Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

15ª edição do Minas Trend apresenta coleções Outono/Inverno 2015

Criado para fomentar as vendas da indústria de moda mineira, com o objetivo de mostrar em primeira mão as tendências da moda, o Minas Trend apresenta, a partir de hoje (07/10), em Belo Horizonte, a temporada outono/inverno 2015. Realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o evento já está na 15ª edição e tem encerramento no dia 10 de outubro.  

O line-up dos dias de desfiles, que acontecem nesta terça (07/10) e quarta-feira (08/10), adianta o que vêm de novidades em modelagem, tecidos e cartela de cores para o próximo ano. Além das grifes que se apresentam na passarela, o Minas Trend realiza o Salão de Negócios que reúne apostas das marcas de vestuário e acessórios para o inverno/2015.  

Desfiles 

1º dia – Terça-feira (07/10) 

15h – Patricia Motta 

A estilista, que retorna ao line-up do evento, comemora 20 anos de marca. Para a base das estampas desta estação, Patricia tomou como referência o camuflado que enxergou no rio Amazonas, que a fez lembrar do exército e de sua unidade para vencer as guerras. Os matelassados, também presentes, remetem a antigas grades que muitas vezes nos prendem. A águia foi escolhida como símbolo da coleção por sua força, coragem e capacidade de recomeçar. Os vazados handmade e lasers foram inspirados nas colméias. Os cordões cobertos em couro  se tornaram a linha do alinhavo. Na cartela de cores, a coleção apresenta um mix de mel, leite, vinho, café e um rosa muito especial, que entra como ponto de luz. Nos tecidos, o encontro do linho, do algodão, das rendas, peles, e do couro, prova que a união de itens completamente diferentes pode construir uma unidade. Os shapes são femininos e fortes, um mix dos anos 1940 e 1950, com pitadas atuais.  

17h – Rogério Lima & B. Bouclé/Jardin/Raquel Mattar 

Rogério Lima
A cidade e seus segredos, seus habitantes invisíveis (nome da coleção), histórias, cores e texturas na paisagem da vida metropolitana de Belo Horizonte. A rotina de homens e mulheres que moram nas ruas das grandes cidades e sobrevivem à indiferença de todos que cruzam seus caminhos chamou a atenção de Rogério Lima durante seus passeios de fim de semana. Ele encontrou nas criações improvisadas das ruas e nos materiais com texturas já conhecidos, mas não reconhecidos,  a inspiração para o seu Inverno 2015. Cobertores, latinhas, sacos de embalagem, carrinhos com papelão, tudo tem a ver com as vivências do estilista, pesquisador e traquitaneiro  com as matérias-primas descartadas. Assim, tomado pela versatilidade e com a pitada da necessidade, Rogério aproximou-se novamente de materiais que convencionalmente são tratados como lixo, explorando o cenário urbano e retirando dele as referências para sua coleção. Texturas: couros lisos, croco e monograma RL, ráfia de pet preta e branca. Cores: amêndoa, chocolate, preto e branco. Das cores das ruas: os metalizados verde (da lata de guaraná), azul (da Pepsi), vermelho (da Coca Cola) e bronze (das garrafas de cerveja). 

B. Bouclé

Convidada a desfilar com Rogério Lima pela segunda vez consecutiva, Barbara Maciel não teve dúvidas sobre que caminho seguir para mostrar o seu inverno 2015. Se o designer resolveu jogar luz sobre os “Habitantes Invisíveis” da cidade, a estilista pensou na melhor maneira de vesti-los, de dar a oportunidade de serem vistos. Assim criou peças que funcionam como casulos para protegê-los e adorná-los. Saias longas, casacos, capas e vestidos assimétricos servem de base para montar looks em camadas que vão dominar a passarela. A cartela de cores é pequena e elegante, tem preto, cinza, toques de branco e o verde das garrafas pet, que serviu de inspiração para ambas as marcas. Outra grande sacada é o uso de tecidos nobres em parceria com a Terra Têxtil, como o tule com devore e o skin fish, que lembra a textura de um peixe. Eles se contrapõem ao moletom e às aplicações de objetos do cotidiano, como botões, reforçando o clima “cheap and chic” que permeia as coleções da B.Bouclé.

