Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

15ª edição do Minas Trend apresenta coleções Outono/Inverno 2015

Criado para fomentar as vendas da indústria de moda mineira, com o objetivo de mostrar em primeira mão as tendências da moda, o Minas Trend apresenta, a partir de hoje (07/10), em Belo Horizonte, a temporada outono/inverno 2015. Realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o evento já está na 15ª edição e tem encerramento no dia 10 de outubro.  

O line-up dos dias de desfiles, que acontecem nesta terça (07/10) e quarta-feira (08/10), adianta o que vêm de novidades em modelagem, tecidos e cartela de cores para o próximo ano. Além das grifes que se apresentam na passarela, o Minas Trend realiza o Salão de Negócios que reúne apostas das marcas de vestuário e acessórios para o inverno/2015.  

Desfiles 

1º dia – Terça-feira (07/10) 

15h – Patricia Motta 

A estilista, que retorna ao line-up do evento, comemora 20 anos de marca. Para a base das estampas desta estação, Patricia tomou como referência o camuflado que enxergou no rio Amazonas, que a fez lembrar do exército e de sua unidade para vencer as guerras. Os matelassados, também presentes, remetem a antigas grades que muitas vezes nos prendem. A águia foi escolhida como símbolo da coleção por sua força, coragem e capacidade de recomeçar. Os vazados handmade e lasers foram inspirados nas colméias. Os cordões cobertos em couro  se tornaram a linha do alinhavo. Na cartela de cores, a coleção apresenta um mix de mel, leite, vinho, café e um rosa muito especial, que entra como ponto de luz. Nos tecidos, o encontro do linho, do algodão, das rendas, peles, e do couro, prova que a união de itens completamente diferentes pode construir uma unidade. Os shapes são femininos e fortes, um mix dos anos 1940 e 1950, com pitadas atuais.  

17h – Rogério Lima & B. Bouclé/Jardin/Raquel Mattar 

Rogério Lima
A cidade e seus segredos, seus habitantes invisíveis (nome da coleção), histórias, cores e texturas na paisagem da vida metropolitana de Belo Horizonte. A rotina de homens e mulheres que moram nas ruas das grandes cidades e sobrevivem à indiferença de todos que cruzam seus caminhos chamou a atenção de Rogério Lima durante seus passeios de fim de semana. Ele encontrou nas criações improvisadas das ruas e nos materiais com texturas já conhecidos, mas não reconhecidos,  a inspiração para o seu Inverno 2015. Cobertores, latinhas, sacos de embalagem, carrinhos com papelão, tudo tem a ver com as vivências do estilista, pesquisador e traquitaneiro  com as matérias-primas descartadas. Assim, tomado pela versatilidade e com a pitada da necessidade, Rogério aproximou-se novamente de materiais que convencionalmente são tratados como lixo, explorando o cenário urbano e retirando dele as referências para sua coleção. Texturas: couros lisos, croco e monograma RL, ráfia de pet preta e branca. Cores: amêndoa, chocolate, preto e branco. Das cores das ruas: os metalizados verde (da lata de guaraná), azul (da Pepsi), vermelho (da Coca Cola) e bronze (das garrafas de cerveja). 

B. Bouclé

Convidada a desfilar com Rogério Lima pela segunda vez consecutiva, Barbara Maciel não teve dúvidas sobre que caminho seguir para mostrar o seu inverno 2015. Se o designer resolveu jogar luz sobre os “Habitantes Invisíveis” da cidade, a estilista pensou na melhor maneira de vesti-los, de dar a oportunidade de serem vistos. Assim criou peças que funcionam como casulos para protegê-los e adorná-los. Saias longas, casacos, capas e vestidos assimétricos servem de base para montar looks em camadas que vão dominar a passarela. A cartela de cores é pequena e elegante, tem preto, cinza, toques de branco e o verde das garrafas pet, que serviu de inspiração para ambas as marcas. Outra grande sacada é o uso de tecidos nobres em parceria com a Terra Têxtil, como o tule com devore e o skin fish, que lembra a textura de um peixe. Eles se contrapõem ao moletom e às aplicações de objetos do cotidiano, como botões, reforçando o clima “cheap and chic” que permeia as coleções da B.Bouclé.

