Language
home » moda & varejo »

Book Blue Jeans

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Palestras e variedade de produtos marcam a 5 ª edição da Gotex Show

Falhas no gerenciamento financeiro é o principal motivo que afeta outros processos dentro da confecção resultando, muitas vezes, em prejuízos irreversíveis para a continuidade do negócio. Quem afirma é o consultor de Produção e Qualidade do Sebrae SP, Nelson Endrigo Junior, que durante palestra apresentada na Gotex Show 2017 – Feira Internacional de Produtos Têxteis – falou sobre ferramentas para melhorar o processo produtivo dentro das empresas. “Por serem, em sua maioria, empresas de micro e pequeno porte as confecções têm muita dificuldade de gestão. O comando é quase sempre exercido pelo próprio dono que concentra as decisões do negócio e não raro mistura contas da pessoa física com a jurídica. Falta profissionalismo não só para tocar a organização, mas também zelar pela qualidade do produto, entender as mudanças de mercado e os desejos dos clientes e até mesmo conhecer quem são os seus concorrentes, o que é fundamental neste segmento tão disputado”, analisa Endrigo Junior.

Segundo o consultor do Sebrae-SP, muitas vezes porém, a falta de planejamento não é apenas falta de capacidade do gestor mas resultado da própria contingência do mercado. “É um setor excessivamente competitivo onde quase não há fidelidade nas parcerias. As grandes marcas estão sempre à procura do maior volume pelo menor preço. Paga-se muito pouco (preço unitário) por peça produzida e a produtividade da confecção também é mínima devido à falta de tecnologia e deficiência da mão de obra que, por sua vez, não se sente motivada por causa dos baixos salários. Enfim é um ciclo vicioso que afeta a toda a cadeia da confecção”, argumenta Nelson Endrigo Junior que sugeriu ao público da palestra, formado por pequenos confeccionistas, estilistas, lojistas e gerentes de empresas, a melhorarem, através de cursos de capacitação, o desempenho nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoal, que a seu ver, são os principais pontos fracos das empresas do segmento de vestuário.  “As confecções também podem minimizar as perdas relacionadas à manutenção, como ajuste de produção durante a baixa demanda, evitar falhas na produção, setup, produtos defeituosos e reprocessamento. É importante lembrar que estas perdas valem dinheiro e muitas vezes não mensuramos isso”.

O consultor finalizou sua palestra informando que o Sebrae-SP oferece por semestre cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores (grupo de 20 a 30 empresas) com custo acessível, cuja grade é focada principalmente no planejamento e na gestão de negócios.

Além da palestra sobre processo produtivo, outro tema que chamou atenção do público foi “Tendências de moda feminina Inverno 2018”, da consultora de moda Bruna Ortega da WGSN. Além de mostrar os principais looks das passarelas internacionais que deverão bombar na próxima temporada, Bruna apresentou as apostas do grande varejo, com roupas básicas e pegada fashion e também exibiu campanhas de marketing de marcas famosas como Adidas que impressionaram a plateia. 

Cinco anos de Brasil

A 5 ª edição da Gotex Show, realizada de 12 a 14 de setembro no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo mostrou que o evento tem buscado fortalecer seu perfil de feira internacional, deixando para trás a imagem de “mostra de produtos chineses”, como ficou conhecida no Brasil, quando foi lançada em 2013 com cerca de 300 expositores asiáticos. Com participação modesta este ano – 70 expositores, porém mais segmentada em tecidos e vestuário, a feira trouxe como novidades um pavilhão com seis empresas do Paquistão, um produtor de algodão peruano e fornecedores de artigos de cama, mesa e banho. “No início os chineses tiveram muitas dificuldades de entender o mercado brasileiro, não apenas em razão do idioma, mas também do perfil de negócio. As primeiras empresas que vieram ao evento trouxeram uma gama diversificada de produtos de vestuário a bijuterias, na esperança de conquistar o maior número de clientes e possível. Havia também a expectativa de se firmar joint venture com empresas brasileiras”, explica Henrique Reis, Relações Internacionais do evento. Segundo ele, as sucessivas crises na economia brasileira, que afetaram duramente o consumo interno de têxteis, fez com que a direção da Gotex reorganizasse a feira para melhor atender às necessidades do mercado. “Detectamos que a principal carência das confecções brasileiras está nos aviamentos, camisaria e tecidos de moda diferenciados e nisto os chineses são muito competitivos. Hoje, não estamos preocupados com quantidade de expositores, mas com a qualidade e a segmentação. A Gotex Show traz soluções para toda a cadeia de valor com matéria-prima, fios e tecidos; moda casa e vestuário. Nosso objetivo é diversificar os expositores, desenvolver negócios e trazer cada vez mais empresas nacionais”, completa Reis. 