Jardin

A inspiração do inverno 2015 da Jardin veio dos grandes centros urbanos ao redor do mundo. Do grego metropolis (composto de μήτηρ, mētēr = mãe, ventre e πόλις, pólis = cidade), a palavra metrópole designa hoje grandes centros urbanos – cidades e conurbações – que se destacam pela centralidade de suas atividades econômicas, políticas e culturais. A cultura urbana, comum a esses centros, e os seus elementos visuais e estéticos são explorados na coleção de inverno 2015 da Jardin. As formas e recortes da coleção METROPOLIS foram inspirados numa paisagem de concreto, asfalto e arranha-céus, e também na estrutura urbanística (em seus traços e mosaicos) de grandes cidades. As teias luminosas vistas em fotografias aéreas noturnas, formadas por redes de luzes e conexões, também inspiraram a nossa coleção. Essa dinâmica orgânica, constrita nas regras geométricas do plano urbanístico, expressa o movimento e a vida nas/das cidades. A cartela de cores e a estamparia vieram dos luminosos, das luzes do trânsito e das janelas dos edifícios que, pela noite, também formam verdadeiros mosaicos iluminados. A partir dessas referências, desenvolvemos uma coleção casual chique, com uma pegada de streetwear, que transpira novidades e reflete a cultura urbana de hoje. 

Raquel Mattar

O impacto causado pelas estampas Blend e Blossom foi o ponto de partida para a coleção RM – Raquel Mattar  outono/inverno 2015, que marca a primeira participação da estilista nos desfiles do Minas Trend.Blossom revela peças delicadas, femininas e clássicas, com um mix de estampas florais. Em contrapartida, a estampaBlend ostenta elementos invernosos, barrocos, com um toque rock, moderno e mais ousado. As criações da estilista são sempre marcadas pelo perfeccionismo, do desenvolvimento ao acabamento, primando pela alta qualidade. Há sempre o cuidado em manter a identidade da marca com estampas exclusivas, bordados, rendas e sedas. Para a coleção Impactos Preciosos, RM traz bordados sobre couro, bordados com linha extremamente delicados, bem como uma mistura de tecidos que confere um efeito 3D  à estampa Blossom. Os tecidos utilizados são seda pura, couro, renda, tweed, malha, neoprene e alfaiataria. A cartela de cores da família “Blend” vem com off white, preto, vinho, verde espectro e marrom. Já a família “Blossom” surge em tons off white, preto, nude e pink. 

19h – Faven/Fabiana Milazzo 

Faven 

A vontade de resgatar lembranças e sentimentos perdidos em meio à correria do mundo contemporâneo fez com que a FAVEN, neste Inverno 2015, procurasse em cada pequena parte de sua história: afeto, carinho e aconchego. A busca pela essência das coisas é traduzida em tramas de tricot, técnicas antigas e trabalhos manuais em fios tecnológicos, em contraposição a técnicas atuais com fios tradicionais.

Fabiana Milazzo

Joias para vestir. Foi com essa ideia que a estilista mineira Fabiana Milazzo desenvolveu seu Inverno 2015. “As pessoas sempre nos falam que as peças são uma joia, tamanho o cuidado e riqueza de detalhes que apresentamos nas nossas criações”, conta. A riqueza do mundo da joalheria aparece na coleção em forma de tecidos nobres, como seda lisa e estampada, aplicações de cristais, bordados com Swarovski e elementos que conferem texturas, como lãs e rolitês. Suede com aspectos de camurça e nobuck também são usados em peças ultra macias, prazerosas ao toque. Clássicos da marca, os vestidos aparecem em modelagem mais ajustada, com bordados que contornam a silhueta, valorizando o corpo feminino. As saias de comprimento midi são retas ou muito amplas em cortes godê. Calças cargo e jaquetas trazem influência militar. T-shirts, moletons, macacões e blusas de tule bordados com punhos de tricô conferem ar esportivo ao casual chic da grife. Para a cartela de cores, nada melhor do que representar as cores das principais pedras preciosas que inspiraram a estação: diamante, esmeralda, rubi e safira. Os detalhes, a riqueza dos bordados e o design sofisticado do Inverno 2015 de Fabiana Milazzo têm tudo para trazer à coleção todo o universo de uma verdadeira joalheria. 

