Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Colombiana tipo exportação

Quem trabalhava com a estagiária María Claudia Lacoutore na Proexport Colômbia em 1996 talvez não pudesse imaginar que estavam ao lado da futura presidente da instituição. Mas a determinação e a competência desta especialista em Finanças e Relações Internacionais foram as qualidades necessárias para seu crescimento meteórico dentro da Entidade, hoje responsável pela promoção internacional de um dos mais vibrantes mercados na área têxtil e de confecção da América Latina. A Colombiatex e a Colombiamoda reúnem as maiores empresas latinoamericanas e globais, entre elas diversas das mais importantes indústrias brasileiras. María Claudia fala com exclusividade à ITT sobre sua carreira e sua vida pessoal, mostrando que por trás de todo grande sucesso existe sempre uma grande mulher.

ITT: Como foi o início de sua carreira na Proexport Colômbia?

María Claudia: Comecei minha carreira profissional como estagiária em 1996 e depois fui analista da área de Inteligência de Mercados. Esta é uma área chave, uma coluna vertebral para as agências de promoção. Também fui assessora de mercado da Proexport e diretora de turismo do escritório dos Estados Unidos. Posteriormente fui gerente da “Marca País”, uma área criada para reverter a percepção negativa que a Colômbia possuía no final do século XX. Em 2010 assumi o desafio de dirigir esta organização. 

ITT: Quais foram suas maiores dificuldades para ingressar na Proexport?

María Cláudia: Esta é uma entidade aberta aos novos profissionais que conta com um excelente programa de estagiários. Muitos estudantes de administração, finanças, assuntos internacionais, comunicação, mercados, direito e outras profissões buscam aqui suas primeiras experiências de trabalho. A única dificuldade é passar pelo primeiro filtro de seleção, porque há muitos concorrentes. Depois tudo depende somente de cada um.

ITT: Como foi sua infância, adolescência e desenvolvimento profissional?

María Claudia: Nasci em Santa Maria, o Caribe colombiano. Esta região é muito mestiça, alegre e unida. Ali os valores são familiares e se apreciam as tradições, sendo que os sentimentos de fraternidade são muito respeitados. Fiz minha carreira profissional em Bogotá e a especialização em Miami. Trabalhei nos Estados Unidos até que fui selecionada para dirigir a estratégia de imagem no País e desde então vivo aqui em Bogotá. Sempre tive laços muito fortes com minha família e mesmo que não seja consciente, muitas decisões têm influências deles. Do ponto-de-vista pessoal meus pais sempre foram compreensivos e solidários com as minhas decisões.

ITT: Que países já visitou e quais destinos mais gosta dentro da Colômbia? Houve algum momento quando se descobriu apaixonada pelo País que possa ter influenciado sua decisão de promovê-lo?

"Nós colombianos já nascemos apaixonados pelo nosso País, talvez pela sua diversidade geográfica e cultural."

Quando viajo pela Colômbia não deixo de me surpreender pelo imenso potencial que temos e, sobretudo, pelo calor amoroso de sua gente. Nós viajantes temos que sempre estar dispostos, atitude aberta para conhecer novas experiências, para desfrutar as particularidades de cada local. Nos últimos anos, por trabalho, quase sempre, tenho percorrido todos os continentes e sempre trago algo de bom de cada lugar.  

ITT: O que mais gosta na Colômbia? Que experiência recomendaria a um viajante que chega ao País pela primeira vez?

María Claudia: A Colômbia é um país onde ocorrem experiências mágicas, e é isso que eu mais gosto. Conhecer um rio de cores, observar baleias enquanto se pratica surfe no meio do paraíso verde que é o Pacífico colombiano, conhecer uma cidade perdida, desfrutar de um mar de sete cores, acordar rodeado de cafezais são ótimos motivos para visitar a Colômbia!

ITT: O que você espera para o futuro do País? Como gostaria que a Colômbia fosse reconhecida em todo o mundo?

María Claudia: Meu maior desejo é que a Colômbia seja próspera, crescendo com igualdade, em paz, com tranquilidade e oportunidades. Ainda temos muito trabalho a fazer e vamos fazê-lo. A Colômbia será conhecida no mundo como o lugar onde “sim, eu posso”!

