Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Como as compras online estão forçando uma reavaliação do Trade Marketing

O marketing de varejo está passando por uma mudança profunda. Para rentabilizar e conquistar clientes, tanto online como offline, os profissionais da área precisam adaptar com urgência suas verbas e estratégias de Trade Marketing. Em 2016, quando perguntamos aos responsáveis pelo marketing de algumas marcas nos Estados Unidos sobre quanto o comércio eletrônico era disruptivo para seus negócios, 50% deles disseram que não representava vendas suficientes para que eles focassem o Trade Marketing nisso. Como metade dos entrevistados era da área de bens de consumo não duráveis, segmento em que menos de 2% de todos os produtos são vendidos online, isso fazia sentido. 

Mas se repetíssemos a pergunta para esses profissionais hoje, após a aquisição da Whole Foods pela Amazon, creio que teríamos respostas muito diferentes. O Trade Marketing, o uso da verba de uma marca para apoiar as vendas diretamente em um varejista, é agora um tema quente, pois estas empresas enfrentam o fato de estarem competindo ou, em alguns casos, dependendo de um empreendimento com recursos ilimitados. 

As descobertas do estudo “Trade Marketing in Transition”, realizado pela Milward Brown a pedido da Criteo, são prescientes à luz das ambições da Amazon no mundo físico. A mudança para o digital terá um grande impacto nas verbas destinadas ao varejo, o que para mais da metade das empresas pesquisadas abrange pelo menos um terço do total dos orçamentos de marketing. As marcas tiveram décadas para aprimorar seu apoio às vendas nas lojas com táticas como visual merchandising no ponto de venda e exibição final de gôndola, além de cupons e mala direta. As novas exigências da ordem mundial são o exame das táticas comerciais, dos desafios e das oportunidades. 

E quais eram as formas de Trade Marketing que esses profissionais estavam usando mais? Quase metade respondeu exibição final de gôndola, amostra grátis, cupons em encartes de jornais e mala direta. Em termos de mídia digital, o social foi usado por 65%, seguido por inserções pagas em redes sociais (42%), inserções pagas em sites de comércio eletrônico (40%) e vídeos online (39%). 

Também estávamos interessados em saber qual foi a mudança percebida em termos de eficácia nos últimos cinco anos e o que eles achavam que aconteceria nos próximos cinco. Descobrimos que anúncios display registraram a maior eficiência, enquanto os impressos, amplamente usados, tiveram o maior declínio. Olhando para o futuro, a percepção de eficácia aumentou para a veiculação de anúncios online, por rádio e por paid search nos sites de busca. Para 48% dos entrevistados, o paid search em sites de varejo deve aumentar sua eficácia nos próximos anos. 

Ao perguntarmos quais eram os desafios do trade marketing que eles consideravam mais frustrantes, havia poucas respostas neutras ou “está bom como está”. O que os profissionais de marketing mais consideraram foram mensuração e atribuição, seguidas de preocupações sobre rastreabilidade, o alcance dos consumidores mais jovens, que quase não lêem jornais, e a complexidade do processo de reembolso. Questões que envolvem processos sempre foram um desafio. Ainda estou espantado com o processo de resgate de cupons e com o fato de que quase 40% dos entrevistados disseram que esta ainda é a principal maneira de avaliar a eficácia das campanhas comerciais. São milhões de pedaços de papel que precisam ser analisados por empresas especializadas que não se movem com velocidade digital e que não fornecem o tipo de informação valiosa que os formulários online oferecem. 

Esses desafios do Trade Marketing offline se contrapõe aos pontos fortes da mídia digital, que é mensurável e alcança os consumidores mais jovens. Os entrevistados que estavam usando a modalidade online ficaram animados com a capacidade de impulsionar e rastrear as vendas. 

Embora haja grande entusiasmo por uma mudança para os formatos de comércio digital, também há consciência dos desafios: 40% dos entrevistados disseram que havia problemas com o suporte de gerenciamento de gastos, 42% notaram a complexidade da mensuração online (muitos e muitos dados, mas o que isso significam?) e falta de treinamento para o quadro de profissionais existente a fim de fazer a transição. 

