Language
home » moda & varejo »

Book Blue Jeans

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Palestras e variedade de produtos marcam a 5 ª edição da Gotex Show

Falhas no gerenciamento financeiro é o principal motivo que afeta outros processos dentro da confecção resultando, muitas vezes, em prejuízos irreversíveis para a continuidade do negócio. Quem afirma é o consultor de Produção e Qualidade do Sebrae SP, Nelson Endrigo Junior, que durante palestra apresentada na Gotex Show 2017 – Feira Internacional de Produtos Têxteis – falou sobre ferramentas para melhorar o processo produtivo dentro das empresas. “Por serem, em sua maioria, empresas de micro e pequeno porte as confecções têm muita dificuldade de gestão. O comando é quase sempre exercido pelo próprio dono que concentra as decisões do negócio e não raro mistura contas da pessoa física com a jurídica. Falta profissionalismo não só para tocar a organização, mas também zelar pela qualidade do produto, entender as mudanças de mercado e os desejos dos clientes e até mesmo conhecer quem são os seus concorrentes, o que é fundamental neste segmento tão disputado”, analisa Endrigo Junior.

Segundo o consultor do Sebrae-SP, muitas vezes porém, a falta de planejamento não é apenas falta de capacidade do gestor mas resultado da própria contingência do mercado. “É um setor excessivamente competitivo onde quase não há fidelidade nas parcerias. As grandes marcas estão sempre à procura do maior volume pelo menor preço. Paga-se muito pouco (preço unitário) por peça produzida e a produtividade da confecção também é mínima devido à falta de tecnologia e deficiência da mão de obra que, por sua vez, não se sente motivada por causa dos baixos salários. Enfim é um ciclo vicioso que afeta a toda a cadeia da confecção”, argumenta Nelson Endrigo Junior que sugeriu ao público da palestra, formado por pequenos confeccionistas, estilistas, lojistas e gerentes de empresas, a melhorarem, através de cursos de capacitação, o desempenho nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoal, que a seu ver, são os principais pontos fracos das empresas do segmento de vestuário.  “As confecções também podem minimizar as perdas relacionadas à manutenção, como ajuste de produção durante a baixa demanda, evitar falhas na produção, setup, produtos defeituosos e reprocessamento. É importante lembrar que estas perdas valem dinheiro e muitas vezes não mensuramos isso”.

O consultor finalizou sua palestra informando que o Sebrae-SP oferece por semestre cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores (grupo de 20 a 30 empresas) com custo acessível, cuja grade é focada principalmente no planejamento e na gestão de negócios.

Além da palestra sobre processo produtivo, outro tema que chamou atenção do público foi “Tendências de moda feminina Inverno 2018”, da consultora de moda Bruna Ortega da WGSN. Além de mostrar os principais looks das passarelas internacionais que deverão bombar na próxima temporada, Bruna apresentou as apostas do grande varejo, com roupas básicas e pegada fashion e também exibiu campanhas de marketing de marcas famosas como Adidas que impressionaram a plateia. 

Cinco anos de Brasil

A 5 ª edição da Gotex Show, realizada de 12 a 14 de setembro no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo mostrou que o evento tem buscado fortalecer seu perfil de feira internacional, deixando para trás a imagem de “mostra de produtos chineses”, como ficou conhecida no Brasil, quando foi lançada em 2013 com cerca de 300 expositores asiáticos. Com participação modesta este ano – 70 expositores, porém mais segmentada em tecidos e vestuário, a feira trouxe como novidades um pavilhão com seis empresas do Paquistão, um produtor de algodão peruano e fornecedores de artigos de cama, mesa e banho. “No início os chineses tiveram muitas dificuldades de entender o mercado brasileiro, não apenas em razão do idioma, mas também do perfil de negócio. As primeiras empresas que vieram ao evento trouxeram uma gama diversificada de produtos de vestuário a bijuterias, na esperança de conquistar o maior número de clientes e possível. Havia também a expectativa de se firmar joint venture com empresas brasileiras”, explica Henrique Reis, Relações Internacionais do evento. Segundo ele, as sucessivas crises na economia brasileira, que afetaram duramente o consumo interno de têxteis, fez com que a direção da Gotex reorganizasse a feira para melhor atender às necessidades do mercado. “Detectamos que a principal carência das confecções brasileiras está nos aviamentos, camisaria e tecidos de moda diferenciados e nisto os chineses são muito competitivos. Hoje, não estamos preocupados com quantidade de expositores, mas com a qualidade e a segmentação. A Gotex Show traz soluções para toda a cadeia de valor com matéria-prima, fios e tecidos; moda casa e vestuário. Nosso objetivo é diversificar os expositores, desenvolver negócios e trazer cada vez mais empresas nacionais”, completa Reis. 

