Language
home » moda & varejo »

Book Blue Jeans

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Palestras e variedade de produtos marcam a 5 ª edição da Gotex Show

Falhas no gerenciamento financeiro é o principal motivo que afeta outros processos dentro da confecção resultando, muitas vezes, em prejuízos irreversíveis para a continuidade do negócio. Quem afirma é o consultor de Produção e Qualidade do Sebrae SP, Nelson Endrigo Junior, que durante palestra apresentada na Gotex Show 2017 – Feira Internacional de Produtos Têxteis – falou sobre ferramentas para melhorar o processo produtivo dentro das empresas. “Por serem, em sua maioria, empresas de micro e pequeno porte as confecções têm muita dificuldade de gestão. O comando é quase sempre exercido pelo próprio dono que concentra as decisões do negócio e não raro mistura contas da pessoa física com a jurídica. Falta profissionalismo não só para tocar a organização, mas também zelar pela qualidade do produto, entender as mudanças de mercado e os desejos dos clientes e até mesmo conhecer quem são os seus concorrentes, o que é fundamental neste segmento tão disputado”, analisa Endrigo Junior.

Segundo o consultor do Sebrae-SP, muitas vezes porém, a falta de planejamento não é apenas falta de capacidade do gestor mas resultado da própria contingência do mercado. “É um setor excessivamente competitivo onde quase não há fidelidade nas parcerias. As grandes marcas estão sempre à procura do maior volume pelo menor preço. Paga-se muito pouco (preço unitário) por peça produzida e a produtividade da confecção também é mínima devido à falta de tecnologia e deficiência da mão de obra que, por sua vez, não se sente motivada por causa dos baixos salários. Enfim é um ciclo vicioso que afeta a toda a cadeia da confecção”, argumenta Nelson Endrigo Junior que sugeriu ao público da palestra, formado por pequenos confeccionistas, estilistas, lojistas e gerentes de empresas, a melhorarem, através de cursos de capacitação, o desempenho nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoal, que a seu ver, são os principais pontos fracos das empresas do segmento de vestuário.  “As confecções também podem minimizar as perdas relacionadas à manutenção, como ajuste de produção durante a baixa demanda, evitar falhas na produção, setup, produtos defeituosos e reprocessamento. É importante lembrar que estas perdas valem dinheiro e muitas vezes não mensuramos isso”.

O consultor finalizou sua palestra informando que o Sebrae-SP oferece por semestre cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores (grupo de 20 a 30 empresas) com custo acessível, cuja grade é focada principalmente no planejamento e na gestão de negócios.

Além da palestra sobre processo produtivo, outro tema que chamou atenção do público foi “Tendências de moda feminina Inverno 2018”, da consultora de moda Bruna Ortega da WGSN. Além de mostrar os principais looks das passarelas internacionais que deverão bombar na próxima temporada, Bruna apresentou as apostas do grande varejo, com roupas básicas e pegada fashion e também exibiu campanhas de marketing de marcas famosas como Adidas que impressionaram a plateia. 

Cinco anos de Brasil

A 5 ª edição da Gotex Show, realizada de 12 a 14 de setembro no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo mostrou que o evento tem buscado fortalecer seu perfil de feira internacional, deixando para trás a imagem de “mostra de produtos chineses”, como ficou conhecida no Brasil, quando foi lançada em 2013 com cerca de 300 expositores asiáticos. Com participação modesta este ano – 70 expositores, porém mais segmentada em tecidos e vestuário, a feira trouxe como novidades um pavilhão com seis empresas do Paquistão, um produtor de algodão peruano e fornecedores de artigos de cama, mesa e banho. “No início os chineses tiveram muitas dificuldades de entender o mercado brasileiro, não apenas em razão do idioma, mas também do perfil de negócio. As primeiras empresas que vieram ao evento trouxeram uma gama diversificada de produtos de vestuário a bijuterias, na esperança de conquistar o maior número de clientes e possível. Havia também a expectativa de se firmar joint venture com empresas brasileiras”, explica Henrique Reis, Relações Internacionais do evento. Segundo ele, as sucessivas crises na economia brasileira, que afetaram duramente o consumo interno de têxteis, fez com que a direção da Gotex reorganizasse a feira para melhor atender às necessidades do mercado. “Detectamos que a principal carência das confecções brasileiras está nos aviamentos, camisaria e tecidos de moda diferenciados e nisto os chineses são muito competitivos. Hoje, não estamos preocupados com quantidade de expositores, mas com a qualidade e a segmentação. A Gotex Show traz soluções para toda a cadeia de valor com matéria-prima, fios e tecidos; moda casa e vestuário. Nosso objetivo é diversificar os expositores, desenvolver negócios e trazer cada vez mais empresas nacionais”, completa Reis. 

