Language
home » moda & varejo »

Hit da estação

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Malhas construídas em cadeia produtiva sustentável

Com o objetivo de contribuir para uma relação mais equilibrada entre pessoas, vestuário e meio ambiente, a Santaconstancia apresenta sua linha de malhas e tecidos com rastreabilidade garantida pela fábrica batizada de CO2control®. A Santaconstancia somente confere o carimbo CO2control® em seus artigos que apresentem reconhecidos índices de boas práticas ambientais ao longo da cadeia produtiva, isto é, rastreáveis desde a origem da matéria prima até a produção final do fio têxtil, selecionando-os pela ausência de toxidade para a pele e ambiente, bem como entre outros, por propriedades como consumo racional de água, descartes que envolvem outros conceitos como biodegradabilidade e compostagem.  

Esta iniciativa surgiu da necessidade e do entendimento da empresa de ampliar sua transparência ao mercado e consolidar ações que possibilitem mudanças na direção de uma produção têxtil mais equitativa, socialmente ética e ambientalmente mais correta, sabendo e aceitando a primórdio que parte desta transparência é reconhecer e comunicar na atualidade a inexistência de um produto plenamente isento de qualquer tipo agressão ao meio ambiente. 

Um vestuário não agressivo sob todos os aspectos ambientais ainda é um sonho a ser conquistado coletivamente.  Esta forma coletiva associada a união de esforços em busca de produtos ambientalmente mais corretos foram razões que conduziram a Santaconstancia a estabelecer parcerias para ampliar pesquisas e desenvolvimentos com renomadas empresas, tais como: Rhodia, uma empresa do grupo Solvay com tecnologia nacional e inovadora internacionalmente desenvolveu uma poliamida biodegradável que se decompõem rapidamente quando descartado em aterros sanitários; a austríaca Lenzing,  produtora de fibras celulósicas como o Modal®, Micromodal® e Tencel®, mundialmente reconhecida por suas práticas sustentáveis e ciclos fechados de produção; a japonesa Ichimura Sangyo, produtora de um poliéster compostável que, em condições adequadas, possibilita compostagem do tecido em seu descarte final e a belga Jos Vanneste, fornecedor de linho certificado pela CELC (Confederação Européia de Linho e Cânhamo), de rastreabilidade plena, zero irrigação, zero GMO (Livre de Organismos Geneticamente Modificados) e zero refugo. 

Para estimular o consumo consciente e a identificação de seus tecidos com o conceito CO2control® para o consumidor final, a Santaconstancia desenvolveu uma etiqueta especial, feita com papel e tinta vegetal de origem certificada, que atesta sua origem e autenticidade. Ela é impressa simbolicamente na cor verde, com tinta degradável, levando a identificação da famíliade tecidos e malhas CO2control® em combinação com os seus respectivos nomes. Ex: Light (CO2control®)  

Os tecidos e malhas Santaconstancia e a etiqueta CO2control   

A seguir as matérias primas com páticas ambientais e os artigos Santaconstancia que a utilizam junto a uma breve descrição de suas características e atributos:: 

AMNI SOUL ECO – Poliamida Biodegradável 

O artigo Light-(CO2)® foi a malha pioneira a utilizar esta tecnologia que foi lançado em parceria com a Rhodia no SPFW 2014 na coleção do estilista Ronaldo Fraga. Refere-se a um fio em poliamida 6.6 que foi aprimorado em sua formulação para permitir que roupas feitas a partir deste material se decomponham rapidamente após descarte em aterro sanitário(ambiente anaeróbico). Este fio batizado de AMNI Soul Eco® é a primeira poliamida biodegradável do mundo lançado pela Rhodia®, uma empresa do grupo Solvay®. A decomposição que antes demorava décadas para ocorrer na poliamida agora 50% já acontece no primeiro ano e em 3 anos já está totalmente decomposto.  Os artigos oferecidos com esta tecnologia além do Light-(CO2)® são o Fluity-(CO2)®, o Basic-(CO2)® e o Eco Air.  

