Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Ponto de Vista: Alexander McQueen em Nova York

Palco de algumas das mais renomadas exibições de moda no mundo, a cidade de Nova York recebe agora uma memorável mostra em homenagem ao grande estilista Alexander McQueen. A exibição “Savage Beauty” fica em cartaz até 31 de julho de 2011, no Metropolitan Musem of Art, em Nova York.

Imperdível não só pelo grande acervo, que conta com mais de cem peças e setenta acessórios, criados ao longo dos 19 anos de carreira do estilista, mas também pelo cuidado com que a curadoria teve em emergir o visitante no mundo imaginário de McQueen, suas temáticas e inspirações para cada coleção. As galerias (sete no total) trazem as diversas fases do estilista, desde sua coleção de formatura na Central Saint Martins, em 1992, até o último desfile assinado por ele, que aconteceu logo após seu falecimento, em fevereiro de 2010.

A exposição, que foi organizada pelo The Costume Institute e conta com peças do arquivo de McQueen, em Londres, do arquivo da Givenchy, em Paris, bem como coleções particulares, celebra as mais extraordinárias contribuições de McQueen, que desafiou e expandiu a compreensão da moda além da utilidade de uma conceitual expressão de cultura, política e identidade.

As Galerias de Savage Beauty  

Ao entrar na exposição, o visitante se depara com dois manequins, que representam fortemente os temas e ideias que McQueen revisitou em toda sua carreira: os opostos (a vida e a morte, claro e escuro, predador e presa, homem e máquina). Em seguida, um roteiro de galerias que transmitem, principalmente através das temáticas desenvolvidas, fielmente, as fases e temas de inspiração do estilista. Cada galeria foi desenvolvida de modo a aguçar os sentidos do visitante, transmitindo a fundo o imaginário de McQueen em cada etapa de sua carreira.

A Alma Romântica (The Romantic Mind)

A primeira, das sete galerias, teve inspiração no primeiro atelier de McQueen, em Hoxton Square. Segundo o curador da mostra, Andrew Bolton, McQueen era um costureiro notável, capaz de canalizar as habilidades de seu ofício, mas também de usar a moda como veículo para expressar ideias complexas e conceitos.

O que estou tentando trazer para a moda é uma espécie de originalidade", disse McQueen. O estilista expressou essa originalidade fundamentalmente através de seus métodos de corte e construção, que eram ao mesmo tempo, inovadores e revolucionários. Sua genialidade foi percebida logo em sua primeira coleção, desenvolvida para a formatura no curso de Fashion Design MA na Central Saint Martins College of Art and Design, em Londres, intitulada de Jack the Ripper Stalks His Victims (1992). Já formado, desenvolveu a coleção Taxi Driver (outono/ inverno 1993–94), onde lançou as “bumsters pants”, calças com design muito abaixo da linha do quadril.  


Jack the Ripper Stalks His Victims

A abordagem de McQueen na moda combinava a precisão e as tradições da alfaiataria, corte e costura e desenho de moldes com espontaneidade e improvisação, característica que se tornou ainda mais presente depois que assumiu o cargo de diretor criativo da Givenchy em Paris (1996 a 2001). É esta abordagem, ao mesmo tempo rigorosa e impulsiva, disciplinada e irrestrita, que sustenta a singularidade de McQueen.

A galeria  apresenta ao público as primeiras inspirações e temáticas de McQueen, que era tão confiante em suas formas e silhuetas, que permaneceram relativamente consistentes ao longo de toda sua carreira.

O Gótico (Galerias Romantic Gothic e Cabinet of Curiosities)

Um dos temas mais predominantes e permanentes no trabalho de McQueen foi o gótico, especialmente o lado obscuro do século XIX, na era vitoriana. "Há alguma coisa...  tipo Edgar Allan Poe (escritor norte americano do século XVII), profunda e meio melancólica sobre minhas coleções ", observou McQueen, que muitas vezes se auto intitulava como “O Edgar Allen Poe da moda”.

Muitas das peças eram inspiradas no culto da morte, povoadas por personagens associados ao conceito literário do gótico, como vampiros e anti-heróis presentes, em especial, nas coleções Dante (outono/ inverno 1996-97), Supercalifragilisticexpialidocious (outono /inverno 2002-03) e Anjos e Demônios (outono/ inverno 2010-11).


