Language
home » moda & varejo »

Tecnologia

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Como personalização, marketplaces e monetização vão transformar o Digital Commerce em 2020

É difícil passar um dia sem encontrar notícias e artigos sobre como Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA), Internet das Coisas (IoT) e assistentes virtuais como o Alexa, da Amazon, vão transformar não só nossas experiências de compra, mas nossas vidas.

Entretanto, o famoso aforismo de Bill Gates - que diz que nós sempre superestimamos mudanças que vão ocorrer nos próximos dois anos e subestimamos as que vão acontecer nos próximos dez - nunca foi tão apropriado quanto no reino do Digital Commerce moderno.

A divergência entre o que está prendendo a atenção dos consumidores, o que está despertando o interesse da mídia e fatores que realmente fazem a diferença no varejo moderno está no centro de um relatório recente da consultoria Gartner, “What’s hot in Digital Commerce 2017”, que podemos traduzir como “O que está em alta no Digital Commerce 2017”. Este relatório analisa os principais temas e produtos do Digital Commerce que provocam conversas no contexto do que realmente transformará a indústria já em 2020.

Fica claro que o mercado gosta de desenvolvimentos enigmáticos, mas precisa menos deles. No centro das discussões estão os elementos que vão resultar em uma verdadeira mudança de paradigma. Podemos dizer que os marketplaces, as análises e a personalização da jornada do cliente estão no centro de como o comércio digital vai evoluir nos próximos três anos.

O poder da personalização

Machine learning e as atualizações em tempo real estão gerando uma experiência de personalização muito mais fluida, ajudando os varejistas a antecipar as necessidades e os comportamentos do consumidor. A Gartner prevê que as empresas digitais terão a capacidade de aumentar os lucros em 15% até 2020, por meio de mecanismos de personalização inteligentes. A ressalva é que os varejistas e os parceiros de tecnologia precisarão compartilhar as informações dos clientes para que o volume cada vez maior de dados possa ser transformado em insights acionáveis em tempo real.

A nova geração de mecanismos de personalização utiliza a atividade contínua e em tempo real do usuário, permitindo uma mudança de camadas de apresentação com base em interações específicas. Eles fazem isso criando perfis de consumidores, aproveitando informações pessoais casadas com dados comportamentais de um cliente específico e de indivíduos semelhantes a ele. Alguns mecanismos podem atualizar perfis em tempo real. No entanto, é cada vez mais imperativo que todas as partes envolvidas sejam transparentes na forma como agregam, compartilham e usam essas informações, dado o ceticismo do consumidor sobre tais práticas.

É um momento empolgante porque a experiência do cliente está substituindo o produto e o preço como o “novo campo de batalha”. Agora, o desafio é criar as experiências digitais mais relevantes e sem atrito para gerar satisfação, engajamento e, por fim, vendas.

A Gartner relata que os mecanismos de personalização digital ampliam o engajamento por meio de um aumento de page views e cliques por página, diminuindo as taxas de rejeição e introduzindo maior uso de recursos de autoatendimento. Tudo isso funcionando em conjunto, impulsionando valores mais altos de pedidos, taxas de conversão, aquisição de clientes, menos itens devolvidos e margens mais amplas.

A importância do omnichannel

Resultados semelhantes são vistos quando a personalização é estendida pelos canais. Segundo o relatório “O E-commerce na era Cross-Device”, da Criteo, no Brasil, 45% das transações de varejo online envolvem o uso de dois ou mais dispositivos. É evidente que os varejistas devem usar a análise da jornada de compras para melhorar a experiência do cliente em todos os dispositivos e pontos de contato. Isso significa adotar de maneira genuína uma abordagem focada no usuário, ao invés de uma que tenha foco no canal ou no dispositivo.

Alguns varejistas falham na tentativa de entender o comportamento do consumidor em vários dispositivos, mas não na loja física, o que cria uma desconexão entre as interações online e offline. Uma maneira de resolver esse problema é casando os dados de CRM dos varejistas com as soluções cross-device dos seus fornecedores de tecnologia de marketing, o que pode ajudar a criar uma imagem perfeita. No entanto, esses provedores precisam ter escala suficiente e procedimentos de segurança sólidos para que a consolidação funcione. Mais especificamente, os varejistas devem pensar em colaborar para compartilhar mais dados de consumidores em um ambiente seguro, transparente e justo, de modo que cada um tenha uma visão mais completa para impulsionar os esforços de marketing.

Embora os avanços tecnológicos de fácil utilização, como RV, RA e IoT, sejam mais atraentes para o profissional de marketing, é a combinação entre personalização, marketplaces e monetização que transformará profundamente o comércio digital até 2020.