APEXA –Compostavel 

É uma tecnologia de material exclusiva Santaconstancia que utiliza de forma inédita a nível nacional uma fibra de poliéster compostável feito a partir da resina Apexa® (marca registrada DuPont) que em condições adequadas possibilita compostagem da malha em seu descarte final, ou seja, se torna adubo. 

O artigo CO2NA® é o primeira malha lançada no Brasil com esta tecnologia cuja combinação é pioneira a nível mundial, pois tem em sua composição a mistura íntima do liocel (marca Tencel® da empresa Lenzing - de circuito fechado de produção). Com fibras de Apexa® a temperatura industrial de fixação é 85% menor que um produto standard (viscose/poliéster) com consequente economia de energia. Esta malha tem em seu processo industrial um amaciamento natural e biodegradável com vitamina E (combate radicais livres), extratos de Aloe Vera (hidratante e antimicrobial) e Jojoba (hidratante). Este acabamento natural e tonificante dura 10 lavagens para (vitamina E), 20 lavagens para o Aloe Vera até 30 lavagens para o óleo de Jojoba.  

EUROPEAN FLAX - Linho Certificado 

Trata-se de um linho 100% rastreado pela CELC (Confederação Européia de Linho e Cânhamo) que em 2014 certificou a Santaconstancia como a primeira empresa a nível mundial, fora da região européia, a identificar suas malhas e tecidos com a etiqueta European Flax. Para que um tecido ou malha de linho possa ser identificado com esta etiqueta são realizadas auditorias quanto à origem, rastreabilidade e ciclo sustentável na obtenção do fio de linho. Isto garante ao consumidor que na produção do tecido foi utilizado um fio de linho europeu da mais alta qualidade, cultivada sem agrotóxicos e com plena rastreabilidade por parte das empresas envolvidas desde a semente até a fibra. A etiqueta European Flax, assinada por todos os produtores envolvidos, representa também garantias de não poluição do solo e água, bem como respeito ao meio ambiente: ZERO IRRIGAÇÃO, ZERO GMO (Livre de Organismos Geneticamente Modificados), ZERO REFUGO. Esta etiqueta identifica perfeitamente o ciclo de boas práticas ambientais promovidas pelo rótulo cradle to cradle (do berço ao berço - ou seja, ciclo sustentável de produção do nascimento até o novo nascimento). Para completar a extensa lista de uma fibra saudável e sustentável, a CELC aponta o linho como 100% biodegradável com excelentes propriedades de termoregulação além de ser uma fibra absorvente e com atributos benéficos a saúde humana como ser antiestresse (melhora a qualidade do sono) e antialérgico (protege a pele e tem efeito curativo). Com a etiqueta de rastreabilidade o consumidor final percebe uma perfeita sintonia entre a origem e produção do linho com o conceito CO2control® da Santaconstancia.  Os artigos produzidos com este material são o tecido plano Rustic®e as malhas Celui® e Celui Pique®, esta última levando em sua composição a poliamida biodegradável Soul Eco. 

MATERIAIS COM CICLO FECHADO DE PRODUÇÃO 

Modal®, Micromodal®- Lenzing 

Marcas da empresa austríaca Lenzing para sua fibra celulósica obtida a partir da madeira de Faia que se reproduzem por rejuvenescimento dispensado o reflorestamento ou replantio, que além  cumprirem com todas as legislações ambientais são administradas de forma sustentável. A evolução desta fibra para a tecnologia denominada Edelweiss além de cumprir com os requisitos do programa carbono neutro com a integração total na produção, apresenta uma tecnologia ambiental na produção da fibra, que recupera até 95 % dos materiais empregados na produção. Desta forma, o Modal da Lenzing é produzido de forma ecológica da polpa até a fibra, sendo uma das fibras mais reconhecidas e certificadas na Europa em relação a sua produção sustentável.  Os artigos Santaconstancia que levam Modal® em sua composição são o Joli®, Pele de Ovo® e o Matt. O Micromodal ® está presente no Pele de Anjo ® . 

