Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Pettenati: Uma marca de grife no setor têxtil

A Pettenati S.A. indústria têxtil, a mais moderna tecelagem de malharia circular das Américas, anunciou, em agosto de 2021, uma parceria inédita no mundo com a marca inglesa Liberty Fabrics, reconhecida mundialmente por criar obras de arte em forma de estampas. A Pettenati irá produzir e distribuir as estampas da marca Liberty Fabrics, com exclusividade, em toda a América Latina. A visão estratégica da Pettenati desde o início das suas atividades foi consolidar o seu posicionamento no mercado nacional e internacional, equiparando a qualidade de seus produtos aos mais qualificados do mundo – uma filosofia de seu fundador, o italiano Ottavio Pettenati.

A Pettenati é uma indústria brasileira fundada em 1964 em Caxias do Sul (RS) e que exporta para os EUA e diversos países desde 1971, com uma trajetória de 57 anos na busca pela inovação, exigência pela qualidade, alta performance dos produtos e inspiração na moda, alinhadas a uma produção sustentável e responsabilidade social. A Pettenati está a cada dia fortalecendo o seu posicionamento no mercado das Américas, com versatilidade e rapidez em produzir os tecidos de ponta e oferecer as melhores vantagens competitivas entre os concorrentes internacionais do setor, destacando o seu alcance para diversos mercados e consumidores.

Em 2002, Ricardo Pettenati assume a presidência da Pettenati, consolidando a posição da empresa como líder no setor têxtil global. Ricardo Pettenati conta como a empresa tem desenvolvido nos últimos anos diversos programas de compliance com marcas internacionais e conquistado mercados exigentes como Estados Unidos e Canadá, utilizando seu porte e escala para gerar um impacto positivo, com uma estrutura de sustentabilidade corporativa que garanta a longevidade da organização e contemple questões sociais, ambientais e de governança. Com duas fábricas no Brasil, em Caxias do Sul, onde se localiza a sua sede, e uma em El Salvador, America Central – inaugurada em 2008, voltada para a produção e exportação de tecidos de alta tecnologia para a América do Norte e Canadá –, a Pettenati tem a missão de fornecedor soluções têxteis inovadoras e sustentáveis, com o propósito de inovação e qualidade, com constante evolução em produtividade e competitividade em custos e processos.

A empresa atua como influenciador positivo junto à cadeia logística têxtil e de clientes, fortalecendo o relacionamento com o mercado. A Pettenati possui o processo de produção verticalizado, responsabilizando- se por todas as etapas da produção – tecelagem, tinturaria, estamparia e acabamento –, garantindo qualidade e agilidade aos seus clientes. A empresa produz atualmente no Brasil 700 toneladas de tecidos de malharia/mês e na unidade da América Central, 850 toneladas/mês. A empresa oferece também para seus clientes na unidade do Brasil um sistema de confecção full package de peças prontas private label para marcas esportivas internacionais. Nesta entrevista, Ricardo Pettenati fala sobre a parceria inédita com a Liberty Fabrics e as ações da empresa para mantê-la na vanguarda têxtil internacional.

ITT Press: Como aconteceu a parceria com a Liberty Fabrics, anunciada em agosto deste ano?

Ricardo Pettenati: Em 2019, a Liberty Fabrics nos procurou interessada em nossa expertise na fabricação de tecidos de malharia circular e estamparia, em um momento em que estávamos avaliando a introdução da estamparia de tecidos planos em nossa linha de produtos. Esse contato aconteceu por meio de clientes em comum. Durante esse tempo, o vinculo foi se consolidando com um alinhamento de técnicas e qualidade de produção, cultura, propósitos, valores e a visão de negócio global. Visitei a unidade de produção de tecidos e estampas da Liberty Fabrics, localizada no norte da Itália, e, nesse encontro, conheci Andrea Petochi, diretor-geral da marca, e em seguida também o estúdio da Liberty Fabrics em Londres. Andrea Petochi e sua equipe da Liberty Fabrics estiveram na Pettenati em 2019 visitando as nossas instalações, no Brasil e em El Salvador, analisando a qualidade de nossos processos produtivos, compliance com marcas internacionais, governança administrativa e também o nosso compromisso em desenvolver uma cadeia produtiva sustentável apoiada na construção de programas voltados ao nosso capital humano, responsabilidade social e com a comunidade. A marca inglesa Liberty Fabrics é reconhecida no mercado internacional por criar obras de arte em forma de estampas. A Pettenati é especialista na arte de estampar. Daí, para a concretização da parceria, foi naturalmente como o nosso próximo passos juntos.

