Language
home » moda & varejo »

Book Blue Jeans

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Palestras e variedade de produtos marcam a 5 ª edição da Gotex Show

Falhas no gerenciamento financeiro é o principal motivo que afeta outros processos dentro da confecção resultando, muitas vezes, em prejuízos irreversíveis para a continuidade do negócio. Quem afirma é o consultor de Produção e Qualidade do Sebrae SP, Nelson Endrigo Junior, que durante palestra apresentada na Gotex Show 2017 – Feira Internacional de Produtos Têxteis – falou sobre ferramentas para melhorar o processo produtivo dentro das empresas. “Por serem, em sua maioria, empresas de micro e pequeno porte as confecções têm muita dificuldade de gestão. O comando é quase sempre exercido pelo próprio dono que concentra as decisões do negócio e não raro mistura contas da pessoa física com a jurídica. Falta profissionalismo não só para tocar a organização, mas também zelar pela qualidade do produto, entender as mudanças de mercado e os desejos dos clientes e até mesmo conhecer quem são os seus concorrentes, o que é fundamental neste segmento tão disputado”, analisa Endrigo Junior.

Segundo o consultor do Sebrae-SP, muitas vezes porém, a falta de planejamento não é apenas falta de capacidade do gestor mas resultado da própria contingência do mercado. “É um setor excessivamente competitivo onde quase não há fidelidade nas parcerias. As grandes marcas estão sempre à procura do maior volume pelo menor preço. Paga-se muito pouco (preço unitário) por peça produzida e a produtividade da confecção também é mínima devido à falta de tecnologia e deficiência da mão de obra que, por sua vez, não se sente motivada por causa dos baixos salários. Enfim é um ciclo vicioso que afeta a toda a cadeia da confecção”, argumenta Nelson Endrigo Junior que sugeriu ao público da palestra, formado por pequenos confeccionistas, estilistas, lojistas e gerentes de empresas, a melhorarem, através de cursos de capacitação, o desempenho nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoal, que a seu ver, são os principais pontos fracos das empresas do segmento de vestuário.  “As confecções também podem minimizar as perdas relacionadas à manutenção, como ajuste de produção durante a baixa demanda, evitar falhas na produção, setup, produtos defeituosos e reprocessamento. É importante lembrar que estas perdas valem dinheiro e muitas vezes não mensuramos isso”.

O consultor finalizou sua palestra informando que o Sebrae-SP oferece por semestre cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores (grupo de 20 a 30 empresas) com custo acessível, cuja grade é focada principalmente no planejamento e na gestão de negócios.

Além da palestra sobre processo produtivo, outro tema que chamou atenção do público foi “Tendências de moda feminina Inverno 2018”, da consultora de moda Bruna Ortega da WGSN. Além de mostrar os principais looks das passarelas internacionais que deverão bombar na próxima temporada, Bruna apresentou as apostas do grande varejo, com roupas básicas e pegada fashion e também exibiu campanhas de marketing de marcas famosas como Adidas que impressionaram a plateia. 

Cinco anos de Brasil

A 5 ª edição da Gotex Show, realizada de 12 a 14 de setembro no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo mostrou que o evento tem buscado fortalecer seu perfil de feira internacional, deixando para trás a imagem de “mostra de produtos chineses”, como ficou conhecida no Brasil, quando foi lançada em 2013 com cerca de 300 expositores asiáticos. Com participação modesta este ano – 70 expositores, porém mais segmentada em tecidos e vestuário, a feira trouxe como novidades um pavilhão com seis empresas do Paquistão, um produtor de algodão peruano e fornecedores de artigos de cama, mesa e banho. “No início os chineses tiveram muitas dificuldades de entender o mercado brasileiro, não apenas em razão do idioma, mas também do perfil de negócio. As primeiras empresas que vieram ao evento trouxeram uma gama diversificada de produtos de vestuário a bijuterias, na esperança de conquistar o maior número de clientes e possível. Havia também a expectativa de se firmar joint venture com empresas brasileiras”, explica Henrique Reis, Relações Internacionais do evento. Segundo ele, as sucessivas crises na economia brasileira, que afetaram duramente o consumo interno de têxteis, fez com que a direção da Gotex reorganizasse a feira para melhor atender às necessidades do mercado. “Detectamos que a principal carência das confecções brasileiras está nos aviamentos, camisaria e tecidos de moda diferenciados e nisto os chineses são muito competitivos. Hoje, não estamos preocupados com quantidade de expositores, mas com a qualidade e a segmentação. A Gotex Show traz soluções para toda a cadeia de valor com matéria-prima, fios e tecidos; moda casa e vestuário. Nosso objetivo é diversificar os expositores, desenvolver negócios e trazer cada vez mais empresas nacionais”, completa Reis. 

