Language
home » moda & varejo »

Book Blue Jeans

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Palestras e variedade de produtos marcam a 5 ª edição da Gotex Show

Falhas no gerenciamento financeiro é o principal motivo que afeta outros processos dentro da confecção resultando, muitas vezes, em prejuízos irreversíveis para a continuidade do negócio. Quem afirma é o consultor de Produção e Qualidade do Sebrae SP, Nelson Endrigo Junior, que durante palestra apresentada na Gotex Show 2017 – Feira Internacional de Produtos Têxteis – falou sobre ferramentas para melhorar o processo produtivo dentro das empresas. “Por serem, em sua maioria, empresas de micro e pequeno porte as confecções têm muita dificuldade de gestão. O comando é quase sempre exercido pelo próprio dono que concentra as decisões do negócio e não raro mistura contas da pessoa física com a jurídica. Falta profissionalismo não só para tocar a organização, mas também zelar pela qualidade do produto, entender as mudanças de mercado e os desejos dos clientes e até mesmo conhecer quem são os seus concorrentes, o que é fundamental neste segmento tão disputado”, analisa Endrigo Junior.

Segundo o consultor do Sebrae-SP, muitas vezes porém, a falta de planejamento não é apenas falta de capacidade do gestor mas resultado da própria contingência do mercado. “É um setor excessivamente competitivo onde quase não há fidelidade nas parcerias. As grandes marcas estão sempre à procura do maior volume pelo menor preço. Paga-se muito pouco (preço unitário) por peça produzida e a produtividade da confecção também é mínima devido à falta de tecnologia e deficiência da mão de obra que, por sua vez, não se sente motivada por causa dos baixos salários. Enfim é um ciclo vicioso que afeta a toda a cadeia da confecção”, argumenta Nelson Endrigo Junior que sugeriu ao público da palestra, formado por pequenos confeccionistas, estilistas, lojistas e gerentes de empresas, a melhorarem, através de cursos de capacitação, o desempenho nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoal, que a seu ver, são os principais pontos fracos das empresas do segmento de vestuário.  “As confecções também podem minimizar as perdas relacionadas à manutenção, como ajuste de produção durante a baixa demanda, evitar falhas na produção, setup, produtos defeituosos e reprocessamento. É importante lembrar que estas perdas valem dinheiro e muitas vezes não mensuramos isso”.

O consultor finalizou sua palestra informando que o Sebrae-SP oferece por semestre cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores (grupo de 20 a 30 empresas) com custo acessível, cuja grade é focada principalmente no planejamento e na gestão de negócios.

Além da palestra sobre processo produtivo, outro tema que chamou atenção do público foi “Tendências de moda feminina Inverno 2018”, da consultora de moda Bruna Ortega da WGSN. Além de mostrar os principais looks das passarelas internacionais que deverão bombar na próxima temporada, Bruna apresentou as apostas do grande varejo, com roupas básicas e pegada fashion e também exibiu campanhas de marketing de marcas famosas como Adidas que impressionaram a plateia. 

Cinco anos de Brasil

A 5 ª edição da Gotex Show, realizada de 12 a 14 de setembro no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo mostrou que o evento tem buscado fortalecer seu perfil de feira internacional, deixando para trás a imagem de “mostra de produtos chineses”, como ficou conhecida no Brasil, quando foi lançada em 2013 com cerca de 300 expositores asiáticos. Com participação modesta este ano – 70 expositores, porém mais segmentada em tecidos e vestuário, a feira trouxe como novidades um pavilhão com seis empresas do Paquistão, um produtor de algodão peruano e fornecedores de artigos de cama, mesa e banho. “No início os chineses tiveram muitas dificuldades de entender o mercado brasileiro, não apenas em razão do idioma, mas também do perfil de negócio. As primeiras empresas que vieram ao evento trouxeram uma gama diversificada de produtos de vestuário a bijuterias, na esperança de conquistar o maior número de clientes e possível. Havia também a expectativa de se firmar joint venture com empresas brasileiras”, explica Henrique Reis, Relações Internacionais do evento. Segundo ele, as sucessivas crises na economia brasileira, que afetaram duramente o consumo interno de têxteis, fez com que a direção da Gotex reorganizasse a feira para melhor atender às necessidades do mercado. “Detectamos que a principal carência das confecções brasileiras está nos aviamentos, camisaria e tecidos de moda diferenciados e nisto os chineses são muito competitivos. Hoje, não estamos preocupados com quantidade de expositores, mas com a qualidade e a segmentação. A Gotex Show traz soluções para toda a cadeia de valor com matéria-prima, fios e tecidos; moda casa e vestuário. Nosso objetivo é diversificar os expositores, desenvolver negócios e trazer cada vez mais empresas nacionais”, completa Reis. 

