Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Tendências de Consumo para 2012 – prepare-se tecnologicamente para seu consumidor!

Saber as tendências de comportamento dos seus consumidor, é quase como ter uma bola de cristal á sua disposição. Você pode melhorar, mudar, transformar e colocar sua loja definitivamente no futuro.

Este é o objetivo desta série de artigos sobre as tendências de comportamento da Trendwatching adaptadas ao varejo de moda.

A quinta tendência ( não por ordem de acontecimento, nem por importância, apenas para organizar nossa ideias) chama-se Cash-less, ou “sem dinheiro-vivo”. Uma tendência que você já presencia dia após dia na sua loja, e que neste ano vai finalmente tomar conta da maioria dos pagamentos feitos a você pelos seus consumidores. Através principalmente dos smartpnhones, estes aparelinhos que vem mudando a forma de nos comunicarmos e agora de comprarmos, seus consumidores vão fazer suas escolhas, compras e pagamentos. Inúmeras tecnologias tem proporcionado isto, e estão apoiadas pela onda de praticidade, simplicidade e até economia de papel  e tempo.

Juntamente com esta tendência, aparece a chamada Idle Sourcing, traduzida por “Contribuição sem Esforço”, e quer dizer que os consumidores farão pouco esforço para se comunicarem ou procurarem informações de que precisam. Por isso, você precisa posicionar sua empresa, sua marca, sua loja na internet, da forma mais fácil e óbvia o possível. E esta tendência se refere a “contribuição” porque os consumidores querem transmitir informações do que apreciam, ou de onde estão no momento, contudo sem que precisem de muito esforço para isto. Por isso, sua loja deve proporcionar a comunicação fácil para seu consumidor. Uma forma é, se seu consumidor permitir é claro, informar na rede de contatos dele que ele acabou de fazer compras na sua loja. Vivenciei isto recentemente em uma viagem a Europa, e ao passar em frente a  uma vitrine da marca Diesel, na Galerie Lafayette em Paris, e em meu celular apareceu um comunicado “Você acabou de apreciar a vitrine Diesel”. Se eu quisesse, poderia compartilhar no meu Facebook esta informação muito facilmente e meus seguidores saberiam onde estive e eu me orgulharia muito disto.

Portanto, absorva, se engaje e invista em toda tecnologia que lhe for proposta para proporcionar o pagamento sem dinheiro vivo pelo seu cliente e também que ele compartilhe facilmente as informações sobre sua loja. Não se esqueça que o mundo da moda é atual e dinâmico e o consumidor de moda absorve rapidamente, e a-d-o-r-a todas estas tecnologias!

A sexta tendência também já vem sendo presenciada na sua loja, tenho certeza, mas agora vem com novas necessidades. Ela trata do crescimento dos consumidores urbanos que fazem parte da base da pirâmide, aqueles que pertencem às classes C e D.

O que esta tendência apresenta de diferente e oportuno para 2012, é que estes consumidores tem necessidades especiais de produtos, serviços e principalmente atendimento que devemos saber. A maioria das informações sobre estes consumidores estão relacionadas a aspectos econômicos e conquistas materiais. Poucas se referem ao seu comportamento no varejo de Moda.

Por exemplo, fazer compras em  uma loja de Moda localizada em shopping,  é programa de iniciantes para estes consumidores. Eles tem a inibidora lembrança de que lojas de shopping tem preços mais altos e que não foram criadas para eles, e sim para pessoas com dinheiro e bem nascidas. É papel do varejista de moda criar ações para mudar esta impressão e quebrar as barreiras, se quiser encher sua loja destes consumidores, que hoje tem dinheiro e vontade de comprar produtos de melhor qualidade e mais exclusivos. Em um  trabalho de análise profunda dos consumidores de um shopping voltado para consumidores de Classe C, e que desenvolvi para uma rede de varejo de confecção feminina, com lojas em Santa Catarina e no Rio de Janeiro chamada Menina do Laço, ações pontuais precisaram ser feitas e renderam um aumento expressivo do fluxo de clientes na loja e reflexão imediata nas vendas. Ambientes clean receberam uma maior fartura visual, produtos de desejo como bolsas artesanais desceram as prateleiras e ficaram disponíveis ao toque em expositores mais atrativos, e até etiquetas de preço tiveram seus números aumentados para deixar claro que aqueles preços podiam sim ser pagos pelas consumidoras que circulavam pelo shopping. A loja ganhou vida e as atendentes, depois de receberem treinamento de como atender este público, passaram a bajular mais as clientes e ensiná-las a fazer compras em uma loja que não é de departamentos. Poder comprar produtos exclusivos, e circular pelo shopping com uma sacola de compras de marca consagrada, passou a ser o grande atrativo para as novas clientes da Menina do Laço.

