Language
home » moda & varejo »

Book Blue Jeans

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Palestras e variedade de produtos marcam a 5 ª edição da Gotex Show

Falhas no gerenciamento financeiro é o principal motivo que afeta outros processos dentro da confecção resultando, muitas vezes, em prejuízos irreversíveis para a continuidade do negócio. Quem afirma é o consultor de Produção e Qualidade do Sebrae SP, Nelson Endrigo Junior, que durante palestra apresentada na Gotex Show 2017 – Feira Internacional de Produtos Têxteis – falou sobre ferramentas para melhorar o processo produtivo dentro das empresas. “Por serem, em sua maioria, empresas de micro e pequeno porte as confecções têm muita dificuldade de gestão. O comando é quase sempre exercido pelo próprio dono que concentra as decisões do negócio e não raro mistura contas da pessoa física com a jurídica. Falta profissionalismo não só para tocar a organização, mas também zelar pela qualidade do produto, entender as mudanças de mercado e os desejos dos clientes e até mesmo conhecer quem são os seus concorrentes, o que é fundamental neste segmento tão disputado”, analisa Endrigo Junior.

Segundo o consultor do Sebrae-SP, muitas vezes porém, a falta de planejamento não é apenas falta de capacidade do gestor mas resultado da própria contingência do mercado. “É um setor excessivamente competitivo onde quase não há fidelidade nas parcerias. As grandes marcas estão sempre à procura do maior volume pelo menor preço. Paga-se muito pouco (preço unitário) por peça produzida e a produtividade da confecção também é mínima devido à falta de tecnologia e deficiência da mão de obra que, por sua vez, não se sente motivada por causa dos baixos salários. Enfim é um ciclo vicioso que afeta a toda a cadeia da confecção”, argumenta Nelson Endrigo Junior que sugeriu ao público da palestra, formado por pequenos confeccionistas, estilistas, lojistas e gerentes de empresas, a melhorarem, através de cursos de capacitação, o desempenho nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoal, que a seu ver, são os principais pontos fracos das empresas do segmento de vestuário.  “As confecções também podem minimizar as perdas relacionadas à manutenção, como ajuste de produção durante a baixa demanda, evitar falhas na produção, setup, produtos defeituosos e reprocessamento. É importante lembrar que estas perdas valem dinheiro e muitas vezes não mensuramos isso”.

O consultor finalizou sua palestra informando que o Sebrae-SP oferece por semestre cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores (grupo de 20 a 30 empresas) com custo acessível, cuja grade é focada principalmente no planejamento e na gestão de negócios.

Além da palestra sobre processo produtivo, outro tema que chamou atenção do público foi “Tendências de moda feminina Inverno 2018”, da consultora de moda Bruna Ortega da WGSN. Além de mostrar os principais looks das passarelas internacionais que deverão bombar na próxima temporada, Bruna apresentou as apostas do grande varejo, com roupas básicas e pegada fashion e também exibiu campanhas de marketing de marcas famosas como Adidas que impressionaram a plateia. 

Cinco anos de Brasil

A 5 ª edição da Gotex Show, realizada de 12 a 14 de setembro no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo mostrou que o evento tem buscado fortalecer seu perfil de feira internacional, deixando para trás a imagem de “mostra de produtos chineses”, como ficou conhecida no Brasil, quando foi lançada em 2013 com cerca de 300 expositores asiáticos. Com participação modesta este ano – 70 expositores, porém mais segmentada em tecidos e vestuário, a feira trouxe como novidades um pavilhão com seis empresas do Paquistão, um produtor de algodão peruano e fornecedores de artigos de cama, mesa e banho. “No início os chineses tiveram muitas dificuldades de entender o mercado brasileiro, não apenas em razão do idioma, mas também do perfil de negócio. As primeiras empresas que vieram ao evento trouxeram uma gama diversificada de produtos de vestuário a bijuterias, na esperança de conquistar o maior número de clientes e possível. Havia também a expectativa de se firmar joint venture com empresas brasileiras”, explica Henrique Reis, Relações Internacionais do evento. Segundo ele, as sucessivas crises na economia brasileira, que afetaram duramente o consumo interno de têxteis, fez com que a direção da Gotex reorganizasse a feira para melhor atender às necessidades do mercado. “Detectamos que a principal carência das confecções brasileiras está nos aviamentos, camisaria e tecidos de moda diferenciados e nisto os chineses são muito competitivos. Hoje, não estamos preocupados com quantidade de expositores, mas com a qualidade e a segmentação. A Gotex Show traz soluções para toda a cadeia de valor com matéria-prima, fios e tecidos; moda casa e vestuário. Nosso objetivo é diversificar os expositores, desenvolver negócios e trazer cada vez mais empresas nacionais”, completa Reis. 