Destaque e produtos

O Pavilhão do Paquistão recebeu autoridades logo na abertura da feira para celebrar a participação conjunta dos expositores que mostraram a força de um dos maiores produtores mundiais de vestuário. As seis empresas que se apresentaram no espaço mostraram meias, rendas, roupas esportivas, tecidos e roupas de cama. Na ocasião o Embaixador do Paquistão, Saqib us Najm, enfatizou que Brasil e Paquistão são parceiros e estão prestes a assinar um acordo de colaboração. “Ambos os países têm muito a oferecer. É a primeira vez que participamos da feira com o aval do governo paquistanês e estamos muito felizes em estar aqui”.

Entre as novidades apresentadas na feira está a empresa  Billion Polimerization Fiber Technology Industrial que traz ao mercado brasileiro os mais variados tipos de filamentos têxteis de poliéster com características e funções únicas: fibras de polímero com toque similar ao algodão natural; fios com alta resistência UV e outras especialidades como antibacteriana, absorção de umidade; retardante de chama; resistência à abrasão; além de fios brilhantes que são utilizados para vestuário, sapatos, decoração e  uniformes profissionais. A roupa infantil foi a aposta da Kuntai Garment, um dos maiores fabricantes chineses de larga escala em vestuário para crianças que atende a grandes marcas internacionais.  Sua especialidade são os tricôs e malhas de algodão.  

No denim, destaque para a empresa Henglun Textile, que apresentou seu amplo portfolio com produtos diversificados entre algodão, mistos com poliéster, spandex, nylon, T400, Coolmax, Modal e Tencel. Segundo o fabricante, a empresa fornece para marcas mundiais como Uniqlo, H&M, Zara, C&A, Only, Guess, Lee, Tommy e Mango. Já no segmento cama, mesa e banho, fizeram sua estreia na Gotex Show as empresas chinesas Nantong Lu-Ri, que apresentou têxteis para casa em pele sintética, flanela, lã e sherpa; a Jiangsu Chenshi Weiye Textile Technology, com jogos de cama 100% poliéster e tecidos estampados e a indiana Indo Count Industries que apresentou artigos de cama em puro algodão e tecidos mistos, duvets e protetores de colchão, capas de almofada e cobertores. A marca exporta para diversos mercados, entre eles, EUA e Europa.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: RM Press | Comunicação Estratégica
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Fios são destaques no SMB 2018 de moda lingerie, praia e fitness
Grandes marcas globais de fios têxteis, com fábricas no Brasil, como Rhodia, Lycra® e Nilit fizeram lançamentos na 12ª edição do Salão Moda Brasil, evento nacional do segmento de lingerie, praia e fitness, que acontece de 18 a 20 de junho, no São Paulo Expo.  2018-06-20 - Tags: smb 2018 rhodia lycra nilit amni mescla shine lycra black sensil delfa bojos any any plie valisere darling del rio rosset triumph

2ª edição da FEIMI acontece no Pavilhão Vera Cruz
A Feira do Circuito das Malhas, referência há 15 anos no Estado de São Paulo, agora é FEIMI - Feira da Moda Inverno, maior evento de moda outono-inverno do Brasil apresenta sua segunda edição com mais de 90 expositores, no Pavilhão Vera Cruz, local onde foram gravados clássicos do cinema nacional como 'O Cangaceiro' e 'Sinhá Moça'.  2018-06-18 - Tags: edicao alto inverno pavilhao vera cruz feimi raquel sodre feira do circuito das malhas

Techtextil North America e Texprocess Americas Inovações têxteis "made in Germany"
De volta aos EUA, a 'High-Tex from Germany' esteve presente na “Techtextil North America e Texprocess Americas”, em Atlanta, que aconteceu de 22 a 24 de maio de 2018. A participação da referida feira foi organizada pelo Ministério Federal da Economia e Energia alemão (Bundesministerium), em cooperação com a Associação da indústria alemã (Messeausschuss der Deutschen Wirtschaft e.V. - AUMA).  2018-06-14 - Tags: high tex from germany techtextil north america texprocess americas detlev runger messe frankfurt messeausschuss der deutschen wirtschaf

