Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Tendências de Consumo para 2012 – as marcas humanas estão na moda!

O sucesso nos negócios, especialmente nos ligados à moda, tem a ver com estar alinhado com as mudanças culturais dos consumidores. Conhecendo de antemão as tendências de comportamento dos consumidores antes mesmo que eles próprios percebam o que está acontecendo é como ter uma bola de cristal. Esta é a proposta desta série de artigos que traduzem para o universo fashion, as 12  tendências de comportamento lançadas pela empresa Trendwatching, que nos transforma em “bruxinhos” que podem antecipar o que vem por aí.

A oitava destas tendências, foi nomeada pela empresa que a percebeu, pelo estranho nome de Flawsome. Sem significado literal, isto pouco nos importa. O que realmente faz sentido para nós, é o que ela tem a ver com a moda. Mas, garanto-lhes: é muito forte sua influência na moda, pois em um setor tão diretamente ligado com a vida humana, uma tendência tão comportamental tem seu reflexo rapidamente.

Está tendência prega que os consumidores tenderão a serem cada vez mais adeptos e fiéis das marcas humanas. E quando falo de “marcas humanas”, pouco me refiro a marcas que se engajam em causas sociais, não que isto não seja importante, mas marcas humanas são as marcas que tem falhas, e que não escondem isto, mostrando-se normais, como pessoas comuns. A diferença está em como a marca encara seus erros e reage a eles.

Um exemplo disto, são as marcas que possuem blogs e que mostram os comentários bons e também os ruins (eis o charme!) que seus leitores e consumidores postam. Ao se ter uma fanpage no Facebook também se está sujeito a receber críticas, além de elogios e se expor aos consumidores.

Atitudes como esta, revelam marcas maduras, empáticas, flexíveis e humanas!

O primeiro passo para sua empresa de moda mostrar-se uma marca humana, é a forma como recebe reclamações dos consumidores. Estou para ver uma empresa que nunca tenha recebido uma reclamação sequer de um consumidor, mas estou cansada de ver empresas que reagem bem às reclamações e muitas, mas muitas mesmo, que reagem mal às reclamações dos consumidores, partindo do princípio que o problema está neles, e nunca na própria empresa. Portanto, ao receber reclamações do seu consumidor (não se iluda, um dia elas aparecerão), mostre-se compreensivo, e você conseguirá reverter positivamente o que poderia aparecer de forma negativa.

O site da Trendwatching descreve que em julho de 2011, a Domino´s, uma rede de fast-food dos EUA, lançou uma campanha promocional de um mês em Nova York. Em um enorme espaço de outdoor em Times Square, a marca transmitiu ao vivo opiniões de consumidores (boas e ruins) enviadas por meio do Twitter para o painel digital. É preciso ser muito humano, para tanta coragem, hein?

Ao expor suas falhas, sua marca mostra seu lado humano e demonstra personalidade. O consumidor é tolerante quando a empresa admite que errou e se mostra disposta a ajudá-lo.

A tendência Flawsome vem para demonstrar que personalidade e lucro podem ser compatíveis no mundo dos negócios. Portanto, seja sincero consigo mesmo e com seus clientes que eles imediatamente apreciarão.

A nona tendência é menos humana e mais tecnológica, sem é claro sair do campo de comportamento. Esta tendência se chama Screen Culture, e sua tradução literal é a Cultura das Telas. Ela quer dizer que as telas de TV, tablets, notebooks e tudo mais que já fazem parte da vida do consumidor vão agora preencher e rechear lojas e pontos de venda.

As vitrines cada vez mais se tornarão telas interativas, que com tecnologias podem captar movimentos do consumidor, e interagir com ele.

A Ralph Lauren Sport é uma marca que já há 5 anos atrás, aderiu a esta tendência. Nas lojas haviam uma vitrine tecnológica onde as peças eram projetadas em uma imagem de 1,70m, com sensor de toque, assim, para quem se interessasse bastava encostar no vidro, escolher o produto desejado e passar o cartão de crédito para receber o que comprou em casa.
Se mesmo assim o cliente não se sentisse à vontade de passar o cartão de crédito assim, na rua, poderia receber um e-mail e continuar a transação de casa.

