Language
home » moda & varejo »

Book Blue Jeans

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Palestras e variedade de produtos marcam a 5 ª edição da Gotex Show

Falhas no gerenciamento financeiro é o principal motivo que afeta outros processos dentro da confecção resultando, muitas vezes, em prejuízos irreversíveis para a continuidade do negócio. Quem afirma é o consultor de Produção e Qualidade do Sebrae SP, Nelson Endrigo Junior, que durante palestra apresentada na Gotex Show 2017 – Feira Internacional de Produtos Têxteis – falou sobre ferramentas para melhorar o processo produtivo dentro das empresas. “Por serem, em sua maioria, empresas de micro e pequeno porte as confecções têm muita dificuldade de gestão. O comando é quase sempre exercido pelo próprio dono que concentra as decisões do negócio e não raro mistura contas da pessoa física com a jurídica. Falta profissionalismo não só para tocar a organização, mas também zelar pela qualidade do produto, entender as mudanças de mercado e os desejos dos clientes e até mesmo conhecer quem são os seus concorrentes, o que é fundamental neste segmento tão disputado”, analisa Endrigo Junior.

Segundo o consultor do Sebrae-SP, muitas vezes porém, a falta de planejamento não é apenas falta de capacidade do gestor mas resultado da própria contingência do mercado. “É um setor excessivamente competitivo onde quase não há fidelidade nas parcerias. As grandes marcas estão sempre à procura do maior volume pelo menor preço. Paga-se muito pouco (preço unitário) por peça produzida e a produtividade da confecção também é mínima devido à falta de tecnologia e deficiência da mão de obra que, por sua vez, não se sente motivada por causa dos baixos salários. Enfim é um ciclo vicioso que afeta a toda a cadeia da confecção”, argumenta Nelson Endrigo Junior que sugeriu ao público da palestra, formado por pequenos confeccionistas, estilistas, lojistas e gerentes de empresas, a melhorarem, através de cursos de capacitação, o desempenho nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoal, que a seu ver, são os principais pontos fracos das empresas do segmento de vestuário.  “As confecções também podem minimizar as perdas relacionadas à manutenção, como ajuste de produção durante a baixa demanda, evitar falhas na produção, setup, produtos defeituosos e reprocessamento. É importante lembrar que estas perdas valem dinheiro e muitas vezes não mensuramos isso”.

O consultor finalizou sua palestra informando que o Sebrae-SP oferece por semestre cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores (grupo de 20 a 30 empresas) com custo acessível, cuja grade é focada principalmente no planejamento e na gestão de negócios.

Além da palestra sobre processo produtivo, outro tema que chamou atenção do público foi “Tendências de moda feminina Inverno 2018”, da consultora de moda Bruna Ortega da WGSN. Além de mostrar os principais looks das passarelas internacionais que deverão bombar na próxima temporada, Bruna apresentou as apostas do grande varejo, com roupas básicas e pegada fashion e também exibiu campanhas de marketing de marcas famosas como Adidas que impressionaram a plateia. 

Cinco anos de Brasil

A 5 ª edição da Gotex Show, realizada de 12 a 14 de setembro no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo mostrou que o evento tem buscado fortalecer seu perfil de feira internacional, deixando para trás a imagem de “mostra de produtos chineses”, como ficou conhecida no Brasil, quando foi lançada em 2013 com cerca de 300 expositores asiáticos. Com participação modesta este ano – 70 expositores, porém mais segmentada em tecidos e vestuário, a feira trouxe como novidades um pavilhão com seis empresas do Paquistão, um produtor de algodão peruano e fornecedores de artigos de cama, mesa e banho. “No início os chineses tiveram muitas dificuldades de entender o mercado brasileiro, não apenas em razão do idioma, mas também do perfil de negócio. As primeiras empresas que vieram ao evento trouxeram uma gama diversificada de produtos de vestuário a bijuterias, na esperança de conquistar o maior número de clientes e possível. Havia também a expectativa de se firmar joint venture com empresas brasileiras”, explica Henrique Reis, Relações Internacionais do evento. Segundo ele, as sucessivas crises na economia brasileira, que afetaram duramente o consumo interno de têxteis, fez com que a direção da Gotex reorganizasse a feira para melhor atender às necessidades do mercado. “Detectamos que a principal carência das confecções brasileiras está nos aviamentos, camisaria e tecidos de moda diferenciados e nisto os chineses são muito competitivos. Hoje, não estamos preocupados com quantidade de expositores, mas com a qualidade e a segmentação. A Gotex Show traz soluções para toda a cadeia de valor com matéria-prima, fios e tecidos; moda casa e vestuário. Nosso objetivo é diversificar os expositores, desenvolver negócios e trazer cada vez mais empresas nacionais”, completa Reis. 