Sua loja também pode, com aparentemente simples mas relevantes mudanças, se adaptar aos novos consumidores da base da pirâmide. É importante que conheça as características dos que circulam pela frente da sua loja, e que ainda não entram porque você não está ainda sabendo recebê-los. Pense nisto.

Finalizo mais este artigo da série de tendências da Trendwatching, lembrando que está em seu consumidor a chave do seu sucesso em 2012! Não perca-o de vista e aposte no que ele deseja!

Sucesso e até o próximo Ponto de Vista, com mais tendências de comportamento de consumo para 2012!

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Cristina Marinho
Consultora de Marketing e Comportamento

Data de publicação: 26/01/2012

Conteúdo relacionado


6º Concurso Moda Inclusiva
Estudante de moda em seu terceiro ano de graduação, a paranaense Jéssyca Ghirardi foi a grande vencedora da 6ª edição do Concurso Moda Inclusiva, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e apoiado pela Vicunha Têxtil. O desfile ocorreu na noite de sexta-feira, 15 de agosto, no Palácio das Convenções Anhembi, na capital paulista. Com o tema “Casa de Bonecas”, Jéssyca apresentou um look voltado para o universo infantil, na forma de fantasia de boneca que se transforma em vestido casual. A criação teve como foco principal proporcionar à criança cadeirante mais emoção ao brincar e oferecer, ao mesmo tempo, uma vestimenta funcional para passear com amigos e familiares. “Conseguir transformar sua própria roupa estimula a independência da criança desde cedo”, explica a finalista.  2014-08-20 - Tags: moda inclusiva vicunha Índigo brins fórum internacional de moda inclusiva e sustentabilidade

Tecelagem antecipa três macro tendências da próxima temporada
Minisséries e filmes inspiram estampas do inverno 2015 da Santaconstancia. Se para as marcas de varejo é o momento de apresentar suas coleções de verão, para a Santaconstancia é hora de olhar para o Inverno 2015. Assim, a tecelagem apresenta sua coleção para a próxima temporada, chamada de Transição, com cores vibrantes e explorando a magia de minisséries e seriados internacionais como fonte de inspiração para três macrotendências: Nada Real, SCI-Fi Universe e Power Black.  2014-08-14 - Tags: inverno 2015 santaconstancia malharia coleções macrotendências

Moda será um dos segmentos contemplados no Prêmio Brasil Criativo
O prêmio oficial do Ministério da Cultura reunirá 21 categorias da Economia Criativa. Entre as categorias, moda, gastronomia, arquitetura e design estão contemplados. Acontece dia 28 de agosto onde o universo da economia criativa poderá prestigiar em uma cerimônia no Itaú Cultural o lançamento do Prêmio Brasil Criativo - Nossa essência, reconhecida, o qual as inscrições serão iniciadas no mesmo dia, as 0h00. O Prêmio é em prol do conhecimento e desenvolvimento da economia criativa brasileira já realizada no país. “O Prêmio Brasil Criativo é uma ferramenta que irá contribuir com a economia criativa no país, reconhecendo a criatividade brasileira e fomentando a inovação para o desenvolvimento sustentável no Brasil”, comemora Lucas Foster, um dos idealizadores e coordenador-geral da iniciativa.  2014-08-13 - Tags: ministério da cultura economia criativa itaú cultural moda prémio prêmio brasil criativo lucas foster projecthub