Destaque e produtos

O Pavilhão do Paquistão recebeu autoridades logo na abertura da feira para celebrar a participação conjunta dos expositores que mostraram a força de um dos maiores produtores mundiais de vestuário. As seis empresas que se apresentaram no espaço mostraram meias, rendas, roupas esportivas, tecidos e roupas de cama. Na ocasião o Embaixador do Paquistão, Saqib us Najm, enfatizou que Brasil e Paquistão são parceiros e estão prestes a assinar um acordo de colaboração. “Ambos os países têm muito a oferecer. É a primeira vez que participamos da feira com o aval do governo paquistanês e estamos muito felizes em estar aqui”.

Entre as novidades apresentadas na feira está a empresa  Billion Polimerization Fiber Technology Industrial que traz ao mercado brasileiro os mais variados tipos de filamentos têxteis de poliéster com características e funções únicas: fibras de polímero com toque similar ao algodão natural; fios com alta resistência UV e outras especialidades como antibacteriana, absorção de umidade; retardante de chama; resistência à abrasão; além de fios brilhantes que são utilizados para vestuário, sapatos, decoração e  uniformes profissionais. A roupa infantil foi a aposta da Kuntai Garment, um dos maiores fabricantes chineses de larga escala em vestuário para crianças que atende a grandes marcas internacionais.  Sua especialidade são os tricôs e malhas de algodão.  

No denim, destaque para a empresa Henglun Textile, que apresentou seu amplo portfolio com produtos diversificados entre algodão, mistos com poliéster, spandex, nylon, T400, Coolmax, Modal e Tencel. Segundo o fabricante, a empresa fornece para marcas mundiais como Uniqlo, H&M, Zara, C&A, Only, Guess, Lee, Tommy e Mango. Já no segmento cama, mesa e banho, fizeram sua estreia na Gotex Show as empresas chinesas Nantong Lu-Ri, que apresentou têxteis para casa em pele sintética, flanela, lã e sherpa; a Jiangsu Chenshi Weiye Textile Technology, com jogos de cama 100% poliéster e tecidos estampados e a indiana Indo Count Industries que apresentou artigos de cama em puro algodão e tecidos mistos, duvets e protetores de colchão, capas de almofada e cobertores. A marca exporta para diversos mercados, entre eles, EUA e Europa.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: RM Press | Comunicação Estratégica
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


FESPA Brasil | Digital Printing 2019 trará experiência completa para o setor de impressão digital
A FESPA Brasil | Digital Printing 2019 está a um mês de abrir as portas para o público e, mesmo antes de seu início, já tem motivos para celebrar, comprovando sua posição de liderança dentro da indústria brasileira de impressão digital.  2019-02-22 - Tags: fespa brasil digital printing 2019 ilha da sublimacao world wrap masters series fespa global print expo alexandre keese fespa brasil

O Nordeste do Brasil é um mercado em crescimento
Em sua quarta edição, a Agreste Tex já tem construída uma história com o Polo de Confecções do Agreste, considerado o segundo maior do país. Ao levar tecnologia e capacitações aos grandes e pequenos produtores locais, o Febratex Group estimula o crescimento da produção qualificada local.  2019-02-21 - Tags: polo do agreste de pernambuco festival do jeans polo de confeccoes febratex group helvio madeira junior

Evento apresenta produtos indianos para o mercado brasileiro
Nos dias 14 e 15 de março, São Paulo receberá a terceira edição da India Decor & Fashion – Exposição e Rodadas de Negócios 2019, com a presença de 32 expositores indianos, que mostrarão as principais tendências e estilos de produtos de qualidade, interessados em fazer negócios com importadores, distribuidores e grandes varejistas brasileiros.  2019-02-20 - Tags: consulado geral da india em sao paulo epch india decor fashion 2019 hotmarketing brazil

