Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Uma tournèe de marketing pelo SPFW – 2ª parada

Continuando nossa fashion trip pelo mundo do marketing no SPFW, confesso que consegui ser surpreendida por mais duas marcas que marcaram sua presença no evento de moda com maior visibilidade no país: a Nestlé e a Chilli Beans!

Lembrando aos leitores que o objetivo de uma marca em patrocinar um evento como este é principalmente se posicionar junto aos consumidores e se aproximar deles. E a razão de existir do marketing é justamente essa: fazer com que uma marca entre na mente, no coração, e (deixando o romantismo um pouco de lado!) fazer com que uma marca entre no bolso dos consumidores. São grandes investimentos sim, mas com grande efeito sim também!

É muito importante também deixar claro, que ações relacionadas à moda não podem ser do tipo “mais ou menos”, sem grandes propósitos ou pacatas demais. No mundo da moda não há espaço para marcas que façam por fazer, ou que sejam tímidas em suas estratégias de divulgação. Ação de marketing da moda tem de tirar um “ohhh!” da boca dos consumidores e tocar fundo neles, senão é o mesmo que fingir-se de morto.

Mas, juro, foram ações surpreendentes que vi nesta tournée de marketing pelo SPFW! Daquelas de anotar no moleskine de viagem para nunca mais esquecer e relembrar todas as vezes que pensar em algo para uma marca surpreender e se aproximar de seus clientes!

A Chilli Beans não só arrancou um “ohhhh!” dos visitantes do SPFW, como também fez saltar os olhos dos jornalistas que trabalhavam na divulgação do evento. Comemorando 15 anos de existência juntamente com o SPFW, a Chilli Beans não teve uma mera participação, inovou em não ter um lounge, mas sim várias intervenções por todo o evento. Logo que chegavam à Bienal, os visitantes se deparavam com um painel de 23m2, pintado e recriado diariamente pelo artista de rua novaiorquino Doze Green, como o tema “Um Olhar para o Futuro” em sintonia com a marca de óculos e o tema do evento.

Partindo para a sala de imprensa, deparava-se com a primeira vending machine de óculos do mundo, criação exclusiva da Chilli Beans. A máquina funciona como as que vendem refrigerantes, só que, no lugar das latinhas, estão os óculos. Outro diferencial da inovadora máquina é uma câmera acoplada e um monitor, que utilizam a tecnologia da realidade aumentada para projetar os óculos escolhidos em 3D no rosto dos consumidores. Assim, é possível experimentar os óculos sem colocá-los diretamente o rosto. Os jornalistas formavam uma grande fila para escolher e retirar seus óculos de presente e a marca conseguia encantar muitos formadores de opinião, que depois circulavam formosos pelos corredores da Bienal com seus novos mimos fashion. A intenção foi divulgar também a nova parceria da grife com o músico Carlinhos Brown e os estilistas Ronaldo Fraga e Isabela Capeto, e a renovada parceria com Alexandre Herchcovitch, em modelos que ainda não tinham chegado às lojas. Anexo à sala de imprensa, a Chilli Beans também organizou estações de massagens para amenizar o stress dos repórteres e fotógrafos. O mais interessante desta ação foi que o projeto contou com os profissionais do Instituto Vera - que se diferenciam pela massoterapia e também por serem deficientes visuais. A ação tinha o objetivo de lançar a linha de óculos da Chilli Beans com informações em braile.

E para fechar as ações com chave de ouro, A Chilli Beans, foi responsável pela festa oficial de encerramento do evento que aconteceu no último dia dos desfiles, na mais nova casa noturna de São Paulo, a The Society.

Com estas ações apimentadas, a marca de óculos só afirmou seu posicionamento de marca de moda, inovadora e divertida!

E continuando a caminhada pela Bienal, os visitantes eram atraídos por um aroma de café inconfundível vindo do lounge da Nestlé! Quem quisesse podia relaxar e degustar cafés ou um chá, fazendo uma deliciosa parada no lounge criado para divulgar a linha Dolce Gusto de cafeteiras que permitem criar as dez bebidas do sistema - oito quentes e duas frias. As bebidas podiam ser preparadas pelo próprio visitante para conhecer e testar as máquinas, ou eram servidas por uma simpática demonstradora.

