Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

O que é a Indústria 4.0 e como ela está mudando o mercado?

A Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, marca uma das principais transformações tecnológicas da história da humanidade.

Mas como chegamos até aqui?

O marco inicial foi a 1ª Revolução Industrial, marcada pela invenção das máquinas a vapor e produção têxtil, passando pela 2ª Revolução Industrial com a eletrificação das indústrias, traduzida pela produção das linhas de montagem de automóveis de Henry Ford, em 1913, chegando até a 3ª Revolução Industrial, na década 70, com a informatização e automatização de processos mecânicos, pelo emprego da eletrônica industrial.

O último marco - e tema deste artigo - nos remete à primeira vez em que o termo Indústria 4.0 foi citado, na Feira de Hannover (Alemanha), em 2011. Ele veio a se tornar um estudo consolidado em 2013, com recomendações ao governo alemão e seu respectivo apoio, com a finalidade de tornar o processo produtivo cada vez mais inteligente e independente tecnologicamente.

Veja agora as principais transformações decorrentes da 4ª Revolução Industrial, como elas têm modificado os padrões de investimento e, principalmente, os seus impactos nos sistemas de produção com o emprego de tecnologias como a Inteligência Artificial, IIoT, Manufatura Aditiva etc.

O que é Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 é caracterizada pela união dos aspectos que envolvem o mundo físico de produção, a tecnologia da informação e a automação dos processos industriais. Este conceito tende a estar cada vez mais presente não apenas na manufatura de produtos, mas na comunicação integrada entre pessoas, máquinas, sistemas e produtos.

Entre os pilares da Indústria 4.0, estão a Internet das Coisas Industrial, o Big Data Analytics, a Inteligência Artificial e a Segurança Cibernética Industrial.

A Internet das Coisas Industrial ou IIoT (ou Industrial Internet of Things) é responsável por essa mudança de paradigma, pela qual a integração entre dispositivos e a rede digital no ambiente industrial possibilitam a troca de dados entre máquinas, linhas de produção e pessoas, através de sistemas ciberfísicos.

O Big Data Analytics, por usa vez, é o pilar caracterizado pela complexidade de armazenamento, processamento e análise de grandes volumes de dados (estruturados ou não) sobre o funcionamento integrado e simultâneo de máquinas e linhas de produção, permitindo a geração de relatórios, a customização de visualizações e o compartilhamento dessas informações.

A Inteligência Artificial (IA) não é algo recente, mas tornou-se bastante viável graças à integração do Big Data e da IIoT. Ela permite a simulação da capacidade humana e o aprendizado das máquinas baseado em dados históricos, possibilitando a automatização de processos, a resolução de problemas complexos e até mesmo a antecipação de falhas. Isso facilita a manutenção preditiva do processo e suas máquinas, evitando assim paradas desnecessárias na produção.

A Segurança Cibernética Industrial dos sistemas de informação e seu dimensionamento também estão entre os pilares da Indústria 4.0. Com o advento da tecnologia de armazenamento e compartilhamento de dados na nuvem e o uso cada vez maior do acesso remoto aos sistemas de controle da produção, tem sido cada vez mais desafiador garantir a segurança cibernética da empresa. Essa segurança é imprescindível para mitigar os riscos que resultam no funcionamento inadequado dos sistemas industriais e que podem interferir na integridade de pessoas e equipamentos no chão de fábrica.

Podemos citar ainda a Manufatura Aditiva na utilização de impressoras 3D para a fabricação de peças customizadas, com maior resistência e com a eliminação de restrições quanto ao formato e grau de complexidade, e a Biologia Sintética ou SynBio no desenvolvimento tecnológico para construção de novas estruturas biológicas, tendo como base as áreas biológica, química, computacional e de engenharia.

Fundamentos da Indústria 4.0

Alguns princípios orientam a implementação das transformações que serão decorrentes da 4ª revolução industrial e que já são realidade em diversas empresas. São eles:

•Operação em tempo real: as decisões podem ser tomadas de maneira qualificada, independentemente de sua complexidade, por meio da coleta, armazenamento e análise de dados no ambiente industrial.

•Virtualização: está baseada na criação de modelos e simulações computacionais para o ambiente produtivo e é utilizada para projeto e supervisão das plantas, através de sensores que auxiliam no monitoramento remoto de todos os processos. Um dos conceitos associados a este fundamento é o do Gêmeo Digital (Digital Twin, em inglês), pelo qual se cria um modelo virtual de um ou mais equipamentos para fins de simulação.

•Descentralização: o uso de sistemas ciberfísicos ou Cyber Physical Systems (CPS) é baseado na tomada de decisões de forma autônoma e descentralizada por dispositivos dotados de inteligência artificial, para aperfeiçoamento da linha de produção em tempo real.

