Language
home » moda & varejo »

Book Blue Jeans

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Palestras e variedade de produtos marcam a 5 ª edição da Gotex Show

Falhas no gerenciamento financeiro é o principal motivo que afeta outros processos dentro da confecção resultando, muitas vezes, em prejuízos irreversíveis para a continuidade do negócio. Quem afirma é o consultor de Produção e Qualidade do Sebrae SP, Nelson Endrigo Junior, que durante palestra apresentada na Gotex Show 2017 – Feira Internacional de Produtos Têxteis – falou sobre ferramentas para melhorar o processo produtivo dentro das empresas. “Por serem, em sua maioria, empresas de micro e pequeno porte as confecções têm muita dificuldade de gestão. O comando é quase sempre exercido pelo próprio dono que concentra as decisões do negócio e não raro mistura contas da pessoa física com a jurídica. Falta profissionalismo não só para tocar a organização, mas também zelar pela qualidade do produto, entender as mudanças de mercado e os desejos dos clientes e até mesmo conhecer quem são os seus concorrentes, o que é fundamental neste segmento tão disputado”, analisa Endrigo Junior.

Segundo o consultor do Sebrae-SP, muitas vezes porém, a falta de planejamento não é apenas falta de capacidade do gestor mas resultado da própria contingência do mercado. “É um setor excessivamente competitivo onde quase não há fidelidade nas parcerias. As grandes marcas estão sempre à procura do maior volume pelo menor preço. Paga-se muito pouco (preço unitário) por peça produzida e a produtividade da confecção também é mínima devido à falta de tecnologia e deficiência da mão de obra que, por sua vez, não se sente motivada por causa dos baixos salários. Enfim é um ciclo vicioso que afeta a toda a cadeia da confecção”, argumenta Nelson Endrigo Junior que sugeriu ao público da palestra, formado por pequenos confeccionistas, estilistas, lojistas e gerentes de empresas, a melhorarem, através de cursos de capacitação, o desempenho nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoal, que a seu ver, são os principais pontos fracos das empresas do segmento de vestuário.  “As confecções também podem minimizar as perdas relacionadas à manutenção, como ajuste de produção durante a baixa demanda, evitar falhas na produção, setup, produtos defeituosos e reprocessamento. É importante lembrar que estas perdas valem dinheiro e muitas vezes não mensuramos isso”.

O consultor finalizou sua palestra informando que o Sebrae-SP oferece por semestre cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores (grupo de 20 a 30 empresas) com custo acessível, cuja grade é focada principalmente no planejamento e na gestão de negócios.

Além da palestra sobre processo produtivo, outro tema que chamou atenção do público foi “Tendências de moda feminina Inverno 2018”, da consultora de moda Bruna Ortega da WGSN. Além de mostrar os principais looks das passarelas internacionais que deverão bombar na próxima temporada, Bruna apresentou as apostas do grande varejo, com roupas básicas e pegada fashion e também exibiu campanhas de marketing de marcas famosas como Adidas que impressionaram a plateia. 

Cinco anos de Brasil

A 5 ª edição da Gotex Show, realizada de 12 a 14 de setembro no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo mostrou que o evento tem buscado fortalecer seu perfil de feira internacional, deixando para trás a imagem de “mostra de produtos chineses”, como ficou conhecida no Brasil, quando foi lançada em 2013 com cerca de 300 expositores asiáticos. Com participação modesta este ano – 70 expositores, porém mais segmentada em tecidos e vestuário, a feira trouxe como novidades um pavilhão com seis empresas do Paquistão, um produtor de algodão peruano e fornecedores de artigos de cama, mesa e banho. “No início os chineses tiveram muitas dificuldades de entender o mercado brasileiro, não apenas em razão do idioma, mas também do perfil de negócio. As primeiras empresas que vieram ao evento trouxeram uma gama diversificada de produtos de vestuário a bijuterias, na esperança de conquistar o maior número de clientes e possível. Havia também a expectativa de se firmar joint venture com empresas brasileiras”, explica Henrique Reis, Relações Internacionais do evento. Segundo ele, as sucessivas crises na economia brasileira, que afetaram duramente o consumo interno de têxteis, fez com que a direção da Gotex reorganizasse a feira para melhor atender às necessidades do mercado. “Detectamos que a principal carência das confecções brasileiras está nos aviamentos, camisaria e tecidos de moda diferenciados e nisto os chineses são muito competitivos. Hoje, não estamos preocupados com quantidade de expositores, mas com a qualidade e a segmentação. A Gotex Show traz soluções para toda a cadeia de valor com matéria-prima, fios e tecidos; moda casa e vestuário. Nosso objetivo é diversificar os expositores, desenvolver negócios e trazer cada vez mais empresas nacionais”, completa Reis. 