Jardin

A inspiração do inverno 2015 da Jardin veio dos grandes centros urbanos ao redor do mundo. Do grego metropolis (composto de μήτηρ, mētēr = mãe, ventre e πόλις, pólis = cidade), a palavra metrópole designa hoje grandes centros urbanos – cidades e conurbações – que se destacam pela centralidade de suas atividades econômicas, políticas e culturais. A cultura urbana, comum a esses centros, e os seus elementos visuais e estéticos são explorados na coleção de inverno 2015 da Jardin. As formas e recortes da coleção METROPOLIS foram inspirados numa paisagem de concreto, asfalto e arranha-céus, e também na estrutura urbanística (em seus traços e mosaicos) de grandes cidades. As teias luminosas vistas em fotografias aéreas noturnas, formadas por redes de luzes e conexões, também inspiraram a nossa coleção. Essa dinâmica orgânica, constrita nas regras geométricas do plano urbanístico, expressa o movimento e a vida nas/das cidades. A cartela de cores e a estamparia vieram dos luminosos, das luzes do trânsito e das janelas dos edifícios que, pela noite, também formam verdadeiros mosaicos iluminados. A partir dessas referências, desenvolvemos uma coleção casual chique, com uma pegada de streetwear, que transpira novidades e reflete a cultura urbana de hoje. 

Raquel Mattar

O impacto causado pelas estampas Blend e Blossom foi o ponto de partida para a coleção RM – Raquel Mattar  outono/inverno 2015, que marca a primeira participação da estilista nos desfiles do Minas Trend.Blossom revela peças delicadas, femininas e clássicas, com um mix de estampas florais. Em contrapartida, a estampaBlend ostenta elementos invernosos, barrocos, com um toque rock, moderno e mais ousado. As criações da estilista são sempre marcadas pelo perfeccionismo, do desenvolvimento ao acabamento, primando pela alta qualidade. Há sempre o cuidado em manter a identidade da marca com estampas exclusivas, bordados, rendas e sedas. Para a coleção Impactos Preciosos, RM traz bordados sobre couro, bordados com linha extremamente delicados, bem como uma mistura de tecidos que confere um efeito 3D  à estampa Blossom. Os tecidos utilizados são seda pura, couro, renda, tweed, malha, neoprene e alfaiataria. A cartela de cores da família “Blend” vem com off white, preto, vinho, verde espectro e marrom. Já a família “Blossom” surge em tons off white, preto, nude e pink. 

19h – Faven/Fabiana Milazzo 

Faven 

A vontade de resgatar lembranças e sentimentos perdidos em meio à correria do mundo contemporâneo fez com que a FAVEN, neste Inverno 2015, procurasse em cada pequena parte de sua história: afeto, carinho e aconchego. A busca pela essência das coisas é traduzida em tramas de tricot, técnicas antigas e trabalhos manuais em fios tecnológicos, em contraposição a técnicas atuais com fios tradicionais.

Fabiana Milazzo

Joias para vestir. Foi com essa ideia que a estilista mineira Fabiana Milazzo desenvolveu seu Inverno 2015. “As pessoas sempre nos falam que as peças são uma joia, tamanho o cuidado e riqueza de detalhes que apresentamos nas nossas criações”, conta. A riqueza do mundo da joalheria aparece na coleção em forma de tecidos nobres, como seda lisa e estampada, aplicações de cristais, bordados com Swarovski e elementos que conferem texturas, como lãs e rolitês. Suede com aspectos de camurça e nobuck também são usados em peças ultra macias, prazerosas ao toque. Clássicos da marca, os vestidos aparecem em modelagem mais ajustada, com bordados que contornam a silhueta, valorizando o corpo feminino. As saias de comprimento midi são retas ou muito amplas em cortes godê. Calças cargo e jaquetas trazem influência militar. T-shirts, moletons, macacões e blusas de tule bordados com punhos de tricô conferem ar esportivo ao casual chic da grife. Para a cartela de cores, nada melhor do que representar as cores das principais pedras preciosas que inspiraram a estação: diamante, esmeralda, rubi e safira. Os detalhes, a riqueza dos bordados e o design sofisticado do Inverno 2015 de Fabiana Milazzo têm tudo para trazer à coleção todo o universo de uma verdadeira joalheria. 

