Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Inteligência Artificial na Moda Brasileira

Como todos sabem, moda vai muito além do que os olhos do consumidor final enxergam. Por trás da beleza entregue pela empresa e do interesse criado do público, existe muito estudo, qualitativo e também quantitativo. A inclusão da Inteligência Artificial (I.A.) no mercado da moda é um destes estudos. Esta tecnologia tem revisto a forma de produzir e consumir moda no mundo.

As I.A. foram criadas há três décadas para resolver problemas de forma rápida e prática. Elas analisam, preveem, raciocinam, auxiliam e até tomam decisões. Na indústria da moda, elas são usadas desde softwares de produção e confecção têxtil, que tem cada vez mais implementado o 3D e Realidade Aumentada em seu cotidiano, como também apontando para uma extrema customização de peças; e até para previsão de novas tendências do ano. As I.A. podem e devem auxiliar o mercado de moda pelo mundo não somente em prol de lucro, mas também em uma perspectiva de repensar como a humanidade tem consumido roupas.

O Watson, da IBM, por exemplo, já tem sido utilizado no mercado da moda mundial. Porém, o que a Inteligência Artificial traz atualmente em prol da moda e da sociedade no mundo? Na minha opinião, três pontos são de extrema relevância:

Mercados de nicho na moda tem surgido pelo globo. Empresas menores tem ganhado espaço e tem feito parcerias com os influenciadores digitais. Estes últimos são indivíduos que possuem uma grande popularidade nas redes sociais. Eles se relacionam com as empresas de uma nova forma também. Ganham ou são pagos para expor e apontar suas experiências, negativas ou positivas, perante a algum produto, grande parte roupas, e assim acabam divulgando peças, marcas, etc.. De certa forma, isso tem oxigenado a forma como pensamos a moda e as tendências pelo globo, visto que os influenciadores são diversos e levantam diversas bandeiras de causas.

O segundo ponto é a própria experiência entre cliente/produto. A compra de roupas pelas redes sociais e pelos e-commerces tem aumentado gradativamente ano a ano. Imagine que seu cliente quer comprar pela internet e quer saber como cairia uma roupa nele, a Realidade Aumentada é um recurso de I.A. que poderia ajudar a fazer o indivíduo experimentar virtualmente uma roupa e ver se lhe cai bem. Esta tecnologia de última geração poderia simular desde o tamanho ao caimento da peça de roupa. Além disso, ajustes nas roupas também podem ser possíveis, assim como algumas customizações. Alguns sites de moda já oferecem tais recursos. Hoje em dia é possível comprar até vestidos de casamento com as medidas da noiva por meio da internet. Isso não somente traz uma interação entre empresa/cliente, como também pode ajudar na consolidação de um relacionamento forte entre eles.

Se pensarmos na dinâmica destes dois pontos acima juntos, podemos torcer aí, futuramente, por uma forma de quebra de barreiras sociais e cultuais massificadas. Os influenciadores poderiam exaltar em seus interlocutores uma nova percepção de consumo de roupas. Quebrando valores e padrões sociais que a cultura de massas nos impôs no último século. Até agora isso não aconteceu, mas há aí uma brecha em prol da igualdade de estilos, gostos e identidades e gêneros.

O último ponto é o número de insights e soluções visando a própria empresa. As I.A. podem trazer soluções de custo/benefício de produção têxtil de forma mais assertiva e rápida. Desde escolher stackeholders, matérias-primas, a até soluções complexas de design. Vale lembrar que design não é uma questão de produto belo/feio. Design é uma filosofia de experiência entre usuário e produto.

Há uma grande oportunidade aqui em produzir roupas que visam o movimento ecofriendly, sustentável, visto que as Inteligências Artificiais podem auxiliar nas pesquisas e tomadas de decisões tanto nas práticas da indústria têxtil que podem degradar a natureza como também na escolha nos melhores recursos que poderiam prejudicar menos ou em nada o meio ambiente. Este ponto é urgente e não só deve ser uma preocupação da indústria têxtil.