ITT Press: Qual é o principal diferencial da parceria Pettenati e Liberty Fabrics?

Pettenati: Para a Pettenati, a parceria tem como objetivo principal fortalecer a sua posição no mercado de moda feminina de alto padrão, infantil, íntima e praia, e ampliar sua atuação no segmento de camisaria masculina. Em contrapartida, para a Liberty Fabrics, estaremos transmitindo através de nossos produtos os valores de design da marca no Brasil e na América Latina. O Tana Lawn™, o principal produto de tecido plano da marca inglesa, é desenvolvido com fio de algodão selecionado de fibra longa, ultra-fino, fio egípcio, considerado um dos melhores tecidos do mundo para camisaria e vestidos femininos. Esse tecido icônico é reconhecido no mercado têxtil mundial como o algodão com toque de seda. Nesta parceria, a Pettenati importou o Tana Lawn™ e também tecido plano de viscose em cru da Itália da marca inglesa, e é responsável por todo o processo de estamparia digital e acabamento das estampas Liberty Fabrics em nossa linha de tecidos de malharia circular e também nos tecidos planos importados da marca inglesa.

A Liberty Fabrics participa ativamente de todas as fases do processo de estamparia digital no Brasil, examinando o design das estampas para garantir que elas tenham o melhor senso de equilíbrio e ritmo da marca. A Pettenati é responsável pela estamparia, acabamento e comercialização da coleção Liberty Fabrics para Brasil e América Latina. Com isso, vamos ampliar o portfólio de produtos para nossos clientes, oferecendo a oportunidade de otimizar a sua produção no que diz respeito a logística, qualidade, sustentabilidade e custos, oferecendo na estamparia a mais completa linha de tecidos em diferentes tipos de fibras e construções em malharia circular e agora também em tecidos plano. Com essa parceria inédita no mundo, iremos produzir e distribuir as estampas da Liberty Fabrics no Brasil e na América Latina, oferecendo também um serviço de assessoria especializada para o desenvolvimento de coleções com estampas exclusivas da marca inglesa. Para a concretização desse trabalho, a Liberty Fabrics realizou uma curadoria no seu acervo de 55 mil estampas, que compõem o tesouro da marca, armazenado ao longo de seus 146 anos de história. A primeira coleção de estampas digitais da Liberty Fabrics made by Pettenati tem lançamento oficial programado para a coleção Verão 2022, com 45 estampas exclusivas, feitas à mão no estúdio londrino.

ITT Press: Por que a missão da empresa é criar soluções têxteis? Quais são as vantagens deste modelo para os clientes? 

Pettenati: A Pettenati é a fábrica do cliente. Um dos grandes diferenciais da Pettenati é a integração dos processos têxteis. Somos uma indústria verticalizada e muito diversificada na oferta de tecidos de malharia circular em todos os tipos de fibras naturais, artificiais e sintéticas. Nossos processos vão da tecelagem, tinturaria, estamparia até o acabamento do tecido. Somos especialistas em organização industrial, temos muita agilidade, versatilidade e pontualidade na entrega dos nossos produtos. Esses atributos fazem parte do nosso padrão de qualidade, reconhecido no mercado têxtil internacional. 

ITT Press: Qual o panorama do mercado atual? Como está o fornecimento de produtos têxteis e como avalia a reação da economia com a alta da inflação?

