Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

e -Textil EM AÇÃO

O Universo das Fibras Inteligentes e Interativas  & Tecidos Funcionais

No dinâmico cenário atual,  Inteligência e Interatividade são os valores de relevante influencia que cimenta o futuro do mundo têxtil, um dos mercados mais promissórios no desenvolvimento cientifico atual. 

Como nunca antes, o chamado "e- Textil"  inspira o umbral duma revolução de materiais e tecnologias sem precedentes que modificará profundamente a forma como abordamos os desafios e megatendências da industria têxtil orientados a um mercado inclusivo e interativo, onde a Funcionalidade e Sustentabilidade prevalecem. "e- Textil"  é o ponto de interseção que incorpora o multidisciplinar e multissetorial em  diversas industrias tais como a Têxtil, Cosmética, Farmacêutica, Saúde e Plástico; e integra brilhantemente a nanotecnologia com a microeletrônica.  É Una industria que estadisticamente representa $200 milhões de dólares com um crescimento anual estimado em 20%, e com um potencial inestimável de evolução nos anos por vir em importantes mercados como Fashion,  Arquitetura,  medico, deporte, Militar.  Sendo o Militar o de maior participação com 30% na distribuição global conforme os últimos estudos mercadológicos. (figura 1)

Este inovador cenário "e- Textil"    , nos ha provido dum estoque inesgotável de ideias e soluções engenhosas durante décadas; é assim como identificamos grandes Orígenes de esta visão tecnológica, inovativa e sustentável, por exemplo no mundo esportivo , nos Jogos Olímpicos da Antiguidade  realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII A.C. ao século V D.C., os atletas competiam nus para ter um maior controle do corpo e atingir seu melhor desempenho, era a pele aquele sofisticado órgão que o permitia, e é a pele que inspirou esses origens das fibras inteligentes e interativas  & tecidos funcionais cimentado no principio de " O TECIDO NOSSA SEGUNDA PELE" o qual é vigente ate nossos dias.  Mas foi no século XIX, onde o  Barão Pierre de Coubertin fundador do Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894 com seu lema " CITIUS - ALTIUS-FORTIUS" mas rápido, alto e forte,  que se consegue consolidar  o profundo impacto que a evolução dos tecidos tem tido no desenho e nos avanços tecnológicos fortemente voltados a  atingir esse melhor desempenho de nossas funções corporais, físicas, mecânicas e químicas para o desenvolvimento de roupas mais sofisticadas..  

 "e- Textil"  roupas inteligentes e interativas, tem esse foco principal que é mimetizar e potencializar as funções naturais da pele humana, um campo revolucionário de inovação onde fatores tais como peso, forma, gerenciamento térmico, gerenciamento de umidade, proteção e saúde, e ate estado psicológico são altamente relevantes e motivos de estudo. 

O futuro das diversas aplicações da industria "e- Textil"  , centra seus fundamentos nos pilares de conectividade e convergência, incorporando a megatendência Saúde & Ben estar; os princípios da biomimetica; os modelos de negocio relativos a customização e personificação; o desenho eco têxtil, eco eficiente e sustentável; todo isto dentro do cenário multissetorial e interconectado onde o mercado e consumo estão orientados a: Menor Tempo, Menor Esforço, Menor Movimento, o qual reflete em negócios lucrativos e sustentáveis. 

 

O desenvolvimento e Integração de Tecnologias Inovativas em Tecidos  "e- Textil" integra revolucionários materiais nos lançamentos de novas fibras inteligentes, interativas  &  funcionais que incorporam avanços tecnológicos e aplicam princípios Ativos e Bioativos,  o qual se refere ao tipo de agente químico ou físico que se incorpora nas fibras e seu mecanismo de ação.  Os agentes Ativos são conhecidos em nosso médio como absorvedores de umidade, infravermelhos, absorvedores de radiação ultravioleta, antimicrobiais, cool colors , cores refletivos, antiestáticos, condutivos, surfactantes e retardantes a chama, só parar mencionar alguns;  os efeitos dos agentes ativos são potencializados pela nanotecnologia. Os agentes Ativos se incorporam nas fibras sintéticas ou naturais baixo mecanismos de dispersão que faz que se depositem na superfície das mesmas e gerem a funcionalidade requerida.    

