Language
home » moda & varejo »

Book Blue Jeans

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Palestras e variedade de produtos marcam a 5 ª edição da Gotex Show

Falhas no gerenciamento financeiro é o principal motivo que afeta outros processos dentro da confecção resultando, muitas vezes, em prejuízos irreversíveis para a continuidade do negócio. Quem afirma é o consultor de Produção e Qualidade do Sebrae SP, Nelson Endrigo Junior, que durante palestra apresentada na Gotex Show 2017 – Feira Internacional de Produtos Têxteis – falou sobre ferramentas para melhorar o processo produtivo dentro das empresas. “Por serem, em sua maioria, empresas de micro e pequeno porte as confecções têm muita dificuldade de gestão. O comando é quase sempre exercido pelo próprio dono que concentra as decisões do negócio e não raro mistura contas da pessoa física com a jurídica. Falta profissionalismo não só para tocar a organização, mas também zelar pela qualidade do produto, entender as mudanças de mercado e os desejos dos clientes e até mesmo conhecer quem são os seus concorrentes, o que é fundamental neste segmento tão disputado”, analisa Endrigo Junior.

Segundo o consultor do Sebrae-SP, muitas vezes porém, a falta de planejamento não é apenas falta de capacidade do gestor mas resultado da própria contingência do mercado. “É um setor excessivamente competitivo onde quase não há fidelidade nas parcerias. As grandes marcas estão sempre à procura do maior volume pelo menor preço. Paga-se muito pouco (preço unitário) por peça produzida e a produtividade da confecção também é mínima devido à falta de tecnologia e deficiência da mão de obra que, por sua vez, não se sente motivada por causa dos baixos salários. Enfim é um ciclo vicioso que afeta a toda a cadeia da confecção”, argumenta Nelson Endrigo Junior que sugeriu ao público da palestra, formado por pequenos confeccionistas, estilistas, lojistas e gerentes de empresas, a melhorarem, através de cursos de capacitação, o desempenho nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoal, que a seu ver, são os principais pontos fracos das empresas do segmento de vestuário.  “As confecções também podem minimizar as perdas relacionadas à manutenção, como ajuste de produção durante a baixa demanda, evitar falhas na produção, setup, produtos defeituosos e reprocessamento. É importante lembrar que estas perdas valem dinheiro e muitas vezes não mensuramos isso”.

O consultor finalizou sua palestra informando que o Sebrae-SP oferece por semestre cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores (grupo de 20 a 30 empresas) com custo acessível, cuja grade é focada principalmente no planejamento e na gestão de negócios.

Além da palestra sobre processo produtivo, outro tema que chamou atenção do público foi “Tendências de moda feminina Inverno 2018”, da consultora de moda Bruna Ortega da WGSN. Além de mostrar os principais looks das passarelas internacionais que deverão bombar na próxima temporada, Bruna apresentou as apostas do grande varejo, com roupas básicas e pegada fashion e também exibiu campanhas de marketing de marcas famosas como Adidas que impressionaram a plateia. 

Cinco anos de Brasil

A 5 ª edição da Gotex Show, realizada de 12 a 14 de setembro no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo mostrou que o evento tem buscado fortalecer seu perfil de feira internacional, deixando para trás a imagem de “mostra de produtos chineses”, como ficou conhecida no Brasil, quando foi lançada em 2013 com cerca de 300 expositores asiáticos. Com participação modesta este ano – 70 expositores, porém mais segmentada em tecidos e vestuário, a feira trouxe como novidades um pavilhão com seis empresas do Paquistão, um produtor de algodão peruano e fornecedores de artigos de cama, mesa e banho. “No início os chineses tiveram muitas dificuldades de entender o mercado brasileiro, não apenas em razão do idioma, mas também do perfil de negócio. As primeiras empresas que vieram ao evento trouxeram uma gama diversificada de produtos de vestuário a bijuterias, na esperança de conquistar o maior número de clientes e possível. Havia também a expectativa de se firmar joint venture com empresas brasileiras”, explica Henrique Reis, Relações Internacionais do evento. Segundo ele, as sucessivas crises na economia brasileira, que afetaram duramente o consumo interno de têxteis, fez com que a direção da Gotex reorganizasse a feira para melhor atender às necessidades do mercado. “Detectamos que a principal carência das confecções brasileiras está nos aviamentos, camisaria e tecidos de moda diferenciados e nisto os chineses são muito competitivos. Hoje, não estamos preocupados com quantidade de expositores, mas com a qualidade e a segmentação. A Gotex Show traz soluções para toda a cadeia de valor com matéria-prima, fios e tecidos; moda casa e vestuário. Nosso objetivo é diversificar os expositores, desenvolver negócios e trazer cada vez mais empresas nacionais”, completa Reis. 