Pettenati: O mundo está em estado de atenção, até a China está apresentando inflação, não é somente no Brasil. Houve um aumento muito grande nos preços internacionais em todos os tipos de matérias-primas, desde o algodão até as fibras artificiais como viscose e as fibras sintéticas. Tudo isso aconteceu por vários motivos: a partir da pandemia, houve uma parada de produção mundial. Depois houve uma retomada no segundo semestre de 2020, mas que não acompanhou a velocidade da demanda do mercado consumidor. Na Ásia, na Índia e principalmente na China, os órgãos reguladores governamentais têm sido muito exigentes com as fábricas no que diz respeito à produção. Eles aproveitaram a pandemia para aumentar a fiscalização ambiental e de segurança. Eles estão fechando indústrias sem condições mínimas operacionais. A China tem feito um trabalho de limpeza em suas fábricas, e isso levará ainda muitos anos. Isso afetou a oferta geral de matérias-primas e impactou na escassez e no aumento de preços, gerando instabilidade. Além disso, há uma crise de frete internacional – com falta de navios e containers, empresas de logística e transportadoras fecharam durante a pandemia e não retornaram.

Até novos navios entrarem em operação, a situação continuará desafiadora. A previsão é que isso se estenda até 2022. Gradativamente, o mundo vai se regular e teremos uma retomada mais tranquila e estável. Teremos de seis a doze meses desafiadores em relação às matérias-primas internacionais e preços muito elevados. Por outro lado, a alta da inflação está relacionada ao dólar. Os produtos da China ficaram mais caros, resultando em uma redução significativa de importados no Brasil. Isso fez com que houvesse uma busca maior por produtos brasileiros, o que reativou a indústria nacional e estimulou investimentos na produção. Eu vejo uma recuperação para os próximos dois anos, mesmo com altos e baixos do mercado interno devido à situação política no Brasil. O ano de 2022 será desafiador, mas, mesmo assim, o têxtil brasileiro, que foi bastante atingido nos últimos dez anos, começa a vislumbrar, desde 2020, uma recuperação gradual e significativa.

ITT Press: Qual foi o investimento da Pettenati nos últimos anos na fábrica do Brasil e de El Salvador?

Pettenati: No Brasil, nos últimos dois anos (2019-20), que foram muito desafiadores pela conjuntura, investimos R$ 20 milhões. Em El Salvador, antes da pandemia, foi um período de muito investimento. Nos últimos dois anos, foram investidos US$ 15 milhões. A nossa projeção para os próximos dois anos (2021-22) é investir cerca de R$ 40 milhões no Brasil em modernização, aumento de produção e novas tecnologias e equipamentos.

ITT Press: Como estão os negócios em El Salvador? Em quanto esta operação internacional ampliou a fatia de mercado externo da empresa? Quanto exporta por ano? E para quais países?

Pettenati: A fábrica de El Salvador iniciou a produção em 2008 e toda a sua exportação é voltada para os mercados norte-americano e Canadá. Os confeccionistas são indicados pelas marcas ou são empresas que ajudamos a desenvolver, atendemos essa região com a fabricação dos nossos tecidos. Importante destacar que 90% do volume que a Pettenati conquistou na região eram de programas de produção que estavam na Ásia. Não entramos para ser concorrentes das fábricas locais, ao contrário, ajudamos no seu desenvolvimento, fortalecendo fornecedores da região.

A maioria dos confeccionistas na região não compravam localmente, eles só importavam da Ásia. Quando a Pettenati se instalou, fomos buscar empresas nos EUA para conhecerem o potencial do mercado da região, e isso foi em plena crise financeira de 2008/2009. Neste momento, houve uma mudança da estratégia das empresas norte-americanas, que começaram a buscar fornecedores mais próximos, o que favoreceu nosso desenvolvimento e crescimento. Em nossa fábrica em El Salvador, 90% de nossa produção é voltada para tecidos que utilizam em sua composição fios sintéticos, como poliéster, poliamida, elastano e misturas.

O nosso foco no mercado americano é a produção de tecidos de alta performance para os esportes de outdoor e de inverno, para a prática de montanhismo, activewear, fitness, ioga, entre outros, para grandes marcas entre elas Nike, Adidas, Under Armour, The North Face, Patagônia, Columbia, Lululemon e KUHL, Castelli e outros.

ITT Press: A Pettenati possui uma unidade de confecção? 