Já no desenvolvimento de tecnologias conforme os princípios Bioactivos importante ressaltar os grandes desafios na encapsulacão e migração de agentes cosméticos por exemplo, que incorporados a fibras sintéticas e naturais proveem  a umectação e regeneração da pele humana baseados no estudo de nossas próprias células humanas e seus mecanismos de absorção, gerando um grande impacto no setor Saúde e Bem Estar que são fatores fundamentais na evolução e diferenciação de pesquisa e desenvolvimento nesta década e as décadas por vir.  Globalmente os investimentos na área de Saúde e Bem Estar falam por sim próprios, exemplos ao respeito são tecidos Bio-sensing para monitoramento e controle remoto da evolução do tratamento de regeneração da pele.

Importante ressaltar que  muitos dos avanços no "e- Textil" são inspirados na Biomimetica área da ciência que tem por objetivo o estudo e a observação minuciosa das espécies vegetais e animais da natureza, suas estruturas biológicas e das suas funções e mecanismos. Assim mesmo "e- Textil"  integra Nanotecnologia e Micro elétrica a traves de Micro comunicação como Sensor de interface, Processamento & cabeamento, Micro geradores de energia; Superfícies de Nano engenharia como Fibras Condutivas, Fibras antimicrobiais, Fibras infravermelhas; e  Micro interfases  ou também chamados de Microssistemas de sensores para detectar estados Físicos - Atitude,  Fatiga. signos vitais.

 

A Biomimetica esta presente na industria têxtil desde o lançamento do Velcro em 1948,  desenvolvido a partir da observação da estrutura dos carrapichos dotadas de estruturas para assegurar as superfícies;  e no ano de 1996 o desenho duma roupa de natação biomimetica apresentou como resultado uma redução ao atrito em 4 a 10% entre o corpo do atleta e a água gerando em consequência alto desempenho. Este desenho da roupa foi inspirado num estudo biomimetico da pele do tubarão, por analogias com os dentículos em forma de "V" que proporciona uma excelente hidrodinâmica, e também incorporou estudos sobre o corpo de certos atletas profissionais de natação com um mapeamento da deslocação de músculos, resultando na aplicação de mimetismo dos músculos do corpo humano. 

Biomimetica também esta presente no desenvolvimento da tecnologia da luminescência e Cor, onde se incorpora outro grande conceito do mundo "e- Textil"   que é " O TECIDO SEJA LUZ";  umas espécies de borboletas têm nas suas estruturas sistemas que produzem escalas de cores de acordo com o reflexo do ambiente em que estão inseridas, e isto acontece através de um sistema de escamas refletoras capazes de transmitir a luz do ambiente, transformando-se numa forma de camuflagem. Na atualidade se tem desenvolvido compostos a partir de uma estrutura fibrosa capaz de reproduzir o efeito da superfície externa de borboleta, por isso, não usando pigmentação, é capaz de promover interação com o ambiente têxtil no qual está inserido. (figura 2)

 

A introdução do LED-t shine  e Fibra Óptica nos tecidos gera a Electro  luminescência, outro exemplo de reproduzir o mecanismo de  Bio luminescência das espécies marinhas.   A evolução do LED nos anos 70's permite que se obtenham cores de vermelho a branco, e por sua parte a fibra óptica nos permite efeitos iridescentes o qual apresentam um grande futuro em diversas aplicações por exemplo no esportes de pratica  noturnos.  O grande desafio da Electro  luminescência é a portabilidade e a fonte de energia.  Na atualidade se adiantam estudos para avaliar fontes de energia alternativas que aproveitem o mesmo calor que gera o corpo humano com o movimento. Sigamos atentos aos avances tecnológicos nesta promissória área de " Vestir e Gerar Luz". (figuras 3 e 4)

Esse grande desafio de que os tecidos sejam Luz e Cor também tem permitido o avanço tecnológico na área da Nanotecnologia e a microeletrônica,  exemplo de este são a combinação dos NANOCOLORS com os sensores chamados Piezo elétricos;  os nanocolors são partículas de origem mineral ou metálico entre eles podemos destacar o Titanio,  Zinc e Ouro, que tem formas diferentes já sejam barras, nanoroots, esferas ou cubos.  e  tamanhos nanometricos que variam de 2nm ate 150nm;  estas características podem ser obtidas por técnicas químicas chamadas de suspensões coloidais ou co precipitação. Cada Forma e tamanha apresentam uma escala de cor intrínseca como ilustra a figura com o estudo de caso relativo a mudança de cor de partículas de Ouro.   No caso de Titânio sim a forma obtida é um cubo a tonalidade será entre azul e violeta.