Dante  e Supercalifragilisticexpialidocious 

Como o estilo gótico vitoriano, que combina elementos de horror e romance, as coleções McQueen refletiam muitas vezes opostos como vida e morte, luminosidade e escuridão. Seus desfiles eram placo também de forte intensidade emocional. A relação entre vítima e agressor era essencialmente evidente, em especial, nos acessórios. "Eu... gosto do acessório pelo seu aspecto sadomasoquista", postura claramente evidente na galeria "Cabinet of Curiosities", que centra as criações fetichistas produzidas por McQueen em colaboração com um número de designers, incluindo Dai Rees, Philip Treacy e os joalheiros Shaun Leane, Erik Halley e Sarah Harmarnee.

Cabinet of Curiosities é, de certa forma, o coração e a alma da exposição, em termos do fato de que se vê a amplitude da imaginação de McQueen nas peças em exposição e objetos que o inspiraram. Todos os grandes temas que o visitante vai enfrentar durante toda a exposição estão muito presentes nesta galeria particular. Nela também se encontram os momentos mais emblemáticos das passarelas do estilista.

O Nacionalismo (Galeria Romantic Nationalism)

A galeria apresenta McQueen como um incrível contador de histórias, com coleções baseadas em narrativas, em especial com foco no orgulho de sua herança escocesa e também seu amor à história britânica. Essas coleções traziam um tom profundamente autobiográfico. Certa vez, quando questionado sobre o que suas raízes escocesas significavam, ele respondeu: "Tudo".

O orgulho nacionalista de McQueen é bastante evidente nas coleções Highland Rape (outono/ inverno 1995-96) e Widows of Culloden (outono/ inverno 2006- 7). Ambos exploraram a turbulenta história política da Escócia, trazendo à tona mensagens politicamente desafiadoras.


Widows of Culloden

Apesar de seu declarado sentimento nacionalista à Escócia, McQueen era intensamente ligado à Inglaterra, em especialmente à cidade de Londres. "Londres é onde fui criado. Onde está meu coração e onde eu consigo minha inspiração". Seu profundo interesse na história da Inglaterra foi bastante evidente, na coleção The Girl Who Lived in the Tree (outono/ inverno 2008-9), um conto de fadas sonhador inspirado no jardim da casa de campo de McQueen.


The Girl Who Lived in the Tree

O Exotismo (Galeria Romantic Exoticism)

A sensibilidade romântica de McQueen expandiu seus horizontes imaginários não só no tempo, mas também geograficamente. Tal como tinha sido para os artistas e escritores românticos, o fascínio pelo exótico foi fundamental em seu trabalho. Suas inspirações vinham da Índia, China, África, Turquia e todos os lugares que despertaram sua curiosidade. O Japão foi especialmente significativo para ele, tanto na área temática quanto estilística. O quimono, por exemplo, era uma peça que ele reconfigurou inúmeras vezes. "Meu trabalho será tomar elementos do bordado e artesanato de países de todo o mundo. Vou explorar seus ofícios, padrões e materiais e interpretá-los à minha maneira”.

O exotismo de McQueen foi muitas vezes expressado através dos opostos. Esse foi o caso da coleção It's Only a Game (primavera/ verão 2005), um espetáculo encenado como um jogo de xadrez - cenário inspirado no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) - onde armou o Oriente (Japão) contra o Ocidente (América). Filmes muitas vezes inspiraram McQueen, assim como a arte contemporânea.  (primavera/ verão 2001) apresentou uma série de artigos de vestuário exóticos.


It's Only a Game e VOSS

O Primitivismo (Galeria Romantic Primitivism)

Ao longo de sua carreira, McQueen se voltou à temática do primitivismo diversas vezes. Tema de sua primeira coleção depois de formado, Niilismo (primavera/ verão 1994), trouxe peças revestidas em lama, conceito repetido na criação de Eshu (outono/ inverno 2000-2001), coleção inspirada na religião Yoruba. It’s a Jungle Out There (outono/ inverno 1997-98) também retrata o primitivismo, ao apresentar uma reflexão sobre a dinâmica do poder na relação entre predador e presa. As reflexões de McQueen em relação ao primitivismo eram frequentemente representadas em combinações contrastantes, como moderno e primitivo, civilizado e incivilizados.

