Language
home » moda & varejo »

Book Blue Jeans

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Palestras e variedade de produtos marcam a 5 ª edição da Gotex Show

Falhas no gerenciamento financeiro é o principal motivo que afeta outros processos dentro da confecção resultando, muitas vezes, em prejuízos irreversíveis para a continuidade do negócio. Quem afirma é o consultor de Produção e Qualidade do Sebrae SP, Nelson Endrigo Junior, que durante palestra apresentada na Gotex Show 2017 – Feira Internacional de Produtos Têxteis – falou sobre ferramentas para melhorar o processo produtivo dentro das empresas. “Por serem, em sua maioria, empresas de micro e pequeno porte as confecções têm muita dificuldade de gestão. O comando é quase sempre exercido pelo próprio dono que concentra as decisões do negócio e não raro mistura contas da pessoa física com a jurídica. Falta profissionalismo não só para tocar a organização, mas também zelar pela qualidade do produto, entender as mudanças de mercado e os desejos dos clientes e até mesmo conhecer quem são os seus concorrentes, o que é fundamental neste segmento tão disputado”, analisa Endrigo Junior.

Segundo o consultor do Sebrae-SP, muitas vezes porém, a falta de planejamento não é apenas falta de capacidade do gestor mas resultado da própria contingência do mercado. “É um setor excessivamente competitivo onde quase não há fidelidade nas parcerias. As grandes marcas estão sempre à procura do maior volume pelo menor preço. Paga-se muito pouco (preço unitário) por peça produzida e a produtividade da confecção também é mínima devido à falta de tecnologia e deficiência da mão de obra que, por sua vez, não se sente motivada por causa dos baixos salários. Enfim é um ciclo vicioso que afeta a toda a cadeia da confecção”, argumenta Nelson Endrigo Junior que sugeriu ao público da palestra, formado por pequenos confeccionistas, estilistas, lojistas e gerentes de empresas, a melhorarem, através de cursos de capacitação, o desempenho nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoal, que a seu ver, são os principais pontos fracos das empresas do segmento de vestuário.  “As confecções também podem minimizar as perdas relacionadas à manutenção, como ajuste de produção durante a baixa demanda, evitar falhas na produção, setup, produtos defeituosos e reprocessamento. É importante lembrar que estas perdas valem dinheiro e muitas vezes não mensuramos isso”.

O consultor finalizou sua palestra informando que o Sebrae-SP oferece por semestre cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores (grupo de 20 a 30 empresas) com custo acessível, cuja grade é focada principalmente no planejamento e na gestão de negócios.

Além da palestra sobre processo produtivo, outro tema que chamou atenção do público foi “Tendências de moda feminina Inverno 2018”, da consultora de moda Bruna Ortega da WGSN. Além de mostrar os principais looks das passarelas internacionais que deverão bombar na próxima temporada, Bruna apresentou as apostas do grande varejo, com roupas básicas e pegada fashion e também exibiu campanhas de marketing de marcas famosas como Adidas que impressionaram a plateia. 

Cinco anos de Brasil

A 5 ª edição da Gotex Show, realizada de 12 a 14 de setembro no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo mostrou que o evento tem buscado fortalecer seu perfil de feira internacional, deixando para trás a imagem de “mostra de produtos chineses”, como ficou conhecida no Brasil, quando foi lançada em 2013 com cerca de 300 expositores asiáticos. Com participação modesta este ano – 70 expositores, porém mais segmentada em tecidos e vestuário, a feira trouxe como novidades um pavilhão com seis empresas do Paquistão, um produtor de algodão peruano e fornecedores de artigos de cama, mesa e banho. “No início os chineses tiveram muitas dificuldades de entender o mercado brasileiro, não apenas em razão do idioma, mas também do perfil de negócio. As primeiras empresas que vieram ao evento trouxeram uma gama diversificada de produtos de vestuário a bijuterias, na esperança de conquistar o maior número de clientes e possível. Havia também a expectativa de se firmar joint venture com empresas brasileiras”, explica Henrique Reis, Relações Internacionais do evento. Segundo ele, as sucessivas crises na economia brasileira, que afetaram duramente o consumo interno de têxteis, fez com que a direção da Gotex reorganizasse a feira para melhor atender às necessidades do mercado. “Detectamos que a principal carência das confecções brasileiras está nos aviamentos, camisaria e tecidos de moda diferenciados e nisto os chineses são muito competitivos. Hoje, não estamos preocupados com quantidade de expositores, mas com a qualidade e a segmentação. A Gotex Show traz soluções para toda a cadeia de valor com matéria-prima, fios e tecidos; moda casa e vestuário. Nosso objetivo é diversificar os expositores, desenvolver negócios e trazer cada vez mais empresas nacionais”, completa Reis. 