Pettenati: Sim, atualmente a nossa unidade de confecção no Brasil atua no modelo de full package e private label, ou seja, produzimos peças prontas para marcas esportivas internacionais. Em 2005, estruturamos a nossa planta de confecção, operando com o sistema lean manufacturing para confeccionar peças prontas, apenas para marcas internacionais. As marcas fornecem a criação e as fichas técnicas dos modelos, e a Pettenati realiza todo o processo de desenvolvimento do tecido até a peça pronta – contemplando todas as exigências de compliance com diretrizes e metas globais para garantir o controle e qualidade total. Hoje, no Brasil, atendemos na confecção marcas como Nike, The North Face, Lacoste e Track&Field.

ITT Press: E como se deu essa ação?

Pettenati: A Pettenati iniciou a sua trajetória com a produção de malharia retilínea com sua própria marca e licenciadas e, posteriormente, ampliou para a confecção de roupas em tecidos de malha circular produzidos em nossa própria empresa. Entre 1987 e 1992, realizamos a principal transição na organização e, gradativamente, em um processo que durou cinco anos, desativamos a nossa confecção – ainda com a produção cheia e sendo o maior fabricante de suéteres de malha retilínea da América Latina.

No fim dos anos 1980, no Brasil, existiam grandes fábricas têxteis e que produziam suas próprias marcas. O mercado confeccionista basicamente era abastecido por atacadistas. Naquela época, identificamos um nicho para confecção de marcas de moda que crescia no Brasil, e nos tornamos fornecedores dessas empresas. Iniciamos nesse período a construção da fábrica de tecidos para atender a nossa própria confecção, e comercializávamos o volume excedente. Percebemos esse potencial de crescimento e realinhamos o nosso objetivo estratégico para nos tornarmos uma referência em tecidos de malharia circular e desenvolvimento de produtos.

Em Caxias do Sul e arredores, quando iniciamos a desativação de nossa confecção, existiam cerca de 25 indústrias de confecção, e, em 1992, quando finalizamos o processo, esse número foi ampliado para 200 empresas. Contribuímos com a montagem dessas confecções e o crescimento desse mercado com remanejamento do nosso maquinário e a recolocação dos nossos profissionais capacitados. Utilizamos o nosso conhecimento para criar uma estrutura de apoio técnico para os confeccionistas locais e fortalecer o mercado.

ITT Press: Quais as ações da empresa em relação a processos sustentáveis em sua produção?

Pettenati: O conceito de sustentabilidade é inerente à cultura da empresa, não é modismo. Em 1986, na construção da nossa fábrica em Caxias do Sul, em um vale de mata nativa, projetamos toda a nossa planta voltada para as questões ambientais, conceito inédito na época. Naquele momento não existiam padrões ambientais estabelecidos, apesar da Fundação de Proteção do Meio Ambiente (FEPAM), no Rio Grande do Sul, ser considerada o órgão ambiental mais rígido do Brasil. 

Na fase de planejamento, pesquisamos os padrões mais exigentes europeus e americanos, visando à preparação da empresa para atender qualquer mercado do mundo. Instalamos a estação de tratamento de efluentes das águas; na época, com o pensamento de agir de modo circular, transformando o improdutivo em produtivo, o que atualmente, está em conformidade com o conceito atual de gestão de resíduos – além da seleção de produtos químicos, sem toxicidade, dentre outras medidas. Hoje, o conceito ambiental tem vários pilares, dentre eles, o de que, antes de pensarmos no tratamento de efluente, temos que pensar em reduzir a utilização de recursos do planeta. Por isso, na Pettenati, temos a preocupação inicial da seleção do maquinário e da tecnologia. Na fabricação, investimos em equipamentos de última geração, com maior produtividade e versatilidade, e com menor consumo de água e energia elétrica, um dos elementos da sustentabilidade.

