Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Campinas aceita o desafio da moda inclusiva

A cidade paulista de Campinas lançou concurso próprio de design e soluções em peças de vestuário para pessoas com deficiência e torna-se referência na apresentação de novidades destinadas à acessibilidade e à inclusão social. O 1º Concurso e Desfile de Moda Inclusiva de Campinas abriu oficialmente a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em 2015 e uma segunda edição já está programada para repetir o sucesso neste ano. A ITT conferiu os lançamentos e selecionou as peças campeãs para apresentar a seus leitores: de Révila Possidonio (campeã), Eliana dos Santos (vice-campeã) e Rebeca Chiminazzo de Figueiredo (terceira colocada). Também tiveram destaque na final do concurso: Jéssica Novais Sobrinho, Thais Marins Beloso, Henrique de Silva Lima e Barbara da Silva Mascarenhas. 

Révila Possidonio (campeã de 2015)

Com o objetivo de trabalhar a autoestima e a inclusão das pessoas com deficiência, o look é inspirado na elegância da mulher do cotidiano, sem deixar o conforto de lado. Possuindo modelagens diferenciadas, é composto por um poncho na parte de cima, apenas passado pela cabeça e apoiado aos ombros, dando pleno conforto e total capacidade de movimento, sendo, assim, uma peça muito funcional. Combina com uma calça flare, que possui elástico na cintura e velcro nas laterais, possibilitando abertura e vestimento da calça sem a necessidade de se levantar. As luvas, assim como o chapéu, são acessórios de luxo, mas seu real objetivo é o de proteger as mãos que ficam o tempo todo expostas sobre a roda. As peças possuem bastante elasticidade para melhor movimentação – o que gera uma independência do cadeirante de se vestir sozinho. As cores das peças são harmônicas, combinando entre si, e neutras, trazendo um toque de elegância. 

Eliana Silva dos Santos (vice-campeã de 2015)

O vestido tem velcro nos ombros e na lateral – o que facilita seu fechamento. A fim de proporcionar maior conforto na parte de trás das pernas, a peça possui um recorte que reduz o volume de tecido nessa região. A faixa usada na cintura, que faz referência a um quimono, também tem fechamento lateral em velcro. Trata-se de um modelo bastante feminino, que tenta levar praticidade ao cotidiano de quem veste.

Rebeca Chiminazzo de Figueiredo (terceiro lugar em 2015)

1º look – Menina calça e regata

Para facilitar a forma de se vestir, foi criada uma calça jeans na qual a abertura encontra-se na lateral esquerda com etiqueta em Braille, o que facilita para o deficiente visual saber o lado da roupa, seu tamanho e sua cor. Aproveitando ainda o Braille, foi escrita a frase “Só se vê bem com o coração” na lateral direita, no sentido do joelho até o quadril, e “O essencial é invisível aos olhos” na lateral esquerda, no sentido do quadril até o joelho.

2º look – Menina vestido

Pensando em sonhos, festas e diversão, foi criado um vestido para uma jovem com deficiência visual. Foram usados dois tipos de tecidos, a organza e o cetim, fazendo com que a usuária sinta a diferença pelo tato. Pensando em suas necessidades e querendo trazer autonomia, ela consegue se vestir sozinha, pois o fechamento é na lateral esquerda com zíper invisível, contendo uma alça de ajuda do mesmo tecido no cursor para facilitar o encontro dele e fechá-lo.

3º look – Menino capa, calça e camisa

Visando tendências para o verão 2016 e o clima no Brasil, foi desenvolvido um conjunto infantil de calça e casaco impermeáveis com uma camisa jeans, sendo todos com o fechamento em velcro.

4º look – Menino macacão jaqueta

O macacão jeans é uma peça difícil para qualquer pessoa vestir. Pensando em uma criança de três anos, que está começando a criar autonomia para fazer suas atividades diárias sozinha e tem deficiência visual, a abertura frontal do macacão foi feita da gola até a separação das pernas, para que ele o abra quase totalmente, e seu fechamento foi feito com velcro, não havendo a necessidade do encaixe dos botões.