O Naturalismo (Galeria Romantic Naturalism)

A natureza era a maior, ou pelo menos, a mais duradoura influência sobre McQueen. Também foi um dos temas, se não o central, do romantismo. Muitos artistas do movimento romântico apresentavam a própria natureza como uma obra de arte. McQueen compartilhou e promoveu este ponto de vista em suas coleções. Para o estilista, como também para os românticos, a natureza era um mundo de ideias e conceitos, filosofia claramente refletida em  Plato’s Atlantis (primavera/ verão 2010), a última coleção realizada integralmente pelo designer. Inspirada em Charles Darwin, A Origem das Espécies (1859), a coleção apresentou uma narrativa que não está centrada na evolução da humanidade, mas em sua “devolução”. O desfile foi transmitido ao vivo, numa tentativa de fazer da moda um diálogo interativo entre criador e consumidor.

Por todas as suas contribuições, a exibição é mais que uma homenagem ao estilista Alexander McQueen. É uma grande oportunidade de mostrar ao público que seu design constituiu o trabalho de um verdadeiro artista, cujo meio de expressão foi a moda.

* quem quiser pode conferir trechos dos desfiles de McQueen através do link abaixo:

http://blog.metmuseum.org/alexandermcqueen/video/

ALEXANDER McQUEEN – Savage Beauty
Onde:
 The Metropolitan Museum of Art, 1000 Fifth Avenue na 82nd S
Terça a quinta e domingo: das 9h30 às 17h30/ Sexta e sábado: das 9h30 às 21h
fechado às segundas-feiras e feriados
Quando:
até 31 de julho de 2011
* a entrada (preço sugerido) U$ 20,00

 

Silvia Colaianni é formada em marketing e especializada em gerenciamento estratégico pela UCF nos EUA. Atua como consultora de comunicação estratégica na RM PRESS, agência de Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia, que presta consultoria de comunicação em todo país.
silvia.colaianni@rmpress.com.br

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Silvia Colaianni
Consultora de Marketing e Comportamento

Data de publicação: 19/05/2011

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Clube de Costura vence o Prêmio Abrasce 2019 na categoria campanhas institucionais
O Mega Moda Shopping, com o Clube de Costura, projeto institucional com foco em profissionalizar e desenvolver a moda, foi o grande vencedor do Prêmio Abrasce 2019, na categoria Campanhas Institucionais – Shoppings com ABL menor que 30 mil. O Prêmio foi entregue ontem, dia 09 de setembro, em evento realizado no Tom Brasil, em São Paulo.  2019-09-13 - Tags: mega moda shopping clube de costura projeto institucional abrasce campanhas institucionais abl

Vicunha destaca algodão brasileiro na última Munich Fabric Start
A Vicunha, líder na produção de índigos e brins, reafirmou sua presença na Munich Fabric Start, principal evento do setor de denim e sarjas em uma das maiores feiras têxteis do mundo. O evento, sediado em Munique, na Alemanha, aconteceu entre os dias 3 e 5 de setembro e contou com mais de 20 mil visitantes, além da participação de empresas de mais de 40 países.  2019-09-12 - Tags: vicunha munich fabric start denim alemanha textil

Pernambucanas participa da Semana do Brasil
Marca varejista nacional pioneira em inovações, a Pernambucanas participará da Semana do Brasil, idealizada pelo Governo Federal, com o principal objetivo de fortalecer o varejo e a economia brasileira. A Semana do Brasil, que ocorrerá entre os dias 6 e 15 de setembro, funcionará como uma espécie de Black Friday.  2019-09-11 - Tags: semana do brasil pernambucanas black friday sergio borriello

