Language
home » moda & varejo »

Book Blue Jeans

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Direcionamento Denim: Re-Fletir, Re-Inventar, Re-Fazer, Re-Novar

Se muita gente questionava o desempenho do segmento denim nos últimos anos, podemos dizer que confeccionistas do setor que visitaram o Première Vision São Paulo e showrooms com os lançamentos para o próximo verão, sentiram-se inspirados a desenvolver suas coleções.

Quando o setor do jeans está calmo é preciso lembrar que o setor do jeans não dorme nem adormece. Quando tudo parece quieto o segmento na verdade está se desenvolvendo, está literalmente maquinando e foi assim que aconteceu para esta estação. As características mais marcantes deste verão ficaram por conta das inúmeras novidades, como novos fios, tramas e acabamentos. Em resumo: Know-how e criatividade aliados às inovações tecnológicas!

A indústria têxtil foi favorecida pelas indústrias químicas e de máquinas para o setor, que desenvolveram novos fios, proporcionando ao denim toque e conforto e novos processos de lavanderia.

Engana-se quem diz que o denim é um segmento atemporal ou limitado ao tecido. Ele tem se tornado cada vez mais democrático e abrangente pois confeccionistas de outros segmentos têm incluindo-o cada vez mais em suas coleções. Se antes apenas um tema das tendências era destinado ao denim, com a gama de tecidos e acabamentos que existem hoje, ele tem uma proposta e espaço em qualquer um dos temas propostos pelas tendências globais. Não há como imaginar um guarda-roupas para qualquer estação sem uma peça em denim.

Embora Adriano Goldschmied, um dos mentores da marca italiana Diesel, tenha dito recentemente em entrevista que houve um achatamento no mercado do público de maior poder aquisitivo (high end) e um aumento no mercado do público com menor poder aquisitivo (lowend),este segmento que parecia próprio do Prêt-à-Porter Diffusion ou La Grande Diffusion (mercado de massa) está cada vez mais presente nas coleções de criadores do Prêt-à-Porter Couture, Prêt-à-Porter Diffusion, Designer Indepéndant e outros.

Estes novos materiais favorecem as mais variadas possibilidades de acabamentos: de lavanderias, bordados e estamparias, das tradicionais às novas tecnologias, entre elas as estampas digitais, sublimações, corrosões, reservas. Um verdadeiro show! Pode até parecer um paradoxo, mas o que se viu foi a fusão da tecnologia com a habilidade artesanal de verdadeiros artistas.

Além dos novos fios para o stretch, que já conhecemos, esta estação está sendo marcada por uma revolução. As empresas fizeram uma verdadeira inovação de criatividade e tecnologia. Elas desenvolveram novas bases de tecidos diferenciados, com várias misturas de algodão e Tencel ou algodão e novos fios tecnológicos, novas tramas, texturas, coatings (revestimentos) e para completar novos efeitos de lavanderia aliados ou não as técnicas de estamparia. São diferentes tecidos que revelam cores ou estampas com os quais pode-se brincar, deitar e rolar sobre superfícies, causando efeitos mil.

Com estes novos lançamentos do verão, indústrias de confecções pequenas ou de grande porte, com alguns tipos de tecidos poderão desenvolver uma gama variada de produtos (lembrando que vale a pena trabalhar com mais de um fornecedor com produtos similares).

TENDÊNCIAS

AZUL DA COR DO MAR

Para aumentar o brilho do denim neste jogo, o Jeans foi buscar inspiração na imensidão de azuis que o oceano nos oferece. O que se viu foi uma leque de azuis vibrantes que vão dos tons muito profundos aos super claros, e muitas vezes conseguidos a partir de um único tecido.

Tecidos com tonalidade de azuis mais vibrantes (com os novos corantes e processos o denim alcança azuis mais intensos que os antigos 16 dips), foram desenvolvidos para oferecer um leque grande de tonalidades, indo das mais escuras, RAW, até tonalidades super claras, graças aos novos processos de lavanderia.