Destaque e produtos

O Pavilhão do Paquistão recebeu autoridades logo na abertura da feira para celebrar a participação conjunta dos expositores que mostraram a força de um dos maiores produtores mundiais de vestuário. As seis empresas que se apresentaram no espaço mostraram meias, rendas, roupas esportivas, tecidos e roupas de cama. Na ocasião o Embaixador do Paquistão, Saqib us Najm, enfatizou que Brasil e Paquistão são parceiros e estão prestes a assinar um acordo de colaboração. “Ambos os países têm muito a oferecer. É a primeira vez que participamos da feira com o aval do governo paquistanês e estamos muito felizes em estar aqui”.

Entre as novidades apresentadas na feira está a empresa  Billion Polimerization Fiber Technology Industrial que traz ao mercado brasileiro os mais variados tipos de filamentos têxteis de poliéster com características e funções únicas: fibras de polímero com toque similar ao algodão natural; fios com alta resistência UV e outras especialidades como antibacteriana, absorção de umidade; retardante de chama; resistência à abrasão; além de fios brilhantes que são utilizados para vestuário, sapatos, decoração e  uniformes profissionais. A roupa infantil foi a aposta da Kuntai Garment, um dos maiores fabricantes chineses de larga escala em vestuário para crianças que atende a grandes marcas internacionais.  Sua especialidade são os tricôs e malhas de algodão.  

No denim, destaque para a empresa Henglun Textile, que apresentou seu amplo portfolio com produtos diversificados entre algodão, mistos com poliéster, spandex, nylon, T400, Coolmax, Modal e Tencel. Segundo o fabricante, a empresa fornece para marcas mundiais como Uniqlo, H&M, Zara, C&A, Only, Guess, Lee, Tommy e Mango. Já no segmento cama, mesa e banho, fizeram sua estreia na Gotex Show as empresas chinesas Nantong Lu-Ri, que apresentou têxteis para casa em pele sintética, flanela, lã e sherpa; a Jiangsu Chenshi Weiye Textile Technology, com jogos de cama 100% poliéster e tecidos estampados e a indiana Indo Count Industries que apresentou artigos de cama em puro algodão e tecidos mistos, duvets e protetores de colchão, capas de almofada e cobertores. A marca exporta para diversos mercados, entre eles, EUA e Europa.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: RM Press | Comunicação Estratégica
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


2º Fórum da Indústria da Moda debate tecnologia e sustentabilidade
Evento reunirá empresários e profissionais da área têxtil e de confecção no dia 29 de agosto, no Rio de Janeiro. O principal objetivo do encontro é informar e debater sobre novas ideias, tendências tecnológicas e sustentáveis, visando fomentar o crescimento contínuo e a maturação das empresas, a fim de torná-las alinhadas aos conceitos da 4ª Revolução Industrial.  2019-08-23 - Tags: senai moda confecçao tendencias tech textil futuro

Febratex Summit abre espaço exclusivo para startups
Apostando no potencial inovador do mercado brasileiro, o ecossistema de startups vem explodindo no país nos últimos anos. Se em 2012, o número das novas empresas de tecnologia ainda era pouco maior do que 2,5 mil, atualmente a ABStartups já registra mais de 12 mil.  2019-08-21 - Tags: ecossistema startups febratex summit startup corner blusoft gene conecta

Japan House São Paulo destaca o universo têxtil da designer Reiko Sudo
O universo têxtil japonês com sua riqueza e variedade de tecidos e estampas é a nova vertente da cultura japonesa a ser apresentada na Japan House São Paulo por meio da exposição ‘NUNO – Poéticas têxteis contemporâneas’, em cartaz de 20 de agosto a 27 de outubro de 2019.  2019-08-20 - Tags: textil japones japan house adelia borges mayumi ito kagoshima nuno reiko sudo tanabata kibiso futsu crisscross