Circulava também pelo lounge uma modelo vestida de “Dona Moça” (a mesma da latinha de leite condensado) com o famoso barril na mão, cheio de amostras do novo brigadeiro da linha Moça Fiesta.

Além disto tudo, os fashionistas que quisessem abater a fominha de final de tarde podiam degustar uma natural salada de frutas com iogurte e cereal Nesfit ou então uma bebida de frutas preparada com Perrier. Deliciosas experiências em um espaço aconchegante e muito bem decorado.

A ação da Nestlé faz parte de uma estratégia da marca em entrar fortemente com as máquinas de café expresso no Brasil, principalmente entre o público das classes A e B que busca sofisticação, quer estudar os produtos e qualificar o consumo de café, a bebida preferida dos brasileiros. E a marca sabia que grande parte deste público circulava pelos corredores da Bienal.

E ainda preocupada com os formadores de opinião e divulgadores do evento, a Nestlé disponibilizava bebidas em vending machines na sala de imprensa, disputadas pelos profissionais que tomavam um café ou chocolate quente entre uma notícia e outra.

A Nestlé nos mostra um excelente exemplo de marca que nada tem a ver com moda, usando e abusando da moda para se posicionar e se aproximar dos consumidores alvo!

Assim, com estas duas fantásticas experiências, finalizo mais uma etapa desta viagem mercadológica pelo SPFW. Estas duas marcas deixam claro o que eu quis dizer com ações nada “mais ou menos”, dignas de quem quer fazer parte do mundo da Moda! Nós só temos a aprender com elas!

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Cristina Marinho
Consultora de Marketing e Comportamento

Data de publicação: 01/07/2011

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Haco apresenta etiquetas RFID e oferece experiência com uso de realidade virtual
A Haco confirma presença na próxima edição do Latam Retail Show, que será realizada dias 27, 28 e 29 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Também conhecida pelo seu diferencial criativo, a empresa traz para o evento todo o seu know how, que no país é pioneiro há mais de dez anos no desenvolvimento da tecnologia RFID.  2019-08-23 - Tags: latam retail show haco rfid etiquetas tecnologia otimizaçao sku

Epson apresenta “as vitrines do futuro” em São Paulo
O estudo Digital Signage Future Trends Report de 2019 aponta que mais de 60% das marcas, instituições e fornecedores estarão focados em criar melhores experiências e promover o engajamento do cliente em sua jornada de compra nos próximos dois anos.  2019-08-21 - Tags: signage

Renner lança campanha de arrecadação para projetos com foco em mulheres
A Renner, maior varejista de moda do Brasil, deu a largada nesta segunda-feira (19) à 12ª edição do movimento que anualmente direciona parte das suas vendas ao braço social da companhia, o Instituto Lojas Renner. Com isso, a varejista garante o investimento em projetos que buscam promover o empoderamento econômico e social das mulheres dentro da cadeia de valor têxtil.  2019-08-20 - Tags: renner instituto lojas varejo empoderamento economia mulheres textil cadeia textil

Turkish Airlines apresenta novos uniformes para voos de longa distância
Os novos uniformes da tripulação da Turkish Airlines - companhia aérea que voa para a maioria dos países do mundo - foram concebidos com o objectivo de celebrar o 85 º aniversário da Companhia, e serão usados por toda a tripulação em voos de longa distância.  2019-08-19 - Tags: uniformes turkish airlines flying chef bosphoro m ilker ayci

In Fashion by Lectra movimenta semana de moda em Blumenau
Nos dias 23 e 24 de agosto, a Lectra realizará a quarta edição do In Fashion by Lectra, que reúne em Blumenau diversas empresas e profissionais da indústria para dois dias de discussões. Durante o evento serão apresentados temas ligados a desenvolvimento de produtos, tendências e negócios, processos produtivos, entre outros.  2019-08-16 - Tags: senai blumenau in fashion lorival bublitz sensil nilit modaut lectra