A Cantão, no Brasil, já fez uma vitrine interativa, que à medida que o consumidor se aproximava dela, a frase” Encontre-se” aparecia em alusão ao tema da coleção da época chamada” Tão perto, Tão longe”. Foi um grande sucesso.

Além de agitar a loja, e mostrar-se uma marca atualizada, esses sistemas hoje em dia já conseguem medir quanto tempo cada “espectador” ficou admirando o cenário. Assim, o varejista consegue fazer projeções e mudanças estratégicas.

Novamente, varejista, um alerta! Introduza a tecnologia em suas lojas, por mais vintage que pareçam. O consumidor atual está totalmente envolvido pelas novas tecnologias e quer carregá-las e vivenciá-las em qualquer lugar que vai.

Lança-se neste artigo um desafio: o varejo ser humano e tecnológico ao mesmo tempo. Bem vindo ao sucesso para aqueles que encontram a fórmula desta perfeita união!

Até o próximo Ponto-de-Vista e último da série de tendências comportamentais!

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Cristina Marinho
Consultora de Marketing e Comportamento

Data de publicação: 03/02/2012

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Acompanhe a 1ª edição do Week-End Textile
A dupla de portugueses Marta Marques e Paulo Almeida, da grife Marques Almeida e a designer de moda finlandesa Satu Maaranen estiveram esta semana em São Paulo para coordenar dois dias de workshops voltados ao trabalho com as bases da indústria da moda. A novidade aconteceu no Week-End Textile, promovido pelo Première Vision São Paulo em 22 e 23 de agosto. As duas labels internacionais realizaram os workshops: “Redesigning Denim” (tema da Marques Almeida, em parceria com a Canatiba); e “Estamparia Radical em Seda” (proposta de Satu Maaranen junto à Werner).  2014-08-26 - Tags: satu maaranen première vision marques almeida week-end textile canatiba werner

APP MODA LIVRE monitora 45 marcas e varejistas de roupa
Dia 18 de agosto, estrou no ar a mais recente atualização do aplicativo Moda Livre. Disponível gratuitamente para Android e iPhone, o APP apresenta de forma ágil e acessível as medidas que as principais marcas e varejistas de roupa do país vêm tomando para evitar que as peças vendidas a seus clientes sejam produzidas por trabalho escravo. Lançado em dezembro de 2013, o APP foi desenvolvido pela ONG Repórter Brasil, referência nacional na defesa dos direitos humanos.  2014-08-21 - Tags: moda livre app ong repórter brasil direitos trabalhistas

6º Concurso Moda Inclusiva
Estudante de moda em seu terceiro ano de graduação, a paranaense Jéssyca Ghirardi foi a grande vencedora da 6ª edição do Concurso Moda Inclusiva, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e apoiado pela Vicunha Têxtil.  2014-08-20 - Tags: moda inclusiva vicunha Índigo brins fórum internacional de moda inclusiva e sustentabilidade

Tecelagem antecipa três macro tendências da próxima temporada
Minisséries e filmes inspiram estampas do inverno 2015 da Santaconstancia. Se para as marcas de varejo é o momento de apresentar suas coleções de verão, para a Santaconstancia é hora de olhar para o Inverno 2015. Assim, a tecelagem apresenta sua coleção para a próxima temporada, chamada de Transição, com cores vibrantes e explorando a magia de minisséries e seriados internacionais como fonte de inspiração para três macrotendências: Nada Real, SCI-Fi Universe e Power Black.  2014-08-14 - Tags: inverno 2015 santaconstancia malharia coleções macrotendências