ITT: Como é sua rotina de trabalho?

María Claudia: Começo muito cedo, tenho uma rotina de exercícios, escuto e leio notícias. Dou atenção a meus filhos até que vão ao colégio e começo a cumprir uma agenda que pode ser muito intensa e instável. Este cargo exige muitas horas de vôo e compromissos variados, mas faço o possível e o impossível para estar em casa em um horário que consiga desfrutar da companhia de meus filhos e ajudá-los com os deveres escolares.

ITT: Quais são suas metas pessoais e profissionais para os próximos 10 anos?

María Claudia: Certamente tenho uma vocação de serviços para o País, mas nenhuma ambição pessoal. Trabalho com convicção, honestidade e compromisso todos os dias e será sempre desta maneira aqui, lá ou onde quer que creia que possa – e goste - de fazê-lo.

ITT: Qual o segredo para equilibrar a vida familiar e profissional?

María Claudia: É uma grande responsabilidade. Devo saber distribuir meu tempo entre a família e o trabalho. Mas está cheio de satisfações. O mais importante é contar com o apoio da minha família e isso eu tenho.

ITT: Que diferenças há entre a María Claudia de 1996 e a María Claudia presidente da Proexport hoje?

María Claudia: Aprende-se muito a cada momento. Desde o negócio, as pessoas, a vida. Ganha-se em conhecimento, maturidade, prudência, paciência. É um caminho produtivo que requer um verdadeiro compromisso, uma grande responsabilidade social e, sobretudo, uma extraordinária disposição de conhecimentos e mudanças.

ITT: Que conselhos daria à nova geração de empresários que buscam um lugar no mercado de trabalho?

María Claudia: Preparem-se e estejam dispostos a aprender algo novo a cada dia. A exigência, a disciplina e a constância são chaves para atingir estas metas.

ITT: Atualmente há uma participação feminina importante na política e na economia da América Latina, região sempre vista como um pouco sexista nestas questões. Você acredita que houve uma evolução e uma diminuição dos preconceitos? A América Latina está preparada para igualdade de gêneros?

"São as mulheres que por sua liderança, constância e trabalho chegaram tão longe. Para mim as vantagens ou desvantagens estão na capacidade que temos, como seres humanos, de resolver problemas, fixarmos metas e cumprirmos nossos objetivos, e não no gênero."

ITT: Como está a relação entre os países da América Latina? O Brasil é, geralmente, visto como uma nação que fica à parte dos seus irmãos latinoamericanos. Isso se reflete nos negócios? Talvez até mesmo pela diferença de idioma?

María Claudia: Minha percepção é que os latinoamericanos somos muito parecidos. Desde os Estados Unidos ou desde a Europa eles vêem em nós poucas diferenças. Desde a Ásia ou África, praticamente nenhuma. O idioma não é um problema. Eu acredito que brasileiros e colombianos são muito parecidos em costumes, em suas maneiras, em sua alegria e em seus pensamentos. Já aqui dentro da região as coisas dependem mais de política, das pessoas e das circunstâncias, mesmo que haja um desejo permanente – ou às vezes intermitente na prática – de integração.

ITT: Qual é o feito que a deixa mais orgulhosa em seu trabalho na Proexport?

María Claudia: Foram tantos e tão bons resultados que seria muita extensa a lista. Todos os dias há sucessos. Uma nova exportação, um novo turista ou um novo investimento são sucessos que nos deixam muito orgulhosos. É um trabalho em equipe, com excelente atitude pessoal e espírito coletivo.

ITT: Há algum arrependimento ou algo que faria de outra maneira na Proexport?

María Claudia: Há uma margem pequena para erros porque as estratégias são construídas em equipe, surgindo de rigorosos exercícios de planejamento e são aprovados por uma junta de assessoramento com nível muito alto. Há projetos que saem melhores do que outros, certamente, mas todos são produtos da convicção e do impacto, além de inspirados nas boas práticas comerciais.

ITT: Como está hoje o mercado têxtil colombiano? Qual a força competitiva deste segmento?