Startup brasileira pretende impulsionar o consumo de roupa de segunda mão
Segundo pesquisa realizada em 2017 pela Fundação Ellen MacArthur, instituição que tem como missão acelerar a economia circular, as pessoas estão comprando duas vezes mais roupas e usando-as apenas a metade do tempo. Além disso, outros dados alarmantes do mesmo estudo demonstram que o futuro da moda é se reinventar.  2019-08-16 - Tags: ellen macarthur moda lixo residuos textil thredup luanna toniolo troc

Inscrições abertas para o 4º Ciclo do Programa de Mentoria do Senai Cetiqt
O 4º Ciclo do Programa de Mentoria do Senai Cetiqt, que está com inscrições abertas até 29 de agosto, dará continuidade a esta bem sucedida experiência de aproximar os estudantes das inovações do mercado, pelo olhar de quem já atua nele com sucesso.  2019-08-15 - Tags: senai cetiqt industria 4.0 design textil bernardo queiroz confecçao industria riachuelo senai mentoria

Viva Flor lança roupas com proteção UV para crianças
Marca de confecção moda praia e artigos que englobam esse universo, a Viva Flor se destaca por suas criações com estampas exclusivas para as meninas e meninos desde os bebês até os teenagers. Entre as suas grandes novidades, figuram peças que acompanham a criançada nos mais diversos momentos, com proteção UVA e UVB, para garantir que o público brilhe junto com o sol com proteção e estilo.  2019-08-14 - Tags: praia proteçao solar uv uvb viva flor estampas bebes teenagers novidades tropical

Novo Brás movimenta capital paulista com lançamento das coleções 2020
O Novo Brás vai movimentar a capital paulista – e todo o mercado de moda do país - com uma mega campanha focada em um dos principais pólos atacadistas de moda do país. O objetivo é criar, a partir do lançamento das coleções Verão 2020 de 45 fabricantes, uma nova identidade para uma região.  2019-08-12 - Tags: gft novo bras bras identidade colecao atacadista b2b augusto rezende marketing moda

Upcycling é solução para reduzir resíduos da moda
Mais de 300 mil toneladas de roupas foram jogadas no lixo só na Inglaterra no ano de 2016. Segundo a Fundação Ellen Macarthur, a cada segundo isto equivale a um caminhão de lixo de sobras de tecidos queimado ou descartado em aterros e lixões. Estima-se que mais de US$ 500 bilhões foram perdidos globalmente com roupas pouco usadas e descartadas.  2019-08-09 - Tags: ellen macarthur inglaterra minas gerais lixo paulo alexandre reciclagem

Círculo inova e lança fio de algodão que imita jeans
A peça mais básica e versátil do nosso guarda-roupa certamente é um jeans. Curinga, fácil de combinar e super confortável, ela pode ficar ainda mais exclusivo, estiloso e quentinho na versão para crochê e tricô. Uma das novidades mais esperadas por artesãos de todo o Brasil acaba de chegar ao mercado: o Fio Jeans que pode ser usado tanto para moda quanto para decoração.  2019-08-08 - Tags: fio fiaçao jeans algodao brasil croche trico tecidos brasil

Singer apresenta reposicionamento de marca moderno e inovador
A Singer do Brasil apresentou com exclusividade o seu reposicionamento de marca na Mega Artesanal 2019. “Sim! Com Singer você pode!” é o slogan da nova identidade moderna e inovadora da fabricante, que atende públicos de diversas faixas etárias e estilos. Na contramão da economia, a Singer do Brasil teve um aumento de vendas de 8% no primeiro semestre de 2019.  2019-08-07 - Tags: singer costura nega artesanal produto e marketing marcelo santos