 Os  nanocolors podem ser incorporados nas estruturas dos tecidos e conectadas a sensores Piezo elétricos com o objetivo que o tecido mude de cor conforme uma onda ou impulso elétrico, estes Piezo elétricos também são chamados de eletrodos portáteis ou vestíeis nos tecidos estruturais.  . (figura 5)

No mundo "e- Textil"   a interesse de estúdio e exploração de tecnologias focadas no gerenciamento de calor, gerenciamento da energia e dissipação da umidade por ser de grande relevância na propriedade de conforto e bem estar.  Na  ampla gama de desenvolvimentos no tema de TERMICIDADE relativo a PROTEÇÃO FRIO e CALOR se destacam as membranas biônicas,  uma estrutura flexível do polímero de membrana hidrófila que se fecha e torna a temperatura estável e promove a impermeabilidade.  elas forma desenvolvidas a partir das observações das árvores coníferas (pinheiros) que dependem inteiramente das condições climáticas para a sua proliferação.  Os Bio - Cerâmicos, cool colors,  Infravermelhos e Biocompostos  também compõem esta lista de tecnologias voltadas ao fator termicidad. 

No relativo a DISSIPAÇÃO DE UMIDADE importante destacar novas estruturas e materiais do tipo Ativo e Bioativo que estão disponíveis no mercado baixo o conceito de hidrofobicidade, sendo elas SUPERFÍCIE EFEITO LÓTUS onde se reflete as micro-pilosidades das folhas do lótus que fazem com que as gotas de água fiquem suspensas sobre esta estrutura deslizando sobre elas, e assim, acabam agrupando-se aumentando a propriedade de transporte superficial de umidade.   As tecnologias para a dissipação de umidade segundo o conceito de hidrofobicidade e superfície efeito lotus envolvem nanotecnologia inorgânica, aditivacao orgânica ativa e Biocompostos.  (figura 6).

O mercado "e - Textil"  representa um dos maiores exemplos na estratégia de oceano azul ou também conhecida como a estratégia da inovação por atender uma demanda adicional latente e inexplorada criando novos espaços competitivos no mercado, tal e  caso de  ECO-TEXTIL relativo a sustentabilidade e eficiência que faz relação a conceitos como ZERO WASTE ou Zero desperdício, que tem em nosso entorno convergência com praticas de reciclagem e  biodegradação que define métodos que copiam os ciclos naturais de sustentabilidade da natureza onde um material de descarte 'e resgatado e convertido em fontes para novos usos.

No conceito Zero Waste se fundamenta nos pilares da sustentabilidade que são três o econômico, o social e o ambiental, e baixo esta premissa adota o uso de fibras a partir de resinas recicladas como o tipo PET -polímero poliéster termoplástico-,  fibras a base de  polímeros biodegradáveis e biocompostos que mantém a durabilidade da peca e só começa descompor no momento em que a roupa descartada chega ao aterro sanitário e entra em contato com os micro organismos presentes naquele ambiente anaeróbico, eliminando totalmente do planeta em poucos anos, reduzindo o impacto ambiental e garantindo nossa supervivência.   No relativo a impacto ambiental em Zero Waste também se incorporam tecnologias Bioactivas para tratamento de limpeza de superfícies, fácil lavagem e secagem rápida que reduz o uso da água e consumo energético.  Outro fator relevante são os últimos avanços tecnológicos de alta viabilidade comercial na incorporação de  aditivos e cores de fonte natural  como Carmim, Cúrcuma,  Óleos e ate cera das abelhas nos tecidos que aproveita todo nosso potencial de biodiversidade.  Cada tecnologia exposta esta em perfeita harmonia com sensores inteligentes e sinais avançadas de processamento de dados e telecomunicações (figura 7).