Coleção de Marc Jacobs é apresentada na Galeries Lafayette
Detalhes suntuosos marcam a coleção outono-inverno 2014 do estilista Marc Jacobs. Os produtos abusam de detalhes discretos, porém marcantes e que valorizam o look feminino a qualquer hora. A linha de bolsas, por exemplo, é um retorno ao luxo clássico: linhas limpas, uma paleta de cores elegante, materiais requintados e ricos detalhes.  2014-08-07 - Tags: marc jacobs galeries lafayette

O clássico que nunca sai da moda
Nesse ano, o destaque do guarda-roupa feminino é a renda. Resistindo ao tempo e as passarelas, o tecido que antes era visto apenas em pequenos detalhes nas peças, hoje já é considerado um item importante na hora de compor um visual. Na gravidez, por exemplo, além de ressaltar a feminilidade, a renda proporciona um estilo romântico, uma característica desse momento especial na vida da mulher.  2014-08-06 - Tags: miss mammy renda

Um look determina credibilidade?
Você acorda, levanta da cama, dirige-se ao guarda-roupa e pensa: com que roupa eu vou hoje? Não importa se o compromisso é na faculdade, no escritório ou com a família, sempre ficamos em dúvida sobre o que vestir e nem percebemos qual é o critério de nossas escolhas. A idade importa, o estilo, o corpo e a ocasião dão referências do que podemos fazer, mas e depois?  2014-08-05 - Tags: capricornio textil

Levi's® Skateboarding amplia apoio aos DIY Para a América Do Sul
Levi's® Skateboarding Collection está comprometida em apoiar a comunidade do skate, por intermédio de campanhas de benefícios que oferecem acesso ao skateboarding. Depois do apoio à HolyStoked Collective para a construção do DIY em Bangalore, Índia, e com o que Jamie O'Brien coordenou em Joanesburgo, África do Sul, a Levi's® Skateboarding foi para La Paz, Bolívia, para apoiar Milton Arellano e seus esforços para tornar o esporte acessível à grande comunidade.  2014-08-04 - Tags: levis skateboarding holystoked collective

Workshop Canatiba Lab Fall/Winter 2015
A Canatiba Denim Industry promove no dia 07 de agosto, quinta-feira, na Casa das Caldeiras, em São Paulo, um workshop sobre a confirmação das tendências do inverno 2015, com palestras ministradas pela consultora de moda Bia Aidar. Fundamentado por referências internacionais que devem pautar o setor nas próximas estações, o evento que terá um formato mais intimista, permitirá aos participantes absorver um pouco sobre as novidades do setor, bem como sobre os próximos lançamentos da empresa.  2014-07-30 - Tags: canatiba denim

Janome decide implantar sistema de gestão Omega
A multinacional japonesa Janome decidiu implantar em sua subsidiária no Brasil, após intensa pesquisa de mercado, o sistema de gestão OMEGA da ABC71. André Rodrigues, Gerente Geral da Janome do Brasil, liderou pessoalmente o processo de escolha do ERP para a empresa. A companhia necessitava de controle total das informações (faturamento, cobrança, estoque).  2014-07-29 - Tags: janome abc71 janome do brasi

C&A lança coleção infantil com tecidos 100% naturais
A C&A apresenta uma novidade dentro do segmento Infantil, a coleção Essentials Baby da Disney, toda elaborada com algodão orgânico. Pela plataforma de Sustentabilidade, a empresa foi a primeira no Brasil a lançar um programa contínuo de produtos, em suas lojas, utilizando essa matéria-prima. Além disso, tem também o compromisso de ampliar cada vez mais o uso do algodão orgânico no desenvolvimento das suas coleções. Esse material é cultivado sem o uso de fertilizantes químicos, pesticidas ou reguladores de crescimento.  2014-07-24 - Tags: essentials baby c&a disney

Cedro disponibiliza mostruário para os principais polos confeccionistas brasileiros
Através de showrooms regionais, ou apresentação presencial via representantes de vendas, confeccionistas tem acesso a todo mostruário de tecidos da empresa. Projeto, denominado “AQUI SOMOS CEDRO”, faz parte das ações de relacionamento com clientes de todo o País.  2014-07-18 - Tags: cedro textil aqui somos cedro

