Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Consumo sustentável e economia colaborativa

Idealizado a partir dos objetivos do publicitário e empresário Tadeu Almeida em gerar impacto positivo na sociedade e na natureza, o Repassa chegou ao mercado como uma nova tendência, baseado nos verdadeiros conceitos de sustentabilidade, projetos sociais e qualidade.  E também para trazer a acessibilidade necessária ao produto, vendedor e comprador. O mercado brasileiro de roupas usadas em excelente estado é muito grande e é aonde a empresa busca ser referência. 

Além de tudo, o uso de roupas de segunda mão é uma tendência cada vez mais forte em todo mundo, já que agrega um importante valor: o consumo consciente, avesso ao ritmo descartável que chegamos hoje. Segundo o IBOPE, existem mais de R$50 bilhões em roupas paradas no guarda-roupa das pessoas, que não usam 60% das roupas que têm. Mas, esse mercado está em forte crescimento, pois cada vez mais as pessoas compram peças gentilmente usadas e entendem melhor o conceito de utilidade do que se consome, e passam a acumular menos coisas. 

“A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo e a forma mais eficiente de diminuir esse impacto é dando mais ciclos de vida para as nossas roupas. Afinal, uma peça gentilmente usada, é tão boa, bonita e útil quanto uma nova, mas é até 90% mais barata e muito mais exclusiva”, diz Tadeu. 

Só que muitas pessoas doam as peças que não usam mais, e por mais que estejam em excelentes condições, para um projeto social é muito melhor receber uma doação em dinheiro, que será usado diretamente em sua causa, do que em peças de roupa. Assim, o empresário juntou essas informações e definiu a missão da empresa: repassar o bem através das peças de roupa que não são mais usadas. “Na era da conexão, do compartilhamento, a gente repassa o tempo todo, mas só coisa boa, em que a gente acredita, então, o nome veio bem a calhar”, completa.

A versão beta da plataforma foi desenvolvida em 2015. Quem queria vender, fotografava e cadastrava as peças no site, e quando eram vendidas, os vendedores eram avisados e as enviavam pelos correios para quem comprou. A aceitação dos usuários foi ótima, mas nesse momento foi constatado que a maioria das pessoas não tem tempo nem paciência para fazer todo o trabalho que dá para vender algo pela internet. 

Foi aí que o Repassa desenvolveu a Sacola do Bem, uma forma muito mais fácil de vender roupas pela internet sem ter trabalho algum. O cliente pede a Sacola do Bem pelo site, recebe-a em casa e a enche com as peças que amou, mas não usa mais, e a envia de volta. 

Com experiência, bom gosto e cuidados especiais na seleção das peças, a equipe do site faz todo o trabalho de curadoria e certificação, fotografia, cadastro, armazenamento e envio. O cliente não tem que fazer mais nada e recebe 60% do valor das vendas. 

No momento em que pedem a sua sacola, os clientes também podem fazer um Repasse Solidário, escolhendo uma porcentagem de suas vendas para doar para uma das ONGs parceiras como GRAACC, Fundação ABRINQ, Mães da Sé e Saúde Criança. 

Desde essa mudança no modelo da empresa, as compras também se multiplicaram, pois os compradores se sentem mais seguros ao verem fotos profissionais publicadas, ao saberem que a peça passou pela avaliação de profissionais treinados antes de ir para o ar e em saberem que as peças estão fisicamente com a equipe do Repassa e que vão recebê-las, além de poder devolvê-las sem custo algum. 

Como a empresa assume todo o processo, também consegue anunciar produtos melhores, com fotos e descrições melhores, além de preços mais competitivos. Isso faz com que os compradores se sintam mais seguros para comprar e achem ofertas mais interessantes. O resultado é que todo mundo fica feliz: quem vende, quem compra e quem doa. 

“Muitas clientes entram em contato com a gente agradecendo e dizendo que vão divulgar para todas as suas amigas. Adoramos quando isso acontece e como achamos que toda boa ação deve ser retribuída, desenvolvemos uma forma justa de remunerar cada recomendação que um cliente faz de forma recorrente e em vários níveis de conexão” explica Tadeu. 

O principal público do empreendimento é o feminino, de 20 a 40 anos, da classe A até a C. Normalmente, pessoas com maior poder aquisitivo vendem no site e quem quer economizar em peças de grandes marcas em excelente estado, compram. O público é bem dividido e com a consciência do consumo cada vez mais em alta, o nível de renda importa cada vez menos. 

A empresa tem muito interesse em expandir no segmento masculino, que não tem tantas opções e, esse público, preocupa-se casa vez mais com o visual. Também estão nos planos a expansão no segmento kids, em que as peças são perdidas muito rápido, tendo sido usadas poucas vezes. 

O Repassa ainda conta com a parceria de influenciadoras como Paty Scaringela, Lu Taboada e Luiza Sobral, que têm uma vitrine solidária dentro do site. Elas se aproximam de seus seguidores, que podem ter o que foi delas, ganham dinheiro no processo e ainda ajudam ONGs incríveis, passando valores de solidariedade e sustentabilidade. 

