Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Black West se fortalece com moda masculina ousada

Fundada em 2013 por Julio Zhou e Eduardo Cristian, a Black West surgiu com o propósito de fazer uma moda masculina elegante, ousada e diferenciada, com preços competitivos. A empresa produz linhas de camisas polo, camisaria slim fit, jeans, acessórios e calçados. Com showroom de fábrica em São Paulo, possui capacidade produtiva de 120.000 peças/mês, que são distribuídas por sete lojas próprias (capital e região do ABC) e em multimarcas por todo o país. Eduardo Cristian conta como nasceu a ideia de fundar a empresa: “A Black West é resultado de um sonho de termos nossa marca própria, aliada à visão empreendedora do Julio Zhou, que enxergou nisso uma grande oportunidade de negócio para ambos”. Segundo ele, o plano da marca era se destacar no segmento de moda masculina, apostando na linha sportswear.

Cristian reforça que o diferencial das peças Black West está justamente no estilo e no design exclusivo. “Eu buscava no mercado uma roupa diferente, com modelagem bacana e tecido de boa qualidade. No entanto, pouquíssimas marcas masculinas ofereciam tais produtos, e as que tinham, os preços eram muito altos para o consumidor médio. Então, a gente trouxe essa leitura para um segmento mais popular, com uma pegada totalmente diferenciada, com estilo, qualidade, mas com um preço muito acessível. Foi assim que nos consolidamos no mercado.”

Feedback com o cliente

O atacado é o ponto forte das vendas da Black West. De acordo com Eduardo Cristian, a estratégia da empresa de montar lojas próprias serve para aferir o retorno dos clientes, mais diretamente. “Não é só fabricar o produto e distribuir no mercado, você precisa entender quais as dificuldades que enfrenta no varejo, para poder se antecipar às decisões. Com uma loja própria, o feedback do consumidor é presencial. Existe sim a preocupação com o posicionamento da marca. O nosso varejo próprio funciona como um grande laboratório para melhorar cada vez mais o nosso atendimento ao cliente. Por exemplo, procuramos saber o que levou esse cliente a querer comprar o nos- so produto. Se foi só através do marketing ou de outra ferramenta. É saber se ele aprovou o caimento do tecido, a modelagem etc. Esse é nosso grande diferencial.”

Primeira linha

A primeira linha de produtos da marca Black West foi a camisa polo em malha piquet e depois a camisaria em tricoline em algodão. Mas como o ponto alto da marca é a ousadia, em sua linha de camisaria também há produtos em base viscose, estampados e jacquard, artigos preferencialmente utilizados em moda feminina. Para o criador da marca, o importante é ter um olhar diferenciado para saber transformar tecidos de moda em produto masculino de bom gosto. “O resultado final são peças incríveis e maravilhosas, que estão vendendo muito bem e caindo no gosto dos homens.”

E será que essa influência da moda feminina nas coleções masculinas da Black West vai motivar os sócios a desenvolver também coleções destinadas às mulheres? “Estamos estudando o mercado feminino e ainda estamos na fase de testes, por isso, não queremos divulgar nada antes de concretizado”, diz Eduardo Cristian, acrescentando que a recente novidade da marca é a linha alfaiataria. “Trata-se de uma coleção mais casual, formada por ternos com shapes totalmente slim, blazers com muitos detalhes, sempre com pegada fashion e ousada.”

Processo de construção

Eduardo Cristian conta que os maiores obstáculos para a construção da marca ocorreram no processo de produção. “Quando a gente fala em produção no Brasil, é extremamente desafiador. Porque você vive em um país onde se quer ser criativo, inovador, fazer produtos incríveis, mas se esbarra na dificuldade de não ter quem execute isso.” Para o empresário, outro desafio, além de formar equipes, foi ajustar os processos de confecção para otimizar os custos, o tempo de máquina, aumentando eficiência e produtividade, ou seja, manter uma empresa com produtos diferenciados e produção eficiente. “É desafiador você ter que criar produtos diferenciados e, ao mesmo tempo, manter a produção enxuta, segurando os custos. É preciso trabalhar com muita inteligência, para poder ajustar esses dois pilares”, comenta, acrescentando que a Black West procura fazer o máximo possível das peças dentro da fábrica.