Outro detalhe importante neste jogo é que as tendências estão sugerindo interferências, como se fosse uma interatividade entre o produto e quem o manuseia, podendo ser o estilista como o consumidor final em busca de uma identidade. Combinando tecidos com padronagens diferentes, retalhos interferindo em peças diferenciadas, estampas diversas reformatando o denim. Há uma possibilidade muito grande de criação e customização, exatamente como fazíamos no final da década de 60 e início de 70, quando a US Top era a marca brasileira de destaque. Após mais de quatro décadas, as calças de hoje não vem com pedra pome como naquela época (aquele sacrifício de vestir calça e depois passar pedra até desbotar para dar o efeito de usada). Uma identidade única, não é mais necessária e também não precisa-se ter muito esforço para customizar um produto: há tecidos com novos coatings (revestimentos) que já vem propícios para este fim. 

FIOS DIFERENCIADOS

As indústrias químicas fizeram um verdadeiro“upgrade” em lançamentos de matéria prima têxtil. Exemplo é a Invista, dona da marca LYCRA® que desenvolveu um fio que pode revolucionar o segmento do Denimwear. A empresa mesclou o melhor de dois materiais (elastano e poliéster) num só fio e o resultado não poderia ser melhor: o fio T400®. Este fio permite um suave stretch, é mais resistente aos agentes clorados, altas temperaturas e tingimentos exigidos nos processos de beneficiamento nas lavanderias. Por consequência, o estilista tem mais liberdade na criação dos modelos e menos preocupação com lavagens mais agressivas, conseguindo mais efeitos com melhores resultados e um visual mais atrativo. Detalhe: o tecido estica e volta rápido não fazendo “joelho”. Muitas tecelagens já estão usando este fio em outras composições além do algodão com o fio T400®, que confere praticidade, durabilidade e secagem mais rápida. É, portanto, um marco na indústria do denim.

Tecidos compostos com este fio, por ter um encolhimento baixo e uniforme, favorece muito ao encaixe, com melhor aproveitamento na hora do corte e não provoca surpresas desagradáveis quando a peça retorna da lavanderia.

 EMANA: EM PROL DA ESTÉTICA

A versatilidade do denim e a inovação tecnológica aplicada nos fios destes tecidos confere–lhes propriedades dermocosméticas que prometem efeitos que vão desde o aumento da elasticidade da pele até o combate da celulite. Várias indústrias estão trabalhando nesse sentido e desenvolveram tecidos com tais propriedades.

Um destaque é para o primeiro denim no mundo produzido com o fio EMANA® - desenvolvido em parceria exclusiva com a Têxtil Canatiba e registrado com a marca Beauty Denim.  Emana® é um fio inteligente de poliamida 6.6 incorporado ao denim. A tecnologia dos cristais bioativos inserida na matriz polimérica do fio EMANA® absorve o calor do corpo humano e emite raios infravermelhos de volta, promovendo a bioestimulação. O resultado é uma fórmula capaz de reduzir a aparência da celulite, proporcionar uma pele lisa, jovem e saudável - e ainda melhorar a firmeza e a elasticidade da pele com muito conforto e bem-estar. Os estudos científicos da Rhodia, feitos junto ao Instituto Kosmoscience, comprovam que os efeitos vão desde o aumento da elasticidade da pele até o combate à celulite.

Antigamente precisava-se fazer malabarismos para poder diversificar as tonalidades, cores, texturas e padronagens do jeanswear. Havia poucas opções e muitas regras a serem obedecidas. Profissionais de desenvolvimento tinham que se desdobrar para alcançar resultados variados e desejados, para compor a quantidade de modelos requeridos para uma coleção.