Destaque e produtos

O Pavilhão do Paquistão recebeu autoridades logo na abertura da feira para celebrar a participação conjunta dos expositores que mostraram a força de um dos maiores produtores mundiais de vestuário. As seis empresas que se apresentaram no espaço mostraram meias, rendas, roupas esportivas, tecidos e roupas de cama. Na ocasião o Embaixador do Paquistão, Saqib us Najm, enfatizou que Brasil e Paquistão são parceiros e estão prestes a assinar um acordo de colaboração. “Ambos os países têm muito a oferecer. É a primeira vez que participamos da feira com o aval do governo paquistanês e estamos muito felizes em estar aqui”.

Entre as novidades apresentadas na feira está a empresa  Billion Polimerization Fiber Technology Industrial que traz ao mercado brasileiro os mais variados tipos de filamentos têxteis de poliéster com características e funções únicas: fibras de polímero com toque similar ao algodão natural; fios com alta resistência UV e outras especialidades como antibacteriana, absorção de umidade; retardante de chama; resistência à abrasão; além de fios brilhantes que são utilizados para vestuário, sapatos, decoração e  uniformes profissionais. A roupa infantil foi a aposta da Kuntai Garment, um dos maiores fabricantes chineses de larga escala em vestuário para crianças que atende a grandes marcas internacionais.  Sua especialidade são os tricôs e malhas de algodão.  

No denim, destaque para a empresa Henglun Textile, que apresentou seu amplo portfolio com produtos diversificados entre algodão, mistos com poliéster, spandex, nylon, T400, Coolmax, Modal e Tencel. Segundo o fabricante, a empresa fornece para marcas mundiais como Uniqlo, H&M, Zara, C&A, Only, Guess, Lee, Tommy e Mango. Já no segmento cama, mesa e banho, fizeram sua estreia na Gotex Show as empresas chinesas Nantong Lu-Ri, que apresentou têxteis para casa em pele sintética, flanela, lã e sherpa; a Jiangsu Chenshi Weiye Textile Technology, com jogos de cama 100% poliéster e tecidos estampados e a indiana Indo Count Industries que apresentou artigos de cama em puro algodão e tecidos mistos, duvets e protetores de colchão, capas de almofada e cobertores. A marca exporta para diversos mercados, entre eles, EUA e Europa.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: RM Press | Comunicação Estratégica
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Latam Retail Show debaterá cenário atual do varejo
O atual cenário do varejo será debatido no Latam Retail Show, mais completo evento da América Latina voltado ao mercado varejista, que acontecerá de 28 a 30 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, e reunirá importantes líderes, que, juntos, discutirão como superar as barreiras do presente e do futuro do varejo e consumo.  2018-08-10 - Tags: latam retail show varejo tendencias do varejo eduardo yamashita forum latino americano do varejo

Senac São Paulo promove mais uma edição do Casa Aberta 2018
Que tal aprender a fazer looks com o personal stylist de Gaby Amarantos e Ludmila? Ou talvez entender mais sobre beleza, moda e diversidade com Karol Conka e acompanhar um bate-papo inspirador com maquiador de celebridades como Anitta e Sabrina Satto? E, a depender da hora em que chegar e a unidade Senac escolhida, terá oportunidade de participar de um workshop de moda e carreira e como fazer o delineado perfeito no olho.  2018-08-09 - Tags: casa aberta gaby amarantos karol conka rodrigo polack sabrina satto

Yuri Graneiro fotografa a exposição Azzedine Alaïa: "Je suis couturier"
O fotógrafo de moda Yuri Graneiro registra belas imagens de alguns dos principais looks que contam a história do mestre da alta costura Azzedine Alaia, na exposição "Je suis couturier" no charmoso bairro do Marais, ao lado do estúdio do designer em Paris, que agora pode ser vista no Museu do Design de Londres.  2018-08-07 - Tags: yuri graneiro azzedine alaia museu do design de londres arquiteto da moda olivier saillard the couturie

