Language
home » moda & varejo »

Book Blue Jeans

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Palestras e variedade de produtos marcam a 5 ª edição da Gotex Show

Falhas no gerenciamento financeiro é o principal motivo que afeta outros processos dentro da confecção resultando, muitas vezes, em prejuízos irreversíveis para a continuidade do negócio. Quem afirma é o consultor de Produção e Qualidade do Sebrae SP, Nelson Endrigo Junior, que durante palestra apresentada na Gotex Show 2017 – Feira Internacional de Produtos Têxteis – falou sobre ferramentas para melhorar o processo produtivo dentro das empresas. “Por serem, em sua maioria, empresas de micro e pequeno porte as confecções têm muita dificuldade de gestão. O comando é quase sempre exercido pelo próprio dono que concentra as decisões do negócio e não raro mistura contas da pessoa física com a jurídica. Falta profissionalismo não só para tocar a organização, mas também zelar pela qualidade do produto, entender as mudanças de mercado e os desejos dos clientes e até mesmo conhecer quem são os seus concorrentes, o que é fundamental neste segmento tão disputado”, analisa Endrigo Junior.

Segundo o consultor do Sebrae-SP, muitas vezes porém, a falta de planejamento não é apenas falta de capacidade do gestor mas resultado da própria contingência do mercado. “É um setor excessivamente competitivo onde quase não há fidelidade nas parcerias. As grandes marcas estão sempre à procura do maior volume pelo menor preço. Paga-se muito pouco (preço unitário) por peça produzida e a produtividade da confecção também é mínima devido à falta de tecnologia e deficiência da mão de obra que, por sua vez, não se sente motivada por causa dos baixos salários. Enfim é um ciclo vicioso que afeta a toda a cadeia da confecção”, argumenta Nelson Endrigo Junior que sugeriu ao público da palestra, formado por pequenos confeccionistas, estilistas, lojistas e gerentes de empresas, a melhorarem, através de cursos de capacitação, o desempenho nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoal, que a seu ver, são os principais pontos fracos das empresas do segmento de vestuário.  “As confecções também podem minimizar as perdas relacionadas à manutenção, como ajuste de produção durante a baixa demanda, evitar falhas na produção, setup, produtos defeituosos e reprocessamento. É importante lembrar que estas perdas valem dinheiro e muitas vezes não mensuramos isso”.

O consultor finalizou sua palestra informando que o Sebrae-SP oferece por semestre cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores (grupo de 20 a 30 empresas) com custo acessível, cuja grade é focada principalmente no planejamento e na gestão de negócios.

Além da palestra sobre processo produtivo, outro tema que chamou atenção do público foi “Tendências de moda feminina Inverno 2018”, da consultora de moda Bruna Ortega da WGSN. Além de mostrar os principais looks das passarelas internacionais que deverão bombar na próxima temporada, Bruna apresentou as apostas do grande varejo, com roupas básicas e pegada fashion e também exibiu campanhas de marketing de marcas famosas como Adidas que impressionaram a plateia. 

Cinco anos de Brasil

A 5 ª edição da Gotex Show, realizada de 12 a 14 de setembro no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo mostrou que o evento tem buscado fortalecer seu perfil de feira internacional, deixando para trás a imagem de “mostra de produtos chineses”, como ficou conhecida no Brasil, quando foi lançada em 2013 com cerca de 300 expositores asiáticos. Com participação modesta este ano – 70 expositores, porém mais segmentada em tecidos e vestuário, a feira trouxe como novidades um pavilhão com seis empresas do Paquistão, um produtor de algodão peruano e fornecedores de artigos de cama, mesa e banho. “No início os chineses tiveram muitas dificuldades de entender o mercado brasileiro, não apenas em razão do idioma, mas também do perfil de negócio. As primeiras empresas que vieram ao evento trouxeram uma gama diversificada de produtos de vestuário a bijuterias, na esperança de conquistar o maior número de clientes e possível. Havia também a expectativa de se firmar joint venture com empresas brasileiras”, explica Henrique Reis, Relações Internacionais do evento. Segundo ele, as sucessivas crises na economia brasileira, que afetaram duramente o consumo interno de têxteis, fez com que a direção da Gotex reorganizasse a feira para melhor atender às necessidades do mercado. “Detectamos que a principal carência das confecções brasileiras está nos aviamentos, camisaria e tecidos de moda diferenciados e nisto os chineses são muito competitivos. Hoje, não estamos preocupados com quantidade de expositores, mas com a qualidade e a segmentação. A Gotex Show traz soluções para toda a cadeia de valor com matéria-prima, fios e tecidos; moda casa e vestuário. Nosso objetivo é diversificar os expositores, desenvolver negócios e trazer cada vez mais empresas nacionais”, completa Reis. 