Vestuário é um dos presentes favoritos para o Dia dos Pais
A Superdigital, fintech com foco em inclusão financeira com mais de 1 milhão de contas ativas, realizou uma pesquisa com 4.800 clientes, entre os dias 20 e 30 de julho, que aponta que o vestuário é o item preferido para presente no próximo Dia dos Pais, 10 de agosto.  2019-08-07 - Tags: superdigital fintech dia dos pais presentes pesquisa vestuario pai

ONG recebe doação de 13 máquinas de costura
Uma ONG de Mauá (São Paulo), destinada a auxiliar crianças e jovens carentes com cursos gratuitos, recebeu a doação de 13 novas máquinas de costura (domésticas e industriais), além de tesouras e agulhas. O espaço, agora, oferecerá cursos de costura a mães carentes do bairro e proximidades.  2019-08-06 - Tags: ong maua doaçao maquinas de costura costura confeccao textil tia celia adrina maria alves veruska boechat

Cedro Têxtil confirma presença no Minas Trend outono-inverno de 2020
A Cedro Têxtil, uma das principais fabricantes de jeans e sarjas do país, acaba de confirmar participação na 25ª edição da semana de moda e plataforma de geração de negócios Minas Trend. Previsto para acontecer de 22 a 25 de outubro, na capital mineira, o evento contará, pela primeira vez, com a realização em paralelo do Congresso Internacional Abit.  2019-08-06 - Tags: cedro textil abit congresso minas trend rogerio lima

Quatro lições da principal feira têxtil do mundo para a indústria brasileira
Recentemente tive a oportunidade de participar da ITMA, uma das maiores feiras do mundo e com certeza o encontro de maior impacto no segmento têxtil, que ocorreu em Barcelona, na Espanha. Foram diversos dias de uma verdadeira imersão, com a oportunidade de conhecer de perto processos, serviços, produtos e insumos que são tendência em todo o mundo.  2019-08-02 - Tags: itma 2019 ponto de vista sustentabilidade processos integrados iot gestao roberto vilela

A emergencial retenção dos recursos humanos
É uma pena que o Brasil tenha desperdiçado a oportunidade única referente ao chamado bônus demográfico — caracterizado pela existência de maior número de pessoas economicamente ativas em relação aos idosos e crianças — para alcançar um patamar elevado de renda e desenvolvimento.  2019-08-02 - Tags: ibge recursos humanos capital humano desemprego fernando pimentel abit ponto de vista

Senai Cetiqt e Stratasys promovem Programa de Imersão de Design 3D
O SENAI CETIQT e a empresa Stratasys lançaram edital para o "Programa de Imersão de Design 3D", para alavancar o uso da tecnologia de manufatura aditiva (impressão 3D) pela indústria da moda. Os participantes serão estimulados a trocar conhecimentos, por meio do uso da criatividade, para o desenvolvimento de produtos de Moda Praia utilizando impressão 3D.  2019-08-02 - Tags: programa de imersao de design 3d fashion lab do senai senai cetiqt stratasys praia 3d

Projeto 'Ponto da Moda' capacitará jovens para o setor de vestuário na Praça Victor Civita
A Praça Victor Civita irá acolher, a partir de setembro, um LAB de moda para jovens. A iniciativa surgiu entre uma parceria da Quest/Zeppelin e da Faculdade Santa Marcelina e conta com patrocínio da Pernambucanas por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e apoio da Prefeitura de São Paulo.  2019-08-02 - Tags: praca victor civita faculdade santa marcelina lei de incentivo a cultura do governo federal diego almeida de souza renata zaganin ponto da moda oficina ponto da moda

Castanhal Companhia Têxtil é destaque em feira de produtos para artesanato
Entre os dias 02 e 07 de agosto, a Castanhal Companhia Têxtil, maior processadora de fibra de juta das Américas, será um dos destaques da Mega Artesanal 2019, maior feira de produtos e técnicas de artes manuais e artesanato da América Latina, que acontece no São Paulo Expo, na capital paulista.  2019-08-01 - Tags: castanhal companhia textil mega artesanal 2019 artesanato fios juta feira produtos artesanato