Neste século de conectividade e convergência onde toda funcionalidade esta em função do tempo, preferências e demandas comportamentais e mercadológicas tornam evidente a urgência em desenvolvimentos relevantes que são todos aqueles que envolvem biométrica, sensores e polímeros ativos, inteligência e interatividade. Tecer em função da sinergia entre inteligência de os materiais e novas oportunidades.

O potencial da nova abordagem no mundo Têxtil é o caminho ao êxito sustentável e inovativo das nossas organizações.

"E- TEXTIL"  TECIDOS A  MEDIDA DO MUNDO CONTEMPORANEO!

Um Novo Olhar

Liliana Rubio CEO PMO polymer Business Intelligence

Liliana Rubio engenheira química, máster em gerencia de projetos, MBA em gerencia de negócios, MBA em gerencia e execução de projetos de inovação, especialista em polímeros. Innovation coach & consultant, com 20 anos de experiência em gestão de novos negócios e produtos na indústria. Conferencista internacional sobre sustentabilidade e inovação em universidades, congressos e eventos da indústria na América Latina e Estados Unidos.

Liliana Rubio

https://br.linkedin.com/pub/liliana-rubio/15/704/2ba

PMO Polymer Business Intelligence

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Liliana Rubio, PMO Polymer Business Intelligence

Data de publicação: 14/10/2015

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Campanha da Singer presenteia consumidores até 6 de junho
A Singer do Brasil, líder mundial na fabricação de máquinas e acessórios de costura domésticos e industriais, lança campanha que dá R$ 100,00 em agulhas na compra de uma máquina de costura doméstica. A promoção "Sua Singer vale agulhas" é válida até 6 de junho para quem adquirir máquinas pela loja online da fabricante.  2020-05-19 - Tags: singer promocao maquinas de costura maquinas domesticas agulhas lojas online

Abvtex lança recomendações de boas práticas à retomada do varejo de moda
Prevendo o período de reabertura das lojas a partir da liberação gradativa pelo poder público estadual e municipal, com especial atenção à saúde e segurança das pessoas, é que as principais redes de varejo de moda do País representadas pela Abvtex - Associação Brasileira do Varejo Têxtil estão se preparando para a retomada.  2020-05-19 - Tags: abvtex covid 19 pandemia retomada varejo de moda pandemia edmundo lima economia textil varejo

Senai Cetiqt e Laudes Foundation lançam projeto de Moda Circular
No último dia 15 de maio, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt) em parceria com a Laudes Foundation, promoveram a live de lançamento do Projeto Moda Circular - o início de um novo ciclo para a Indústria da Moda. Diante de um cenário complexo, com o avanço da pandemia afetando diretamente a indústria da moda, somado a discussão sobre impactos socioambientais, vem acelerando o movimento de transformação do atual sistema linear baseado em extrair, produzir e descartar para um modelo mais justo e sustentável.  2020-05-18 - Tags: senai cetiqt laudes foundation projeto moda circular industria da moda socioambiental economia circular inova moda digital

Nilit concentra esforços em pilares de proteção, colaboração e produção de EPI
Frente à pandemia de covid-19, a Nilit, líder mundial de poliamida 6.6 premium, se reorganizou com diretrizes pensadas para a proteção dos funcionários e clientes, fundamentada na solidariedade pelo momento que estamos vivendo, com ações para produção e doação de máscaras e álcool em gel, e na ampliação da produção de fibras especiais para Equipamentos de Proteção Individual (EPI).  2020-05-18 - Tags: nilit epi poliamida covid19 equipamentos de protecao individual pandemia casa hope materia prima unesp

Plataforma permite comprar máscaras de proteção diretamente das costureiras
A pandemia da Covid-19 trouxe ao cenário das ruas e estabelecimentos comerciais do país um novo artefato, que são as máscaras faciais de proteção. O uso das máscaras tornou-se uma necessidade a quem deseja se proteger da contaminação do novo coronavírus e obrigatório em alguns estados e cidades brasileiros.  2020-05-15 - Tags: rede asta mascaras de tecido plataforma tecnologia geolocalizador artesas pandemia covid 19 empreendedorismo

