Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Como as compras online estão forçando uma reavaliação do Trade Marketing

O marketing de varejo está passando por uma mudança profunda. Para rentabilizar e conquistar clientes, tanto online como offline, os profissionais da área precisam adaptar com urgência suas verbas e estratégias de Trade Marketing. Em 2016, quando perguntamos aos responsáveis pelo marketing de algumas marcas nos Estados Unidos sobre quanto o comércio eletrônico era disruptivo para seus negócios, 50% deles disseram que não representava vendas suficientes para que eles focassem o Trade Marketing nisso. Como metade dos entrevistados era da área de bens de consumo não duráveis, segmento em que menos de 2% de todos os produtos são vendidos online, isso fazia sentido. 

Mas se repetíssemos a pergunta para esses profissionais hoje, após a aquisição da Whole Foods pela Amazon, creio que teríamos respostas muito diferentes. O Trade Marketing, o uso da verba de uma marca para apoiar as vendas diretamente em um varejista, é agora um tema quente, pois estas empresas enfrentam o fato de estarem competindo ou, em alguns casos, dependendo de um empreendimento com recursos ilimitados. 

As descobertas do estudo “Trade Marketing in Transition”, realizado pela Milward Brown a pedido da Criteo, são prescientes à luz das ambições da Amazon no mundo físico. A mudança para o digital terá um grande impacto nas verbas destinadas ao varejo, o que para mais da metade das empresas pesquisadas abrange pelo menos um terço do total dos orçamentos de marketing. As marcas tiveram décadas para aprimorar seu apoio às vendas nas lojas com táticas como visual merchandising no ponto de venda e exibição final de gôndola, além de cupons e mala direta. As novas exigências da ordem mundial são o exame das táticas comerciais, dos desafios e das oportunidades. 

E quais eram as formas de Trade Marketing que esses profissionais estavam usando mais? Quase metade respondeu exibição final de gôndola, amostra grátis, cupons em encartes de jornais e mala direta. Em termos de mídia digital, o social foi usado por 65%, seguido por inserções pagas em redes sociais (42%), inserções pagas em sites de comércio eletrônico (40%) e vídeos online (39%). 

Também estávamos interessados em saber qual foi a mudança percebida em termos de eficácia nos últimos cinco anos e o que eles achavam que aconteceria nos próximos cinco. Descobrimos que anúncios display registraram a maior eficiência, enquanto os impressos, amplamente usados, tiveram o maior declínio. Olhando para o futuro, a percepção de eficácia aumentou para a veiculação de anúncios online, por rádio e por paid search nos sites de busca. Para 48% dos entrevistados, o paid search em sites de varejo deve aumentar sua eficácia nos próximos anos. 

Ao perguntarmos quais eram os desafios do trade marketing que eles consideravam mais frustrantes, havia poucas respostas neutras ou “está bom como está”. O que os profissionais de marketing mais consideraram foram mensuração e atribuição, seguidas de preocupações sobre rastreabilidade, o alcance dos consumidores mais jovens, que quase não lêem jornais, e a complexidade do processo de reembolso. Questões que envolvem processos sempre foram um desafio. Ainda estou espantado com o processo de resgate de cupons e com o fato de que quase 40% dos entrevistados disseram que esta ainda é a principal maneira de avaliar a eficácia das campanhas comerciais. São milhões de pedaços de papel que precisam ser analisados por empresas especializadas que não se movem com velocidade digital e que não fornecem o tipo de informação valiosa que os formulários online oferecem. 

Esses desafios do Trade Marketing offline se contrapõe aos pontos fortes da mídia digital, que é mensurável e alcança os consumidores mais jovens. Os entrevistados que estavam usando a modalidade online ficaram animados com a capacidade de impulsionar e rastrear as vendas. 

Embora haja grande entusiasmo por uma mudança para os formatos de comércio digital, também há consciência dos desafios: 40% dos entrevistados disseram que havia problemas com o suporte de gerenciamento de gastos, 42% notaram a complexidade da mensuração online (muitos e muitos dados, mas o que isso significam?) e falta de treinamento para o quadro de profissionais existente a fim de fazer a transição. 