FENIN primavera/verão acontece na capital paulista logo após a Copa Do Mundo de 2018
Promovida pela Expovest, empresa gaúcha com mais de 30 anos no mercado de feiras de negócios, e que desde 2013 passou a expandir sua área de atuação além do Rio Grande do Sul para melhor atender lojistas e compradores de várias regiões do país, a Fenin Feiras realiza sua sexta edição de Verão na capital paulista, logo após o encerramento da Copa do Mundo 2018.  2018-06-14 - Tags: expovest fenin feiras fenin verao sao paulo pavilhao de exposicoes do anhembi moda feminina masculina infanto juvenil

Fórum aborda desafios e soluções para varejo multimarcas na Francal 2018
Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), Francal e Usaflex, marca fabricante líder em calçados de conforto femininos feitos em couro, promovem dia 17 de julho, durante a Francal 2018, em São Paulo, o Retail Now - Fórum Desafios e Soluções para Multimarcas no Brasil, com Flávio Rocha, ex-presidente de Lojas Riachuelo, e Edmour Saiani, professor da FGV-SP, UFRJ e ESPM, como palestrantes.  2018-06-12 - Tags: francal 50 anos ablac usaflex retail now ablac flavio rocha edmour saiani

Fórum da Febratex debate a impressão digital na era da Indústria 4.0
Maior feira da indústria têxtil das Américas, a Febratex chega a sua 16ª edição e promove também uma discussão sobre as principais tendências que estão chegando a este mercado. O evento, que acontece em Blumenau (SC), de 21 a 24 de agosto, reúne expositores de mais de 60 países.  2018-06-11 - Tags: febratex 2018 forum impressao digital abtt wtin world textile information network global quimica & moda abit

Tecidos inteligentes e tecnologia de ponta movimentam mercado americano
Tecidos de resfriamento, tecnologia vestível, fibras recicladas, escaneamento de corpos 3D e máquinas conectadas em nuvem foram alguns dos destaques da 15ª edição da Techtextil North America, e da 4ª Texprocess Americas, realizadas conjuntamente de 22 a 24 de maio, no Centro Mundial de Congressos da Geórgia, em Atlanta, EUA.  2018-06-07 - Tags: techtextil north america 2018 tecidos inteligentes mercado americano texprocess americas

Festival conta com grandes profissionais para refletir sobre tecnologia e design no século XXI
O IED (Istituto Europeo di Design) de São Paulo apresenta a 2ª edição do GIF, festival de Interações, Design e Comunicação, com uma série de atividades interativas gratuitas para o público mergulhar no universo gráfico digital.  2018-06-07 - Tags: istituto europeo di design ied sp gif festival design tecnologia tadeu jungle

FIT 0/16 começa com exposições, desfiles e palestras para Primavera-Verão 2019
A FIT 0/16 – Feira Internacional do Setor Infantojuvenil e Bebê abre as portas aos lojistas de todo o Brasil e América Latina nesta quinta-feira, 7 de junho, e apresentará as principais tendências do mundo da moda para crianças de 0 a 16 anos em tecidos, estampas, cortes e acabamentos. Mais de oito mil visitantes são esperados até 10 de junho no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.  2018-06-07 - Tags: fit 016 feira internacional do setor infantojuvenil iemi inteligencia de mercado pueri expo

José Gayegos narra trajetória da moda em evento gratuito do Senac São Miguel Paulista
Um dos maiores estilistas da moda no Brasil, José Gayegos, ministrará uma palestra gratuita na quarta-feira, dia 13, às 19h30, no Senac São Miguel Paulista. A iniciativa tem o intuito de apresentar a trajetória da moda, além do trabalho técnico e criativo deste profissional às novas gerações de estilistas, modelistas, alunos de moda e fashionistas.  2018-06-07 - Tags: jose gayegos senac sao miguel paulista fendi dior brasil valentino

ABDI lança laboratório de inovação do varejo
Uma iniciativa inédita na América Latina vai apresentar tecnologias inovadoras para o mercado e promover atividades que ajudem a fomentar o varejo nacional. Essa é a proposta do ProVa - Laboratório de Inovação do Varejo, que será inaugurado nesta quinta-feira (7), às 18h30, no Shopping Frei Caneca, na região central de São Paulo (SP).  2018-06-06 - Tags: prova laboratorio de inovacao do varejo sbvc sociedade brasileira de varejo e consumo abdi shopping frei caneca

