Language
home » moda & varejo »

Book Blue Jeans

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Palestras e variedade de produtos marcam a 5 ª edição da Gotex Show

Falhas no gerenciamento financeiro é o principal motivo que afeta outros processos dentro da confecção resultando, muitas vezes, em prejuízos irreversíveis para a continuidade do negócio. Quem afirma é o consultor de Produção e Qualidade do Sebrae SP, Nelson Endrigo Junior, que durante palestra apresentada na Gotex Show 2017 – Feira Internacional de Produtos Têxteis – falou sobre ferramentas para melhorar o processo produtivo dentro das empresas. “Por serem, em sua maioria, empresas de micro e pequeno porte as confecções têm muita dificuldade de gestão. O comando é quase sempre exercido pelo próprio dono que concentra as decisões do negócio e não raro mistura contas da pessoa física com a jurídica. Falta profissionalismo não só para tocar a organização, mas também zelar pela qualidade do produto, entender as mudanças de mercado e os desejos dos clientes e até mesmo conhecer quem são os seus concorrentes, o que é fundamental neste segmento tão disputado”, analisa Endrigo Junior.

Segundo o consultor do Sebrae-SP, muitas vezes porém, a falta de planejamento não é apenas falta de capacidade do gestor mas resultado da própria contingência do mercado. “É um setor excessivamente competitivo onde quase não há fidelidade nas parcerias. As grandes marcas estão sempre à procura do maior volume pelo menor preço. Paga-se muito pouco (preço unitário) por peça produzida e a produtividade da confecção também é mínima devido à falta de tecnologia e deficiência da mão de obra que, por sua vez, não se sente motivada por causa dos baixos salários. Enfim é um ciclo vicioso que afeta a toda a cadeia da confecção”, argumenta Nelson Endrigo Junior que sugeriu ao público da palestra, formado por pequenos confeccionistas, estilistas, lojistas e gerentes de empresas, a melhorarem, através de cursos de capacitação, o desempenho nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoal, que a seu ver, são os principais pontos fracos das empresas do segmento de vestuário.  “As confecções também podem minimizar as perdas relacionadas à manutenção, como ajuste de produção durante a baixa demanda, evitar falhas na produção, setup, produtos defeituosos e reprocessamento. É importante lembrar que estas perdas valem dinheiro e muitas vezes não mensuramos isso”.

O consultor finalizou sua palestra informando que o Sebrae-SP oferece por semestre cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores (grupo de 20 a 30 empresas) com custo acessível, cuja grade é focada principalmente no planejamento e na gestão de negócios.

Além da palestra sobre processo produtivo, outro tema que chamou atenção do público foi “Tendências de moda feminina Inverno 2018”, da consultora de moda Bruna Ortega da WGSN. Além de mostrar os principais looks das passarelas internacionais que deverão bombar na próxima temporada, Bruna apresentou as apostas do grande varejo, com roupas básicas e pegada fashion e também exibiu campanhas de marketing de marcas famosas como Adidas que impressionaram a plateia. 

Cinco anos de Brasil

A 5 ª edição da Gotex Show, realizada de 12 a 14 de setembro no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo mostrou que o evento tem buscado fortalecer seu perfil de feira internacional, deixando para trás a imagem de “mostra de produtos chineses”, como ficou conhecida no Brasil, quando foi lançada em 2013 com cerca de 300 expositores asiáticos. Com participação modesta este ano – 70 expositores, porém mais segmentada em tecidos e vestuário, a feira trouxe como novidades um pavilhão com seis empresas do Paquistão, um produtor de algodão peruano e fornecedores de artigos de cama, mesa e banho. “No início os chineses tiveram muitas dificuldades de entender o mercado brasileiro, não apenas em razão do idioma, mas também do perfil de negócio. As primeiras empresas que vieram ao evento trouxeram uma gama diversificada de produtos de vestuário a bijuterias, na esperança de conquistar o maior número de clientes e possível. Havia também a expectativa de se firmar joint venture com empresas brasileiras”, explica Henrique Reis, Relações Internacionais do evento. Segundo ele, as sucessivas crises na economia brasileira, que afetaram duramente o consumo interno de têxteis, fez com que a direção da Gotex reorganizasse a feira para melhor atender às necessidades do mercado. “Detectamos que a principal carência das confecções brasileiras está nos aviamentos, camisaria e tecidos de moda diferenciados e nisto os chineses são muito competitivos. Hoje, não estamos preocupados com quantidade de expositores, mas com a qualidade e a segmentação. A Gotex Show traz soluções para toda a cadeia de valor com matéria-prima, fios e tecidos; moda casa e vestuário. Nosso objetivo é diversificar os expositores, desenvolver negócios e trazer cada vez mais empresas nacionais”, completa Reis. 

