Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

15ª edição do Minas Trend apresenta coleções Outono/Inverno 2015

Criado para fomentar as vendas da indústria de moda mineira, com o objetivo de mostrar em primeira mão as tendências da moda, o Minas Trend apresenta, a partir de hoje (07/10), em Belo Horizonte, a temporada outono/inverno 2015. Realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o evento já está na 15ª edição e tem encerramento no dia 10 de outubro.  

O line-up dos dias de desfiles, que acontecem nesta terça (07/10) e quarta-feira (08/10), adianta o que vêm de novidades em modelagem, tecidos e cartela de cores para o próximo ano. Além das grifes que se apresentam na passarela, o Minas Trend realiza o Salão de Negócios que reúne apostas das marcas de vestuário e acessórios para o inverno/2015.  

Desfiles 

1º dia – Terça-feira (07/10) 

15h – Patricia Motta 

A estilista, que retorna ao line-up do evento, comemora 20 anos de marca. Para a base das estampas desta estação, Patricia tomou como referência o camuflado que enxergou no rio Amazonas, que a fez lembrar do exército e de sua unidade para vencer as guerras. Os matelassados, também presentes, remetem a antigas grades que muitas vezes nos prendem. A águia foi escolhida como símbolo da coleção por sua força, coragem e capacidade de recomeçar. Os vazados handmade e lasers foram inspirados nas colméias. Os cordões cobertos em couro  se tornaram a linha do alinhavo. Na cartela de cores, a coleção apresenta um mix de mel, leite, vinho, café e um rosa muito especial, que entra como ponto de luz. Nos tecidos, o encontro do linho, do algodão, das rendas, peles, e do couro, prova que a união de itens completamente diferentes pode construir uma unidade. Os shapes são femininos e fortes, um mix dos anos 1940 e 1950, com pitadas atuais.  

17h – Rogério Lima & B. Bouclé/Jardin/Raquel Mattar 

Rogério Lima
A cidade e seus segredos, seus habitantes invisíveis (nome da coleção), histórias, cores e texturas na paisagem da vida metropolitana de Belo Horizonte. A rotina de homens e mulheres que moram nas ruas das grandes cidades e sobrevivem à indiferença de todos que cruzam seus caminhos chamou a atenção de Rogério Lima durante seus passeios de fim de semana. Ele encontrou nas criações improvisadas das ruas e nos materiais com texturas já conhecidos, mas não reconhecidos,  a inspiração para o seu Inverno 2015. Cobertores, latinhas, sacos de embalagem, carrinhos com papelão, tudo tem a ver com as vivências do estilista, pesquisador e traquitaneiro  com as matérias-primas descartadas. Assim, tomado pela versatilidade e com a pitada da necessidade, Rogério aproximou-se novamente de materiais que convencionalmente são tratados como lixo, explorando o cenário urbano e retirando dele as referências para sua coleção. Texturas: couros lisos, croco e monograma RL, ráfia de pet preta e branca. Cores: amêndoa, chocolate, preto e branco. Das cores das ruas: os metalizados verde (da lata de guaraná), azul (da Pepsi), vermelho (da Coca Cola) e bronze (das garrafas de cerveja). 

B. Bouclé

Convidada a desfilar com Rogério Lima pela segunda vez consecutiva, Barbara Maciel não teve dúvidas sobre que caminho seguir para mostrar o seu inverno 2015. Se o designer resolveu jogar luz sobre os “Habitantes Invisíveis” da cidade, a estilista pensou na melhor maneira de vesti-los, de dar a oportunidade de serem vistos. Assim criou peças que funcionam como casulos para protegê-los e adorná-los. Saias longas, casacos, capas e vestidos assimétricos servem de base para montar looks em camadas que vão dominar a passarela. A cartela de cores é pequena e elegante, tem preto, cinza, toques de branco e o verde das garrafas pet, que serviu de inspiração para ambas as marcas. Outra grande sacada é o uso de tecidos nobres em parceria com a Terra Têxtil, como o tule com devore e o skin fish, que lembra a textura de um peixe. Eles se contrapõem ao moletom e às aplicações de objetos do cotidiano, como botões, reforçando o clima “cheap and chic” que permeia as coleções da B.Bouclé.