CHAMBRAY NO SHIRTING DENIM

Fios superfinos 100% algodão, fios penteados, mercerizados, misturas de algodão com elastano além das fibras celulósicas. Maquinetados com padronagens minimalistas tipo gravataria e mosaicos, ou em tamanhos maiores que lembram verdadeiros jacquards, nos tecidos mais leves para camisaria tão em alta na próxima estação. Usados para peças menores tipo coletes como também nos detalhes e interferências nas peças maiores.

FIBRAS CELULÓSICAS

Viscose, Modal e Liocel, todas conhecidas como fibras celulósicas uma vez que o material natural de onde são extraídas - a celulose - é um componente comum a todas as plantas. Sem entrar em detalhes técnicos, embora haja diferença entre elas, uma ou outra destas fibras entrou no processo de diversos desenvolvimentos têxteis das coleções de verão, tanto em misturas nos tecidos mais leves para camisaria, vestidos e saias quanto em alguns tecidos mais encorpados para peças com mais volumes e caimento, como pedem as tendências do verão. Brilho, caimento, conforto e toque que lembram a seda são características das fibras celulósicas, que estarão presentes nos tecidos compostos por elas. Os pesos também serão variados, porém, todos em torno dos 5 oz para camisaria.

Os denims colors acetinados ganharam mais glamour proporcionado tanto pelas fibras celulósicas como também pelas composições algodão mais elastano com revestimento resinado.

COATING

Os revestimentos (coating) com aspecto de couro, emborrachados ou resinados lançados há alguns anos é um dos acabamentos que teve, literalmente, um upgrade.  Na versão anterior era uma novidade, não se sabia como se comportaria tanto na costura como na lavanderia. O que era antes uma ou duas texturas com uma cartela de cores limitada, agora multiplicaram-se, com ou sem Power,  em vários produtos e texturas com aspectos e cores bem diferenciados.

CONCEITO MALHA

Este tecido é um relançamento que veio ao encontro das tendências do verão. Com aparência de denim por fora e com o toque e conforto de um moletinho por dentro. Renovado, foi desenvolvido em gramaturas diferentes em torno de 9 oz voltando para gramaturas mais leves e com mais de um tipo de stretch, o que lhe confere o máximo de conforto, elasticidade e total liberdade de movimento. As tonalidades seguem a tendência do denim, indo dos azuis profundos aos bem claros, como também pode ser encontrado em PT. Devido à versatilidade este tecidoele deverá ser redescoberto e aplicado numa gama muito grande de produtos, desde o infantil, teenager, feminino ou masculino adulto.

TRAMAS COLORIDAS

Nas últimas temporadas as tecelagens têm lançado em suas coleções, tecidos com tramas diferenciadas com fios e cores variadas. São fios a partir de material reciclado e composições com poliéster que mesmo assim quase passaram despercebidas. Viraram as barras das calças e também não conseguiram a atenção dos consumidores.

Este é o verão das tramas. Os flames (ring) quase que desapareceram ou deram lugar às tramas 3 x 1 bem marcadas nas sarjas, que ganharam cores e propostas diferentes.

Tramas pretas ou brancas acompanham a superfície do tecido seja para os coated resinados, para os azuis profundos ou desbotados super claros, como decoração para barras viradas, como também para atenuar efeitos de costuras contrastadas com a superfície e trama do tecido.

Desta vez as tramas ganharam novas cores e propostas que se revelam dependendo do grau de desgaste do tecido ou efeitos nos acabamentos de lavanderia conforme a criatividade do estilista. Uma verdadeira transformação.

Seguindo a tendência do verão as tramas coloridas são vibrantes podendo chegar a tons bem suaves dependendo da proposta de cada indústria têxtil.

CORES

Esta coleção continua multicolorida. O destaque foi para os vários tons de azuis do jeans e suas complementares que influenciam o denim color. A regra vale tanto para os tons fortes quanto para as cores em tons claros que se repetem inspirados nas tonalidades ice cream. Este verão convida a absorver as cores que obrigatoriamente devem ser vibrantes.

