Language
home » moda & varejo »

Tecnologia

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Transformação digital: As 7 principais tendências para 2020

Transformação digital é o termo da vez e não será diferente em 2020. Mesmo com perspectivas de crescimento econômico pouco encorajadoras, muitas empresas já se deram conta de que precisam fazer investimentos em TI. Na falta de uma bola de cristal que funcione, alguns executivos têm se mostrado bastante inseguros quanto a definir um caminho a seguir. Na opinião de Adriano Filadoro, diretor-presidente da Online Data Cloud, é preciso analisar cada detalhe do cenário atual antes de fazer planos ou lançar novos produtos e serviços. “Qualquer negócio pode perder competitividade e ficar para trás se as principais tendências da transformação digital forem negligenciadas”, adverte. “Elas podem impactar tudo o que está em planejamento. A boa notícia é que não é tão difícil acompanhar os movimentos do mercado. Basta não perder o foco”.  

A seguir, Filadoro aponta SETE principais tendências de Transformação Digital para 2020:

1. Valorização da experiência do cliente. “Independentemente do perfil do negócio, nunca antes o comportamento do cliente foi tão analisado. As empresas estão cada vez mais atentas à experiência do consumidor, avaliando suas preferências, o que influencia sua tomada de decisão e, inclusive, o que define sua infidelidade – trocando um serviço/produto por outro. Aliás, essa análise vem sendo bastante útil, também, na relação entre as empresas e seus talentos. É necessário conhecer o cliente, seja externo ou interno, a fim de se antecipar a suas decisões, oferecendo sempre algo irrecusável. Esse quesito tende a fazer a diferença – até mais do que preço e prazo”.

2. Transformar dados em conhecimento. “Um dado isolado não significa nada. Ele só tem valor quando transformado em conhecimento. Este sim permite tomar uma decisão mais assertiva e com mais chances de sucesso. Ainda são poucas as empresas que sabem ler, interpretar e extrair valor dos dados gerados internamente ou ainda tirar proveito de dados externos para dinamizar seus negócios. Aquelas que conseguem obter novos insights, monitorando o negócio a partir dos dados atuais, otimizando os processos e monetizando o conhecimento adquirido através da análise dos dados estão na vanguarda dos acontecimentos. É essa análise de dados, levada a um patamar mais elevado (Data Science), que permitirá melhorar a experiência do cliente, agilizar operações e inovar em velocidade máxima”.

3. Blockchain. “Essa é uma tendência que já veio forte neste ano, mas será ainda mais explorada em 2020. Trata-se de uma corrente de bancos de dados (blocos) em que um é conectado a outro através de um registro público (Public Ledger). Essa descentralização de registros aumenta a segurança das operações. Respeitado o tempo da curva de aprendizado, o blockchain é uma solução que pode ser implantada por uma equipe de TI ou ser contratada como serviço. Entre os ganhos principais estão: 1) Acesso a novas tecnologias; 2) Possibilidade de testar uma nova tecnologia sem necessariamente correr os riscos inerentes ao processo; 3) Suporte ao cliente; 4) Soluções compatíveis com o tamanho da empresa; 5) Redução de custos, especialmente de energia. E mais: se for detectado qualquer problema no processo, é simples voltar para o ponto de origem”.

4. Tudo como serviço. “XaaS, expressando qualquer coisa como serviço, vai ganhar ainda mais importância no ano que se inicia. Se antes já estavam consolidados alguns modelos de serviço em nuvem, como  SaaS (software como serviço), PaaS (plataforma como serviço) ou ainda IaaS (infraestrutura como serviço), agora basicamente tudo pode estar disponível como serviço – enquanto continuamos a ver a evolução da nuvem em híbrida ou multicloud. Isso certamente está atrelado a um ganho de agilidade sem precedentes”.

5. Inteligência artificial/ Machine Learning. “Machine Learning – ou Aprendizado das Máquinas – deriva da inteligência artificial e implica em computadores ou robôs programados para aprender a desempenhar algo que antes era restrito a humanos. Novos dados vão sendo gerados e transformados em informações que faltavam – ou até mesmo que nunca haviam sido consideradas em sua importância global. Isso certamente acaba encorajando equipes a melhorar o nível de desempenho profissional, entregando resultados muito mais próximos do nível de excelência desejado. Quando isso não acontece, a própria tecnologia está apta a detectar problemas e sugerir soluções de correção. Trata-se de um avanço útil e poderoso para as empresas”.