Todo o processo produtivo da empresa utiliza energia elétrica proveniente de fonte limpa e renovável, com objetivo de obter uma matriz energética ambientalmente sustentável. Na unidade fabril de El Salvador, a empresa investiu na geração de energia solar, com instalação de 12 mil m² de painéis solares fotovoltaicos, uma fonte limpa, renovável e inesgotável. Na área de tinturaria e acabamento, todas as etapas minimizam os impactos ambientais, utilizando os recursos de forma eficiente, reaproveitando por exemplo toda a energia térmica do vapor gerado pelas caldeiras. O outro pilar importante da sustentabilidade é a escolha dos fornecedores e a origem das matérias-primas e produtos químicos biodegradáveis e certificados, para oferecer produtos de legitima qualidade, produzidos de forma ética e responsável. É fácil informar que utiliza um fio reciclado de poliéster, mas qual é a sua origem? Com quais corantes e produtos foi realizado o tingimento? Qual é a sustentabilidade da fábrica que o produziu? Então, não adianta utilizar um fio reciclado, sem procedência de origem e produção. O ponto crucial é o monitoramento global de todos os fatores externos e internos envolvidos na fabricação do tecido.

ITT Press: Então a Pettenati se certifica de que seus fornecedores, tanto nacionais quanto internacionais, estão em conformidade com os padrões de sustentabilidade exigidos atualmente?

Pettenati: A sustentabilidade gera a necessidade de investimentos, organização e planejamento da empresa, além de processos de compliance rigorosos. Na Pettenati, todos os fornecedores são certificados, do fornecedor de fios aos insumos químicos. Hoje participamos do Programa ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals - Descarte Zero de Produtos Químicos Perigosos), um compromisso internacional com objetivo de eliminar o descarte de produtos químicos perigosos, com a implementação das melhores práticas para substituição por alternativas ecológicas na indústria têxtil. As grandes marcas estão caminhando, cada vez mais, para a exigência de certificados ambientais internacionais. Priorizando a redução de recursos para evitar esgotar o planeta. Primeiramente, precisamos selecionar melhor os produtos que entram em nossas fábricas. A Pettenati utiliza hoje somente produtos químicos, totalmente isentos de qualquer toxicidade tanto para o ser humano quanto ao meio ambiente, considerando a segurança dos nossos colaboradores.

Com relação às fibras, no algodão, todos os nossos fornecedores são certificados BCI (Better Cotton Initiative). Quando iniciamos no programa, a Norfil era a única fiação no país com esse certificado, mas, depois, todas as outras aderiram. Isso é importante para o setor. Atualmente, 100% dos fios de algodão utilizados na Pettenati têm certificação BCI, ou seja, estão adequados às melhores práticas de cultivo, como algodão irrigado com água da chuva (Rainfed) e eliminação de defensivos tóxicos. Além disso, priorizam questões sociais, como relações justas de trabalho no campo. A Pettenati foi a primeira fábrica no Brasil a solicitar esse certificado das fiações para atender à cadeia de rastreabilidade dos nossos clientes, Adidas e Nike, e, em seguida, nos certificamos com o selo para atender todo o mercado. No caso da viscose, a origem da celulose é de madeira reflorestada, e a produção sustentável é certificada, sem descarte de resíduos na natureza provenientes do processo produtivo. 

Nas matérias-primas sintéticas, utilizamos fios reciclados e temos gradativamente ampliado a participação desses tipos de fio em nossa produção, pois a escala de fabricação no mundo é insuficiente para abastecer todo o mercado. Nos últimos dois anos, a procura por fios reciclados disparou. Em nossa fábrica de El Salvador, há dez anos incorporamos os fios reciclados e, hoje, 75% do volume de poliéster de nossa produção é reciclado. No Brasil, não existe uma fábrica com essa capacidade, a matéria-prima de fio reciclado é importada dos EUA ou da Ásia. O setor têxtil, como um todo, está se modernizando e se tornando mais profissional, mas ainda tem muitos passos para dar. É muito importante nos preocuparmos com toda a cadeia de produção e química que fornece os insumos. Hoje, a Pettenati é uma fábrica que está em absoluta conformidade com as melhores práticas ambientais do mundo. Tanto que é uma das três fábricas estratégicas da Nike mundial.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Matéria publicada originalmente na revista ITT Press edição 123

Data de publicação: 18/11/2021

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Diklatex e Latina participam da Colombiatex 2022 com soluções têxteis sustentáveis
Até hoje (27) as maiores empresas têxteis brasileiras e de outros países se reúnem na Edição 2022 da Colombiatex, principal feira do setor na América Latina. Marcando presença na comitiva brasileira, a catarinense Diklatex apresentará soluções têxteis inovadoras voltadas para o bem-estar com menor impacto ao meio ambiente e conectadas com a economia circular.  2022-01-27 - Tags: diklatex textil inteligente athleisure dope dyeing colombiatex 2022