LAVANDERIA

WaterLess, a campanha que a marca Levi’s começou há alguns anos, está mais evidente neste verão, alertando a todos para o cuidado com o Planeta.

Favorecidos pelas tecelagens os tecidos do verão parecem já estar prontos para revelar tonalidades e efeitos com o uso da peça, exigindo muito pouco das lavanderias. Preocupadas com a Eco Sustentabilidade as tecelagens, não pensaram apenas no toque e conforto do denim, muitos tecidos foram desenvolvidos com técnicas que exigem o mínimo uso de água, tanto no tingimento de fios como na lavanderia. O Vintage está mais forte que nunca: o “Fade Friday” um habito que já existia entre amantes do denim raw agora ganhou cores, que também podem ser reveladas com efeitos de “tie-dye”.

Vale tudo, só não vale tonalidades sem vida ou processos de lavanderia que agridam o planeta.

ESTAMPARIA

Num momento em que o consumidor deseja ser surpreendido, tecelagens apresentaram todo tipo de padronagens e processos de estamparia. Lembrando que cada processo exige um tipo de tecido.

Padronagens:

Étnicos

Florais maxi, médios, minis.

Manchados

Grafismos

Vintage

OpticalArt

Mini ícones

Xadrezes estilizados

Animal print

Camuflado

Elementos Gráficos

Interferências artísticas

Processos:

Digitais

Lasers

Corrosão

Corrosão pigmentada

Estampa com corante índigo

Sólidos ou desbotáveis

Estampas digitais

Estampas desbotáveis ou não

Sublimação

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: João Almeida
Fotos: Divulgação

*Publicada na revista ITT Press - edição 93

Data de publicação: 10/03/2014

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Levi's convida time de artistas para customizar peças que terão renda revertida em doações
A Levi's® Brasil desenvolveu a ação "Use sua voz para Agir" que tem como propósito refletir sobre empatia, coletividade e consumo consciente. Felipe Morozini, amplamente reconhecido por seus trabalhos com artes plásticas e fotografia, foi convidado a criar uma obra que manifestasse os direcionamentos da ação.  2020-05-27 - Tags: levis artistas collab parceria customizacao ong teto ecommerce coletivo artistas morozini

Santista Jeanswear celebra o Denim Day
No dia 29 de abril, a Santista Jeanswear, marca referência em denim na América Latina, celebra mais um Denim Day, data criada a fim de incentivar a conscientização sobre a violência sexual contra mulheres, através do uso de calças jeans.  2020-04-30 - Tags: santista jeanswear denim america latina denim day kyra graice violencia sexual

Companhia Industrial Cataguases doa tecidos e respiradores para Hospital de Cataguases
Para ajudar o município de Cataguases no combate à pandemia do novo coronavírus, a Companhia Industrial Cataguases realizou nesta quarta-feira, 25 de março, a doação de 400 respiradores N95 PFF2 e 3.800 metros de tecidos 100% algodão e 100% viscose para o Hospital de Cataguases.  2020-03-26 - Tags: cataguases companhia industrial catagueses coronavirus covid19 tecidos profissionais de saude

Vicunha reforça posicionamento global na Ecuatextil 2020
Referência global em soluções jeanswear, a Vicunha desembarca em Quito para participar da 3ª edição da Ecuatextil que acontece de 11 a 13 de março na capital equatoriana. Visando reforçar sua presença internacional e fortalecer a liderança no mercado latino, a empresa vai destacar os lançamentos da coleção SS21 (primavera/verão), pautados pela sustentabilidade e pela inovação tecnológica.  2020-03-11 - Tags: vicunha ecuatextil 2020 verão 2021 ss21 one stop shop jose mauricio d isep jeansidentity

Cedro confirma presença na 2ª edição do Novo Brás
O mercado jeanswear já começa o ano de 2020 com uma boa novidade. Após uma estreia de sucesso, o Novo Brás confirma sua segunda edição e a Cedro Têxtil, uma das principais fabricantes de denim do Brasil, já é presença confirmada. O evento está agendado para acontecer entre os dias 17 e 19 de março em São Paulo (SP).  2020-02-12 - Tags: jeanswear novo bras cedro textil denim eduardo silva