Destaque e produtos

O Pavilhão do Paquistão recebeu autoridades logo na abertura da feira para celebrar a participação conjunta dos expositores que mostraram a força de um dos maiores produtores mundiais de vestuário. As seis empresas que se apresentaram no espaço mostraram meias, rendas, roupas esportivas, tecidos e roupas de cama. Na ocasião o Embaixador do Paquistão, Saqib us Najm, enfatizou que Brasil e Paquistão são parceiros e estão prestes a assinar um acordo de colaboração. “Ambos os países têm muito a oferecer. É a primeira vez que participamos da feira com o aval do governo paquistanês e estamos muito felizes em estar aqui”.

Entre as novidades apresentadas na feira está a empresa  Billion Polimerization Fiber Technology Industrial que traz ao mercado brasileiro os mais variados tipos de filamentos têxteis de poliéster com características e funções únicas: fibras de polímero com toque similar ao algodão natural; fios com alta resistência UV e outras especialidades como antibacteriana, absorção de umidade; retardante de chama; resistência à abrasão; além de fios brilhantes que são utilizados para vestuário, sapatos, decoração e  uniformes profissionais. A roupa infantil foi a aposta da Kuntai Garment, um dos maiores fabricantes chineses de larga escala em vestuário para crianças que atende a grandes marcas internacionais.  Sua especialidade são os tricôs e malhas de algodão.  

No denim, destaque para a empresa Henglun Textile, que apresentou seu amplo portfolio com produtos diversificados entre algodão, mistos com poliéster, spandex, nylon, T400, Coolmax, Modal e Tencel. Segundo o fabricante, a empresa fornece para marcas mundiais como Uniqlo, H&M, Zara, C&A, Only, Guess, Lee, Tommy e Mango. Já no segmento cama, mesa e banho, fizeram sua estreia na Gotex Show as empresas chinesas Nantong Lu-Ri, que apresentou têxteis para casa em pele sintética, flanela, lã e sherpa; a Jiangsu Chenshi Weiye Textile Technology, com jogos de cama 100% poliéster e tecidos estampados e a indiana Indo Count Industries que apresentou artigos de cama em puro algodão e tecidos mistos, duvets e protetores de colchão, capas de almofada e cobertores. A marca exporta para diversos mercados, entre eles, EUA e Europa.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: RM Press | Comunicação Estratégica
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Indústria têxtil mineira é destaque no line-up do Minas Trend
O algodão será a estrela do “Passarela Têxtil”, desfile coletivo de seis indústrias mineiras do setor, que acontece na próxima terça-feira, dia 22, no Minas Trend. A proposta é destacar a força e a resistência do algodão em 30 looks produzidos em parceria com o Senai Modatec.  2019-10-21 - Tags: senai modatec ricardo dos anjos amanda leao fiemg minas trend

Marcas participantes do Novo Brás ganham apresentação sobre tendências para O/I 2020
No dia 24 de outubro (quinta-feira), Robi Spatti e Augusto Rezende, diretores da GFT – Glam Fashion Team e idealizadores e diretores do Novo Brás irão realizar uma palestra exclusiva com o tema “Direcionamento do mercado de varejo internacional”, com foco nas principais tendências da moda e do varejo identificadas em viagem de pesquisa realizada pela dupla na Europa.  2019-10-21 - Tags: robi spatti augusto rezende glam fashion team novo bras varejo internacional

Minas Trend celebra setor têxtil e apresenta as tendências outono/inverno 2020
Belo Horizonte se transforma na capital brasileira da moda, entre os dias 22 e 25 de outubro, com mais uma edição do Minas Trend. O evento realizado no Expominas é considerado o maior salão de negócios de moda da América Latina e terá a indústria têxtil como sua principal estrela.  2019-10-18 - Tags: minas gerais belo horizonte minas trend moda sebrae feira gastro minas fashion expominas