Capricórnio Têxtil marca presença na Colombiatex las Américas 2022
Em parceria com a empresa de representação e exportação América do Sul, que tem à frente Carlos Jesus Associados, a Capricórnio Têxtil participa pela primeira vez da Colombiatex las Américas 2022, que começa amanhã (25) e finaliza em 27 de janeiro, em Medellín. O Brasil será o país estrangeiro com maior presença na feira colombiana de moda.  2022-01-26 - Tags: capricornio textil colombiatex 2022 colombia medellin denim jeanswear

Canatiba recebe o mercado internacional ‘em casa’ na Colombiatex 2022
A Canatiba abre as portas da sua ‘casa’ para os clientes internacionais da empresa na Colombiatex 2022. Nesse que é o mais importante evento têxtil da América Latina, a tecelagem espera continuar na rota sustentável de crescimento no mercado internacional. Mantendo os protocolos sanitários, a empresa construiu seu stand com a estrutura de uma casa, das mais hospitaleiras, com paredes em madeira, onde receberá os visitantes com a expectativa que é a marca deste 2022: o fortalecimento e a humanização das relações em toda a cadeia produtiva.  2022-01-26 - Tags: canatiba colombiatex 2022 tecelagem feira colombia denim special fabrics workwear

Sitip apresenta tecidos fashion-tech para alfaiataria e athleisure
Durante a 34ª edição do Milano Unica, na Itália, a Sitip S.p.A, empresa italiana especializada em tecidos tecnológicos e malharia, apresentou a coleção Cosmopolitan para confecção de ternos masculinos com excelente design, ajuste bi-stretch, proteção UV 50+ e respirabilidade. Para as mulheres, a tendência athleisure é confirmada em leggings respiráveis para uma liberdade absoluta de movimentos.  2022-01-24 - Tags: sitip milano unica cosmopolitan fashion tecidos tecnologicos malharia

Vicunha confirma presença na Colombiatex e faz balanço de seu desempenho na América Latina
A Vicunha pelo 33º ano consecutivo, confirma presença na principal feira de negócios da América Latina voltada para o segmento têxtil, a Colombiatex de Las Americas, que acontece entre os dias 25 e 27 de janeiro, em Medellín. Para a ocasião, a Vicunha apresenta seus últimos lançamentos em jeans, com artigos em denim e denim colour. Entre as novidades estarão a linha Hemp, com tecidos tecnológicos à base de Cânhamo, uma das fibras naturais mais sustentáveis do mundo.  2022-01-21 - Tags: vicunha jeanswear denim colombiatex 2022 evento america latina

Aprenda a tirar manchas e deixar os uniformes como novos para a volta às aulas
A volta às aulas faz com que pais, e até mesmo as crianças, comecem a organizar materiais escolares, livros e o uniforme para o novo ano letivo. Neste caso, manter o uniforme limpo e em bom estado é uma das tarefas de grande parte das famílias, principalmente aquelas que contam com mais de um filho. Um dos maiores desafios é tirar as mais diversas manchas causadas pelas crianças, seja ao comer, ao brincar ou até mesmo durante os estudos, já que o aprendizado vem por meio de diversas novas experiências.  2022-01-20 - Tags: uniformes manchas 5asec limpeza manutencao clareamento

Santista Jeanswear participa da Colombiatex 2022
De 25 a 27 de janeiro, a Santista Jeanswear participará da Colombiatex, a maior feira de negócios da moda da América Latina, que acontecerá em Medelín, na Colômbia. Durante a feira, a marca apresentará os destaques de sua coleção Verão 2023 – que apresentou novidades com tecidos Super Premium, que incluem mistura com modal, excelente toque, conforto e com tingimento Lazuli, proporcionando o azul mais intenso do marcado, além de novidades em artigos Super Stretch e 100% algodão. Essas e outras novidades poderão ser vistas no stand da marca localizado no pavilhão Branco, no Centro de Convenciones Plaza Mayor.  2022-01-18 - Tags: santista jeanswear colombiatex medellin colombia janeiro 2022