María Claudia: A indústria viveu um processo de transformação. Há 25 anos os compradores internacionais consideravam a Colômbia somente uma opção para maquiagens e agora o país é visto como um provedor completo em todas as categorias, marcas e novos modelos de negócios, como franquias e acordos de investimento conjuntos.

ITT: Há uma expectativa de crescimento, um plano a longo prazo?

María Claudia: A Colômbia conta com 13 tratados de acordo de Livre Comércio, o que permite um acesso preferencial a mais de 1,5 milhão de consumidores. O setor têxtil e de confecção é um dos que mais se beneficia destes acordos. O compromisso de toda a cadeia de fios, têxteis e de confecção para gerar valor agregado em seus produtos foi fundamental para que estivéssemos de acordo com as tendências e necessidades do consumidor internacional. Como o País não compete no mercado massivo e de volume é reconhecido porque há uma agilidade de resposta no desenvolvimento do produto, bem como a flexibilidade de produção, aspectos que estão formatando o futuro da indústria colombiana.

"Isso permitiu que os empresários colombianos aproveitassem diferentes nichos de mercado, como o da indústria médica, militar e de biofibras, têxteis ópticos e o setor de uniformes e roupas esportivas."

ITT: Vale à pena trabalhar com o setor têxtil na Colômbia?

María Claudia: Claro que sim. O setor têxtil na Colômbia conta com uma produção flexível, orientada às exigências dos clientes e, além disso, tem uma indústria integrada desde a produção de insumos até o produto acabado. Os clientes encontram na Colômbia uma indústria versátil, com valor agregado, qualidade e design.

ITT: Qual a importância dos eventos Colombiamoda e Colombiatex para a América Latina? Como aconteceu a evolução destas feiras?

María Claudia: São muito importantes. Para a Colômbia, por exemplo, estes espaços são as vitrines apropriadas para mostrar ao mundo a qualidade e a oferta do setor têxtil. Por exemplo, a edição 2014 da Colombiatex teve expectativas de negócios de USD106 milhões. Tivemos 694 compradores visitantes de 24 países e 396 empresas expositoras.

ITT: O setor têxtil e de confecção é importante para o desenvolvimento da imagem da Colômbia no exterior? Como se dá essa contribuição?

María Claudia: O potencial que essa indústria possui na Colômbia é a referência para outros países, o que permite abrir as portas para novos mercados. Exportamos confeccionados para a Tanzânia, Lituânia, Guianas, Iraque e Afeganistão; têxteis para o Camboja e Letônia; manufaturados de couro para o Qatar, calçados para Seicheles; moda praia para o Egito e Luxemburgo e jeans para o Paquistão. A Colômbia tem potencial em moda praia, uniformes, moda íntima e fraldas, camisaria, jeans, roupas casuais, roupas esportivas, infantis assim como os calçados e manufaturas de couro, entre outros.

ITT: Quais são os principais desafios das exportações colombianas de hoje para a indústria têxtil?

María Claudia: A chave está na informação, conhecer a fundo os mercados ou nichos que demandem seus produtos e estar em dia com as tendências de consumo e as certificações internacionais. 

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Gabriel Rajão
Fotos: Divulgação

*Publicado na revista ITT Press - edição 94

Data de publicação: 10/07/2014

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Archroma apresenta primeiro atlas de cores para poliéster
Foi lançado na última Première Vision Paris, em fevereiro, pela empresa suíça, líder global em produtos químicos, cores e efeitos especiais o 'Color Atlas by Archroma®, primeira biblioteca de cores para poliéster, que reúne 1.440 cores para roupas esportivas, moda praia, roupas infantis, sapatos, além de moda e têxteis para o lar.  2020-02-28 - Tags: premiere vision paris color atlas by archroma archroma carlin paris cores quimica

Professores da rede pública e privada recebem treinamento sobre moda sustentável
Professores da rede pública e privada participaram de treinamento sobre produção e consumo consciente da moda promovido pela Prefeitura de São Paulo. A ação, em parceria com o Instituto Fashion Revolution Brasil e o British Council, foi realizada por meio do Fashion Sampa, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para fomentar o mercado da moda e consumo sustentável.  2020-02-27 - Tags: fashion sampa secretaria de desenvolvimento economico aline cardoso instituto fashion revolution brasil british council teia centro