21h – Vivaz 

2º dia – Quarta-feira (08/10)

17h – Alessa/Plural
­Na coleção de Inverno 2015 “Preciosidade”, Alessa constrói moda como uma sofisticada lapidação. A estilista desfila na passarela do Minas Trend Preview com uma jóia de vestir, um exuberante e decorativo “Wearable Art”.Mais uma estação que celebra o tempo como uma preciosidade: “Love & Diamonds Last Forever” estampa a estilista.DESIGN A estamparia da coleção se inspira no repertório clássico da joalheria rebuscada com exóticas jóias em forma de coqueiros, barquinhos de papel, crucifixos do Santo Antônio, leopardos, amuletos, moedas antigas e preciosas. Colares de brilhantes esculturais formam um “tromp l’oeil” em camisetas de cetim de seda. OBRA-PRIMA Os tecidos são: cetim de seda pura, crepe plissado, neoprene, paetê bicolor, tule rebordado. BRILHO Na cartela de cores, preto & branco com ouro metálico. ESCULTURAL A modelagem da coleção flui na alfaiataria de neoprene e “moulages” com amarrações e transpasses. BIJOUX-FANTAISIE Aviamentos de franjas de seda, bordado artesanal de plumas e correntes ornamentam a coleção. EXUBERÂNCIA Bordados que fazem uma estamparia tridimensional com pedraria, cristais e pérolas que rebuscam as imagens. FORTUNA A evolução de “looks” do desfile revela uma descoberta: iniciando na natureza e sua abundante flora, seguindo de forma lúdica pela navegação, conquistando com a religião, seduzindo com uma glamurosa fauna e finalmente celebrando a luxúria na riqueza das jóias de moedas. Uma linha do tempo que remete ao espírito da colonização. LAPIDAÇÃO Alessa traz na coleção de inverno um tropicalismo nostálgico, que sonha com a chegada do verão, na trilha de “Summertime” e “Cry Baby”, pela brilhante Janis Joplin.

Plural
“The mountains are calling and I must go”. A frase do ambientalista escocês/norte-americano John Muir é o ponto de partida da coleção de Inverno 2015 da Plural. A paixão de Muir pela exploração e preservação do patrimônio natural inspirou o desenvolvimento da coleção que busca representar a atualidade e modernidade dos pensamentos deste homem do século XIX, considerado um “cidadão do universo”. Suas diversas viagens e grande paixão pelas montanhas são representadas na escolha de três regiões onde estão situados os maiores picos nevados do mundo: Asia (Himalaia), América do Norte (Rochosas) e América do Sul (Andes). 

19h – Lucas Magalhães/Herchcovitch 

Lucas Magalhães

Impulsionado pelas características da cultura nordestina, Lucas Magalhães faz uma imersão em sua diversidade e trabalha as tradicionais estampas da marca inspirado nas peculiaridades e nos grandes nomes dessa região do país. Luis Gonzaga, Lampião e Maria Bonita, mandacaru, cordéis e a obra de Ariano Suassuna se tornam os guias na criação da coleção de Inverno 2015. Do pioneiro na técnica, Mestre Noza, ao contemporâneo Samico, a marca estuda e usa a xilogravura como identidade da coleção e se utiliza dessa arte como orientadora para a criação das peças de inverno. Mesclando influências ibéricas com as tradições nordestinas, o estilista Lucas Magalhães faz trajes a partir da releitura da malha prene e utiliza cores vibrantes para remeter nas ilustrações a riqueza dos costumes e do povo do nordeste. Assim como a música do Quinteto Armorial, arquitetado em 1970, a intenção dessa coleção é criar peças originais e profundamente nordestinas, que trazem as heranças culturais dos brancos, negros, e índios, assim como a representação dessa mistura de maneira popular e ao mesmo tempo, erudita.