Thirty Seven Trend é a primeira startup brasileira voltada para slow fashion
Em uma sociedade onde “mais é mais”, que nos dita uma rotina desenfreada e que muitas vezes não nos deixa nem mesmo refletir sobre o impacto de nossas ações, é necessário desacelerar e olhar com mais cuidado e respeito para o mundo sobre o nosso consumo.  2020-05-14 - Tags: thirty seven trend slow fashion nathalie serafin marketplace plataforma filosofia slow fashion impacto ambiental

Dona Santa lança plataforma digital para venda de peças de segunda mão
Dona Santa, multimarcas comandada por Juliana Santos, lançou mais um projeto, que reflete a sua reinvenção e conexão com as novas tendências de consumo. A plataforma digital Circular (@ajudeacircular) nasceu da necessidade de fazer peças de moda terem vida mais longa, levarem suas histórias adiante, e de trazer um novo rumo para elas, através da venda second hand.  2020-05-13 - Tags: dona santa plataforma digital second hand segunda mao circular juliana santos

Brother doa 10 máquinas de costura para o Hospital Filantrópico Santa Marcelina
Como parte dos esforços para ajudar na luta contra a pandemia do novo Coronavírus, a Brother, multinacional japonesa que acompanha os avanços do mercado máquinas de costura e bordado, mercado de impressão, digitalização e organização, doou mais 10 máquinas de costura para o Hospital Filantrópico Santa Marcelina, que fica em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.  2020-05-12 - Tags: brother maquinas de costura hospital filantropico santa marcelina doacao pandemia mascaras jalecos comvida joao yazaki

ESPM Porto Alegre doa máscaras para instituições de idosos
As ONGs Lar Don Guanella e Lar Gustavo Lordlund, duas instituições que assistem idosos e que são parceiras das ações desenvolvidas pela ESPM Social de Porto Alegre, receberão, a partir desta semana, doações de máscaras de tecido, confeccionadas voluntariamente por alunos dos cursos de Comunicação Visual e de Moda da ESPM Porto Alegre.  2020-05-12 - Tags: espm porto alegre espm isolamento social doacao covid 19 pandemia mascaras de tecido

Balmain lança o projeto online com o intuito de unir e inspirar seus seguidores
Durante esse período de distanciamento, paradoxalmente, nossa humanidade compartilhada parece estar cada dia mais evidente. Nossa nova rotina de "trabalhar em casa" tem sido repleta de lives, bate-papos digitais e os dias terminam com uma alta carga emocional, em que entendemos e valorizamos nossos heróis da linha de frente.  2020-05-11 - Tags: balmain balmainensemble distanciamento social olivier rousteing

Farfetch anuncia empresas selecionadas para quarta fase do programa Dream Assembly
A Farfetch, plataforma de tecnologia global da indústria de moda de luxo, anunciou as startups que fazem parte da quarta fase do seu programa Dream Assembly. As oito empresas focadas em tecnologia que fazem parte da última seleção está moldando o futuro da moda e do varejo e foram selecionadas entre 155 aplicativos de todo o mundo.  2020-05-11 - Tags: farfetch plataforma moda de luxo moda luxo startups dream assembly tecnologia cerebra ai favourup ivapparel m-xr newlife stylescript supply compass whoqip

Vicunha reabre sala de costura para produzir 36 mil máscaras de tecido
A Vicunha, referência em soluções jeanswear, mantém comprometimento à saúde de seus colaboradores e da comunidade em nova iniciativa no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Sediada no município de Guarulhos, a sala de costura da companhia foi reaberta para produção de 21 mil máscaras de tecido, destinadas aos funcionários e suas famílias e, em média, 15 mil serão destinadas à doação para comunidade do entorno na região, bem como para instituições.  2020-05-08 - Tags: vicunha covid 19 pandemia sala de costura guarulhos mascaras de tecido protecao individual avenues world school são paulo crowdfunding costureiras