Alexandre Herchcovitch lança novas coleções com todo o maquinário Sansei
O estilista Alexandre Herchcovitch lançará novas coleções das marcas À La Garçonne e ÀLG a partir de 7 de setembro (sábado) em São Paulo. As roupas, desenhadas por um dos maiores nomes da moda brasileira e mundial, foram desenvolvidas utilizando máquinas de costura industriais Sansei® e Japsew®, distribuídas exclusivamente pela Andrade Máquinas, referência no país.  2019-09-09 - Tags: alexandre herchcovitch japsew andrade maquinas sansei conceiçao ruiz

Vicunha e Marisa se unem em parceria sustentável
Neste mês, a Vicunha, líder mundial na produção de índigos e brins, e a marca feminina Marisa lançam ao mercado uma coleção composta por denim de fabricação sustentável da gigante têxtil. O lançamento reforça o posicionamento das empresas como Guardiãs da Água, após se unirem à plataforma A Moda pela Água no primeiro semestre do ano.  2019-09-06 - Tags: ecoera vicunha moda pela agua pegada hidrica textil eco cycle marisa

Marca Lycra® patrocina a primeira edição do Novo Brás
A marca Lycra® é a patrocinadora oficial do evento Novo Brás, projeto que vai movimentar a capital paulista e o mercado fashion, entre os dias 10 e 12 de setembro. O evento lançará as coleções Primavera/Verão 2020 de 45 fabricantes dos principais pólos atacadistas da região, que apresentarão suas novidades com desfiles para os lojistas.  2019-09-04 - Tags: lycra novo brás primavera verao 2020 canatiba cedro santanense vicunha lycra company roby spatti augusto rezende

Especialista explica as diferenças entre agulhas para costura doméstica
A agulha é uma das partes mais importantes para que se tenha uma costura perfeita. Considerando que cada modelo tem a sua aplicação, existem cuidados que contribuem para o sucesso do trabalho final, como utilizar a agulha apropriada para cada tipo de tecido, evitando quebra de linha e resultando assim em pontos perfeitos.  2019-09-03 - Tags: agulha costura modelo cuidado sucesso tecido linha pontos marcelo santos

Sesc Avenida Paulista promove evento com Ronaldo Fraga e Meninas da Barra
No dia 11 de setembro, quarta, o estilista Ronaldo Fraga e o grupo de bordadeiras "Meninas da Barra" se encontram no Sesc Avenida Paulista para o bate-papo "Fazendo Moda e (Re) Criando Direitos". O encontro, que conta também com a presença do designer-artesão Gustavo Silvestre e a doutora em história Maria Claudia Bonadio.  2019-09-03 - Tags: ronaldo fraga meninas da barra sesc avenida paulista maria claudia bonadio gustavo silvestre

Empresa traz software Simple Color para o Brasil
A EcoSimple traz com exclusividade ao Brasil o software espanhol que permite aos seus clientes diversas simulações de tecidos. A marca que produz tecidos eco friendly, através do uso de matéria prima reciclada, inova e oferece ao mercado um software que possibilita a simulação de diversas cores em tecidos.  2019-09-02 - Tags: ecosimple brasil software tecidos cores eco friendly simple color

Nível de emprego e PIB estão aquém da meta para aumento do patamar de renda
O crescimento do PIB, de 0,4% no segundo trimestre, em relação ao imediatamente anterior, foi uma boa notícia, em especial porque superou as expectativas, salienta Pimentel. "No entanto, o resultado reflete uma conjuntura muita anêmica de crescimento, apesar de fatores positivos que vêm ocorrendo, como a reforma previdenciária, o trabalho em favor da tributária, a MP da Liberdade Econômica e desburocratização".  2019-08-30 - Tags: fernando pimentel abit ponto de vista

O caminho para a produtividade tecnológica da Indústria 4.0
Você já deve saber que o conceito de Indústria 4.0 envolve novas tecnologias e modelo de negócios. O termo não se refere apenas a uma tecnologia específica, mas há uma base que reflete em várias mudanças que acontecem na indústria e tudo isso é capaz de fazer uma grande diferença na operação das empresas.  2019-08-30 - Tags: ponto de vista angela gheller telles totvs

Ressignificação do uniforme
Os modernos conceitos de marketing a respeito da importância de agregar valor à marca apresentam estratégias eficientes que, também, impõem múltiplos desafios. Um dos principais refere-se ao posicionamento da marca no mercado.  2019-08-30 - Tags: uniformes ponto de vista kamille cunha styl uniformes