Moda será um dos segmentos contemplados no Prêmio Brasil Criativo
O prêmio oficial do Ministério da Cultura reunirá 21 categorias da Economia Criativa. Entre as categorias, moda, gastronomia, arquitetura e design estão contemplados. Acontece dia 28 de agosto onde o universo da economia criativa poderá prestigiar em uma cerimônia no Itaú Cultural o lançamento do Prêmio Brasil Criativo - Nossa essência, reconhecida, o qual as inscrições serão iniciadas no mesmo dia, as 0h00. O Prêmio é em prol do conhecimento e desenvolvimento da economia criativa brasileira já realizada no país. “O Prêmio Brasil Criativo é uma ferramenta que irá contribuir com a economia criativa no país, reconhecendo a criatividade brasileira e fomentando a inovação para o desenvolvimento sustentável no Brasil”, comemora Lucas Foster, um dos idealizadores e coordenador-geral da iniciativa.  2014-08-13 - Tags: ministério da cultura economia criativa itaú cultural moda prémio prêmio brasil criativo lucas foster projecthub

Coleção de Marc Jacobs é apresentada na Galeries Lafayette
Detalhes suntuosos marcam a coleção outono-inverno 2014 do estilista Marc Jacobs. Os produtos abusam de detalhes discretos, porém marcantes e que valorizam o look feminino a qualquer hora. A linha de bolsas, por exemplo, é um retorno ao luxo clássico: linhas limpas, uma paleta de cores elegante, materiais requintados e ricos detalhes.  2014-08-07 - Tags: marc jacobs galeries lafayette

O clássico que nunca sai da moda
Nesse ano, o destaque do guarda-roupa feminino é a renda. Resistindo ao tempo e as passarelas, o tecido que antes era visto apenas em pequenos detalhes nas peças, hoje já é considerado um item importante na hora de compor um visual. Na gravidez, por exemplo, além de ressaltar a feminilidade, a renda proporciona um estilo romântico, uma característica desse momento especial na vida da mulher.  2014-08-06 - Tags: miss mammy renda

Um look determina credibilidade?
Você acorda, levanta da cama, dirige-se ao guarda-roupa e pensa: com que roupa eu vou hoje? Não importa se o compromisso é na faculdade, no escritório ou com a família, sempre ficamos em dúvida sobre o que vestir e nem percebemos qual é o critério de nossas escolhas. A idade importa, o estilo, o corpo e a ocasião dão referências do que podemos fazer, mas e depois?  2014-08-05 - Tags: capricornio textil

Levi's® Skateboarding amplia apoio aos DIY Para a América Do Sul
Levi's® Skateboarding Collection está comprometida em apoiar a comunidade do skate, por intermédio de campanhas de benefícios que oferecem acesso ao skateboarding. Depois do apoio à HolyStoked Collective para a construção do DIY em Bangalore, Índia, e com o que Jamie O'Brien coordenou em Joanesburgo, África do Sul, a Levi's® Skateboarding foi para La Paz, Bolívia, para apoiar Milton Arellano e seus esforços para tornar o esporte acessível à grande comunidade.  2014-08-04 - Tags: levis skateboarding holystoked collective

Workshop Canatiba Lab Fall/Winter 2015
A Canatiba Denim Industry promove no dia 07 de agosto, quinta-feira, na Casa das Caldeiras, em São Paulo, um workshop sobre a confirmação das tendências do inverno 2015, com palestras ministradas pela consultora de moda Bia Aidar. Fundamentado por referências internacionais que devem pautar o setor nas próximas estações, o evento que terá um formato mais intimista, permitirá aos participantes absorver um pouco sobre as novidades do setor, bem como sobre os próximos lançamentos da empresa.  2014-07-30 - Tags: canatiba denim

Janome decide implantar sistema de gestão Omega
A multinacional japonesa Janome decidiu implantar em sua subsidiária no Brasil, após intensa pesquisa de mercado, o sistema de gestão OMEGA da ABC71. André Rodrigues, Gerente Geral da Janome do Brasil, liderou pessoalmente o processo de escolha do ERP para a empresa. A companhia necessitava de controle total das informações (faturamento, cobrança, estoque).  2014-07-29 - Tags: janome abc71 janome do brasi