Alexandre Herchcovitch 
Pela primeira vez, a marca integra o line up do Minas Trend, sob o comando do estilista Alexandre Herchcovitch. O estilista levará à passarela a coleção Prét a Porter feminina de inverno 2015, que também será comercializada no salão de negócios do evento.

21h – Mabel Magalhães

A mulher desta temporada é forte e independente e seu estilo ousa na mistura de diversos materiais e texturas: estampas em duchese, tecidos delicados, como rendas e tules com bordados em linhas coloridas, lãs, tweeds, passamanarias, couro e moletom. As combinações são diferenciadas também no shape: entre saias volumosas com pregas e evasês ultra femininos e camisas mais soltas ou calças de alfaiataria confortável e casacos rebordados. As proporções amplas das modelagens, sobretudo dos casacos, surgem estruturadas em formas arquitetônicas, interagindo com os ambientes urbanos por onde circulamos. Ao mesmo tempo em que os cortes trazem este caráter rígido, também são aconchegantes, adequando-se à movimentação das grandes cidades. O comprimento de saias midi e pescador para calças torna-se ponto forte na coleção. As cores de destaque são azul, violeta, verde água, preto e pink, presentes em um trabalho exclusivo de bordado em linha sobre tafetá importado.

Serviço 

Minas Trend – Outono/Inverno 2015

De 7 a 10 de outubro

Local: Minas Trend, ExpoMinas – Belo Horizonte (MG)

Informações: www.minastrend.com.br

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Maria Júlia Lledó
Fotos: Divulgação
Fonte: Na Mídia Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 07/10/2014

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


O 'novo varejo' e a evolução da expectativa dos clientes
A aplicação dos dados e da ciência comportamental no varejo ganhou um impulso impressionante na China desde que o lendário Jack Ma inventou, em 2017, o termo "novo varejo". À época, apesar do grande crescimento do comércio eletrônico global, havia a percepção de uma desaceleração desses níveis de crescimento.  2019-06-19 - Tags: alibaba amazon ling shou tong jeff bezos emarketer ponto de vista eunice wong

A nova febre da comunicação
Você já ouviu falar em Multicanal ou Omnichannel (em inglês)? Em alta em todo mundo, a procura cresceu consideravelmente por se tratar de uma funcionalidade de plataformas de comunicação estratégicas para empresas de todos os segmentos e portes. O objetivo é fazer com que o cliente seja atendido em qualquer meio de comunicação desejado, seja pela familiaridade ou pelo custo.  2019-06-19 - Tags: omnichannel multicanal whatsapp comunicacao nexcore tecnologia ricardo zanlorenzi ponto de vista

Testemunha ocular da evolução têxtil
Quando visitei a ITMA Hannover, pela primeira vez, em 1991, o mundo e o Brasil eram bem diferentes. A globalização, que já era plena nos mercados desenvolvidos, só chegou por aqui a partir de 1990, com a abertura econômica, acarretando profundas mudanças nos processos produtivos, na gestão das empresas e na organização do trabalho.  2019-06-19 - Tags: itma hannover itma barcelona 2019 textilia industria textil brasileira ponto de vista editorial textilia 112

Abit entrega Certificado Carbono Zero
O presidente da Abit, Fernando Pimentel, juntamente com o gerente de negócios da ABNT, Luiz Boschetti entregou o certificado de Carbono Zero a Hari Hartmann, geólogo e especialista em produção limpa, sócio-fundador da Polo Salvador, confecção localizada na capital da Bahia.  2019-06-19 - Tags: fernando pimentel abnt carbono zero hari hartmann polo salvador abit