Quando questionados sobre a comparação entre vender um produto online e vender em uma loja física, a consciência sobre o poder da Amazon no mercado ficou em primeiro plano: 29% disseram que a capacidade da gigante em definir preços era a maior preocupação. Isso foi seguido por um conflito de canais (28%) entre o site das marcas e os varejistas. A Amazon também apareceu quando questionamos sobre “as maiores ameaças ao sucesso de uma marca online”: 48% citaram novamente o controle de preços da empresa. E qual foi o primeiro anúncio no dia em que a compra da WholeFoods pela Amazon foi divulgada? Que a Amazon Fresh carregaria muitas marcas da WholeFoods e que elas estavam baixando os preços desses produtos no online e na loja física. 

O medo da Amazon é contrabalançado pela consciência da vantagem do pioneirismo e o que é chamado de “persistência no topo”. Quanto mais tempo uma marca espera para se engajar em usar suas verbas para vender produtos de forma online, maior a probabilidade de que assuma uma classificação elevada na pesquisa orgânica do Google e em sites de varejo. E uma vez que essas marcas desafiadoras estejam nesses espaços, as vendas geradas nestas condições alimentam o algoritmo e as mantêm lá. 

Dinâmicas como a persistência no topo do ranking e a realidade da Amazon nesse espaço são mais do que um alerta para todos os profissionais de marketing das marcas, especialmente de bens de consumo não duráveis, para reexaminar suas práticas de Trade Marketing, treinar pessoal e começar a gerenciar sua plataforma digital. Empresas como a Boston Consulting Group estimam que, em 2020, o online vai alcançar 20% de um mercado de 800 bilhões de dólares. É uma escolha: você é uma marca do passado ou uma que abraça os desafios e as oportunidades do comércio eletrônico agora.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Alessander Firmino é Diretor Geral da Criteo para o Brasil e a América Latina

Data de publicação: 20/04/2018

Conteúdo relacionado


Haco lança book de produtos em parceria com o estilista Alexandre Herchcovitch
A Haco lança para o mercado a nova coleção desenvolvida em parceria com o estilista Alexandre Herchcovitch. Os books trazem os seguintes destaques: etiquetas tecidas de alta definição, utilização de relevos em etiquetas de fundo cetim, fios de segurança, etiquetas com sequência numérica e a proposta inovadora em que a etiqueta assume a funcionalidade de porta-celular.  2019-03-19 - Tags: haco alexandre herchcovitch premium alfaiataria denimwear activewear workwear footwear underwear swimwear kidswear.

Coletivo Carandaí 25 desembarca em Recife a convite da Dona Santa
Evento que mostra aos cariocas o que há de mais novo na moda, o Coletivo Carandaí 25 fará sua estreia em solo nordestino entre os dias 20 e 23 de março, a convite da Dona Santa. A multimarcas de Juliana Santos receberá 20 novas marcas selecionados por Tatiana Accioli, à frente do coletivo, em um movimento de mão-dupla após a passagem de marcas pernambucanas pelo Rio de Janeiro, em dezembro passado.  2019-03-19 - Tags: coletivo carandai 25 dona santa juliana santos tatiana accioli recife

Galeries Lafayette celebra a chegada da primavera europeia com o projeto 'Funorama'
Entre 8 de abril e 26 de maio o histórico edifício do Boulevard Haussmann vai se tornar um verdadeiro parque de diversões para clientes de todas as idades. O evento prevê, ainda lançamento de produtos e coleções alinhados à estação mais aguardada do ano.  2019-03-18 - Tags: galeries lafayette boulevard haussmann good spot fun zones funarea fliperamas neolegend funorama

Debate sobre tecnologia e ação social na semana de moda de Nova York
Fashinnovation, plataforma de negócios onde moda e a tecnologia se conectam com a missão de inspirar e compartilhar conhecimento nos setores de moda, empreendedorismo e tecnologia, reuniu centenas de inovadores do setor na segunda edição de sua confverência, promovida no último dia da semana de moda de Nova York (NYFW), em fevereiro.  2019-03-15 - Tags: fashinnovation 2019 nyfw itcanbeyou michael ferraro celine semaan jordana guimaraes eno polo