Destaque e produtos

O Pavilhão do Paquistão recebeu autoridades logo na abertura da feira para celebrar a participação conjunta dos expositores que mostraram a força de um dos maiores produtores mundiais de vestuário. As seis empresas que se apresentaram no espaço mostraram meias, rendas, roupas esportivas, tecidos e roupas de cama. Na ocasião o Embaixador do Paquistão, Saqib us Najm, enfatizou que Brasil e Paquistão são parceiros e estão prestes a assinar um acordo de colaboração. “Ambos os países têm muito a oferecer. É a primeira vez que participamos da feira com o aval do governo paquistanês e estamos muito felizes em estar aqui”.

Entre as novidades apresentadas na feira está a empresa  Billion Polimerization Fiber Technology Industrial que traz ao mercado brasileiro os mais variados tipos de filamentos têxteis de poliéster com características e funções únicas: fibras de polímero com toque similar ao algodão natural; fios com alta resistência UV e outras especialidades como antibacteriana, absorção de umidade; retardante de chama; resistência à abrasão; além de fios brilhantes que são utilizados para vestuário, sapatos, decoração e  uniformes profissionais. A roupa infantil foi a aposta da Kuntai Garment, um dos maiores fabricantes chineses de larga escala em vestuário para crianças que atende a grandes marcas internacionais.  Sua especialidade são os tricôs e malhas de algodão.  

No denim, destaque para a empresa Henglun Textile, que apresentou seu amplo portfolio com produtos diversificados entre algodão, mistos com poliéster, spandex, nylon, T400, Coolmax, Modal e Tencel. Segundo o fabricante, a empresa fornece para marcas mundiais como Uniqlo, H&M, Zara, C&A, Only, Guess, Lee, Tommy e Mango. Já no segmento cama, mesa e banho, fizeram sua estreia na Gotex Show as empresas chinesas Nantong Lu-Ri, que apresentou têxteis para casa em pele sintética, flanela, lã e sherpa; a Jiangsu Chenshi Weiye Textile Technology, com jogos de cama 100% poliéster e tecidos estampados e a indiana Indo Count Industries que apresentou artigos de cama em puro algodão e tecidos mistos, duvets e protetores de colchão, capas de almofada e cobertores. A marca exporta para diversos mercados, entre eles, EUA e Europa.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: RM Press | Comunicação Estratégica
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Abit homenageia industriais que fizeram história do setor têxtil
Paulo Vieira, ex-diretor da Judith Têxtil, e Vinicio Cesar Pensa, fundador da marca de lençóis Carambella, receberam a Medalha do Mérito Abit 2018 pelos 50 anos de trabalho e colaboração junto ao Sinditêxtil-SP. A cerimônia foi realizada no dia 6 de dezembro na sede da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção, em São Paulo.  2018-12-11 - Tags: abit coquete premio 2018 vinicio pensa medalha merito abit 2018 rafael lucchesi rafael bossolani ary carlos pradi

Fenin abre temporada de lançamentos do Inverno 2019 em São Paulo
Promovida pela Expovest, empresa gaúcha com mais de 30 anos no mercado de feiras de negócios, e que desde 2013 passou a expandir sua área de atuação além do Rio Grande do Sul para melhor atender lojistas e compradores de várias regiões do país, a Fenin Feiras realiza sua quarta edição de Inverno na capital paulista.  2018-12-11 - Tags: expovest rio grande do sul fenin feiras fenin inverno sao paulo anhembi

Salão Inspiramais acontece nos dias 15 e 16 de janeiro
O Pós-Modernismo é caracterizado pela avalanche recente de inovações tecnológicas, pela subversão dos meios de comunicação e da informática, com a crescente influência do universo virtual, derivando num desmedido apelo consumista. Esse panorama seduz o homem pós-moderno. Assim, a identidade no pós-modernismo seria um corpo, uma forma vazia pronta para incessantes reconfigurações.  2018-12-07 - Tags: inspiramais 2020 pro magno assintecal milton killing universo multifacetado walter rodrigues cor como contraste do real pos modernismo

Faculdade Santa Marcelina promove o Fórum Moda 2018
Os melhores trabalhos das categorias de Estamparia, Modelagem, Fotografia, Joalheria, Estilismo e Acessórios participarão do evento, que contará com um júri composto por estilistas conceituados, editores de Moda, CEOs de grandes marcas e diretores de criação.  2018-12-05 - Tags: faculdade santa marcelina forum moda 2018 unidade perdizes estilismo