6. 5G. “Enquanto uma ou outra operadora de telefonia móvel anuncia sua tecnologia 4,5G, a quinta geração da internet móvel vem aí. É certo que vários players dessa indústria estão fazendo o possível e o inimaginável para que em 2020 as pessoas tenham acesso ao 5G com tudo o que essa tecnologia implica, principalmente maior conectividade, velocidade e qualidade da comunicação em rede. Ainda mais do que isso, é o que estava faltando para impulsionar a Internet das Coisas (IoT). A nova geração de plataformas de IoT pode ajudar as empresas a combinar novas fontes de dados com as já tradicionais, examinando informações em tempo real. Esse tipo de iniciativa permite fazer novas correlações de dados e é fundamental para questionar o pensamento institucional, além de agilizar mudanças”.

7. Multicloud. “A hospedagem tradicional de TI está cedendo cada vez mais espaço para a multicloud, que implica no uso de múltiplos serviços de nuvem. Essa é uma grande tendência para 2020. As empresas deixam de depender apenas de um fornecedor de nuvem, onde seus dados e serviços são armazenados e gerenciados, e passam a contar com uma gama maior de fornecedores. Esse é um passo enorme e de relativamente baixo custo.  O uso de múltiplas nuvens representa maior flexibilidade, inovação e inclusive conformidade regulatória. Trata-se de uma nova era de inovação nos negócios e que tem muito ainda que se desenvolver. Mas é um caminho sem volta, já que uma das virtudes da multicloud é desbloquear agilidade, eficiência e economia de custos sem precedentes”.

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Adriano Filadoro
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 19/12/2019

Conteúdo relacionado


Hohenstein lança laboratório para desenvolvimento de projetos 3D e comunicação digital realista
O Instituto Hohenstein, empresa familiar especializada há mais de 70 anos no ensaio, certificação e pesquisa de todo o tipo de produtos têxteis, sediado na Alemanha, está lançando o seu laboratório Digital Fitting Lab para realização de design 3 D. A instalação oferecerá aos varejistas e fornecedores, acesso a serviços avançados de design, montagem e visualização de seus produtos.  2020-09-25 - Tags: digital fitting lab instituto hohenstein design 3d prototipos fisicos avatares projetos 3d desenvolvimento softwares

Trender Network conecta indústria de moda em ambiente 100% digital
A transformação digital não para de alterar processos na cadeia produtiva e o mercado de moda também sente os impactos dos novos modelos de negócios. Com base nas tendências de digitalização que chega ao mercado, a plataforma Trender Network conecta a indústria de moda, integrando a cadeia de fornecedores de insumos, equipamentos e serviços, profissionais e confecções em ambiente 100% digital.  2020-09-23 - Tags: tecnologia trender network ambiente digital trender ludmilla fonseca digitalizacao presenca online

Centric Software® apresenta gerenciamento 3D para vida útil do produto
A norte-americana Centric Software®, uma das empresas líderes de mercado em Gerenciamento da Vida Útil do Produto (PLM), continua a inovar em tecnologias para um fluxo de serviço conectado que beneficie marcas e varejistas. A ferramenta PLM da Centric facilita o design 3D de ponta a ponta e permite que as marcas e varejistas consigam projetar e adequar as avaliações, o desenvolvimento de produto, pedidos de cotação e cocriação com os fornecedores.  2020-09-21 - Tags: centric software software tecnologia adobe illustrator connect cad 3d plm vida util do produto

Profissionais do mercado criativo unem-se em projeto de apoio a afetados pela crise
Com o propósito de ser uma base de apoio à marcas neste momento em que o mercado está cercado de incertezas em virtude da pandemia de Covid-19, A Ponte surge como uma iniciativa criativa aos profissionais afetados pelo isolamento social necessário. Projeto colaborativo é hospedado na plataforma Instagram (@a_pontebr) e tem como fundadores nomes como André Carvalhal, Augusto Mariotti, Barbara Bicudo, Camila Yahn, Daniel Ueda, Renata Corrêa e Thiago Ferraz.  2020-05-15 - Tags: industria criativa projeto colaborativo a ponte camila yahn andre carvalhal augusto mariotti barbara bicudo camila yahn daniel ueda renata correa

