Language
home » moda & varejo »

Book Blue Jeans

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Palestras e variedade de produtos marcam a 5 ª edição da Gotex Show

Falhas no gerenciamento financeiro é o principal motivo que afeta outros processos dentro da confecção resultando, muitas vezes, em prejuízos irreversíveis para a continuidade do negócio. Quem afirma é o consultor de Produção e Qualidade do Sebrae SP, Nelson Endrigo Junior, que durante palestra apresentada na Gotex Show 2017 – Feira Internacional de Produtos Têxteis – falou sobre ferramentas para melhorar o processo produtivo dentro das empresas. “Por serem, em sua maioria, empresas de micro e pequeno porte as confecções têm muita dificuldade de gestão. O comando é quase sempre exercido pelo próprio dono que concentra as decisões do negócio e não raro mistura contas da pessoa física com a jurídica. Falta profissionalismo não só para tocar a organização, mas também zelar pela qualidade do produto, entender as mudanças de mercado e os desejos dos clientes e até mesmo conhecer quem são os seus concorrentes, o que é fundamental neste segmento tão disputado”, analisa Endrigo Junior.

Segundo o consultor do Sebrae-SP, muitas vezes porém, a falta de planejamento não é apenas falta de capacidade do gestor mas resultado da própria contingência do mercado. “É um setor excessivamente competitivo onde quase não há fidelidade nas parcerias. As grandes marcas estão sempre à procura do maior volume pelo menor preço. Paga-se muito pouco (preço unitário) por peça produzida e a produtividade da confecção também é mínima devido à falta de tecnologia e deficiência da mão de obra que, por sua vez, não se sente motivada por causa dos baixos salários. Enfim é um ciclo vicioso que afeta a toda a cadeia da confecção”, argumenta Nelson Endrigo Junior que sugeriu ao público da palestra, formado por pequenos confeccionistas, estilistas, lojistas e gerentes de empresas, a melhorarem, através de cursos de capacitação, o desempenho nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoal, que a seu ver, são os principais pontos fracos das empresas do segmento de vestuário.  “As confecções também podem minimizar as perdas relacionadas à manutenção, como ajuste de produção durante a baixa demanda, evitar falhas na produção, setup, produtos defeituosos e reprocessamento. É importante lembrar que estas perdas valem dinheiro e muitas vezes não mensuramos isso”.

O consultor finalizou sua palestra informando que o Sebrae-SP oferece por semestre cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores (grupo de 20 a 30 empresas) com custo acessível, cuja grade é focada principalmente no planejamento e na gestão de negócios.

Além da palestra sobre processo produtivo, outro tema que chamou atenção do público foi “Tendências de moda feminina Inverno 2018”, da consultora de moda Bruna Ortega da WGSN. Além de mostrar os principais looks das passarelas internacionais que deverão bombar na próxima temporada, Bruna apresentou as apostas do grande varejo, com roupas básicas e pegada fashion e também exibiu campanhas de marketing de marcas famosas como Adidas que impressionaram a plateia. 

Cinco anos de Brasil

A 5 ª edição da Gotex Show, realizada de 12 a 14 de setembro no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo mostrou que o evento tem buscado fortalecer seu perfil de feira internacional, deixando para trás a imagem de “mostra de produtos chineses”, como ficou conhecida no Brasil, quando foi lançada em 2013 com cerca de 300 expositores asiáticos. Com participação modesta este ano – 70 expositores, porém mais segmentada em tecidos e vestuário, a feira trouxe como novidades um pavilhão com seis empresas do Paquistão, um produtor de algodão peruano e fornecedores de artigos de cama, mesa e banho. “No início os chineses tiveram muitas dificuldades de entender o mercado brasileiro, não apenas em razão do idioma, mas também do perfil de negócio. As primeiras empresas que vieram ao evento trouxeram uma gama diversificada de produtos de vestuário a bijuterias, na esperança de conquistar o maior número de clientes e possível. Havia também a expectativa de se firmar joint venture com empresas brasileiras”, explica Henrique Reis, Relações Internacionais do evento. Segundo ele, as sucessivas crises na economia brasileira, que afetaram duramente o consumo interno de têxteis, fez com que a direção da Gotex reorganizasse a feira para melhor atender às necessidades do mercado. “Detectamos que a principal carência das confecções brasileiras está nos aviamentos, camisaria e tecidos de moda diferenciados e nisto os chineses são muito competitivos. Hoje, não estamos preocupados com quantidade de expositores, mas com a qualidade e a segmentação. A Gotex Show traz soluções para toda a cadeia de valor com matéria-prima, fios e tecidos; moda casa e vestuário. Nosso objetivo é diversificar os expositores, desenvolver negócios e trazer cada vez mais empresas nacionais”, completa Reis. 