Brazil Fashion Forum apresenta o melhor do Brasil em Miami
Os designers que marcaram presença foram Reinaldo Lourenço, Lilly Sarti, GIG Couture, Sinesia Karol e Patrícia Motta, que participaram do evento desfilando suas coleções na passarela. Lenny Niemeyer confirmou presença com uma Pop Up da marca durante os 2 dias de evento.  2018-12-04 - Tags: brazil fashion forum flavia marchesini reinaldo lourenco lilly sarti gig couture sinesia karol patricia motta

Feiras simultâneas movimentam o início do ano
Entre os dias 14 e 17 de janeiro acontece a 46ª edição da Couromoda, maior feira de calçados e artigos de couro da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento está integrado a 9° edição da São Paulo Prêt-à-Porter - Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.  2018-12-03 - Tags: couromoda sao paulo pret a porter expo center norte janeiro 2019 feiras

Brazil Fashion Forum e Instituto Marangoni anunciam vencedores de concurso
O concurso Im Brazil Fashion Talent acaba de premiar com duas bolsas de estudos no renomado Instituto Marangoni de Miami as marcas Renata Buzzo e Aluf. Renata Buzzo possui excêntricas peças únicas ou numeradas e possui o diferencial de ser vegan, são feitas sob medida e sob encomenda.  2018-11-27 - Tags: brazil fashion forum im brazil fashion talent instituto marangoni premio press award 2018 da focus brasil

Brasil Eco Fashion Week recebe mais de quatro mil pessoas nos três dias de evento
A Brasil Eco Fashion Week 2018, principal semana de moda sustentável da América Latina, reuniu cerca de 4 mil brasileiros e estrangeiros na Unibes Cultural, em São Paulo, entre 15 e 17 de novembro.  2018-11-23 - Tags: brasil eco fashion week 2018 unibes cultural agencia fotossintese ecosimple espaco economia

Maratona MMX promove palestras e cases com grandes nomes da moda, design e negócios
Evolução da Maratona Mude, a MMX é uma maratona para o futuro do calçado que vai ocorrer entre 7 e 8 de dezembro, com uma programação de 24 horas, no ParkShopping Canoas, em Canoas/RS. O evento conta com uma programação seleta de atrações, com destaque para um circuito de palestras que colocam em pauta a visão de futuro sobre moda, design, tecnologia e negócios.  2018-11-21 - Tags: mmx maratona mmx farfetch vitorino campos alan pierre galpao makers

Sebrae participa do maior evento de moda e sustentabilidade em São Paulo
Começa nesta quinta-feira (15) e segue até sábado (17), em São Paulo, a Brasil Eco Fashion Week (BEFW) 2018, maior evento de moda e sustentabilidade da América Latina, que conta com o apoio do Sebrae. Durante três dias, empresários, consumidores, marcas e influenciadores engajados com as causas socioambientais estarão reunidos no Unibes Cultural.  2018-11-14 - Tags: brasil eco fashion week unibes cultural sebrae befw sustentabilidade

Peru quer fortalecer setor produtivo e competitividade têxtil
O presidente do Peru, Martin Vizcarra, solicitou aos seus ministros a criação de um grupo de trabalho para fortalecer os setores produtivos e recuperar a competitividade da indústria têxtil do país. A oficialização da medida será finalizada nas próximas semanas, em coordenação com o Ministério da Economia e Finanças (MEF) e o setor privado peruano.  2018-11-14 - Tags: luisa mesones reyes perez martin vizcarra expotextil peru 2018 peru alianca do pacifico

Clube de Costura recebe Desfile Moda Afro com roupas da estilista guineense Saturnina Costa
O Desfile Moda Afro com roupas da estilista guineense Saturnina Costa. acontecerá no dia 27 de novembro, no Shopping Mega Moda, em parceria com o Clube da Costura. Toda a mistura da África, inspira a última coleção de Nyna Kosta, que fará um desfile com modelos 100% negros, nos vários tons de pele e particularidades que só a miscigenação brasileira possui.  2018-11-13 - Tags: ascenda afroempreendedores goias afroempreendedorismo nyna kosta

Instituto SENAI de Tecnologia promove palestra sobre inspirações para PV 2019/20
O Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção do SENAI-SP, localizado na Escola SENAI Francisco Matarazzo, promove no dia 29 de novembro, às 10 horas, a palestra “SENAI MIX DESIGN Inspirações & Tendências Primavera-Verão 2019/20”, voltada principalmente para profissionais da área do vestuário.  2018-11-12 - Tags: palestra senai mix design primavera verao 2019 instituto senai de tecnologia escola senai francisco matarazzo

