Tendências de Consumo para 2012 : Barganhar preço é o novo chique!
Na continuação do assunto sobre as tendências de consumo para 2012, apresentadas pela Trendwatching, reafirmo que o varejista de moda precisa estar atento para o que estão desejando seus consumidores. A moda é dinâmica e assim deve ser também o seu varejo.
A terceira tendência da série se chama Dealer Chic. É algo como o Negociador Chique, aquele consumidor que consegue ofertas e descontos, e comunica suas façanhas com orgulho de parecer mais esperto e inteligente. E a busca pelos grandes descontos e “achados” precisa ser recheada de emoção, caça, dificuldades e exercícios de astúcia. O anúncio de ofertas diferentes e inovadoras através das redes sociais como Twitter e facebook deixam esta tendência ainda mais forte, atrativa e fornecedora de status. As promoções funcionam como um jogo para o consumidor, que depois se diverte mais ainda calculando o quanto economizou em suas aventuras.
No varejo de Moda, isto quer dizer que se tem que criar promoções de preço inovadoras e de bom gosto, para que os consumidores “se divirtam” em suas buscas por pechinchas. A artista global Giovana Ewback criou um site de compras coletivas somente de marcas de moda. A consumidora compra créditos em compras por valores 50% mais baixos ou mais. O site se chama modait.com.br e vem também recheados de dicas de modas e indicação de blogs interessantes.
Para promover o lançamento de sua loja na Regent Street em Londres, a marca japonesa UNIQLO,instalou a Máquina Feliz da Uniqlo. Em diversos horários durante o dia da inauguração, a máquina liberava certos produtos da loja com preços baixíssimos e o consumidor tinha poucos minutos para aproveitar.
Já a Farm fez uma parceria com a empresa de cinema Kinoplex e o restaurante de comida japonesa Manekineko, e sorteou no Twitter uma promoção do tipo “Programa perfeito: cinema, jantar e roupa nova”. A promoção foi um sucesso.
Mas, como toda tendência tem uma contratendência, talvez você não se encaixe nesta e vê que pode se dar melhor no caminho contrário, chamado pelo Trendwatching de Incomparável. Isto é, sua marca é tão desejada, única, autêntica e personalizada que os consumidores não precisarão comprara preços , e nem sentirão prazer nas promoções para consumi-la. A aventura está em pagar o preço que vale, não importo qual for, por seu produto tão desejado.É o que usufruem há anos marcas como Lacoste, que não realizam liquidações, e mesmo assim são tão desejadas e consumidas.
Enfim, os varejistas precisam pensar nas maneiras como o DEALER-CHIC os permite atingir (novos) públicos, interagir com eles de modos novos e ajudá-los a fazer o que deseja com custo mais baixo.
A quarta tendência da série se chama Eco-cicology, e está relacionada a uma espécie de reciclagem turbinada. Nesta tendência, os consumidores perceberam que reciclar pode ser vantajoso e até lucrativo. Assim eles não tem mais desculpas para não reciclar.
E quem assume o papel de fazer a reciclagem acontecer de forma produtiva, são as marcas.
Algumas já tem feito isto.
Uma marca americana de roupas para prática de atividade esportiva, chamada Patagônia, criou um programa muito interessante que apóia não só a reciclagem, mas o consumo consciente e que se evite o desperdício. O Programa envolve 4 ações, descritas pela própria marca que são: a Redução ( você não compra o que não precisa e nós criamos só produtos realmente úteis), o Conserto (você se empenha em levar para o conserto seus equipamentos e não comprar novos, e nós ajudamos você a consertá-los), Reutilização (você vende ou doa para outros que precisam aquilo que você não usa mais, e nós encaminhamos para alguém ou algum lugar que sabemos que necessita), Reciclagem (você promete não jogar em lixos inadequados os produtos que não podem mais ser usados, e nós reciclamos o seu produto para você). O programa demonstra um envolvimento da empresa com as questões ambientais, pois afinal de contas, depende da natureza para a sua existência. E a patagônia cria anúncios provocativos, como um em que está escrito: “Não compre esta jaqueta. Nesta estação compartilhe alguns valores”, sendo que a jaqueta é uma da própria marca Patagônia.
Sua marca de moda tem condições de se inserir nesta tendência de uma forma parecida com a da Patagônia. Ensine aos seus clientes a comprar produtos que realmente se adéquam a eles e serão realmente usados, incentive-os e ensine-os a combinar peças novas com as que ele já tem, crie programas de encaminhamento de peças doadas pelos clientes a instituições que realmente precisam, e se responsabilize pela reciclagem de produtos que não podem ser mais usados por seus clientes. Sua loja será uma referência pra seu cliente quando quiser dar soluções conscientes e inteligentes para os produtos e assim evitar o desperdício, portanto ele se sentirá menos culpado em consumir. Resultado? Pontos e mais pontos para a sua imagem!
Este é mais um Ponto de Vista sobre as 12 tendências de comportamento do consumidor da Trendwatching que podem mudar sua vida e dos seus negócios para sempre.
Até o próximo Ponto de Vista!!!
O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.
Por: Cristina Marinho
Consultora de Marketing e Comportamento
Data de publicação: 20/01/2012