Novas tecnologias e sustentabilidade serão temas do 2º Fórum da Indústria da Moda Senai Cetiqt
Novas ideias, soluções efetivas, tendências tecnológicas e sustentáveis, visando fomentar o crescimento contínuo e maturação das empresas para torná-las mais responsivas, sustentáveis e alinhadas aos conceitos da 4ª Revolução Industrial. Estes serão os temas debatidos no 2º Fórum da Indústria da Moda Senai Cetiqt, que será realizado no dia 29 de agosto, no Rio de Janeiro.  2019-08-19 - Tags: senai cetiqt fabian diniz itma tecnologia industria

Senac Moda Informação destaca a democratização da moda
Com o objetivo de ampliar o olhar para a pesquisa de tendências em diversas fontes, o Senac Moda Informação (Modainfo) reúne um time de especialistas para apresentar informações de moda, comportamento, negócios e tendências globais para o mercado brasileiro, no dia 22 de agosto, no Senac Lapa Faustolo.  2019-08-16 - Tags: senac moda modainfo senac lapa faustolo pluralidade flavia durante cena pop pop plus arena imagem de moda senac

Vem aí a 6º edição do Belas Artes Design Week
O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo realiza, de 19 a 24 de agosto, a 6º edição do BADW, evento com exposições e uma série de palestras e encontros com profissionais e empresas das diferentes áreas da Arquitetura e do Design – Moda, Gráfico, Produto e Interiores.  2019-08-15 - Tags: belas artes badw design maria carolina garcia ba creative collectibles oab abepem fashion revolution brasil made muba

Denim Meeting comemora sucesso na edição Maringá
A cidade de Maringá (PR) recebeu, na UniCesumar, no dia 07 de agosto, a edição regional do Denim Meeting 2019, com o tema “Mãos na massa, potencializando a indústria denim nacional”, o principal encontro de protagonistas da cadeia têxtil no Brasil focado no mercado jeanswear.  2019-08-14 - Tags: denim style wf maringa unicesumar textil cadeia textil jeanswear talks shows

MMF Goiania traz empoderamento para o verão 2020
Começa dia 14 e vai até 16 de agosto a 6ª edição do MMF – Mega Moda Fashion 2019, realizado pelo Mega Moda, maior polo de moda atacadista do país, localizado em Goiânia (GO). O evento de lançamento do Verão 2020 terá como tema “Empodere-se”, reunindo 46 marcas dos segmentos infantil, moda praia, fitness, feminina, plus size, masculina, lingerie e calçados.  2019-08-14 - Tags: mega moda fashion 2019 mega moda shopping mega moda park mini moda clube de costura praca da moda mega moda hotel chrystiano camara goiania

China HomeLife Brazil 2019 apresenta inovações para o setor têxtil
A China HomeLife Brazil 2019 acontecerá entre 17 e 19 de setembro, no São Paulo Expo, na Rodovia Imigrantes e trará uma gama de produtos e artigos para o lar. Para o setor têxtil a feira traz polímeros e filamentos de poliéster, matéria-prima para a produção de filamentos e tipos de fios para diferentes usos na indústria.  2019-08-13 - Tags: china homelife sao paulo expo machinex brazil setor textil filamento poy

Maquintex apresenta ao público os últimos lançamentos da indústria têxtil
No mês de setembro, chega à Fortaleza a 7ª edição da Maquintex, Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil e de Confecção. O evento ocorre entre os dias 10 e 13, no Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Leste).  2019-08-12 - Tags: andrade máquinas audaces barudan elastan galileu sell-mac silmaq maquintex

SCMC é convidado para integrar moda sustentável
O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) foi convidado a integrar o Lab Moda Sustentável, uma iniciativa nacional, sistêmica e multissetorial, formada por 55 organizações brasileiras ligadas à moda. O objetivo é abordar os principais desafios do mundo da moda no país, a partir da visão construída coletivamente pelos participantes.  2019-08-12 - Tags: santa catarina moda cultura scmc lab moda sustentavel osni junior sao paulo sustentabilidade

Gartex Texprocess India dará destaque ao denim em sua edição 2019
A primeira edição unificada da Gartex Texprocess India acontece de 10 a 12 de agosto, em Nova Deli, com grande expectativa de público e negócios. Reunindo fabricantes de máquinas, equipamentos, acessórios e vestuário em um mesmo espaço, a feira terá no denim uma de suas principais atrações.  2019-08-09 - Tags: gartex texprocess india denim scooter messe frankfurt mex exhibitions