Destaque e produtos

O Pavilhão do Paquistão recebeu autoridades logo na abertura da feira para celebrar a participação conjunta dos expositores que mostraram a força de um dos maiores produtores mundiais de vestuário. As seis empresas que se apresentaram no espaço mostraram meias, rendas, roupas esportivas, tecidos e roupas de cama. Na ocasião o Embaixador do Paquistão, Saqib us Najm, enfatizou que Brasil e Paquistão são parceiros e estão prestes a assinar um acordo de colaboração. “Ambos os países têm muito a oferecer. É a primeira vez que participamos da feira com o aval do governo paquistanês e estamos muito felizes em estar aqui”.

Entre as novidades apresentadas na feira está a empresa  Billion Polimerization Fiber Technology Industrial que traz ao mercado brasileiro os mais variados tipos de filamentos têxteis de poliéster com características e funções únicas: fibras de polímero com toque similar ao algodão natural; fios com alta resistência UV e outras especialidades como antibacteriana, absorção de umidade; retardante de chama; resistência à abrasão; além de fios brilhantes que são utilizados para vestuário, sapatos, decoração e  uniformes profissionais. A roupa infantil foi a aposta da Kuntai Garment, um dos maiores fabricantes chineses de larga escala em vestuário para crianças que atende a grandes marcas internacionais.  Sua especialidade são os tricôs e malhas de algodão.  

No denim, destaque para a empresa Henglun Textile, que apresentou seu amplo portfolio com produtos diversificados entre algodão, mistos com poliéster, spandex, nylon, T400, Coolmax, Modal e Tencel. Segundo o fabricante, a empresa fornece para marcas mundiais como Uniqlo, H&M, Zara, C&A, Only, Guess, Lee, Tommy e Mango. Já no segmento cama, mesa e banho, fizeram sua estreia na Gotex Show as empresas chinesas Nantong Lu-Ri, que apresentou têxteis para casa em pele sintética, flanela, lã e sherpa; a Jiangsu Chenshi Weiye Textile Technology, com jogos de cama 100% poliéster e tecidos estampados e a indiana Indo Count Industries que apresentou artigos de cama em puro algodão e tecidos mistos, duvets e protetores de colchão, capas de almofada e cobertores. A marca exporta para diversos mercados, entre eles, EUA e Europa.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: RM Press | Comunicação Estratégica
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Caio de Alcântara Machado recebe homenagem durante a FebraTêxtil 2018
“Vai dar Jacaré”! O publicitário que tornou esta frase famosa entre os empresários da indústria têxtil brasileira foi o mesmo que idealizou, promoveu e organizou a primeira feira industrial de negócios no país, a Fenit - Feira Nacional da Indústria Têxtil, posteriormente complementada pela Fenatec - Feira Internacional de Tecelagem: Caio de Alcântara Machado.  2018-10-18 - Tags: fenit caio de alcantara machado uma história pra contar helvio roberto pompeo madeira caito febratextil 2018

Conferência Iguatemi Talks chega à 2ª edição com grandes nomes da moda
Como um dos grandes apoiadores da moda nacional e internacional, a Iguatemi Empresa de Shopping Centers realiza a segunda edição do Iguatemi Talks. A proposta da plataforma é informar e inspirar o público ao disseminar conteúdos relevantes sobre sustentabilidade, novas tendências, novos comportamentos e também conteúdos inovadores do setor de moda e varejo.  2018-10-17 - Tags: shopping jk iguatemi conferencia iguatemi talks iguatemi talks carlos jereissati filho

Iguatemi São Paulo promove Fashion & Music
Oferecer experiências memoráveis é parte do DNA do Iguatemi São Paulo, que promove a primeira edição do Fashion & Music. O evento, que acontece entre os dias 18 e 21 de outubro, nasce com o objetivo de reunir e aproximar jovens em torno de temas como moda, música, arte e tecnologia, com uma programação totalmente gratuita.  2018-10-16 - Tags: iguatemi sao paulo fashion music arena da livraria cultura damn project dj pontifexx espaço fashion

Yarn Expo Autumn terá 500 expositores de 14 países
Yarn Expo Autumm, a maior feira mundial de fios têxteis, reunirá, de 15 a 17 de outubro em Xangai, mais de 500 expositores de 14 países que estarão mostrando novidades em fibras naturais (algodão, lã, seda e linho/rami); sintéticas e artificiais; fibras mistas, fios elásticos, fios fantasias e fios especiais.  2018-10-16 - Tags: messe frankfurt ccpit yarn expo autumm chemtax yarn expo fancy yarn zone chemical fiber zone cotton yarn zone wool linen zone