21h – Vivaz 

2º dia – Quarta-feira (08/10)

17h – Alessa/Plural
­Na coleção de Inverno 2015 “Preciosidade”, Alessa constrói moda como uma sofisticada lapidação. A estilista desfila na passarela do Minas Trend Preview com uma jóia de vestir, um exuberante e decorativo “Wearable Art”.Mais uma estação que celebra o tempo como uma preciosidade: “Love & Diamonds Last Forever” estampa a estilista.DESIGN A estamparia da coleção se inspira no repertório clássico da joalheria rebuscada com exóticas jóias em forma de coqueiros, barquinhos de papel, crucifixos do Santo Antônio, leopardos, amuletos, moedas antigas e preciosas. Colares de brilhantes esculturais formam um “tromp l’oeil” em camisetas de cetim de seda. OBRA-PRIMA Os tecidos são: cetim de seda pura, crepe plissado, neoprene, paetê bicolor, tule rebordado. BRILHO Na cartela de cores, preto & branco com ouro metálico. ESCULTURAL A modelagem da coleção flui na alfaiataria de neoprene e “moulages” com amarrações e transpasses. BIJOUX-FANTAISIE Aviamentos de franjas de seda, bordado artesanal de plumas e correntes ornamentam a coleção. EXUBERÂNCIA Bordados que fazem uma estamparia tridimensional com pedraria, cristais e pérolas que rebuscam as imagens. FORTUNA A evolução de “looks” do desfile revela uma descoberta: iniciando na natureza e sua abundante flora, seguindo de forma lúdica pela navegação, conquistando com a religião, seduzindo com uma glamurosa fauna e finalmente celebrando a luxúria na riqueza das jóias de moedas. Uma linha do tempo que remete ao espírito da colonização. LAPIDAÇÃO Alessa traz na coleção de inverno um tropicalismo nostálgico, que sonha com a chegada do verão, na trilha de “Summertime” e “Cry Baby”, pela brilhante Janis Joplin.

Plural
“The mountains are calling and I must go”. A frase do ambientalista escocês/norte-americano John Muir é o ponto de partida da coleção de Inverno 2015 da Plural. A paixão de Muir pela exploração e preservação do patrimônio natural inspirou o desenvolvimento da coleção que busca representar a atualidade e modernidade dos pensamentos deste homem do século XIX, considerado um “cidadão do universo”. Suas diversas viagens e grande paixão pelas montanhas são representadas na escolha de três regiões onde estão situados os maiores picos nevados do mundo: Asia (Himalaia), América do Norte (Rochosas) e América do Sul (Andes). 

19h – Lucas Magalhães/Herchcovitch 

Lucas Magalhães

Impulsionado pelas características da cultura nordestina, Lucas Magalhães faz uma imersão em sua diversidade e trabalha as tradicionais estampas da marca inspirado nas peculiaridades e nos grandes nomes dessa região do país. Luis Gonzaga, Lampião e Maria Bonita, mandacaru, cordéis e a obra de Ariano Suassuna se tornam os guias na criação da coleção de Inverno 2015. Do pioneiro na técnica, Mestre Noza, ao contemporâneo Samico, a marca estuda e usa a xilogravura como identidade da coleção e se utiliza dessa arte como orientadora para a criação das peças de inverno. Mesclando influências ibéricas com as tradições nordestinas, o estilista Lucas Magalhães faz trajes a partir da releitura da malha prene e utiliza cores vibrantes para remeter nas ilustrações a riqueza dos costumes e do povo do nordeste. Assim como a música do Quinteto Armorial, arquitetado em 1970, a intenção dessa coleção é criar peças originais e profundamente nordestinas, que trazem as heranças culturais dos brancos, negros, e índios, assim como a representação dessa mistura de maneira popular e ao mesmo tempo, erudita.