Destaque e produtos

O Pavilhão do Paquistão recebeu autoridades logo na abertura da feira para celebrar a participação conjunta dos expositores que mostraram a força de um dos maiores produtores mundiais de vestuário. As seis empresas que se apresentaram no espaço mostraram meias, rendas, roupas esportivas, tecidos e roupas de cama. Na ocasião o Embaixador do Paquistão, Saqib us Najm, enfatizou que Brasil e Paquistão são parceiros e estão prestes a assinar um acordo de colaboração. “Ambos os países têm muito a oferecer. É a primeira vez que participamos da feira com o aval do governo paquistanês e estamos muito felizes em estar aqui”.

Entre as novidades apresentadas na feira está a empresa  Billion Polimerization Fiber Technology Industrial que traz ao mercado brasileiro os mais variados tipos de filamentos têxteis de poliéster com características e funções únicas: fibras de polímero com toque similar ao algodão natural; fios com alta resistência UV e outras especialidades como antibacteriana, absorção de umidade; retardante de chama; resistência à abrasão; além de fios brilhantes que são utilizados para vestuário, sapatos, decoração e  uniformes profissionais. A roupa infantil foi a aposta da Kuntai Garment, um dos maiores fabricantes chineses de larga escala em vestuário para crianças que atende a grandes marcas internacionais.  Sua especialidade são os tricôs e malhas de algodão.  

No denim, destaque para a empresa Henglun Textile, que apresentou seu amplo portfolio com produtos diversificados entre algodão, mistos com poliéster, spandex, nylon, T400, Coolmax, Modal e Tencel. Segundo o fabricante, a empresa fornece para marcas mundiais como Uniqlo, H&M, Zara, C&A, Only, Guess, Lee, Tommy e Mango. Já no segmento cama, mesa e banho, fizeram sua estreia na Gotex Show as empresas chinesas Nantong Lu-Ri, que apresentou têxteis para casa em pele sintética, flanela, lã e sherpa; a Jiangsu Chenshi Weiye Textile Technology, com jogos de cama 100% poliéster e tecidos estampados e a indiana Indo Count Industries que apresentou artigos de cama em puro algodão e tecidos mistos, duvets e protetores de colchão, capas de almofada e cobertores. A marca exporta para diversos mercados, entre eles, EUA e Europa.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: RM Press | Comunicação Estratégica
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Acic celebra parceria para realização de mais uma edição da Agreste Tex
Em sua 5ª edição a Agreste Tex promete levar ao Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco todas as novidades tecnológicas da indústria têxtil. Com uma estimativa de injetar mais de R$ 300 milhões na economia da região, a feira será realizada de 24 a 27 de março, no Polo Caruaru, numa realização da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e promoção do Febratex Group.  2020-01-24 - Tags: evento agrestetex acic febratex polo caruaru

Colombiatex mostra força do setor têxtil e confecção com a presença de autoridades
Foi inaugurada ontem (21 de janeiro) a 32ª edição da feira Colombiatex de las Américas, na Plaza Mayor Medellín, evento que ocorrerá até o próximo dia 23, reunindo cerca de 530 expositores e 15.300 compradores de 50 países. A cerimônia de abertura contou com a presença de Saúl Pineda Hoyos, vice-ministro de Desenvolvimento de Negócios; Maritza López Parra, Secretária de Produtividade e Competitividade de Antioquia e Daniel Quintero Calle, prefeito de Medellín, entre outras autoridades nacionais e locais que acompanharam Carlos Eduardo Botero Hoyos, presidente executivo da Inexmoda, promotora da feira.  2020-01-22 - Tags: colombiatex de las americas colombiatex 2020 saul pineda hoyos maritza lopez parra eduardo botero hoyos diana osorio inexmoda