“Ter produção própria é ideal porque você consegue o domínio do processo do início ao fim, mas isso está se tornando cada dia mais difícil. O mercado informal cresceu de forma assustadora e muito desorganizada. Para você concorrer, é preciso ter uma fábrica totalmente verticalizada, com mais de 300 funcionários, e, na atual conjuntura, torna-se cada vez mais um desafio. Então, você tem que buscar tecnologia e aprender coisas novas todos os dias. Caso contrário, estará fora do mercado.”

Próximos cinco anos

Durante os primeiros cinco anos da empresa, Zhou e Cristian trabalharam arduamente para criar e manter o DNA da marca e estruturar a produção, criando uma base sólida de mercado, sem muito barulho. “Muitas marcas começam fazendo muito barulho, muito marketing, e aí, por falta de base, não conseguem se consolidar no mercado. Nós fizemos o inverso. A gente trabalhou muito forte a questão de termos a fábrica primeiro, com processo de produção consciente, enxuto, e agora, vamos trabalhar o branding, que é fazer a marca explodir no Brasil inteiro. Então, eu vejo nos próximos cinco anos a Black West se posicionando como uma das maiores no mercado masculino. Hoje já temos 32 franquias no Brasil, nos estados  de Minas Gerais, Pernambuco e Goiás e no Distrito Federal.”

A Black West também considera o e-commerce fundamental para o fortalecimento da marca. “Hoje nós temos o e-commerce e trabalhamos este setor dentro da estrutura da empresa. Vemos grandes gigantes do segmento esportivo - Dafiti e Netshoes, por exemplo - com plataformas online bem estruturadas, portanto, é um segmento de mercado no qual a gente tem que estar atento e investir pesado. Isto está nos nossos planos de expansão”. Cristian finaliza dizendo que, como empreendedores de uma marca que nasceu há cinco anos, em plena turbulência da crise econômica - e que, ainda assim, conseguiu êxito -, eles precisam estar sempre atentos aos movimentos dos consumidores. “Precisa prestar atenção nas tecnologias e na forma de comunicação com os clientes. Ferramentas como Instagram e Facebook são praticamente indispensáveis para você passar sua mensagem. Eu, como designer e gestor da marca, tenho buscado  me posicionar como uma autoridade no setor têxtil. Eu não quero ser conhecido apenas como criador de moda. Eu quero ser conhecido como um cara que sabe fazer um bom produto e como criar um negócio. Eu quero estimular o empreendedorismo a partir da minha experiência, ajudando outros empresários que estão na mesma jornada, no mesmo propósito.”

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Publicado por ITT Press - International Top Trends - ed.112

Data de publicação: 05/11/2018

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Sebrae e Lojas Renner se unem para fortalecer pequenas empresas
Diante do cenário desafiador vivenciado pelo segmento da moda, o Sebrae e a Lojas Renner se uniram para apoiar micro e pequenas empresas que fazem parte da cadeia produtiva da varejista. A nova parceria vai proporcionar, de maneira gratuita, um conjunto de consultorias para gerenciamento de crise e gestão financeira em 220 pequenos negócios de seis estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais).  2020-06-01 - Tags: sebrae renner pequenas empresas auxilio pandemia covid 19

Alberto Hiar é o novo presidente da Associação Brasileira de Estilistas
A Abest (Associação Brasileira de Estilistas) divulga o novo presidente da entidade: o empresário Alberto Hiar, da empresa Cavalera. Hiar substitui Paulo Lourenço Bartholomei, da marca Cecilia Prado, que agora ocupa o cargo de vice-presidente.  2020-05-29 - Tags: fasion label brasil alberto hiar turco loco cavalera abest estilistas apex associacao

Loungerie cria 'Movimento Estima' e presenteia profissionais da saúde
A Loungerie, em preocupação com o momento atual, acaba de lançar uma ação com o Movimento Estima, que cuida da autoestima dos profissionais da saúde. A marca presenteou funcionários do Hospital Paulistano e Santa Casa de São Paulo e, a cada calcinha do modelo Pop Colors vendida no site da Loungerie, uma calcinha do mesmo modelo será destinada a uma profissional da saúde que esteja na linha de frente do combate ao covid-19.  2020-05-28 - Tags: loungerie covid 19 movimento estima profissionais da saude santa casa sao paulo mascaras protecao lingerie

Estilista Fernanda Ávila cria coleção com renda 100% revertida para Laramara
Unir forças para passar pela crise. Essa foi a ideia da estilista Fernanda Ávila quando criou o projeto [Re]Começar, uma coleção cápsula com quatro opções de belíssimos kaftans, que terá todo seu lucro revertido para a Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual.  2020-05-28 - Tags: fernanda avila laramara deficientes visuais kaftans soliedariedade instituicao