Jardin

A inspiração do inverno 2015 da Jardin veio dos grandes centros urbanos ao redor do mundo. Do grego metropolis (composto de μήτηρ, mētēr = mãe, ventre e πόλις, pólis = cidade), a palavra metrópole designa hoje grandes centros urbanos – cidades e conurbações – que se destacam pela centralidade de suas atividades econômicas, políticas e culturais. A cultura urbana, comum a esses centros, e os seus elementos visuais e estéticos são explorados na coleção de inverno 2015 da Jardin. As formas e recortes da coleção METROPOLIS foram inspirados numa paisagem de concreto, asfalto e arranha-céus, e também na estrutura urbanística (em seus traços e mosaicos) de grandes cidades. As teias luminosas vistas em fotografias aéreas noturnas, formadas por redes de luzes e conexões, também inspiraram a nossa coleção. Essa dinâmica orgânica, constrita nas regras geométricas do plano urbanístico, expressa o movimento e a vida nas/das cidades. A cartela de cores e a estamparia vieram dos luminosos, das luzes do trânsito e das janelas dos edifícios que, pela noite, também formam verdadeiros mosaicos iluminados. A partir dessas referências, desenvolvemos uma coleção casual chique, com uma pegada de streetwear, que transpira novidades e reflete a cultura urbana de hoje. 

Raquel Mattar

O impacto causado pelas estampas Blend e Blossom foi o ponto de partida para a coleção RM – Raquel Mattar  outono/inverno 2015, que marca a primeira participação da estilista nos desfiles do Minas Trend.Blossom revela peças delicadas, femininas e clássicas, com um mix de estampas florais. Em contrapartida, a estampaBlend ostenta elementos invernosos, barrocos, com um toque rock, moderno e mais ousado. As criações da estilista são sempre marcadas pelo perfeccionismo, do desenvolvimento ao acabamento, primando pela alta qualidade. Há sempre o cuidado em manter a identidade da marca com estampas exclusivas, bordados, rendas e sedas. Para a coleção Impactos Preciosos, RM traz bordados sobre couro, bordados com linha extremamente delicados, bem como uma mistura de tecidos que confere um efeito 3D  à estampa Blossom. Os tecidos utilizados são seda pura, couro, renda, tweed, malha, neoprene e alfaiataria. A cartela de cores da família “Blend” vem com off white, preto, vinho, verde espectro e marrom. Já a família “Blossom” surge em tons off white, preto, nude e pink. 

19h – Faven/Fabiana Milazzo 

Faven 

A vontade de resgatar lembranças e sentimentos perdidos em meio à correria do mundo contemporâneo fez com que a FAVEN, neste Inverno 2015, procurasse em cada pequena parte de sua história: afeto, carinho e aconchego. A busca pela essência das coisas é traduzida em tramas de tricot, técnicas antigas e trabalhos manuais em fios tecnológicos, em contraposição a técnicas atuais com fios tradicionais.

Fabiana Milazzo

Joias para vestir. Foi com essa ideia que a estilista mineira Fabiana Milazzo desenvolveu seu Inverno 2015. “As pessoas sempre nos falam que as peças são uma joia, tamanho o cuidado e riqueza de detalhes que apresentamos nas nossas criações”, conta. A riqueza do mundo da joalheria aparece na coleção em forma de tecidos nobres, como seda lisa e estampada, aplicações de cristais, bordados com Swarovski e elementos que conferem texturas, como lãs e rolitês. Suede com aspectos de camurça e nobuck também são usados em peças ultra macias, prazerosas ao toque. Clássicos da marca, os vestidos aparecem em modelagem mais ajustada, com bordados que contornam a silhueta, valorizando o corpo feminino. As saias de comprimento midi são retas ou muito amplas em cortes godê. Calças cargo e jaquetas trazem influência militar. T-shirts, moletons, macacões e blusas de tule bordados com punhos de tricô conferem ar esportivo ao casual chic da grife. Para a cartela de cores, nada melhor do que representar as cores das principais pedras preciosas que inspiraram a estação: diamante, esmeralda, rubi e safira. Os detalhes, a riqueza dos bordados e o design sofisticado do Inverno 2015 de Fabiana Milazzo têm tudo para trazer à coleção todo o universo de uma verdadeira joalheria. 