Destaque e produtos

O Pavilhão do Paquistão recebeu autoridades logo na abertura da feira para celebrar a participação conjunta dos expositores que mostraram a força de um dos maiores produtores mundiais de vestuário. As seis empresas que se apresentaram no espaço mostraram meias, rendas, roupas esportivas, tecidos e roupas de cama. Na ocasião o Embaixador do Paquistão, Saqib us Najm, enfatizou que Brasil e Paquistão são parceiros e estão prestes a assinar um acordo de colaboração. “Ambos os países têm muito a oferecer. É a primeira vez que participamos da feira com o aval do governo paquistanês e estamos muito felizes em estar aqui”.

Entre as novidades apresentadas na feira está a empresa  Billion Polimerization Fiber Technology Industrial que traz ao mercado brasileiro os mais variados tipos de filamentos têxteis de poliéster com características e funções únicas: fibras de polímero com toque similar ao algodão natural; fios com alta resistência UV e outras especialidades como antibacteriana, absorção de umidade; retardante de chama; resistência à abrasão; além de fios brilhantes que são utilizados para vestuário, sapatos, decoração e  uniformes profissionais. A roupa infantil foi a aposta da Kuntai Garment, um dos maiores fabricantes chineses de larga escala em vestuário para crianças que atende a grandes marcas internacionais.  Sua especialidade são os tricôs e malhas de algodão.  

No denim, destaque para a empresa Henglun Textile, que apresentou seu amplo portfolio com produtos diversificados entre algodão, mistos com poliéster, spandex, nylon, T400, Coolmax, Modal e Tencel. Segundo o fabricante, a empresa fornece para marcas mundiais como Uniqlo, H&M, Zara, C&A, Only, Guess, Lee, Tommy e Mango. Já no segmento cama, mesa e banho, fizeram sua estreia na Gotex Show as empresas chinesas Nantong Lu-Ri, que apresentou têxteis para casa em pele sintética, flanela, lã e sherpa; a Jiangsu Chenshi Weiye Textile Technology, com jogos de cama 100% poliéster e tecidos estampados e a indiana Indo Count Industries que apresentou artigos de cama em puro algodão e tecidos mistos, duvets e protetores de colchão, capas de almofada e cobertores. A marca exporta para diversos mercados, entre eles, EUA e Europa.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: RM Press | Comunicação Estratégica
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Feira espera atrair 100 mil visitantes e vender 30% da produção anual de malhas
Pela primeira vez na história do evento, o Festimalha terá 11 dias ininterruptos. A feira abre dia 26 de abril e segue até dia 6 de maio sem intervalos. Isso porque os organizadores decidiram apostar no feriado de 1º de maio, que registra grande fluxo de visitantes na região.  2018-04-24 - Tags: malhas nova petropolis festimalha acinp setor malheiro

Feira de moda do Centro-Oeste chega à segunda edição em Brasília
Depois do sucesso absoluto em 2017, a Mercatto Kids retorna a Brasília entre os dias 04 a 06 de maio no Clube do Exército-Sede Brasília (Setor de Clubes Esportivos Sul) e traz para a capital o melhor na segmentação kids e teen. A entrada custa 10 reais. Crianças até 10 anos, portadores de deficiência e idosos não pagam.  2018-04-23 - Tags: mercatto kids brasilia centro oeste moda infantil baby e kids feira

SPFWN45 celebra o poder transformador e homenageia Conrado Segreto
A edição 45 do São Paulo Fashion Week, de 21 a 26 de abril, celebra o poder transformador da energia criativa e ocupa de forma inédita o Pavilhão das Culturas Brasileiras Engenheiro Armando de Arruda Pereira, que integra o departamento dos Museus Municipais da Secretaria de Cultura de São Paulo, no Parque Ibirapuera.  2018-04-23 - Tags: conrado segreto spfw pavilhao das culturas brasileiras paulo borges imm spfwn45