Uma variação do Modal oferecido pela Santaconstancia é o artigo Matt,  de extrema suavidade no toque e  com componente mineral no fio, que além de um visual mais opaco e algodoeiro, oferece proteção UV 50+, que não sai com as sucessivas lavagens.  

Tencel®  

Marca da austríaca Lenzing para sua fibra celulósica, de nome genérico liocel. Sua base é orgânica e extraída de polpa de madeira do eucalipto com origem certificada e com práticas sustentáveis que lhe conferiu diversos prêmios de reconhecimento europeus. Além de um circuito fechado de produção é 100% biodegradável, não produz emissões nocivas e tem um processo certificado amigável ao meio ambiente. O Tencel® é compostável, utiliza pouca água em sua produção quando comparada ao algodão que chega a ser até 100 vezes menor,  incluindo a produção de polpa. Tem crescimento bacteriano reduzido, através de um controle perfeito da umidade, sendo ideal para pele sensível.  O produto oferecido pela Santaconstancia com esta fibra é o CO2NA® que também se enquadra na categoria de COMPOSTÁVEL devido sua mistura como o poliéster Apexa®. 

CRAILAR – Linho obtido a partir de processo com enzimas 

O Crailar® é um fio de linho processado com um tratamento com enzimas desenvolvido pela empresa Naturally Advanced Inc. (NAT) do Canadá que permite sua mistura com outras fibras como, por exemplo o algodão ou liocel. Da fazenda até a fiação este tipo de linho reduz drasticamente químicos e uso de água. De acordo com um estudos reportados pela Crailar®, e publicado pela World Wildlife Federation, um único quilo de fibra de algodão acabado requer entre 7 a 29 mil litros de água. Com base na sua análise do ciclo de vida de dois anos, a CottonInc. informa que um quilo de algodão acabado requer 2.120 litros, enquanto Field to Market, uma iniciativa de terceiros para a agricultura sustentável, acredita que esse número está mais perto de 1.917 litros por quilo. Esses estudos representam uma ampla gama de resultados, mas, em todos os casos, a quantidade de água necessária é inegavelmente muito importante, especialmente considerando-se que 73% de todo o algodão é produzido em terras irrigadas.  Com base nos estudos da NAT, um quilo do linho Crailarrequer apenas 17 litros para produzir a mesma quantidade de fibras acabadas, ou seja 99% menos água do que o algodão com base na pesquisa da Field to Market. Devido ao uso de menos pesticidas e herbicidas é fácil ver como o Crailar® pode ajudar a conservar água e por tais razões, o USDA (United States Department of Agriculture) apontou o CRAILAR como um produto 100% BioPreferred®, que significa que é um produto de base biológica composto em todo ou parte de materiais agrícolas renováveis.  A Santaconstancia está apresentando de forma pioneira no Brasil a primeira malha que mistura o Crailar ® com o Tencel ® 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Karina Rodrigues
Fotos: Desfile Ronaldo Fraga Agencia Fotosite
Fonte: Giornate Comunicação
Por: Santaconstancia

Data de publicação: 18/06/2015

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Cris Barros apresenta coleção AW20 contada em três capítulos
O primeiro capítulo da coleção, que a estilista divide em três, narra a lenda das Amas do Pacífico, grupo de mulheres que desde o século XIX, mergulham, metros de profundidade em busca de pérolas, para sustentar as suas famílias.  2020-02-19 - Tags: amas do pacifico cris barros aw20 inverno oriente ancestralidade

Camisas garantem charme ao guarda-roupa masculino
A clássica camisa de botões é top trend do alto verão 2020 da Stalker. A peça sempre presente no guarda-roupa masculino em mangas longas ou curtas traz para a temporada mais quente do ano a alegria das cores solares, estampas botânicas, florais e poás.  2020-02-19 - Tags: classica camisa camisa de botoes stalker tricoline jacquards maquinetados