Destaque e produtos

O Pavilhão do Paquistão recebeu autoridades logo na abertura da feira para celebrar a participação conjunta dos expositores que mostraram a força de um dos maiores produtores mundiais de vestuário. As seis empresas que se apresentaram no espaço mostraram meias, rendas, roupas esportivas, tecidos e roupas de cama. Na ocasião o Embaixador do Paquistão, Saqib us Najm, enfatizou que Brasil e Paquistão são parceiros e estão prestes a assinar um acordo de colaboração. “Ambos os países têm muito a oferecer. É a primeira vez que participamos da feira com o aval do governo paquistanês e estamos muito felizes em estar aqui”.

Entre as novidades apresentadas na feira está a empresa  Billion Polimerization Fiber Technology Industrial que traz ao mercado brasileiro os mais variados tipos de filamentos têxteis de poliéster com características e funções únicas: fibras de polímero com toque similar ao algodão natural; fios com alta resistência UV e outras especialidades como antibacteriana, absorção de umidade; retardante de chama; resistência à abrasão; além de fios brilhantes que são utilizados para vestuário, sapatos, decoração e  uniformes profissionais. A roupa infantil foi a aposta da Kuntai Garment, um dos maiores fabricantes chineses de larga escala em vestuário para crianças que atende a grandes marcas internacionais.  Sua especialidade são os tricôs e malhas de algodão.  

No denim, destaque para a empresa Henglun Textile, que apresentou seu amplo portfolio com produtos diversificados entre algodão, mistos com poliéster, spandex, nylon, T400, Coolmax, Modal e Tencel. Segundo o fabricante, a empresa fornece para marcas mundiais como Uniqlo, H&M, Zara, C&A, Only, Guess, Lee, Tommy e Mango. Já no segmento cama, mesa e banho, fizeram sua estreia na Gotex Show as empresas chinesas Nantong Lu-Ri, que apresentou têxteis para casa em pele sintética, flanela, lã e sherpa; a Jiangsu Chenshi Weiye Textile Technology, com jogos de cama 100% poliéster e tecidos estampados e a indiana Indo Count Industries que apresentou artigos de cama em puro algodão e tecidos mistos, duvets e protetores de colchão, capas de almofada e cobertores. A marca exporta para diversos mercados, entre eles, EUA e Europa.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: RM Press | Comunicação Estratégica
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Feira na Rosenbaum apresenta edição de fim de ano
Entre os dias 7 e 15 de dezembro, a Feira na Rosenbaum apresenta sua edição de fim de ano, na Unibes Cultural em São Paulo, que irá retratar os biomas brasileiros como inspiração para novas formas de apresentar o design e as criações independentes brasileiras.  2019-12-10 - Tags: unibes cultural feira rosenbaum fim de ano bradesco

47ª Couromoda de 13 a 15 de janeiro de 2020
Acontece entre os dias 13 e 15 de janeiro, a 47ª edição da Couromoda, mais importante feira de calçados e artigos de couro da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é integrado a 10ª edição da São Paulo Prêt-à-Porter - Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios, e terá pela primeira vez três dias de duração.  2019-12-09 - Tags: couromoda janeiro 2020 sapatos calçados sao paulo pret a porter