Cedro inicia 2022 com alta nas exportações e presença no maior evento têxtil da América Latina
A Cedro Têxtil abre o ano de 2022 com otimismo e em clima de celebração. A fabricante de denins e sarjas chega aos seus 150 anos de atuação ininterrupta como um dos principais players do segmento e, além de concorrer no mercado interno com produtos premium, com alto valor agregado, vem ampliando sua margem de exportações. No comparativo entre 2021 e 2020, a alta nas vendas para a exterior foi de 235%, crescendo principalmente na América Latina.  2022-01-17 - Tags: cedro textil america latina exportacao colombiatex colombia evento

Santista Jeanswear aponta tendência em modelos com formas e recortes inusitados
A Santista Jeanswear, marca referência em denim na América Latina, está sempre antecipando tendências e uma de suas apostas vêm ganhando destaque nas passarelas: as formas e recortes, que são capazes de renovar o jeans. “Cortes e silhuetas estruturadas ou conceituais dão ao vestuário um frescor unindo franzido e pregas em barras, laterais e mangas de forma a construir peças com aspecto renovado”, explica Sueli Pereira, Gerente de Comunicação e Moda da Santista Jeanswear.  2022-01-14 - Tags: santista jeanswear america latina denim tendencias recortes sueli

Círculo S/A lança campanha 'Recomeçar!' para celebrar 2022
Para começar 2022 com uma mensagem positiva e de esperança, a Círculo S/A, maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina, produziu uma nova campanha publicitária. A ideia é marcar o momento que se inicia como um recomeço. Quatro modelos vestindo peças artesanais em crochê, tricô e macramê estrelam a campanha “Recomeçar!”.  2022-01-10 - Tags: circulo fios trabalhos manuais recomecar 2022 osni janeiro

BR Sport revela o homem multifacetado e explora o streetcare
A nova explosão do street style acompanha mudanças profundas no estilo de vida masculino — seja no trabalho ou na forma de socializar com as pessoas/ambientes. O mesmo para o vestir, pois os homens prezam agora pela concordância entre moda e função, ou seja, todas as peças (incluindo os calçados), são vistas como partes importantíssimas da interação cotidiana. Atributos de conforto e de inovação se fazem necessários, principalmente porque eles estão mais confiantes em mostrar como enxergam e se conectam com as tendências.  2021-12-16 - Tags: br sport masculina versatilidade street style pecas tendencias

Haco apresenta case de RFID com etiquetas reutilizáveis no Grupo Cristina
A Haco RFID realizou, em parceria com o Grupo Cristina, o primeiro case de etiquetas RFID reutilizáveis para o varejo inteligente. A empresa entregou o projeto na loja Up Kids, do Grupo, com um inventário de mais de 20 mil itens e agora, pretende ampliar o projeto para outras lojas. Além de replicável, acessível e totalmente mapeável, o projeto tem como objetivo piloto, a entrada de mercadorias, todo o inventário da loja, checkout e sistema anti-furto.  2021-12-14 - Tags: haco rfid haco rfid grupo cristina etiquetas reutilizavel varejo up kids tecnologia

Índice de Transparência da Moda Brasil 2021 apresenta resultados melhores que em 2020
O Fashion Revolution Brasil acaba de lançar a quarta edição do Índice de Transparência da Moda Brasil (ITMB), relatório anual que mede a transparência das empresas de moda brasileiras com relação a temas como sustentabilidade e equidade salarial entre gêneros e raças. Apesar dos números estarem longe do ideal, podemos afirmar que são, em sua maioria, melhores que dos anos anteriores.  2021-12-14 - Tags: fashion revolution brasil indice transparencia brasil itmb sustentabilidade equidade genero raca