21h – Vivaz 

2º dia – Quarta-feira (08/10)

17h – Alessa/Plural
­Na coleção de Inverno 2015 “Preciosidade”, Alessa constrói moda como uma sofisticada lapidação. A estilista desfila na passarela do Minas Trend Preview com uma jóia de vestir, um exuberante e decorativo “Wearable Art”.Mais uma estação que celebra o tempo como uma preciosidade: “Love & Diamonds Last Forever” estampa a estilista.DESIGN A estamparia da coleção se inspira no repertório clássico da joalheria rebuscada com exóticas jóias em forma de coqueiros, barquinhos de papel, crucifixos do Santo Antônio, leopardos, amuletos, moedas antigas e preciosas. Colares de brilhantes esculturais formam um “tromp l’oeil” em camisetas de cetim de seda. OBRA-PRIMA Os tecidos são: cetim de seda pura, crepe plissado, neoprene, paetê bicolor, tule rebordado. BRILHO Na cartela de cores, preto & branco com ouro metálico. ESCULTURAL A modelagem da coleção flui na alfaiataria de neoprene e “moulages” com amarrações e transpasses. BIJOUX-FANTAISIE Aviamentos de franjas de seda, bordado artesanal de plumas e correntes ornamentam a coleção. EXUBERÂNCIA Bordados que fazem uma estamparia tridimensional com pedraria, cristais e pérolas que rebuscam as imagens. FORTUNA A evolução de “looks” do desfile revela uma descoberta: iniciando na natureza e sua abundante flora, seguindo de forma lúdica pela navegação, conquistando com a religião, seduzindo com uma glamurosa fauna e finalmente celebrando a luxúria na riqueza das jóias de moedas. Uma linha do tempo que remete ao espírito da colonização. LAPIDAÇÃO Alessa traz na coleção de inverno um tropicalismo nostálgico, que sonha com a chegada do verão, na trilha de “Summertime” e “Cry Baby”, pela brilhante Janis Joplin.

Plural
“The mountains are calling and I must go”. A frase do ambientalista escocês/norte-americano John Muir é o ponto de partida da coleção de Inverno 2015 da Plural. A paixão de Muir pela exploração e preservação do patrimônio natural inspirou o desenvolvimento da coleção que busca representar a atualidade e modernidade dos pensamentos deste homem do século XIX, considerado um “cidadão do universo”. Suas diversas viagens e grande paixão pelas montanhas são representadas na escolha de três regiões onde estão situados os maiores picos nevados do mundo: Asia (Himalaia), América do Norte (Rochosas) e América do Sul (Andes). 

19h – Lucas Magalhães/Herchcovitch 

Lucas Magalhães

Impulsionado pelas características da cultura nordestina, Lucas Magalhães faz uma imersão em sua diversidade e trabalha as tradicionais estampas da marca inspirado nas peculiaridades e nos grandes nomes dessa região do país. Luis Gonzaga, Lampião e Maria Bonita, mandacaru, cordéis e a obra de Ariano Suassuna se tornam os guias na criação da coleção de Inverno 2015. Do pioneiro na técnica, Mestre Noza, ao contemporâneo Samico, a marca estuda e usa a xilogravura como identidade da coleção e se utiliza dessa arte como orientadora para a criação das peças de inverno. Mesclando influências ibéricas com as tradições nordestinas, o estilista Lucas Magalhães faz trajes a partir da releitura da malha prene e utiliza cores vibrantes para remeter nas ilustrações a riqueza dos costumes e do povo do nordeste. Assim como a música do Quinteto Armorial, arquitetado em 1970, a intenção dessa coleção é criar peças originais e profundamente nordestinas, que trazem as heranças culturais dos brancos, negros, e índios, assim como a representação dessa mistura de maneira popular e ao mesmo tempo, erudita.