Feira Criativa Misturô recebe exposição Jeans&Modelagem
No sábado, 11 de agosto, acontece a quarta edição da Feira Criativa Misturô no bairro Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo, e esta edição marca também a parceria da Misturô com a ETEC Rocha Mendes/Vila Prudente. A primeira ação da parceria é a exposição Jeans&Modelagem durante a feira.  2018-08-07 - Tags: feira misturo etec rocha mendes jeans modelagem vila prudente

Concurso Ceará Moda Contemporânea 2018 é destaque na Ceará Fashion Trade
Idealizado para promover o reconhecimento e a valorização dos estudantes e profissionais de moda atuantes na cadeia produtiva têxtil e de confecção do Ceará, mostrando sua criatividade e relevância, o “Concurso Ceará Moda Contemporânea” anunciará os vencedores de sua nona edição hoje , 2 de agosto, às 18h.  2018-08-02 - Tags: concurso ceara moda contemporanea 2018 sindroupas sebrae senac ufc unifor fanor devry estacio fic faculdade farias brito faculdade ateneu ceara fashion trade

4ª edição do Prêmio Ecoera tem inscrições abertas
O Prêmio ECOERA, idealizado pela especialista em sustentabilidade e consumo consciente Chiara Gadaleta, chega à sua 4ª edição e está com inscrições abertas para pequenas, médias e grandes empresas dos segmentos de moda, beleza e design. A cerimônia de premiação acontecerá em novembro.  2018-08-01 - Tags: sos mata atlantica premio ecoera chiara gadaleta materia lab

Vitória Moda contará com desfile de jovens talentos do SENAI
A décima primeira edição do Vitoria Moda começou ontem, 30/07. A já tradicional semana de moda capixaba vai até 4 de agosto e contará com palestras gratuitas, espaços interativos e desfiles de 24 marcas que apresentarão suas apostas para o verão 2019.  2018-07-31 - Tags: vitoria moda senai cetiqt senai desfile vitoria espirito santo

Source India 2018 oferece oportunidades para o mundo têxtil
A Source India 2018, que será realizada de 21 a 23 de setembro no centro de convenções SIECC (Surat International Exhibition & Convention Centre), em Surat, Gujarat, na Índia, vai mostrar novidades em fibras químicas e produtos têxteis para compradores de todo mundo.  2018-07-31 - Tags: source india 2018 siecc gujarat india srtepc source show 2018

Ceará Fashion Trade promove negócios e integra setores da moda cearense
De 1 a 3 de agosto acontece a terceira edição da Ceará Fashion Trade, no Centro de Eventos Ceará. Altamente segmentada, a feira reúne empresas do setor de confecções e do têxtil num mesmo espaço, visando fortalecer e consolidar o cenário estadual como um dos mais importantes do País e apresentando para compradores brasileiros e internacionais uma vitrine do que a moda tem de melhor.  2018-07-30 - Tags: ceara fashion trade federacao das industrias do estado do ceara sebrae sindconfecçoes sinditextil sindroupas cft 2018 negocios da moda

Serigrafia Sign Futuretextil agora é Futureprint
Abrindo portas para novos negócios e conectando ainda mais suas áreas de atuação, a Informa Exhibitions, líder em feiras, eventos e congressos, anuncia nova estratégia de reposicionamento de uma das suas feiras. Para a edição de 2019, a consagrada Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, passa a ser chamada de FuturePrint.  2018-07-26 - Tags: futureprint serigrafia sign futuretextil futureprint 2019 informa exhibitions impressao digital estamparia

Feira reúne as principais tendências e lançamentos em impressão digital
Já pensou em repaginar sua casa sem precisar quebrar nada e sem fazer sujeira? Imagina reformar o seu negócio sem ter de ficar dias fechado e perdendo dinheiro.  2018-07-25 - Tags: forum serigrafia sign futuretextil circuito de impressao digital textil impressao digital textil serigrafia feira

Instituto SENAI de Tecnologia promove segunda edição da palestra SENAI Mix Design
O Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção do SENAI-SP, localizado na Escola SENAI Francisco Matarazzo, promove no dia 8 de agosto, às 10 horas, a segunda edição da palestra “SENAI MIX DESIGN Inspirações & Tendências para Outono-Inverno 2019”, voltada principalmente para profissionais da área do vestuário.  2018-07-24 - Tags: palestra senai mix design outono inverno 2019 senai sp escola senai francisco matarazzo centro de design de moda