Indústria da impressão se reúne no maior evento do setor em Madri
A Fespa Global Print Expo, maior exposição da Europa em impressão digital, serigrafia, impressão têxtil e sinalização, acontecerá de 24 a 27 de março, na Espanha, na IFEMA - Feria de Madrid. Com o gerenciamento de cores sendo uma tendência dominante no setor, o tema “Where Color Comees Alive” (Onde a cor vem viva) pautará o Color L * A * B *, uma das principais atrações do evento.  2019-12-06 - Tags: fespa global print expo seminario palestra impressao sportswear pro comees alive madrid

Feira Go Shop acontece neste final de semana com curadoria de mais de 100 marcas
Em celebração ao Natal, nos dias 7 e 8 de dezembro, o evento GO SHOP prepara diversas novidades para a 12ª edição! De casa nova, em Pinheiros, a Casa Panamericana será ocupada pela curadoria selecionada de 100 marcas autorais relacionadas à moda, arte, casa e gastronomia.  2019-12-05 - Tags: go shop feira evento bazar natal preços sao paulo

Gotex Show está de casa nova
A 8ª edição da Gotex Show será realizada em novo espaço no próximo ano. O evento, marcado para os dias 9 a 11 de setembro de 2020, ocorrerá no Pro Magno, na capital paulista. O Pro Magno é um centro de eventos localizado no bairro da Casa Verde, em São Paulo, que tem se destacado pela completa infraestrutura para feiras de negócio.  2019-12-03 - Tags: pro magno gotex show 2020 capital paulista evento textil

Quando os retalhos de tecidos viram obras de arte
O IFT (Instituto Focus Têxtil) realiza na Unibes Cultural entre o 3 e 15 de dezembro a exposição ‘Design Vision’, um evento que transforma retalhos de tecidos usados em obras de arte, explorando o tema da sustentabilidade de forma criativa e única.  2019-12-02 - Tags: focus fashion summit ift instituto focus textil focus textil walter rodrigues

46º edição da Casa de Criadores recebe pocket show de Jup do Bairro
A 46º edição da Casa de Criadores começa na próxima terça-feira (26). Para essa temporada, além dos desfiles e da performance para o Dia Mundial de Combate à AIDS, o evento terá um line-up com pocket shows e Dj Sets, oferecido pela TNT - patrocinadora do evento.  2019-11-26 - Tags: casa dos criadores line up desfiles programaçao novembro

‘O Fio da Trama’ traz revelações da família Blocker-Pascolato
A bela trajetória das mulheres da família Blocker-Pascolato, uma das maiores referências no mundo da moda brasileira, é apresentada no romance O fio da trama, que a editora Tordesilhas lançou na sexta-feira, 22, no espaço Angela Motta Collections, na Vila Olímpia.  2019-11-25 - Tags: blocker pascolato moda brasileira romance fio da trama tordesilhas consuelo blocker

Blumenau recebe evento que debate competências para profissionais em 2020
A palavra criatividade está cada vez mais valorizada como fonte de inovação e de resolução de problemas. Ser criativo virou uma habilidade essencial para pessoas e negócios. Mas as pessoas nascem criativas ou desenvolvem esse diferencial?  2019-11-22 - Tags: blumenau evento criatividade scmc quality hotel

Istituto Europeo di Design anuncia transformações e nova direção em São Paulo
O IED – Istituto Europeo di Design – começa o próximo ano em São Paulo com novos cursos de bacharelado (quatro anos) a serem desenvolvidos além das salas de aulas, em uma nova plataforma de incubação e desenvolvimento de ideias, pesquisas, projetos e consultorias.  2019-11-19 - Tags: ied instituto europeo di design bacharelado nova direçao

Capricórnio realiza exposição no Mega Pólo Moda
No CapriConecta vol. 2, a Capricórnio Têxtil mergulhou no tema "Diversidade e Inclusão" e, durante o evento, apresentou uma exposição inédita, que reuniu 16 designers de todo o Brasil, para traduzir a representatividade na moda em peças únicas.  2019-11-18 - Tags: capricornio mega polo capriconecta vol 2 diversidade inclusao jeanswear

Senai Jandira terá palestra sobre user experience no varejo de moda
Acontece no dia 19 de novembro, das 15h às 16h30, a palestra "User experience. Design focado no usuário no varejo de moda" ministrada por Gabriel Sanabria, cofundador e COO do app Houpa!, uma plataforma web e aplicativo que conecta atacadistas e varejistas de moda.  2019-11-14 - Tags: user experience app houpa gabriel sanabria v encontro de tecnologia senai jandira startup