Destaque e produtos

O Pavilhão do Paquistão recebeu autoridades logo na abertura da feira para celebrar a participação conjunta dos expositores que mostraram a força de um dos maiores produtores mundiais de vestuário. As seis empresas que se apresentaram no espaço mostraram meias, rendas, roupas esportivas, tecidos e roupas de cama. Na ocasião o Embaixador do Paquistão, Saqib us Najm, enfatizou que Brasil e Paquistão são parceiros e estão prestes a assinar um acordo de colaboração. “Ambos os países têm muito a oferecer. É a primeira vez que participamos da feira com o aval do governo paquistanês e estamos muito felizes em estar aqui”.

Entre as novidades apresentadas na feira está a empresa  Billion Polimerization Fiber Technology Industrial que traz ao mercado brasileiro os mais variados tipos de filamentos têxteis de poliéster com características e funções únicas: fibras de polímero com toque similar ao algodão natural; fios com alta resistência UV e outras especialidades como antibacteriana, absorção de umidade; retardante de chama; resistência à abrasão; além de fios brilhantes que são utilizados para vestuário, sapatos, decoração e  uniformes profissionais. A roupa infantil foi a aposta da Kuntai Garment, um dos maiores fabricantes chineses de larga escala em vestuário para crianças que atende a grandes marcas internacionais.  Sua especialidade são os tricôs e malhas de algodão.  

No denim, destaque para a empresa Henglun Textile, que apresentou seu amplo portfolio com produtos diversificados entre algodão, mistos com poliéster, spandex, nylon, T400, Coolmax, Modal e Tencel. Segundo o fabricante, a empresa fornece para marcas mundiais como Uniqlo, H&M, Zara, C&A, Only, Guess, Lee, Tommy e Mango. Já no segmento cama, mesa e banho, fizeram sua estreia na Gotex Show as empresas chinesas Nantong Lu-Ri, que apresentou têxteis para casa em pele sintética, flanela, lã e sherpa; a Jiangsu Chenshi Weiye Textile Technology, com jogos de cama 100% poliéster e tecidos estampados e a indiana Indo Count Industries que apresentou artigos de cama em puro algodão e tecidos mistos, duvets e protetores de colchão, capas de almofada e cobertores. A marca exporta para diversos mercados, entre eles, EUA e Europa.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: RM Press | Comunicação Estratégica
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Casa de Criadores anuncia sua 45º edição com programação aberta ao público
Entre os dias 3 e 8 de julho, a Praça das Artes - no centro de São Paulo, recebe a 45º edição da Casa de Criadores. O evento, dedicado a apresentar grandes talentos da moda autoral brasileira e também dar visibilidade às novas promessas, terá um line-up com 34 desfiles composto por várias marcas estreantes e nomes já consolidados, como Isaac Silva e Rober Dognani.  2019-06-24 - Tags: casa de criadores praca das artes rober dognani movimento sou de algodao alê youssef

Febratex Summit levará inspiração e alta performance para setor têxtil brasileiro
Em novembro, Blumenau receberá um evento inédito para a indústria têxtil. O Febratex Group, empresa reconhecida como a principal promotora de feiras têxteis na América Latina, está lançando o Febratex Summit.  2019-06-19 - Tags: febratex summit blumenau febratex group summit tecnologia textil citeve portugal

29ª FuturePrint contará com Circuito de Impressão Digital Têxtil
Uso de tecnologias interconectadas contribuem para a redução de desperdícios e a otimização de processos. Sintonizada nas demandas do mercado, 29ª edição da FuturePrint que será realizada de 10 a 13 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, contará com o Circuito de Impressão Digital Têxtil, chamado de Future Têxtil e todo baseado no conceito Indústria 4.0.  2019-06-18 - Tags: futureprint 2019 circuito de impressao digital têxtil future textil impressao digital textil estamparia digital

Denim Meeting agita Mega Polo Moda em Goiânia
O Denim Meeting 2019, principal encontro de protagonistas da cadeia têxtil no Brasil focado no mercado jeanswear, foi realizado na última terça-feira (11) em Goiânia, capital do estado de Goiás, que recebeu as principais informações do universo azul.  2019-06-17 - Tags: denim meeting 2019 mega polo moda goiania jeanswear iolanda wutzl