Quarta edição do Denim Meeting 2019|SP contará com a presença de François Girbaud
Dando a largada para o calendário denim nacional, nos dias 26 e 27 de março, a capital paulista recebe o principal encontro de protagonistas da cadeia têxtil no Brasil, o Denim Meeting 2019 - São Paulo. Com o tema “MÃOS NA MASSA, potencializando a indústria denim nacional”, a quarta edição do evento conta com ampla grade de palestras, novos espaços – com o Inspira Denim - e três Workshops de Capacitação focados nos temas mais relevantes para os profissionais do setor.  2019-02-20 - Tags: denim meeting 2019 capricornio textil dinamica haco hi tech lycra santana textiles santanense silmaq tecnoblu style wf francois girbaud stone washed jeanswear

Senai Cetiqt lança a edição nordeste do MBI Indústria Avançada: Confecção 4.0
O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) está com inscrições abertas, até 17 de março, para o Master Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Confecção 4.0 - Edição Nordeste. O curso oferece 40 vagas para representantes das grandes empresas do Setor Têxtil e de Confecção.  2019-02-19 - Tags: senai cetiqt simposio brasileiro de industria avancada edicao nordeste

Encontro discute desenvolvimento tecnológico no setor têxtil e vestuário
A Febratex Group organizou uma missão empresarial para participar da terceira edição da iTechStyle Summit 2019, encontro anual que acontece em Portugal, de 31 de março a 4 de abril, reunindo fornecedores de tecnologia, pesquisadores, cientistas e outros especialistas ligados ao mercado têxtil e vestuário de todo o mundo.  2019-02-19 - Tags: febratex group itechstyle summit 2019 citeve centro tecnologico das industria textil e do vestuario de portugal

Negócios e qualificação no foco da Agreste Tex
Aliar inovação tecnológica à capacitação humana é um dos diferenciais da Agreste Tex, feira do setor têxtil e de confecções, que acontece de 19 a 22 de março no Polo Comercial de Caruaru. Além da presença de mais de 200 marcas de diversos segmentos, da tecelagem ao acabamento, o evento contará com uma programação paralela, que está sendo montada com foco na qualificação dos profissionais da região.  2019-02-15 - Tags: forum agreste tex polo comercial de caruaru helvio pompeo madeira febratex group agreste tex

China se prepara para realizar seu maior evento para nãotecidos
Maior produtor e exportador mundial de nãotecidos, bem como detentora do maior mercado consumidor de produtos nãotecidos, a China se prepara para a realização da próxima bienal China International Nonwovens Expo & Forum (CINE), que acontecerá de 3 a 5 de junho em Xangai.  2019-02-15 - Tags: techtextil messe frankfurt hk china international nonwovens expo naotecido nonwovens tecidos industriais smithers pira

11ª Turnê do Mercado Têxtil SC consolida formato bem sucedido
O Sintex promoveu de 4 a 7 de fevereiro, a 11ª edição da Turnê do Mercado Têxtil Santa Catarina (TMT SC). Diferentemente dos outros anos, todos os participantes foram recebidos em um só local: no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis (SC).  2019-02-14 - Tags: atlantica bella janela bouton buddemeyer fibrasca hedrons lepper sintex turne do mercado textil santa catarina tmt sc

FESPA Digital Textile Conference entra em sua quinta edição na FESPA Brasil 2019
Criado em 2015 e levando a cada edição mais conteúdo sobre a indústria de impressão digital têxtil - também conhecida como estamparia digital, o FESPA Digital Textile Conference tem espaço garantido na programação de congressos gratuitos da FESPA Brasil | Digital Printing 2019, feira que ocorre de 20 a 23 de março no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo.  2019-02-14 - Tags: fespa digital textile conference digital printing 2019 fespa brasil fespa print census impressao digital textil

Who´s Next Paris deu inicio as comemorações de 25 anos
Aconteceu em Paris de 18 a 21 de janeiro, a edição do salão WHO´S NEXT, que celebra o inicio das comemorações de seus 25 anos. Foram apresentadas as coleções de outono/inverno 2019/20 de acessórios ao vestuário feminino e masculino. O evento recebeu mais de 44mil visitantes em seus quatro dias, 68% dos visitantes são franceses e 32% dos visitantes são estrangeiros.  2019-02-14 - Tags: whos next paris 25 anos spfw cecilia prado modem roz kraven wrforeigners bleque

Mega Fashion Week chega a 26ª edição como o maior evento de moda atacadista do Brasil
Tradicional evento do calendário fashionista, organizado pelo reduto da moda por atacado nacional, o Mega Polo Moda, chega renovado ao 26º Mega Fashion Week, nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, com um roteiro efervescente de palestras, desfiles e ações relacionadas ao que estará em voga no Outono/Inverno 2019.  2019-02-14 - Tags: mega fashion week outono inverno 2019 shopping mega polo moda walter rodrigues samuel cirnansck assintecal