O Brasil está iniciando seu namoro com as Inteligências Artificiais, contudo a maioria das empresas ainda não está familiarizada com tal tecnologia. Uma prática comum entre as empresas brasileiras é a utilização de Inteligências Artificiais para descobrir as demandas de mercado por meio de uma análise de dados de seus clientes, o que revela gostos, opiniões e aspirações para uma próxima coleção de moda.

Outra prática bastante comum entre empresas brasileiras é a utilização de I.A. para previsão de tendências da moda. As I.A. conseguem até analisar os desfiles mais influentes e trazer soluções de produção para segui-los com rapidez. Assim, cria-se mais tempo para a confecção das peças. Por exemplo, utilizando as I.A., alguns especialistas apontam que, considerando a pluralidade de peças e o mercado de nicho, é possível colocar para vendas roupas de tendências em um período de um mês. Já no protocolo tradicional de fabricação na Ásia, de coleções sazonais, etc., isso levaria no mínimo 12 meses. Isto é um ganho considerável para a indústria.

Porém, isso ainda é pouco para a utilização das I.A. no país. Houve tanta oxigenação no mercado nos últimos anos que acarretou em uma nova forma de competitividade. E o Brasil deve inovar. A moda brasileira deve investir em pesquisa e desenvolvimento tecnológica para manter-se competitiva.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Leonardo Torres, 28 anos, Palestrante, Professor e Doutorando em Comunicação e Cultura Midiática.

Data de publicação: 17/04/2019

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Dudu Bertholini estreia novos episódios de programa no FashionTV
Um dos maiores ícones da indústria da moda no Brasil, Dudu Bertholini apresenta a segunda temporada de “Nós, Os Fashionistas” no FashionTV, que estreia no dia 5 de junho a partir das 21 horas. Sucesso de audiência, a primeira etapa do programa acompanhou a rotina de talentosos profissionais do universo fashion em seus processos de criação e ofício.  2020-05-27 - Tags: fashiontv programa de tv andre hidalgo alexandra farah portal ecoera chiara gadaleta paulo borges ronaldo fraga dudu bertholini

Cedro Têxtil usa a internet para dar suporte emocional e comercial aos seus representantes
Toda crise, se bem aproveitada, traz valiosas lições. E é com este pensamento que a Cedro Têxtil, apesar de sua história de quase um século e meio, está aproveitando a tecnologia das videoconferências para estreitar o contato com seus representantes comerciais em todo o país.  2020-05-27 - Tags: cedro textil denim jeanswear pandemia colaboradores encontros online tecnologia videoconferencias representantes comerciais

Cia. Hering amplia auxílio a Blumenau e doa 50 mil máscaras à comunidade
Ciente de sua responsabilidade social junto à comunidade, especialmente em momentos tão sensíveis como o atual, em razão da pandemia do covid-19, a Cia. Hering está mobilizando parte de sua produção para a confecção de 50 mil máscaras a serem doadas à população de Blumenau.  2020-05-26 - Tags: cia hering blumenau mascaras covid 19 pandemia infantaria doacoes santa catarina

Campanha da Singer presenteia consumidores até 6 de junho
A Singer do Brasil, líder mundial na fabricação de máquinas e acessórios de costura domésticos e industriais, lança campanha que dá R$ 100,00 em agulhas na compra de uma máquina de costura doméstica. A promoção "Sua Singer vale agulhas" é válida até 6 de junho para quem adquirir máquinas pela loja online da fabricante.  2020-05-19 - Tags: singer promocao maquinas de costura maquinas domesticas agulhas lojas online

Abvtex lança recomendações de boas práticas à retomada do varejo de moda
Prevendo o período de reabertura das lojas a partir da liberação gradativa pelo poder público estadual e municipal, com especial atenção à saúde e segurança das pessoas, é que as principais redes de varejo de moda do País representadas pela Abvtex - Associação Brasileira do Varejo Têxtil estão se preparando para a retomada.  2020-05-19 - Tags: abvtex covid 19 pandemia retomada varejo de moda pandemia edmundo lima economia textil varejo