7º Contexmod apresenta inovações sustentáveis para a indústria têxtil e de moda
O 7º Congresso Científico Têxtil e Moda (Contexmod), realizado no SENAI CETIQT entre os dias 3 e 6 de junho, reuniu alunos, pesquisadores e profissionais em um grande intercâmbio de conhecimento, com diversas apresentações orais e pôsteres, além de convidados internacionais, que abordaram temas ligados à gestão e sustentabilidade no setor.  2019-06-14 - Tags: congresso cientifico textil e moda contexmod senai cetiqt jorge chimanowsky internacional fashion management responsible fashion

Inspiramais gera US$ 10,9 milhões em negócios internacionais e une as indústrias
Único na América Latina, Salão unifica linguagem de produtos para a cadeia da indústria brasileira de moda, apresenta inovações tecnológicas e reúne compradores da América Latina, EUA e Europa em busca de produtos com identidade brasileira. Próxima edição será dias 15 e 16 de janeiro de 2020.  2019-06-14 - Tags: inspiramais salao de design e inovacao de materiais para moda assintecal walter rodrigues balanco da temporada startups

Casa Manual encerra temporada com programação especial
Com as portas abertas no MorumbiShopping, desde novembro de 2018, a Casa Manual – reduto da cultura feita à mão, idealizada pela Rede Manual– encerra sua hospedagem no Espaço Colletivo, que, ao longo de oito meses, inspirou e cativou o olhar de 600 mil pessoas com programação de shows, oficinas, talks e duas edições do Mercado Manual.  2019-06-13 - Tags: espaço colletivo casa manual morumbishopping rede manual compredequemfaz

Estácio promove desfile de moda em Santo Amaro
No próximo sábado (15), às 17h, acontece na Estácio Santo Amaro, o “DEZ[cobrir]SE”. O Evento idealizado pelos alunos e professores do curso Design de Moda tem o objetivo de apresentar os resultados dos trabalhos de conclusão de curso e enfatizar a importância da cadeia do vestuário na Zona Sul de São Paulo.  2019-06-13 - Tags: estacio santo amaro design de moda mercado da moda marina inoe conclusao de curso

Startup é premiada no 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústrias
O fomento à inovação e ao empreendedorismo teve um lugar certo no 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústrias: o Espaço Sebrae. Durante o segundo dia de evento, foi realizada a final do Like a Boss, programa que foca em mentorias para pré-aceleração de startups. No total, 24 startups se apresentaram, sendo que 10 foram para a final, premiando a VG Resíduos.  2019-06-12 - Tags: congresso brasileiro de inovacao da industrias vg residuos like a boss espaço sebrae desafio malwee mindset e criatividade startups

Fevest 2019 inova com rodada de negócios, desfiles e palestras
De 10 a 14 de julho, a FEVEST -Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima- chega à 29ª edição e, claro, não poderia ser menos do que um grande show. A Feira traz para esta edição uma nova experiência de negócios, aliada ao entretenimento. Durante todo o período do evento acontecerão desfiles, palestras, performances musicais, ações tecnológicas e muito mais.  2019-06-12 - Tags: sindvest nova friburgo country clube fevest talk firjan senai espaco da moda fevest 2019 moda intima

Estudante de Santa Catarina vence Profissional do Futuro
Jéssica Jenifer Sornas, 25 anos, recém-formada pela Universidade Federal de Santa Catarina é a vencedora do “Prêmio Sinditêxtil-SP Profissional do Futuro”. O Concurso irá levar a engenheira têxtil para um estágio na conceituada Universidade Politécnica de Catalunya (UPC), na Espanha e promover uma visita guiada na maior feira de máquinas têxteis do mundo, a ITMA  2019-06-10 - Tags: universidade politecnica de catalunya sinditextil sp jessica jenifer sornas profissional do futuro luiz arthur pacheco

Oskar Metsavaht e Nina Braga apresentam palestras sobre moda sustentável
Na semana do Meio Ambiente, o Rio de Janeiro vai se transformar em uma verdadeira vitrine para a moda sustentável produzida no Brasil e no mundo. Idealizado pela diretora criativa Yamê Reis, o Rio Ethical Fashion (REF) – que conta com o apoio estratégico do Instituto-E, idealizado e presidido por Oskar Metsavaht, acontece nos dias 6, 7 e 8 de junho.  2019-06-06 - Tags: oskar metsavaht lilian pacce nina braga as sustainable as possible bia saldanha oi casa grande rio ethical fashion