Alexandre Herchcovitch 
Pela primeira vez, a marca integra o line up do Minas Trend, sob o comando do estilista Alexandre Herchcovitch. O estilista levará à passarela a coleção Prét a Porter feminina de inverno 2015, que também será comercializada no salão de negócios do evento.

21h – Mabel Magalhães

A mulher desta temporada é forte e independente e seu estilo ousa na mistura de diversos materiais e texturas: estampas em duchese, tecidos delicados, como rendas e tules com bordados em linhas coloridas, lãs, tweeds, passamanarias, couro e moletom. As combinações são diferenciadas também no shape: entre saias volumosas com pregas e evasês ultra femininos e camisas mais soltas ou calças de alfaiataria confortável e casacos rebordados. As proporções amplas das modelagens, sobretudo dos casacos, surgem estruturadas em formas arquitetônicas, interagindo com os ambientes urbanos por onde circulamos. Ao mesmo tempo em que os cortes trazem este caráter rígido, também são aconchegantes, adequando-se à movimentação das grandes cidades. O comprimento de saias midi e pescador para calças torna-se ponto forte na coleção. As cores de destaque são azul, violeta, verde água, preto e pink, presentes em um trabalho exclusivo de bordado em linha sobre tafetá importado.

Serviço 

Minas Trend – Outono/Inverno 2015

De 7 a 10 de outubro

Local: Minas Trend, ExpoMinas – Belo Horizonte (MG)

Informações: www.minastrend.com.br

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Maria Júlia Lledó
Fotos: Divulgação
Fonte: Na Mídia Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 07/10/2014

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Busca por presentes para o Dia dos Pais aquece comércio têxtil
Com a proximidade do Dia dos Pais, o varejo têxtil se prepara para impulsionar as vendas em celebração da data. De acordo com a Dafiti, maior fashiontech da América Latina, no período observa-se um aumento na procura de mais de 20% só em produtos de moda masculina, destaque para as camisas polos, perfumes e também peças da coleção de inverno.  2022-08-11

NoAge é nova marca parceira do site de compras Privalia
A marca urban street 100% brasileira, agênero, sem idade e sem rótulos está com sua primeira campanha no marketplace Privalia, o maior outlet premium brasileiro do varejo online com descontos exclusivos e logística integrada, até a próxima quarta-feira, 17 de agosto. O empreendedor Cláudio Gaibina declara: "Sempre pensamos em estratégias de aproximação com o cliente, por isso fortalecer o PDV no maior outlet de marcas premium do Brasil é uma boa expressão da interface comercial através do varejo online, e uma das estratégias de definição de territórios com os quais a No Age tem alinhamento de valores."  2022-08-11

Lansul apresenta novidades em fios, cores e texturas para malharias da Serra Gaúcha
Tudo que é tendência e informação no universo de moda voltado à malharia retilínea vai estar no Trend Lansul 2022/2023. A 2ª edição do evento promovido pela Lansul – empresa do Grupo Paramount, um dos maiores conglomerados do setor têxtil da América Latina – acontece no próximo dia 11, na Casa Perlage, em Farroupilha, e trará o aguardado lançamento em fios para que as malharias da Serra Gaúcha deem vida às suas próximas coleções com o que há de mais inovador em cores, texturas e modelagens.  2022-08-09

Vicunha anuncia centro de inovação de serviços inédito na América Latina
A Vicunha anuncia o lançamento do V.Laundry, o novo hub de inovação da empresa. Com sede em Maracanaú, no estado do Ceará, o V.Laundry será um espaço tecnológico com o objetivo de proporcionar networking, experiências criativas e parcerias de valor. “Em uma realidade onde a inovação e a tecnologia fazem parte do cotidiano, o V.Laundry se apresenta como um projeto pioneiro e único na América Latina, com potencial para revolucionar o setor”, conta German Alejandro, diretor comercial e de marketing da Vicunha.  2022-08-08