Por: Alessander Firmino é diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: FirstCom Comunicação
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 08/06/2018

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Trender Network conecta indústria de moda em ambiente 100% digital
A transformação digital não para de alterar processos na cadeia produtiva e o mercado de moda também sente os impactos dos novos modelos de negócios. Com base nas tendências de digitalização que chega ao mercado, a plataforma Trender Network conecta a indústria de moda, integrando a cadeia de fornecedores de insumos, equipamentos e serviços, profissionais e confecções em ambiente 100% digital.  2020-09-23 - Tags: tecnologia trender network ambiente digital trender ludmilla fonseca digitalizacao presenca online

Centric Software® apresenta gerenciamento 3D para vida útil do produto
A norte-americana Centric Software®, uma das empresas líderes de mercado em Gerenciamento da Vida Útil do Produto (PLM), continua a inovar em tecnologias para um fluxo de serviço conectado que beneficie marcas e varejistas. A ferramenta PLM da Centric facilita o design 3D de ponta a ponta e permite que as marcas e varejistas consigam projetar e adequar as avaliações, o desenvolvimento de produto, pedidos de cotação e cocriação com os fornecedores.  2020-09-21 - Tags: centric software software tecnologia adobe illustrator connect cad 3d plm vida util do produto

Profissionais do mercado criativo unem-se em projeto de apoio a afetados pela crise
Com o propósito de ser uma base de apoio à marcas neste momento em que o mercado está cercado de incertezas em virtude da pandemia de Covid-19, A Ponte surge como uma iniciativa criativa aos profissionais afetados pelo isolamento social necessário. Projeto colaborativo é hospedado na plataforma Instagram (@a_pontebr) e tem como fundadores nomes como André Carvalhal, Augusto Mariotti, Barbara Bicudo, Camila Yahn, Daniel Ueda, Renata Corrêa e Thiago Ferraz.  2020-05-15 - Tags: industria criativa projeto colaborativo a ponte camila yahn andre carvalhal augusto mariotti barbara bicudo camila yahn daniel ueda renata correa

Jeanologia usa ozônio G2 para desinfetar máscaras de proteção
A Jeanologia, líder mundial em desenvolvimento de tecnologia sustentável e ecoeficiente para indústria têxtil, reformulou sua tecnologia G2 baseada em ozônio para desinfecção de máscaras de proteção facial, equipamento essencial para as equipes de saúde no combate ao Covid-19.  2020-04-22 - Tags: jeanologia tecnologia covid19 sustentavel desinfeccao mascaras faciais ozonio protecao facial coronavirus vestuario hospitalar

Fakini Malhas especializada na produção de moda infantil investe em TI
Para acompanhar o desenvolvimento tecnológico do mercado, as pequenas e grandes empresas estão investindo na qualidade das ferramentas e soluções da tecnologia da informação. Foi pensando em alcançar mais segurança e tranquilidade para seu ambiente de TI, que a Fakini Malhas visualizou na terceirização do monitoramento e suporte, uma oportunidade de incorporar qualidade e conhecimento na gestão de TI da empresa.  2020-03-05 - Tags: grupo fakini moda adulto feminina fakini malhas gilberto mota rogerio augusto tarelho indyxa

Brother apresenta inovação em máquinas para bordado
Empreendedores ou empresas que trabalham com máquinas de bordado já podem conferir uma novidade: acaba de chegar ao Brasil a máquina com a maior área de bordado do mercado, o modelo BP3600, da Brother. A distribuição é feita pela Andrade Máquinas, maior distribuidora de máquinas de costura do país.  2020-01-28 - Tags: brother bordado inovacao bp3600 distribuicao andrade maquinas

Evolução tecnológica mudará perfil dos empreendedores na próxima década
Criatividade, inovação, empatia e uma visão sustentável e holística do mundo. Essas são algumas das principais características que os empreendedores precisarão desenvolver para serem bem-sucedidos nos próximos cinco a 10 anos. O perfil foi traçado por pesquisa realizada a partir de entrevistas com especialistas em gestão e empreendedorismo do país.  2019-12-19 - Tags: pesquisa profissional nova decada 2020 hard skills resiliencia inteligencia emocional processo evolutivo

Transformação digital: As 7 principais tendências para 2020
Transformação digital é o termo da vez e não será diferente em 2020. Mesmo com perspectivas de crescimento econômico pouco encorajadoras, muitas empresas já se deram conta de que precisam fazer investimentos em TI. Na falta de uma bola de cristal que funcione, alguns executivos têm se mostrado bastante inseguros quanto a definir um caminho a seguir.  2019-12-19 - Tags: multicloud machine learning blockchain transformacao digital para 2020 online data cloud adriano filadoro

Roupa dos turistas espaciais tem tecnologia antichamas e reflete energia solar
Criada pelo magnata inglês Richard Branson, a Virgin Galactic está desenvolvendo espaçonaves para voos turísticos suborbitais e missões científicas. Com a primeira viagem prevista já para 2020, a empresa recentemente revelou o vestuário de bordo dos futuros astronautas.  2019-11-19 - Tags: vestuario under armour nomex fibra dupont virgin galactic

Pesquisa com base na nova normatização conclui que luvas de Kevlar® protegem mais o trabalhador
Pesquisa inédita feita pela DuPont após a vigência da EN 388:2016, norma que regulamenta a proteção das mãos do trabalhador contra riscos mecânicos, concluiu que luvas de Kevlar® fornecem no mínimo 30% a mais de resistência ao corte, além de serem 25% mais leves em relação aos seus concorrentes.  2019-11-06 - Tags: dupont kevlar aramida seguranca do trabalho uniformes tecnologia levi silva