Destaque e produtos

O Pavilhão do Paquistão recebeu autoridades logo na abertura da feira para celebrar a participação conjunta dos expositores que mostraram a força de um dos maiores produtores mundiais de vestuário. As seis empresas que se apresentaram no espaço mostraram meias, rendas, roupas esportivas, tecidos e roupas de cama. Na ocasião o Embaixador do Paquistão, Saqib us Najm, enfatizou que Brasil e Paquistão são parceiros e estão prestes a assinar um acordo de colaboração. “Ambos os países têm muito a oferecer. É a primeira vez que participamos da feira com o aval do governo paquistanês e estamos muito felizes em estar aqui”.

Entre as novidades apresentadas na feira está a empresa  Billion Polimerization Fiber Technology Industrial que traz ao mercado brasileiro os mais variados tipos de filamentos têxteis de poliéster com características e funções únicas: fibras de polímero com toque similar ao algodão natural; fios com alta resistência UV e outras especialidades como antibacteriana, absorção de umidade; retardante de chama; resistência à abrasão; além de fios brilhantes que são utilizados para vestuário, sapatos, decoração e  uniformes profissionais. A roupa infantil foi a aposta da Kuntai Garment, um dos maiores fabricantes chineses de larga escala em vestuário para crianças que atende a grandes marcas internacionais.  Sua especialidade são os tricôs e malhas de algodão.  

No denim, destaque para a empresa Henglun Textile, que apresentou seu amplo portfolio com produtos diversificados entre algodão, mistos com poliéster, spandex, nylon, T400, Coolmax, Modal e Tencel. Segundo o fabricante, a empresa fornece para marcas mundiais como Uniqlo, H&M, Zara, C&A, Only, Guess, Lee, Tommy e Mango. Já no segmento cama, mesa e banho, fizeram sua estreia na Gotex Show as empresas chinesas Nantong Lu-Ri, que apresentou têxteis para casa em pele sintética, flanela, lã e sherpa; a Jiangsu Chenshi Weiye Textile Technology, com jogos de cama 100% poliéster e tecidos estampados e a indiana Indo Count Industries que apresentou artigos de cama em puro algodão e tecidos mistos, duvets e protetores de colchão, capas de almofada e cobertores. A marca exporta para diversos mercados, entre eles, EUA e Europa.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: RM Press | Comunicação Estratégica
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


CHIC será realizada junto com outras feiras têxteis na China
A CHIC, China International Fashion Fair, está expandindo em direção ao sul da China. A primeira edição da feira de moda acontecerá de 15 a 17 de julho, no Centro Mundial de Exposições e Convenções de Shenzhen, junto da Intertextile Shenzhen Apparel Fabrics e da Shenzhen Yarn Expo.  2020-03-26 - Tags: chic shenzhen shenzhen china feiras texteis guangdong

ITM e Hightex 2020 são adiadas para julho na Turquia
A ITM 2020 International Textile Machinery Exhibition e a Hightex 2020 International Technical Textile & Nonwoven Trade Fair, organizadas em parceria com a Tüyap Tüm Fuarcılık Yapım A.Ş e Teknik Fuarcılık A.Ş, que seriam realizadas realizadas no Centro de Convenções e Congressos de Istambul, entre 2 e 6 de junho, foram adiadas para 14 a 18 de julho de 2020.  2020-03-20 - Tags: hightex 2020 international technical textile itm 2020 international textile machinery exhibition covid 19

Gartex Texprocess é adiada devido à escalada do Covid-19
A magnitude das questões relativas à saúde e segurança pública, provocada pelo surto cada vez maior do COVID-19, levou ao adiamento da Gartex Texprocess India, que estava prevista para estrear em Mumbai na próxima semana. A decisão foi apoiada pela Associação de Fabricantes de Brim (DMA) e pelos expositores da feira. A edição da Gartex Delhi continua mantida para 21 a 23 de agosto de 2020.  2020-03-19 - Tags: mex exhibitions pvt ltd gartex india covid19 coronavirus gartex texprocess india