Tendência cósmica marca o Inverno 2020 da Ateen
Flor Estelar é o tema da coleção Inverno 2020 da Ateen, que traz a atemporalidade como característica principal da estação. Delicada e charmosa, a Flor de Áster significa estrela em Latim e Grego.  2020-02-18 - Tags: flor estelar ateen inverno 2020 dna latim bijoux

FIT lança preview de Inverno 2020 inspirado na fotógrafa Sarah Moon
A FIT, grife de Renata Schmulevich apresenta seu preview de inverno com uma coleção surpreendente - mais looks monocromáticos em tons vibrantes do que prints - mas com construções geométricas que valorizam a mulher, seu corpo e suas formas.  2020-02-17 - Tags: renata schmulevich fit guilherme silva sarah moon preview de inverno

Malharia Ripa dá o tom do verão 21 em cores e texturas
O Maglificio Ripa, empresa italiana líder em malharia retilínea, revela sua coleção Skin Primavera/Verão 2021, em cores densas e cheias de energia, resultado de meticulosas pesquisas técnicas e trabalho primoroso que resultam em tricôs de superfícies leves, elegantes e de alta performance.  2020-02-14 - Tags: maglificio ripa skin primavera 2021 chagall malharia italiana

Levi's® celebra o carnaval com apoio aos blocos Casa Comigo e Orquestra Voadora
A Levi's com um espírito inovador desde 1873, celebra o carnaval com participação nos blocos Casa Comigo - dia 15 de fevereiro, em São Paulo e Orquestra Voadora - dia 25 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Como um valor global a ser conduzido pela empresa, a Levi's® acredita que a música é essencial para transmitir sua identidade.  2020-02-13 - Tags: levis carnaval casa comigo orquestra voadora frei caneca barra shopping

Nike celebra a magia do esporte para Tóquio
2020 é um ano especial para a Nike e, para comemorar, a marca anunciou no dia 05 de fevereiro, em Nova York , coleções em parceria com cinco nomes internacionais da moda que criaram novas peças inspiradas nas expressões do esporte para as Olimpíadas do Japão.  2020-02-12 - Tags: 2020 nike nova york yoon ahn ambush jun takahashi undercover chitose abe matthew williams alyx virgil abloh

Pequena empresa de moda gaúcha desfila no NY Fashion Week
O sábado, dia 8 de fevereiro, foi uma data especial para a pequena empresária gaúcha Martha Rosinha, participante da Nova York Fashion Week, que aconteceu nos Estados Unidos. Ela foi uma das 20 empreendedoras do Rio Grande do Sul selecionadas pelo Sebrae e que, a convite da instituição, estiveram na cidade americana.  2020-02-11 - Tags: dulcet martha rosinha dulcet moda feminina nova york fashion week nrf retail s big show sebrae

Nova coleção da Riachuelo traz múltiplas cores em peças carnavalescas
Repetindo o sucesso do primeiro lançamento, em 2019, a dobradinha Riachuelo e Free Free está de volta para colorir bloquinhos, bailinhos e micaretas Brasil afora. Com prints exclusivos desenvolvidos pelas artistas Chica Capeto e Manu Cunhas, as peças levam o manifesto Free Free estampado: “Você não é o acúmulo de coisas, você é o que sobra quando tudo vai embora!”.  2020-02-06 - Tags: riachuelo festival spanta chica capeto manu cunhas free free

Maria Filó se prepara para lançar coleção Buen Camino do O/I 2020
A Maria Filó comemora a chegada do Outono-Inverno com o lançamento da coleção Buen Camino. Inspirada pelas jornadas de inúmeras mulheres pelo famoso Caminho de Santiago de Compostela, a coleção carrega diferentes culturas, paisagens e histórias nos levando a viver uma aventura.  2020-02-06 - Tags: maria filo outono inverno coleçao buen camino dna