Nova solução reduz tempo na remoção de etiquetas no varejo
Furtos e roubos estão entre as principais causas de perdas no varejo brasileiro e as lojas de departamento e redes de moda são as que apresentam o maior índice dessas ocorrências. Para facilitar o trabalho dos colaboradores e proteger mercadorias de furtos e estragos, a Sensormatic Global Shrink Index acaba de lançar no Brasil as etiquetas InFuzion.  2019-08-30 - Tags: infuzion sensormatic global shrink index brasil etiquetas

Marisa cria iniciativa para combater violência doméstica
A Marisa, uma das maiores redes de moda feminina e lingerie do Brasil, criou ações internas para enfrentar a violência doméstica, tendo como principal iniciativa a criação do Canal de Acolhimento. Idealizado pelo Comitê de Combate à Violência Contra a Mulher da Marisa, o Canal tem por objetivo oferecer apoio, orientação e auxílio no encaminhamento aos órgãos de apoio às colaboradoras que se encontrem em situação de risco.  2019-08-30 - Tags: marisa violencia mulher colaboradoras orientacao apoio mental clean

Marca de moda feminina comemora 30 anos de tradição
A Aramodu, uma das mais importantes empresas de moda feminina do Bom Retiro, comemorou 30 anos de história em agosto. Com loja e fábrica própria no maior polo da moda de São Paulo, onde são produzidos cerca de 200 mil peças por ano, a marca também revende seus produtos para boutiques de todo o país.  2019-08-29 - Tags: boutiques aramodu moda feminina bom retiro sao paulo multimarcas mira lee

Empreendedora investe no ramo da moda com sucesso
Com o "boom" das redes sociais nos últimos tempos, as vendas de roupas femininas têm ganhado bastante espaço, pois criou-se uma forma de maior visibilidades dos produtos, com a ajuda do Instagram, por exemplo. Para de ter uma ideia, de acordo com Marcelo Prado,em uma reunião do Comtextil, juntamente com o Diretor Titular Elias Miguel Haddad, em 2017, estima-se que o mercado de moda deve crescer 3,1% ao ano até 2021.  2019-08-28 - Tags: moda online marcelo prado elias miguel haddad comtextil

Senai Cetiq e Castanhal se unem para promover concurso de moda sustentável
A Castanhal Companhia Têxtil está promovendo, em parceira com o Senai Cetiqt, o Concurso de Moda Sustentável Juta Castanhal, que tem como objetivos principais promover o aprimoramento técnico de alunos do Senai Cetiqt, propiciando aos participantes conhecimento e inovação na utilização da juta como matéria-prima principal no desenvolvimento das coleções.  2019-08-27 - Tags: castanhal textil senai cetiqt moda sustentavel juta castanhal tecnologia vestuario artes colecoes

Levi's® inaugura primeira loja conceito no Brasil
A partir de 24 de agosto, os fãs da Levi's® passaram a contar com uma novidade: a Levi's® do Morumbi Shopping está prestes a se tornar a maior loja da marca no país e a primeira com uma área de experiência física, a qual será um espaço totalmente dedicado à customização e personalização dos produtos da marca.  2019-08-26 - Tags: levis nova loja conceiro prataleira infinita morumbi shopping rui araujo silva apolo torres

Haco apresenta etiquetas RFID e oferece experiência com uso de realidade virtual
A Haco confirma presença na próxima edição do Latam Retail Show, que será realizada dias 27, 28 e 29 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Também conhecida pelo seu diferencial criativo, a empresa traz para o evento todo o seu know how, que no país é pioneiro há mais de dez anos no desenvolvimento da tecnologia RFID.  2019-08-23 - Tags: latam retail show haco rfid etiquetas tecnologia otimizaçao sku

Epson apresenta “as vitrines do futuro” em São Paulo
O estudo Digital Signage Future Trends Report de 2019 aponta que mais de 60% das marcas, instituições e fornecedores estarão focados em criar melhores experiências e promover o engajamento do cliente em sua jornada de compra nos próximos dois anos.  2019-08-21 - Tags: signage