Novo conceito de varejo para crianças e famílias
Um local onde são oferecidos produtos para crianças e, ao mesmo tempo, é um espaço aberto para experiências e inovação cultural, social e ambiental entre as pessoas é o diferencial da Loja de Conceito Infantil, lançada na Itália.  2020-02-13 - Tags: pitti bimbo the playful living observatorio de inovacao digital do varejo

Jean Paul Gaultier comemora seu 50° aniversário e se despede da Alta Costura
No dia 22 de janeiro, aconteceu o último desfile de Alta Costura de Jean Paul Gaultier. O Enfant Terrible comemorou 50 anos de carreira em um show emocionante no Théâtre du Châtelet em Paris.  2020-02-07 - Tags: jean paul gaultier enfant terrible theatre du chatelet

Momad debate tendências de moda e varejo para vestuário e calçados
A próxima edição da Momad - Exposição Internacional de Moda, Calçados e Acessórios, organizada pela IFEMA, em Madri, Espanha, acontecerá de 6 a 8 de fevereiro e contará com um programa de palestras técnicas, além da apresentação das coleções de mais de 800 marcas nacionais e internacionais de confecção de roupas, calçados e acessórios.  2020-02-04 - Tags: momad ifema calçados madrid grupo correos forum momad tendencias

Mega Polo Moda apresenta marcas vencedoras do projeto Startup Fashion
O Mega Polo Moda, maior shopping de atacado da América Latina, acaba de anunciar as 30 marcas ganhadoras da Startup Fashion, programa de aceleração e incentivo às novas marcas do atacado, que reúne moda, tecnologia e negócios.  2020-02-04 - Tags: mega polo moda shopping america latina startup fashion mega fashion week

Eberle apresenta sua nova coleção 'Contato' para aviamentos
Para fechar a grade de lançamentos de 2019, após anunciar seu novo mostruário de acabamentos, a Eberle traz ao mercado a nova coleção Contato. Com três macros principais – Infinito, Real e Plural – a empresa exalta o que a nova temporada pede: tecnologia, emoções e otimismo, com combinações de shapes e cores para compor as mais diversas produções.  2020-02-03 - Tags: eberle shapes moda contato tendencias aviamentos

Grupo Malwee ganha prêmio 'Ser Humano' pelo segundo ano consecutivo
Grupo Malwee conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2019, na categoria Gestão de Pessoas – Administração, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH - SC).  2020-01-31 - Tags: malwee oswaldo checchia abrh edna zamboni santa catarina

Stoll expõe tricô fashion na Spinexpo Shanghai Verão 21
A Stoll apresentará uma seleção de amostras na área de tendências Spinexplore; com curadoria da Spinexpo Shanghai - Salão Internacional de fios, fibras e malhas de alta qualidade, que valoriza o mundo criativo da malharia.  2020-01-31 - Tags: stoll shanghai spinexplore china xangai pv 2020 cms 830

Fashion Stylist cria marca de roupas que une moda e sustentabilidade
Você já ouviu falar sobre "Moda Upcycling"? Esse conceito, trata-se de um processo de criar algo novo a partir de itens antigos – uma sinergia entre a reutilização e a reciclagem. O Upcycling usa materiais existentes para melhorar os originais.  2020-01-29 - Tags: upcycling moda reciclagem onu fashion stylist caique jota

Sensil® EcoCare é a poliamida premium reciclada da NILIT
Alinhada com a preocupação socioambiental, a NILIT desenvolveu a primeira poliamida reciclada e certificada agora disponível para todos os mercados em que atua globalmente. Sensil® EcoCare, é uma fibra reciclada pré – consumo, que oferece uma solução inteligente para a produção de peças que unem design, conforto e durabilidade, enquanto reduz o impacto no meio ambiente.  2020-01-28 - Tags: sensil ecocare nilit poliamida sensil fabianne pacini