Brazil Fashion Forum se prepara para sua terceira edição em Miami
Flávia Marchesini, diretora criativa e empreendedora brasileira, anuncia que acontece a terceira edição do Brazil Fashion Forum (BFF), projeto desenvolvido com a missão de levar a moda brasileira para Miami e EUA criando essa porta de entrada a marcas que queiram se internacionalizar.  2019-11-13 - Tags: flavia marchesini brazil fashion forum miami press award focus brasil

Inspiramais apresenta ampla programação de palestras
A 20ª edição do Inspiramais, único salão de inovação e design de materiais da América Latina, será realizado nos dias 14 e 15 de janeiro, celebrando 10 anos de estímulo à unificação de linguagem para a moda nacional.  2019-11-11 - Tags: inspiramais palestras programacao inovacao design industrias sustentabilidade

Impacto da Indústria 4.0
De 14 a 17 de maio de 2019, em Frankfurt am Main, visitantes, expositores e profissionais da Texprocess e Techtextil fizeram parte do futuro. O mercado de têxteis técnicos é uma das indústrias mais fortes na Europa. Hoje, eles representam 17% de toda a produção global e, a Alemanha é o principal país exportador do mundo, com negócios na ordem de treze bilhões de euros/ ano.  2019-11-08 - Tags: industria 4.0 tecnologia costura automacao impacto sustentabilidade

Febratex Summit debate inovação e alta performance para a indústria têxtil
Blumenau está recebendo entre hoje (6) e amanhã (7) primeira edição do Febratex Summit, promovido pelo Febratex Group, uma das principais promotoras de feiras têxteis na América Latina. O evento promove um debate sobre inovação, alta performance, mudança geracional, novas tecnologias, processos disruptivos e cases de sucesso para desenvolver e transformar o setor têxtil. Neste primeiro dia, cerca de 550 profissionais estiveram presentes no encontro, que acontece no setor 2 do Parque Vila Germânica.  2019-11-07 - Tags: febratex summit industria textil renner citeve golden technology silmaq spark farfarm

Texprocess um encontro com o futuro
De 14 a 17 de maio de 2019, em Frankfurt am Main, visitantes, expositores e profissionais da Texprocess fizeram parte do futuro. A principal feira internacional de processamento de materiais têxteis e flexíveis ofereceu um cenário perfeito para inovações, desenvolvimentos em máquinas, instalações, tecnologia, serviços, TI e logística.  2019-11-06 - Tags: texprocess techtextil texteis flexiveis futuro mercado global

PrintRJ desembarca pela primeira vez em Goiânia
Original do Rio de Janeiro, a PRINTRJ, uma das principais feiras de negócios do país com foco em estamparia e tecelagem, acontecerá pela primeira vez em Goiânia nos dias 05 e 06 de novembro. Esta será a estreia na região Centro-Oeste do Brasil, mas a 12ª edição do evento que já passou por Fortaleza e pelo Rio de Janeiro.  2019-11-05 - Tags: printrj lunelli sprint textil estampa studio renata speiski brand textil

Brasil Eco Fashion Week chega em sua terceira edição
A 3º edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW) acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro, com previsão de receber mais de cinco mil pessoas, vindas de todas as regiões do Brasil, no espaço da Unibes Cultural, em São Paulo.  2019-11-04 - Tags: brasil eco fashion week farfarm upcycling abvtex fgvces senac way carbon

Fabricantes de máquinas italianos marcaram presença na Expotextil Peru 2019
A Expotextil, feira do setor têxtil e de vestuário do Peru, realizada de 24 a 27 de outubro em Lima, contou com grande representação de fabricantes italianos de máquinas têxteis. Dentro do pavilhão italiano, organizado pela Agência Italiana de Comércio e pela Acimit - Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas Têxteis, 18 expositores mostram suas tecnologias em estandes informativos.  2019-10-31 - Tags: expotextil textil peru luxo lima acimit alessandro zucchi