Vicunha lança denim ecológico brasileiro na Colombiatex
Em sintonia com as soluções sustentáveis trazidas pela 32ª Colombiatex de las Américas, a Vicunha levou para o mercado latino-americano os lançamentos SS21 da linha V. Eco Absolut - Timber e Cypress - os únicos denim brasileiros que não possuem algodão virgem, compostos pela Refibra®, uma fibra inovadora que coloca em prática o conceito de economia circular na moda.  2020-02-03 - Tags: vicunha jeanswear colombiatex denim day denim black v eco refibra

Cataguases lança coleção Instinto Verão 2021 na Colombiatex
A Companhia Industrial Cataguases marca presença na 32 ª edição da Colombiatex de Las América e apresenta a coleção Instinto Verão 2021. A coleção tem como destaque o lançamento dos tecidos Oxford Stretch e Pietra além dos micro prints geométricos, que acompanham a tendência de superfícies contemporâneas para o universo masculino e é a aposta da estação.  2020-01-22 - Tags: companhia industrial cataguases oxford stretch instinto verao 2021 suzana lobo colombiatex de las americas colombiatex 2020

Canatiba aposta na sustentabilidade e tecnologia
A Canatiba Denim Industry chega à Colombiatex 2020 com a sua linha exclusiva Bio Soul Eco Denim e uma nova tecnologia na vanguarda da elasticidade e conforto, o Trio Core. O pioneirismo nas práticas sustentáveis e na elastização do Denim são o cartão de visitas da tecelagem nessa edição da feira mais importante para a cadeia têxtil do Cone Sul.  2020-01-22 - Tags: canatiba denim industry soul eco colombiatex 2020 bio soul eco denim trio core rhodia

Vicunha apresenta novo portfólio na 32ª Colombiatex
Referência global em soluções jeanswear, a Vicunha abre a agenda 2020 na América Latina e confirma sua presença na Colombiatex, principal feira do setor têxtil latino-americano, que acontece de 21 a 23 de janeiro, em Medellín, na Colômbia.  2020-01-22 - Tags: denim v eco v light v moove donatela bw vicunha less water recycle jeanswear

Cedro Têxtil apresenta coleção Corpo na Colombiatex
O ano de 2020 começa oficialmente para o mercado têxtil entre os próximos dias 21 e 23, quando acontece o maior evento do setor na América Latina: a Colombiatex de Las Americas. A fabricante brasileira de denins e sarjas, Cedro Têxtil, é presença confirmada no Centro de Convenções Plaza Mayor Medellín, na Colômbia, onde acontece 32ª edição da feira, com o tema "Revolucionar para evoluir".  2020-01-21 - Tags: moda cedro textil coleçao corpo colombiatex

Público aprova segunda edição da Denim Première Vision Londres
Realizado nos dias 3 e 4 de dezembro em um novo local, o Printworks London, a Denim Première Vision confirmou a atratividade de seu conceito itinerante, bem como a coerência de seu posicionamento premium e o compromisso com a indústria de jeans contemporânea marcada pela criatividade, inovação e responsabilidade ecológica.  2019-12-13 - Tags: evento denim premiere vision reino unido milao jeans printworks

Vicunha destaca diversidade do jeanswear na Casa dos Criadores N46
Na passarela da última edição da Casa de Criadores, realizada entre 26 e 30 de novembro, a Vicunha manteve-se como grande incentivadora ao design autoral brasileiro através do apoio a um time de 19 estilistas participantes do line-up da semana de moda.  2019-12-09 - Tags: vicunha denim casa de criadores premium stretch looks vicunha eco