Consumidor mais exigente garante o crescimento da impressão digital têxtil
A procura pela impressão digital na indústria têxtil nacional vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e esta evolução ocorre por causa de dois importantes fatores: o Brasil ser o sexto maior parque têxtil no mundo – com a produção anual de aproximadamente 5,4 bilhões de peças de vestuário, tornando-se referência mundial em beachwear, jeanswear e homewear e em outros segmentos que também vêm ganhando mercado – e também devido a mudança do perfil do consumidor que busca cada vez mais por peças únicas e exclusivas.  2018-06-06 - Tags: serigrafia sign futuretextil expo center norte impressao digital textil epson do brasil senai cetiqt

Nos 200 anos de Nova Friburgo, Fevest 2018 apresenta o conceito lingerie joia e as macrotendências
A Fevest – Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima chega a sua 28ª edição. Entre os dias 04 e 08 de julho, no Country Clube, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, serão apresentados os lançamentos do Polo de Nova Friburgo e Região para a temporada primavera/verão 2018/2019.  2018-05-30 - Tags: fevest festival 2018 sindvest nova friburgo fevest polo de nova friburgo lingerie

FIT 0/16 aponta tendências para o próximo verão da moda kids
O coordenador de moda da FIT 0/16– Feira Internacional do Setor Infanto-juvenil e Bebê, Norberto Arena, apresentará a conferência "Uma Nova Jornada Verão 2019" na qual apontará as principais tendências para as roupas de bebês, crianças e adolescentes na próxima estação de calor.  2018-05-28 - Tags: norberto arena fit 016 arena bureaux koelnmesse infentil pueri expo

MDIC e ABDI divulgam medidas da agenda brasileira para a indústria 4.0
O desenvolvimento da Indústria 4.0 é elemento central das estratégias de empresas e da política industrial das principais potências do mundo e o Brasil não poderia ficar fora desse movimento. Com esse objetivo, a Fiesp, Ciesp e o Senai-SP promovem um encontro, no dia 24 de maio, às 9h, na sede da Fiesp, para que o MDIC e a ABDI divulguem as medidas da agenda brasileira para a Indústria 4.0.  2018-05-23 - Tags: indestria 40 senai sp ciesp fiesp mdic abdi

Casar São Paulo acontece no Shopping JK Iguatemi
Que tal ter um lugar onde dá para encontrar todos os fornecedores para a realização de um casamento dos sonhos? É possível no CASAR São Paulo, tradicional evento de casamento que acontece entre os dias 24 e 27 de maio.  2018-05-23 - Tags: casar são paulo 2018 discovery home & health grupo casa espaço chandon shopping jk iguatemi eventos noivas

Sesc Vila Mariana debate consumo, moda e sustentabilidade
Cada vez mais fala-se de consumo consciente em todos as camadas da nossa vida. E a moda também tem sido discutido. Por que não reformar suas roupas você mesmo e economizar? Como construir um estilo próprio e andar na moda sem consumir de maneira desenfreada? O SESC Vila Mariana vai tratar do assunto e te ensinar a reformar suas roupas sozinho ou criar objetos a partir de roupas velhas com Upcycling Day, no dia 31 de maio.  2018-05-23 - Tags: consumo consciente upcycling day sesc vila mariana upcycling customizacao

LYCRA® promove terceira edição do Trend Session São Paulo
Com o Retail Experience de tema principal, a marca LYCRA® promoverá a terceira edição do Trend Session, evento que já é referência no segmento para toda a cadeia têxtil (malharias, tecelagens, confecções e varejistas) nesta quarta-feira, dia 23 de maio, no Centro Britânico em São Paulo (SP).  2018-05-22 - Tags: trend session sao paulo lycra vimer experience merchandising nellyrodi cadeia textil retail experience

African Week 2018 promete fortalecer relação entre o Brasil e o Continente Africano
São Paulo receberá entre os dias 21 e 25 de maio de 2018, na capital, o maior evento Afro de todos os tempos já realizado no país, o African Week. Devido à algumas alterações de logísticas, o evento precisou fazer algumas alterações relacionadas a sua grade de atividades.  2018-05-21 - Tags: african week projeto african week centro cultural africano preta nascimento faap centro cultural banco do brasil

Moda e automobilismo juntos em parceria para atrair negócios
O mundo dos negócios está cada vez mais informal, isso se dá pela grandes oportunidades de parcerias e projetos rentáveis que podem ser desenvolvidos a partir de uma ideia, não necessariamente de um único ramo de atuação, mas sim de parcerias que possam gerar sinergia entre o cliente e a marca.  2018-05-18 - Tags: silvia ulson mitsubishi silvia ulson fashion show mit point shopping jk iguatemi automobilismo