Importações de vestuário cresceram 5,95%
Nos primeiros cinco meses do ano, somente as importações de vestuário apresentaram aumento de 5,95%, em valor, comparativamente com o mesmo período em 2013. Em volume, o aumento de roupas importadas de janeiro a maio foi de 1,93%, segundo dados do Sistema Alice/MDIC. Já as importações totais de têxteis e confeccionados, entre janeiro e maio deste ano, cresceram 3,44%, em valor.  2014-07-16 - Tags: vestuario ibge

Guess chega ao Rio de Janeiro
A Guess abre sua primeira loja no Rio de Janeiro, no BarraShopping nesta quinta, 03 de Julho. Na ocasião, a marca apresenta um preview de sua coleção primavera 2015 e apresenta sua nova campanha. Dirigida por Paul Marciano, diretor criativo da Guess?, Inc., e fotografada por Yu Tsai, colaborador de longa data GUESS, a campanha traz os modelos Olivia Greenfield, Danielle Knudson, Samantha Hoopes, Nicoleta Vaculov e o brasileiro Gui Fedrizzi aproveitando sol da Califórnia em um cenário paradisíaco em Laguna Beach.  2014-07-14 - Tags: guess barrashopping laguna beach

Campanha publicitária do Emana® com modelo Marília Moreno
A Rhodia, empresa do grupo Solvay, acaba de lançar a campanha publicitária do fio Emana®. O ensaio é estrelado pela modelo Marília Moreno que fotografou 15 looks produzidos especialmente para a campanha. Daniel Ueda é o stylist e Otávio Costa assina as fotos que estarão em diversos veículos de comunicação nos próximos meses. Marcas como Alexandre Herchcovitch, Damyller e Calvin Klein já possuem produtos com a tecnologia Emana®.  2014-07-11 - Tags: emana rhodia daniel ueda alexandre herchcovitch grupo solvay

Mudar para que e para onde?
O tema sustentabilidade é uma constante nas apresentações institucionais das empresas. Mas muito além do meio ambiente, é preciso rever este valor, entendendo sua importância e seu impacto na cadeia produtiva e no comportamento de consumo. A sustentabilidade sobrevive sobre três pilares: o ambientalmente correto, o socialmente justo e o economicamente viável.  2014-07-10 - Tags: editorial itt 94

Tecnologia e moda: Alta costura feita a partir de pó de plástico
Criação rápida de protótipos, sem moldes e matrizes é a chave para a originalidade e personalização, principalmente no mundo da moda. Uma tecnologia desenvolvida pelos cientistas da Bayer MaterialScience, divisão de Materiais Inovadores do Grupo Bayer, torna possível a fabricação de peças de roupas sob medida a partir de plástico em pó.  2014-07-08 - Tags: bayer materialscience grupo bayer

ABEST marca presença na Europa
Com apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) levará marcas brasileiras para representar a moda nacional durante o verão europeu. Em julho, a entidade realiza visitas de negócios a showrooms de Londres e Milão, terminando o roteiro na Who’s Next Summer Edition, feira parisiense que acontece entre os dias 4 e 7 de julho.  2014-07-07 - Tags: abest paris apex brasil

Copa leva mais consumidores às compras de roupas e artigos esportivos
Com 42% a mais de crescimento em comparação ao ano passado, lojas especializadas em vestuário e artigos esportivos aproveitam o fluxo maior de clientes para potencializar as vendas do segmento. Contudo, a análise geral do primeiro semestre mostra queda no volume de clientes nas lojas.  2014-07-02 - Tags: virtual gate confederacao nacional do comercio

Calvin Klein celebra os 20 anos da fragrância ck one
A Calvin Klein comemora os 20 anos da fragrância ícone da marca, ck one, com uma campanha internacional, que mostrará o perfume unissex envolto por toda a sua aura da expressão da individualidade e identidade digital. Fiel ao DNA da marca, que sempre lança novos talentos, a campanha segue a mesma linha. Para este momento, a Calvin Klein traz Evian Christ, produtor e um dos mais renomados nomes da música eletrônica, que desenvolveu uma trilha sonora exclusiva para o vídeo ck one.  2014-07-02 - Tags: calvin klein ck one evian christ kate moss