C&A lança coleção infantil com tecidos 100% naturais
A C&A apresenta uma novidade dentro do segmento Infantil, a coleção Essentials Baby da Disney, toda elaborada com algodão orgânico. Pela plataforma de Sustentabilidade, a empresa foi a primeira no Brasil a lançar um programa contínuo de produtos, em suas lojas, utilizando essa matéria-prima. Além disso, tem também o compromisso de ampliar cada vez mais o uso do algodão orgânico no desenvolvimento das suas coleções. Esse material é cultivado sem o uso de fertilizantes químicos, pesticidas ou reguladores de crescimento.  2014-07-24 - Tags: essentials baby c&a disney

Cedro disponibiliza mostruário para os principais polos confeccionistas brasileiros
Através de showrooms regionais, ou apresentação presencial via representantes de vendas, confeccionistas tem acesso a todo mostruário de tecidos da empresa. Projeto, denominado “AQUI SOMOS CEDRO”, faz parte das ações de relacionamento com clientes de todo o País.  2014-07-18 - Tags: cedro textil aqui somos cedro

Importações de vestuário cresceram 5,95%
Nos primeiros cinco meses do ano, somente as importações de vestuário apresentaram aumento de 5,95%, em valor, comparativamente com o mesmo período em 2013. Em volume, o aumento de roupas importadas de janeiro a maio foi de 1,93%, segundo dados do Sistema Alice/MDIC. Já as importações totais de têxteis e confeccionados, entre janeiro e maio deste ano, cresceram 3,44%, em valor.  2014-07-16 - Tags: vestuario ibge

Guess chega ao Rio de Janeiro
A Guess abre sua primeira loja no Rio de Janeiro, no BarraShopping nesta quinta, 03 de Julho. Na ocasião, a marca apresenta um preview de sua coleção primavera 2015 e apresenta sua nova campanha. Dirigida por Paul Marciano, diretor criativo da Guess?, Inc., e fotografada por Yu Tsai, colaborador de longa data GUESS, a campanha traz os modelos Olivia Greenfield, Danielle Knudson, Samantha Hoopes, Nicoleta Vaculov e o brasileiro Gui Fedrizzi aproveitando sol da Califórnia em um cenário paradisíaco em Laguna Beach.  2014-07-14 - Tags: guess barrashopping laguna beach

Campanha publicitária do Emana® com modelo Marília Moreno
A Rhodia, empresa do grupo Solvay, acaba de lançar a campanha publicitária do fio Emana®. O ensaio é estrelado pela modelo Marília Moreno que fotografou 15 looks produzidos especialmente para a campanha. Daniel Ueda é o stylist e Otávio Costa assina as fotos que estarão em diversos veículos de comunicação nos próximos meses. Marcas como Alexandre Herchcovitch, Damyller e Calvin Klein já possuem produtos com a tecnologia Emana®.  2014-07-11 - Tags: emana rhodia daniel ueda alexandre herchcovitch grupo solvay

Mudar para que e para onde?
O tema sustentabilidade é uma constante nas apresentações institucionais das empresas. Mas muito além do meio ambiente, é preciso rever este valor, entendendo sua importância e seu impacto na cadeia produtiva e no comportamento de consumo. A sustentabilidade sobrevive sobre três pilares: o ambientalmente correto, o socialmente justo e o economicamente viável.  2014-07-10 - Tags: editorial itt 94

Tecnologia e moda: Alta costura feita a partir de pó de plástico
Criação rápida de protótipos, sem moldes e matrizes é a chave para a originalidade e personalização, principalmente no mundo da moda. Uma tecnologia desenvolvida pelos cientistas da Bayer MaterialScience, divisão de Materiais Inovadores do Grupo Bayer, torna possível a fabricação de peças de roupas sob medida a partir de plástico em pó.  2014-07-08 - Tags: bayer materialscience grupo bayer

ABEST marca presença na Europa
Com apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) levará marcas brasileiras para representar a moda nacional durante o verão europeu. Em julho, a entidade realiza visitas de negócios a showrooms de Londres e Milão, terminando o roteiro na Who’s Next Summer Edition, feira parisiense que acontece entre os dias 4 e 7 de julho.  2014-07-07 - Tags: abest paris apex brasil