Brechós de luxo se consolidam como alternativa para consumo
A instabilidade econômica no Brasil e as sucessivas altas do dólar influenciam o reajuste de preços em algumas categorias de produtos. No mercado da moda, esse impacto foi sentido diretamente pelo cliente, que passou a buscar alternativas para consumir sem sofrer com os valores mais altos nas etiquetas.  2019-06-17 - Tags: brecho agora é meu danielle kono siomara leite brechos de luxo rede de franquia mercado de luxo

Serviço inovador de home care fashion chega ao Brasil
A franquia portuguesa Arranjos Express está lançando o serviço Home Care Fashion. Com o propósito de fazer moda com menos consumo, a marca aposta em sustentabilidade, reaproveitamento, customização e reparos de costura em domicílio. “Guarda roupa consciente é a frase da vez.  2019-06-12 - Tags: home care fashion arranjos express reaproveitamento sustentabilidade consumo exacerbado customizacao

Plataforma de colaboração apresenta propostas para transformar a moda nacional
Lançado em janeiro 2017, o Lab Moda Sustentável, uma iniciativa nacional, sistêmica e multissetorial, é formado por cerca de 40 lideranças, entre as quais, estão costureiras, acadêmicos, representantes do varejo e indústria de moda, do setor público, associações setoriais, fundações e institutos, organizações internacionais, sociedade civil e mídia.  2019-06-07 - Tags: lab moda sustentavel organizacao internacional do trabalho abvtex lms instituto cea

TexPrima LOF inaugura segunda unidade no Bom Retiro
No dia 11 de junho, a marca TexPrima inaugura mais uma unidade da LOF – TexPrima Loja Oficina – um espaço que vai além de uma loja de tecidos: um local de criação, colaboração e inspiração para empreendedores da indústria da moda e toda a comunidade criativa.  2019-06-06 - Tags: texprima lof texprima loja oficina bom retiro biblioteca de modelagens tecidos

Belas Artes é única brasileira selecionada pelo The Best Fashions Schools in the World 2019
“Com sua dedicação histórica à transformativa Economia Criativa, a Instituição prepara empreendedores de moda em ascensão”, é assim que o The Business of Fashion descreve a atuação da Belas Artes e inclui o Curso de graduação Mídias Sociais Digitais da Instituição na lista dos 10 melhores do mundo na área de Fashion Art Direction and Communications em 2019.  2019-06-05 - Tags: fashion art direction and communications the business of fashion belas artes the best fashions schools in the world 2019 patricia cardim central saint martin

Projeto Estou Refugiado promove ação em evento de moda em São Paulo
O Projeto Estou Refugiado, que promove a inserção de imigrantes refugiados no mercado de trabalho, participa da 6ª edição paulista do Coletivo Carandaí 25, bazar de grandes marcas que começa nesta quinta-feira, 6, e vai até domingo 9, em São Paulo.  2019-06-05 - Tags: projeto estou refugiado coletivo carandai 25 luciana capobianco estou refugiado casa miracolli

Vicunha e Ecoera apresentam resultado do projeto 'Pegada Hídrica Vicunha'
A Vicunha Têxtil em parceria com o Movimento ECOERA, precursor em integrar a sustentabilidade na indústria da moda, design e beleza no Brasil, apresentam com exclusividade ao mercado os resultados do projeto pioneiro "Pegada Hídrica Vicunha", que utiliza métricas próprias para mapear o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans no país – desde o plantio do algodão, até o consumidor final.  2019-06-03 - Tags: vicunha textil movimento ecoera pegada hidrica vicunha pegada azul claudio bicudo pegada cinza meio ambiente

Guarda roupa 'Pague pelo uso' é tendência para consumo consciente
Desde o início da década de 2000, o debate sobre consumo consciente, comprar menos e viver com pouco vem ganhando força no mundo. As pessoas, de modo geral, vêm buscando alternativas e maneiras mais sustentáveis e criativas para viver.  2019-06-03 - Tags: closet dasdu consumo consciente grifes renomadas dasdu paula durazzo