Quando questionados sobre a comparação entre vender um produto online e vender em uma loja física, a consciência sobre o poder da Amazon no mercado ficou em primeiro plano: 29% disseram que a capacidade da gigante em definir preços era a maior preocupação. Isso foi seguido por um conflito de canais (28%) entre o site das marcas e os varejistas. A Amazon também apareceu quando questionamos sobre “as maiores ameaças ao sucesso de uma marca online”: 48% citaram novamente o controle de preços da empresa. E qual foi o primeiro anúncio no dia em que a compra da WholeFoods pela Amazon foi divulgada? Que a Amazon Fresh carregaria muitas marcas da WholeFoods e que elas estavam baixando os preços desses produtos no online e na loja física. 

O medo da Amazon é contrabalançado pela consciência da vantagem do pioneirismo e o que é chamado de “persistência no topo”. Quanto mais tempo uma marca espera para se engajar em usar suas verbas para vender produtos de forma online, maior a probabilidade de que assuma uma classificação elevada na pesquisa orgânica do Google e em sites de varejo. E uma vez que essas marcas desafiadoras estejam nesses espaços, as vendas geradas nestas condições alimentam o algoritmo e as mantêm lá. 

Dinâmicas como a persistência no topo do ranking e a realidade da Amazon nesse espaço são mais do que um alerta para todos os profissionais de marketing das marcas, especialmente de bens de consumo não duráveis, para reexaminar suas práticas de Trade Marketing, treinar pessoal e começar a gerenciar sua plataforma digital. Empresas como a Boston Consulting Group estimam que, em 2020, o online vai alcançar 20% de um mercado de 800 bilhões de dólares. É uma escolha: você é uma marca do passado ou uma que abraça os desafios e as oportunidades do comércio eletrônico agora.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Alessander Firmino é Diretor Geral da Criteo para o Brasil e a América Latina

Data de publicação: 20/04/2018

Conteúdo relacionado


Senai Cetiqt recebe reconhecimento internacional
O Senai Cetiqt recebeu, em São Paulo, o troféu The Winner 2018, da Revista International Business Magazine, considerado um dos reconhecimentos empresariais mais importantes por reunir líderes e empresas que contribuem para o crescimento de seu país nas mais variadas categorias. A revista é especializada no mercado publicitário e circula em mais de 40 países.  2018-07-17 - Tags: senai cetiqt trofeu the winner 2018 the winner 2018 revista international business magazine robson wanka

Malharia italiana se destaca por oferecer jersey premium
Alto desempenho, conforto e toque natural para Outono/Inverno 2019/20 são as características da nova coleção da Carvico e Jersey Lomellina, malharia italiana com sede em Bergamo. Focada nos conceitos de tempo livre e paixões fortes, além de design exclusivo e tecnologia de materiais, a empresa oferece tecidos leves, de secagem rápida e versáteis, adequados a diferentes looks esportivos, glam ou casual.  2018-07-13 - Tags: bergamo carvico jersey lomellina giuseppe colnaghi laura colnaghi calissoni carvico spa

Milano Unica: Nosso futuro é sustentável?
A 27ª edição da Milano Unica, outono/ inverno 2019/ 20 iniciou hoje, dia 10 e se estendera até o dia 12 de julho, mostrando sua coleções têxteis e acessórios das 607 empresas expositoras, incluindo empresas dos Observatórios Japão e Coreia do Sul e do salão Origin Passion and Beliefs, do Italian Exhibition Group, dedicado à excelência da fabricação da cadeia de suprimentos do sistema moda Itália.  2018-07-11 - Tags: milano unica outono inverno 2019 ercole botto poala milao moda italiana