Cipatex® é destaque na Open Innovation Week 2019
A Cipatex®, líder em revestimentos sintéticos, foi uma das empresas premiadas na Open Innovation Week (Oiweek SciBiz), realizada entre os dias 25 e 28 de fevereiro, na Cidade Universitária da USP (Universidade de São Paulo). A empresa ficou em terceiro lugar entre as grandes corporações que tiveram maior interação junto às startups participantes do evento.  2019-03-12 - Tags: cipatex grupo cipatex oiweek scibiz open innovation week fea usp auspin

DelRio incentiva e defende o empoderamento feminino
Milhares de brasileiras lutam dia a dia, minuto a minuto, para ganhar seu espaço dentro de uma sociedade altamente desigual. E ao lado delas a DelRio - marca de lingerie que une conforto, tecnologia, qualidade e design exclusivo - há 50 anos acompanha, incentiva e defende essa luta.  2019-03-07 - Tags: delrio empoderamento moda lingerie oito de marco 8 de marco

Laboratório suíço ajuda marcas com inovação em tecidos
No mundo de hoje, tempo é dinheiro. Muitas vezes, os colaboradores de uma marca têm ideias valiosas, mas não dispõem de tempo e de meios para transformá-las em produto. Tornar um conceito em realidade é o novo serviço oferecido pelo laboratório suíço HeiQ Fabric Lab, cujo objetivo é ajudar as marcas com inovação têxtil.  2019-03-01 - Tags: heiq fabric lab eth instituto federal suico de tecnologia heiq materials ag regina goller fabric management da heiq materials ag

Stalker projeta abrir mais três franquias neste ano
A Stalker abre 2019 com ações voltadas a reforçar sua presença no mercado. Com 32 operações – 26 franquias e seis lojas corporativas –, a expectativa é fechar o ano com mais três unidades. A busca por investidores já começou, com ações específicas com o propósito de despertar o interesse pelo negócio.  2019-02-27 - Tags: stalker ruggero davini canal franchising selo excelencia em franchising franquias

Novo diretor geral da Lectra França vai focar na Indústria 4.0 para moda
A Lectra anunciou, em Paris, a nomeação de Gianluca Croci como diretor geral da Lectra France. O executivo se reportará a Fabio Canali, presidente das áreas Sul da Europa e Norte da África da companhia. Croci tem mais de 20 anos de experiência na indústria da moda e iniciou sua carreira, em 1998, na rede de lojas de departamentos italiana, La Rinascente, antes de ingressar no grupo Giorgio Armani em 2002, onde administrou as subsidiárias belgas e francesas, de 2006 a 2015.  2019-02-22 - Tags: gianluca croci lectra france fabio canali fashion on demand by lectra insead lectra headquarters

ITM Têxtil terá showroom temporário em Novo Hamburgo com palestras para o mercado calcadista
Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, a ITM Têxtil - industria têxtil focada no desenvolvimento de produtos premium, com tecnologia e sustentabilidade - apresentará a sua nova coleção Verão 2020 e seu portfólio completo de produtos e acabamentos no showroom temporário que promoverá no hotel Locanda, em Novo Hamburgo/RS.  2019-02-20 - Tags: showroom itm textil novo hamburgo arzu arman bruna ortega wgsn verao 2020

Associações globais de nãotecidos realizam 3º OPLA em São Paulo
INDA e EDANA, as duas maiores associações globais, representantes da indústria de nãotecidos e materiais de engenharia, anunciam a lista preliminar de palestrantes para a 3ª edição do OUTLOOK ™ Plus Latin America (OPLA), conferência e exposição que retorna ao Brasil, nos dias 7 a 9 de maio de 2019, no Sheraton WTC Hotel São Paulo.  2019-02-15 - Tags: outlook plus latin america abint naotecidos texteis tecnicos edana sheraton wtc hotel sao paulo