Brasil sedia o principal congresso de inovação da América Latina
As lideranças das maiores empresas multinacionais e brasileiras da área de tecnologia participarão nos dias 10 e 11 de junho, em São Paulo, do 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  2019-06-05 - Tags: sebrae cni congresso brasileiro de inovacao da industria micro e pequenas empresas microsoft brasil congresso de inovacao

Inspira Denim é um dos destaques do Salão Inspiramais
Nos dias 04 e 05 de junho, o espaço Inspira Denim, idealizado e promovido pela Style WF/ Denim Meeting, planejado especialmente para os criadores de moda e amantes do jeanswear, é um dos destaques do Inspiramais, principal Salão de Design da América Latina – realizado no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.  2019-06-04 - Tags: inspira denim style wf marlene fernandes inspiramais pro magno denim meeting ronaldo silvestre leopoldo nobrega

Vista Fair comemora sucesso da primeira edição
De 26 a 28 de maio, a cidade de São Paulo recebeu a primeira edição da VISTA FAIR - maior feira de lingerie, moda praia e fitness da América Latina, que tem como objetivo apresentar lançamentos e inovações e conteúdo ao setor, integrando a indústria e o varejo para atenderem a um mercado consumidor em constante mudança.  2019-06-04 - Tags: vista fair arena vista lingerie moda praia fitness ana flores u mode flow joao risoleo

Salão apresenta novidades em criação, design e tecnologia com linguagem e metodologia unificada
Nos dias 4 e 5 de junho, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, acontece o principal Salão de Design da América Latina, o Inspiramais. Responsável por impulsionar um processo que envolve toda a indústria e se propõe a desenvolver uma moda com identidade genuinamente nacional, o Salão reúne informações que unificam linguagem e metodologia para toda a cadeia produtiva da moda.  2019-06-03 - Tags: inspiramais 2020 ii inspiramais +estampa preview couro temporada zen salao de design de materiais

SENAI CETIQT vai sediar 7º Congresso Científico Têxtil e Moda
O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) sediará, de 3 a 6 de junho, o 7º Congresso Científico Têxtil e Moda, promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda (ABTT). O 7º Contexmod é uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos, discussão de resultados de pesquisas e validações e transferência de tecnologias relacionados à cadeia produtiva têxtil e de moda e disciplinas ou temas afins.  2019-05-31 - Tags: congresso cientifico textil e moda contexmod senai cetiqt fashion education at a crossroads universidade de sao paulo projeto sustexmoda

Fiesp realiza Semana do Meio Ambiente com exposição Cousteau
A 21ª Semana do Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), será realizada de 04 a 06 de junho, com intensa programação sobre os mais variados assuntos referentes à reciclagem, resíduos sólidos, logística reversa, entre outros.  2019-05-31 - Tags: 21 semana do meio ambiente fiesp federacao das industrias do estado de sao paulo jean michel cousteau premio fiesp de merito ambiental semana do meio ambiente

Fashion Resort 2019 incentiva a internacionalização da moda brasileira
Com foco no Made in Brazil, tema que ao ser anunciado no início do ano gerou novos olhares e discussões no mercado de moda, o evento tem como objetivo o incentivo a internacionalização de marcas brasileiras, reunindo compradores internacionais e profissionais do mercado dedicados a promover a economia criativa brasileira no exterior, com participantes interessados em trocar experiências de como encarar a moda e o design brasileiro de forma criativa e profissional em um mundo cada vez mais conectado.  2019-05-30 - Tags: made in brazil fashion resor eco resort carla wolff iam inteligência em moda fashion resort made in brazil

NILIT e Sensil® participam como patrocinadores Master da Vista Fair
A NILIT participa da primeira edição da VISTA FAIR – o novo evento que integra a indústria e varejo com o propósito de apresentar os lançamentos e inovações para os mercados de moda íntima, praia e fitness. Durante os dias 26, 27 e 28, a NILIT e sua marca premium Sensil® irão trazer conteúdos, estudos das tendências de moda e comportamento de consumo globais, e um Talk com influenciadoras em seu Lounge localizado ao lado da Arena central do evento.  2019-05-27 - Tags: nilit vista fair sensil fabianne pacini trendbook journey consumo consciente