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A revolução do 4D chega à moda

Mais de 10 mil empresas de confecção distribuídas por 70 países confiam na tecnologia brasileira da  Audaces para suas criações de moda. Esse resultado  é fruto de um extenso trabalho de pesquisa, desenvolvimento e convencimento da equipe de 150 pessoas liderada pelo executivo Claudio Grando, presidente do grupo, que hoje é global. Diretamente de Florianópolis, o grupo atua com as confecções desde 1997, sendo que o primeiro cliente internacional foi Argentina, seguido pela Espanha. Além da moda, a empresa atende as áreas de aeronáutica, náutica, tecidos especiais, blindagens, calçados e tecidos técnicos.

ITT: O que você considera o diferencial da Audaces?

Claudio Grando: Nossos produtos precisam ser fáceis de utilizar e devem, obrigatoriamente, gerar resultados para o cliente. Há dez anos, começamos a investir em tecnologias 3D, pois sabíamos que esse seria o futuro. Neste momento, já começamos a trabalhar com produtos que serão lançados em 3 a 5 anos. Quando desenvolvemos o primeiro sistema próprio em 3D, notamos que todos os outros no mercado eram similares. Visitamos o mundo, passamos pelas plantas de nossos clientes e vimos que as pessoas tinham dificuldade em utilizar as tecnologias, pois a modelagem, costura e a simulação do tecido eram complexas e exigiam um conhecimento do qual nem todos dispunham.

ITT: Como foi a evolução desse processo até o modelo atual?

Grando: Como vimos que era complexo, pensamos que seria preciso fazer algo diferente do existente. Começamos várias pesquisas em seis linhas, usando o que estava disponível para que fosse possível criar de maneira virtual, mas com qualidade e simplicidade. Dentro da Audaces, temos doutores em física, matemática e especialistas em software, entre outros. Sempre nos especializamos em sistemas com alta complexidade matemática. As linhas de pesquisa foram afuniladas até chegarmos aonde estamos hoje. Fisicamente, o lançamento mundial ocorreu no Brasil, pois somos catarinenses, e escolhemos a Febratex como base. Nosso site 4D Alize está em português, italiano e espanhol, pois a solução precisa ser global.

ITT: Por que mirar o estilista?

Grando: Para mim, a moda é geração de qualidade aliada à identidade. Quem gera isso num primeiro momento é o estilista. Depois, há toda uma cadeia para a concretização daquela ideia e a sequência precisa ser competente até chegar no cliente, mas tudo começa no estilista. Notamos que faltava ferramentas para este criador e sempre valorizamos mui- to o design nos produtos e nos processos. As nossas soluções são para quem produz de- sign. Nosso objetivo é dar poder ao estilista para que crie o que está em sua cabeça. Com isso, há maior liberdade de criação e agora ele consegue idealizar e enxergar a peça 100% em 4D.

ITT: Qualquer pessoa, mesmo sem o conhecimento total do processo de construção da peça, pode criar com o Idea 4D?

Grando: Sim, mesmo sem grande conheci- mento de moda. Qualquer um pode criar uma peça em cinco minutos, mesmo sem ser estilista. A criação, talvez, pode não ficar bonita ou vendável, mas será possível fazê-la. Em resumo, a modelagem é essencial e ela é facilitada com o software. Mesmo um estilista renomado, com alta capacidade criativa para concretizar a peça, precisa fazer modelagem. Ou ele sabe fazer ou contrata quem faça. Esse intermédio via software aproxima criador e criatura.

ITT: Isso afetará o trabalho dos modelistas?

Grando: Isso facilitará a atuação desses profissionais, pois eles receberão uma informação mais precisa sobre o que fazer. É um processo que diminui a dificuldade de produção, facilitando processos. O estilista criará e comunicará com maior clareza ao modelista o que pensou. Os modelistas que testaram adoram o sistema, pois, pelo desenho, cabe sempre uma margem de interpretação. Um desenho 4D não faz isso, não há perda de tempo com a interpretação.

ITT: Quem mais vai absorver esse sistema são as confecções autorais?

Grando: Sempre que criamos um produto, pensamos em gerar valor para o cliente. As confecções que trabalham de maneira industrial ganharão uma capacidade criativa gigante. O que queremos reduzir é o tempo da ideia até a chegada da roupa na banca. Várias pesquisas mostram que o tempo da concepção do produto até a chegada na loja corresponde a 25% do total e 75% são desenvolvimento do produto (a criação do estilista, a modelagem, a peça-piloto, a escolha de tecidos, cores, peças, aviamentos...). O design e  o custo de produção que a marca têm como objetivos, geralmente, são diferentes por causa desse tempo.

ITT: Como funciona o software?

Grando: Você pode ver no computador o modelo em diversos formatos e ângulos ou imprimir o material numa impressora 3D caseira. As caseiras são monocolor, mas as industriais são coloridas. Assim, o estilista toca na peça, você o vê no ambiente, fazendo com que a sensação do toque esteja presente. Visualizar as posições, os caimentos, as cores e o toque antes de mandar ao modelista é algo fenomenal.

ITT: Como você enxerga a moda global?

 Grando: Para podermos acompanhar como a moda se desenvolve na Ásia, Europa e Estados Unidos, precisamos monitorar diariamente. Mas posso dizer que a moda do Brasil não se cria em lugar nenhum do mundo, assim como a francesa, a inglesa etc. Aqui, temos um poder criativo fantástico e nossa mistura de pessoas, climas, natureza e cores possibilita uma quantidade gigante de referências de criação. O brasileiro é criativo e deveríamos ter posição de protagonismo no mundo da moda. As pessoas querem consumir moda brasileira, mas, agora, precisamos ocupar esse espaço. Vejo os Estados Unidos mudando a forma de fazer moda. Ninguém está ocupando esse espaço, deveríamos  fazê-lo. O Japão, por exemplo, tem personalização fantástica.

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Por | Gabriel Rajão
Fotos | Divulgação
Matéria publicada na revista ITT Press Trends, edição 104

Data de publicação: 19/12/2016

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