Nova Friburgo confirma a realização da Fevest 2018 na primeira semana de julho
A 28ª edição da Fevest – Feira de Moda íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima será realizada de 04 a 08 de julho, das 13h às 20h, e apresentará os lançamentos do Polo de Nova Friburgo e Região para a temporada primavera/verão 2018/2019. Mais uma vez, o Country Clube, em Nova Friburgo, na Região Serrana do estado do Rio Janeiro, sediará o evento.  2018-04-20 - Tags: sindvest fevest country clube nova friburgo feira de moda intima praia fitness polo de moda intima

Comemoração dos 50 anos da Francal foi um show de moda e informação
A Francal, Feira do Verão Brasileiro, chega a 50 edições esbanjando alegria e criatividade. Para comemorar a data, a feira realizou no dia 17 de abril, uma grande celebração no Hotel Unique, em São Paulo, onde o que não faltou foi informação de Moda.  2018-04-19 - Tags: walter rodrigues inspiramais francal feira do verao brasileiro hotel unique ricardo cruz

6º Fórum Regional do Varejo ocorre dia 26 de abril, em Campinas
A 6º edição do Fórum Regional do Varejo, principal evento varejista do Interior de São Paulo, terá como tema “Um Olhar Para o Fator Humano no Centro da Estratégia do Varejo”. Realizado pela Associação Comercial de Campinas, Câmara de Dirigentes Lojistas Campinas e Parque D. Pedro Shopping, o fórum ocorrerá no dia 26 de abril, das 8h às 18h, no Expo D. Pedro.  2018-04-18 - Tags: forum regional do varejo fator humano eventos frv politicas publicas tendencias para o varejo consumidor

Mega Polo Moda promove evento Fashion Power
No próximo dia 15 de abril, o Mega Polo Moda, maior plataforma de moda atacadista do Brasil, promoverá o evento “Fashion Power”, uma experiência para quem gosta de moda e acompanha as novidades do setor.  2018-04-13 - Tags: fashion power mega polo moda angelica moller luiza hermeto rafaela coelho

DFB Festival 2018 propõe olhar para cobrir todos os sentidos que norteiam e retratam o Brasil
“Olhar a realidade através de todas as camadas, abrangendo todos os sentidos e todas as direções”, resume Claudio Silveira, ao anunciar a proposta da edição 2018 do DFB Festival, uma das mais relevantes mostras multidisciplinares do Nordeste e maior encontro da moda autoral da América Latina.  2018-04-13 - Tags: dfb festival 2018 manifeste seu poder senac/ce economia circular dfb festival

Fashion Weekend Plus Size: sucesso no Centro de Convenções Frei Caneca
O Centro de Convenções Frei Caneca recebeu, no dia 08 de abril (domingo), o Fashion Weekend Plus Size- FWPS principal evento de moda GG e maior evento de negócios do setor que reuniu desfiles de marcas plus size, palestras para lojistas e salão de negócios.  2018-04-12 - Tags: centro de convencoes frei caneca abravest fashion weekend plus size fwps 2018

Grandes nomes da moda se reúnem para curso em São Paulo
O IED é um instituto internacional de formação e pesquisa em Design, Moda, Comunicação Visual e Gestão de disciplinas criativas, que existe desde 1966. No mês de Abril a unidade São Paulo oferece, pela primeira vez, o curso livre One Year Internacional de Fashion Styling. “O primeiro produto de moda que se conecta e atrai o consumidor é a imagem.  2018-04-11 - Tags: ied one year internaciona fashion styling juliana lopes jewelry design fashion institute of technology ana vaz carolina vasone camila yahn daniele nastari lucius vilar walter rodrigues luigi torre mirella whiteman patricia santanna renato guedes rodrigo yaegashi silvana holzmeister tami gotoda thiago ferraz

Polo de moda íntima mineira se encontra na 21ª Felinju
Maior evento de moda íntima de Minas Gerais, a Felinju - Moda e Lingerie de Juruaia (MG), que acontece de 28 de abril a 1º de maio, amplia a oferta de produtos para pronta entrega, através do Projeto Comprador, em parceria com o Sistema Federaminas.  2018-04-11 - Tags: aciju felinju moda e lingerie de juruaia sistema federaminas ouseuse

