Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Como as compras online estão forçando uma reavaliação do Trade Marketing

O marketing de varejo está passando por uma mudança profunda. Para rentabilizar e conquistar clientes, tanto online como offline, os profissionais da área precisam adaptar com urgência suas verbas e estratégias de Trade Marketing. Em 2016, quando perguntamos aos responsáveis pelo marketing de algumas marcas nos Estados Unidos sobre quanto o comércio eletrônico era disruptivo para seus negócios, 50% deles disseram que não representava vendas suficientes para que eles focassem o Trade Marketing nisso. Como metade dos entrevistados era da área de bens de consumo não duráveis, segmento em que menos de 2% de todos os produtos são vendidos online, isso fazia sentido. 

Mas se repetíssemos a pergunta para esses profissionais hoje, após a aquisição da Whole Foods pela Amazon, creio que teríamos respostas muito diferentes. O Trade Marketing, o uso da verba de uma marca para apoiar as vendas diretamente em um varejista, é agora um tema quente, pois estas empresas enfrentam o fato de estarem competindo ou, em alguns casos, dependendo de um empreendimento com recursos ilimitados. 

As descobertas do estudo “Trade Marketing in Transition”, realizado pela Milward Brown a pedido da Criteo, são prescientes à luz das ambições da Amazon no mundo físico. A mudança para o digital terá um grande impacto nas verbas destinadas ao varejo, o que para mais da metade das empresas pesquisadas abrange pelo menos um terço do total dos orçamentos de marketing. As marcas tiveram décadas para aprimorar seu apoio às vendas nas lojas com táticas como visual merchandising no ponto de venda e exibição final de gôndola, além de cupons e mala direta. As novas exigências da ordem mundial são o exame das táticas comerciais, dos desafios e das oportunidades. 

E quais eram as formas de Trade Marketing que esses profissionais estavam usando mais? Quase metade respondeu exibição final de gôndola, amostra grátis, cupons em encartes de jornais e mala direta. Em termos de mídia digital, o social foi usado por 65%, seguido por inserções pagas em redes sociais (42%), inserções pagas em sites de comércio eletrônico (40%) e vídeos online (39%). 

Também estávamos interessados em saber qual foi a mudança percebida em termos de eficácia nos últimos cinco anos e o que eles achavam que aconteceria nos próximos cinco. Descobrimos que anúncios display registraram a maior eficiência, enquanto os impressos, amplamente usados, tiveram o maior declínio. Olhando para o futuro, a percepção de eficácia aumentou para a veiculação de anúncios online, por rádio e por paid search nos sites de busca. Para 48% dos entrevistados, o paid search em sites de varejo deve aumentar sua eficácia nos próximos anos. 

Ao perguntarmos quais eram os desafios do trade marketing que eles consideravam mais frustrantes, havia poucas respostas neutras ou “está bom como está”. O que os profissionais de marketing mais consideraram foram mensuração e atribuição, seguidas de preocupações sobre rastreabilidade, o alcance dos consumidores mais jovens, que quase não lêem jornais, e a complexidade do processo de reembolso. Questões que envolvem processos sempre foram um desafio. Ainda estou espantado com o processo de resgate de cupons e com o fato de que quase 40% dos entrevistados disseram que esta ainda é a principal maneira de avaliar a eficácia das campanhas comerciais. São milhões de pedaços de papel que precisam ser analisados por empresas especializadas que não se movem com velocidade digital e que não fornecem o tipo de informação valiosa que os formulários online oferecem. 

Esses desafios do Trade Marketing offline se contrapõe aos pontos fortes da mídia digital, que é mensurável e alcança os consumidores mais jovens. Os entrevistados que estavam usando a modalidade online ficaram animados com a capacidade de impulsionar e rastrear as vendas. 

Embora haja grande entusiasmo por uma mudança para os formatos de comércio digital, também há consciência dos desafios: 40% dos entrevistados disseram que havia problemas com o suporte de gerenciamento de gastos, 42% notaram a complexidade da mensuração online (muitos e muitos dados, mas o que isso significam?) e falta de treinamento para o quadro de profissionais existente a fim de fazer a transição. 