Thais Marins Beloso (finalista de 2015)

Este look visa à inclusão de pessoas com deficiência em ambientes executivos, tendo como foco o conforto, a facilidade, a elegância e o baixo custo. O conforto se inicia pela escolha do tecido, o Two Way, que apresenta boa capacidade de se modelar ao corpo, excelente durabilidade e baixo custo, sendo um dos principais tecidos procurados por empresas para a confecção de uniformes. O vestido também apresenta comprimento adequado, pois não é comprido o suficiente para enroscar e atrapalhar os movimentos da cadeirante, nem curto demais para causar desconforto ou constrangimento. Já a facilidade se encontra na vestibilidade, pois toda a abertura frontal é composta por pequenos botões de ímãs embutidos que abotoam rapidamente e permitem que o vestido seja aberto conforme a necessidade da cadeirante, como por exemplo, da barra para o centro do vestido, facilitando a ida ao banheiro. 

Bárbara da Silva Mascarenhas (finalista de 2015)

Vestido tubinho para deficiente visual e colete para o cão sem dificuldades para o fechamento do vestido (sem botões, zíper ou velcro).  O deficiente visual consegue saber a cor da roupa que ele e o cão estão usando pelo alto relevo no ombro do vestido e na parte de trás do colete, com aplicação de strass (onde está escrito em Braille a cor da peça). 

Henrique de Lima da Silva (finalista de 2015)

A inspiração para o look surge de um olhar urbano, jovem e moderno do homem e de suas diferenças. Tem-se uma proposta de inclusão que abrange um público-alvo, que se identifica com o esportivo e o conceito 'normcore'. O diálogo da camiseta em modelagem ampla e ombros em vertical com diferentes tecidos e do short de sistema inspirado no 'flyeasy' é facilitador do vestir e usar de qualquer cliente que procure conforto e agilidade, seja no vestir, seja alguém com baixa mobilidade, com prótese ou não. 

Jéssica Novais Sobrinho (finalista de 2015)

“Ao elaborar o croqui, pensei na necessidade de projetar um vestuário que facilite o conforto para o cadeirante. Nesta saia, pensei na facilidade e comodidade de se vestir, transformando a saia longa em uma saia 'midi', e a blusa de manga, em uma regata”, diz a criadora sobre sua peça apresentada. 

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Gabriel Rajão
Fotos: Divulgação
Matéria publicada na ITT PRESS 102

Data de publicação: 01/05/2016

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Market Place amplia mix infantil com loja especializada em enxoval para bebês
Os frequentadores do Shopping Market Place, localizado na Zona Sul de São Paulo, agora têm uma opção para compor os looks de bebês e crianças. A loja Petit Nini acaba de inaugurar uma unidade no local, trazendo tudo o que há de mais atual e elegante em moda infantil.  2020-09-24 - Tags: shopping market place petit nini enxoval moda infantil artigos infantis

Fabrizio Allur adapta a alfaiataria masculina à nova realidade de mercado
Com todo o ramo empresarial sentindo os efeitos da pandemia e o trabalho home-office se tornando realidade para milhões de brasileiros, a roupa social e especialmente, o ramo de moda sob medida, teve que se adaptar ao novo comportamento do consumidor. O Ateliê Fabrizio Allur, em São Paulo, tem conseguido se manter no mercado com criatividade na prestação de serviços aos seus clientes.  2020-09-24 - Tags: atelie fabrizio allur home office alfaiataria alfaiate fabrizio allur roupa sob medida

Damyller divulga primeiro relatório de sustentabilidade
A Damyller divulgou o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, detalhando as ações de preservação da marca ao longo dos anos. Considerado uma das principais ferramentas de iniciativa voluntária para relatar e prestar contas à sociedade, o documento servirá também para mostrar a evolução dos resultados, enfatizando as metas e objetivos da empresa.  2020-09-21 - Tags: damyller relatorio sustetabilidade sustentabilide rebranding reducao consumo de agua tecnologia gestao ambiental global reporting initiative

Novos tempos pedem uma nova moda
O talento nato para o desenho, descoberto ainda criança, foi a centelha promissora para que Wagner Bittencourt iniciasse os estudos na área da Moda e perseguisse o sonho de ver suas criações ganharem corpo. O ex-aluno do curso de Costureiro do Centro Politécnico Senac RJ agarrou a oportunidade de mostrar seu dom durante o concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ de 2019, do qual saiu como segundo colocado e com a certeza de que havia escolhido a profissão certa.  2020-09-18 - Tags: wagner bittencourt costureiro centro politecnico senac rj morro da matriz karamello rosilane jardim