Temendo COVID-19 Argentina cancela feiras têxteis
Levando em consideração a seriedade dos fatos relacionados à disseminação do coronavírus (COVID-19) e seguindo as políticas e recomendações sobre prevenção à saúde, implementadas pelas autoridades nacionais, a organização da Emitex, Simatex e Confemaq 2020 adiou a maior exposição internacional da indústria têxtil, que aconteceria, simultaneamente, de 20 a 23 de abril, no Centro Costa Salguero, em Buenos Aires.  2020-03-18 - Tags: emitex simatex confemaq 2020 messe frankfurt argentina buenos aires coronavirus covid 19

Minas Trend e Novo Brás são cancelados por causa do Coronavírus
A Fiemg – Federação das Indústrias de Minas Gerais, realizadora do Minas Trend, informa que diante da situação atípica que vive o Brasil e o mundo, com o aumento dos casos de Coronavírus (COVID-19) e visando garantir a segurança e preservar a saúde e o bem estar de todos, a 26ª Edição do Minas Trend, que aconteceria entre os dias 21 e 24 de abril, está suspensa.  2020-03-17 - Tags: augusto rezende robi spatt novo bras inverno 2020 minas trend fiemg coronavirus covid 19

Semana de Moda no Brasil é cancelada por causa do Covid-19
A organização do evento de moda de maior visibilidade do País comunica que em função da nova classificação de pandemia do coronavírus (Covid-19), o cancelamento dos desfiles do São Paulo Fashion Week, previstos de 24 a 28 de abril.  2020-03-13 - Tags: corona virus epch india decor fashion 2020 sao paulo fashion week festival spfw spfw n50

ITM 2020 espera forte crescimento em sua taxa de ocupação
Este ano, a ITM 2020 (Feira Internacional de Máquina Têxtil), que será realizada em Istanbul, na Turquia, entre 2 e 6 junho, espera um grande aumento, tanto no número de visitantes quanto de expositores. Tem chamado atenção a grande movimentação em torno das vendas e reservas, que se aproximam da taxa de 100 % de ocupação.  2020-03-13 - Tags: itm 2020 turquia eventos maquinario textil industria textil temsad

Mega Fashion Week encerra a 28ª edição com sucesso em novo formato de experiência fashion
A 28ª edição do Mega Fashion Week, evento de moda promovido pelo maior shopping de atacado da América Latina, Mega Polo Moda, encerrou a temporada com uma intensa programação fashion. O evento aconteceu entre os dias 9 e 10 de março.  2020-03-11 - Tags: carlos ferreirinha grupo lvmh mega polo moda mega fashion week sergio travaglia eventos

Castanhal Companhia Têxtil prestigia a Rio Artes Manuais
De 18 a 22 de março, a Castanhal Companhia Têxtil desembarca em terras cariocas para expor seu portfólio de produtos na 14ª edição da Rio Artes Manuais. Promovido pela Grupo Caçula, o evento representa a principal feira de capacitação e negócios do setor de artesanato do Rio de Janeiro e será realizado no Centro de Convenções SulAmérica, na capital fluminense.  2020-03-09 - Tags: rio artes manuais 2020 castanhal companhia textil celia pinho bioma amazonico

África busca prosperidade com tecnologia têxtil
A ITME Africa 2020, a primeira feira de negócios e tecnologia do gênero, realizada de 14 a 16 de fevereiro, em Addis Abeba, Etiópia, recebeu 1.791 visitantes de 35 países. O evento, que apresentou máquinas e equipamentos de engenharia têxtil, reciclagem de águas residuais, corantes e produtos químicos; bombas e válvulas, sistemas de logística, entre outros, foi considerada um sucesso por alavancar a economia local.  2020-03-05 - Tags: sociedade itme da india itme africa 2020 addis abeba itc ethiopian textile and fashion technology

Denim Show promove networking da indústria do jeans em Mumbai
Após sucesso de duas edições consecutivas em Nova Delhi, os organizadores MEX Exhibitions e Messe Frankfurt Trade Fairs India preparam a primeira edição da Denim Show em Mumbai, capital econômica do país. A feira, que acontece de 19 a 21 de março no Bombay Exhibition Centre, é dedicada ao mercado jeanswear e será realizada junto com a Gartex Texprocess India, fornecendo uma plataforma abrangente para as confecções, varejo e marcas de moda que atuam no segmento.  2020-03-04 - Tags: messe frankfurt trade fairs india grupo neelvrat denim show mumbai gartex texprocess india setor textil indiano

Fernanda Yamamoto comemora 10 anos da grife com exposição no Senac São Paulo
O Centro Universitário Senac – Santo Amaro foi a instituição escolhida para receber a história de um dos expoentes criativos da moda nacional, Fernanda Yamamoto.  2020-03-03 - Tags: fernanda yamamoto centro universitario senac santo amaro modateca senac sao paulo upcycling