Primeira edição do Febratex Summit debate temas voltados à indústria têxtil
Com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, o evento inédito será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, no Parque Vila Germânica, Blumenau/SC, e debaterá sobre inovação, alta performance, mudança geracional, novas tecnologias, processos disruptivos e cases de sucesso para desenvolver e transformar o setor têxtil.  2019-10-17 - Tags: febratex summit parque vila germanica debate inovacao textile expert

Faculdade Senai abre inscrições para cursos voltados à indústria da moda
A Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine Skaf, localizada no Brás, em São Paulo, está com inscrições abertas para Vestibular 2020. Além do curso superior de Tecnologia em Produção de Vestuário, para 2020, a faculdade também oferece o curso superior de Tecnologia em Design da Moda, e uma nova pós-graduação em Design em Têxtil e Moda.  2019-10-17 - Tags: senai moda design curso producao vestuario tecnologia

Feira Print RJ Fortaleza mostra estampas e tecidos para o Verão 21
Segunda edição da Feira Print RJ Fortaleza, evento especializado no segmento de estampas e tecidos para moda, que acontece nos dias 15 e 16 de outubro, em Mucuripe, apresenta coleções para o verão. A feira mostra tendências de moda em tecidos e estampas despertando o interesse de estilistas, empresários e profissionais de moda e decoração.  2019-10-15 - Tags: feira print rj fortaleza mucuripe clau cicala glambox estamparia sprint textil brand textil lunelli textil tecidos rellus dalutex jangadeiro textil berlan stampa studio glow tecidos

Congresso da Abit aborda o fim das fronteiras entre criação e consumo
Realizado nos dias 22 e 23 de outubro, simultâneo ao Minas Trend, em Belo Horizonte, o 4º Congresso Internacional Abit discutirá o fim das fronteiras entre a criação e consumo, com a presença de especialistas nacionais e internacionais da indústria têxtil e de confecção.  2019-10-14 - Tags: congresso abit minas trend abit eventos minas gerais

Projeto Estufa promove discussões sobre futuro durante o SPFW N48
Em sua terceira edição, o Projeto Estufa acontece de 14 a 18 de outubro, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera. O evento é uma iniciativa do SPFW, em parceria com o IN-MOD (Instituto Nacional de Moda e Design) que tem como objetivo promover debates e coordenar movimentos que estão acontecendo em todo o mercado.  2019-10-10 - Tags: projeto estufa spfw in mod human x high low masterclass fashiontech

Minas Trend divulga line-up de desfiles da sua 25ª edição
Entre os dias 22 e 25 de outubro, Belo Horizonte se transforma na capital brasileira da moda para receber o Minas Trend. O evento é o maior salão de negócios de moda da América Latina e apresentará em seu line-up de desfiles as principais tendências para a temporada outono/inverno 2020.  2019-10-09 - Tags: minas trend belo horizonte victor dzenk denise valadares lethicia bronstein sindijoias

Etiópia sediará a primeira edição da ITME Africa 2020
A 1º edição da Exposição Internacional de Máquinas Têxteis – ITME Africa, que será realizada de 14 a 16 de fevereiro de 2020 no Millennium Hall, em Addis Abeba, é organizada pela India ITME Society em colaboração com a Câmara Etíope de Comércio e Associações Setoriais (ECCSA).  2019-10-09 - Tags: exposicao internacional de maquinas texteis africa melaku azezew pmes

Farol Santander recebe Costanza Pascolato para bate-papo
Já uma referência nos encontros e debates sobre moda em São Paulo, a Arena do 8, no Farol Santander, receberá uma das principais autoridades do Brasil no assunto, Costanza Pascolato. No dia 10 de outubro, Costanza conversará com o público sobre o seu recém lançado livro “A Elegância do Agora” (editora Tordesilhas) e fará uma sessão de autógrafos exclusiva.  2019-10-08 - Tags: farol santander daniela thomas dudu bertolini patrícia bonaldi dj zé pedro léo picon maria prata andré boffano fabiana milazzo costanza pascolato

Unibes Cultural recebe o 2º Fórum Fashion Revolution
A segunda edição do Fórum Fashion Revolution acontece nos próximos dias 10 e 11 de outubro na Unibes Cultural, com entrada gratuita. O evento traz como conceito a moda sustentável e seu consumo de forma responsável, baseados nos impactos ambientais e sociais gerados pela indústria fashion ao longo dos anos.  2019-10-07 - Tags: unibes cultural fashion revolution moda sustentavel evento industria