Lacoste nomeia novos diretores para América Latina e América do Norte
Robert Aldrich e Pedro Zannoni foram nomeados, respectivamente, Diretor Presidente da Região América do Norte e Diretor Presidente da Região América Latina pela Lacoste. Eles se juntarão à equipe de Jean-Louis Delamarre, vice-presidente executivo de mercados e distribuição global.  2020-05-28 - Tags: pedro zannoni robert aldrich jean louis delamarre lacoste diretoria

Dudu Bertholini estreia novos episódios de programa no FashionTV
Um dos maiores ícones da indústria da moda no Brasil, Dudu Bertholini apresenta a segunda temporada de “Nós, Os Fashionistas” no FashionTV, que estreia no dia 5 de junho a partir das 21 horas. Sucesso de audiência, a primeira etapa do programa acompanhou a rotina de talentosos profissionais do universo fashion em seus processos de criação e ofício.  2020-05-27 - Tags: fashiontv programa de tv andre hidalgo alexandra farah portal ecoera chiara gadaleta paulo borges ronaldo fraga dudu bertholini

Cedro Têxtil usa a internet para dar suporte emocional e comercial aos seus representantes
Toda crise, se bem aproveitada, traz valiosas lições. E é com este pensamento que a Cedro Têxtil, apesar de sua história de quase um século e meio, está aproveitando a tecnologia das videoconferências para estreitar o contato com seus representantes comerciais em todo o país.  2020-05-27 - Tags: cedro textil denim jeanswear pandemia colaboradores encontros online tecnologia videoconferencias representantes comerciais

Cia. Hering amplia auxílio a Blumenau e doa 50 mil máscaras à comunidade
Ciente de sua responsabilidade social junto à comunidade, especialmente em momentos tão sensíveis como o atual, em razão da pandemia do covid-19, a Cia. Hering está mobilizando parte de sua produção para a confecção de 50 mil máscaras a serem doadas à população de Blumenau.  2020-05-26 - Tags: cia hering blumenau mascaras covid 19 pandemia infantaria doacoes santa catarina

Campanha da Singer presenteia consumidores até 6 de junho
A Singer do Brasil, líder mundial na fabricação de máquinas e acessórios de costura domésticos e industriais, lança campanha que dá R$ 100,00 em agulhas na compra de uma máquina de costura doméstica. A promoção "Sua Singer vale agulhas" é válida até 6 de junho para quem adquirir máquinas pela loja online da fabricante.  2020-05-19 - Tags: singer promocao maquinas de costura maquinas domesticas agulhas lojas online

Abvtex lança recomendações de boas práticas à retomada do varejo de moda
Prevendo o período de reabertura das lojas a partir da liberação gradativa pelo poder público estadual e municipal, com especial atenção à saúde e segurança das pessoas, é que as principais redes de varejo de moda do País representadas pela Abvtex - Associação Brasileira do Varejo Têxtil estão se preparando para a retomada.  2020-05-19 - Tags: abvtex covid 19 pandemia retomada varejo de moda pandemia edmundo lima economia textil varejo

Senai Cetiqt e Laudes Foundation lançam projeto de Moda Circular
No último dia 15 de maio, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt) em parceria com a Laudes Foundation, promoveram a live de lançamento do Projeto Moda Circular - o início de um novo ciclo para a Indústria da Moda. Diante de um cenário complexo, com o avanço da pandemia afetando diretamente a indústria da moda, somado a discussão sobre impactos socioambientais, vem acelerando o movimento de transformação do atual sistema linear baseado em extrair, produzir e descartar para um modelo mais justo e sustentável.  2020-05-18 - Tags: senai cetiqt laudes foundation projeto moda circular industria da moda socioambiental economia circular inova moda digital

Nilit concentra esforços em pilares de proteção, colaboração e produção de EPI
Frente à pandemia de covid-19, a Nilit, líder mundial de poliamida 6.6 premium, se reorganizou com diretrizes pensadas para a proteção dos funcionários e clientes, fundamentada na solidariedade pelo momento que estamos vivendo, com ações para produção e doação de máscaras e álcool em gel, e na ampliação da produção de fibras especiais para Equipamentos de Proteção Individual (EPI).  2020-05-18 - Tags: nilit epi poliamida covid19 equipamentos de protecao individual pandemia casa hope materia prima unesp