Quando questionados sobre a comparação entre vender um produto online e vender em uma loja física, a consciência sobre o poder da Amazon no mercado ficou em primeiro plano: 29% disseram que a capacidade da gigante em definir preços era a maior preocupação. Isso foi seguido por um conflito de canais (28%) entre o site das marcas e os varejistas. A Amazon também apareceu quando questionamos sobre “as maiores ameaças ao sucesso de uma marca online”: 48% citaram novamente o controle de preços da empresa. E qual foi o primeiro anúncio no dia em que a compra da WholeFoods pela Amazon foi divulgada? Que a Amazon Fresh carregaria muitas marcas da WholeFoods e que elas estavam baixando os preços desses produtos no online e na loja física. 

O medo da Amazon é contrabalançado pela consciência da vantagem do pioneirismo e o que é chamado de “persistência no topo”. Quanto mais tempo uma marca espera para se engajar em usar suas verbas para vender produtos de forma online, maior a probabilidade de que assuma uma classificação elevada na pesquisa orgânica do Google e em sites de varejo. E uma vez que essas marcas desafiadoras estejam nesses espaços, as vendas geradas nestas condições alimentam o algoritmo e as mantêm lá. 

Dinâmicas como a persistência no topo do ranking e a realidade da Amazon nesse espaço são mais do que um alerta para todos os profissionais de marketing das marcas, especialmente de bens de consumo não duráveis, para reexaminar suas práticas de Trade Marketing, treinar pessoal e começar a gerenciar sua plataforma digital. Empresas como a Boston Consulting Group estimam que, em 2020, o online vai alcançar 20% de um mercado de 800 bilhões de dólares. É uma escolha: você é uma marca do passado ou uma que abraça os desafios e as oportunidades do comércio eletrônico agora.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Alessander Firmino é Diretor Geral da Criteo para o Brasil e a América Latina

Data de publicação: 20/04/2018

Conteúdo relacionado


The Lycra Company desenvolve projeto em parceria com o coletivo SHN no Brasil
A The Lycra Company, indústria especializada no desenvolvimento de soluções em fios e tecnologias para o setor têxtil, desenvolveu, em parceria com o coletivo de arte SHN, um projeto para trazer arte e cor ao escritório da empresa em São Paulo. O local ficou fechado desde o início da pandemia e reabriu recentemente em sistema de rodízio, com limite máximo de 10 pessoas/dia e um protocolo rigoroso de prevenção ao covid-19.  2020-11-24 - Tags: the lycra company shn eduardo saretta haroldo paranhos marcelo fazolin

Conteúdo do Senac Moda Informação 2020 poderá ser acessado gratuitamente
Alinhada à evolução da educação e da moda no cenário atual, a programação do Senac Moda Informação 2020, que aconteceu entre os dias 9 e 13 de novembro e contou com a participação de mais de 8 mil pessoas, foi repleta de especialistas relevantes e com muito conteúdo sobre suas experiências  2020-11-23 - Tags: senac moda informação silvana eva lycra company london fashion week

Vicunha lança coleção sustentável em segundo evento digital do ano
A Vicunha lança a segunda coleção do ano, reforçando o modelo de negócios "one stop shop", que possibilita atender as necessidades do cliente com soluções integradas em um só lugar. Em uma apresentação on-line, no próximo dia 24/11, às 14h, serão mostradas as novidades em produtos, tendências e lavanderia para o mercado.  2020-11-20 - Tags: vicunha jeanswear one stop show lavanderia tendencias

Galeries Lafayette Haussmann inaugura sua decoração de natal 2020
A partir desta quinta (dia 19), às 17h (horário local e 13h em Brasília), a Galeries Lafayette Haussmann inaugura, em Paris, sua aguardada decoração natalina, que poderá ser admirada pelos clientes até 31 de dezembro. Neste ano, a temática “A Viagem de Noel” tem por personagem principal a exploradora Celeste, que, a bordo de seu pequeno avião, viaja aos recantos mais distantes da Terra.  2020-11-19 - Tags: galeries lafayette galeries lafayette haussmann natal decoracao paris vitrine