São Paulo Fashion Week inaugura novo ciclo no calendário da moda
O São Paulo Fashion Week reuniu na última quarta-feira (10/10), no loft 25 do Farol Santander, um grupo de criativos, parceiros e influenciadores para anunciar conceito e conteúdos de sua próxima edição. Apresentado pelo Banco Santander e Jeep, o SPFWN46, acontece de 21 a 26 de outubro.  2018-10-15 - Tags: imm moda sao paulo fashion week spfw n46 inmod projeto estufa banco santander marcos madureira daniela thomas

FebraTêxtil 2018: lançamentos de produtos e serviços para o mercado de vestuário de moda
A FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil 2018, que será realizada entre os dias 23 e 25 de outubro, no Anhembi Parque, na capital paulista, destaca a presença de expositores diferenciados e a realização simultânea e gratuita do Fórum FebraTêxtil, que reúne uma programação focada no objetivo de proporcionar conhecimento sobre tecnologia e tendências para os visitantes do evento.  2018-10-11 - Tags: feira brasil textil febratextil 2018 fcem peclersparis fashion snoops use fashion abvtex febratex group grupo mjc|textilia digitale textil

A moda como vetor econômico, histórico e cultural
Minas Trend, um dos mais importantes eventos de lançamento de moda acontecerá entre os dias 29 outubro a 01 de novembro, em Belo Horizonte, sob a batuta da FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais e Ronaldo Fraga como o novo diretor criativo que promete uma edição ainda mais inclusiva, democrática e tolerante.  2018-10-11 - Tags: fiemg flavio roscoe minas trend belo horizonte ronaldo fraga eventos jacutinga vestuario

Fashion Meeting se consolida no calendário nacional
O Fashion Meeting, projeto idealizado por Daniela Dornellas e consolidado no calendário da moda nacional chegou a sua 8ª edição, foram 3 dias (4 a 6 de outubro) de evento. Foram apresentados meetings, palestras e talks com influentes nomes do setor, além de desfiles e homenagens a grandes personalidades da moda.  2018-10-09 - Tags: fashion meeting daniela dornellas museu da imagem e do som all jeans collab love together vitor zerbinato lucas anderi

Brazil Fashion Forum reúne marcas brasileiras e novos talentos em Miami
Flávia Marchesini, empresária e diretora criativa, fundou em 2017 o Brazil Fashion Forum, que foi vencedor do Prêmio Press Award 2018 da Focus Brasil, com o título de melhor evento cultural em Miami, a segunda edição está confirmada para os dias 29 e 30 de Novembro, produzida pela empresa Brasil Society do presidente Christiano Marchesini que traz toda sua experiência do mercado de luxo e financeiro para aperfeiçoar cada detalhe desde o planejamento até a execução.  2018-10-02 - Tags: brazil fashion forum miami beach flavia marchesini art basel fashion ambassador isabeli fontana reinaldo lourenço lenny niemeyer lilly sarti gig couture sinesia karol

Tema da 23ª edição propõe um olhar visionário e multifacetado sobre o evento
Para Ronaldo Fraga, diretor criativo da próxima edição do Minas Trend, semana mineira de lançamentos de moda promovida pela FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais, que acontece de 28 outubro a 1 de novembro, em Belo Horizonte, esse “trem”, cada vez mais inclusivo, democrático e tolerante, segue sua viagem até 2030.  2018-10-01 - Tags: fiemg minas trend ronaldo fraga flavio roscoe agora e para sempre pib 2030 expominas

OUTLOOK ™ Plus América Latina volta ao Brasil em 2019
A Outlook ™ Plus Latin America (OPLA), maior conferencia internacional sobre nãotecidos, retornará ao Brasil para a terceira edição, que ocorrerá em São Paulo, de 07 a 09 de maio de 2019. Organizado pela Edana – Associação Europeia de Descartáveis Não Tecidos, com sede em Brulexas (Bélgica), e INDA – Associação da Indústria de Nãotecidos, baseada nos EUA, o evento apresentará perspectivas econômicas, estatísticas de mercado e as mais recentes tendências e produtos para os setores de higiene, cuidados pessoais e médico.  2018-09-28 - Tags: outlook plus latin america opla brulexas sheraton sao paulo wtc hotel inda

1º Fórum da Indústria da Moda SENAI acontece no Rio de Janeiro
Empresários e profissionais dos setores de moda, têxtil e de confecção terão a oportunidade de se reunir, em 10 de outubro, no 1º Fórum da Indústria da Moda SENAI, que será realizado na unidade Riachuelo do SENAI CETIQT, no Rio de Janeiro.  2018-09-28 - Tags: senai cetiqt forum da industria da moda senai fabian diniz rio de janeiro christina rangel