Jeanologia usa ozônio G2 para desinfetar máscaras de proteção
A Jeanologia, líder mundial em desenvolvimento de tecnologia sustentável e ecoeficiente para indústria têxtil, reformulou sua tecnologia G2 baseada em ozônio para desinfecção de máscaras de proteção facial, equipamento essencial para as equipes de saúde no combate ao Covid-19.  2020-04-22 - Tags: jeanologia tecnologia covid19 sustentavel desinfeccao mascaras faciais ozonio protecao facial coronavirus vestuario hospitalar

Fakini Malhas especializada na produção de moda infantil investe em TI
Para acompanhar o desenvolvimento tecnológico do mercado, as pequenas e grandes empresas estão investindo na qualidade das ferramentas e soluções da tecnologia da informação. Foi pensando em alcançar mais segurança e tranquilidade para seu ambiente de TI, que a Fakini Malhas visualizou na terceirização do monitoramento e suporte, uma oportunidade de incorporar qualidade e conhecimento na gestão de TI da empresa.  2020-03-05 - Tags: grupo fakini moda adulto feminina fakini malhas gilberto mota rogerio augusto tarelho indyxa

Brother apresenta inovação em máquinas para bordado
Empreendedores ou empresas que trabalham com máquinas de bordado já podem conferir uma novidade: acaba de chegar ao Brasil a máquina com a maior área de bordado do mercado, o modelo BP3600, da Brother. A distribuição é feita pela Andrade Máquinas, maior distribuidora de máquinas de costura do país.  2020-01-28 - Tags: brother bordado inovacao bp3600 distribuicao andrade maquinas

Evolução tecnológica mudará perfil dos empreendedores na próxima década
Criatividade, inovação, empatia e uma visão sustentável e holística do mundo. Essas são algumas das principais características que os empreendedores precisarão desenvolver para serem bem-sucedidos nos próximos cinco a 10 anos. O perfil foi traçado por pesquisa realizada a partir de entrevistas com especialistas em gestão e empreendedorismo do país.  2019-12-19 - Tags: pesquisa profissional nova decada 2020 hard skills resiliencia inteligencia emocional processo evolutivo

Transformação digital: As 7 principais tendências para 2020
Transformação digital é o termo da vez e não será diferente em 2020. Mesmo com perspectivas de crescimento econômico pouco encorajadoras, muitas empresas já se deram conta de que precisam fazer investimentos em TI. Na falta de uma bola de cristal que funcione, alguns executivos têm se mostrado bastante inseguros quanto a definir um caminho a seguir.  2019-12-19 - Tags: multicloud machine learning blockchain transformacao digital para 2020 online data cloud adriano filadoro

Roupa dos turistas espaciais tem tecnologia antichamas e reflete energia solar
Criada pelo magnata inglês Richard Branson, a Virgin Galactic está desenvolvendo espaçonaves para voos turísticos suborbitais e missões científicas. Com a primeira viagem prevista já para 2020, a empresa recentemente revelou o vestuário de bordo dos futuros astronautas.  2019-11-19 - Tags: vestuario under armour nomex fibra dupont virgin galactic

Pesquisa com base na nova normatização conclui que luvas de Kevlar® protegem mais o trabalhador
Pesquisa inédita feita pela DuPont após a vigência da EN 388:2016, norma que regulamenta a proteção das mãos do trabalhador contra riscos mecânicos, concluiu que luvas de Kevlar® fornecem no mínimo 30% a mais de resistência ao corte, além de serem 25% mais leves em relação aos seus concorrentes.  2019-11-06 - Tags: dupont kevlar aramida seguranca do trabalho uniformes tecnologia levi silva