•Orientação a serviços: interligado a todo o processo industrial através da Internet of Services (IoS), esse fundamento da Indústria 4.0 é baseado na personalização, através da utilização de arquiteturas de software voltadas a serviços.

•Modularidade: possibilita a adaptação e flexibilização da produção, através de módulos que podem ser acoplados e desacoplados para otimizar a eficiência dos processos de acordo com as demandas do mercado.

•Interoperabilidade: diz respeito à padronização de interfaces e facilidade de interação entre as pessoas e os CPS, levando em consideração o conceito da IIoT e suas formas de comunicação.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Carlos Paiola, diretor comercial da Aquarius Software

Data de publicação: 17/04/2019

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Classic Blue se destaca nas criações da Angelo Bertoni
Eleito pela Pantone como o tom de 2020, o Classic Blue é uma nuance tradicional e democrática que se destaca entre as criações da Angelo Bertoni. A marca que pertence ao grupo Breda Alfaiataria é referência de estilo por aliar a moda contemporânea à alfaiataria clássica.  2020-01-23 - Tags: pantone classic blue angelo bertoni breda alfaiataria

The Lycra Company participa da Colombiatex 2020
A The LYCRA Company estará presente na Colombiatex 2020 que acontece entre os dias 21 e 23 de janeiro, em Medellín. A empresa, que é um dos mais tradicionais expositores da feira, irá apresentar tecnologias que buscam satisfazer as necessidades do consumidor contemporâneo em relação à peças do vestuário de todos os segmentos da moda, incorporando ciência e tecnologia no desenvolvimento.  2020-01-21 - Tags: lycra colombiatex 2020 my fit novidades fio lycra

Mega Polo Moda lança o Startup Fashion
O Mega Polo Moda, maior shopping de atacado da América Latina, situado no bairro do Brás, em São Paulo, acaba de lançar a Startup Fashion, uma plataforma inédita de mentoria para marcas, que reúne moda, tecnologia e negócios.  2020-01-17 - Tags: mega polo moda america latina brás startup fashion aceleraçao

Gucci lança coleção celebrando o Ano Novo Chinês
Para o próximo Ano Novo Chinês, que começa a partir de 25 de janeiro, o diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, vai homenagear o "Ano do Rato" com uma coleção especialmente dedicada ao Mickey Mouse (True Original de Walt Disney).  2020-01-15 - Tags: disney entretenimento gucci pins ano novo chines

Castanhal marca presença no Inspiramais 2021_I
A Castanhal Companhia Têxtil, maior fabricante de fios e telas com a fibra de juta das Américas, é um dos destaques do Inspiramais 2021_I, único salão de inovação e design de materiais da América Latina, que reúne fabricantes nacionais e internacionais de insumos diversos para o segmento calçadista.  2020-01-13 - Tags: exposiçao juta fibras sustentabilidade fios lina telas castanhal textil

Cipatex apresenta nova coleção de laminados no Salão Inspiramais
Com o tema Energetic, a Cipatex® lança a Coleção Verão 2021 em laminados para calçados femininos, masculinos e esportivos no Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Componentes, que acontece nos dias 14 e 15 de janeiro no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo/SP.  2020-01-13 - Tags: cipatex lançamentos vinyl tech winston floater animal print

ITM Têxtil lança tecidos sustentáveis no Salão Inspiramais
A ITM Têxtil, de Farroupilha (RS), anunciou o seu ingresso na plataforma BCI, aumentando a oferta de produtos com algodão produzido de forma sustentável. Para a nova coleção que será apresentada no Salão Inspiramais, que acontece nos dias 14 e 15 de janeiro, em São Paulo, a empresa lança o EcoFio+, composta por tecidos feitos com fios reciclados de algodão e tintos com corantes naturais e com redução no uso de recursos em todas as etapas do tingimento.  2020-01-10 - Tags: iguaçu bocaina itm tingimento extraçao corantes naturais cadeia textil

Espelho interativo para o varejo é destaque na Couromoda 2020
A startup brasileira de tecnologia para desenvolvimento de software e hardware inovadores, ICX Labs, estreia sua participação na Couromoda 2020 e leva o primeiro espelho interativo do Brasil como destaque. A 47ª edição da maior feira de lançamentos e vendas de calçados, roupas e acessórios da América Latina acontece entre 13 e 15 de janeiro no Expo Center Norte, em São Paulo.  2020-01-10 - Tags: espelho interativo fitting you mirror tecnologia couromoda 2020