Novas marcas aderem à causa da ABVTEX
A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representa as principais redes de varejo de moda do País, acaba de ganhar o engajamento de novas varejistas que se envolvem com o movimento da responsabilidade social.  2018-06-28 - Tags: abvtex programa abvtex grupo soma dafiti kanui tricae animale farm edmundo lima

STALKER monta loja na ABF Expo Franchising e apresenta coleção Outono/Inverno 2018
O estande de 50 metros quadrados ganha o formato das lojas STALKER, mostrando a coleção Outono/Inverno 2018, fotografada em Nova York. A ideia é encantar interessados em ingressar no mundo das franquias do segmento Moda/Confecção que visitarem a ABF Expo Franchising, de 27 a 30 de junho, na Expo Center Norte, em São Paulo (SP).  2018-06-20 - Tags: abf franchising expo stalker grupo sand beach ana machado selo excelencia em franchising

Rhodia amplia a família de fios Amni® mesclas, unindo cor, brilho e sustentabilidade
Nos dias 18,19 e 20 de junho, a Rhodia apresenta, em seu espaço no Salão Moda Brasil, no São Paulo Expo, em São Paulo, sua linha completa de fios sustentáveis, com destaque para a nova a gama de fios Amni® Mescla Shine e para o Amni Soul Eco®.  2018-06-18 - Tags: rhodia amni soul eco gbu fibras salao moda brasil 2018 amni mescla shine amni soul eco

27ª MilanoUnica - Uma visão contemporânea e envolvente para o outono/inverno 2020
A Área de Tendências da Milano Unica é o coração criativo do evento. Para o próximo Outono-Inverno 20, o tema proposto é “Nations to Nations”, um manifesto que resulta na combinação dos valores do artesanato, tradição e inovação entre o passado e o presente pesquisados em diferentes culturas de alguns países.  2018-06-15 - Tags: milanounica organic grunge essenzialismo artigianale tecno romantico outono inverno 2020

ABVTEX anuncia Angela Bozzon no cargo de gerente do Programa ABVTEX
A contratação da executiva, que acumula mais de 25 anos de experiência na gestão da cadeia de valor da moda, faz parte do projeto de evolução do Programa ABVTEX, considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e na promoção do trabalho digno, que desde 2010 vem combatendo o uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e estrangeiro irregular ao longo de toda cadeia produtiva.  2018-06-12 - Tags: programa abvtex angela bozzon abvtex edmundo lima gestora

Compras feitas pela internet garantem o “direito de arrependimento”
Mesmo com o fraco desempenho da economia brasileira nos últimos anos, o mercado de varejo online apresenta números extremamente positivos. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria E-Consulting, o setor deve movimentar mais de R$ 77 bilhões no ano de 2018.  2018-06-11 - Tags: e-consulting codigo de defesa do consumidor direito do consumidor ponto de vista comercio eletronico

Por que sua empresa precisa estar pronta para o mobile?
O Brasil já contabiliza mais celulares que pessoas. De acordo com a Anatel, em janeiro de 2018 o país somava 236,5 milhões de linhas móveis e, segundo o IBGE, a população é de 207,7 milhões de habitantes. Este cenário traz consigo muitas mudanças de comportamento no que diz respeito a como os consumidores navegam e fazem suas compras.  2018-06-11 - Tags: aplicativo mobile omnishopper apps ponto de vista marketing

WGSN revela a cor do ano 2020, alinhada às novidades que esse ano reserva para o mundo
Há anos imaginamos como seria a vida em 2020 e, agora, os mundos da tecnologia e da ciência estão transformando esses sonhos em realidade. Será o ano em que a visão "super-futurista" se torna realidade. No burburinho em torno desses tempos futuristas, haverá também tendências com relação as cores que captam essa sensibilidade.  2018-06-06 - Tags: neomint wgsn 2020 jane monnington boddy cores cartela de cores olimpiada da ia jeddah tower