Coloreel é a inovação no bordado mais empolgante nos últimos 20 anos
A Coloreel retornou à Texprocess, que aconteceu entre os dias 14 a 17 de maio de 2019, em Frankfurt, com sua revolucionária unidade de coloração instantânea. Ela é uma empresa sueca de inovação e tecnologia voltada para a indústria têxtil.  2019-11-01 - Tags: coloreel texprocess industria textil frankfurt joakim staberg tecnologia

Kazzo agiliza a sua modelagem com o Software da Lectra
A Lectra tem o prazer de anunciar que a Kazzo escolheu o Modaris® Expert V8R2, a versão mais recente da solução de modelagem, gradação e prototipagem 2D/3D da Lectra, para ganhar velocidade no seu desenvolvimento de produto.  2019-10-23 - Tags: lectra modaris kazzo v8r2

Lectra apresenta soluções sintonizadas com o mercado asiático
Com o lema “Lectra 4.0: Digitalizando e conectando sua cadeia de valor”, a empresa francesa apresentou as soluções Fashion On Demand by Lectra, Furniture On Demand by Lectra e Vector Automotive iP9, durante a feira China International Sewing Machinery and Accessories (CISMA) 2019, realizada em Xangai.  2019-09-27 - Tags: lectra industria 4.0 fashion on demand furniture on demand vector automotive ip9

Com a Modaris® V8R2, a Lectra redefine o realismo da prototipagem virtual 3D
A Lectra apresenta a Modaris® V8R2, a mais recente versão de sua solução de confecção de moldes, graduação de moldes e prototipagem 2D/3D. Esta nova versão da Modaris, a mais extensamente solução de modelagem utilizada por marcas líderes de moda e vestuário oferece maior velocidade, eficiência e precisão no desenvolvimento do produto.  2019-07-22 - Tags: lectra modaris v8r2 software 3d style pantone color system

Lectra redefine o realismo da prototipagem virtual 3D
A Lectra lançou a nova versão do Modaris® V8R2 solução de modelagem mais utilizada por marcas líderes em moda e vestuário, oferecendo maior velocidade, eficiência e precisão no desenvolvimento de produtos. Com o poderoso simulador 3D e ferramentas colaborativas, os profissionais da área de criação conseguem desenvolver padrões mais rapidamente.  2019-07-05 - Tags: celine choussy modaris v8r2 moda vestuario desenvolvimento 3d

Dafiti revoluciona gestão de pessoas com plataforma 100% mobile
A Dafiti recentemente implementou a solução completa para gestão do capital humano na nuvem da SAP, o SuccessFactors e Employee Central, com o objetivo de modernizar a sua área de Recursos Humanos e integrá-la aos processos de Transformação Digital da companhia.  2019-05-31 - Tags: successfactors employee central successfactors de recruiting employee central jackson borges successfactors

DuPont lança vestimentas de proteção inovadoras para o trabalhador brasileiro
Um novo conceito de proteção química e contra incêndio para a segurança do trabalhador brasileiro. A DuPont lançou neste mês DuPont™ Tychem® 2000 SFR e DuPont™ Tychem® 6000 FS, criados para atender uma ampla gama de aplicações, em setores que necessitavam de EPIs mais específicos para a proteção do trabalhador.  2019-03-21 - Tags: tychem 2000 sfr dupont nomex protera matheus barbosa centro de inovacao brasil thermo man

Startup lança espelho interativo para o varejo
A ICX Labs, startup de tecnologia para desenvolvimento de software e hardware inovadores, acaba de lançar ao mercado nacional o primeiro espelho interativo para o varejo. O Fitting You é um espelho interativo para provadores de roupas e acessórios, que permite levar uma experiência de compra inesquecível e marcante aos consumidores.  2018-09-12 - Tags: icx labs fitting you startup fabio avellar varejo tecnologia

Realidade aumentada pode ser um diferencial para a experiência de compra dos clientes
Quer gerar interação da marca com o consumidor? Muito bem. Tenha como premissa incluir as realidades aumentada e virtual em suas estratégias. Há muito disseminada no universo tecnológico, no comércio ganha cada vez mais espaço por terem o poder de transformar a atividade de fazer compras, criando uma experiência melhor, diferente e personalizada para o cliente.  2018-07-18 - Tags: adila ribeiro berretella top people trade marketing worldwide retail 2018 predictions internacional data corporation realidade aumentada

GQM apresenta criações exclusivas com impressão digital e acabamentos especiais
Com o objetivo de apresentar as principais tendências no mercado para 2019, a Global Química & Moda (GQM) participa pela segunda vez este ano do Inspiramais. O evento faz parte do calendário nacional de moda e mostra novidades para fabricantes dos segmentos calçadista, moveleiro e de vestuário.  2018-07-17 - Tags: gqm global quimica e moda impressao digital inspiramais 2019 assintecal felipe simeoni