Rhodia e Canatiba apresentam Denim Biodegradável na 46ª Casa de Criadores
A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, lança mais uma parceria de sucesso com foco na indústria têxtil. Presente em diversos segmentos do vestuário e até calçados, agora é a vez do Amni Soul Eco® - primeiro fio de poliamida biodegradável do mundo, e 100% reciclável - entrar no mercado de jeanswear.  2019-12-02 - Tags: canatiba rhodia solvay jeanswear biodegradavel bio soul eco denim amni soul eco

Vicunha destaca multiplicidade do jeanswear na 46ª Casa de Criadores
Ponto de encontro dedicado à moda autoral brasileira, a Casa de Criadores chega a mais uma edição, e a Vicunha, referência global em soluções jeanswear, traz o seu apoio a 19 estilistas no evento que acontece de 26 a 30 de novembro, no Galpão Barra Funda, em São Paulo.  2019-11-27 - Tags: sao paulo vicunha desfile casa dos criadores line up barra funda moda autoral

Santista Jeanswear participa da 46ª Casa de Criadores
A Santista Jeanswear participa mais uma vez da Casa de Criadores, que acontece até sábado (30), a partir das 20h, na Barra Funda, em São Paulo. Entre as marcas selecionadas para a parceira estão o designer Jorge Feitosa, a grife Martins e Rober Dognani, que terão os tecidos Santista em suas coleções.  2019-11-27 - Tags: santista jeanswear jeans casa dos criadores sao paulo jorge feitosa martins rober dognani

História e legado do algodão nas passarelas da Casa de Criadores
Entre os dias 26 e 30 de novembro, a Casa de Criadores movimenta o mundo da moda com seus desfiles autorais, ousados e cheios de criatividade. No dia 29, às 20h30, véspera do encerramento do evento, um dos estreantes nas passarelas é Wender Sales, 39 anos, pai de duas meninas, gerente industrial da Cedro Têxtil e modelo convidado pelo Movimento Sou de Algodão.  2019-11-26 - Tags: wender felipe fanaia casa de criadores sou de algodao algodao cedro textil

Vicunha apresenta suas V.Lines no lançamento da coleção PV21
A Vicunha, referência em soluções jeanswear, lança a campanha "Viva a Multiplicidade", que apresenta oficialmente ao mercado o seu "jeansidentity" - novo posicionamento que chega para traduzir a identidade jeanswear da empresa, que há mais de 50 anos no Brasil como líder no segmento.  2019-11-18 - Tags: vicunha v.eco v.light v.original v.moove v.tech v.athletic

Vicunha convida pessoas para encontrarem seu jeansidentity
A Vicunha, referência global em soluções jeanswear, lança nesta semana a campanha "Viva a Multiplicidade", que apresenta oficialmente ao mercado o posicionamento "jeansidentity", em parceria com a consultoria Thymus e o grupo Sal.  2019-11-07 - Tags: vicunha jeansidentity jeanswear thymus grupo sal

Nova coleção da Cedro Têxtil faz analogia aos corpos celestes
Jeans com alto valor agregado para todos os tipos de corpos do Brasil. É com essa proposta que uma das maiores fabricantes de denim e sarjas do mercado, a Cedro Têxtil, apresenta entre os dias 5 e 7 de novembro a sua mais nova coleção Corpo.  2019-10-29 - Tags: cedro textil recovery lycra xtra life minas trend orbita coleçao

SPFW N48: Vicunha aponta intervenções têxteis como tendência nas passarelas
Entre os dias 13 e 18 de outubro, a Vicunha trouxe seu universo jeanswear para a 48º edição do SPFW, marcando presença na passarela de consagradas apresentações do line-up como Amapô, Another Place, Gloria Coelho e Neriage; nas coleções dos estreantes Angela Brito e Isaac Silva; e também com o apoio à AÕ, Korshi01 e Lucas Leão, pelo Projeto Estufa.  2019-10-25 - Tags: amapo vicunha spfw angela brito isaac silva projeto estufa