Destaque e produtos

O Pavilhão do Paquistão recebeu autoridades logo na abertura da feira para celebrar a participação conjunta dos expositores que mostraram a força de um dos maiores produtores mundiais de vestuário. As seis empresas que se apresentaram no espaço mostraram meias, rendas, roupas esportivas, tecidos e roupas de cama. Na ocasião o Embaixador do Paquistão, Saqib us Najm, enfatizou que Brasil e Paquistão são parceiros e estão prestes a assinar um acordo de colaboração. “Ambos os países têm muito a oferecer. É a primeira vez que participamos da feira com o aval do governo paquistanês e estamos muito felizes em estar aqui”.

Entre as novidades apresentadas na feira está a empresa  Billion Polimerization Fiber Technology Industrial que traz ao mercado brasileiro os mais variados tipos de filamentos têxteis de poliéster com características e funções únicas: fibras de polímero com toque similar ao algodão natural; fios com alta resistência UV e outras especialidades como antibacteriana, absorção de umidade; retardante de chama; resistência à abrasão; além de fios brilhantes que são utilizados para vestuário, sapatos, decoração e  uniformes profissionais. A roupa infantil foi a aposta da Kuntai Garment, um dos maiores fabricantes chineses de larga escala em vestuário para crianças que atende a grandes marcas internacionais.  Sua especialidade são os tricôs e malhas de algodão.  

No denim, destaque para a empresa Henglun Textile, que apresentou seu amplo portfolio com produtos diversificados entre algodão, mistos com poliéster, spandex, nylon, T400, Coolmax, Modal e Tencel. Segundo o fabricante, a empresa fornece para marcas mundiais como Uniqlo, H&M, Zara, C&A, Only, Guess, Lee, Tommy e Mango. Já no segmento cama, mesa e banho, fizeram sua estreia na Gotex Show as empresas chinesas Nantong Lu-Ri, que apresentou têxteis para casa em pele sintética, flanela, lã e sherpa; a Jiangsu Chenshi Weiye Textile Technology, com jogos de cama 100% poliéster e tecidos estampados e a indiana Indo Count Industries que apresentou artigos de cama em puro algodão e tecidos mistos, duvets e protetores de colchão, capas de almofada e cobertores. A marca exporta para diversos mercados, entre eles, EUA e Europa.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: RM Press | Comunicação Estratégica
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


SCMC é apoiador do Denim Meeting Santa Catarina
Está marcada para 24 de abril a edição regional do Denim Meeting, que será realizada em Balneário Camboriú, no Campus da Univali. O encontro é o principal evento têxtil do Brasil focado no mercado jeanswear. Um dos principais apoiadores do Denim Meeting no estado é o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC).  2019-04-22 - Tags: balneario camboriu iolanda wutzl scmc santa catarina moda e cultura denim meeting balneario camboriu denim meeting regional jeanswear

GOTEX Show 2019 chega para fomentar novas oportunidades
A GOTEX Show, evento direcionado ao setor têxtil, realizado há seis anos na capital paulista, chega à sua 7ª edição em 2019, investindo em um formato exclusivo para impulsionar negócios, otimizar oportunidades e estimular a troca de conhecimento entre os profissionais do setor.  2019-04-18 - Tags: gotex gotex show expo center norte setor textil eventos fibras fios tecidos

Senac RJ apresenta Vitorino Campos como seu embaixador de moda
O Senac RJ, que acaba de fechar parceria com o premiado estilista Vitorino Campos para assumir o posto de Embaixador de Moda da instituição, leva mais uma vez atividades educacionais ao Veste Rio: A Moda Aqui é Fazer Negócio, que acontece entre os dias 24 e 28 de abril, nos armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá.  2019-04-17 - Tags: veste rio senac rj vitorino campos pier maua salao de negocios jovens talentos moda renata bitencourt

Denim Meeting 2019 chega a Santa Catarina
No dia 24 de abril (quarta-feira), a cidade de Balneário Camboriú (SC) será palco do Denim Meeting 2019. O evento conta com uma grade de palestras focadas nos temas mais relevantes para o setor, novos espaços – como o Inspira Denim - e dois Workshops de Capacitação, essenciais para o sucesso dos profissionais do setor.  2019-04-17 - Tags: denim meeting 2019 balneario camboriu paula warick andreia sparapan ilha do denim denim meeting 2019 espaco inspira denim