MOB reabre showroom próprio em São Paulo
A MOB, marca de moda feminina, reinaugura seu showroom próprio, localizado na Rua do Consorcio, 198, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo. Com 33 anos de sucesso, a marca aposta na reabertura do espaço para ser um ponto de encontro e troca de informações com os lojistas.  2019-05-30 - Tags: showroom mob moda feminina showroom marcelo dib

Grife lança campanha com modelo virtual
A NotEqual, marca do estilista mineiro Fabio Costa que faz parte do line up da Casa de Criadores, foi a primeira grife da America Latina a lançar campanha com modelo virtual. Tudo por conta do Asteri Studio, a primeira agência de modelos virtuais da América latina, com sede em BH.  2019-05-30 - Tags: notequal fabio costa casa de criadores modelos virtuais america latina

Moda, tecnologia e o consumidor moderno
Saímos dos anos 2000 e já estamos definitivamente há quase duas décadas na era da internet. Tecnologias que mudam nossa forma de viver e consumir aparecem a todo momento. Plataformas que nos permitem realizar todo tipo de compra com o conforto de não sair de casa, ferramentas que nos ajudam a encontrar médicos, restaurantes, ou os melhores caminhos para um destino estão à disposição e não param de pipocar por aí.  2019-05-24 - Tags: screenshop novas plataformas varejo digital consumidor geracao z millenials ponto de vista julia d amo

Líder com 'sentimento de dono' é buscado pelas grandes empresas
Sabe quem é o melhor líder? Aquele que possui o que chamamos de “sentimento de dono”. Você sabe o que isto significa na prática? É o executivo que cuida da empresa na qual trabalha como se fosse dele, compartilhando do mesmo sentimento e objetivos que o dono daquela organização, ou a alta administração, tem. Zela pelo dinheiro da empresa como se fosse dele, tratando tudo com muita responsabilidade.  2019-05-24 - Tags: ponto de vista marketing marcelo tertuliano sentimento de dono sustentabilidade

Brasil Botões completa 15 anos e apresenta nova identidade
Importantes marcas do mercado têxtil brasileiro compõem seus produtos com itens que saem de Jaraguá do Sul. É o caso dos botões produzidos na cidade pela única fabricante voltada à camisaria no Estado. Completando 15 anos, esse mês, a Brasil Botões é, hoje, além de fornecedora de grandes negócios Brasil afora, um case de tecnologia e sustentabilidade aplicada ao universo da moda.  2019-05-24 - Tags: brasil botoes dudalina hering marisol grupo lunelli kyly c&a guilherme selhorst aviamentos

Blockchain: rumo à transparência na moda
Você provavelmente já ouviu falar sobre Blockchain, tecnologia que permite a criação de uma base de registros e dados imutáveis, armazenados de forma distribuída e visível a todos, como medida de segurança. Mas você sabia que esse sistema já está sendo usado no setor da moda no Brasil?  2019-05-22 - Tags: blockchain instituto c&a alinha tag alinha codigo de rastreamento do produto c a foundation

Nem só de passarela vive um evento de moda
“Relaxar” e “Off-line” são duas palavras que você nunca usaria em uma mesma frase junto com São Paulo Fashion Week. Contudo, foi exatamente isso que a 47ª edição do mais importante evento de moda da América Latina queria que você fizesse. O tema deste ano da SPFW foi uma pergunta: “Qual é a sua utopia?” cujo intuito é causar uma reflexão sobre o futuro e como o mundo pode se tornar um lugar melhor.  2019-05-13 - Tags: spfw n47 amir slama handred joao pimenta cavalera ronaldo fraga sao paulo fashion week liberdade autenticidade aventura paixao

Nova coleção da Eberle aposta no misticismo, minimalismo e ludicidade
Apresentamos a nova coleção EMANA, que reflete referências de moda e comportamentos através do misticismo, simplicidade e personalidade. Uma coleção que emana sentimentos e as transformações do ser humano e da sociedade, através de três diferentes tendências atualizadas com o cenário da temporada.  2019-05-10 - Tags: colecao emana aviamentos toques artesanais lancamento minimalismo ludicidade misticismo