Malwee e Lycra® lançam coleção-cápsula com peças de moda sustentável
A Malwee se uniu à Lycra® para lançar uma coleção-cápsula com oito produtos fabricados a partir do conceito de moda sustentável. As peças possuem o fio Lycra® EcoMade, produzido com 20% de material reciclado pré-consumo e com certificação GRS (Global Recycled Standard). As duas marcas convidaram as atrizes Isabella Santoni e Samara Felippo e as influenciadoras Jade Seba e Marieli Mallmann para conhecerem o Lab Malwee Jeans - a lavanderia 5.0 da fábrica, em Jaraguá do Sul (SC). Elas participaram do lançamento da coleção customizando, cada uma, sua própria calça jeans.  2021-12-10 - Tags: malwee lycra capsula moda sustantavel ecomade influencers covolan santaconstancia

Alexandre Herchcovitch é o Homem do Ano de 2021
Alexandre Herchcovitch, consagrado estilista brasileiro, à frente das marcas À La Garçonne e ÀLG, foi eleito Homem do Ano na categoria Moda pela GQ Brasil. A premiação da 11ª Edição do Men of The Year ocorreu no dia 03 de dezembro, no icônico hotel Copacabana Palace, consagrando 12 homens que foram protagonistas em suas categorias durante o ano: Moda, Música, Esporte, TV, Literatura, Responsabilidade Social, Empreendedorismo, Liderança, ESG, Ciência, Influência Digital, Ícone GQ.  2021-12-10 - Tags: alexandre herchcovitch a la garconne gq brasil homem do ano men of the year

Instituto Urdume e Made by You se unem para lançar série especial sobre fibras
Este é o primeiro projeto audiovisual produzido pelo Instituto Urdume em colaboração com a Made by You, marca de kits handmade e que comercializa produtos com os fios que serão temas da série “FIBRA.S”. A primeira temporada é composta por quatro vídeos: fibras de cânhamo, linho, viscose de cana-de-açúcar e algodão orgânico da Paraíba. Os vídeos ficarão disponíveis no IGTV e Youtube da Urdume e da Made by You, e serão o ponto de partida para outros conteúdos divulgados semanalmente, como reportagens, entrevistas e pílulas audiovisuais.  2021-12-09 - Tags: instituto urdume made by you handmade fibras serie youtube igtv

Haco realiza 1ª edição do evento Connect Denim
Aconteceu no último dia 25/11 a 1ª edição do Connect Denim da Haco, um evento exclusivo para clientes do mercado denim. O evento aconteceu na Vila Itoupava e marcou a reinauguração da Casa Haco, uma construção de 1916, tombada pelo IPHAN, foi restaurada pela empresa e oficialmente será um espaço de eventos da Haco.  2021-12-09 - Tags: connect denim haco casa haco denim book packs etiquetas jeans denim

Nilit® anuncia apoio à organização 'The Ocean Foundation'
A Nilit se uniu à “Blue Resilience Initiative” (Iniciativa da Resiliência Azul, em tradução livre) da The Ocean Foundation para restabelecer e proteger a vegetação oceânica e outros habitats costeiros. Essas plantas marinhas, que estão sendo danificadas a uma taxa de dois campos de futebol por hora, são ecossistemas vitais para controlar o CO2 da atmosfera, reduzir o aquecimento global e a acidez dos oceanos.  2021-12-07 - Tags: nilit sensil sustentabilidade blue resilience initiative the ocean foundation oceanos

Mostra apresenta o tradicional bordado de Caicó
A partir do dia 7 de dezembro, os famosos bordados de Caicó, município distante 283 quilômetros de Natal, estarão em exposição no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. Com curadoria do renomado designer Renato Imbroisi, a exposição revela a diversidade e a tradição do Bordado de Caicó, conhecido no Brasil e no mundo por sua beleza, regionalidade, excelente qualidade e acabamento impecável.  2021-12-06 - Tags: bordados caico natal sebrae artesanato brasileiro regionalidade caatinga cultura

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: Reserva reforça a importância da moda inclusiva
Instituído pela Organização das Nações Unidas em 1992, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência estimula anualmente, no dia 3 de dezembro, uma reflexão sobre os direitos das pessoas com deficiência, a fim de conscientizar a população sobre assuntos de deficiência e inclusão. Atualmente, o Brasil tem mais de 17 milhões de pessoas com deficiência, segundo o IBGE.  2021-12-03 - Tags: reserva inclusao moda inclusiva nacoes unidas deficiencia populacao adaptavel roupas