Alexandre Herchcovitch 
Pela primeira vez, a marca integra o line up do Minas Trend, sob o comando do estilista Alexandre Herchcovitch. O estilista levará à passarela a coleção Prét a Porter feminina de inverno 2015, que também será comercializada no salão de negócios do evento.

21h – Mabel Magalhães

A mulher desta temporada é forte e independente e seu estilo ousa na mistura de diversos materiais e texturas: estampas em duchese, tecidos delicados, como rendas e tules com bordados em linhas coloridas, lãs, tweeds, passamanarias, couro e moletom. As combinações são diferenciadas também no shape: entre saias volumosas com pregas e evasês ultra femininos e camisas mais soltas ou calças de alfaiataria confortável e casacos rebordados. As proporções amplas das modelagens, sobretudo dos casacos, surgem estruturadas em formas arquitetônicas, interagindo com os ambientes urbanos por onde circulamos. Ao mesmo tempo em que os cortes trazem este caráter rígido, também são aconchegantes, adequando-se à movimentação das grandes cidades. O comprimento de saias midi e pescador para calças torna-se ponto forte na coleção. As cores de destaque são azul, violeta, verde água, preto e pink, presentes em um trabalho exclusivo de bordado em linha sobre tafetá importado.

Serviço 

Minas Trend – Outono/Inverno 2015

De 7 a 10 de outubro

Local: Minas Trend, ExpoMinas – Belo Horizonte (MG)

Informações: www.minastrend.com.br

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Maria Júlia Lledó
Fotos: Divulgação
Fonte: Na Mídia Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 07/10/2014

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Lacoste inaugura loja no Shopping RioMar em Recife
No início do ano, a Lacoste, marca francesa de estilo de vida conhecida por seu logo de crocodilo, suas camisas polo emblemáticas e casualwear premium inspirado no estilo esportivo, apresentou um novo conceito em suas lojas, o LE CLUB.  2019-09-16 - Tags: lacoste le club riomar shopping loja inauguraçao conceito

EcoSimple participa da feira Première Vision em Paris
A Première Vision Paris é uma das plataformas de negócios mais importantes do mundo. A tradicional feira reúne representantes, compradores e empresários do globo todo, criando um ambiente repleto de oportunidades, inclusive para as companhias brasileiras.  2019-09-16 - Tags: ecosimples premiere vision paris pet claudio rocha marisa ferragutt aparas texteis

Clube de Costura vence o Prêmio Abrasce 2019 na categoria campanhas institucionais
O Mega Moda Shopping, com o Clube de Costura, projeto institucional com foco em profissionalizar e desenvolver a moda, foi o grande vencedor do Prêmio Abrasce 2019, na categoria Campanhas Institucionais – Shoppings com ABL menor que 30 mil. O Prêmio foi entregue ontem, dia 09 de setembro, em evento realizado no Tom Brasil, em São Paulo.  2019-09-13 - Tags: mega moda shopping clube de costura projeto institucional abrasce campanhas institucionais abl

Vicunha destaca algodão brasileiro na última Munich Fabric Start
A Vicunha, líder na produção de índigos e brins, reafirmou sua presença na Munich Fabric Start, principal evento do setor de denim e sarjas em uma das maiores feiras têxteis do mundo. O evento, sediado em Munique, na Alemanha, aconteceu entre os dias 3 e 5 de setembro e contou com mais de 20 mil visitantes, além da participação de empresas de mais de 40 países.  2019-09-12 - Tags: vicunha munich fabric start denim alemanha textil