Uma história costurada pelas mãos de uma mulher visionária
Por trás da empresa que mudou os paradigmas da moda no Brasil está uma mulher visionária e uma história de vida que agora é traduzida em um romance épico e cheio de coragem. Os passos de Adelina Clara Hess que, com seu marido Duda, fundou a marca de roupas Dudalina são contados em Estrelas fritas com açúcar: uma história de amor e de coragem, costurada pelas mãos de uma mulher visionária.  2020-11-19 - Tags: leticia wierzchowski estrelas fritas com acucar dudalina adelina clara hess

Casa de Criadores lança loja virtual em parceria com (2)collab
Entre os dias 23 e 27 de novembro, a Casa de Criadores apresenta ao público a 47º edição. Além do novo formato digital, a CdC fechou uma parceria com o (2)collab - primeiro marketplace de moda independente do Brasil, do ICOMM Group, para inaugurar sua primeira loja virtual.  2020-11-18 - Tags: casa de criadores icomm group (2)collab ong afesu mariana mendes

Lez a Lez é uma das melhores franquias do Brasil
Depois de receber, por três vezes seguidas o Selo de Excelência em Franchising, e pelo segundo ano consecutivo o Certificado de Franquia Internacional da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a Lez a Lez, marca do Grupo Lunelli, acaba de entrar para a lista das melhores franquias do Brasil da Pequenas Empresas & Grandes Negócios.  2020-11-17 - Tags: grupo lunelli lez a lez franquia moda varejo serasa experian

Renner lança projeto de cocriação com artistas brasileiros
A moda, a arte e a cultura estão conectadas e isso se reflete diretamente na forma de expressão pessoal. Partindo desta premissa, a Renner lança uma coleção especial desenvolvida pela equipe de estilo da marca com artistas brasileiros. Batizado de Somos Arte, o projeto tem na sua primeira edição peças assinadas por Ecran Studios, Felipe Morozini, Karen Hofstetter, Letícia Moreno e Priscila Barbosa.  2020-11-12 - Tags: artistas brasileiros somos arte renner fernada feijo ecran studios felipe morozini karen hofstetter leticia moreno priscila barbosa.

Cedro cria look para editorial de moda antiviral
Qual é a moda do futuro? Para Eduardo Paixão, estilista da Cedro Têxtil, o futuro é sustentável, social e honesto, com referências na excelência da construção da moda do passado e modelagens contextualizadas para os dias atuais.  2020-11-10 - Tags: cedro textil eduardo paixao movimento sou de algodao associacao brasileira dos produtores de algodao

Legado do figurinista Dener poderá ser visto no Centro de Memória Bunge
Em 9 de novembro, completam-se 42 anos da morte do aclamado figurinista brasileiro Dener Pamplona de Abreu, um dos pioneiros da moda no Brasil. Hoje, sua história, produções e legado estão em livros didáticos sobre moda e em sua autobiografia (Ed. Cosac Naify, 2007).  2020-11-09 - Tags: dener pamplona de abreu estilista centro de memoria bunge dener

Pernambucanas anuncia parceria com a marca de jeans Wrangler
A Pernambucanas anuncia uma parceria especial neste mês de novembro: a partir do dia 05/11, a empresa passa a comercializar peças da Wrangler, uma das maiores referências no universo country e uma das marcas mais consagradas de jeans no mundo.  2020-11-05 - Tags: pernambucanas wrangler jeanswear

Mob apresenta nova coleção de verão 2021 em desfile virtual
A Mob vai apresentar pela primeira vez um desfile virtual, para lançar a sua coleção de verão 2021 tomando as medidas de segurança contra o novo coronavírus. O evento acontecerá nesta quinta-feira, 5, às 19h, com transmissão ao vivo através do instagram da MOB.  2020-11-05 - Tags: varejo de moda mob carol ribeiro desfile virtual aplicativo catwalk