'Qual é sua utopia?' é o conceito que vai nortear a 47ª edição da SPFW
O São Paulo Fashion Week, que acontece entre os dias 22 e 27 de abril no espaço ARCA, anunciou no Farol Santander o conceito e os conteúdos da temporada. A discussão central parte de uma pergunta tema “Qual é a sua Utopia?” convidando todos a participar da construção de futuros cada vez mais criativos, colaborativos e afetivos.  2019-04-16 - Tags: arca qual e a sua utopia sao paulo fashion week farol santander haight neriage flavia aranha another place ocksa spfw n47

Feiras de moda íntima e de negócios do país acontecerá em maio em Minas Gerais
Com expectativa de um crescimento de 15% em relação ao ano anterior e atrair mais de 25 mil visitantes para conhecer de perto as novidades dos 80 expositores participantes, a 22ª edição da Felinju, uma das principais feiras de moda íntima e de negócios do país, já está em contagem regressiva.  2019-04-12 - Tags: felinju feira de moda intima lingerie feira minas gerais juruaia expoju

Emitex agita o setor têxtil na Argentina e aposta em mudanças
Termina hoje (11/04) um dos maiores eventos têxteis da Argentina, a Emitex, Exposição Internacional de Fornecedores para a Indústria do Vestuário, que reúne toda a cadeia de valor do setor têxtil e de vestuário. Durante o evento, as empresas do setor apresentaram seu compromisso constante com as novas tecnologias, para melhorar processos de produção e se manterem competitivas, mesmo em tempos difíceis.  2019-04-11 - Tags: cdt35 cosiendo redes proyecto seda instituto nacional de tecnologia industrial argentina buenos aires emitex 2019 fernando gorbarán luis tendlarz

Minas Trend traz brasilidade com ar contemporâneo para o Verão 2020
Em Minas não tem mar, mas seus estilistas continuam dando um banho de talento, criatividade e ousadia. Com o tema “Em dias de Sol”, 17 marcas brilharam na noite de abertura da 24º edição do Minas Trend, um dos maiores salões de moda e negócios do país, realizado no dia 8, no Expominas, em Belo Horizonte.  2019-04-09 - Tags: anne est folle ronaldo fraga minas gerais fiemg minas trend verao 2020

Feira de lingerie, praia e fitness promove conteúdo, negócios e inovação para o setor
A cidade de São Paulo irá receber, entre os dias 26 e 28 de maio, no Centro de Eventos Pro Magno, a maior feira de lingerie, moda praia e fitness da América Latina, a VISTA FAIR, que tem como objetivo apresentar lançamentos e inovações do mercado de lingerie, moda praia e fitness, integrando a indústria e o varejo para atenderem a um mercado consumidor em constante mudança.  2019-04-09 - Tags: vista fair moda praia fitness lingerie ana flores arena vista berlan delfa rosset nilit

Exposição do SENAI Modatec no Minas Trend traz o universo tropical de Alceu Penna
Entre os dias 9 e 12 de abril, quem for ao Minas Trend vai se surpreender com o colorido e com a criatividade da exposição apresentada pelos alunos do SENAI MODATEC sobre o estilista Alceu Penna. Sob coordenação do diretor-criativo do evento, Ronaldo Fraga, alunos de moda da instituição foram incentivados a decodificar o trabalho deste artista do início do século 20, um dos mais completos estilistas brasileiros.  2019-04-05 - Tags: minas trend senai modatec alceu penna cecoteg jorge peixoto as garotas carmen miranda

Minas Trend: conheça os principais expoentes da moda autoral mineira
O Minas Trend apresenta e revela nomes importantes da cena criativa mineira, fomentando a renovação do mercado da moda. Na 24ª edição, que acontece de 9 a 12 de abril, 17 estilistas foram selecionados pelo diretor-criativo do evento, Ronaldo Fraga, para apresentar trabalhos inspirados no tema “Em Dias de Sol”.  2019-04-04 - Tags: minas trend primavera verao 2020 expominas fatima scofield patricia motta coletivo alagoas

Pernambucanas promove segunda edição do concurso Talentos da Moda Sustentável
A Pernambucanas reforça seu investimento em estilo – e em sustentabilidade – com a segunda edição do concurso Talentos da Moda Sustentável, realizado em parceria com a Focus Têxtil. As inscrições acontecem a partir do dia 30 de março até dia 22 de abril e seleciona estudantes de moda para elaborar uma coleção-cápsula sustentável com a Pernambucanas.  2019-04-04 - Tags: talentos da moda sustentavel focus textil pernambucanas walter rodrigues sergio borriello