Lolitta apresenta Inverno 2020 inspirada na cultura japonesa
A delicadeza e a beleza da cultura japonesa, serviram de inspiração para o desenvolvimento da coleção Inverno 2020 da Lolitta. O termo Wabi Sabi, conceito japonês onde o imperfeito é belo, serviu de fio condutor para o desenvolvimento de toda a temporada.  2020-02-05 - Tags: lolitta wabi sabi cultura japonesa coleçao inverno 2020

Cris Barros lança preview O/I 2020
Cris Barros lança o seu Preview AW 2020, que traz uma viagem para o oriente ancestral. A liberdade destes movimentos aparecem nos vestidos maxis que se harmonizam com as peças fluidas e sofisticadas de cetim em tons pastel.  2020-02-05 - Tags: cris barros off white preview aw 2020 japao cultura oriental

Emilio Pucci anuncia Koché como sua designer convidada para a coleção O/I 2020
A Emilio Pucci tem o prazer de anunciar Christelle Kocher, da marca Koché, como sua designer convidada para a coleção outono/ inverno 2020. A collab, que inclui ready-to-wear e acessórios, será revelada na quinta, 20 de fevereiro de 2020, durante a semana de moda de Milão.  2020-02-04 - Tags: christelle kocher koche outono inverno collab emilio pucci parceria designer

Círculo S/A traz novidades em amigurumi
A lhama é uma das tendências da decoração. Os animais simpáticos são a inspiração para a nova cor da família de fios Amigurumi e Maxi Amigurumi da Círculo S/A, que traz muito colorido e diversão.  2020-02-03 - Tags: lhama amigurumi maxi amigurumi circulo sa infantis fios

Junya Watanabe apresenta peças inspiradas nas jaquetas da Pirelli
Na sexta-feira, 17 de janeiro, a nova coleção Comme Des Garçons Junya Watanabe Man foi para a passarela como parte da Paris Fashion Week. O famoso estilista japonês está colaborando com a Pirelli pela primeira vez, apresentando uma coleção cápsula especial inspirada nas jaquetas de automobilismo da Pirelli nos anos 70.  2020-01-29 - Tags: junya watanabe pirelli jaquetas automobilismo pirelli design vintage

C&A lança coleção especial para o Carnaval
Para curtir a época mais festiva do ano, a coleção de Carnaval da C&A chega com peças divertidas para deixar o visual alegre e descontraído. A marca investe em tonalidades vivas de azul, vermelho e rosa, além de peças metalizadas e com aplicações de paetês.  2020-01-29 - Tags: carnaval c&a marca toy story rei leao branca de neve

Lunender lança coleção Fit for Me
Inspirada nos desafios da rotina feminina, a nova coleção de jeans da Lunender -Fit for Me traz conforto e modernidade, ideal para acompanhar as mulheres nas mais variadas ocasiões. A coleção acaba de chegar ao e-commerce da marca.  2020-01-27 - Tags: lunender fit for me shape mulher coleçao

Marca infantil lança coleção de Carnaval
A PUC, marca do seguimento infantil da Cia. Hering, se prepara para lançar sua primeira coleção de Carnaval. As peças foram pensadas para manter o estilo das crianças, mas ao mesmo tempo proporcionar conforto e diversão.  2020-01-27 - Tags: puc hering carnaval coleçao radiate positivity

Loja de vestidos de festa apresenta nova coleção em São Bernardo
Inspirada em Nova York, a coleção verão 2020 de vestidos de festa da loja Paetê Closet foi lançada no dia 23 de janeiro, reunindo influenciadoras digitais do ABC Paulista e São Paulo, numa festa com muito brilho e glamour no Espaço Favoritto Buffet, em São Bernardo do Campo.  2020-01-24 - Tags: moda paete lar new york mercedes marina guazzelli

Marylin Monroe e materiais tecnológicos inspiram nova coleção da Pucci
A inspiração por trás da coleção de pre-fall 2020 de Emilio Pucci é um exótico cruzeiro que navega por mares distantes, embarcando dos Faraglioni de Capri rumo a destinos de aventura pouco explorados.  2020-01-20 - Tags: emilio pucci shopping cidade jardim fraglioni de capri colecao novidade lantejoulas