Inspiramais 2019 II alinha coleções e divulga talentos
Além da atemporalidade, que aboliu a nomenclatura Primavera Verão/Outono Inverno, substituindo-a pelo ano do evento, seguido dos algarismos I e II, conforme cada época (semestre), o Salão de Design e Inovação de Materiais Inspiramais 2019 II, vem expandindo sua atuação no mercado de moda.  2018-07-20 - Tags: inspiramais 2019 ii scandiflex brasil eastman chemical company walter rodrigues assintecal sue ellen mathews lunelli textil lenzing

Casa de Criadores anuncia sua 43ª edição
A Casa de Criadores, reconhecida por revelar novos talentos e valorizar a criação autoral e genuína na moda brasileira, anuncia sua 43ª edição. O evento, idealizado por André Hidalgo, acontece entre os dias 23 e 27 de Julho, no MAC (Museu de Arte Contemporânea de São Paulo) da USP, em São Paulo.  2018-07-18 - Tags: casa de criadores 2018 sou de algodao brumedjos museu de arte contemporanea

O Salão Inspiramais 2019 II e a atemporalidade do design e da moda
Quem acompanha o Salão Inspiramais pode perceber que esta edição traz apenas o ano e o período do evento: Inspiramais 2019 II. Isso porque, entre as novidades, o Salão anuncia a não nomenclatura de estações, e deixa de denominar Inverno e Verão para utilizar o ano seguido dos algarismos I e II, conforme época do ano.  2018-07-12 - Tags: salao inspiramais inspiramais 2019 ii walter rodrigues nucleo de design da assintecal assintecal cicb texbrasil

Feira TM celebra sua 20a edição em São Paulo
Em um mercado cada vez mais desafiador para os comerciantes de lojas físicas devido às consequências da era digital, a Feira TM mostra a sua força ao chegar em sua 20a edição com a tradição de oferecer um ambiente confortável, que possibilita um atendimento ágil para os empresários poderem realizar tranquilamente seus negócios e levar os produtos premium que vão brilhar nas vitrines de todo o Brasil.  2018-07-12 - Tags: feira tm confederacao nacional dos dirigentes lojistas luciano castro paula ferber saad ton age patch work monica di creddo koupus nu la spezia serpui e paula bahia

Fetecc Fashion e Femicc 2018 são canceladas no Ceará
O Sindindustria e a Fcem- Feiras, Congressos e Empreendimentos comunicam o cancelamento das edições da Fetecc Fashion - Feira de Calçados e Acessórios da Região Nordeste e da Femicc – Feira de Máquinas para a Indústria Coureiro-Calçadista, que estavam previstas para os dias 01 a 03 de agosto, no Pavilhão de Feiras do Sebrae, em Juazeiro do Norte, Ceará.  2018-07-11 - Tags: fetecc fashion femicc cancelamento feira sindindustria fcem

Maroc In Mode inova e foca em ecossistemas sustentáveis
Hoje, o Marrocos tem uma crescente linha de produção, uma maior competência para entregas rápidas com plataformas perfeitas para otimizar a cadeia de suprimentos e também sao especialistas em fast fashion em todas as áreas do vestuário, incluindo o jeanswear. O foco da feira é moda, fast fashion e ecossistemas sustentáveis.  2018-07-11 - Tags: maroc in mode marrakech marrocos industria textil industria vestuario

Fórum discute temas relevantes para os setores de impressão e comunicação visual
O Fórum Serigrafia SIGN FutureTEXTIL reunirá profissionais de diversas áreas do mercado de impressão e comunicação visual para debater temas importantes para os empresários dos setores. O evento ocorre dentro da Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, feira que oferece soluções integradas para os segmentos de comunicação visual e impressão digital.  2018-07-06 - Tags: forum serigrafia sign futuretextil serigrafia sign futuretextil impressao digital senai cetiqt

Produtores globais de fibras se reúnem em congresso na Áustria
Marcado para os dias 12 a 14 de setembro, o 57º Congresso Global de Fibras Dornbirn-GFC, reunirá na cidade austríaca de Dornbirn, os mais renomados especialistas para abordar tópicos importantes do mercado mundial de fibras têxteis como Inovação, Reciclagem, Transporte, Economia Circular, Geração e Estoque de Energia, Modificação de Superfícies e Tecnologias Aditivas, entre outros temas, numa programação com aproximadamente 100 palestras.  2018-07-06 - Tags: congresso global de fibras dornbirn austria fibras sinteticas dornbirn