Fóruns especiais da ITMA 2019 darão suporte à indústria
A ITMA 2019, feira líder mundial em tecnologia têxtil e de vestuário, será complementada por diversos fóruns, abordando sobre nãotecidos, produtos químicos, corantes, entre outros. As palestras temáticas serão realizadas no ITMA/Edana - Fórum de Nãotecidos, e Fórum de Líderes em Produtos Químicos e Corantes Têxteis, com a participação de profissionais do setor de todo o mundo.  2019-02-13 - Tags: itma innovation video showcase itma speakers platform itma 2019 fritz mayer pierre wiertz itma innovation lab

Dez mandamentos do trabalho em equipe
Saber trabalhar em grupo é uma das características mais valorizadas no mercado de trabalho atualmente. Empresas buscam contratar profissionais competentes e cooperativos, ou seja, pessoas tecnicamente qualificadas e que estejam dispostas a colaborar com a equipe de trabalho.  2019-02-06 - Tags: marcos felipe magalhaes instituto soi editora senac sao paulo qualidade na prestacao de servicos

Caruaru receberá a quarta edição da Agreste Tex em março
Em sua quarta edição, a Agreste Tex - feira de máquinas e serviços para o setor têxtil e de confecção - terá uma área 50% maior que a última edição, realizada em 2016. A exposição deste ano está marcada para ocorrer de 19 a 22 de março, no Polo Comercial de Caruaru, às margens da BR 104.  2019-02-06 - Tags: agreste tex caruaru polo comercial de caruaru pernambuco nordeste febratex group helvio pompeo madeira

Faculdade Santa Marcelina abre inscrições para pós-graduação em Fashion Law
Estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação em Fashion Law da Faculdade Santa Marcelina. Primeira no País, a especialização foi criada em 2017 para tratar as especificidades dos aspectos jurídicos do setor. O curso visa a preparar o aluno para uma perspectiva ampla dos principais negócios e questões legais enfrentadas pelo setor da moda.  2019-02-06 - Tags: fashion law pos graduacao faculdade santa marcelina direito do trabalho e propriedade intelectual direito da moda

SCMC aponta movimentos e comportamentos que influenciarão 2019 em palestra
Em um mundo cada vez mais acelerado, prever as tendências é uma tarefa nada fácil do universo empresarial, independentemente do setor. Pensando nisso, o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) promove em fevereiro mais um KickOff, que pelo segundo ano consecutivo traz uma especialista de mercado para Santa Catarina.  2019-02-06 - Tags: santa catarina moda e cultura scmc talks scmc look ahead moinho do vale blumenau andrea bisker stylus

Sintex promove 11ª Turnê do Mercado Têxtil em Florianópolis
Em sua 11ª edição, que acontece entre os dias 04 e 07 de fevereito, o Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário promove mudanças na Turnê do Mercado Têxtil Santa Catarina (TMT SC). Diferentemente dos outros anos, quando os clientes eram recebidos nos showrooms das empresas participantes,a organização do evento decidiu concentrar a semana de negócios em um único local.  2019-02-04 - Tags: sintex sindicato das industrias de fiacao tecelagem e do vestuario majestic palace hotel tmt sc florianopolis

Cipatex® destaca linha casual na principal feira do setor calçadista da Colômbia
A Cipatex®, empresa brasileira líder em revestimentos sintéticos, participa da IFLS + EICI (International Footwear and Leather Show e a Exhibición Del Cuero e Insumos, Maquinaria y Tecnología), que ocorre entre os dias 5 e 7 de fevereiro, na cidade de Bogotá, capital da Colômbia.  2019-01-31 - Tags: cipatex international footwear and leather show exhibicion del cuero e insumos maquinaria y tecnologia apex brasil assintecal

38ª Abup Home & Gift e a 7ª Têxtil & Home apresentam novidades para o setor
A 38ª Abup Home & Gift e a 7ª Têxtil & Home, as duas maiores e mais completas feiras da América Latina nos segmentos de decoração, presentes, utilidades domésticas, mobiliário e linha têxtil, acontecerão no mesmo período, de 16 a 19 de fevereiro de 2019, e no mesmo espaço, no São Paulo Expo.  2019-01-30 - Tags: abup home decoracao presentes utilidades domesticas mobiliario linha textil mesa posta texteis para casa e decoracao