Marca brasileira é a primeira a entrar no Fashion Industry Charter for Climate Action
A Reserva é a primeira marca brasileira a participar do Fashion Industry Charter for Climate Action. Criado no COP24, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, o grupo reúne as principais marcas de moda do mundo com o objetivo de neutralizar o impacto ambiental da indústria na primeira metade do século 21.  2020-01-09 - Tags: reserva fashion industry charter climate action cop24 onu

Roupas e calçados lideram as intenções de compras para o Natal
O varejo de moda é o foco dos consumidores neste Natal, aponta pesquisa realizada pelo site de compras Mercado Livre, realizada na primeira quinzena deste mês. Segundo a sondagem com 4 mil consumidores de seu marketplace, de ambos os sexos e de todas as regiões do Brasil, a maioria dos entrevistados faz a compra dos produtos com mais de 10 dias de antecedência.  2019-12-18 - Tags: varejo foco natal roupas sapatos compras consumidor categorias

Riachuelo inaugura megaloja no Centro de São Paulo
A abertura da nova loja na Rua São Bento, (90° filial no estado do São Paulo) no dia 12 de dezembro faz parte do plano de expansão da marca no varejo nacional. O novo espaço de 1.601m² conta com linhas que atendem todos os públicos e segmentos como vestuário; calçados, acessórios e relógios, beleza e perfumaria, celulares e moda casa.  2019-12-18 - Tags: loja inclusao social riachuelo great place to work guararapes

C&A lança peças exclusivas inspiradas em Star Wars
Dia 19 de dezembro, estreia no Brasil o filme Star Wars: Episódio IX. Pensando nos geeks e fãs de plantão, a C&A apresenta novos produtos inspirados no universo da famosa série para celebrar a saga.  2019-12-17 - Tags: star wars cea dezembro looks

Conheça o brechó online com peças em perfeito estado para crianças
É fato que as crianças aprendem com exemplos e é assim na família da Luanna Toniolo, fundadora da TROC, maior brechó online do Brasil de roupas infantis. A empreendedora decidiu abrir o negócio quando estava grávida da sua primeira filha.  2019-12-12 - Tags: troc brecho infantil crianças kids fashion moda fast fashion

Curitiba terá a primeira loja 'Lixo Zero' do sul do país
Curitiba foi a capital escolhida para abrigar a primeira loja conceito “Lixo Zero” do sul do Brasil, e a segunda dessa categoria no país. A inauguração da loja “O bosque” acontece no dia 20 de dezembro, das 16h às 22h, no bairro Centro Cívico, na capital paranaense.  2019-12-11 - Tags: loja lixo novidade o bosque toro cauxi anna paiva tuz beegreen jungle rosalina corazza maderaria

10ª New York Fashion Tour acontecerá durante a Semana de Moda NY
O único programa que leva estudantes a conhecerem os backstages dos desfiles de uma das maiores semanas de moda do mundo, o NY Fashion Tour foi especialmente criado pelas consultoras de moda Silvia Scigliano e Marcia Crivorot para quem quer ter uma vivência em moda, unindo teoria e prática.  2019-12-10 - Tags: curso programa estudantes backstages desfiles nyfw crivorot scigliano

Classic Blue é a cor Pantone para 2020
Pantone Classic Blue traz paz e serenidade, oferecendo uma sensação de proteção ao espírito humano, impactando sobre a concentração que nos leva ao equilíbrio dos pensamentos.  2019-12-06 - Tags: pantone cor 2020 classic blue azul pantone 19 4052 cor do ano 2020

Fenin Fashion terá edições consecutivas em São Paulo e Gramado
A Expovest, empresa gaúcha promotora da Fenin Feiras, está preparando as edições de lançamentos da Indústria da Moda Outono/Inverno 2020, que acontecerão consecutivamente no mês de janeiro.  2019-12-06 - Tags: expovest fenin feiras sao paulo gramado oracon inverno 2020

Brandili está entre as 15 melhores empresas para se trabalhar
Pelo terceiro ano consecutivo, a Brandili está no ranking das melhores empresas brasileiras para se trabalhar. Em 2019, a têxtil catarinense se destacou entre as 15 melhores na categoria Grandes Empresas de Santa Catarina.  2019-12-06 - Tags: brandili reconhecimento melhores lugares great place to work gptw

Alexandre Herchcovitch participará de premiação e falará sobre moda e inovação
Representantes de 50 das mais de 600 revendas da Andrade Máquinas em todo o Brasil são esperados no maior evento do ano, realizado pela empresa, referência em distribuição de máquinas de costura no país: o prêmio Andrade & Sansei - Melhores do Ano, que será acontecerá na segunda-feira (9 de dezembro), em Guarulhos (SP).  2019-12-05 - Tags: alexandre herchcovitch premio andrade maquinas inovaçao moda record tv