Senai Cetiqt e Laudes Foundation lançam projeto de Moda Circular
No último dia 15 de maio, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt) em parceria com a Laudes Foundation, promoveram a live de lançamento do Projeto Moda Circular - o início de um novo ciclo para a Indústria da Moda. Diante de um cenário complexo, com o avanço da pandemia afetando diretamente a indústria da moda, somado a discussão sobre impactos socioambientais, vem acelerando o movimento de transformação do atual sistema linear baseado em extrair, produzir e descartar para um modelo mais justo e sustentável.  2020-05-18 - Tags: senai cetiqt laudes foundation projeto moda circular industria da moda socioambiental economia circular inova moda digital

Nilit concentra esforços em pilares de proteção, colaboração e produção de EPI
Frente à pandemia de covid-19, a Nilit, líder mundial de poliamida 6.6 premium, se reorganizou com diretrizes pensadas para a proteção dos funcionários e clientes, fundamentada na solidariedade pelo momento que estamos vivendo, com ações para produção e doação de máscaras e álcool em gel, e na ampliação da produção de fibras especiais para Equipamentos de Proteção Individual (EPI).  2020-05-18 - Tags: nilit epi poliamida covid19 equipamentos de protecao individual pandemia casa hope materia prima unesp

Plataforma permite comprar máscaras de proteção diretamente das costureiras
A pandemia da Covid-19 trouxe ao cenário das ruas e estabelecimentos comerciais do país um novo artefato, que são as máscaras faciais de proteção. O uso das máscaras tornou-se uma necessidade a quem deseja se proteger da contaminação do novo coronavírus e obrigatório em alguns estados e cidades brasileiros.  2020-05-15 - Tags: rede asta mascaras de tecido plataforma tecnologia geolocalizador artesas pandemia covid 19 empreendedorismo

Thirty Seven Trend é a primeira startup brasileira voltada para slow fashion
Em uma sociedade onde “mais é mais”, que nos dita uma rotina desenfreada e que muitas vezes não nos deixa nem mesmo refletir sobre o impacto de nossas ações, é necessário desacelerar e olhar com mais cuidado e respeito para o mundo sobre o nosso consumo.  2020-05-14 - Tags: thirty seven trend slow fashion nathalie serafin marketplace plataforma filosofia slow fashion impacto ambiental

Dona Santa lança plataforma digital para venda de peças de segunda mão
Dona Santa, multimarcas comandada por Juliana Santos, lançou mais um projeto, que reflete a sua reinvenção e conexão com as novas tendências de consumo. A plataforma digital Circular (@ajudeacircular) nasceu da necessidade de fazer peças de moda terem vida mais longa, levarem suas histórias adiante, e de trazer um novo rumo para elas, através da venda second hand.  2020-05-13 - Tags: dona santa plataforma digital second hand segunda mao circular juliana santos

Brother doa 10 máquinas de costura para o Hospital Filantrópico Santa Marcelina
Como parte dos esforços para ajudar na luta contra a pandemia do novo Coronavírus, a Brother, multinacional japonesa que acompanha os avanços do mercado máquinas de costura e bordado, mercado de impressão, digitalização e organização, doou mais 10 máquinas de costura para o Hospital Filantrópico Santa Marcelina, que fica em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.  2020-05-12 - Tags: brother maquinas de costura hospital filantropico santa marcelina doacao pandemia mascaras jalecos comvida joao yazaki

ESPM Porto Alegre doa máscaras para instituições de idosos
As ONGs Lar Don Guanella e Lar Gustavo Lordlund, duas instituições que assistem idosos e que são parceiras das ações desenvolvidas pela ESPM Social de Porto Alegre, receberão, a partir desta semana, doações de máscaras de tecido, confeccionadas voluntariamente por alunos dos cursos de Comunicação Visual e de Moda da ESPM Porto Alegre.  2020-05-12 - Tags: espm porto alegre espm isolamento social doacao covid 19 pandemia mascaras de tecido

Balmain lança o projeto online com o intuito de unir e inspirar seus seguidores
Durante esse período de distanciamento, paradoxalmente, nossa humanidade compartilhada parece estar cada dia mais evidente. Nossa nova rotina de "trabalhar em casa" tem sido repleta de lives, bate-papos digitais e os dias terminam com uma alta carga emocional, em que entendemos e valorizamos nossos heróis da linha de frente.  2020-05-11 - Tags: balmain balmainensemble distanciamento social olivier rousteing