Plataforma permite comprar máscaras de proteção diretamente das costureiras
A pandemia da Covid-19 trouxe ao cenário das ruas e estabelecimentos comerciais do país um novo artefato, que são as máscaras faciais de proteção. O uso das máscaras tornou-se uma necessidade a quem deseja se proteger da contaminação do novo coronavírus e obrigatório em alguns estados e cidades brasileiros.  2020-05-15 - Tags: rede asta mascaras de tecido plataforma tecnologia geolocalizador artesas pandemia covid 19 empreendedorismo

Thirty Seven Trend é a primeira startup brasileira voltada para slow fashion
Em uma sociedade onde “mais é mais”, que nos dita uma rotina desenfreada e que muitas vezes não nos deixa nem mesmo refletir sobre o impacto de nossas ações, é necessário desacelerar e olhar com mais cuidado e respeito para o mundo sobre o nosso consumo.  2020-05-14 - Tags: thirty seven trend slow fashion nathalie serafin marketplace plataforma filosofia slow fashion impacto ambiental

Dona Santa lança plataforma digital para venda de peças de segunda mão
Dona Santa, multimarcas comandada por Juliana Santos, lançou mais um projeto, que reflete a sua reinvenção e conexão com as novas tendências de consumo. A plataforma digital Circular (@ajudeacircular) nasceu da necessidade de fazer peças de moda terem vida mais longa, levarem suas histórias adiante, e de trazer um novo rumo para elas, através da venda second hand.  2020-05-13 - Tags: dona santa plataforma digital second hand segunda mao circular juliana santos

Brother doa 10 máquinas de costura para o Hospital Filantrópico Santa Marcelina
Como parte dos esforços para ajudar na luta contra a pandemia do novo Coronavírus, a Brother, multinacional japonesa que acompanha os avanços do mercado máquinas de costura e bordado, mercado de impressão, digitalização e organização, doou mais 10 máquinas de costura para o Hospital Filantrópico Santa Marcelina, que fica em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.  2020-05-12 - Tags: brother maquinas de costura hospital filantropico santa marcelina doacao pandemia mascaras jalecos comvida joao yazaki

ESPM Porto Alegre doa máscaras para instituições de idosos
As ONGs Lar Don Guanella e Lar Gustavo Lordlund, duas instituições que assistem idosos e que são parceiras das ações desenvolvidas pela ESPM Social de Porto Alegre, receberão, a partir desta semana, doações de máscaras de tecido, confeccionadas voluntariamente por alunos dos cursos de Comunicação Visual e de Moda da ESPM Porto Alegre.  2020-05-12 - Tags: espm porto alegre espm isolamento social doacao covid 19 pandemia mascaras de tecido

Balmain lança o projeto online com o intuito de unir e inspirar seus seguidores
Durante esse período de distanciamento, paradoxalmente, nossa humanidade compartilhada parece estar cada dia mais evidente. Nossa nova rotina de "trabalhar em casa" tem sido repleta de lives, bate-papos digitais e os dias terminam com uma alta carga emocional, em que entendemos e valorizamos nossos heróis da linha de frente.  2020-05-11 - Tags: balmain balmainensemble distanciamento social olivier rousteing

Farfetch anuncia empresas selecionadas para quarta fase do programa Dream Assembly
A Farfetch, plataforma de tecnologia global da indústria de moda de luxo, anunciou as startups que fazem parte da quarta fase do seu programa Dream Assembly. As oito empresas focadas em tecnologia que fazem parte da última seleção está moldando o futuro da moda e do varejo e foram selecionadas entre 155 aplicativos de todo o mundo.  2020-05-11 - Tags: farfetch plataforma moda de luxo moda luxo startups dream assembly tecnologia cerebra ai favourup ivapparel m-xr newlife stylescript supply compass whoqip

Vicunha reabre sala de costura para produzir 36 mil máscaras de tecido
A Vicunha, referência em soluções jeanswear, mantém comprometimento à saúde de seus colaboradores e da comunidade em nova iniciativa no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Sediada no município de Guarulhos, a sala de costura da companhia foi reaberta para produção de 21 mil máscaras de tecido, destinadas aos funcionários e suas famílias e, em média, 15 mil serão destinadas à doação para comunidade do entorno na região, bem como para instituições.  2020-05-08 - Tags: vicunha covid 19 pandemia sala de costura guarulhos mascaras de tecido protecao individual avenues world school são paulo crowdfunding costureiras