Procura por central de criação e corte do Pólo de Moda aumenta 80% nos últimos três meses
Os últimos três meses têm sido intensos na Central Coletiva de CAD - Criação Assistida por Computador - e Corte do APL Pólo de Moda. Os trabalhos nos meses de novembro, dezembro e janeiro aumentaram em 80%. Neste período, a Central passou de 40 para 47 empresas atendidas, de 340 para 437 horas de trabalho e de 25 mil para 39 mil peças cortadas.  2019-02-11 - Tags: caxias do sul associacao polo de moda da serra gaucha apl moda central coletiva de cad bid roberta stangherlin

Comunicação é essencial na reforma previdenciária
Discorrer sobre o quanto é prioritária a reforma previdenciária é insistir no óbvio. Portanto, a pergunta não é se vamos fazê-la, mas quando! Esta é uma questão premente que se coloca ao presidente Jair Bolsonaro, à nova legislatura do Congresso Nacional a ser empossada em fevereiro e a toda a sociedade brasileira.  2019-02-08

Milano Unica abre a temporada primavera-verão 2020
A 28ª edição da Milano Unica encerrou ontem (07/02), consolidando seu papel central como a feira de referência para os têxteis e acessórios de alta qualidade made in Europe e, acima de tudo, made in Italy.  2019-02-08 - Tags: milano unica made in europe ercole botto poala mauro scalia raffaello napoleone made in italy funky tabbouleh stefano fadda

A confecção 4.0 deve traduzir na roupa a diversidade corporal feminina
A ditadura do corpo perfeito é algo que realmente mexe com as mulheres. Mas qual seria o corpo perfeito? No Brasil, os corpos femininos têm vários padrões, uma vez que a população é fruto de uma enorme miscigenação. O corpo violão, que trouxe fama mundial às curvas da mulher brasileira, já não é o mais encontrado por aqui.  2019-02-01 - Tags: corpo perfeito ergonomia design de estamparia confeccao 4 0 senai cetiqt 4 revolucao industrial

Trabalho de fotografia sobre resistência ganha prêmio no Fórum Moda 2018
Isabela Jangoux, aluna do quarto ano do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, pioneira nos estudos acadêmicos da área, foi premiada com o ensaio fotográfico sobre a resistência de mulheres negras por meio das tranças nos cabelos. O resultado do trabalho foi apresentado durante o Fórum Moda 2018.  2019-01-31 - Tags: isabela jangoux faculdade santa marcelina forum moda 2018 diversidade de penteados ensaio fotografico

Casa Manual realiza talk sobre Moda Sustentável e lançamento da Linha Comas Circular
Em parceria com a Rede MANUAL, a marca de roupas Comas lança a coleção-cápsula Linha Comas Circular no dia 14 de fevereiro, às 17h, no Espaço Colletivo + CASA MANUAL (MorumbiShopping). Durante o lançamento, o público poderá participar de um talk gratuito sobre estratégias sustentáveis no segmento da moda.  2019-01-30 - Tags: morumbishopping espaco colletivo rede manual agustina comas cotton move global recycle standard jum nakao linha comas circular casa manual

Novo presidente do Sebrae assume anunciando 'choque de gestão'
Novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-ES (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) , Carlos Manato diz como será sua gestão. Ele, que administrará orçamento em torno de R$ 80 milhões em 2019, assegura que cursos para microempreendedores terão mais recursos.  2019-01-30 - Tags: carlos manato conselho deliberativo do sebrae programa mei sebrae microempreendedores

Tecendo Sonhos arrecada doações para oficinas têxteis de imigrantes latino-americanos
Ontem (28/1) foi o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Em prol da causa, o programa Tecendo Sonhos, que atua na regularização de imigrantes latino-americanos na indústria têxtil, lança uma campanha de arrecadação. A meta é arrecadar R$ 30 mil até o final de maio, montante que será empregado na reforma de oficinas de costura de imigrantes latino-americanos, localizadas na cidade de São Paulo.  2019-01-29 - Tags: dia nacional de combate ao trabalho escravo tecendo sonhos alianca empreendedora imigrantes latino americanos