Museu da Casa Brasileira recebe nova edição do Mercado das Madalenas
O Museu da Casa Brasileira apresenta a 22ª edição do Mercado das Madalenas. Com temática voltada ao Dia das Mães, o evento sazonal que fomenta o desenvolvimento da economia criativa paulista, será realizado nos dias 13 e 14 de abril, sábado e domingo, das 10h às 20h, com entrada gratuita.  2019-04-02 - Tags: mercado das madalenas museu da casa brasileira mcb dia das maes feira evento

Denim Meeting 2019: evento movimentou o mercado azul
A quarta edição do Denim Meeting, realizada nos dias 26 e 27 de março na capital paulista, foi marcada por grandes atrações como ampla grade de palestras, workshops, novos espaços e a participação especial do visionário do denim François Girbaud, estilista francês que esteve no país exclusivamente para participar do Denim Meeting.  2019-04-01 - Tags: denim store ong recicla jeans espaco inspira denim denim meeting sp ronaldo silvestre francois girbaud capricornio textil dinamica focus textil haco hi tech lycra punch master santana textiles santanense silmaq tecnoblu

24ª edição Minas Trend começa no dia 09 de abril e apresenta Primavera/Verão 2020
Um futuro luminoso e oxigenado. Neste clima, o Minas Trend apresenta o tema “Em Dias de Sol”. Em sua 24ª edição, o maior salão de negócios de moda da América Latina irá movimentar o Expominas, em Belo Horizonte. De 9 a 12 de abril, os principais criadores da moda em Minas apresentam as tendências para a Primavera/Verão 2020.  2019-04-01 - Tags: minas trend primavera verao 2020 salao de negocios fiemg ronaldo fraga expominas

Encontro reúne especialistas para falar sobre economia e startups no varejo
O Backstage do Varejo chega a sua 29ª edição, dia 28 de março (quinta-feira), na FAAP, e terá palestras e debates com especialistas para discutir assuntos da atualidade: “Projeção da Economia em 2019 e a Influência das Startups no Crescimento do Varejo”. Entre os renomados profissionais palestrantes estão Marcel Domingos Solimeo e Fernando Seabra.  2019-03-27 - Tags: backstage do varejo projecao da economia para 2019 startups varejo

Simpósio vai apresentar o que há de mais moderno na indústria da moda
Depois de criar a primeira Planta Piloto de Confecção 4.0 das Américas e formar a primeira turma da pós-graduação MBI – Master in Business Innovation – em Indústria Avançada: Confecção 4.0, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) realiza o 1º Simpósio Brasileiro em Indústria Avançada: Têxtil e de Confecção 4.0, em Fortaleza (CE), no dia 4 de abril de 2019.  2019-03-27 - Tags: simposio brasileiro de industria avancada master in business innovation senai cetiqt robson wanka

Círculo S/A participa pelo quarto ano da maior feira de trabalhos manuais do mundo
Pelo quarto ano, a Círculo S/A, maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina, vai expor seus produtos na H+H Cologne, a principal feira de artesanato criativo do mundo. O evento será realizado entre os dias 29 e 31 de março, em Colônia, na Alemanha.  2019-03-26 - Tags: circulo s a osni de oliveira junior h+h cologne trabalhos manuais fio amigurumi

Febratex Group e Acic lançam Agreste Tex 2020 e confirmam sucesso da quarta edição
Os produtores do Polo de Confecções de Pernambuco têm um compromisso importante para marcar no calendário: a Agreste Tex 2020. O lançamento da quinta edição da feira aconteceu na última quinta-feira (21), no Polo Caruaru. O anúncio reforça o sucesso do evento, que até a noite de quinta-feira já havia registrado 4,8 mil visitantes, entre profissionais, empresários e estudantes.  2019-03-25 - Tags: ubrafe bimaq abit abtt acit ascap cativa denim school ntcpe sebrae sistema fiepe senai febratex group agreste tex 2020 polo caruaru

François Girbaud a história e o futuro do jeanswear no Denim Meeting
O estilista francês François Girbaud é um nome que todo denim lover precisa conhecer. Faz parte da história do jeans e também é parte responsável pelo futuro da indústria jeanswear. François é um dos estilistas por trás da marca francesa Marithé + François Girbaud, fundada em 1969, ativa e influenciadora até os dias atuais.  2019-03-22 - Tags: denim meeting 2019 françois girbaud marithe jeanswear style wf denim meeting denim