Confira a programação do 2° Brasília Cidade Design
De 13 a 17 de agosto, o Conjunto Cultural da República recebe a segunda edição do Brasília Cidade Design, com uma intensa programação de palestras, pitches, mentorias, oficinas, debates e business parties. Os participantes serão convidados de relevância nacional e internacional voltados para a inovação e sustentabilidade nos ambientes social e econômico de diversas áreas do design.  2019-08-08 - Tags: design lociks simone tuibio taiana miotto marcos nascimento andre maya rafael dietzsch marisa maass raquel chaves

Sucesso: Fashion Weekend Plus Size 19
O Fashion Weekend Plus Size – FWPS 19, principal evento de moda GG do Brasil e único evento plus size atacadista do país, que nesta edição foi apresentado pela Leader, Patrocinadora Master do evento, movimentou o setor plus size no último domingo (dia 04) as novidades do mercado plus em um Salão de Negócios, Palestras, Workshop e Desfiles com os lançamentos de 17 marcas.  2019-08-07 - Tags: plus sie desfile engase fitting for curves fabiana karla by hiroshima edson eddel

Feiras para o setor têxtil e da comunicação visual ocorrem simultaneamente em setembro
Referências no setor têxtil e da comunicação visual, as feiras, a Maquintex e a Signs Nordeste, reúnem grandes marcas nacionais e internacionais que buscam compartilhar tecnologias, lançamentos e conhecimento para o segmento. A Maquintex e a Signs Nordeste ocorrerão simultaneamente entre os dias 10 e 13 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará.  2019-08-07 - Tags: maquintex signs nordeste lançamento tecnologia helvio pompeo madeira febratex group

Empresários avaliam oportunidades no mercado sênior brasileiro
Empresários de diversos segmentos da economia se reúnem na primeira semana de agosto para tratar sobre as oportunidades de negócios em torno da longevidade. Sob o comando de Francisco Santos, presidente do Grupo Couromoda, este encontro com o mercado marca a primeira edição do Longevidade Expo+Fórum 2019.  2019-08-06 - Tags: grupo couromoda expo forum 2019 textil francisco santos programaçao

Trama afetiva destaca a economia circular no processo da criação colaborativa
Promovido pela Fundação Hermann Hering, projeto que inicia suas atividades no dia 20/08, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), se consolida como uma plataforma de estudos práticos da economia afetiva e seus impactos socioculturais.  2019-08-05 - Tags: fundaçao hermann hering centro cultural economia circular trama afetiva upcycling moda e design

Inspiramais comemora 10 anos em 2020 com o tema Sincronia
Reconhecido como único salão no Brasil que unifica as diferentes indústrias com linguagem de moda nacional, o Salão de Design e Inovação de Materiais Inspiramais comemorará 10 anos em 2020. A próxima edição, já marcada para 14 e 15 de janeiro, terá como tema Sincronia que traz a interpretação e reinterpretação de conceitos, onde o antigo e o novo se misturam.  2019-08-02 - Tags: inspiramais 2020 ilse guimaraes sincronia neoplatonismo walter rodrigues

Feira de moda e design GO SHOP traz programação para toda a família
Com edição voltada ao Dia dos Pais, a feira GO SHOP retorna à rua Oscar Freire, no Jardins, entre os dias 2, 3 e 4 de agosto, das 11h às 20h, com curadoria selecionada de expositores em moda feminina e masculina, beleza e bem-estar, joalheria, design e casa, infantil, pet e seção gastronômica.  2019-08-01 - Tags: go shop oscar freire old cool jacket malka atelier tm brand hera basickini lilah alp cerâmicas lotti tecer usoma nuo le shop project co. Ânimos choco smiles laspadin holy café vertente co jota chaves beachwear foodwood fero joias cloe rokbox

O DW! Design Weekend chega a sua 8ª edição com mais dias e mais novidades
O festival urbano que tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, sustentabilidade, inclusão social, negócios e inovação tecnológica. Este é o DW! Design Weekend – Semana de Design em São Paulo que acontece entre os dias 18 e 25 de agosto na capital paulista.  2019-07-31 - Tags: dw festival urbano cultura design arquitetura decoraçao design weekend