Brasil Eco Fashion Week 2018 aposta na inovação e na diversidade
De acordo com Fernanda Simon, uma das idealizadoras do evento, o tema da segunda edição da BEFW é inovação e diversidade. "Queremos fazer um evento de moda que represente o poder de incluir, agregar, e somar, contrariando o estereótipo que a moda é para poucos" diz.O Brasil Eco Fashion Week 2018, maior evento de moda e sustentabilidade da América Latina, acontece em São Paulo nos dias 15, 16 e 17 de novembro.  2018-11-09 - Tags: fernanda simon befw brasil eco fashion week 2018 unibes cultural sustentabilidade ecologia

WeAr Brasil apresenta tecnologias que levam sustentabilidade à indústria da moda
Nos dias 12 e 13 de novembro, acontece a 4a edição do WeAr Brasil (wearbrasil.com), festival focado em unir quem constrói com tecnologia o futuro da moda. Pela primeira vez, o evento sai do espaço acadêmico e ocupa a multimarcas paulistana Cartel 011. "O movimento fashion tech começa a acontecer no Brasil e por isto faremos esta edição em uma loja.  2018-11-07 - Tags: wear brasil cartel 011 fashion tech tour ale farah amazon wear 2018

Artista plástica Paula Costa tem presença confirmada no Brazil Fashion Forum
O Brazil Fashion Forum, vencedor do Prêmio Press Award 2018 da Focus Brasil, com o título de melhor evento cultural em Miami, receberá a renomada artista plástica Paula Costa. Paula fará uma instalação com performance ao vivo encantando a todos os convidados com sua arte de forte expressão. Transborda é o nome da exposição e narra sobre a efemeridade do tempo, através de materiais orgânicos, tais como folhas da Mata atlântica e amazônia, rosas, antúrios, girassóis e outros.  2018-11-05 - Tags: brazil fashion forum miami beach premio press award 2018 paula costa

Indústria têxtil indiana tem encontro marcado na GITTES 2019
Mumbai, a capital comercial da Índia sediará de 18 a 20 de janeiro, a 2nd Global Textile Technology & Engineering Show 2019 (GITTES), maior plataforma B2B do Sudeste Asiático, focada na indústria de engenharia têxtil. O objetivo é promover o crescimento e modernização do parque têxtil indiano através de novas tecnologias e suas implicações sociais, econômicas e ambientais para uma produção socialmente sustentável.  2018-11-01 - Tags: 2nd global textile technology & engineering show 2019 gittes itme da india

Japan House São Paulo apresenta universo da moda do futuro em A Light Un Light
A moda contemporânea do Japão é a nova faceta a ser revelada pela JAPAN HOUSE São Paulo, que embarca no mundo fashion com a exposição A LIGHT UN LIGHT, de 06 de novembro a 06 de janeiro. Com a proposta de despertar o público para o vestuário do futuro, a mostra apresenta itens criados pelo designer japonês Kunihiko Morinaga que, em uma combinação perfeita entre alta tecnologia e inspirações em elementos simples ou pequenos detalhes, surpreende pela inovação em suas criações.  2018-11-01 - Tags: japan house sao paulo a light un light kunihiko morinaga anrealage natasha barzaghi geenen rhizomatiks research

IED São Paulo faz exposições em homenagem a diva italiana do cinema Monica Vitti
O Instituto Europeu de Design – IED São Paulo apresenta uma mostra dupla em homenagem à sétima arte. Duas exposições destacam diferentes aspectos do cinema e permitem observar contribuições do design na direção de arte, cenografia, iluminação e nos figurinos.  2018-10-31 - Tags: instituto europeu de design ied sao paulo monica vitti michelangelo antonioni italian film fest figurinos de papel atelie luiz masse

Senai promove visitas monitoradas e atividades gratuitas em novembro
A Escola SENAI "Francisco Matarazzo" e a Faculdade de Tecnologia SENAI "Antoine Skaf" estarão de portas abertas nos dias 8 e 9 de novembro de 2018 para o Mundo SENAI, evento que acontece simultaneamente em todo o país, que tem como objetivo apresentar as soluções tecnológicas para a indústria e os caminhos que o SENAI oferece para a melhor formação profissional.  2018-10-31 - Tags: escola senai francisco matarazzo senai antoine skaf