Cargo de CEO Lacoste Brasil será incorporado por Pedro Zannoni
A Lacoste Brasil anuncia a saída de Rachel Maia, que ocupava o cargo de CEO Brasil, a partir do dia 15 de setembro de 2020, uma vez que a mesma decidiu dedicar-se a projetos pessoais. Pedro Zannoni, CEO Latam, passará também a assumir a função de CEO Brasil.  2020-09-17 - Tags: lacoste ceo pedro zannoni america latina diretoria novo ceo esportivo

Mário Queiroz se une a jornalistas em Paris e Milão para lançar curso de moda masculina
Direto de Paris, Milão e São Paulo, as jornalistas Ana Garmendia, Camila Leonelli e o designer, professor e consultor de Moda Mário Queiroz lançam seu primeiro curso “Atualização Internacional em Moda Masculina” juntos. “Queremos oferecer nesse momento tão especial, uma gama de informações diretamente da Europa num período onde as pessoas não estão podendo viajar”, anuncia Queiroz.  2020-09-16 - Tags: maio queiroz ana garmendia camila leonelli moda masculina curso ead milao paris sao paulo

Capricórnio Têxtil integra maior iniciativa voluntária de cidadania corporativa do mundo
A Capricórnio Têxtil acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.  2020-09-15 - Tags: sustentabilidade capricornio textil onu pacto global nacoes unidas ods

Hering celebra 140 anos com lançamentos inovadores e sustentáveis
No mês de setembro, a Cia. Hering e a marca Hering estão completando 140 anos de histórias verdadeiras, múltiplas e coloridas. Levando em conta que são muitos anos de vida e que isto merece uma celebração única, a palavra pertinência foi o que deu o tom à campanha da marca e vem de encontro ao momento que estamos vivendo.  2020-09-11 - Tags: hering 140 anos sustentabilidade camiseta antiodor camisetas malharia hering retalhos

Garrafas PET são matérias-primas para camisas da MRV
A plataforma de soluções habitacionais MRV está adotando uma linha sustentável de camisas polo para os colaboradores que trabalham no setor administrativo de suas obras. São roupas produzidas a partir de fio de poliéster obtido por meio da reciclagem de garrafas PET (sigla para Polietileno Tereftalato).  2020-09-10 - Tags: mrv sustentabilida camisa polo fio poliester garrafas pet flavia bozzolla

The Rolling Stones abrem loja conceito exclusiva no coração de Londres
Quem gosta de rock e é fã dos Rolling Stones, quando for a Londres, já poderá visitar a primeira loja conceito da banda no mundo. Criada em parceria com Bravado - líder global de serviços de consumo, estilo de vida e marcas para artistas musicais - a RS No. 9 Carnaby acaba de ser inaugurada no badalado bairro Soho, e abrigará uma mescla exclusiva de coleções e colaborações para os fãs de todas as idades.  2020-09-09 - Tags: rolling stones rock loja londres bravado carnaby street soho goats head soup

Riachuelo lança primeiro jeans antiviral para o consumidor
A Riachuelo lança nessa semana peças com tecnologia antiviral contra o coronavírus. Serão calças jeans e conjuntos de camisetas e máscaras adulto e infantil feito com material tratado com tecnologia suíça HeiQ Viroblock by CHT, testada e aprovada em laboratórios independentes.  2020-09-08 - Tags: riachuelo jeans antiviral sars-cov-2a cht heiq viroblock tecnologia antiviral antibacteriana calcas jeans

Moda sustentável ganha espaço também no segmento noivas
A moda sustentável chegou ao mercado de eventos e já conquistou o segmento noivas em meio à pandemia. “Eu já venho trabalhando esse conceito há muitos anos, mas quando li a reportagem internacional sobre a Levis, que oferece opções para um público mais consciente, tive certeza que trazer esse hábito ao mercado nacional seria uma das chaves para me reerguer após o covid-19’, comenta Graziane Souza, diretora da Delicacy Maison.  2020-09-08 - Tags: delicacy maison santo andre noivas segmento noivas graziane souza covid 19 trajes