Farfetch lança programa de aceleração para startups Web3 de moda de luxo
A Farfetch Limited (NYSE: FTCH), plataforma global líder para a indústria da moda de luxo, e a Outlier Ventures, aceleradora de projetos para o Open Metaverse, anunciaram o lançamento do programa de aceleração Dream Assembly Base Camp. O projeto fornecerá às startups Web3 mais promissoras nos setores de moda e estilo de vida de luxo um programa com curadoria de orientação, networking e suporte para ajudar a impulsionar o futuro do comércio de luxo na Web3.  2022-08-05

C&A assina o look oficial do Rock in Rio Brasil 2022
Em setembro, a Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, terá C&A como look oficial na 9ª edição do Rock in Rio Brasil, o maior festival de música e entretenimento do mundo. Entre os dias 2, 3, 4 e 8, 9, 10 e 11 de setembro, a C&A estreia no evento como a primeira empresa de moda a integrar a lista de patrocinadores, além de promover o copatrocínio do palco Sunset e apresentar ao público lojas com itens selecionados, linha de roupas sustentável e collab exclusiva.  2022-08-04

Academia Amazon Sebrae abre workshop gratuito para empresas do segmento de moda
Os empreendedores que pretendem incluir seus negócios no mundo digital ou desejam aprimorar sua presença no universo do e-commerce contam agora com uma grande oportunidade de qualificação. A Academia Amazon Sebrae, resultado da ação realizada pelo Sebrae e a Amazon.com.br, está disponibilizando gratuitamente e de modo on-line uma série de conteúdos voltados a temas como redes sociais, marketing digital e vendas online.  2022-08-02

Eduardo Christian comandará primeiro reality para confecções brasileiras
Resgatar confecções em apuros por todo o Brasil é a missão do influencer e criador do Costurando Sucesso, Eduardo Christian. Agora, ele vai encarar o desafio de comandar o SOS Confecção, primeiro reality show do segmento, criado e desenvolvido pela Texneo, uma das principais indústrias têxteis no Brasil.  2022-07-28

Senac São Paulo oferece bolsas de estudos para quem deseja atuar na área de Moda
O Senac São Paulo, por meio do Programa Senac de Gratuidade, concederá, até o final de 2022, mais de 6,5 mil bolsas de estudos 100% gratuitas para diversos cursos na área de moda. Para ter acesso a uma bolsa, o candidato deve comprovar renda familiar mensal por pessoa de até dois salários mínimos federais e fazer sua inscrição 20 dias antes do início do curso escolhido, sempre a partir do meio-dia, pelo site do Programa Senac de Gratuidade. As inscrições são por ordem de chegada em uma fila de espera virtual.  2022-07-27

Experiência e maturidade favorecem empreendedorismo na terceira idade
Qual é melhor hora para abrir um negócio? Na verdade, nunca é tarde demais para investir na realização do sonho de empreender, especialmente em atividades profissionais com as quais se tem afinidade. Prova disso são os 1,9 milhão de donos de pequenos negócios com mais de 60 anos, segundo pesquisa do Sebrae realizada em 2020.  2022-07-26

Círculo S/A é indicada pelo segundo ano consecutivo ao Prêmio Reclame Aqui
Mais de 1,7 mil empresas se inscreveram para concorrer à maior premiação de atendimento do Brasil. A seleção das inscritas é uma das etapas classificatórias para receber o Prêmio Reclame AQUI 2022 – A reputação é seu maior valor. A Círculo S/A, indústria têxtil de Gaspar (SC), foi indicada pelo segundo ano consecutivo na categoria Moda e Confecção – Fabricantes, juntamente com grandes marcas do segmento.  2022-07-26

The Lycra Company apresenta tecnologia inovadora na Colombiamoda 2022
A The Lycra Company participa da Colombiamoda 2022, que acontece entre os dias 26 a 28 de julho, e em evento especial, no dia 26/07, para convidados apresenta sua tecnologia inovadora: o fio LYCRA® ADAPTIV. Uma verdadeira evolução tecnológica, que permite as roupas se adaptarem melhor a diferentes estilos de vida, movimentos e tipos corporais.  2022-07-22