Por último, foi desenvolvido também um algoritmo de recomendação inteligente de peças, que envia sugestões por e-mail das roupas que podem ser interessantes para os seus usuários. A empresa cresceu 417% desde o início do ano e a meta é crescer 4 vezes mais até o final de 2017. Outra meta do Repassa é estruturar pontos físicos de coleta e entrega de Sacolas do Bem, em que também serão expostos alguns produtos em destaque para venda. 

SERVIÇO

Repassa

Site: www.repassa.com.br 

Facebook: Repassa

Instagram: @repassabr

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: V2 Comunicação
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 29/08/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Lycra completa 60 anos antenada no novo consumidor
Lycra®, uma das marcas mais conhecidas do mundo, que há 60 anos revolucionou a indústria do vestuário ao lançar o fio elastano com “memória”, ou seja, capaz de esticar e voltar ao estado original sem deformar, mostrou que continua na vanguarda ao apresentar as tendências de mercado para a cadeia têxtil com conteúdo inovador.  2018-05-25 - Tags: trend session denise sakuma camila salek evilasio miranda nellyrodi lycra

Senai Cetiqt vai estimular biostartups voltadas ao mercado da moda
Um dos grandes problemas enfrentados pelas indústrias de moda hoje é a destinação de resíduos dos produtos fabricados. A fim de propor soluções para essa questão, o Senai Cetiqt, em parceria com o Sebrae, acaba de lançar o projeto Biostartups Moda, de abrangência nacional.  2018-05-25 - Tags: senai cetiqt sebrae biostartups moda bernardo queiroz biostartups

Netshoes desenvolve e implementa plataforma própria de e-commerce
A Netshoes anuncia o lançamento oficial de uma nova plataforma de tecnologia para comércio eletrônico. Como parte do plano de reestruturação na área de tecnologia da organização, o novo sistema foi 100% desenhado pelo time interno, de forma a atender as necessidades da companhia e focado principalmente em melhorias para os clientes.  2018-05-25 - Tags: netshoes plataforma de tecnologia para comercio eletronico ecommerce andre petenussi

O maior evento sobre moda sustentável pelo olhar de uma brasileira
Durante dois dias a capital dinamarquesa se transformou no centro do mundo da moda sustentável. Longe do glamour das temporadas de moda em Paris, Milão e Nova York, a indústria da moda debateu temas importantes para a sustentabilidade do setor, na décima edição do Copenhagen Fashion Summit, que foi realizado nos dias 15 e 16 de maio.  2018-05-22 - Tags: copenhagen fashion summit scmc santa catarina moda e cultura amelia malheiros texbrasil

'Moda Torna-se Digital' reúne lideranças da moda para discutir a Indústria 4.0
A Lectra, parceira tecnológica de empresas que utilizam tecidos e couros, colocou a teoria em prática durante evento realizado em sua sede em Bordeaux, em que apresentou a sua mais recente Sala de Corte 4.0 a mais de 100 profissionais da indústria da moda.  2018-05-16 - Tags: lectra celine choussy bedouet jean yves collet bordeaux international advanced technology center nora kuhner fashion design

As impressões sobre a exposição do Costume Institute - Heavenly Bodies
Morando há dez anos em Nova York, Marcia conferiu de perto a maior exposição do Costume Institute no Met, intitulada Heavenly Bodies. O centro da exposição é na galeria de Arte Medieval e Bizantina, que é monumental e grandiosa recriando as igrejas europeias “Bem diferente da exposição do ano passado, que homenageou Rei Kawakubo, essa ocupa várias salas e nichos.  2018-05-14 - Tags: nova york heavenly bodies costume institute no met rei kawakubo met gala new york fashion tour

Geração 501® comemora 145 anos da Levi’s 501® com grande evento na Casa de Francisca
Para comemorar os 145 anos da Levi’s 501®, um dos modelos mais icônicos da história do jeanswear mudial, a Levi’s® preparou o Geração 501®, projeto que reúne um time de peso do cenário da música independente. Nos dois primeiros fins de semana de maio (11, 12, 18 e 20/5), a marca abre grande evento na Casa de Francisca com uma programação que envolve moda e música.  2018-05-11 - Tags: levis 501 geracao 501 jeanswear classico casa de francisca rico dalassam karol conka

Ronaldo Fraga mostra arte e moda do Brasil em Miami
Nessa terça-feira (8), Miami tem dia especial com arte, moda e arquitetura brasileira. O estilista, cenógrafo e autor Ronaldo Fraga participa da conferência de artes visuais promovida pelo The55Project, que reúne artistas, educadores e fundadores de projetos sociais para a criação de uma série de eventos evidenciando a arte brasileira.  2018-05-08 - Tags: ronaldo fraga miami the55project focus brasil simply marketing

SENAI-SP promove concurso para os novos talentos da moda
O Concurso Novos Talentos SENAI-SP é realizado anualmente pela Escola SENAI “Francisco Matarazzo” e pela Faculdade de Tecnologia SENAI “Antoine Skaf” e tem por objetivo estimular os estudantes a colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sua vida acadêmica.  2018-05-08 - Tags: concurso novos talentos escola senai francisco matarazzo consciencia na moda senai