Dafiti lança cartão de crédito em parceria com Banco PAN e Visa
A experiência de compra da Dafiti, maior e-commerce de moda e lifestyle da América Latina, será aprimorada nos próximos meses. A companhia, junto do Banco PAN e a Visa, cocriaram uma nova solução de pagamento que traz benefícios, praticidade e segurança para seus clientes: um novo cartão de crédito, que estará disponível para o público em geral no início de 2021.  2020-09-04 - Tags: banco pan visa dafiti ecommerce sergio silvestre banco digital dafiti prime

Justa Trama completa 15 anos lançando novidades para loungewear
Em 2020 a Justa Trama – cooperativa que comercializa produtos feitos a partir de algodão orgânico – completa 15 anos de mercado. Como novidade, está lançando uma coleção de roupas, voltadas para conforto de usar em casa. A linha loungewear inclui calças, moletons, camisetas, lençóis, brinquedos infantis e jogos pedagógicos.  2020-09-04 - Tags: justa trama algodao agroecologico materia prima loungewear cooperativa organico

Alphorria nas plataformas digitais
Sofisticada, feminina e atemporal, a conceituada Alphorria Store é referência no mercado da moda. A empresa comandada por Fernanda Thibau, apresentará em setembro mais uma novidade que facilitará seus atendimentos: um e-commerce que estréia com o lançamento da nova coleção de Verão 21.  2020-09-03 - Tags: covid 19 pandemia alphorria store fernanda thibau abcomm ecommerce

Chico Rei lança novas estampas na coleção de Alceu Valença
O músico pernambucano Alceu Valença acaba de lançar mais três estampas em sua coleção na Chico Rei, marca líder no segmento online de camisetas personalizadas. Dessa vez, as inspirações vieram das músicas Bicho Maluco Beleza, La Belle de Jour e Morena Tropicana.  2020-09-02 - Tags: alceu valenca chico rei morena tropicana bruno imbrizi peta algodao sustentavel

Sebrae e Malwee incentivam novas formas de vendas para varejistas de moda
O programa de capacitação para micro e pequenos negócios varejistas de moda realizado pelo Sebrae, em parceria com a Malwee, tem rendido excelentes resultados. O projeto é voltado para o encadeamento produtivo, focado na capacitação e qualificação dos comerciantes de roupas. Trinta e duas empresas são atendidas em três estados: Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná.  2020-08-28 - Tags: sebrae malwee varejo moda capacitacao servicos anny santos pandemia camila herrero

Liebe chega no MorumbiShopping
Mesmo durante a pandemia de covid-19, a Liebe Lingerie está em plena expansão. A marca, nascida no Ceará, acaba de desembarcar no MorumbiShopping, na zona sul de São Paulo. Criada em 2005, traz a proposta de uma lingerie inovadora, repleta de tecnologia, beleza e conforto para atender todos os tipos e biotipos de mulheres.  2020-08-27 - Tags: liebe lingerie morumbi shopping expansao biotipos

Fast fashion de acessórios adere ao Whatsapp como novo canal de venda
A Todomoda, fast fashion de acessórios, que desembarcou no Brasil no final de 2019 com a abertura de seis lojas físicas no estado de São Paulo, acaba de implantar o serviço de Personal Shopper via WhatsApp como mais um canal de vendas. Com uma variedade de mais de 4 mil produtos de diferentes categorias, em cada uma das unidades, o objetivo da marca é oferecer uma facilidade de compra para as consumidoras brasileiras que preferem não se deslocar para adquirir produtos.  2020-08-27 - Tags: todomoda fast fashion acessorios personal shopper whatsapp canal de vendas

Movimento Sou de Algodão lança 2º Desafio em parceria com a Casa de Criadores
O Movimento Sou de Algodão, que visa estimular o consumo da fibra na indústria da moda, e a Casa de Criadores, maior evento de moda autoral brasileira, se unem mais uma vez para promover o 2º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. O projeto, lançado no dia 22 de agosto, Dia Internacional da Moda, tem como objetivo dar oportunidade para os estudantes mostrarem toda sua criatividade.  2020-08-27 - Tags: sou de algodao casa de criadores moda autoral desafio concurso algodao estudantes abrapa andre hidalgo