27ª edição Fashion Weekend Kids apresenta os lançamentos para o verão 2019
Acontece nos dias 28,29 e 30 de setembro a 27ª Edição do Fashion Weekend Kids, na Casa Bossa, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, sob o comando do escritório Ana Cury Casa Criativa. Diretamente do fantástico fundo do mar, o cenário convida os participantes a viajar pelos mais profundos oceanos e desvendar seus mistérios e maravilhas.  2018-09-27 - Tags: fwkids fashion weekend kids casa bossa shopping cidade jardim ana cury casa criativa maria sibylla merian greenpeace fundo do mar

Segunda edição do Senac Moda Informação 2018 discute negócios no mercado fashion
A segunda edição do Senac Moda Informação 2018 será no dia 4 de outubro, das 8 às 17 horas, e vai contar com uma série de bate-papos com objetivo de alimentar a pesquisa de tendências e inspirar para o desenvolvimento de identidade de marca. Especialistas vão discutir temas que vão desde o mundo do design até os valores e a autonomia da moda brasileira.  2018-09-27 - Tags: senac moda informacao 2018 mundo pensante assintecal modainfo staff lab gustavo silvestre

8º Fashion Meeting acontece entre os dias 4 e 6 de outubro no MIS
Entre os dias 4 e 6 de outubro, o Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, sedia a 8ª edição do Fashion Meeting. Reunindo cerca de 40 grandes profissionais do universo da moda, o evento traz uma programação com palestras, desfiles emeetings com foco no tema "Change Your Mind". "O Brasil vive há alguns anos um momento de agitação, efervescência e transformação. A crise política, econômica e social levou a sociedade brasileira a um processo de resiliência e transformação, mais uma vez.  2018-09-24 - Tags: museu da imagem e do som fashion meeting change your mind daniela dornellas meetings trajetorias ale farah silvana holzmeister cine fashion all black

Acabamento e tecidos funcionais são destaque no V SETEX
Em sua quinta edição, a Semana de Engenharia Têxtil – SETEX, que será realizada de 22 a 26 de outubro, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promoverá sinergia entre estudantes, professores, pesquisadores e demais profissionais de Engenharia Têxtil e áreas afins, a partir do compartilhamento de seus conhecimentos técnico/científicos e de inovação.  2018-09-21 - Tags: setex semana de engenharia textil universidade federal do rio grande do norte ufrn rasiah landchumananandasiva engenharia textil

Proposte tem data antecipada para abril em 2019
O Conselho de Administração da Proposte Srl anunciou que a 27ª edição da Feira Mundial de Tecidos para Móveis e Cortinas foi antecipada para os dias 15 a 17 de abril de 2019, mantendo o tradicional local do evento no Centro de Exposições na Villa Erba em Cernobbio, na Itália.  2018-09-21 - Tags: proposte srl feira mundial de tecidos mauro cavelli salone del mobile international observatory proposte 2019

Desfile inclusivo e youtuber são as atrações do Fashion Day na Brascol
No próximo dia 25 de setembro, terça-feira, a partir das 9h30, a Brascol, maior atacadista e distribuidor de moda bebê e infantojuvenil do país, promoverá um desfile para apresentação dos lançamentos da coleção verão 2019 de suas marcas próprias.  2018-09-19 - Tags: fashion day fashion day brascol mega loja brascol giovanna chaves pami by giovanna chaves

Estamparia digital será um dos destaques no evento O Negócio da Moda
Tema será abordado pelo CEO da Global Química & Moda (GQM), Felipe Sanchez, e pelo representante da Fespa no Brasil, Alexandre Keese. Palestras acontecem nos dias 18, 19 e 20 no centro de eventos Maria’s com grandes nomes do setor têxtil.  2018-09-18 - Tags: gqm ondm felipe sanchez alexandre keese glow stage fespa

Oportunidades, tendências de moda e atualização profissional marcam a 6ª edição da Gotex Show
A 6ª edição da GOTEX Show - Feira Internacional de Produtos Têxteis, evento que reúne anualmente o setor têxtil, foi realizada de 11 a 13 de setembro de 2018, em São Paulo. Este ano a feira reuniu mais de 100 marcas expositoras trazendo lançamentos em tecidos, aviamentos, vestuário (moda feminina, masculina e infantil), lingerie, linha fitness, acessórios e moda casa.  2018-09-17 - Tags: gotex show 2018 angelica marangoni gotex show henrique reis impressao digital wgsn mindset fashion snoops