Designer indiano desenvolve coleção unindo tecnologia artesanal e sustentabilidade
Unir artesanato e tecnologia para criar produtos inovadores é uma tendência que vem crescendo na moda. O designer indiano Hemang Agrawal - que se associou à Bemberg ™, marca da empresa Asahi Kasei, fabricante de fios japonesa - lançou a coleção 'Tattva' composta por tecidos à base de fibra regenerada, feita de línter de algodão, matéria-prima que oriunda de resíduo pré-consumo.  2020-11-04 - Tags: hemang agrawal designer indiano bemberg asahi kasei lakmé fashion week 2020 india fibras celulosicas

Vans apresenta a coleção DIY para motivar criatividade e liberdade de escolha
A Vans, praticamente desde o seu inicio, encoraja a auto expressão, a criatividade e a customização não somente de seus produtos, mas também de todo o universo ao nosso redor. A coleção DIY (Do-It-Yourself), termo e estilo de vida traduzido em português para "Faça-Você-Mesmo", foi desenvolvida especialmente para as pessoas que colocam a mão na massa e fazem do seu próprio jeito.  2020-11-04 - Tags: vans colecao diy off the wall auto expressao criatividade customizacao

Jeans sustentável da Vicunha protagoniza coleção inédita da Maison Revolta
A Vicunha, referência global em soluções jeanswear, acaba de anunciar parceria com a marca Maison Revolta, conhecida por produzir peças de luxo 100% made in Brazil, tradicionalmente trabalhadas em couro. Para o Verão 2021, a marca lança a coleção RESPECT, composta por criações com o jeans sustentável da Vicunha.  2020-11-03 - Tags: maison revolta vicunha denim jeanswear denim sustentavel linha absolut eco rog vasques

Nova escola de moda e arte abre as portas em São Paulo
A partir deste mês, o bairro do Jardins, em São Paulo, passa a abrigar a sede da Dossier Arts and Fashion Education, escola livre de moda e arte idealizada por um dos grandes nomes do jornalismo de moda no Brasil, Giovanni Frasson, ao lado das sócias Alexandra von Bismarck, diretora artística, e Livia Oura, diretora de comunicação.  2020-10-30 - Tags: esmod paris escola moda artes dossier arts and fashion education giovanni frasson amir slama

Capricórnio inaugura nova era para o jeans brasileiro junto com Denim City
Tradicional fábrica de denim e patrocinadora oficial da Denim City SP- DCSP, a Capricórnio tem programação online exclusiva durante a inauguração do espaço, que acontece de 26 a 29 de outubro. Para celebrar essa semana, a Capri preparou 14 conteúdos exclusivos intercalados aos do evento.  2020-10-29 - Tags: denim city sp capricornio capri caprilab by pizarro giu castelo branco gustavo manfredini

Eberle lança coleção-cápsula inspirada no jeanswear clássico
A Eberle, fabricante centenária de aviamentos metálicos, fundada em Caxias do Sul, acaba de lançar a coleção-cápsula The Classic Metal, desenvolvida com o intuito de acompanhar a pegada retrô que vem sendo explorada no jeanswear nas últimas temporadas, seja nas passarelas ou nas ruas.  2020-10-28 - Tags: eberle jeanswear aviamentos aviamentos metalicos caxias do sul colecao capsula tha classic metal

The Lycra Company participa da Denim City SP
A The Lycra Company, tradicional indústria especializada no desenvolvimento de soluções em fios e tecnologias para o setor têxtil, participa da Denim City SP. Uma entidade internacional ligada à Fundação House of Denim, com sede em Amsterdã e, agora também, em São Paulo, a Denim City tem o objetivo de fortalecer os profissionais relacionados ao segmento para sensibilizá-los quanto às problemáticas ambientais, por meio da formação às profissões envolvidas ao Denim.  2020-10-27 - Tags: denim city sp the lycra company fundacao house of denim jeanswear canatiba

Tomo Koizumi realiza mostra na Japan House São Paulo
A Japan House São Paulo apresenta a exposição “O fabuloso universo de Tomo Koizumi”, de 20 de outubro a 10 de janeiro de 2021, no espaço expositivo do piso térreo da instituição. Inédita no Brasil, a mostra gratuita apresentará uma série de peças do designer Tomo Koizumi.  2020-10-23 - Tags: japan house sao paulo tomo koizumi exposicao japan house moda lvmh