Marcas estreantes movimentam 25º Minas Trend Outono/Inverno
Muitas novidades prometem agitar o 25º Minas Trend, que acontece de 22 a 25 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte. Grandes marcas já confirmaram presença e estarão no maior salão de negócios de moda da América Latina. É o caso do grupo Agilità, criada há 30 anos pelas empresárias Agnes Crocchi, Lucinda Aziz e Vânia Almeida, a marca foca sua atuação nas tendências do mercado de luxo.  2019-10-04 - Tags: minas trend agilita expominas belo horizonte vania almeida agnes crocchi

São Paulo Fashion Week anuncia calendário da próxima edição
A próxima edição do São Paulo Fashion Week – N.48, acontece de 13 a 18 de outubro no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, apresentada pelo Banco Santander com co-realização da IMM e IN_MOD – Instituto Nacional de Moda e Design.  2019-10-03 - Tags: spfw sao pauo 48 pavilhao das culturas brasileiras parque ibirapuera desfile moda in mod imm

Associação apresentará produtos produzidos pelas mulheres atendidas pela APAM
Em 11 de outubro, das 9h às 17h, acontece na Barra Funda, em São Paulo, a Expo APAM Primavera 2019. O evento, realizado na sede da APAM (Associação Paulista de Amparo à Mulher), reúne artesanato, bazar e gastronomia.  2019-10-03 - Tags: expo apam apam associacao paulista de amparo a mulher artesanato bazar gastronomia erica guedes

Feira Na Rosenbaum recebe artistas e designers do coletivo carioca Carandaí 25
Com mais de 70 marcas na programação e curadoria de Cris Rosenbaum e Tati Accioli, a Feira de Todos os Povos promete reunir o melhor do design e da moda autoral brasileira. O coletivo Carandaí 25, parceiro da Feira na Rosenbaum há 4 anos, será um dos integrantes que compõe o time de expositores, a fim de alavancar e dar visibilidade aos novos estilistas cariocas.  2019-10-03 - Tags: cris rosenbaum tati accioli feira de todos os povos moda brasileira

Exposição interativa '5Rs da Moda' chega ao Museu Catavento
O Museu Catavento, museu de ciências da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo recebe, de 24 de setembro a 10 de novembro, a exposição interativa "5R's da Moda". Realizada pelo Instituto Ecotece, a mostra propõe uma experiência lúdica, interativa e informativa com os R's da sustentabilidade aplicados à moda: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Replicar.   2019-10-02 - Tags: ca instituto ecotece museu catavento repensar reduzir reutilizar reciclar replicar

Denim Meeting Toritama 2019 desembarca na cidade do jeans
No dia 09 de outubro (quarta-feira) a cidade de Toritama, em Pernambuco, será o palco da edição regional do Denim Meeting 2019, com o tema "Mãos na massa", potencializando a indústria denim nacional", o principal encontro de protagonistas da cadeia têxtil no Brasil, focado no mercado jeanswear.  2019-10-02 - Tags: denim meeting jeanswear toritama confeccionistas inspiradenim

PrintRJ chega à 9ª edição e movimenta o mercado de moda carioca
A Casa Solar das Palmeiras, no Rio de Janeiro, será palco da 9ª edição da PrintRJ, feira premium de estampas e tecelagem, que acontece nos dias 02 e 03 de outubro. Grandes nomes da indústria têxtil apresentam as tendências do mercado, visando conectar operações e expandir horizontes. Idealizada por Beti e Renata Speiski do Studio 512, o evento tem como objetivo fomentar resultados no mercado varejista.  2019-10-01 - Tags: printrj rio de janeiro casa solar das palmeiras estampas tecelagem carolina lenz la estampa santaconstancia

Senai São Paulo promove Semana INOVA Indústria com atividades gratuitas
De 30 de setembro a 04 de outubro, a Escola SENAI "Francisco Matarazzo", localizada no Brás, em São Paulo, será o palco de diversas atividades para troca de experiências e conhecimentos sobre inovação, sustentabilidade e empreendedorismo para a cadeia produtiva Têxtil e Vestuário, tais como ciclo de palestras, painéis de debates, oficinas e exposição tecnológica.  2019-09-27 - Tags: escola senai francisco matarazzo semana inova industria desafio de ideias senai escola movel de nanotecnologia