Coloreel é a inovação no bordado mais empolgante nos últimos 20 anos
A Coloreel retornou à Texprocess, que aconteceu entre os dias 14 a 17 de maio de 2019, em Frankfurt, com sua revolucionária unidade de coloração instantânea. Ela é uma empresa sueca de inovação e tecnologia voltada para a indústria têxtil.  2019-11-01 - Tags: coloreel texprocess industria textil frankfurt joakim staberg tecnologia

Kazzo agiliza a sua modelagem com o Software da Lectra
A Lectra tem o prazer de anunciar que a Kazzo escolheu o Modaris® Expert V8R2, a versão mais recente da solução de modelagem, gradação e prototipagem 2D/3D da Lectra, para ganhar velocidade no seu desenvolvimento de produto.  2019-10-23 - Tags: lectra modaris kazzo v8r2

Lectra apresenta soluções sintonizadas com o mercado asiático
Com o lema “Lectra 4.0: Digitalizando e conectando sua cadeia de valor”, a empresa francesa apresentou as soluções Fashion On Demand by Lectra, Furniture On Demand by Lectra e Vector Automotive iP9, durante a feira China International Sewing Machinery and Accessories (CISMA) 2019, realizada em Xangai.  2019-09-27 - Tags: lectra industria 4.0 fashion on demand furniture on demand vector automotive ip9

Com a Modaris® V8R2, a Lectra redefine o realismo da prototipagem virtual 3D
A Lectra apresenta a Modaris® V8R2, a mais recente versão de sua solução de confecção de moldes, graduação de moldes e prototipagem 2D/3D. Esta nova versão da Modaris, a mais extensamente solução de modelagem utilizada por marcas líderes de moda e vestuário oferece maior velocidade, eficiência e precisão no desenvolvimento do produto.  2019-07-22 - Tags: lectra modaris v8r2 software 3d style pantone color system

Lectra redefine o realismo da prototipagem virtual 3D
A Lectra lançou a nova versão do Modaris® V8R2 solução de modelagem mais utilizada por marcas líderes em moda e vestuário, oferecendo maior velocidade, eficiência e precisão no desenvolvimento de produtos. Com o poderoso simulador 3D e ferramentas colaborativas, os profissionais da área de criação conseguem desenvolver padrões mais rapidamente.  2019-07-05 - Tags: celine choussy modaris v8r2 moda vestuario desenvolvimento 3d

Dafiti revoluciona gestão de pessoas com plataforma 100% mobile
A Dafiti recentemente implementou a solução completa para gestão do capital humano na nuvem da SAP, o SuccessFactors e Employee Central, com o objetivo de modernizar a sua área de Recursos Humanos e integrá-la aos processos de Transformação Digital da companhia.  2019-05-31 - Tags: successfactors employee central successfactors de recruiting employee central jackson borges successfactors

DuPont lança vestimentas de proteção inovadoras para o trabalhador brasileiro
Um novo conceito de proteção química e contra incêndio para a segurança do trabalhador brasileiro. A DuPont lançou neste mês DuPont™ Tychem® 2000 SFR e DuPont™ Tychem® 6000 FS, criados para atender uma ampla gama de aplicações, em setores que necessitavam de EPIs mais específicos para a proteção do trabalhador.  2019-03-21 - Tags: tychem 2000 sfr dupont nomex protera matheus barbosa centro de inovacao brasil thermo man

Startup lança espelho interativo para o varejo
A ICX Labs, startup de tecnologia para desenvolvimento de software e hardware inovadores, acaba de lançar ao mercado nacional o primeiro espelho interativo para o varejo. O Fitting You é um espelho interativo para provadores de roupas e acessórios, que permite levar uma experiência de compra inesquecível e marcante aos consumidores.  2018-09-12 - Tags: icx labs fitting you startup fabio avellar varejo tecnologia

Realidade aumentada pode ser um diferencial para a experiência de compra dos clientes
Quer gerar interação da marca com o consumidor? Muito bem. Tenha como premissa incluir as realidades aumentada e virtual em suas estratégias. Há muito disseminada no universo tecnológico, no comércio ganha cada vez mais espaço por terem o poder de transformar a atividade de fazer compras, criando uma experiência melhor, diferente e personalizada para o cliente.  2018-07-18 - Tags: adila ribeiro berretella top people trade marketing worldwide retail 2018 predictions internacional data corporation realidade aumentada