Farfetch anuncia empresas selecionadas para quarta fase do programa Dream Assembly
A Farfetch, plataforma de tecnologia global da indústria de moda de luxo, anunciou as startups que fazem parte da quarta fase do seu programa Dream Assembly. As oito empresas focadas em tecnologia que fazem parte da última seleção está moldando o futuro da moda e do varejo e foram selecionadas entre 155 aplicativos de todo o mundo.  2020-05-11 - Tags: farfetch plataforma moda de luxo moda luxo startups dream assembly tecnologia cerebra ai favourup ivapparel m-xr newlife stylescript supply compass whoqip

Vicunha reabre sala de costura para produzir 36 mil máscaras de tecido
A Vicunha, referência em soluções jeanswear, mantém comprometimento à saúde de seus colaboradores e da comunidade em nova iniciativa no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Sediada no município de Guarulhos, a sala de costura da companhia foi reaberta para produção de 21 mil máscaras de tecido, destinadas aos funcionários e suas famílias e, em média, 15 mil serão destinadas à doação para comunidade do entorno na região, bem como para instituições.  2020-05-08 - Tags: vicunha covid 19 pandemia sala de costura guarulhos mascaras de tecido protecao individual avenues world school são paulo crowdfunding costureiras

Cia. Hering doa 300 mil máscaras de tecido para Goiás
Em reforço às ações solidárias no combate ao coronavirus Covid-19, a Cia. Hering direcionou parte de sua produção - que opera de acordo com todos os padrões de higiene e distanciamento social recomendados pelos órgãos de saúde –, para confeccionar 300 mil máscaras de tecido e doá-las à população em vulnerabilidade social de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).  2020-05-07 - Tags: instituto reciclar dia de doar fundacao hermann hering doacao pandemia covid 19 projeto retrama cia hering

Senac RJ disponibiliza e-book para confecção de máscaras de tecido
Item obrigatório para prevenção ao covid-19, máscaras de tecido também geram oportunidade de renda para artesãos e costureiros. Além do compromisso educacional em cursos de Costureiro e Modelagem, que está possibilitando remuneração para alunos e ex-alunos, o Senac RJ lançou este mês o E-Book Passo a passo para fazer sua máscara de tecido.  2020-05-07 - Tags: mascaras de tecido mascaras de uso individual protecao pandemia senac rj modelagem ebook passo a passo

Highstil e Plié unem-se para doar máscaras de proteção
Com objetivo de apoiar profissionais de saúde e pacientes neste momento de luta contra o Covid-19, a Highstil e a Plié, ambas do mesmo grupo têxtil, unem forças para doar 5.000 máscaras de proteção. A produção será realizada na tecelagem do grupo e conta com tecidos especiais da Plié com poliamida premium Sensil®, que é muito suave e seca mais rápido.  2020-05-05 - Tags: sensil nilit highstil plie doacoes casa hope unesp botucatu ron horovitz

Obrigatoriedade do uso de máscaras vira oportunidade para pequenos negócios
Quando Camila Sampaio, dona da loja de roupas Arara Store, de Brasília, anunciou nas redes sociais que passaria a produzir máscaras, não imaginou o sucesso que teria. Preocupada com a disseminação do coronavírus, a empresária comercializa equipamentos de proteção feitos com retalhos de coleções passadas e estima a venda de mais de 200 unidades por semana.  2020-05-04 - Tags: sebrae oportunidade mascaras de protecao carlos melles pequenos varejos faturamento covid19 pandemia

Entidades do varejo criam plataforma para geração de empregos
A ABVTEX - Associação Brasileira do Varejo Têxtil, que representa as principais redes de varejo de moda nacional, participa do movimento pioneiro no País em que 29 entidades ligadas ao setor uniram-se para desenvolver uma plataforma online de geração de empregos no comércio.  2020-05-04 - Tags: abvtex edmundo lima varejo de moda plataforma online emprego vagas no varejo portal