Mega Polo Moda apresenta marcas finalistas do projeto Startup Fashion
O Mega Polo Moda, maior shopping de atacado da América Latina, acaba de anunciar as 60 marcas finalistas da Startup Fashion, programa de aceleração e incentivo às novas marcas do atacado, que reúne moda, tecnologia e negócios.  2020-01-28 - Tags: mega polo moda startup fashion pitch day finalistas

Classic Blue se destaca nas criações da Angelo Bertoni
Eleito pela Pantone como o tom de 2020, o Classic Blue é uma nuance tradicional e democrática que se destaca entre as criações da Angelo Bertoni. A marca que pertence ao grupo Breda Alfaiataria é referência de estilo por aliar a moda contemporânea à alfaiataria clássica.  2020-01-23 - Tags: pantone classic blue angelo bertoni breda alfaiataria

The Lycra Company participa da Colombiatex 2020
A The LYCRA Company estará presente na Colombiatex 2020 que acontece entre os dias 21 e 23 de janeiro, em Medellín. A empresa, que é um dos mais tradicionais expositores da feira, irá apresentar tecnologias que buscam satisfazer as necessidades do consumidor contemporâneo em relação à peças do vestuário de todos os segmentos da moda, incorporando ciência e tecnologia no desenvolvimento.  2020-01-21 - Tags: lycra colombiatex 2020 my fit novidades fio lycra

Mega Polo Moda lança o Startup Fashion
O Mega Polo Moda, maior shopping de atacado da América Latina, situado no bairro do Brás, em São Paulo, acaba de lançar a Startup Fashion, uma plataforma inédita de mentoria para marcas, que reúne moda, tecnologia e negócios.  2020-01-17 - Tags: mega polo moda america latina brás startup fashion aceleraçao

Gucci lança coleção celebrando o Ano Novo Chinês
Para o próximo Ano Novo Chinês, que começa a partir de 25 de janeiro, o diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, vai homenagear o "Ano do Rato" com uma coleção especialmente dedicada ao Mickey Mouse (True Original de Walt Disney).  2020-01-15 - Tags: disney entretenimento gucci pins ano novo chines

Castanhal marca presença no Inspiramais 2021_I
A Castanhal Companhia Têxtil, maior fabricante de fios e telas com a fibra de juta das Américas, é um dos destaques do Inspiramais 2021_I, único salão de inovação e design de materiais da América Latina, que reúne fabricantes nacionais e internacionais de insumos diversos para o segmento calçadista.  2020-01-13 - Tags: exposiçao juta fibras sustentabilidade fios lina telas castanhal textil

Cipatex apresenta nova coleção de laminados no Salão Inspiramais
Com o tema Energetic, a Cipatex® lança a Coleção Verão 2021 em laminados para calçados femininos, masculinos e esportivos no Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Componentes, que acontece nos dias 14 e 15 de janeiro no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo/SP.  2020-01-13 - Tags: cipatex lançamentos vinyl tech winston floater animal print

ITM Têxtil lança tecidos sustentáveis no Salão Inspiramais
A ITM Têxtil, de Farroupilha (RS), anunciou o seu ingresso na plataforma BCI, aumentando a oferta de produtos com algodão produzido de forma sustentável. Para a nova coleção que será apresentada no Salão Inspiramais, que acontece nos dias 14 e 15 de janeiro, em São Paulo, a empresa lança o EcoFio+, composta por tecidos feitos com fios reciclados de algodão e tintos com corantes naturais e com redução no uso de recursos em todas as etapas do tingimento.  2020-01-10 - Tags: iguaçu bocaina itm tingimento extraçao corantes naturais cadeia textil

Espelho interativo para o varejo é destaque na Couromoda 2020
A startup brasileira de tecnologia para desenvolvimento de software e hardware inovadores, ICX Labs, estreia sua participação na Couromoda 2020 e leva o primeiro espelho interativo do Brasil como destaque. A 47ª edição da maior feira de lançamentos e vendas de calçados, roupas e acessórios da América Latina acontece entre 13 e 15 de janeiro no Expo Center Norte, em São Paulo.  2020-01-10 - Tags: espelho interativo fitting you mirror tecnologia couromoda 2020