conheça a Eth&Co, plataforma de moda slow criada para valorizar o design brasileiro
Levar a moda slow e sustentável aos mais diversos cantos do país e valorizar designers brasileiros. Este é o propósito da Eth&Co, e-commerce desenhado com a inspiração e os sonhos das empreendedoras Bruna Daros, Priscila Bajon e Bruna Zampollo.  2017-12-12 - Tags: eth&co moda slow ecommerce bruna doros upcycling sustentavel marketplace slow design

Marca de moda urbanwear se destaca por estampas exclusivas feitas na hora
Pioneira no comércio online de peças personalizadas, a Korova apostou em uma proposta que visa a exclusividade. Marca conta com o apoio da Global Química & Moda no fornecimento de equipamentos e suprimentos para produção do mix.  2017-12-08 - Tags: gqm global quimica e moda epson epson surecolor f2000 korova

Pantone anuncia a cor de 2018 – Ultra Violet
Um tom de roxo dramático, provocativo e pensativo, PANTONE 18-3838 Ultra Violet traz originalidade, engenhosidade e pensamentos visionários que apontam para o futuro. Complexo e contemplativo, Ultra Violet sugere os mistérios do cosmos, a intriga do que está por vir e as descobertas que estão além da nossa compreensão.  2017-12-07 - Tags: pantone 2018 pantone pantone color of the year 2018 pantone 18-3838 ultra violet ultra violet

Egrey, Juliana Jabour e Adriana Barra se reúnem em evento com diversas ações
Entre os dias 8 e 9 de dezembro acontece na Unibes Cultural uma série de ações para levar a moda a todos. Entre eles o 9º desfile do concurso internacional de Moda Inclusiva realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a 2ª edição do MoDe realizado pela Abepem, a Inclusive que traz uma exposição e workshop inédito com o Instituto Irmãos Campana.  2017-12-06 - Tags: mode 2017 abepem moda inclusiva adriana barra juliana jabur mario queiroz isaac silva

Levi’s® lança documentário sobre o projeto de skateboarding em Manaus
Há pouco mais de 10 anos a Levi’s® Global deu início ao projeto DIY – Do It Yourself - de construção de skateparks ao redor do mundo. E a construção dessa pista especial em Manaus, local destinado para acolher essa iniciativa no Brasil, resultou no desenvolvimento de um documentário marcado para estrear dia 04/12, e que estará disponível nas redes sociais da marca a partir do dia 15/12.  2017-11-30 - Tags: levis brasil skateboarding do it yourself manaus levi's® skateboarding

Vitrine: desperte a curiosidade
A curiosidade aproximará seu cliente da vitrine. Essa frase resume o que acontece quando a criatividade é usada da maneira ideal e atrativa, resultando numa comunicação visual eficaz.  2017-11-29 - Tags: vitrine marketing varejo vendas visual merchandising

À La Garçonne inaugura loja no Iguatemi São Paulo
A À La Garçonne, marca de Fábio Souza e que tem Alexandre Herchcovitch no estilo, abriu as portas de sua segunda loja em São Paulo, no Shopping Iguatemi. O espaço recebe as peças da coleção 02-2017, apresentada no último desfile da marca no Theatro Municipal, além de modelos únicos, já que uma das características da ALG são suas peças exclusivas, em especial as pintadas à mão.  2017-11-27 - Tags: a la garçonne fabio souza alexandre herchcovitch shopping iguatemi

O algodão colorido da Paraíba desfila na primeira Semana de Moda Sustentável em São Paulo
A Natural Cotton Color tem participação intensa na Brasil Eco Fashion Week (BEFW), primeira semana de moda sustentável do Brasil que acontece de 21 a 24 de novembro, em São Paulo. A moda produzida em João Pessoa-PB com algodão colorido orgânico vai ocupar a passarela, o showroom, o Espaço LAB e ainda será representada por Francisca Vieira, CEO e estilista da marca, em mesa de conversa sobre "Moda e saberes tradicionais".  2017-11-21 - Tags: natural cotton color brasil eco fashion week befw francisca vieira fashion revolution brasil

O caminho da moda sustentável
O mercado consumidor mundial e brasileiro vêm sofrendo mudanças na maneira como consome. A consciência social e a procura por produtos éticos crescem nas plataformas digitais diariamente e parte da população está mais atenta na hora da compra, buscando marcas que não agridam o meio ambiente.  2017-11-14 - Tags: sustentabilidade universo sustentavel luan valloto nossa roupa que conta historia

Alunos da FGV apresentam tendências e soluções para a moda sustentável
Estudantes da disciplina Formação Integrada para a Sustentabilidade (FIS), da FGV EAESP, e o Moda Limpa criaram o Espaço Lab, uma área de 286 m2 onde os visitantes poderão conhecer iniciativas inspiradoras para o futuro da moda, além dos desafios e das perspectivas para o setor.  2017-11-14 - Tags: fgv fundacao getulio vargas unibes cultural brasil eco fashion week espaço lab sustentabilidade avaliacao do ciclo de vida