Track&Field inaugura segunda Experience Store em São Paulo
A Track&Field inaugurou na última terça-feira (19) sua segunda Experience Store no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. Ainda este ano, estão previstas a abertura de até oito novas lojas conceito que conectam os clientes a um universo de experiências ligadas ao bem-estar e à vida saudável. A próxima será em agosto, na Oscar Freire. Salvador e Belo Horizonte também já estão confirmadas.  2022-07-21

Mega Moda Park terá desfiles do Amarê Fashion - Semana da Moda Goiânia
O Mega Moda Park, shopping de moda atacadista do Grupo Mega Moda, terá desfiles exclusivos de marcas do seu complexo no line up do Amarê Fashion - Semana da Moda Goiânia. Além da presença da influenciadora e embaixadora do Mega Moda Park, Thays Jubé, o shopping também terá um stand institucional no evento, que acontecerá de 31 de agosto a 03 de setembro de 2022, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.  2022-07-20

Primeira solução brasileira para gestão de coleções de moda estará na Febratex 2022
A empresa de tecnologia Coleção.Moda estará presente pela primeira vez como expositora na Febratex 2022, no Espaço Conecta. A feira acontece de 23 a 26 de agosto, em Blumenau, no Parque Vila Germânica. No estande da empresa será possível conferir em primeira mão o novo painel de montagem de looks, que permite ao usuário uma visão da coleção de forma interativa.  2022-07-18

Première Vision propõe pensar sobre moda ecologicamente responsável
Estudo realizado pela IFM - Institut Francais de la Mode em parceria com a Première Vision, envolvendo 6 mil pessoas em cinco países (França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Estados Unidos) revelou que que 90,5% dos entrevistados pretendem mudar a forma como compram roupas em um futuro próximo.  2022-07-15

Periferia ganha estímulo ao empreendedorismo com workshop sobre moda
O Projeto Arrastão, organização que promove oportunidades de inserção social e capacitação profissional para famílias do Campo Limpo, bairro periférico de São Paulo, oferece em sua programação geral aulas de empreendedorismo, moda, design e gastronomia. Entre elas está a 'Periferia Inovadora Moda'. Na programação da feira, que é gratuita, aberta ao público e acontece no dia 16 de julho, na sede do Projeto Arrastão, localizada na Rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 255, no Campo Limpo. O evento contará com a presença e parceria do Sebrae Móvel, que oferece assessoria para quem quer abrir um negócio e para quem já empreende.  2022-07-13

Santista Jeanswear patrocinou edição de 25 anos da Casa de Criadores
A Santista Jeanswear incentiva ativamente a moda nacional e como prova disso patrocinou novamente a Casa de Criadores, que completou 25 anos de muita história e já abriu e continua abrindo muitas portas para estilistas talentosos. O evento aconteceu de 06 a 10 de julho, em formato híbrido, mas com a maioria dos desfiles de modo presencial no Super Loft, localizado na Rua Venceslau Brás, 61, na Sé, em São Paulo.  2022-07-13

Vicunha leva inovação e tendências aos principais eventos do setor na América Latina
A Vicunha, multinacional brasileira referência em soluções jeanswear, marca presença na Intermoda Guadalajara 2022 e no Colombiamoda+Colombiatex, feiras de negócios da moda que reúnem as maiores indústrias do setor têxtil e complementos da América Latina. O Intermoda Guadalajara acontece no México, entre os dias 12 e 15 de julho. Na ocasião, a Vicunha apresenta tendências, inovações e seus últimos lançamentos do primeiro semestre, como já conhecemos aqui, o V.1, desta vez para o público mexicano.  2022-07-12

Marca produz sobretudo com referência em roupas de surf para doar nas ruas de São Paulo
Com a chegada do inverno e temperaturas mais baixas, a preocupação com a população em situação de rua aumenta. Proteger essas pessoas do frio passa a ser prioridade, por isso uma iniciativa da marca Isa Caritá Brand uniu o estilo à solidariedade. Na quarta edição do projeto “Cobertor do Bem”, a marca de roupas, em parceria com a ONG Banho de Gato, vai entregar, em vez de cobertores, 200 sobretudos (casacos compridos), que além de ser usados durante o dia, também servem como cobertor, na hora de dormir. As doações acontecem ainda neste mês de julho.  2022-07-11