Feiras de artesanato mostram patchwork e scrapbooking em São Paulo
Ponto de encontro de criadores de artes manuais de todo o Brasil, as feiras Brazil Patchwork Show e Brazil Scrapbooking Show acontecem simultaneamente de 4 a 7 de março no Centro de Eventos Pro Magno. Reunindo cerca de 100 expositores com as maiores novidades e tendências dos mercados de patchwork e scrapbooking.  2020-03-03 - Tags: brazil patchwork show brazil scrapbooking show centro de eventos pro magno mega artesanal wr sao paulo

India Decor & Fashion 2020: a magia das mãos talentosas da Índia
A capital paulista será novamente o palco do India Decor & Fashion, encontro de negócios entre Brasil e Índia, que tem como objetivo apresentar aos empresários brasileiros produtos que reúnem o espírito, as habilidades e a qualidade dos itens indianos.  2020-03-02 - Tags: india decor e fashion 2020 centro de convencoes frei caneca conselho de promocao de exportacoes de artesanato da india

Novo Brás apresenta coleções de 40 fabricantes e cria nova identidade para o pólo atacadista de moda
Nos dias 17, 18 e 19 de março a região do Brás, na capital paulista, será novamente palco de um dos maiores eventos do setor atacadista de moda do país: a segunda edição do Novo Brás, apresentando os lançamentos para o Inverno 2020, por meio de desfiles com as coleções para a estação, de 40 fabricantes.  2020-02-27 - Tags: novo bras inverno 2020 canatiba cedro textil covolan icla jolitex denim lycra nicoletti textil pag seguro santana textiles santanense santista tear têxtil tecnoblu tecnojeans lavanderia vicunha textil glam fashion team robi spatti

São Paulo oferece curso de qualificação profissional em economia criativa
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico está oferecendo 175 vagas para os cursos do programa São Paulo Criativo na Capital, nas áreas de Designer de Moda e Grafite. As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 03 de março.  2020-02-21 - Tags: secretaria estadual de desenvolvimento economico designer de moda grafite sao paulo criativo cursos centro paula souza

'Viva a Beleza' é o tema da próxima edição do Minas Trend
Para quem acha que beleza não põe a mesa, a 26ª edição do Minas Trend, que acontece de 21 a 24 de abril em Belo Horizonte, antecipando os lançamentos da primavera/verão 2021, vai mostrar o contrário. Além do potencial econômico na economia brasileira - em 2019, o setor movimentou cerca de R$ 50 bilhões.  2020-02-21 - Tags: minas trend fiemg federacao das industrias de minas gerais flavio roscoe rogerio lima beleza

FuturePrint reúne tecnologias para impressão digital e comunicação visual
Considerada o maior evento de serigrafia, comunicação visual, sinalização e impressão têxtil das Américas, a FuturePrint chega à sua 30ª edição consolidada como referência para quem pretende conhecer todas as novidades, inovações e lançamentos do segmento. Com grande potencial mercadológico e econômico, a feira reúne, de 22 a 25 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, os principais fabricantes nacionais e mundiais, entregando aos visitantes uma rede de relacionamento aliado ao que há de mais novo e avançado no mercado.  2020-02-20 - Tags: futureprint expo center norte serigrafia comunicacao visual sinalizacao impressao textil impressao digital textil epson roland dg ampla digiprint imprimax mimaki agabe castcrill fremplast flock color fantastic brindes genesis maxfix metalnox saturno zenit sistemas

Instanbul Yarn Fair anuncia restrição a expositores e visitantes da China devido a coronavírus
Devido ao surto de coronavírus, que já matou 1,8 mil pessoas na cidade de Wuhan e na província de Hubei, na China, os organizadores da maior feira de fios têxteis da Turquia anunciou que o cancelamento de voos diretos da China para Turquia - determinado pelo governo turco - evitará a presença de expositores e visitantes chineses no evento.  2020-02-19 - Tags: yarn fair feira internacional de fios de istambul coronavirus china instanbul yarn fair

Vem aí a nova edição da feira internacional de têxteis e vestuário 2020
CEO da CEMS Global anuncia as datas das feiras para a indústria têxtil em 2020 onde compradores brasileiros encontrarão fornecedores internacionais de vestuário, fios, tecidos, corantes e química têxtil. De 20 a 22 de outubro em São Paulo, acontecerão três feiras simultâneas no melhor ponto de encontro para quem quer fazer bons negócios.  2020-02-17 - Tags: dye chem expo america latina cems global pro magno