Inspiramais encerra 20ª edição e confirma uma década de incentivo à moda nacional
Aconteceu dias 14 e 15 de janeiro, em São Paulo, o Inspiramais - Salão de Inovação e Design de Materiais. Completando uma década de excelência, o único evento do gênero na América Latina, reafirma o compromisso de impulsionar a indústria de moda nacional, enfatizando a importância de trabalhar a sustentabilidade, aliada a inovação e tecnologia, em resposta a realidade de um mercado em constante movimento.  2020-01-21 - Tags: inspiramais salao de inovacao design moda nacional

Colombiatex 2020 abre as portas para sustentabilidade, tendências e negócios
Considerada a plataforma de tendências e negócios mais importante para o setor têxtil e de confecções da América Latina, a Colombiatex de las Americas 2020, que está em sua 32ª edição, acontece de 21 a 23 de janeiro na Plaza Mayor Medellín. A feira focará sobre a importância de uma indústria mais sustentável, por meio de cenários de conhecimento e exposição de empresas líderes no mercado.  2020-01-20 - Tags: heimtextil colombia 2021 colombiatex de las americas 2020 plaza mayor medellin juan carlos yepes

Comprador sul-africano participa da Couromoda
A 47ª edição da Couromoda, mostra calçadista que aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, entre os dias 13 e 15 de janeiro, foi palco para mais uma edição do Projeto Comprador Vip.  2020-01-20 - Tags: couromoda comprador sul-africano brasil abicalçados apex

Programação reúne atividade ligadas ao universo dos fios
Nos meses de janeiro e fevereiro de 2020 o Sesc Belenzinho tem uma programação voltada para a meada, ou seja, da trama de fios de diferentes materiais. Entre Fios e Meadas é composto por oficinas, cursos e vivências para todas as idades e diversos níveis de conhecimento.  2020-01-15 - Tags: sesc belenzinho aldeia boa vista croche bordado fios renda programacao

Fenin Gramado Inverno 2020 terá Espaço Jacutinga de tricô
A Fenin Outono/Inverno 2020, que acontece de 28 a 31 de janeiro, no Serra Park, em Gramado no Rio Grande do Sul, terá o Espaço Jacutinga, reunindo exclusivamente empresas filiadas a ACIJA – Associação Comercial e Industrial de Jacutinga/MG.  2020-01-14 - Tags: fenin fashion gramado inverno trico 2020

Fenin abre as portas para o inverno em São Paulo
A Fenin, maior feira de negócios do segmento de vestuário no Brasil, acontece de 12 a 14 de janeiro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. Promovida pela Expovest a quarta edição da feira na capital paulista vai apresentar as coleções Outono/Inverno para lojistas e compradores de várias regiões do país.  2020-01-10 - Tags: fenin pro magno expovest jeanswear malharia trico fenin são paulo

CHIC Shanghai é o ponto número um para o mercado chinês
De 11 a 13 de março de 2020, a CHIC, em Xangai, feira de negócios da Ásia para moda e estilo de vida, vai conectar os consumidores com o mercado de moda mais cobiçado da Ásia. Quase 1000 expositores irão apresentar as novas coleções para os mais de cem mil visitantes na CHIC.  2020-01-08 - Tags: chic chen dapeng associacao nacional chinesa de roupas chic young blood chic tailoring chic accessories

Inspiramais celebra uma década de incentivo à moda nacional
Nos dias 14 e 15 de janeiro acontece, em São Paulo, no centro de eventos Pro Magno, uma das ações de moda mais completas do país: o Inspiramais. Único do gênero na América Latina, o Salão de Inovação e Design de Materiais é um marco na história dos projetos de construção de identidade genuinamente nacional.  2020-01-08 - Tags: inspiramais nacional celebra moda ilse guimarães assintecal

Principal evento de moda do setor infantil antecipa sua data de realização
A 55ª FIT 0/16 - Feira Internacional do Setor Infantojuvenil e Bebê, e a 5ª Pueri Expo - Feira Internacional de Negócios para o Setor de Puericultura, divulgaram nova data. Os eventos irão de 23 a 26 de abril.  2020-01-07 - Tags: fit pueri expo feira infantojuvenil america latina infantil