Novos uniformes da Delta, desenhados pelo estilista Zac Posen, estreiam em todo o mundo
Criado pelo aclamado designer de moda Zac Posen e desenvolvido com a qualidade da Lands' End, o design da coleção apresenta caimento, formato e funcionalidade inovadores, trazendo o futuro em grande estilo para o visual da Delta. Essa coleção é uma forte declaração da marca, mudando a aparência de uma transportadora tradicional dos Estados Unidos com glamour e sofisticação, oferecendo praticidade aos funcionários em trânsito da Delta  2018-06-04 - Tags: zac posen delta delta sky club ed bastian passport plum cruising cardinal groundspeed graphite traveling thistle skyline slate

Projeto “Tricô também é Moda” chega à universidade catarinense
Estudos indicam que a técnica do tricô surgiu no antigo Egito a partir do tecer de madeiras e ossos, mas séculos depois esta prática ganhou outros patamares, novos pontos, texturas e mercados que reservam cada vez mais um espaço cativo no universo da moda.  2018-06-04 - Tags: circulo s/a rodrigo zen unifebe trico centro universitario de brusque design de moda trico tambem e moda

Estilista assina uniformes de grandes empresas promovendo o design no mundo corporativo
Os uniformes evoluem significativamente ao longo dos anos, enviam várias mensagens, melhoram a imagem profissional, incorporam o propósito da empresa e conseguem corresponder à estratégias de negócios. No mundo, esta parceria entre estilista e empresas, sobretudo companhias aéreas já é reconhecida e celebrada pelo público.  2018-05-30 - Tags: azul linha aereas uniformes corporativos tereza santos veste rio 2018 imagem profissional

Marketing Olfativo é opção para empresas fidelizarem consumidores
Capaz de estimular certas áreas do nosso cérebro responsáveis por criar emoções e memórias, o marketing olfativo passou a ser cada vez mais explorado pelas marcas. A estratégia é bastante promissora pelo fato de associar um determinado aroma a uma marca e, assim, fidelizar o consumidor àquele produto.  2018-05-30 - Tags: marketing olfativo olfato starbucks marketing varejo consumidor emocao psicologia

Lycra completa 60 anos antenada no novo consumidor
Lycra®, uma das marcas mais conhecidas do mundo, que há 60 anos revolucionou a indústria do vestuário ao lançar o fio elastano com “memória”, ou seja, capaz de esticar e voltar ao estado original sem deformar, mostrou que continua na vanguarda ao apresentar as tendências de mercado para a cadeia têxtil com conteúdo inovador.  2018-05-25 - Tags: trend session denise sakuma camila salek evilasio miranda nellyrodi lycra

Senai Cetiqt vai estimular biostartups voltadas ao mercado da moda
Um dos grandes problemas enfrentados pelas indústrias de moda hoje é a destinação de resíduos dos produtos fabricados. A fim de propor soluções para essa questão, o Senai Cetiqt, em parceria com o Sebrae, acaba de lançar o projeto Biostartups Moda, de abrangência nacional.  2018-05-25 - Tags: senai cetiqt sebrae biostartups moda bernardo queiroz biostartups

Netshoes desenvolve e implementa plataforma própria de e-commerce
A Netshoes anuncia o lançamento oficial de uma nova plataforma de tecnologia para comércio eletrônico. Como parte do plano de reestruturação na área de tecnologia da organização, o novo sistema foi 100% desenhado pelo time interno, de forma a atender as necessidades da companhia e focado principalmente em melhorias para os clientes.  2018-05-25 - Tags: netshoes plataforma de tecnologia para comercio eletronico ecommerce andre petenussi

O maior evento sobre moda sustentável pelo olhar de uma brasileira
Durante dois dias a capital dinamarquesa se transformou no centro do mundo da moda sustentável. Longe do glamour das temporadas de moda em Paris, Milão e Nova York, a indústria da moda debateu temas importantes para a sustentabilidade do setor, na décima edição do Copenhagen Fashion Summit, que foi realizado nos dias 15 e 16 de maio.  2018-05-22 - Tags: copenhagen fashion summit scmc santa catarina moda e cultura amelia malheiros texbrasil