Pernambucanas participa da Semana do Brasil
Marca varejista nacional pioneira em inovações, a Pernambucanas participará da Semana do Brasil, idealizada pelo Governo Federal, com o principal objetivo de fortalecer o varejo e a economia brasileira. A Semana do Brasil, que ocorrerá entre os dias 6 e 15 de setembro, funcionará como uma espécie de Black Friday.  2019-09-11 - Tags: semana do brasil pernambucanas black friday sergio borriello

Alexandre Herchcovitch lança novas coleções com todo o maquinário Sansei
O estilista Alexandre Herchcovitch lançará novas coleções das marcas À La Garçonne e ÀLG a partir de 7 de setembro (sábado) em São Paulo. As roupas, desenhadas por um dos maiores nomes da moda brasileira e mundial, foram desenvolvidas utilizando máquinas de costura industriais Sansei® e Japsew®, distribuídas exclusivamente pela Andrade Máquinas, referência no país.  2019-09-09 - Tags: alexandre herchcovitch japsew andrade maquinas sansei conceiçao ruiz

Vicunha e Marisa se unem em parceria sustentável
Neste mês, a Vicunha, líder mundial na produção de índigos e brins, e a marca feminina Marisa lançam ao mercado uma coleção composta por denim de fabricação sustentável da gigante têxtil. O lançamento reforça o posicionamento das empresas como Guardiãs da Água, após se unirem à plataforma A Moda pela Água no primeiro semestre do ano.  2019-09-06 - Tags: ecoera vicunha moda pela agua pegada hidrica textil eco cycle marisa

Marca Lycra® patrocina a primeira edição do Novo Brás
A marca Lycra® é a patrocinadora oficial do evento Novo Brás, projeto que vai movimentar a capital paulista e o mercado fashion, entre os dias 10 e 12 de setembro. O evento lançará as coleções Primavera/Verão 2020 de 45 fabricantes dos principais pólos atacadistas da região, que apresentarão suas novidades com desfiles para os lojistas.  2019-09-04 - Tags: lycra novo brás primavera verao 2020 canatiba cedro santanense vicunha lycra company roby spatti augusto rezende

Especialista explica as diferenças entre agulhas para costura doméstica
A agulha é uma das partes mais importantes para que se tenha uma costura perfeita. Considerando que cada modelo tem a sua aplicação, existem cuidados que contribuem para o sucesso do trabalho final, como utilizar a agulha apropriada para cada tipo de tecido, evitando quebra de linha e resultando assim em pontos perfeitos.  2019-09-03 - Tags: agulha costura modelo cuidado sucesso tecido linha pontos marcelo santos

Sesc Avenida Paulista promove evento com Ronaldo Fraga e Meninas da Barra
No dia 11 de setembro, quarta, o estilista Ronaldo Fraga e o grupo de bordadeiras "Meninas da Barra" se encontram no Sesc Avenida Paulista para o bate-papo "Fazendo Moda e (Re) Criando Direitos". O encontro, que conta também com a presença do designer-artesão Gustavo Silvestre e a doutora em história Maria Claudia Bonadio.  2019-09-03 - Tags: ronaldo fraga meninas da barra sesc avenida paulista maria claudia bonadio gustavo silvestre

Empresa traz software Simple Color para o Brasil
A EcoSimple traz com exclusividade ao Brasil o software espanhol que permite aos seus clientes diversas simulações de tecidos. A marca que produz tecidos eco friendly, através do uso de matéria prima reciclada, inova e oferece ao mercado um software que possibilita a simulação de diversas cores em tecidos.  2019-09-02 - Tags: ecosimple brasil software tecidos cores eco friendly simple color

Nível de emprego e PIB estão aquém da meta para aumento do patamar de renda
O crescimento do PIB, de 0,4% no segundo trimestre, em relação ao imediatamente anterior, foi uma boa notícia, em especial porque superou as expectativas, salienta Pimentel. "No entanto, o resultado reflete uma conjuntura muita anêmica de crescimento, apesar de fatores positivos que vêm ocorrendo, como a reforma previdenciária, o trabalho em favor da tributária, a MP da Liberdade Econômica e desburocratização".  2019-08-30 - Tags: fernando pimentel abit ponto de vista