OAB-SP discute sustentabilidade e seu impacto na indústria da moda
O IV Congresso de Direto da Moda da OAB-SP debateu no dia 5 de dezembro, no auditório na sede da entidade no centro da capital, assuntos relacionados à indústria brasileira da moda e têxtil, setor que em 2018 faturou mais de R$ 51 bilhões e empregou 1,5 milhões de pessoas diretamente.  2019-12-16 - Tags: oab moda sustentabilidade industria debate carolina cavalcante schefer textil cadeia textil

Brasil Eco Fashion Week - 3º edição comemora sucesso de público
Com público estimado em 7.500 pessoas, vindas de 138 cidades brasileiras, o Brasil Eco Fashion Week se consolidou no calendário global dos eventos de moda sustentável, trazendo a experiência adquirida em duas edições e muito entusiasmo para expandir o debate sobre o tema.  2019-12-13 - Tags: evento talks brasil eco fashion week desfiles beleza

Entidades parceiras se reúnem para apresentar ações para a Fimec 2020
Na última sexta-feira (06), a promotora de eventos Fenac reuniu entidades parceiras da Fimec para apresentar ações da próxima edição da feira, que acontecerá de 10 a 12 de março, em Novo Hamburgo/RS.  2019-12-12 - Tags: feiras kitty schmitt fimec fenac sicredi novo hamburgo abicalçados assintecal sebrae

Feira na Rosenbaum apresenta edição de fim de ano
Entre os dias 7 e 15 de dezembro, a Feira na Rosenbaum apresenta sua edição de fim de ano, na Unibes Cultural em São Paulo, que irá retratar os biomas brasileiros como inspiração para novas formas de apresentar o design e as criações independentes brasileiras.  2019-12-10 - Tags: unibes cultural feira rosenbaum fim de ano bradesco

47ª Couromoda de 13 a 15 de janeiro de 2020
Acontece entre os dias 13 e 15 de janeiro, a 47ª edição da Couromoda, mais importante feira de calçados e artigos de couro da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é integrado a 10ª edição da São Paulo Prêt-à-Porter - Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios, e terá pela primeira vez três dias de duração.  2019-12-09 - Tags: couromoda janeiro 2020 sapatos calçados sao paulo pret a porter

Indústria da impressão se reúne no maior evento do setor em Madri
A Fespa Global Print Expo, maior exposição da Europa em impressão digital, serigrafia, impressão têxtil e sinalização, acontecerá de 24 a 27 de março, na Espanha, na IFEMA - Feria de Madrid. Com o gerenciamento de cores sendo uma tendência dominante no setor, o tema “Where Color Comees Alive” (Onde a cor vem viva) pautará o Color L * A * B *, uma das principais atrações do evento.  2019-12-06 - Tags: fespa global print expo seminario palestra impressao sportswear pro comees alive madrid

Feira Go Shop acontece neste final de semana com curadoria de mais de 100 marcas
Em celebração ao Natal, nos dias 7 e 8 de dezembro, o evento GO SHOP prepara diversas novidades para a 12ª edição! De casa nova, em Pinheiros, a Casa Panamericana será ocupada pela curadoria selecionada de 100 marcas autorais relacionadas à moda, arte, casa e gastronomia.  2019-12-05 - Tags: go shop feira evento bazar natal preços sao paulo

Gotex Show está de casa nova
A 8ª edição da Gotex Show será realizada em novo espaço no próximo ano. O evento, marcado para os dias 9 a 11 de setembro de 2020, ocorrerá no Pro Magno, na capital paulista. O Pro Magno é um centro de eventos localizado no bairro da Casa Verde, em São Paulo, que tem se destacado pela completa infraestrutura para feiras de negócio.  2019-12-03 - Tags: pro magno gotex show 2020 capital paulista evento textil

Quando os retalhos de tecidos viram obras de arte
O IFT (Instituto Focus Têxtil) realiza na Unibes Cultural entre o 3 e 15 de dezembro a exposição ‘Design Vision’, um evento que transforma retalhos de tecidos usados em obras de arte, explorando o tema da sustentabilidade de forma criativa e única.  2019-12-02 - Tags: focus fashion summit ift instituto focus textil focus textil walter rodrigues