Mais de 200 marcas confirmam presença na semana de moda mineira
Confirmando sua posição de liderança entre os eventos comerciais de lançamento de moda da América do Sul, o Minas Trend, realizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), irá contar em sua próxima edição com mais de 200 marcas que são referência nacional nos segmentos de vestuário, bolsas, sapatos, joias, bijuterias e acessórios.  2018-04-10 - Tags: minas trend primavera verao 2019 fiemg minas gerais moda vestuario cadeia produtiva de moda

O mundo têxtil se encontra em três exposições na Turquia
A ITM 2018 - International Textile Machinery Exhibition (Exposição Internacional de Máquinas Têxteis), que ocorrerá entre 14 e 17 de abril próximo, será organizada em parceria com as feiras Tüyap and Teknik Fairs Ltd Co. em cooperação com a TEMSAD (Associação das Industriais de Máquinas e Acessórios Têxteis).  2018-04-06 - Tags: itm 2018 international textile machinery exhibition hightex 2018 temsad istanbul yarn exhibition turquia conferencia international istanbul textile

Senai São Caetano realiza Semana Inova Indústria
O Senai de São Caetano do Sul realizará no período de 09 a 14/04, a Semana INOVA Indústria, evento organizado em parceria com o Senai-SP, Sebrae-SP e Fiesp, que tem por objetivo discutir maneiras de fomentar a inovação na cadeia produtiva, e estimular a troca de experiências e conhecimentos no setor industrial.  2018-04-06 - Tags: senai de sao caetano do sul semana inova industria fiesp cadeia produtiva workshop de metodologia dip ideathon nanomundo escola movel de nanotecnologia

Fashion Meeting chega a sua 7ª edição e acontece no MIS
O Fashion Meeting, projeto idealizado por Daniela Dornellas e consolidado no calendário da moda nacional, chega à sua 7a edição. Serão 3 dias (12 a 14 de abril/2018) de evento que apresenta painéis, palestras e oficinas com influentes nomes do setor, além de desfiles e homenagens a grandes personalidades da moda.  2018-04-05 - Tags: fashion meeting daniela dornellas museu da imagem e do som maria prata fabiana milazzo

Fashion Weekend Plus Size no Centro de Convenções Frei Caneca
O Centro de Convenções Frei Caneca recebe, no dia 08 de abril (domingo), o Fashion Weekend Plus Size – FWPS, principal evento de moda GG e maior evento de negócios do setor do país, que reúne desfiles de marcas plus size, palestras para lojistas e salão de negócios.  2018-04-03 - Tags: fwps fashion weekend plus size inverno 2018 abravest ibge silvia neves shopping frei caneca iemi renata poskus

Visitação qualificada e expositores satisfeitos no India Decor & Fashion 2018
Foram dois dias de visitação qualificada e bons negócios realizados durante o India Decor & Fashion 2018, evento realizado nos dias 20 e 21 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista, reunindo empresas indianas com interesse de realizar negócios com importadores, distribuidores e lojistas brasileiros que buscam produtos de qualidade com o lifestyle indiano  2018-04-02 - Tags: india decor & fashion 2018 india artesanato indiano arts crafts epch

Isabella Fiorentino é nova embaixadora da FEIMI 2018
Em evento fechado no Mirante 9 de julho, a apresentadora marcou a transição de nome da feira e falou sobre os primeiros lançamentos que acontecerão até a chegada da feira em junho.A escolha de Isabella foi feita por Sonia Sodré, diretora-geral da FEIMI.  2018-04-02 - Tags: feira do circuito das malhas fecimalhas mirante 9 de julho feimi sonia sodre

Senai Cetiqt promoveu encontro para discutir inovação na indústria têxtil
O Senai Cetiqt, instituição de ensino com 68 anos de tradição em educação e capacitação técnica, está desenvolvendo um roadmap para mapear tecnologias voltadas às indústrias química e têxtil com objetivo de contribuir para a inovação e competitividade da cadeia produtiva brasileira.  2018-03-29 - Tags: senai cetiqt ciclo de encontros com a industria riachuelo do senai cetiqt roadmap tecnologia textil

CHIC Shangai revela o potencial do mercado de moda na China
A edição de primavera/verão da CHIC Shanghai, que ocorreu de 14 a 16 de março, mostrou que o mercado chinês segue as tendências atuais, espelhado pelo design e pelo conceito desenvolvido em cooperação com a WGSN, maior empresa global de pesquisa e negócios de moda.  2018-03-29 - Tags: chic shanghai wgsn xangai boston consulting group chen dapeng mood for mode