O caminho para a produtividade tecnológica da Indústria 4.0
Você já deve saber que o conceito de Indústria 4.0 envolve novas tecnologias e modelo de negócios. O termo não se refere apenas a uma tecnologia específica, mas há uma base que reflete em várias mudanças que acontecem na indústria e tudo isso é capaz de fazer uma grande diferença na operação das empresas.  2019-08-30 - Tags: ponto de vista angela gheller telles totvs

Ressignificação do uniforme
Os modernos conceitos de marketing a respeito da importância de agregar valor à marca apresentam estratégias eficientes que, também, impõem múltiplos desafios. Um dos principais refere-se ao posicionamento da marca no mercado.  2019-08-30 - Tags: uniformes ponto de vista kamille cunha styl uniformes

Nova solução reduz tempo na remoção de etiquetas no varejo
Furtos e roubos estão entre as principais causas de perdas no varejo brasileiro e as lojas de departamento e redes de moda são as que apresentam o maior índice dessas ocorrências. Para facilitar o trabalho dos colaboradores e proteger mercadorias de furtos e estragos, a Sensormatic Global Shrink Index acaba de lançar no Brasil as etiquetas InFuzion.  2019-08-30 - Tags: infuzion sensormatic global shrink index brasil etiquetas

Marisa cria iniciativa para combater violência doméstica
A Marisa, uma das maiores redes de moda feminina e lingerie do Brasil, criou ações internas para enfrentar a violência doméstica, tendo como principal iniciativa a criação do Canal de Acolhimento. Idealizado pelo Comitê de Combate à Violência Contra a Mulher da Marisa, o Canal tem por objetivo oferecer apoio, orientação e auxílio no encaminhamento aos órgãos de apoio às colaboradoras que se encontrem em situação de risco.  2019-08-30 - Tags: marisa violencia mulher colaboradoras orientacao apoio mental clean

Marca de moda feminina comemora 30 anos de tradição
A Aramodu, uma das mais importantes empresas de moda feminina do Bom Retiro, comemorou 30 anos de história em agosto. Com loja e fábrica própria no maior polo da moda de São Paulo, onde são produzidos cerca de 200 mil peças por ano, a marca também revende seus produtos para boutiques de todo o país.  2019-08-29 - Tags: boutiques aramodu moda feminina bom retiro sao paulo multimarcas mira lee

Empreendedora investe no ramo da moda com sucesso
Com o "boom" das redes sociais nos últimos tempos, as vendas de roupas femininas têm ganhado bastante espaço, pois criou-se uma forma de maior visibilidades dos produtos, com a ajuda do Instagram, por exemplo. Para de ter uma ideia, de acordo com Marcelo Prado,em uma reunião do Comtextil, juntamente com o Diretor Titular Elias Miguel Haddad, em 2017, estima-se que o mercado de moda deve crescer 3,1% ao ano até 2021.  2019-08-28 - Tags: moda online marcelo prado elias miguel haddad comtextil

Senai Cetiq e Castanhal se unem para promover concurso de moda sustentável
A Castanhal Companhia Têxtil está promovendo, em parceira com o Senai Cetiqt, o Concurso de Moda Sustentável Juta Castanhal, que tem como objetivos principais promover o aprimoramento técnico de alunos do Senai Cetiqt, propiciando aos participantes conhecimento e inovação na utilização da juta como matéria-prima principal no desenvolvimento das coleções.  2019-08-27 - Tags: castanhal textil senai cetiqt moda sustentavel juta castanhal tecnologia vestuario artes colecoes

Levi's® inaugura primeira loja conceito no Brasil
A partir de 24 de agosto, os fãs da Levi's® passaram a contar com uma novidade: a Levi's® do Morumbi Shopping está prestes a se tornar a maior loja da marca no país e a primeira com uma área de experiência física, a qual será um espaço totalmente dedicado à customização e personalização dos produtos da marca.  2019-08-26 - Tags: levis nova loja conceiro prataleira infinita morumbi shopping rui araujo silva apolo torres