Marcas do varejo de moda investem em tecnologia para atendimento ao cliente
Em abril a capital paulista recebeu uma das maiores semanas de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week (SPFW). As próximas paradas das famosas “Fashion Weeks” acontecerão em Londres, Nova York, Milão e Paris. Estes encontros são importantes não só para as marcas apresentarem as tendências do mercado de moda, mas também para promover um debate sobre aplicações de novas tecnologias nos processos utilizados no setor.  2018-05-07 - Tags: aktie now varejo de moda zendesk bruno stuchi zendesk brasil relacionamento

Especialista em anatomia de imagem lança livro com conceito novo
Insatisfeita com as fórmulas prontas de analisar o corpo feminino, Cris Bemvenutti acaba de lançar o livro “Enfim vestida de mim”. A obra, fruto de mais de quatro anos de trabalho, estuda as proporções femininas de uma nova forma: o conceito XHOVA-S8-P3.  2018-05-04 - Tags: anatomia e fisiologia cris bemvenutti conceito xhova-s8-p3 vestida de mim livro lancamento

Estilistas atuam como braço criativo e estratégico de grandes marcas
Foi em Brusque, um dos principais pólos da indústria têxtil no Brasil, que as estilistas Eduarda Machado, 27 anos, e Luiza Giacomini, 29 anos, juntaram a vontade de empreender e inovar e aproveitaram uma oportunidade de mercado.  2018-05-03 - Tags: mescla brusque eduarda machado luiza giacomini mercado

Nova diretoria do SCMC terá foco na inovação através das pessoas
No ano em que o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) assume uma nova identidade visual e passa a se definir como Plataforma Colaborativa de Inovação, uma outra proposta surge também na direção. Uma mescla de experiência e pioneirismo aliada a uma pegada moderna e inovadora.  2018-05-02 - Tags: santa catarina moda e cultura scmc rui altenburg osni junior amelia malheiros fundacao hermann hering sesi

Grupo de alfaiataria investe R$ 3 mi em uma das fábricas mais modernas do país
Segundo estudo divulgado pelo SEBRAE o segmento de moda masculina vem crescendo no mundo todo, desde 2012, e o setor no Brasil também está nessa lista. No país, a indústria da moda masculina movimentou cerca de US$23 bilhões no ano passado e os números mostraram que este mercado não está só consolidado como é um dos mais promissores filões da área.  2018-04-27 - Tags: gallagher alfaiataria premium 956 alfaiataria sebrae grupo sanyotex tecidos planos alfaiataria

Marcas do Top Five desfilam no São Paulo Fashion Week
Empresários, profissionais do setor, imprensa especializada e fashionistas lotaram a sala de desfile do Pavilhão das Culturas Brasileiras para acompanharem o Top Five. O desfile coletivo, resultado da parceria entre o Sebrae e o Instituto Nacional da Moda (In-Mod), apresentou as coleções das marcas Karine Fouvry Paris (Rio de Janeiro), LED (Minas Gerais), Vankoke (Rio Grande do Norte), Borana (Espírito do Santo) e Kalline (Santa Catarina).  2018-04-25 - Tags: top five sebrae instituto nacional da moda karine fouvry paris led vankoke borana kalline

UMA e organização social Abraço Cultural promovem campanha e evento em parceria
A estilista da marca de roupas UMA, Raquel Davidowicz, se uniu à Organização Social Abraço Cultural, escola de idioma com professores refugiados, para lançar uma campanha de camisetas que ajudarão a financiar projetos de apoio à causa do refúgio. A ação faz parte da coleção de inverno 2018 da grife, que apresentou a diversidade cultural inspirada nos imigrantes que escolheram o Brasil para viver.  2018-04-24 - Tags: roberto davidowicz raquel davidowicz uma organizacao social abraco cultural refugiados migrantes

Atendimento como catalisador de soluções permanentes
Há muitos anos venho trabalhando com atendimento e compreendendo que há diversas formas de realizar a gestão desse departamento e, principalmente, que existem diversas formas da empresa enxergar este setor.  2018-04-20 - Tags: atendimento crm erp tags adriana ortiz topper minds

Como as compras online estão forçando uma reavaliação do Trade Marketing
O marketing de varejo está passando por uma mudança profunda. Para rentabilizar e conquistar clientes, tanto online como offline, os profissionais da área precisam adaptar com urgência suas verbas e estratégias de Trade Marketing.  2018-04-20 - Tags: marketing de varejo whole foods trade marketing in transition trade marketing alessander firmino criteo

Loja de Tecidos oferece soluções para confecção de moda personalizada
Sair de casa com uma roupa nova e se deparar com alguém vestindo uma peça igual a sua não é nada agradável, porém, essa é uma situação comum, principalmente nos centros urbanos. Em contraste à moda massiva, tem aumentado a busca por roupas sob medida ou personalizadas, onde um corte diferenciado, um bordado ou uma estampa faz toda diferença.  2018-04-20 - Tags: renan rosolen loja dos tecidos americana tecidos confeccao vestuario santa barbara d oeste rosolen