Cia. Hering doa 300 mil máscaras de tecido para Goiás
Em reforço às ações solidárias no combate ao coronavirus Covid-19, a Cia. Hering direcionou parte de sua produção - que opera de acordo com todos os padrões de higiene e distanciamento social recomendados pelos órgãos de saúde –, para confeccionar 300 mil máscaras de tecido e doá-las à população em vulnerabilidade social de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).  2020-05-07 - Tags: instituto reciclar dia de doar fundacao hermann hering doacao pandemia covid 19 projeto retrama cia hering

Senac RJ disponibiliza e-book para confecção de máscaras de tecido
Item obrigatório para prevenção ao covid-19, máscaras de tecido também geram oportunidade de renda para artesãos e costureiros. Além do compromisso educacional em cursos de Costureiro e Modelagem, que está possibilitando remuneração para alunos e ex-alunos, o Senac RJ lançou este mês o E-Book Passo a passo para fazer sua máscara de tecido.  2020-05-07 - Tags: mascaras de tecido mascaras de uso individual protecao pandemia senac rj modelagem ebook passo a passo

Highstil e Plié unem-se para doar máscaras de proteção
Com objetivo de apoiar profissionais de saúde e pacientes neste momento de luta contra o Covid-19, a Highstil e a Plié, ambas do mesmo grupo têxtil, unem forças para doar 5.000 máscaras de proteção. A produção será realizada na tecelagem do grupo e conta com tecidos especiais da Plié com poliamida premium Sensil®, que é muito suave e seca mais rápido.  2020-05-05 - Tags: sensil nilit highstil plie doacoes casa hope unesp botucatu ron horovitz

Obrigatoriedade do uso de máscaras vira oportunidade para pequenos negócios
Quando Camila Sampaio, dona da loja de roupas Arara Store, de Brasília, anunciou nas redes sociais que passaria a produzir máscaras, não imaginou o sucesso que teria. Preocupada com a disseminação do coronavírus, a empresária comercializa equipamentos de proteção feitos com retalhos de coleções passadas e estima a venda de mais de 200 unidades por semana.  2020-05-04 - Tags: sebrae oportunidade mascaras de protecao carlos melles pequenos varejos faturamento covid19 pandemia

Entidades do varejo criam plataforma para geração de empregos
A ABVTEX - Associação Brasileira do Varejo Têxtil, que representa as principais redes de varejo de moda nacional, participa do movimento pioneiro no País em que 29 entidades ligadas ao setor uniram-se para desenvolver uma plataforma online de geração de empregos no comércio.  2020-05-04 - Tags: abvtex edmundo lima varejo de moda plataforma online emprego vagas no varejo portal

Mega Moda inaugura serviço drive-thru para entrega de produtos
O Mega Moda de Goiânia, formado por três shoppings especializados em vestuário, está oferecendo serviço de drive-thru para entrega de mercadorias. Com o lema "Levar o melhor da moda nacional sem sair do seu veículo", a ação é inédita na Região da 44 e visa atender apenas os clientes que vão de carro, evitando aglomeração, em razão da pandemia de Covid-19.  2020-04-29 - Tags: mega moda mega moda shopping drive-thru mega moda park varejo pandemia aglomeramento covid19

Lojas Renner e Einstein lançam plataforma colaborativa 'Inovação do Bem'
A Lojas Renner e a Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, lançaram a plataforma Inovação do Bem para conectar hospitais a produtores de itens de proteção individual e uniformes, com o objetivo de contribuir no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil.  2020-04-29 - Tags: lojas renner hospital israelita albert einstein inovacao do bem startups incubadora pandemia covid19 uniformes produtores

Marca brasileira Vert inaugura loja em Nova York
A Vert, marca sustentável franco-brasileira de tênis, inaugura sua loja flagship em Nova York. Será sua primeira vez localizada nos Estados Unidos, e chega após três meses da abertura de loja em Paris. A loja estará localizada na 205 Mulberry Street, onde anteriormente foi a casa da Creatures of Comfort, uma das melhores lojas conceito em Nova York.  2020-04-28 - Tags: vert francobrasileira tenis calcados nova york flagship paris creatures of comfort francois morillion